Angela Schächter Guidoreni
Após completar 70 anos de idade, solicitou afastamento das atividades acdêmicas no UniFOA, a partir de agosto de 2023. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências -PPGENFBIO da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO (2022); Mestre em Educação em Saúde no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação e Saúde pelo UniFOA (2002); Especialista em Gestão em Saúde da Família pelo IMS/ UERJ (2002); Especialista em Formação de Docentes para o Ensino Superior pelo UniFOA (2000); Título de Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira e Associação Médica Homeopática Brasileira (2001);Especialista em Formação de Especialista em Homeopatia pelaUNIRIO/ IHB (1987);Título de Especialista em Pediatria pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria (1980); Residência Medica em Pediatria pelo HSN (1979); Graduada em Medicina pela UFRJ (1977). Tem formação em Terapia Comunitária Integrativa e Liderança de Grupos Balint. Foi docente no Curso de Medicina do UniFOA, de1999 a 2023 e integrou o NDE. Esteve responsável pelos grupos MedZen e Balint; pela Liga Acadêmica de Medicina Integrativa e Complementar; pelo Coletivo Feminista do UniFOA. Atuou como tutora e coordenadora de grupo tutorial em três ediçoes do PET Saúde, do Ministério da Saúde no UniFOA, de 2015 a 2023. Atuou como orientadora em Trabalhos de Conclusão de Módulo. Recebeu homenagem na instituição, em março de 2023, no evento Mulheres pela História do UniFOA" e por sua aposentadoria em 07/2023.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Enfermagem e Biociências
2022 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Annibal José Roris Scavarda do Carmo. Palavras-chave: Currículo; Gestão em Saúde; Sistema Único de Saúde (SUS); Educação em saúde.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão em Saúde.
Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Educação e Saúde
2000 - 2002
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Educação Médica e Homeopatia: possibilidades e controvérsias, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Ilda Cecília Moreira da Silva
Coorientador: Augusto João Crema Novaski. Palavras-chave: Homeopatia; Educação Médica; Paradigma.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica. Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização - Residência médica
1978 - 1979
Hospital Siderúrgica Nacional
Residência médica em: PediatriaNúmero do registro: . Bolsista do(a): .
Especialização em Gestão em Saúde da Família
2001 - 2002
Instituto de Medicina Social - UERJ
Título: HOMEOPATIA : Aspectos filosóficos, históricos e institucionais como contribuições para o campo das praticas terapêuticas
Orientador: Roseni Pinheiro
Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior
1999 - 2000
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Homeopatia: contribuições da arte de curar aos cursos de graduação na área de saúde com enfoque na Medicina
Orientador: Cenyra Vieira Fernandes
Especialização em Formação de Especialista em Homeopatia
1985 - 1987
Instituo Hahnemanniano do Brasil
Título: Natrum Muriatucum: primeiras experiências
Orientador: Aldo Farias Dias
Aperfeiçoamento em Prevenção ao uso indevido de drogas
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: ,. Ano de finalização: 2010
Aperfeiçoamento em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa
2008 - 2009
Universidade Federal do Ceará
Título: Não se aplica. Ano de finalização: 2009
Orientador: Não se aplica
Aperfeiçoamento em Gestão de saúde
1999 - 2000
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Gestão em Saúde. Ano de finalização: 2000
Orientador: Dayse Aguiar
Formação complementar
2021 - 2021
Coordenação de Grupos: espaço de invenção. (Carga horária: 40h). , Instituto Pichon - Riviere, PICHON - RIVIERE, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Currículo por Aquisição de Competências. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.
2018 - 2018
FORMAÇÃO EM LIDERANÇA BALINT. (Carga horária: 80h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, SBMFC, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão em Saúde.
Organização de eventos
GUIDORENI, A. S. . 16º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2021. (Congresso).
GUIDORENI, A. S. . 7º Congresso Iberoamericano de Medicina de Família e 16º Congresso Brasileiro (CIMF/CBMFC 2021). 2021. (Congresso).
GUIDORENI, A. S. . RODA DE CONVERSA: CONVERSANDO SOBRE O LUTO. 2021. (Outro).
GUIDORENI, A. S. ; COSTA, L. R. . CONGRESSO MÉDICO UNIFOA 2019 ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CUIDANDO E PREPARANDO PARA O FUTURO. 2019. (Congresso).
