Kelly Amaral de Freitas

Licenciada em Pedagogia com formação complementar, em Museologia pela UFMG. Participou com bolsa de iniciação científica da pesquisa Tematizando Artes e Ofícios cujo objetivo foi investigar as potencialidades educativas do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte. Como conclusão da graduação desenvolveu um ensaio com intuito de responder como os estudantes contribuem com as avaliações das visitas escolares em alguns museus de Minas Gerais. Atuou com bolsa de apoio técnico científico, na pesquisa Educar pela Cidade: Patrimônio Cultural e Ambiental. Foi discente com bolsa CAPES, do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, vinculada a linha de pesquisa Culturas, memórias e linguagens em processos educativos. Trabalhou como professora formadora local no Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa 2017/2018. Atualmente trabalha como coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Sete Lagoas. Atualmente é doutoranda na Escola Ciência da Informação, linha de pesquisa: Patrimônio, Memória social e produção de conhecimento CONTATO: MOINHOSOCIAL@GMAIL.COM

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência da Informação

2019 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Luiz Henrique Assis Garcia

Mestrado em Educação

2014 - 2016

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: As forças culturais do Museu de Quilombos e Favelas Urbanos e o poder de ressonâncias nos objetos biográficos em exposição,Ano de Obtenção: 2016
Lana Mara de Castro Siman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Pedagogia

2008 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Formatos de avaliações das ações educativas em Museus de Minas Gerais
Orientador: Júnia Sales Pereira

Graduação interrompida em 2009 em Artes visuais

2007 - Interrompido

Universidade do Estado de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2009

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Programa Dinheiro Direto na Escola ? PDDE. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Patrimônio e o Ensino de História na Educação. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

Tipologias de doutrinas políticas: a nova esquerda. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2013 - 2013

Continuidade Cinematográfica. (Carga horária: 6h). , ASSOCIAÇÃO CURTA MINAS, ACM, Brasil.

2013 - 2013

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL. (Carga horária: 44h). , ASSOCIAÇÃO CURTA MINAS, ACM, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em História da Sociedade da Informação. (Carga horária: 3h). , Núcleo Práxis da Faculdade de Educação da UFMG, NPFEUFMG, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Educação, cultura e complexidade. (Carga horária: 12h). , Núcleo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Complexo, NEPPCOM, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em I Jornada Luso-Brasileiras Trabalho e Educação. (Carga horária: 16h). , Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação, NETE, Brasil.

2010 - 2010

Produção de Material Didático para a Diversidade:. (Carga horária: 180h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UAB, Brasil.

2010 - 2010

JORNADA FORMADORA. (Carga horária: 12h). , LEME - Laboratório de Estudos em Museu e Educação - FaE/UFMG, LEME, Brasil.

2010 - 2010

I JORNADA LUSO-BRASILEIRA TRABALHO E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 16h). , pelo Núcleo de Estudos sobre trabalho e Educação ? NETE/ UFMG, NETE, Brasil.

2010 - 2010

ENCONTRO COM MUSEU. (Carga horária: 4h). , MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO, MAB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTRO, L. M. RICCI, C. PIMENTA, E. A. SALES, J. COELHO, A. LACERDA, A. Mallard COSTA, E. MOREIRA, F. L. TIMOTEO, H. BRAGA, J. L. M. ANDRADE, J. C. R. COSTA, J. C. PALHARES, L. M. CABRAL, L. SANTOS, L. ROZA, L. M. TEIXEIRA, L. RANGEL, M. M. ABREU, M. S. RODRIGUES, M. S. DINIZ FILHO, M. A. HERMETO, M. Rosiane da Silva Bechler CHARGAS, R. C. , et al. DUTRA, S. FREITAS, K. A. ; IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História.. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada com o Grupo de Pesquisa Polis e Mnemosine : Patrimônio e Cidade em Processos Educativos.NARRATIVAS NOS OBJETOS BIOGRÁFICOS DO MUSEU DE QUILOMBOS E FAVELAS URBANOS ?PARECE QUE NÃO SIGNIFICA, MAS SIGNIFICA MUITO?. 2017. (Seminário).

