Lara Timm Cezar

Doutoranda em Comunicação na linha de Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como Professora Substituta nos cursos de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, e Jornalismo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Desenvolve pesquisa focada nas transformações do sistema publicitário e nos processos de formação em publicidade. É graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UNIPAMPA, com formação em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter e habilitação em Curso Normal Magistério. Integra os grupos de pesquisa Nós Pesquisa Criativa e o Observatório de Publicidade e Ética no Consumo. Possui experiência profissional em planejamento e atendimento publicitário, tendo fundado uma agência de publicidade e propaganda. Como bolsista Capes, dedica-se a temas como comunicação, publicidade, criatividade, produção audiovisual, criação publicitária, gestão estratégica, metodologias de ensino, cartografia, teoria da complexidade e Análise de Discurso.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Comunicação

2022 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Título: Entrelinhas do Sistema Publicitário: costurando discursos sobre o ensino de publicidade
Fábio Hansen. Palavras-chave: Análise de Discurso; sistema publicitário; discursos; ensino de publicidade.

Mestrado em Comunicação

2019 - 2021

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Aquilo que é tecido em conjunto: o ensino como unidade complexa do sistema publicitário em transformação, Ano de Obtenção: 2021
Juliana Petermann.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: sistema publicitário; ensino de publicidade e propaganda; pensamento complexo; cartografia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Especialização em MBA em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing

2024 - 2024

Centro Universitário Internacional
Título: Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing

Graduação em Pedagogia

2014 - 2019

Centro Universitário Internacional
Título: A Interface da Educomunicação na Educação do Campo
Orientador: Moacir Cesar Kuhlkamp

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2014 - 2017

Universidade Federal do Pampa
Título: Branded Content: Um panorama de conceitos, relações e aplicações
Orientador: Gabriel Sausen Feil

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu

Formação complementar

2022 - 2022

Estruturas Narrativas Audiovisuais para a Divulgação da Ciência. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2022 - 2022

Competências Interculturais em contexto acadêmico em língua espanhola. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2020 - 2020

Curso Como ser um(a) comunicador(a) antirracista?. (Carga horária: 3h). , Hallana Vitoria, HV, Brasil.

2018 - 2018

Estrategista em Social Media. (Carga horária: 12h). , Plugcitários School, PLUG, Brasil.

2018 - 2018

Escola de Negócios. (Carga horária: 150h). , Antonio Meneguetti Faculdade, AMF, Brasil.

2016 - 2016

Endomarketing: o segredo das empresas de cultura forte - 29º SET. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2016 - 2016

Design Thinking - 29º SET Universitário. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2016 - 2016

Branding do bem: repensando o papel das marca - 29º SET. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2016 - 2016

Comportamento humano e gestão de pessoas nas organizações. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2016 - 2016

Comunicação Dirigida. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2016 - 2016

Produção Audiovisual Ficcional. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2015 - 2015

Produção Institucional em Mídia Eletrônica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2015 - 2015

Produção Audiovisual. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2015 - 2015

Planejamento Estratégico de Comunicação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2014 - 2014

Comunicação Acessível. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2014 - 2014

Elaboração de proposta de captação de recursos para a produção de doc. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gestão de Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ensino de Publicidade.

Organização de eventos

CEZAR, L. T. ; PETERMANN, J. ; LOOSE, A. . Evento 50|50 2021. 2021. (Congresso).

CEZAR, L. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . EntreNós da Redação Publicitária. 2020. (Outro).

PETERMANN, J. ; CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; SCHUCH, L. ; SILVA, C. M. M. . EntreNós. 2019. (Outro).

CEZAR, L. T. ; PEREIRA, J. A. G. . Seminário de Integração Acadêmica em Publicidade e Propaganda - SEMIAC PP. 2017. (Congresso).

CEZAR, L. T. ; CAMPOS, R. S. ; FEIL, G. S. ; PEREIRA, J. A. G. . 10 anos do Curso de Comunicação Social hab. Publicidade e Propaganda Universidade Federal do Pampa. 2016. (Outro).

CEZAR, L. T. ; CAMPOS, R. S. . III Semana Integrada de Comunicação Unipampa. 2015. (Outro).

CEZAR, L. T. . Seminário Integrador: Políticas Públicas e Educação do Campo - Limites e Possibilidades. 2015. (Outro).

CEZAR, L. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . EntreNós da Redação Publicitária. 2020. (Outro).

Participação em eventos

47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas sobre o ensino de Publicidade. 2024. (Congresso).

Colóquio Comunicação, Consumo e Questões LGBTQIA+: como a publicidade se cruza com o diálogo e o debate cultural no Brasil?. 2023. (Seminário).

Congresso Internacional Comunicação e Consumo 2023. Sistema publicitário e Divisão Sexual do Trabalho: série "Mad Men" pela Análise de Discurso. 2023. (Congresso).

