Wilson Loureiro
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Maringá (agosto de 1981), especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro (1994), especialista em Metodologia Científica pela Universidade Federal do Paraná ((1995), mestre em Economia e Política Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutor em Economia e Política Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002). Foi Engenheiro Agrônomo na iniciativa privada, também da Emater-Pr e do Instituto Ambiental do Paraná, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, entre 1983 e 2018. É professor em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, desde 2008. Tem experiência na elaboração de Políticas Públicas Ambientais; Gestão de Ativos Ambientais, com ênfase em Serviços Ambientais; no desenvolvimento de trabalhos relacionados ao ICMS Ecológico; Conservação da Biodiversidade; Reservas Particulares do Patrimônio Natural; Unidades de Conservação e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.
Informações coletadas do Lattes em 16/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Florestal
1996 - 2002
Universidade Federal do Paraná
Título: Contribuição do ICMS Ecológico à Conservação da Biodiversidade no Estado do Paraná
, Ano de obtenção: 2002. Anadalvo Juazeiro dos Santos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Engenharia Florestal
1989 - 1994
Universidade Federal do Paraná
Título: Estudo comparativo de métodos de compensação e icnentivo fiscal em tres municípios - sede de unidades de cosnervação ambiental no Estado do Paraná, Ano de Obtenção: 1994
Vitor Afonso Hoeflich.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Produção artesanal de alimentos - panificação. (Carga horária: 16h). , Serviço de Aprendizagem Rural do Paraná, SENAR=PR, Brasil.
2018 - 2018
Trabalhador em Turismo Rural - turismo rural e oportunidades de negócios. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
2016 - 2016
Artesanato de Madeira - artesanato em bambu - construindo com bambu. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
2016 - 2016
Artesanato de Madeira - artesanato em bambu - básico em bambu,. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
2015 - 2015
Trabalhador no Cultivo de Plantas Medicinais - plantas medicinais, aromátic. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
1982 - 1982
VII Curso Pré-serviço/82. (Carga horária: 168h). , Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, EMATER/PR, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em Armazenamento. (Carga horária: 60h). , Companhia Paranaense de Silos e Armazéns, COPASA, Brasil.
1980 - 1981
Extensão universitária em Culturas agrícolas e produção de sementes. (Carga horária: 304h). , Cooperativa Agropecuária Vale do Tibagi Ltda, VALCOOP, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em Assistência Técnica e Extensão Rural. (Carga horária: 164h). , Cooperativa Agropecuária Vale do Tibagi Ltda, VALCOOP, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Programa de Fruticultura. (Carga horária: 252h). , Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-Paraná, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Horticultura e ecologia. (Carga horária: 150h). , Escola Dr. Antonio de Moraes Barros, MORAES DE BARROS, Brasil.
1977 - 1978
Extensão universitária em Fertilidade dos Solos. (Carga horária: 300h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Centro Nac. de Pesq. de Soja, EMBRAPA SOJA, Brasil.
1975 - 1975
Topografia Urbana. (Carga horária: 180h). , Fundação do Ensino Técnico de Londrina, FUNTEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Floricultura, Parques e Jardins/Especialidade: Parques e Jardins.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Conservação de Áreas Silvestres.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Participação em eventos
1 Encontro dos Povos de Faxinais.ICMS Ecológico. 2005. (Encontro).
Colóquio no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local - Mestrado Acadêmico.ICMS Ecológico - Incentivo Econômico para a Conservação da Biodiversidade no Brasil. 2005. (Outra).
I Encontro Sobre Áreas Protegidas no Maranhão.I Encontro sobre Áreas Protegidas no Maranhão. 2005. (Encontro).
Reunião de Elaboração do Plano de Ação para Implementação da Política Nacional de Biodiversidade - Pan-Bio.Fortalecimento Institucional. 2005. (Outra).
1 Seminário sobre o Corredor Paraná-Pantanal.O ICMS Ecológico e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural. 2004. (Seminário).
Disciplina Seminários (AS759).ICMS Ecológico. 2004. (Outra).