Seminário Educacional A escola com que sempre sonhei: (re)construindo e (re)significando práticas. 2017. (Seminário).

Jogo e construção de teias imaginativas no museu - Isabella Menezes.Personagens presentes. 2015. (Encontro).

O Ensino de História na Educação Básica com professorIvo Mattozzi da Universidade de Bolonha e de Bolzano Itália. 2015. (Encontro).

16º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UEMG.BLOG EDUCAR PELA CIDADE. 2014. (Seminário).

AMPLIANDO HORIZONTES Além das Fronteiras Escolar com Naila Mourthé.Ces. 2014. (Encontro).

I Seminário Brasileiro de Museologia.DOS OBJETOS AOS SUJEITOS: DESLOCAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA MUSEOLOGIA NO MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MUSEUS. 2014. (Seminário).

Tematizando os Ofícios - O Couro em Perspectiva com Lana Mara de Castro e Carla Ferretti, no Museu de Artes e Ofícios. 2014. (Encontro).

Ampliando os horizonte: Kabengele Munanga - Museus, História e Cultura do Negro na Sociedade Brasileira". 2013. (Encontro).

I JORNADA MUSEOLÓGICA MEMORIAL DE CONGONHAS. 2012. (Seminário).

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS: Museus como laboratório culturais. Autora: Ana Mae Barbosa.. 2012. (Seminário).

Viagens e visitas técnicas: Museu das Minas e dos Metais. Belo Horizonte. Espaço Tim do conhecimento. Centro de Arte Popular.. 2012. (Oficina).

Viagens e visitas técnicas: Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. 2012. (Oficina).

XVI SEMANA DA GRADUAÇÃO.Monitoria do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. 2012. (Encontro).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL "ELEMENTOS MATERIAIS DA CULTURA E PATRIMÔNIO?. 2011. (Seminário).

LABEPEH. A história do indígena no ensino de história. Autoras: Circe Bittencourt e Naine Terena de Jesus. 2011. (Seminário).

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS: Horizontes do sensível: Do objeto exibido ao objeto percebido. Autor: Francisco Régis Lopes Ramos.. 2011. (Seminário).

Seminário Educação, cultura e complexidade - NEPPCOM.Pôster científico: BLOG: Tematizando Artes e Ofícios. 2011. (Seminário).

Seminário ensino-aprendizagem da história e dimensões estéticas e culturais da docência..ITINERÁRIOS DA PALAVRA EM PERSPECTIVA NUM AMBIENTE VIRTUAL BLOG. 2011. (Seminário).

V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. ITINERÁRIOS DA PALAVRA EM PERSPECTIVA NUM ESPAÇO VIRTUAL BLOG. 2011. (Congresso).

Viagens e visitas técnicas:  Museu de Arqueologia do Castre do Alto São Francisco. Pains/Minas Gerais.. 2011. (Oficina).

Viagens e visitas técnicas: Museu Afro-Brasileiro. Museu do Homem Sergipano. 2011. (Oficina).

Viagens e visitas técnicas: Museu da Inconfidência. Museu do Aleijadinho. 2011. (Oficina).

Viagens e visitas técnicas: Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro. Museu Nacional de Belas Artes. Museu Nacional.. 2011. (Oficina).

XIX Semana dos Museus.BLOG: Tematizando Artes e ofícios ? Caixa virtual de história do Museu de Artes e Ofícios em visitas escolares. Apresentação em parceria com Lana Mara de Castro, professora da Faculdade de Educação/UEMG/BH. 2011. (Seminário).

LABEPEH: A temática africana e afro-brasileira em questão: saberes e práticas em construção: Autores: Lorena dos Santos e Jackson Almeida. 2010. (Seminário).