ENPECOM. 2023. (Seminário).

NCEP - Semana da Educomunicação. 2023. (Encontro).

V Seminario Internacional sobre Democracia, Ciudadania y Estado de Derecho.Perspectivas teóricas sobre ética publicitária: educar para um exercício profissional cidadão. 2023. (Seminário).

XIII Propesq PP 2023. Entrelinhas do sistema publicitário: percurso metodológico na investigação dos discursos sobre o ensino de publicidade. 2023. (Congresso).

XIII Propesq PP 2023. Apostas inovadoras de gestão na publicidade. 2023. (Congresso).

XLVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,. Cartografando movimentos da formação publicitária: um olhar sobre tensionamentos da tecnologia nos cursos de Publicidade e Propaganda. 2023. (Congresso).

13a SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Federal do Paraná,. 2022. (Seminário).

II ECONPOP ? Encontro Internacional de Consumo e Cultura Pop.Consumo midiático e Cultura pop na (re)construção do imaginário dos jovens sobre o fazer publicitário. 2022. (Encontro).

XV CELSUL - Círcuclo de Estudos Linguísticos do Sul.Entre a diferença, a permanência e a continuidade: o ensino de Publicidade pela Análise de Discurso. 2022. (Seminário).

XV Seminário Internacional da Comunicação: Diversidade, Raça e Gênero na Comunicação,.Entrelinhas do discurso sobre o ensino de publicidade. 2022. (Seminário).

50|50 2021. 2021. (Encontro).

Art in Series ? Evento Online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes. 2021. (Congresso).

VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano,.Ensino remoto emergencial: estratégias e experiências da docência em Redação Publicitária. 2021. (Seminário).

XI ProPesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2021. (Congresso).

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Aquilo que é tecido em conjunto: O ensino de publicidade sob a luz da Complexidade. 2019. (Congresso).

I Seminário Discente UFSM.Aquilo que é tecido em conjunto: O Ensino da Publicidade como um sistema complexo. 2019. (Seminário).

41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018. (Congresso).

41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Oficina Comunicação e Educação em tempos de aceleração. 2018. (Oficina).

Flow Digital. 2018. (Outra).

III Congresso Internacional Uma nova pedagogia para a sociedade futura. 2018. (Congresso).

40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017. (Congresso).

Direção de arte ganha jogo; Planejamento e Criatividade ganham campeonato. 2017. (O. 2017. (Outra).

Happy Hour do T3xto. 2017. (Encontro).

29 SET Universitário - oficina Branding do Bem: repensando o papel das marcas. 2016. (Outra).

29 SET Universitário - oficina Design Thinking. 2016. (Outra).

29 SET Universitário - oficina Endomarketing: o segredo das empresas de cultura forte. 2016. (Outra).

29 SET Universitário - palestra Meaning and Joy. 2016. (Outra).

29 SET Universitário - palestra Que Mundo É Esse?. 2016. (Outra).

29 SET Universitário - Papo de Segunda com Xico Sá e Léo Jaime. 2016. (Outra).

Madrugadão Feevale. Realização de Campanha. 2016. (Olimpíada).

Plugcitários no Ar. 2016. (Encontro).

1º Ciclo de Publicidade da Fronteira Oeste.. 2015. (Outra).

28 SET Universitário - Empreender: a vida de 4 jovens empreendedores gaúchos. 2015. (Outra).

28 SET Universitário - palestra Dez anos do Voz da Comunidade: desafios, conquistas e dificuldades da comunicação comunitária. 2015. (Outra).

28 SET Universitário - Palestra Youtube, O Conteúdo do Futuro,. 2015. (Outra).

Madrugadão Feevale.Equipe Adios Texas. 2015. (Encontro).

Plano Institucional de Cultura - Ateliê Cultural. 2015. (Oficina).

SET Universitário. Campanha Experimental Institucional da Colcci. 2015. (Congresso).

SET Universitário. Audiodocumentário do Museu João Goulart - São Borja RS. 2015. (Congresso).

SET Universitário. Fotografia Publicitária na campanha de conscientização para a não poluição dos rios. 2015. (Congresso).

Semana Integrada de Comunicação SIC Unipampa - Oficina Comunicação Acessível C. 2014. (Seminário).

