AIRTON FERREIRA DA SILVA NETO

Formado em Ciências Biológicas Licenciatura pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH). Possui interesse em áreas de pesquisas relacionadas com Entomologia, com foco em ecologia, relação inseto-planta e comportamento.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2011 - 2015

Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMATh
Título: Projetor a laser como alternativa pedagógica em aulas práticas de Biociências
Orientador: Luana Jotha Mattos

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2007

São Bento de Niterói

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Entomologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação.

Participação em eventos

XIV Semana de Biologia: uma visão dos cinco Reinos. 2014. (Seminário).

Educação Sexual e Qualidade de Vida. 2012. (Seminário).

Semana do Meio Ambiente das FAMATH: ano internacional da energia sustentável para todos. 2012. (Outra).

XII Semana da Biologia: múltiplos campos de conhecimento. 2012. (Outra).

Professor: as perspectivas profissionais e a importância da formação superior em Pedagorgia. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA NETO, A. F. . A situação atual e p vírus Ebola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Ecologia química da interação Costasiella occelifera (Sacoglossa) e sua macroalga Hospedeira Avrainvillea elliottii (Bryopsidales), Descrição: As interações planta-herbívoro têm sido largamente estudadas no ambiente terrestre, revelando que alguns insetos são extremamente seletivos na escolha de seus recursos. No ambiente marinho o número de herbívoros especialistas é bem menos expressivo e são pouco estudados. Dentre os principais exemplos estão os moluscos opistobrânquios, incluindo sacoglossas e nudibrânquios. O gastrópode sacoglossa Costasiella occelifera vive associado a macroalga verde Avrainvillea elliottii, supostamente utilizando-a como alimento e substrato para desovas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a seletividade de Costasiella occelifera em relação a produção de metabolitos secundários da macroalga Avrainvillea elliottii. Os organismos, alga e molusco, foram coletados na Praia da Biscaia, Angra dos Reis, RJ. Parte do material algáceo foi utilizado para realização de extratos brutos que empregados nos ensaios de seletividade. As algas também foram utilizadas para caracterização do extrato bruto por CCD (cromatografia de camada delgada) e manutenção dos organismos no laboratório. Os ensaios de seletividade foram realizados em laboratório através da incorporação do extrato bruto em matrizes adequadas (papel filtro e gel), fragmentos da A. elliottii liofilizada e água do mar sinalizada. Uma vez feita a adequação dos experimentos, foram realizados ensaios de escolha entre condições controle e tratamento. A seletividade foi avaliada através do número de escolhas, teste de qui-quadrado (x2).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Airton Ferreira da Silva Neto - Integrante / . Renato Crespo Pereira - Coordenador / Daniela Bueno Sudatti - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica da FAPERJ, Carga horária: 16

2015 - Atual

Grupo de Apoio Educacional

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Atuação de professor de Ciências e Biologia. Agindo sobre o público do Fundamental 2 (que compreende o 6º ano ao 9º) e Ensino médio.

2016 - Atual

Pré-universitário Resistência

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de Biologia em pré-universitário comunitário.

2015 - 2015

Centro Educacional Alzira Bittencourt

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Atuei como estagiário no em todos os anos do Ensino Médio, o que compreende do 1º ao 3º ano.

2014 - 2014

Centro Educacional Alzira Bittencourt

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Atuei como estagiário no em todos os anos do Ensino Fundamental 2, o que compreende do 6º ao 9º ano.

2014 - 2014

Faculdades Integradas Maria Thereza, FAMATh

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Monitor da disciplina Zoologia de Arthropoda.