LABEPEH: O medo dos Quilombos e o ensino de história. Autor: Pablo Lima. 2010. (Seminário).

LABEPEH. Elementos de escolha do livro didático de história do PNLD. Autoras: Sônia Regina e Miranda Marco Antônio Silva. 2010. (Seminário).

LABEPEH. Grupo colaborativo de professores de história mediados pelas TICE. Autoras: Andréia Assis, João Carlos de Andrade, Herbert Timóteo, Mariano Diniz, Pedro Luiz Batista, Rita de Cássia Henriques, Vysa Puja e Elizangela Jory. 2010. (Seminário).

LABEPEH. História de bairros: contribuições do arquivo público da cidade de Belo Horizonte para o ensino de história local. 2010. (Seminário).

LABEPEH. O desenho e a música na escola e a diversidade cultural. Autores: Luciano Magela Roza e Aroldo Dias Lacerda. 2010. (Seminário).

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS: As contribuições da cultura africana na formação da cultura nacional: O silêncio dos museus. Autor: Marcelo Cunha. 2010. (Seminário).

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS: Patrimônio público responsabilidade de todos. Autor: Marcos Paulo de Souza Miranda ?. 2010. (Encontro).

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS: Representação da memória ? Horizontes e sentidos da Arte no contexto. Autora:Célia Carolina Marinho.. 2010. (Seminário).

Programa diálogos ? Laboratório de Ensino e pesquisa em história.História local e ensino de história. 2010. (Seminário).

Representação da memória ? Horizontes e sentidos da Arte no contexto. 2010. (Encontro).

Seminário ensino-aprendizagem da história e dimensões estéticas e culturais da docência..BLOG espaço virtual de aprendizagens e formação continuada. 2010. (Seminário).

VIDEOCONFERÊNCIA: LEITURAS CRITÍCAS DE JORN RUSSEN E O ENSINO DE HISTÓRIA. 2010. (Outra).

XIX Semana da iniciação cientifica / PRPq / UFMG.BLOG: Tematizando os ofícios ? Caixa virtual de história do Museu de Artes e Ofícios em visitas escolares. 2010. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino. 2010. (Encontro).

EJA no horizonte ? Universidade e educação de jovens e adultos. 2009. (Outra).

Programa de ensino, pesquisa e extensão a Tela e o Texto da Faculdade de Letras da UFMG:Educação de jovens e adultos na cibercultura. Fórum de Ensino e Leitura. 2009. (Outra).

XII Encontro de extensão / PROEX / UFMG.Um novo olhar para informática. 2009. (Encontro).

A arte que transforma. UEMG: Escola Design. 2007. (Seminário).

Arte conceitual e o ensino de arte. UEMG - Escola Design. 2007. (Seminário).

Grupo UIRAPURU.Filosofia e educação. Educação e interesse: eu mato aula ou a aula que me mata. Autor: Sérgio Matos. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Margarida Maria Ferreira Do Amaral

PADUA, S. R.; SANTOS, M. R.;FREITAS, K. A.. APERFEIÇOAMENTO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Karla Cunha Pádua

SIMAN, L. M. C.; COSTA, C. M.; OLIVEIRA, B. J.;PADUA, K. C.. As forças culturais do Museu de Quilombos e Favelas e o poder de ressonância nos objetos biográficos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FREITAS, K. A. ; CASTRO, L. M. . O MUSEU DOS QUILOMBOS E FAVELAS URBANOS NO MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MUSEUS (Dossiê: Gestão, Educação e Patrimônio Cultural). e-Hum , v. 7, p. 116, 2015.

  • Mallard ; FREITAS, K. A. . VENDA NOVA E SUA GENTE. In: KARLA CUNHA PÁDUA, LANA MARA DE CASTRO SIMAN, DILMA CÉLIA MALLARD SCALDAFERRI. (Org.). MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL - CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDOS DA LOCALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 1ed.BELO HORIZONTE: MAZZA EDIÇÕES, 2018, v. 1, p. 1-184.