Semana Integrada de Comunicação SIC Unipampa -Oficina Elaboração de proposta de captação de recursos para a produção de documentário. 2014. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Matheus Wohlenberg

CEZAR, L. T.; CORREA, R. S.;RABAIOLLI, J.. A maçã mais cara do mercado: um panorama semiótico-discursivo sobre a construção da imagem da marca Apple. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Pedro Henrique Costa Pepplow

CEZAR, L. T.; BASSI, A.; AZEVEDO, A. C.. De AACOS para AACOD: um rebranding de atlética. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Julian Andrey Muniz de Medeiros

CEZAR, L. T.; CORREA, R. S.; MAGGIONI, F.. Criação Publicitária sob a ótica da gestão de projetos: uma proposta metodológica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vitória Damian

CEZAR, L. T.RABAIOLLI, J.LOOSE, A.. Modelos de negócio para criadores de conteúdo na plataforma midiática Youtube. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Raphael Costa dos Santos

FERNANDES, A.; CORREA, R. S.;CEZAR, L.. A propaganda está de mudança: Uma re exão sobre o habitus publicitário na geração Z.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Paloma Steinhaus de Oliveira

CEZAR, L.; STEVENS, L.;RABAIOLLI, J.. Eficiência de comunicação para MPEs. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nathan Peres da Costa

RABAIOLLI, J.; CORREA, R. S.;CEZAR, L. T.. Ferramenta à apresentação publicitária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.

CEZAR, L. T.. Banca Avaliadora de Trabalhos apresentados durante a 14a SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Federal do Paraná. 2023. Universidade Federal do Paraná.

CEZAR, L. T.. Banca Avaliadora de Trabalhos apresentados durante a 13a SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Federal do Paraná. 2022. Universidade Federal do Paraná.

Orientou

disciplina

Programação Visual II; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Maria Eduarda Gomes Bianchin Martini

A linguagem publicitária e os recursos audiovisuais voltados para a inclusão de pessoas surdas no filme publicitário Sinais da marca Lacta; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Lara Timm Cezar;

Amanda da Cas e Mariana Bortolotto

Recorte de gênero: contornos da Direção de Arte feminina em Santa Maria; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Lara Timm Cezar;

Nicolle Sartor

Velcro Seguro: o guia de saúde sexual para mulheres lésbicas e bissexuais com vulva; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Lara Timm Cezar;

Docência Orientada

Redação Publicitária; 2020; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Lara Timm Cezar;

Docência Orientada

Disciplina de Práticas Publicitárias; 2019; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Lara Timm Cezar;

Produções bibliográficas

  • CEZAR, L. T. ; HANSEN, F. . Costurando linhas de investigação: Panorama dos estudos brasileiros sobre a formação em Publicidade. REVISTA DE LA ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE INVESTIGACIÓN DE LA COMUNICACIÓN , p. raeic112205, 2025.

  • CEZAR, Lara Timm ; LOOSE, ARIADNI . Explorando caminhos: uma cartografia da pesquisa no ensino de Publicidade. Lumina , v. 18, p. 113-135, 2024.

  • HANSEN, F. ; TOALDO, M. M. ; RABAIOLLI, J. ; MAYER, L. V. ; CEZAR, Lara Timm ; CURCEL, P. . Caminhos teórico-metodológicos para pesquisar comportamento ético no processo decisório de profissionais de publicidade. MÍDIA E COTIDIANO , v. 18, p. 267-290, 2024.

  • CEZAR, L. T. ; HANSEN, F. . Percurso cartográfico (re)pensando o ensino de publicidade pela decolonialidade. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN , v. 22, p. 1, 2023.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . A pandemia de COVID-19 sob a ótica da complexidade: acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade. COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO , v. 25, p. 391-406, 2022.

  • CEZAR, L. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . Jovens publicitários e o impacto da Covid-19 em suas rotinas.. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA , v. 10, p. 82, 2021.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. (Org.) . (Re)construindo a publicidade [livro eletrônico] : por um ensino mais diverso. 1. ed. Santa Maria: Arco Editores, 2024. v. 1. 168p .

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. (Org.) ; LOOSE, A. (Org.) . Fios da Publicidade e Propaganda: encontros possíveis do fenômeno comunicacional. 1. ed. Santa Maria: Arco Editores, 2023. 149p .

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. ; SILVA, C. M. M. ; ANDRES, F. S. . Abrindo portas: 50І50 pela equidade de gênero na comunicação. 1. ed. Santa Maria: FACOS UFSM, 2022. 187p .

  • PETERMANN, J. (Org.) ; CEZAR, L. T. (Org.) ; LOOSE, A. (Org.) ; SILVA, C. M. M. (Org.) ; SCHUCH, L. (Org.) ; FERNANDES, A. (Org.) . Comunicação + plural: cartilha para uma linguagem mais inclusiva. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, 2022. v. 1. 32p .

  • PETERMANN, J. (Org.) ; LOOSE, A. (Org.) ; RIBAS, D (Org.) ; CEZAR, L. T. (Org.) ; SILVA, R. (Org.) . Professores mais criativos e estudantes mais motivados. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, 2019. v. 1. 44p .