CARDOSO, G. A. ; CARDOSO, M. D. T. ; COUTINHO, R. E. T. ; FREITAS, R. C. C. ; GUIDORENI, A. S. . Congresso Médico 2018 - Curso de Medicina: 50 anos de História. 2018. (Congresso).
CARDOSO, G. A. ; GUIDORENI, A. S. . O desafio da Atenção Básica como escola. 2014. (Congresso).
GUIDORENI, A. S. ; PINTO, S. ; MAGALHAES, M. . IX Conferência Municipal de Saúde ?Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro?. ?Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS?. 2011. (Outro).
GUIDORENI, A. S. ; SILVA, R. M. J. . I Fórum Municipal de Saúde do Adolescente. 2007. (Outro).
GUIDORENI, A. S. . I simpósio Homeopatia para Todos da farmácia universitária UFF e Associação Médica Homeopática Brasileira. 2000. (Outro).
Participação em eventos
Conversando sobre Saúde Mental com Emerson Merhy. 2021. (Outra).
III Congresso Internacional de Saúde Única (Interface Mundial). 2021. (Congresso).
II Seminário Internacional do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas e do Colégio Doutoral Tordesillas de Enfermagem: As Diretrizes Para Pesquisa Colaborativa Internacional,. 2021. (Seminário).
II World Summit on Traditional and Complementary Medicine towards an Integrative Medicine. 2021. (Outra).
MEDSUMMIT ARTMED INTERNACIONAL. 2021. (Simpósio).
RODA DE CONVERSA: CONVERSANDO SOBRE O LUTO.xx. 2021. (Outra).
XV Colóquio Técnico-Científico do UniFOA.Educação Médica Transformadora: revisitando o passado, vivendo o presente e esperançando o futuro. 2021. (Outra).
58º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DAS LIGAS ACDÊMICAS ÀS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS. 2020. (Congresso).
58º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. GRUPOS BALINT:PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS, RESIDENTES E PRECEPTORES DE MEDICINA ACERCA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA. 2020. (Congresso).
57º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. GRUPO BALINT NO INTERNATO MÉDICO:EXPERIÊNCIAS A SEREM COMPARTILHADS PARA UMA EDUCAÇÃO MÉDICA TRANSFORMADORA. 2019. (Congresso).
II Congresso Mineiro de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecções e 5º Congresso Mineiro de Infectologia. "FEBRE MACULOSA:REFLEXÕES SOBRE OS RISCOS,FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES. 2019. (Congresso).
V Fórum do Consórcio STHEM BRASIL.A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NO INTERNATO DE SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE MEDICINA. 2019. (Outra).
Curso Técnica de resgate da autoestima: cuidando do cuidador. 2017. (Outra).
10ª Conferência Municipal de Saúde de Quatis.HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO E GARANTIA DE CUIDADOS À POPULAÇÃO. 2015. (Outra).
53º Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM. 2015. (Congresso).
Conferência no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.O Município e a Saúde. 2015. (Outra).
Pré Conferência Municipal de Saúde: Distrito Sanitário Norte.Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas ? Direito do povo brasileiro. 2015. (Outra).
Pré Conferência Municipal de Saúde: Distrito Sanitário Sul.Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas ? Direito do povo brasileiro. 2015. (Outra).
Conferência no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.O Município e a Saúde. 2014. (Outra).
Congresso Brasileiro de Educação Médica. TERAPIA COMUNITÁRIA SISTÊMICA INTEGRATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO ENVOLVENDO ALUNOS NA GRADUAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/UniFOA, EM VOLTA REDONDA.. 2014. (Congresso).
1º SEMINÁRIO DE HUMANIZAÇÃO DA MACRORREGIÃO DE CORUMBÁ.O SUS em Volta Redonda: experiências de humanização. 2013. (Seminário).
I Seminário de Humanização do Estado do Rio de Janeiro.Construindo o cuidado em rede. 2013. (Seminário).
Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS. 2012. (Outra).
Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS. 2011. (Outra).
Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS. 2010. (Outra).
Congreso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. O DESAFIO DA INTEGRALIDADE, COM A INSERÇÃO DE PEDIATRAS E GINECOLOGISTAS OBSTETRAS ÀS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, .... 2008. (Congresso).
III Seminário de Sensibilização dos Profissionais Homeopatas do SUS/VR.Seminário de Sensibilização dos Profissionais Homeopatas do SUS/VR. 2008. (Seminário).
I Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).
2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2006. (Outra).
V Encontro Sudeste de Homeopatia. 2005. (Encontro).
1º Fórum Nacional de Homeopatia. 2004. (Oficina).
III Curso de Inciativa Unidade Amiga da Amamentação. 2004. (Oficina).
Simpósio de Integração Acadêmica - 36 anos de Medicina.Saúde Coletiva: Programa Saúde da Família. 2004. (Simpósio).
XXVII Congresso Brasileiro de Homeopatia. Mercado de trabalho e homeopatia:opções além do consultório particular. 2004. (Congresso).
Curso de Capacitação em Atenção à Saúde do Adolescente. 2003. (Oficina).
I Fórum da Câmara Técnica de Homeopatia do CREMERJ.Perfil Assistencial da Clínica Homeopática. 2003. (Outra).
II Forum de Atualização Médico Acdêmico do UniFOA.Programa Saúde da Família e a Universidade. 2003. (Outra).
IX Fórum Estadual de Homeopatia na Rede Pública.Experiências Inovadoras: articulação ensino-serviço. 2003. (Outra).
7º Simpósio Nacional de Pesquisa em Homeopatia; Simpósio Internacional de Pesquisa em Homeopatia; 14º Encontro Nacional de Estudantes Interessados em Homeopatia.Instrumento de informação: Consolidado de Atendimento em Homeopatia. 2002. (Simpósio).
IV Encontro Regional de Atualização em Atenção Primária a Saúde do Núcleo de assessoria, treinamento e Estudo em saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2001. (Encontro).
VI Forum estadual de Homeopatia na Rede Pública.Homeopatia Para Todos: Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho de Saúde Pública do XXV Congresso Brasileiro de Homeopatia. 2000. (Outra).
VI Fórum Estadual de Homeopatia na Rede Pública.Contribuição da Homeopatia à reorientação do Modelo Assistencial. 2000. (Outra).
54° Congresso da Liga Médica Homeopática Internacional. Proposta para uma mudança no modelo técnico assistencial na rede de saúde pública. 1999. (Congresso).
V Simpósio Nacional de Pesquisas Institucionais em Homeopatia.Os problemas de saúde restringem-se ao consultório médico? - uma reflexão aos homeopatas. 1995. (Simpósio).
Participação em bancas
GUIDORENI, A. S.; PEREIRA, C. A. S.; NUNES, S. I.. VULNERABILIDADES BIOPSICOSSOCIAIS E SINTOMAS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda.
CUNHA, M. G. S.;GUIDORENI, A. S.; PEREIRA, C. A. S.. Qualidade de vida de paciente hemiplégicos com ombro doloroso, vítimas de acidente vascular cerebral. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda.
MEDEIROS, L. P. J.;GUIDORENI, A. S.; FREITAS, R. C. C.. Os impactos do estilo de vida na saúde dos estudantes de Medicina durante a formação médica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda.
GUIDORENI, A. S.; SILVA, S. G.; FREITAS, R. C. C.. Práticas integrativas e complementares: visão do estudante de Medicina sobre o conhecimento hemopático e sua difusão no ambiente acadêmico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda.
RODRIGUES NETO, J. O.; FREITAS, R. C. C.;GUIDORENI, A. S.. Adesão ao tratamento anti-hipertensivo e sua relação coma qualidade de vida dos pacientes do posto de saúde do bairro Três Poços, em Volta Redonda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda.
RODRIGUES NETO, J. O.; FREITAS, R. C. C.;GUIDORENI, A. S.. Avaliação da qualidade de vida em pacientes com cardiopatia isquêmica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda.
GUIDORENI, A. S.; GOUVEA, M. A. R.; FREITAS, R. C. C.. Gestão em saúde com foco na otimização do cuidado do paciente e na inclusão do profissional de saúde neste contexto desde a sua formação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda.