  • FREITAS, K. A. . NARRATIVAS DOS OBJETOS BIOGRÁFICOS NO MUSEU DE QUILOMBOS E FAVELAS URBANOS. In: LANA MARA DE CASTRO SIMAN, SÔNIA REGINA MIRANDA. (Org.). PATRIMÔNIO NO PLURAL - EDUCAÇÃO, CIDADES E MEDIAÇÕES. 1ed.BELO HORIZONTE: , 2018, v. 1, p. 1-288.

  • Mallard ; CHARGAS, R. C. ; FREITAS, K. A. . UM MERGULHO NO CORRÉGO DO CAPÃO. AMAE EDUCANDO, BELO HORIZONTE, p. 16 - 22, 28 set. 2012.

  • Ludimila Azevedo ; SALES, J. ; FREITAS, K. A. . VISITAÇÕES VIRTUAIS. JORNAL O TEMPO, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 21 jun. 2011.

  • FREITAS, K. A. ; CASTRO, L. M. . DOS OBJETOS AOS SUJEITOS: DESLOCAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA MUSEOLOGIA NO MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MUSEUS. In: I SEBRAMU, 2014, BELO HORIZONTE. I Seminário Brasileiro de Museologia. BELO HORIZONTE: ECI UFMG, 2014.

  • FREITAS, K. A. ; CASTRO, L. M. . OUTRA MUSEOLOGIA, OUTROS SUJEITOS, OUTRAS PEDAGOGIAS. In: II SEBRAMUS, 2015, Recife. 2O SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA Pesquisa em Museologia e perspectivas disciplinares, 2015.

  • FREITAS, K. A. ; SALES, J. . ITINERÁRIOS DA PALAVRA EM PERSPECTIVA NUM AMBIENTE VIRTUAL BLOG. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. América Latina em Perpesctivas:Cultura, Memórias e Saberes. Florianópolis: UFSC/CED, 2011. v. 1. p. 44-44.

  • FREITAS, K. A. ; SALES, J. . ITINERÁRIOS DA PALAVRA EM PERSPECTIVA NUM AMBIENTE VIRTUAL BLOG. In: V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2011, Aracaju. http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/. Aracaju: EDUCON - UFS, 2011.

  • PADUA, K. ; CASTRO, L. M. ; SILVA, A. M. ; FREITAS, K. A. . PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL: UM DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E MEMÓRIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, K. A. . 'BLOG EDUCAR PELA CIDADE PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, K. A. ; CASTRO, L. M. . DOS OBJETOS AOS SUJEITOS: DESLOCAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA MUSEOLOGIA NO MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DOS MUSEUS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FREITAS, K. A. ; SALES, J. . ITNERÁRIOS DA PALAVRA NUM ESPAÇO VIRTUAL BLOG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, L. M. ; SALES, J. ; FERRETI, C. ; FREITAS, K. A. . De visitante a visitante-frequentador. BELO HORIZONTE: UFMG, 2013 (Roteiro de atividades para DVD Educativo).

  • CASTRO, L. M. ; FREITAS, K. A. . As mobílias e os ofícios. BELO HORIZONTE: UFMG, 2013 (Roteiro de atividades para DVD Educativo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. M. ; BARBOSA, V. A. ; PINHO, F. A. ; FREITAS, K. A. . Cidade e Educação: Trilhas do Tempo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CASTRO, L. M. ; PADUA, K. ; Mallard ; MOREIRA, F. L. ; SILVA, A. M. ; LOBATO, K. ; FREITAS, K. A. . Trilhas da memória de Venda Nova. 2016. (Site).

FREITAS, K. A. ; CASTRO, L. M. ; PADUA, K. ; Roseli Correia da Silva ; MNEMMOSINE, P. E. . EDUCAR PELA CIDADE: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL. 2014; Tema: Educar pela cidade. (Blog).