Exame de qualificação de mestrado sobre o tema:Territorialidade e Dinâmicas Sócio-ambientais.Qualificação de mestrado de Sylvia Torrecilhas. 2004. (Outra).
II Congresso Brasileiro de RPPN - II CBRPPN. ICMS Ecológico aplicado as RPPN. 2004. (Congresso).
Representante da ABEMA na CONABIO.Representante da Associação Brasileira de Entidades Ambientais do Meio Ambiente - ABEMA na Comissão Nacional da Biodiversidade - CONABIO. 2004. (Outra).
RPPN: Conservação e Políticas Públicas.RPPN: Conservação e Políticas Públicas. 2004. (Seminário).
Seminário ICMS Ecológico: Diagnóstico e Perspectivas.Seminário ICMS Ecológico: Diagnóstico e Perspectivas. 2004. (Seminário).
Seminário Nacional sobre Coordenação de Política Fiscal e Ambiental.O ICMS Ecológico como instrumento econômico de gestão ambiental. 2004. (Seminário).
2 Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental.ICMS Ecológico na Conservação da Biodiversidade. 2003. (Simpósio).
Disciplina Seminários (AS759).Origens e Evolução do ICMS Ecológico. 2003. (Seminário).
Encontro Paranaense de Reservas Naturais Privadas.ICMS Ecologico e as RPPN. 2003. (Encontro).
Markets for the Conservation and Use Of Biodiversity.Markets for the Conservation and Use of Biodiversity. 2003. (Outra).
Membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural.Membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural. 2003. (Outra).
Planejamento do Curso de Gestão Ambiental.Elaboração, Diagnóstico, Projeto Pedagógico e Avaliação Continua do Processo de Implantação do Curso de Gestão Ambiental na Região Litoral do Estado do Paraná. 2003. (Outra).
Seminário Atualização e Planejamento em Biodiversidade e Áreas Protegidas.ICMS Ecológico na Biodiversidade. 2003. (Seminário).
Seminário de Capacitação Básico/Operacional do Projeto Paraná Biodiversidade.Projeto Paraná Biodiversidade. 2003. (Seminário).
1 Movimentação pela Cidadania e Meio Ambiente.Faxinais um Modelo de Desenvolvimento Sustentável. 2002. (Outra).
IV Encontro Estadual de Secretários e Monitores Municipais de Turismo.Aproveitamento do Patrimônio Cultural e Natural. 2002. (Encontro).
V Econtro Paranaense de Educação Ambiental.Educação Ambiental e ICMS Ecológico. 2002. (Encontro).
1ª Semana da Mata Atlântica.ICMS Ecológico na Biodiversidade. 2001. (Seminário).
Alternativa de Reposição Florestal - Áreas Degradadas, Mata Ciliares, Resrvas Legais e RPPNs.ICMS Ecológico e Programa de RPPN. 2001. (Seminário).
I Encontro de Proprietários de RPPNs e outras Reservas Privadas do Estado de São Paulo.A Relação entre as RPPNs e o Estado. 2001. (Encontro).
III Seminário de Trainamento dos Técnicos Responsáveis pelo Programa RPPN.Treinamento em RPPN. 2001. (Seminário).
II Seminário de Conservção e Sustentabilidade de RPPN.Procedimentos Pós Criação de RPPNs. 2001. (Seminário).
I Seminário Regional sobre Legislação Ambiental e ICMS Ecológico.ICMS Ecológico - Experiências no Brasil e Lições do Paraná. 2001. (Seminário).
Seminário sobre ICMS Ecológico.O ICMS Ecológico no Paraná e Experiências de Outros Estados. 2001. (Seminário).
1 Simpósio Paranaense de Mata Ciliar.Biodiversidade em Bacias Hidrográficas. 2000. (Simpósio).
II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. ICMS Ecológico e Unidades de Conservação. 2000. (Congresso).
Premio Paraná Ambiental.Analista Técnico dos Trabalhos Inscritos no Paraná Ambiental. 2000. (Outra).
