Ivana de Oliveira Freitas
Natural de Caçapava do Sul, RS, nasceu em 08 de fevereiro de 1997, é pós-graduanda do curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE) pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé, e pós-graduanda do curso de especialização em Matemática, pela Faculdade Bookplay. Faz parte do G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Métodos e Avaliação da Universidade Federal do Pampa, assim como da comissão de comunicação e comissão de extensão do MAE, além de ser bolsista CAPES. É graduada em Ciências Exatas - Licenciatura, com ênfase em Matemática, pela Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Caçapava do Sul, e possui especialização em Matemática com Destaque em Geometria pela Faculdade Bookplay. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID subprojeto matemática de 2014 a 2016, e bolsista do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Ciências Naturais de 2020 à 2021. Teve como título do trabalho de conclusão de curso "O Jogo do NIM e o desempenho escolar em Matemática", e tem como objetivo de pesquisa no Mestrado Acadêmico em Ensino a formação inicial docente em matemática. Ativa na cultura gaúcha foi primeira Prenda Adulta pelo Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Picó no biênio 2016-2018, segunda Prenda Adulta municipal de Caçapava do Sul em 2017, e primeira Prenda Adulta municipal de Caçapava do Sul em 2018. Em 2019 foi presidente dos festejos Farroupilhas de Caçapava do Sul. Fez parte da Patronagem do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Picó como Agregada das Pilchas (tesoureira) no biênio 2020-2022, e como responsável pelo Departamento Cultural no biênio 2022-2024. Atuou no cargo de professora de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Fundamental do município de Lavras do Sul de maio de 2022 a agosto de 2023.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ensino
2024 - Atual
Universidade Federal do Pampa
Título: PROCESSO FORMATIVO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E MATEMÁTICA DA UNIPAMPA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE
Sonia Maria da Silva Junqueira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino da Matemática; Transposição didática; Ensino-aprendizagem.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.
Especialização em Matemática com destaque em Geometria
2023 - 2025
Faculdade Bookplay
Título: não ouve monografia
Graduação em Ciências Exatas
2019 - 2021
Universidade Federal do Pampa
Título: O Jogo do NIM e o desempenho escolar em Matemática
Orientador: Ângela Maria Hartmann
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Matemática. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação em Matemática e suas Tecnologias. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação do Programa de Inovação Educação Conectada. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação de Professores em Neuroeducação. (Carga horária: 200h). , Secretaria da Educação Básica, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação em Matemática nos anos Finais. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação em Ciências da Natureza nos Anos Finais. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
A BNCC e a Gestão Escolar. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Introdução ao Pensamento Computacional. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Finais do Ensino Fundam. (Carga horária: 45h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Gestão Escolar. (Carga horária: 80h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
A importância de analisar a qualidade da internet. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Uso de Recursos Educacionais Digitais. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Estatística: Conceitos e representações. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2020 - 2020
A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Matemática. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2018 - 2018
CFOR BÁSICO- Curso de Formação Tradicionalista. (Carga horária: 8h). , Movimento Tradicionalista Gaúcho, MTG, Brasil.
2016 - 2016
Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, RS, Brasil.
2016 - 2016
Portaria. (Carga horária: 5h). , Grupo Beta Cursos, GBC, Brasil.
2016 - 2016
Excel 2007. (Carga horária: 10h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2016 - 2016
como elaborar um currículo de sucesso. (Carga horária: 16h). , Cresca Brasil, CRESÇA BRASIL, Brasil.
2016 - 2016
Secretariado. (Carga horária: 25h). , Cresca Brasil, CRESÇA BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
IPGN - Iniciando um Pequeno e Grande Negócio. (Carga horária: 30h). , EAD Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas, EAD SEBRAE, Brasil.
2014 - 2014
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , EAD Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas, EAD SEBRAE, Brasil.
2013 - 2014
Administração. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino à Distância, IPED, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
IRALA, V. B. ; FREITAS, I. O. . I Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens. 2025. (Outro).
FREITAS, I. O. ; ROCHA, E. S. ; MACHADO, J. T. E. . Semana Farroupilha municipal de Caçapava do Sul 2019. 2019. (Festival).
Participação em eventos
Congresso Internacional IDEA: Inovação, Diálogo e Experiências na Aprendizagem. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA DISCUSSÃO DA TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. 2025. (Congresso).
XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 2024. (Encontro).
XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática.DISCUSSÕES SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE FOLDER E GRUPO FOCAL: UMA PROPOSIÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO. 2024. (Encontro).
7ª Escola de Inverno de educação Matemática, 1ª Escola de Inverno de Ensino de Física.PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: VIDEOAULAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2021. (Encontro).
12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. A teoria dos Campos Conceituais como fundamento explicativo na pesquisa em Matemática. 2020. (Congresso).
11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.ANÁLISE DE ESQUEMAS ACIONADOS DURANTE O JOGO DO NIM A PARTIR DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD. 2019. (Simpósio).
11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019. (Simpósio).
III Semana Acadêmica Integrada.Campanha de conscientização à HIV. 2019. (Seminário).
III Semana Acadêmica Integrada.Potencialidades do Jogo do NIM na abordagem dos conceitos de divisão no Ensino Fundamental. 2019. (Oficina).
III Semana Acadêmica Integrada. 2019. (Outra).