Orientou
A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO MÉDICO NO ATENDIMENTO A TRANSEXUAIS E TRAVESTIS; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Centro Universitário de Volta Redonda; (Orientador);
A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO MÉDICO NO ATENDIMENTO A TRANSEXUAIS E TRAVESTIS; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Centro Universitário de Volta Redonda; (Orientador);
A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO MÉDICO NO ATENDIMENTO A TRANSEXUAIS E TRAVESTIS; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Centro Universitário de Volta Redonda; (Orientador);
VULNERABILIDADES BIOPSICOSSOCIAIS E SINTOMAS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
VULNERABILIDADES BIOPSICOSSOCIAIS E SINTOMAS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
VULNERABILIDADES BIOPSICOSSOCIAIS E SINTOMAS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2019; Orientação de outra natureza - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
GRUPOS BALINT:PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS, RESIDENTES E PRECEPTORES DE MEDICINA ACERCA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
GRUPOS BALINT:PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS, RESIDENTES E PRECEPTORES DE MEDICINA ACERCA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
GRUPOS BALINT:PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS, RESIDENTES E PRECEPTORES DE MEDICINA ACERCA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
GRUPOS BALINT:PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS, RESIDENTES E PRECEPTORES DE MEDICINA ACERCA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO MÉDICA; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
V; MARQUES; VULNERABILIDADES BIOPSICOSSOCIAIS E SINTOMAS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE DE ESTUDANTES DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Centro Universitário de Volta Redonda; Orientador: Angela Schächter Guidoreni;
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. S. ; PINTO, M. F. R. ; SILVA, R. B. S. ; GUIDORENI, A. S. ; MACHADO, F. V. ; MIKI, A. J. L. A. G. ; SILVA, I. C. M. . Riscos de exposição à radiação ionizante: cuidados de enfermagem. ACTA SCIENTIAE ET TECHNICAE , v. 9, p. 5-18, 2021.
-
FRANCA, C. C. S. ; MACHADO, F. V. ; PEREIRA, A. P. C. ; GUIDORENI, A. S. ; COUTO, A. A. ; SILVA, I. C. M. . Serviço social e matriciamento no núcleo de apoio à saúde da família. ACTA SCIENTIAE ET TECHNICAE , v. 9, p. 35-51, 2021.
-
CRUZ, M. M. ; REIS, P. N. C. ; MACHADO, F. V. ; SANTIAGO, F. P. ; GUIDORENI, A. S. ; ARAGAO, A. C. ; SILVA, I. C. M. . Controle Social e Legal na Região Sul Fluminense: avanços e retrocessos na Saúde, Educação e Pessoal. ACTA BIOMEDICA BRASILIENSIA , v. 1, p. 25-32, 2020.
-
GUIDORENI, A. S. ; CARDOSO, G. A. ; CARDOSO, M. D. T. . Integração Ensino Serviço: O Internato em Saúde Coletiva do Curso de Medicina do UniFOA, Inserido na Rede de Atenção Básica do SUS Volta Redonda RJ. Cadernos UniFOA (Impresso) , v. único, p. 30-36, 2008.
-
FRANCO, T. (Org.) ; PINTO, S. (Org.) ; GUIDORENI, A. S. (Org.) ; MAGALHAES, M. (Org.) ; MENDONCA, P. E. X. (Org.) ; CRUZ, K. T. (Org.) ; MERHY, E. E. (Org.) . Tecendo Redes: Os Planos da Educação, Cuidado e Gestão na Construção do Sus. 1. ed. São Paulo: HUCITEC, 2012. v. 01. 391p .
-
MAGALHAES, M. ; PINTO, S. ; GUIDORENI, A. S. ; BARBOSA, A. M. ; FERREIRA, M. A. M. ; CANAZZA, A. G. A. P. E. ; SILVA, M. P. S. . ESTRATÉGIAS TECNOASSISTENCIAIS NO SUS - VOLTA REDONDA: CONSTRUINDO TERRITÓRIOS E A ATENÇÃO À SAÚDE. In: PINTO, SUELY; FRANCO, TÚLIO BATISTA; MAGALHÃES, MARTA GAMA; MENDONÇA; PAULO EDUARDO XAVIER; GUIDORENI, ANGELA SCHACHTER; CRUZ, KATHLEEN TEREZA; MERHY, EMERSON ELIAS. (Org.). Tecendo Redes: Os Planos da Educação, Cuidado e Gestão na Construção do Sus. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2012, v. 226, p. 25-42.