XIII Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos. Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos. 2000. (Congresso).
1ª Avaliação do Plano de Manejo da Estação Ecológica do Caiuá.Estação Ecológica do Caiuá e o ICMS Ecológico. 1999. (Oficina).
1 Encontro Antonina, Morretes e Guaraqueçaba Portais do Ecoturismo no Litoral Paranaense.Ecoturismo em RPPN. 1999. (Encontro).
2 Seminário de Treinamento dos Técnicos Responsáveis pelo Programa RPPN.ICMS Ecologico e as RPPNs. 1999. (Seminário).
III Semana da Engenharia Florestal.ICMS Ecológico na Biodiversidade. 1999. (Seminário).
VI Seminário Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.ICMS Ecológico na Biodiversidade. 1999. (Seminário).
IV Encontro Estadual dos Dirigentes do Meio Ambiente.ICMS Ecológico: Relatos e Experiências. 1998. (Encontro).
O Biossaque na Amazônia, a Lei Federal de Meio Ambiente e o Parque Nacional do Iguaçu.ICMS Ecológico no Paraná. 1998. (Outra).
Prospecçao de um Modelo de Gestão Florestal Descentralizada ao Nível de Estado - Estudo da Experiência Mineira.A Experiência do Paraná com ICMS Ecológico. 1998. (Seminário).
XII Ciclo de Debates em Ecologia de Água Doce.Incentivo Econômico da Biodiversidade. 1998. (Outra).
7 Encontro Nacional ANAMMA.Mecanismos Econômicos. 1997. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Áreas Particulares Protegidas. 1997. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. ICMS Ecológico - A Contribuição Conservacionista de uma Política Tributária. 1997. (Congresso).
Curso de Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento.Políticas Públicas Ambientais do Paraná. 1997. (Outra).
Evento Agronomia 20 anos.Política Publica Ambiental do Estado do Paraná. 1997. (Outra).
IV Encontro Nacional dos Procuradores do IBAMA.ICMS Ecológico. 1997. (Encontro).
Seminário Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.ICMS Ecológico - Experiência Paranaense. 1997. (Seminário).
5 Conferência Sobre o Mercosul, Meio Ambiente e Aspectos Transfronteiriços - ECOSUL 96.5 Conferência Sobre o Mercosul, Meio Ambiente e Aspectos Transfronteiriços - ECOSUL 96. 1996. (Outra).
Curso de Extensão Biodiversidade e Áreas Naturais Protegidas.Princípio Protetor/Benificiário na Conservação da Biodiversidade. 1996. (Outra).
Curso de Extensão Universitária em Biodiversidade e Áreas Protegidas.ICMS Ecológico. 1996. (Outra).
I Congresso Internacional de Direito Ambiental. I Congresso Internacional de Direito Ambiental - ECO Bauru 96. 1996. (Congresso).
XI Semana da Biologia.ICMS - Ecologia: Um sentido econômico - a conservação da biodiversidade, uma experiência exitosa no Brasil. 1996. (Seminário).
Curso de Especialização em Gestão Ambiental.Preservação de Recursos Ambientais. 1995. (Outra).
II Curso de Manejo Sustentado na Área da Mata Atlântica - RS.Incentivos/Compensações para Conservação de Recursos Naturais (ICMS Ecológico, incentivos para municípios e propriedades, ITR). 1995. (Outra).
Qualificação Gerencial.Qualificação Gerencial. 1995. (Seminário).
1 Encontro Nacional sobre ICMS Ecológico.ICMS Ecológico. 1994. (Encontro).
Terceiro Simpósio Internacional de Estudos Ambientais sobre Ecossistemas Florestais.Estudo Comparativo de Métodos de Compensação Fiscal em Três Municípios. 1994. (Simpósio).
Seminário Latino-Americano e do Caribe sobre Avaliação Comparada de Impactos Ambientais.Impactos Ambientais. 1993. (Seminário).
Tributos e Finanças Municipais.Tributos e Finanças Municipais. 1993. (Seminário).