ABICALIL, C. ; NOGUEIRA, A. ; SOARES, C. ; FREITAS, K. A. . ALFABETIZAÇÃO E CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS. 2012. (Blog).

FREITAS, K. A. ; MELLO, L. ; SOUZA, G. . COLETIVO PEDAG@S. 2012. (Rede social).

FREITAS, K. A. ; SALES, J. ; CASTRO, L. M. ; FERRETI, C. ; MOURTHE, N. . CD Room Tematizando os ofícios. 2012; Tema: Educação e Museu. (Site).

SALES, J. ; FREITAS, K. A. . Blog Tematizando os ofícios. 2011; Tema: Educação e museu. (Blog).

SALES, J. ; Vitor F. Lino ; CESAR, J. ; ANTONIO, M. ; FREITAS, K. A. . BLOG: EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO. 2011; Tema: Educação Patrimonial. (Blog).

FREITAS, K. A. ; MOREIRA, F. . PHOTOSCAPE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS, K. A. . Exposição Mundo de Januária. 2016. Instalação.

FREITAS, K. A. ; AMORIN, F. ; LACERDA, A. ; CASTRO, L. M. ; RICCI, C. . Arte gráfica do IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História. 2014. Programação Visual.

FREITAS, K. A. ; BRANDAO, V. ; SALES, M. ; RODRIGUES, V. ; AVELAR, R. ; PONTONE, R. . OLHAR VADIO. 2013. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    As potencialidades educativas em um museu de favela, Descrição: O objetivo da pesquisa foi investigar como os museus constituídos no viés da Museologia Social, em contexto de favelas e de periferias, tornam-se territórios educativos, ao transformar o patrimônio cultural local em objeto musealizado e culturalizado. O pressuposto afirmado é que essas tipologias de museus revelam aspectos omissos da constituição histórica das cidades, potencializam a sensibilização histórica, a noção de tempo, de pertencimento, identidade e diversidade cultural. A pesquisa foi resultado do curso Mestrado em Educação do PPGE - FaE/UEMG. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Kelly Amaral de Freitas - Integrante / Lana Mara de Castro - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Tematizando os Ofícios, Descrição: O projeto Tematizando os ofícios investigou as potencialidades educativas de objetos e contextos expositivos do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte/MG. Como produto final foi criado um CD-ROM interativo contendo uma apresentação do Museu e do trabalho no e do Museu, propostas e atividades pressupondo abordagem temática da história, propostas de investigação de objetos, cenários e ideias, narrativas orais de pessoas adultas e idosas sobre os ofícios, sugestões de roteiros e de ações para educadores (do museu e da escola), dentre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Kelly Amaral de Freitas - Integrante / Junia Sales - Coordenador / Lana Mara de Castro - Integrante / Julia Bernardes - Integrante / Carla Ferreti - Integrante / Rodrigo Teixeira - Integrante / Naila Mourthé - Integrante / Célia Maria Corsino - Integrante / Marcus Vinícius Corrêa Carvalho - Integrante / Frederico Alves Pinho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Novo Olhar para Informática, Descrição: Objetivo da pesquisa foi mapear e refletir sobre o uso do laboratório de informática pelos estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos da UFMG (PROEF II).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kelly Amaral de Freitas - Coordenador / Analise de Jesus da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola Municipal Hilário Pereira da Fonseca, Secretaria de Educação Municipal de Sete Lagoas. , Rua Laura Braga da Cunha, Verde Vale, 35702573 - Sete Lagoas, MG - Brasil, Telefone: (31) 37768634, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Prefeitura de Sete Lagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação pedagógica, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Coordenar processos pedagógicos no cotidiano da escola como articuladora das relações internas e externas entre a escola e as famílias dos educandos, a comunidade escolar e instituições, bem como os Conselhos Municipais.