-
GUIDORENI, A. S. ; MARTINS, F. A. C. ; MELO, A. B. A. ; RIBEIRO, M. F. ; CRUZ, V. M. M. . Terapia Comunitária Integrativa em Volta Redonda. Recurso terapêutico nas práticas integrativas e complementares no SUS.. In: PINTO, Suely; FRANCO, Túlio Batista; MAGALHÃES, Marta Gama; MENDONÇA, Paulo Eduardo Xavier; GUIDORENI, Angela Schächter; CRUZ, Kathleen Tereza da; MERHY, Emerson Elias. (Org.). Tecendo Redes: Os Planos da Educação, Cuidado e Gestão na Construção do Sus. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2012, v. 226, p. 176-187.
-
GUIDORENI, A. S. ; FAVORETO, C. ; MAULER, I. M. B. ; MAGALHAES, M. G. ; CARNEIRO, N. ; MANSUR, Z. ; GUIDORENI, A. S. . Espaço do clínico: cuidando da qualificação. In: PINTO, Suely; FRANCO, Túlio Batista; MAGALHÃES, Marta Gama; MENDONÇA, Paulo Eduardo Xavier; GUIDORENI, Angela Schächter; CRUZ, Kathleen Tereza da; MERHY, Emerson Elias. (Org.). Tecendo Redes: Os Planos da Educação, Cuidado e Gestão na Construção do Sus. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2012, v. 226, p. 72-81.
-
GUIDORENI, A. S. ; MAGALHAES, M. ; PINTO, S. . A dimensão dos afetos na construção do SUS em Volta Redonda. Revista do COSEMS RJ, Rio de Janeiro, p. 21 - 22, 30 abr. 2013.
-
GUIDORENI, A. S. ; CARDOSO, M. D. T. ; FREITAS, R. C. C. ; GARCIA, SCM . Educação em Saúde: o médico educador caminhos possíveis na graduação. In: 1º Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares, 2022. 1º Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares, 2022.
-
SA, T. T. ; Martins, Higno Rafael Machado ; SA, V. T. ; ALMEIDA, C. A. P. ; GUIDORENI, A. S. ; ARANTES, J. R. B. . Educação Médica Transformadora: revisitando o passado, vivendo o presente e esperançando o futuro.. In: XV COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UniFOA, 2021, Volta Redonda. ANAIS DO XV COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO UniFOA. p. 131-137.
-
CARVALHO, I. P. ; GUEDES, J. C. T. ; COSTA, L. R. ; GUIDORENI, A. S. . Violência sexual na infância: situação no município de Volta Redonda. In: Congresso Médico - Curso de Medicina : 50 Anos de História, 2018, VOLTA REDONDA. Violência sexual na infância: situação no município de Volta Redonda. VOLTA REDONDA: FOA, 2018. p. 35-35.
-
SILVA, M. L. C. D. P. M. ; BORGES, G. J. G. G. ; GUIDORENI, A. S. ; REIS, M. L. L. S. . Práticas Integrativas e Complementares : Visão do estudante de Medicina do UniFOA sobre o conhecimento homeopático e sua difusão no ambiente acadêmico. In: Congresso Médico: Curso de Medicina: 50 Anos de História, 2018, VOLTA REDONDA. Práticas Integrativas e Complementares : Visão do estudante de Medicina do UniFOA sobre o conhecimento homeopático e sua difusão no ambiente acadêmico. VOLTA REDONDA: FOA, 2018. p. 26-26.
-
MARTINS, H. R. M. ; ALMEIDA, C. A. P. ; SANTANA, D. C. S. P. ; CRUZ, T. H. ; GUIDORENI, A. S. . Centro de Atendimento à pessoa com deficiência: cenário de prática na educação médica. In: III Simpósio em Medicina e Humanidades A História do Jubileu, 2018, VOLTA REDONDA. Centro de Atendimento à pessoa com deficiência: cenário de prática na educação médica. VOLTA REDONDA: FOA, 2018. p. 28-28.
-
PINHEIRO, N. A. ; GUIDORENI, A. S. ; LOUREIRO, L. G. ; REZENDE, R. ; CARDOSO, T. F. . Introdução às Bases da Homeopatia ? Desafio e Resultados da Liga Acadêmica de Medicina Integrativa e Complementar. In: 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018, Rio de Janeiro. 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018. p. 158.
-
LOUREIRO, L. G. ; VAZ, A. C. B. ; REZENDE, R. ; CARDOSO, T. F. ; GUIDORENI, A. S. . Liga Acadêmica de Medicina Integrativa e Comunitária do Unifoa. In: 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018, Rio de Janeiro. 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018. p. 324.