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; BLANCO JUNIOR, N. V. . As rotinas de publicidade em pandemia: avanços e retrocessos. In: Amarinildo Osório de Souza; Carmen Silvia Porto Brunialti Justo; Juliana Petermann; Fernanda Sagrilo Andres; Lucas Schuch; Vitória Karina Rodrigues Pereira. (Org.). Publicidade Contemporânea - Caminhos em formação. 1ed.Santa Maria: FACOS UFSM, 2024, v. 1, p. 40-59.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. . Instâncias de transformação da pesquisa sobre o ensino de Publicidade. In: CEZAR, Lara; LOOSE, Ariadni. (Org.). (Re)construindo a publicidade [livro eletrônico] : por um ensino mais diverso. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2024, v. 1, p. 10-26.

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. . Publicidade em transformação: desafios e oportunidades da tecnologia no ensino de Publicidade. In: CEZAR, Lara; LOOSE, Ariadni. (Org.). (Re)construindo a publicidade [livro eletrônico] : por um ensino mais diverso. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2024, v. 1, p. 66-83.

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. . Narrativas de Poder e Gênero na Publicidade: Uma Leitura Crítica da Série ?Mad Men?. In: CEZAR, Lara; LOOSE, Ariadni. (Org.). (Re)construindo a publicidade [livro eletrônico] : por um ensino mais diverso. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2024, v. 1, p. 115-128.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; FELIPPE, A. M. . Os encontros possíveis entre os fios da Publicidade e Propaganda. In: Lara Timm Cezar; Ariadni Loose; Alessandro Mateus Felippe. (Org.). Fios da Publicidade e Propaganda: encontros possíveis do fenômeno comunicacional. 1ed.Santa Maria: Arco Editores, 2023, v. , p. 10-29.

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. ; HANSEN, F. . Consumo de Cultura pop na (re)construção do imaginário dos jovens sobre o fazer publicitário. In: Aryovaldo C. Azevedo Jr; Letícia S. Herrmann Lima; Gisele Krodel Rech. (Org.). Consumo, Publicidade e Cultura Pop. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2023, v. 1, p. 13-31.

  • CEZAR, L. T. ; PETERMANN, J. . Tecendo saberes: uma jornada pela complexidade no ensino de publicidade. In: Sandra Depexe, Maria Ivete Trevisan Fossá, Marília de Araújo Barcellos. (Org.). Formação e saberes em comunicação e mídia. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2023, v. 1, p. 24-36.

  • CEZAR, L. ; LOOSE, A. . Experiências da docência em redação publicitária no ensino remoto emergencial (no prelo). In: Valdir Lamim-Guedes. (Org.). A docência em primeira pessoa: relatos sobre a Educação Básica e Superior durante a pandemia Covid-19. 1ed.: , 2022, v. 1, p. 1-8.

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; ALMEIDA, C. D. . Práticas discursivas como mecanismos de manutenção do sistema publicitário: uma análise da página "Ser Publicitário é". In: Clotilde Perez; Eneus Trindade; Karla Meira; Rafael Orlandini. (Org.). XI Propesq Light Plus 2021 - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 1ed.São Paulo: ECA USP, 2022, v. , p. 253-266.

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; ALMEIDA, C. D. . Análise de tendências e estratégia Comunicacional: momento de tradução de tendências em uma agência de publicidade e propaganda. In: Clotilde Perez; Eneus Trindade; Karla Meira; Rafael Orlandini. (Org.). XI Propesq Light Plus 2021 - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 23ed.São Paulo: ECA USP, 2022, v. , p. 646-659.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. . O curso de publicidade e propaganda sob a ótica da complexidade e do rizoma. In: Joselma Silva; Bruna Beatriz da Rocha; Rebeca Freitas Ivanicska. (Org.). Os cenários da educação contemporânea: debates, desafios e perspectivas. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2021, v. 1, p. 69-81.

  • LOOSE, A. ; CEZAR, L. . As transformações do ensino de Publicidade e os desafios da pandemia. In: Patrícia Zanon Peripolli; Adriana Flávia Neu (Organizadoras).. (Org.). A educação em tempos de pandemia: expectativas, realidade e desafios. 1ed.Rio de Janeiro: Libroe, 2020, v. 1, p. 114-144.

  • CEZAR, L. T. . Formação e transformação de sujeitos publicitários. In: Juliana Petermann; Arion Fernandes; Lucas Schuch. (Org.). Nós da Propaganda. 1ed.Santa Maria: Facos-UFSM, 2019, v. 1, p. 107-121.

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. . Framework de gestão de agência de publicidade e propaganda: um estudo de caso da Fio da Meada. In: Paulo Faustino; Carla Martins; Iván Puentes; Francisco Belda (orgs.). (Org.). Comunicação, Media e Indústrias Criativas na Era Digital. 1ed.Porto, Portugal.: Media XXI, 2019, v. 1, p. 159-175.