  • 2017 - 2018

    Prefeitura de Sete Lagoas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente - formadora local - PNAIC/2017-2018, Carga horária: 20

    Outras informações:
    PNAIC/2017-2018 - Função de ministrar aulas temáticas para formação continuada docente em momentos presenciais e a distância.

  • 2015 - 2016

    UNIVERSIDADE ESTADO DE MINAS GERAIS

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Mestrado CAPES - PPGE da FAE/UEMG,, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2014

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio técnico científico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    A pesquisa ?Educar pela Cidade: Patrimônio Cultural e Patrimônio Ambiental" teve como objetivo produzir o o material didático-pedagógico "Trilhas da memória de Venda Nova" voltado para Educação Básica, onde estão indicados referências e práticas culturais de memória e da preservação ambiental local. A pesquisa foi coordenada pelas professoras Karla Cunha Pádua e Lana Mara de Castro Siman, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE-UEMG). http://www.trilhasdememorias-vendanova.uemg.br/

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do curso de Educação Ambiental, Carga horária: 20

    Outras informações:
    A oferta de um Curso de Educação Ambiental foi uma contribuição no sentido de proporcionar condições para efetivar a busca por uma sociedade mais justa, mais sustentável e mais democrática. O objetivo geral do curso foi realizar uma formação continuada em Educação Ambiental para professores do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e demais profissionais. O trabalho da tutoria a distancia foi de estimular e mediar os conteúdos curriculares com os cursistas via plataforma moodle. MODALIDADE: Aperfeiçoamento CARGA HORÁRIA: 180 horas DURAÇÃO DO CURSO: 5 meses um total de 180 horas. COORDENAÇÃO: Selma Ambrozina de Moura Braga Email: educaçã o.ambiental.uab@gmail.com Telefone: (31) 3409-5179 , (31) 3409-5181

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em Estudo Educacionais, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Programa Nacional de Biblioteca Escolar Temático - 2013 Organização de Banco de Dados e Informação, acompanhamento de processos educativos e aprimoramento dos processos de gestão de documentos http://www.fnde.gov.br/programas/biblioteca-da-escola/biblioteca-da-escola-consultas/item/3981-edital-pnbe-tem%C3%A1tico-2013

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O projeto Tematizando os ofícios investigou as potencialidades educativas de objetos e contextos expositivos do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte/MG. Como produto final foi criado um CD-ROM interativo contendo uma apresentação do Museu e do trabalho no e do Museu, propostas e atividades pressupondo abordagem temática da história, propostas de investigação de objetos, cenários e ideias, narrativas orais de pessoas adultas e idosas sobre os ofícios, sugestões de roteiros e de ações para educadores (do museu e da escola), dentre outros.

  • 2012 - 2013

    PROGRAMA DE MONITORIA DMTE FAE UFMG

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxiliar estudantes na situação ensino-aprendizagem, elaboração de atividades complementares, lecionar, elaborar plano de trabalho e relatório ao final.

  • 2009 - 2009

    PROEX

    Vínculo: Bolsista - Educadora digital, Enquadramento Funcional: Monitora do laboratório de informática, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Programa de Educação de Jovens e Adultos 2º segmento, da UFMG, (PROEF II) oferece aos funcionários da universidade e a jovens e adultos da comunidade em geral a oportunidade de escolarização, no nível da escola fundamental. O projeto de ensino de informática foi inserido no cotidiano do programa em fevereiro de 2009, onde atuei como monitora do laboratório de informática.

  • 2008 - 2008

    Instituto Paulo Freire

    Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Projeto Mova Brasil - Função de lecionar e alfabetizar jovens e adultos.

  • 2007 - 2009

    CENTRO DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

    Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuei no ensino da informática básica e das artes gráficas digitais. Desenvolvi metodologias de aulas, exercícios práticos e formas de avaliação. O público-alvo foi trabalhadores e alunos das escolas públicas da região Industrial do município de Contagem /MG.