-
CARDOSO, M. D. T. ; PEREIRA, M. ; BARROSO, C. R. D. ; GUIDORENI, A. S. ; ROCHA, A. C. C. . O Papel do PET-Saúde GraduaSUS em Uma Campanha de Conscientização de Ists: Relato de Experiência. In: 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018, Rio de Janeiro. 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018. p. 501.
-
CARDOSO, M. D. T. ; CARDOSO, G. A. ; GUIDORENI, A. S. . O Uso de Metodologias Ativas (Juri Simulado): a Crise Eterna do Sistema de Saúde Pública Brasileiro ? SUS Culpado ou Inocente. In: 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018, Rio de Janeiro. 55º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 2018. p. 439.
-
GUIDORENI, A. S. ; BORGES, G. J. G. ; SILVA, M. L. C. D. P. M. ; REIS, M. L. L. S. . PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: VISÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA SOBRE CONHECIMENTO HOMEOPÁTICO E SUA DIFUSÃO NO MEIO ACADÊMICO. In: 56º Congresso da Associação Brasileira de Educação Médica ? COBEM, 2018, Vitória. Anais 56º Congresso da Associação Brasileira de Educação Médica ? COBEM. Vitória: EMESCAM. p. 503-504.
-
SILVA, A. A. ; GUIDORENI, A. S. . Gestão em saúde com foco na otimização do cuidado ao paciente e na inclusão do profissional de saúde neste contexto desde a sua formação. In: Congresso de Medicina do UniFOA 2017 Oncologia para o clínico: uma abordagem social e multiprofissional, 2017, Volta Redonda. Gestão em saúde com foco na otimização do cuidado ao paciente e na inclusão do profissional de saúde neste contexto desde a sua formação. Volta Redonda: FOA, 2017. p. 64-64.
-
BARROSO, C. R. D. ; ROCHA, A. C. C. ; SANTOS, A. K. ; COSTA, L. D. ; MELO, V. S. C. ; GUIDORENI, A. S. . O PET-SAÚDE/GRADUASUS NA CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM - RJ/ES, 2017. V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM - RJ/ES, 2017. p. 251.
-
GUIDORENI, A. S. ; CARDOSO, M. D. T. . Mais estudantes de saúde. Mais Qualificação no SUS: aprendendo a aprender no cotidiano dos Serviços e da Comunidade. In: X Colóquio Técnico-Científico e II Encontro de Extensão do UniFOA, 2016, Volta Redonda. Mais estudantes de saúde. Mais Qualificação no SUS: aprendendo a aprender no cotidiano dos Serviços e da Comunidade. Volta Redonda: FOA, 2016. p. 36-36.
-
BRANDAO, P. S. ; MEDEIROS, B. ; MARQUES JUNIOR, S. S. ; RIBEIRO, J. P. ; GUIMARAES, M. J. ; OLIVEIRA, M. R. S. ; GUIDORENI, C. G. ; GUIDORENI, A. S. . ANÁLISE DO IMPACTO DE UMA AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST) EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROJETO DE PESQUISA. In: Congresso de Medicina Urgência e Emergência, 2015, Volta Redonda. ANÁLISE DO IMPACTO DE UMA AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST) EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROJETO DE PESQUISA. Volta Redonda: FOA, 2015.
-
GUIDORENI, A. S. ; CARDOSO, G. A. ; MELO, V. C. ; CARNEIRO, N. ; MAGALHAES, M. G. ; MAULER, I. B. . Aprendendo e ensinando: o ser médico. In: 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2015, Rio de Janeiro. Aprendendo e ensinando: o ser médico, 2015. p. 177-177.
-
GUIDORENI, A. S. . Aspectos da Visita Domiciliar na integração escola/serviço. In: Simpósio de Integração Acadêmica - 36 anos de Medicina, 2004, Volta Redonda. Não houve publicação, 2004.
-
GUIDORENI, A. S. . Homeopatia:proposta para uma mudança no modelo técnico assitencial na rede de saúde pública. In: 54° Congresso da Liga Médica Homeopática Internacional, 1999, Salvador. 54º Congresso da Liga Médica Homeopatica Internacional. Salvador, 1999. p. 18-19.