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; BARROS, C. S. ; MESQUITA, N. M. B. ; CAMPOS, R. S. ; FREITAS, Gilberto de Carvalho de . Metamorfose n° 09. In: Gabriel Sausem Feil; Marcelo Rocha. (Org.). 10 anos de PP: sentir, evoluir, libertar-se. 1ed.: Faith, 2016, v. , p. 81-84.

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. ; HANSEN, F. . Cartografando movimentos da formação publicitária: um olhar sobre tensionamentos da tecnologia nos cursos de Publicidade e Propaganda. In: 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. GP26 - Publicidade e Propaganda, 2023.

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. . Sistema publicitário e Divisão Sexual do Trabalho: série 'Mad Men' pela Análise de Discurso. In: Congresso Internacional Comunicação e Consumo 2023, 2023. Anais do Congresso Internacional Comunicação e Consumo 2023, 2023. v. 1.

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; ALMEIDA, C. D. . Análise de tendências e estratégia Comunicacional: momento de tradução de tendências em uma agência de publicidade e propaganda. In: XI Propesq Light Plus 2021 - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2022, São Paulo. XI Propesq Light Plus 2021 - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: ECA USP, 2022. p. 646-659.

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; ALMEIDA, C. D. . Práticas discursivas como mecanismos de manutenção do sistema publicitário: uma análise da página. In: XI Propesq Light Plus 2021 - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2022, São Paulo. XI Propesq Light Plus 2021 - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: ECA USP, 2022. p. 253-266.

  • CEZAR, L. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . Ensino remoto emergencial: estratégias e experiências da docência em Redação Publicitária. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano,, 2021, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano [livro eletrônico] : letramento e pensamento crítico em comunicação, informação e educação, 2021.

  • PETERMANN, J. ; CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; MACHADO, G. ; LOPES, B. . 4C Lab de Marcas da Quarta Colônia: Colônia, Caminhos, Criatividade & Comunidade.. In: V Congresso de Extensão da AUGM, 2021, Santa Maria. Anais do V Congresso de Extensão da AUGM, 2021. v. 1.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. . As rotinas publicitárias no segundo ano de pandemia. In: V Encontro de Comunicação e Marketing CONTENTCON, 2021, João Pessoa. Anais do V Encontro de Comunicação e Marketing,, 2021.

  • CEZAR, L. T. . Aquilo que é tecido em conjunto: O ensino de publicidade sob a luz da Complexidade. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém - Pará. Anais 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019. v. 42.

  • FELIPPE, A. M. ; CEZAR, L. T. . Framework de gestão de agência de publicidade e propaganda no ambiente digital: um estudo de caso da Fio da Meada. In: IV Simposio Internacional sobre Gestión de la Comunicación, 2019, Porto - Portugal. Aguardando anais, 2019.

  • CEZAR, L. T. ; FEIL, G. S. . Branded Content como propaganda: uma nova relação entre consumidor e marca. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba - PR. Intercom Junior 2017, 2017.

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; CAMPOS, R. S. ; MESQUITA, N. M. B. . Pesquisa de Opinião e Mercado: Coronel Gastropub.. In: XVIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2017, Caxias do Sul. Anais Intercom Sul, 2017.

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal . A reinvenção da comunicação publicitária na era da convergência midiática. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba - PR. Anais Intercom Junior: Publicidade e Propaganda, 2016.

  • FELIPPE, A. M. ; MESQUITA, N. M. B. ; CAMPOS, R. S. ; FEITOSA, S. ; CEZAR, L. T. . Conexões - filme publicitário.. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba. Anais XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016.

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal . Educação do Campo: Uma relação entre currículo e valorização da cultura campesina. In: 2º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura, 2016, São Luiz Gonzaga. ANAIS GRUPOS DE TRABALHO, 2016. v. 2.

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal . Propaganda e organizações sociais: análise da campanha Crianças Aprisionadas da Fundação Abrinq Save the Children. In: XXXVIII Congresso de Ciências da Comunicação Nacional, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom Junior, 2015.

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal . Relação entre Arte, Tecnologia e Publicidade: Uma análise da peça publicitária Skol Beats Senses Azul por fora. Inexplicável por dentro. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação Regional, 2015, Joinville - SC. Anais do Intercom Junior, 2015.

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal ; KUNZLER, Daniele Baptista . A Cultura Popular como conteúdo na escola do Campo. In: 1º Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura, 2015, São Borja. ANAIS GRUPOS DE TRABALHO, 2015. v. 1.

  • CEZAR, L. T. . Decolonizando o ensino de Publicidade: perspectivas para uma formação que desafia as estruturas coloniais. In: V Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira, 2024, São Borja. Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira. Anais., 2024.