XII Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá / II Fórum de Debates sobre o Ensino Agrônomico.15 anos de Agronomia em Maringá. 1993. (Outra).
Seminário Qualidade Ambiental das Metrópoles da América Latina.Qualidade Ambiental das Metrópoles da América Latina. 1992. (Seminário).
Seminário sobre Avaliação do Impacto dos Projetos de Desenvolvimento Rural sobre os Recursos Naturais e o Meio Ambiente.Impacto dos Projetos de Desenvolvimento Rural Sobre os Recursos Naturais e o Meio Ambiente. 1992. (Seminário).
Workshop sobre Ordenamento Territorial e Avaliação de Impactos Ambientais.Impactos Ambientais de Barragens. 1992. (Oficina).
2ª Conferencia Estadual do Meio Ambiente - Município e Meio Ambiente.Coordenador da Oficiana de Municipalização. 1991. (Outra).
Seminário Nacional sobre Currículo de Agronomia - IV SENASCA.Seminário Nacional sobre Currículo de Agronomia - IV SENASCA. 1990. (Seminário).
I Encontro Nacional de Municípios e Meio Ambiente.I Encontro Nacional de Municípios e Meio Ambiente. 1988. (Encontro).
II Congresso Florestal do Paraná e III Encontro Paranaense de Engenheiros Florestais. II Congresso Florestal do Paraná e III Encontro Paranaense de Engenheiros Florestais. 1988. (Congresso).
Conferência Estadual de Alimentação e Nutrição.Conferência Estadual de Alimentação e Nutrição. 1987. (Outra).
Curso de Ética e Legislação Profissional.Curso de Ética e Legislação Profissional. 1987. (Outra).
III Encontro Brasileiro de Agricultura Alternativa.III Encontro Brasileiro de Agricultura Alternativa. 1987. (Encontro).
I Seminário Estadual sobre a Iniciativa Privada e o Exercício Profissional da Agronomia.I Seminário Estadual sobre a Iniciativa Privada e o Exercício Profissional da Agronomia. 1987. (Seminário).
XV Congresso Brasileiro de Agronomia. "Agronomia e Fome". 1987. (Congresso).
.Conselheiro do CREA. 1986. (Outra).
1 Simpósio Estadual de Lixo Urbano.1 Simpósio Estadual de Lixo Urbano. 1986. (Simpósio).
1 Tesoureiro do CREA-PR.Primeiro Tesoureiro do CREA-PR. 1986. (Outra).
43ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.43ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. 1986. (Seminário).
Suplente de Conselheiro do CREA.Suplente de Conselheiro do CREA. 1986. (Outra).
VI Encontro Estadual de Agronomia.VI Encontro Estadual de Agronomia. 1986. (Encontro).
14 Congresso Brasileiro de Agronomia. Padronização e Classificação de Produtos Vegerais e o Engenheiro Agrônomo. 1985. (Congresso).
14 Congresso Brasileiro de Agronomia. Propostas e Ações Necessárias para as Mudanças na Política Florestal Brasileira e o Papel do Engenheiro Agrônomo. 1985. (Congresso).
1 Seminário Sobre Política Fundiária Nacional.1 Seminário Sobre Política Fundiária Nacional. 1985. (Seminário).
5 Encontro Estadual de Agronomia.Terra + Trabalho = Vida. 1984. (Encontro).
I Encontro Nacional do Sistema Fundiário.I Encontro Nacional do Sistema Fundiário. 1984. (Encontro).
Seminário de Pesquisa em Agricultura Alternativa.Seminário de Pesquisa em Agricultura Alternativa. 1984. (Seminário).
4 Encontro Estadual de Agronomia.Terra - Ocupação - Função e Uso. 1982. (Encontro).
7 Encontro do Grupo IV - Estado e Agricultura.Projeto de Intercâmbio de Pesquisa Social em Agricultura. 1981. (Encontro).
I Ciclo de Debates Agronônicos de Maringá.I Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá. 1981. (Outra).
I Seminário Nacional Sobre Currículo de Agronomia.I Seminário Nacional Sobre Currículo de Agronomia. 1981. (Seminário).