-
GUIDORENI, A. S. ; COSTA, J. C. ; Vera Maria Santos Moreira . Protocolo Conjunto da Comissão de Pesquisa e da Comissão de Saúde Pública da Associação Médica Homeopática Brasileira para atuação em epidemias. In: 54 Congresso da Liga Médica Homeopática Internacional, 1999, Salvador. 54 Congresso da Liga Médica Homeopática Internacional, 1999. p. 3-3.
-
MARTINS, H. R. M. ; SA, T. T. ; SA, V. T. ; ALMEIDA, C. A. P. ; GUIDORENI, A. S. ; ARANTES, J. R. B. . Educação Médica Transformadora: revisitando o passado, vivendo o presente e esperançando o futuro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUIDORENI, A. S. . Competências do Conselheiro Gestor na Unidades de Saúde. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUIDORENI, A. S. ; ALBINO, F. ; CAMARAO, S. ; SANTOS, C. . Os Benefícios da Prática do Esporte e da Atividade Física e na Vida das Pessoas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUIDORENI, A. S. . A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NO INTERNATO DE SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE MEDICINA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUELLI, M. S. T. C. ; DIAS, L. A. S. ; GUIDORENI, A. S. . 'FEBRE MACULOSA:REFLEXÕES SOBRE OS RISCOS,FRAGILIDADES E POSSIBILIDADES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUIDORENI, A. S. . A doença do Alcoolismo: diagnóstico e tratamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GUIDORENI, A. S. ; MARTINS, H. R. M. ; ALMEIDA, C. A. P. ; SANTAN, D. C. S. P. ; CRUZ, T. H. . Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência: cenário de prática na Educação Médica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUIDORENI, A. S. ; CARDOSO, G. A. ; MELO, V. C. ; CARNEIRO, N. ; MAGALHAES, M. G. ; MAULER, I. B. . Aprendendo e Ensinando: o ser médico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIDORENI, A. S. ; FARO, L. ; GARCIA, SCM . TERAPIA COMUNITÁRIA SISTÊMICA INTEGRATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO ENVOLVENDO ALUNOS DA GRADUAÇÃO NO CURSO DE MEDICINA DO UNIFOA, EM VOLTA REDONDA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIDORENI, A. S. . O que se faz de bom, o dente de leão e outras estórias: algumas maneiras de fortalecer o SUS em Volta Redonda/RJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIDORENI, A. S. . Qualificando a territorialização na saúde: construindo a atenção em rede. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIDORENI, A. S. ; MARTINS, F. A. C. ; FERREIRA, M. A. M. ; PINTO, S. ; MAGALHAES, M. . Terapia Comunitária - Um projeto para formação e transformação de pessoas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
OLIVEIRA, M. R. S. ; VARGAS, A. V. ; GUIDORENI, A. S. ; REIS, G. A. L. ; SILVA, C. P. ; VALE, C. R. N. ; CUNHA, C. S. . Relatório de Atividades do Módulo III Curso de Medicina 2018.1. 2018.
CARDOSO, M. D. T. ; GUIDORENI, A. S. ; GUIDORENI, C. G. ; SILVA, D. C. L. ; CARDOSO, G. A. ; LOUREIRO, L. H. ; NEVES, L. A. S. . Relatório de Atividades Saúde e Sociedade Curso de Medicina 2017.1. 2017.
COSTA, L. R. ; TORRES, A. M. ; GUIDORENI, A. S. ; SILVA, C. P. ; VALE, C. R. N. ; CASAL, M. F. C. A. ; TORRES, M. V. N. ; BARBOSA, R. P. ; LIMA, S. R. A. . Relatório de Atividades do Módulo X Curso de Medicina 2017.1. 2017.
OLIVEIRA, L. F. ; NOWAK, L. D. ; COSTA, L. R. ; CARDOSO, M. D. T. ; GUIDORENI, A. S. ; ZONZIN, G. A. ; MARTINS, L. P. ; FONSECA, W. L. M. S. . Relatório de Atividades do Módulo IX Curso de Medicina 2017.1. 2017.
GUIDORENI, A. S. ; OLIVEIRA, L. F. ; COSTA, L. R. ; CARDOSO, M. D. T. ; ARBEX, M. A. . Relatório de Atividades de saúde Coletiva Curso de Medicina 2017.2. 2017.
CARDOSO, M. D. T. ; GUIDORENI, A. S. ; GUIDORENI, C. G. ; SILVA, D. C. L. ; CARDOSO, G. A. ; LOUREIRO, L. H. . Relatório de Atividades Eixo Transversal - Saúde e Sociedade 2017.2. 2017.