  • CEZAR, L. T. . Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas sobre o ensino de Publicidade. In: 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2024, Balneário Camboriú. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2024. v. 1.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . Rotinas publicitárias no segundo ano de pandemia de Covid-19. In: Art in Series ? Evento Online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes, 2021, São Paulo. Anais do Art in Series: evento online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes, 2021. v. 1.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; FELIPPE, A. M. . A complexidade e o rizoma nas práticas pedagógicas de publicidade e propaganda. In: Art in Series ? Evento Online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes, 2021, São Paulo. Anais do Art in Series: evento online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes, 2021.

  • TAVARES, V. A. C. ; FELIPPE, A. M. ; CEZAR, L. T. . Trends Culture 2021 e sinais portadores de futuro: uma breve investigação. In: Art in Series ? Evento Online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes, 2021. Anais do Art in Series: evento online de Cultura, Audiovisual, Comunicação e Artes, 2021.

  • CEZAR, L. ; PETERMANN, J. . A complexidade do Sistema Publicitário. In: 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020, Santa Maria. 35ª Jornada Acadêmica Integrada, 2020.

  • CEZAR, L. T. . Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas sobre o ensino de Publicidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. . Decolonizando o ensino de Publicidade: perspectivas para uma formação que desafia as estruturas coloniais. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. . Entrelaços do Branding. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. ; HANSEN, F. . Cartografando movimentos da formação publicitária: um olhar sobre tensionamentos da tecnologia nos cursos de Publicidade e Propaganda. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; HANSEN, F. . Entrelinhas do sistema publicitário: percurso metodológico na investigação dos discursos sobre o ensino de publicidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; PETERMANN, J. . Apostas inovadoras de gestão na publicidade: um modelo de negócios cartográfico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. . Sistema publicitário e Divisão Sexual do Trabalho: série 'Mad Men' pela Análise de Discurso. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; HANSEN, F. ; FONTINELI, E. A. . Perspectivas teóricas sobre ética publicitária: educar para um exercício profissional cidadão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; HANSEN, F. ; FONTINELI, E. A. . ?Perspectivas teóricas sobre ética publicitária: educar para um exercício profissional cidadão. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CEZAR, L. T. ; HANSEN, F. . Entre a diferença, a permanência e a continuidade: o ensino de Publicidade pela Análise de Discurso. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CEZAR, L. T. ; HANSEN, F. . Entrelinhas dos discursos sobre o ensino de publicidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CEZAR, L. T. ; CURCEL, P. ; HANSEN, F. . Consumo de Cultura pop na (re)construção do imaginário dos jovens sobre o fazer publicitário. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; ALMEIDA, C. D. . Práticas discursivas como mecanismos de manutenção do sistema publicitário: uma análise da página 'ser publicitário é'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. . Ensino remoto emergencial: estratégias e experiências da docência em Redação Publicitária. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; ALMEIDA, C. D. . Análise de tendências e estratégia: Momento de tradução de tendências em uma agência de publicidade e propaganda. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; ALMEIDA, C. D. . O instagram como estratégia para o E-commerce em um perfil empresarial. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . Rotinas Publicitárias no segundo ano da pandemia de Covid-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. ; LOOSE, A. ; FELIPPE, A. M. . A complexidade e o rizoma nas práticas pedagógicas de publicidade e propaganda. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. . Pesquisa e Criação Publicitária. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CEZAR, L. . Comunicação Integrada. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CEZAR, L. T. . Bate-papo: a jornada do egresso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CEZAR, L. ; PETERMANN, J. . A complexidade do Sistema Publicitário. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CEZAR, L. T. . Aquilo que é tecido em conjunto: O ensino de publicidade sob a luz da Complexidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. . Framework de gestão de agência de publicidade e propaganda no ambiente digital: um estudo de caso da Fio da Meada. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CEZAR, L. T. ; MESQUITA, N. M. B. ; CAMPOS, R. S. ; FELIPPE, A. M. ; SANTOR, F. S. . Pesquisa de Opinião e Mercado: Coronel Gastropub. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CEZAR, L. T. . Oficina de Apresentação de trabalhos e defesas de campanhas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; BARROS, C. S. ; CAMPOS, R. S. ; MESQUITA, N. M. B. ; FEITOSA, S. . Conexões Justa Trama. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal . A reinvenção da comunicação publicitária na era da convergência midiática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal . A reinvenção da comunicação publicitária na era da convergência midiática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; SILVA, Merli Leal . Educação do Campo: uma relação entre currículo e valorização da cultura campesina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. . Relação entre Arte, Tecnologia e Publicidade: Uma análise da peça publicitária Skol Beats Senses Azul por fora. Inexplicável por dentro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. . Propaganda e Organizações Sociais: Análise da Campanha Crianças Aprisionadas da Fundação Abrinq Save the Children. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; KUNZLER, Daniele Baptista ; SILVA, Merli Leal . A cultura popular como conteúdo na escola do campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. . (Re)construindo a publicidade [livro eletrônico] : por um ensino mais diverso. Santa Maria, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; FELIPPE, A. M. . Fios da publicidade e propaganda: encontros possíveis do fenômeno comunicacional. Santa Maria, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PETERMANN, J. ; SILVA, C. M. M. ; LOOSE, A. ; SCHUCH, L. ; FERNANDES, A. ; CEZAR, L. T. . Comunicação + Plural. Santa Maria: UFSM, 2022 (Cartilha (organização)).