Semana do Meio Ambiente.Semana do Meio Ambiente. 1981. (Seminário).
Semana Nacional do Meio Ambiente.Preserve o Meio Ambiente. 1981. (Seminário).
Diretor Cultural do CAJOL.Diretor Cultural do CAJOL. 1980. (Outra).
Reunião Nacional do Algodão.Reunião Nacional do Algodão. 1980. (Outra).
Encontro de Mecanização Agrícola.Encontro de Mecanização Agrícola. 1979. (Encontro).
Fundação do CAJOL.Presidente da Assembléia de fundação do Centro Acadêmico José Lutzemberger - CAJOL. 1979. (Outra).
Chefe do Secretariado.Chefe de Secretariado do Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas e da Saúde. 1978. (Outra).
Projeto de apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior.Representante no Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior. 1978. (Outra).
.Secretário Executivo da SABBI. 1976. (Outra).
Participação em bancas
LOUREIRO, Wilson; TAKAHASHI, L. Y.; SILVA, O. H.. Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Estado do Paraná: Situação e Perspectivas. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
LOUREIRO, Wilson; COSTA, R. B.; LIU, W. T. H.. Planejamento e Manejo do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) - Universidade Católica Dom Bosco.
LOUREIRO, Wilson; TAKAHASHI, L. Y.; MARTINS, S. S.. As Reservasa Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) como Instrumento para Conservação da Biodiversidade no Estado de Mato Grosso do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.
LOUREIRO, Wilson; FLORIANI, D.; BRANDENBURG, A.. Estrada do Colono: ações e práticas discursivas na relação do homem com a natureza no Parque Nacional do Iguaçu. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson; LANGE, R. R.; BONA FILHO, A.; MANGINI, P. R.; BIONDO, A. W.. RODOVIAS E A FAUNA SILVESTRE NO LITORAL PARANAENSE: O CAMINHO ENTRE A ECOLOGIA DE ESTRADAS E A SAÚDE ÚNICA. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson. O ICMS Ecológico como instrumento de conservação da biodiversidade na Amazônia Legal: o caso do Tocantins. 2018. Tese (Doutorado em Rede de biodiversidade e biotecnologia da Amazônia Legal) - Universidade Federal do Tocantins.
LOUREIRO, Wilson. A Construção dos Mercados de Serviços Ambientais e suas Implicações para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LOUREIRO, Wilson. Indicadores Sociais e Fitossanitários como Apoio no Gerenciamento de Questões Agrárias. 2005. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson. Produção Vegetal. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson. Planejamento e Manejo do Parque Estadual das Nascenetes do Rio Tquari. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE AGROPECUÁRIA) - Universidade Católica Dom Bosco.
LOUREIRO, Wilson; SANTOS, A. J.. A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E SEUS RECURSOS NATURAIS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MARAPENDI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson; CAVALLET, V. J.; LOUREIRO, M. F. B.; BERTOGLIO, E.. PRODUÇÃO DE NATUREZA: PAGAMENTOS POR SERVIÇOES AMBIENTAIS VIA ICMS ECOLÓGICO PARA RPPN COMO INCENTIVO ECONÔMICO A PRODUTORES RURAIS QUE INVESTEM NA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE ANTONINA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson; CAVALLET, V. J.; ALMEIDA, L.; LOUREIRO, M. F. B.. BIOGÁS E A INSERÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson; CAVALLET, V. J.; ALMEIDA, L.. ICMS ECOLÓGICO COMO FERRAMENTA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AMBIENTAL EM ASSENTAMENTOS REFORMA AGRÁRIA PARANÁ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson; PADILHA JUNIOR, J. B.; SANTOS, A. J.. ICMS ECOLÓGICO APLICADO À AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.
LOUREIRO, Wilson. ICMS Ecológico um Instrumento para Conservação do Bioma com Araucaria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdades Campo Real.