COSTA, L. R. ; TORRES, A. M. ; GUIDORENI, A. S. ; VALE, C. R. N. . Relatório de Atividades do Módulo X Curso de Medicina 2017.2. 2017.
GUIDORENI, A. S. ; NOWAK, L. D. ; OLIVEIRA, L. F. ; COSTA, L. R. ; CARDOSO, M. D. T. ; ARBEX, M. A. . Relatório de Atividades de Saúde Coletiva Curso de Medicina 2017.1. 2017.
GUIDORENI, A. S. ; GALVAO, G. G. . Gupo Técnico Executivo para implementar o Programa de Homeopatia na rede de serviços de saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2002.
GUIDORENI, A. S. . Cuidando do Cuidador. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GUIDORENI, A. S. ; GARCIA, SCM ; Zampier, Daniela Bastos de Almeida ; ALMEIDA, T. T. S. ; Cortez, I.F. ; Martins, Higno Rafael Machado . Oficina de Brinquedoteca. 2018. .
CARDOSO, G. A. ; UTAGAWA, C. Y. ; CUNHA, C. S. ; JESUS, E. C. ; DAMASCENO, J. A. ; NOWAK, L. D. ; LEME, M. B. P. ; ARBEX, M. A. ; GOUVEA, M. A. R. ; FREITAS, R. C. C. ; VARGAS, A. V. ; GUIDORENI, A. S. ; SILVA, C. P. ; VALE, C. R. N. ; REIS, G. A. L. ; OLIVEIRA, L. F. ; COSTA, L. R. ; CARDOSO, M. D. T. ; OLIVEIRA, M. R. S. ; RIBEIRO, R. M. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógico).
CARDOSO, G. A. ; UTAGAWA, C. Y. ; CUNHA, C. S. ; JESUS, E. C. ; DAMASCENO, J. A. ; NOWAK, L. D. ; LEME, M. B. P. ; ARBEX, M. A. ; GOUVEA, M. A. R. ; FREITAS, R. C. C. ; VARGAS, A. V. ; GUIDORENI, A. S. ; SILVA, C. P. ; VALE, C. R. N. ; REIS, G. A. L. ; OLIVEIRA, L. F. ; COSTA, L. R. ; CARDOSO, M. D. T. ; OLIVEIRA, M. R. S. ; RIBEIRO, R. M. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
GUIDORENI, A. S. ; MAULER, I. B. ; GAMA, L. ; BARBOSA, B. ; GUIDORENI, A. S. . Acolhimento de profissionais para Vigilância em Saúde na Atenção Básica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GUIDORENI, A. S. . Violência no Sistema de Saúde. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GUIDORENI, A. S. . Gestão em Saúde. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GUIDORENI, A. S. ; CARDOSO, A. V. ; SILVA, Z. M. N. ; SILVA, R. M. J. . Abordagem ao Adolescente pela equipe Saúde da Família. 2006. .
GUIDORENI, A. S. ; CARDOSO, M. D. T. . Treinamento em Atenção Integrada às Doenaçs Prevalentes na Infância - AIDPI. 2005. .
GUIDORENI, A. S. . Gestão em Saúde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GUIDORENI, A. S. . Gestão em Saúde. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
2018
Melhor trabalho na categoria pôster físico - "Centro de Atendiemnto à Pessoa com Deficiência: cenário de prática na Educação Médica, UniFOA.
2008
Cidadã Voltarredondense, Câmara Municipal de Volta Redonda.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Volta Redonda. , Av. Paulo Erley, Três Poços, 27180-000 - Volta Redonda, RJ - Brasil
Experiência profissional
1984 - 2015
Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 20
2001 - Atual
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Preceptora no Internato de Saúde Coletiva do curso de Medicina, em unidade saúde da família do SUS Volta Redonda
Atividades
-
01/2017
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Internato de Saúde Coletiva
1993 - 2000
Secretaria Muicpal de Saúde de Volta RedondaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSORA DE PROGRAMAS ESPECIAIS, Carga horária: 20
2002 - 2013
Serviço Autônomo Hospitalar: Hospital São João BatistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuando como médica generalista e preceptora em unidade Saúde da Família, em articulação escola/serviço
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Angela Schächter Guidoreni e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?