  • CEZAR, L. ; PETERMANN, J. . A complexidade do Sistema Publicitário 2020 (Resumos publicados em anais de congressos).

  • CEZAR, L. T. ; LOOSE, A. ; PETERMANN, J. . Professores mais criativos & estudantes mais motivados. Santa Maria: Facos-UFSM, 2019 (Cartilha (organização)).

  • CEZAR, L. T. . Aquilo que é tecido em conjunto: O Ensino da Publicidade como um sistema complexo 2019 (Resumo Expandido - I Seminário Discente do POSCOM/UFSM ? Santa Maria).

Outras produções

CEZAR, L. T. . Consultoria na Área de Comunicação para RCI Sistema de Renda e Consumo Integrados. 2017.

CEZAR, L. . Trabalho avaliado para a Expocom - Categoria Relações Públicas, Modalidade Produto de comunicação institucional impresso (avulso). 2020.

CEZAR, L. . Trabalho avaliado para a Expocom - Categoria Relações Públicas, Modalidade Produto de Comunicação Institucional Audiovisual (avulso). 2020.

LOOSE, A. ; PETERMANN, J. ; SCHUCH, L. ; FERNANDES, A. ; CEZAR, L. . Nós Pesquisa Criativa. 2020; Tema: Divulgação Científica. (Rede social).

CEZAR, L. ; FELIPPE, A. M. . Fio da Meada. 2020; Tema: Comunicação para empresas. (Rede social).

CEZAR, L. T. ; FELIPPE, A. M. ; CAMPOS, R. S. . Tear's. 2016. (Rede social).

CEZAR, L. ; FERNANDES, A. . Desatando Nós da Propaganda. 2020. (Podcast).

CEZAR, L. T. . Oficina de Apresentação de trabalhos e defesa de campanha. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    LII - Laboratório de Investigação em Imagem, Descrição: Linha de pesquisa:Gestão Visual: técnicas de imagem no aperfeiçoamento de fluxos publicitáriosInvestigar as implicações e efeitos das técnicas de imagem nos fluxos publicitários, entendendo-as como possibilidades de aperfeiçoamento de processos desde tráfego de tarefas e organização de times até mesmo questões que se relacionam à gestão de negócios digitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Timm Cezar - Integrante / Alessandro Mateus Felippe - Integrante / Joel Guindani - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    A publicidade sob a perspectiva ética: implicações no consumo e na formação sociocultural, Descrição: A análise e a reflexão sobre o impacto da comunicação publicitária, em sua relação com o consumo e com a ética, traz questionamentos e inquietações não só ao trabalho publicitário, mas também ao consumidor das narrativas publicitárias. Desta maneira, esta pesquisa examina as formas do fazer publicitário e também os seus resultados expressos em produtos publicitários, (re)examinando a função social da publicidade e como a sua abordagem persuasiva se apresenta ao consumidor. Partindo de um quadro teórico conceitual acerca das definições de publicidade (BURROWES e RETT; CASAQUI) e de consumo (GARCÍA-CANCLINI; DOUGLAS e ISHERWOOD); da formação cidadã através da interface comunicação, educação e consumo (BACCEGA); dos conceitos de ética e moral (VÁZQUEZ) e da sua relevância para uma prática publicitária voltada ao consumo consciente, o objetivo da pesquisa é ampliar a visão acerca do trabalho publicitário e dos apelos persuasivos, problematizando-os sob a perspectiva ético-moral e da legislação publicitária a fim promover a educação ao consumo. Para tanto, a proposta metodológica a ser desenvolvida é de cunho cartográfico e está estruturada em três platôs: conteúdo publicitário; consumidores; e profissionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Timm Cezar - Integrante / Janderle Rabaiolli - Integrante / Fábio Hansen - Coordenador / Pedro Curcel - Integrante / Mariângela Machado Toaldo - Integrante.