Orientou
Caracteristicas dos Estudos em Pagamentos por Sewrviços Ambientais; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
Analise da viabilidade da criação de uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural naS PCH - Pequenas Centrais Hidreeletricas da COPEL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
Pagamentos por serviços ambientais na gestão dos recursos hidricos - uma alternativa na reforma agraria , na sub-bacia afluentes mineiros do baixo parnaíba; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
Pagamentos por Serviços Ambientais - Diagnóstico e Perspectivas para o Programa Produtor de Águas do Pipiripau-DF; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
Pagamentos por Serviços Ambientais -: a Experiência do Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, em São Bento do Sul/SC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
ICMS Ecologico como incentivo a produção agricola de baixo carbono; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
Pagamentos por Serviços Ambientais:aspectos e considerações relevantes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
Estudo do caso: Urbanização nos Bairros Mossunguê e Campo Comprido e propostas de preservação de áres verdes e da cultura local; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
ICMS Ecologico - Estudo de caso sobre a importância e benefícios do repasse aos municípios da Amsulpar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
ICMS Ecologico no município de Ponta Grossa: uma análise; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PECCA) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
BIOGÁS E A INSERÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Wilson Loureiro;
Produções bibliográficas
-
LOUREIRO, Wilson . ICMS Ecológico no Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOUREIRO, Wilson . ICMS Ecológico na biodiversidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOUREIRO, Wilson . Pagamentos por Serviços Ambientais em fluxo continuo aos proprietários de RPPN via ICMS Ecológico no Estado Paraná - a consolidação de uma experiencia 2015 (Manual didático).
Outras produções
LOUREIRO, Wilson . Apoio a consolida;áo do ICMS Ecol[ogico no Iap. 2020.
LOUREIRO, Wilson . Sistema de Cálculo do ICMS Ecológico por Biodiversidade. 1995.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
O Exercício do Federalismo Fiscal no incentivo à adoção de tecnologias apropriadas para uma agricultura de baixa emissão de carbono no estado do Paraná, Descrição: Trata da elaboração de proposta de política pública, a partir da reestruturação e complexação do mecanismo de repasse de recursos financeiros do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), a que o município tem direito em função do valor da sua produção agrícola e demais critérios ligados a agricultura, criando um cenário em que o agente local se sinta motivado (induzido) a instituir, bem como liderar ações que potencializem planos, programas e projetos já em desenvolvimento pelos governos federal e estadual, na direção de uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Wilson Loureiro - Coordenador.
Prêmios
2016
Premio Muriqui, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
2004
Homenagem dos proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN, Confederação Nacional dos Proprietários de RPPN - CBRPPN.
2004
Presidente de Honra do IPAC, IPAC.
2004
Titulo de Reconhecimento de Cidadão da Natureza, RPPN Paraná - Associação dos Proprietários de RPPN do Paraná.
2001
Certificado de Cidadão da Terra, Prefeitura Municipal de Rebouças.
1997
Henry Ford de Conservação Ambiental, Conservation International do Brasil.
1996
Seminfinalista do Programa Gestão Pública e Cidadania, Fundação Getulio Vargas e Fundação Ford.
1986
Conselheiro do CREA, CREA-PR.
1986
Diretor Tesoureiro do CREA-PR, CREA-PR.
1986
Vice-presidente de Politica Profissional da Associação dos engenheiros Agronomos do Paraná, AEAPR.
1984
Voto de Louvor, Camara Municipal de Morretes.
1983
Suplente de Conselheiro do CREA-PR, CREA_PR.
1980
Presidente de Honra da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Lauro Gomes da Veiga Pessoa, Associação de Moradores do Conjunto Lauro Gomes da Veiga Pessoa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo. , Rua dos Funcionários, 1540, Juveve, 80035050 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (041) 33505758
Experiência profissional
2018 - 2020
Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e CulturaVínculo: , Enquadramento Funcional:
2008 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1983 - 2018
Instituto Ambiental do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro agronomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1982 - 1983
Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão RuralVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40
1981 - 1982
AGROMARVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40
Atividades
-
09/1981 - 07/1982
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Serviço Técnico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wilson Loureiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?