  • 2022 - Atual

    ECCOS - Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade, Descrição: O ECCOS reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para contribuir com investigações relacionadas às interfaces entre Comunicação, Consumo e Antropologia. Busca, ainda, subsidiar educadores, pesquisadores e futuros profissionais (graduandos) com ferramentas para a análise e a crítica sobre o atual sistema de significação ¿ o consumo, cujo princípio lógico é o de atender as necessidades simbólicas do homem, operando como estruturador de valores, identidades, relações sociais ao definir mapas culturais. Portanto, a Antropologia do Consumo é o ponto de partida para a prismatização de rituais, narrativas, mitos, sistemas de classificação, pensamentos mágicos, ontologias e mundividências existentes na urbanidade. O objetivo principal é interpretar as conexões entre os indivíduos e os objetos, os grupos, a cidade e a natureza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Timm Cezar - Coordenador / Hertez Wendell de Camargo - Integrante / Fábio Hansen - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Grupo de Pesquisa - Nós Pesquisa Criativa, Descrição: O grupo Nós Pesquisa Criativa surge de um encontro de motivações científicas e de temáticas. Nossas linhas de pesquisa são: práticas criativas em publicidade (incluindo discussões sobre as questões de gênero, as reformulações nos modelos de agências e de negócios e as demandas contemporâneas de revisão do discurso publicitário) e práticas criativas no ensino (discutindo novas experiências educacionais que corroboram com os processos criativos). Assim, as pesquisas que desenvolvemos se interseccionam pela criatividade, pelo espírito cartográfico e pelas inquietações com objetos complexos, frutos de processos de comunicação midiática ou de práticas educacionais. Aqui, a criatividade prefigura como objeto empírico, como perspectiva conceitual e teórica (partindo de definições de diversas áreas do conhecimento), como característica da condução metodológica de nossas pesquisas e como traço principal do que nos move enquanto pesquisadoras e pesquisadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lara Timm Cezar - Integrante / Juliana Petermann - Coordenador / Ariadni Loose - Integrante / Carolina Minuzzi Murari da Silva - Integrante / Lucas Schuch - Integrante / Arion Fernandes - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Educomunicação Popular do Campo: redes e contextos, Descrição: Esta pesquisa objetivou compreender como a escola do campo utiliza tecnologias de informação e comunicação em seu fazer pedagógico e quais as implicações disso para o projeto de educação. Para alcançar esse objetivo, foram pesquisadas quatro escolas do campo da região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O referencial teórico para a análise dos dados baseia-se em estudos sobre educação e comunicação popular, educação do campo e tecnologias educacionais digitais. A metodologia utilizada foi qualitativa, e a coleta de dados deu-se a partir de técnicas de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lara Timm Cezar - Integrante / Gilberto de Carvalho de Freitas - Integrante / Merli Leal Silva - Coordenador.

Prêmios

2024

Aprovada no Processo Seletivo Simplificado - Professora Substituta Unipampa, EDITAL No 88/2024 - Campus São Borja - Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação Social.

2023

Aprovada no Teste Seletivo para Admissão de Professores Colaboradores na Unicentro, /Edital nº -DIRCOAV/UNICENTRO.

2015

Vencedor na Categoria Spot na modalidade esportiva vôleibol, Terceira Edição dos Jogos Universitários, Universidade Federal do Pampa, São Borja/RS., Universidade Federal do Pampa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa. , Rua Ver. Alberto Benevenuto, Passo, 97670000 - São Borja, RS - Brasil, Telefone: (55) 34309853

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

2015 - 2015

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Esta pesquisa objetivou compreender como a escola do campo utiliza tecnologias de informação e comunicação em seu fazer pedagógico e quais as implicações disso para o projeto de educação. Para alcançar esse objetivo, foram pesquisadas quatro escolas do campo da região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O referencial teórico para a análise dos dados baseou-se em estudos sobre educação e comunicação popular, educação do campo e tecnologias educacionais digitais. A metodologia foi qualitativa, e a coleta de dados pelas técnicas de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas.

Atividades

  • 08/2024

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História da Arte, Introdução a linguagem audiovisual, Produção eletrônica em vídeo publicitário, TCC I

  • 06/2024 - 08/2024

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Eletrônica em Áudio Publicitário, Comunicação Digital

2024 - 2024

Centro Universitário Internacional

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora da Pós-graduação, Carga horária: 12

Atividades

  • 01/2024 - 06/2024

    Ensino, Gestão de mídias digitais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEO e Analytics

2022 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2021

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

2018 - 2024

Fio da Meada - Publicidade e Propaganda

Vínculo: Gestora, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 30

Outras informações:
Agência Home Office co-criada para atender clientes nas regiões de São Borja, Porto Alegre, Santa Maria e Florianópolis. Responsável pela área do Relacionamento e Projetos, atuando com atendimento e prospecção de clientes, planejamento publicitário e tráfego interno.

Atividades

  • 01/2018 - 12/2019

    Direção e administração, Fio da Meada - Publicidade e Propaganda.,Cargo ou função, Diretora de Relacionamento.

2017 - 2017

Agadê Histórias Diferentes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atendimento e Planejamento Publicitário, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação em Planejamento, Atendimento e Gestão de Contas.

Atividades

  • 07/2017 - 12/2017

    Direção e administração, Agadê Histórias Diferentes.,Cargo ou função, Atendimento e Planejamento Publicitário.