10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE. 2018. (Simpósio).
188º Encontro Regional de Patrões, Prendas e Peões. 2018. (Encontro).
189º Encontro Regional de Patões, Prendas e Peões. 2018. (Encontro).
III Olimpíadas de Ciências Exatas. monitora das aulas preparatórias para a realização da prova da III Olimpíada de Ciências Exatas. 2015. (Olimpíada).
IV Escola de Inverno de Educação Matemática. 2014. (Encontro).
IV Semana Acadêmica e II Mostra de Trabalhos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas s. 2014. (Oficina).
IV Semana Acadêmica e II Mostra de Trabalhos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas s. 2014. (Oficina).
IV Semana Acadêmica e II Mostra de Trabalhos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas s.Matemática e Teatro: uma parceria que deu certo. 2014. (Encontro).
IV Semana Acadêmica e II Mostra de Trabalhos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas s. 2014. (Encontro).
VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.UM ESTUDO DE CASO DA INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO TEATRO. 2014. (Encontro).
VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. (Encontro).
XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da região Sul. 2014. (Encontro).
XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da região Sul.As Potencialidades da Integração de Teatro e Matemática. 2014. (Encontro).
XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da região Sul.O PIBID e suas contribuições para os licenciandos em Ciências Exatas. 2014. (Encontro).
Feira de Ciências Difundindo ciência e tecnologia na região da campanha. Projeto Recicle-se. 2013. (Feira).
IV Olimpíada Nacional em História do Brasil. As mulheres farroupilhas. 2013. (Olimpíada).
VI Feira de Ciências, Arte e Tecnologia. Projeto recicle-se. 2013. (Feira).
V Feira de Ciências, Arte e Tecnologia. Sítio Sustentável. 2012. (Feira).
Produções bibliográficas
-
FREITAS, IVANA DE OLIVEIRA ; HARTMANN, ÂNGELA MARIA . Videoaulas como ferramenta de ensino-aprendizagem de probabilidade e estatística para o ensino fundamental e médio. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 12267-12281, 2022.
-
FREITAS, IVANA DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, LUANA DE FREITAS ; HARTMANN, ÂNGELA MARIA . UTILIZAÇÃO DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE: O JOGO DO NIM E O DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 61104-61124, 2020.
-
FREITAS, IVANA DE OLIVEIRA ; HARTMANN, A. M. ; MARTINS, M. A. R. . A TEORIA DA COMPLEXIDADE: CONCEITOS E REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. In: Márcio André Rodrigues Martins; Ângela Maria Hartmann. (Org.). Complexidade e Pensamento Sistêmico: interfaces no ensino de Ciências e Geociências. 1ed.Caçapava do Sul: Dialética, 2023, v. 1, p. 29-42.
-
FREITAS, I. O. ; MEDEIROS, D. R. ; GOI, M. E. J. ; HUNSCHE, S. . Prática docente em tempo pandêmico: desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental por meio do Programa de Residência Pedagógica. In: Claudete da Silva Lima Martins; Fernanda de Lima Pinheiro; Samara de Oliveira Pereira. (Org.). Desafios e possibilidades à formação acadêmico-profissional: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da UNIPAMPA. 1ed.SãoPaulo: dos Autores, 2022, v. 1, p. 1-513.
-
FREITAS, IVANA DE OLIVEIRA ; HARTMANN, ÂNGELA MARIA . TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: ANÁLISE DE ESQUEMAS ELABORADOS DURANTE ATIVIDADE MATEMÁTICA INTERATIVA. In: Américo Junior Nunes da Sila; André Ricardo Lucas Vieira. (Org.). Incompletudes e Contradições para os Avanços da Pesquisa em Matemática 3. 3ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. , p. 260-271.
-
FREITAS, IVANA DE OLIVEIRA ; SILVA, E. J. F ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; KOGA, Y. M. N . REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA DISCUSSÃO DA TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. In: Congresso Internacional IDEA: Inovação, Diálogo e Experiências na Aprendizagem, 2025, Curitiba. Anais do Congresso Internacional IDEA: Inovação, Diálogo e Experiências na Aprendizagem. Curitiba: Instituto Conexão 360, 2025. v. 1. p. 1-20.
-
FREITAS, I. O. ; SILVA, E. J. F ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; KOGA, Y. M. N . REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA DISCUSSÃO DA TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. In: Congresso Internacional IDEA: Inovação, Diálogo e Experiências na Aprendizagem, 2025, Curitiba. Anais do Congresso Internacional IDEA: Inovação, Diálogo e Experiências na Aprendizagem. Curitiba: Instituto Conexão 360, 2025. p. 1.
-
FREITAS, I. O. ; FONSECA, E. F. ; ALVARENGA, A. M. ; SEVERO, P. R. M. ; PERIPOLLI, S. F. ; SOARES, J. C. ; TEIXEIRA, A. S. ; CHAVES, A. S. ; CONRADO, G. R. . AS POTENCIALIDADES DA INTEGRAÇÃO DE TEATRO E MATEMÁTICA. In: XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul, 2014, Bagé. Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul (Erematsul). Bagé, 2014. v. 1.
-
FREITAS, I. O. ; SILVA, E. J. F ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; KOGA, Y. M. N . DISCUSSÕES SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE FOLDER E GRUPO FOCAL: UMA PROPOSIÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO. In: XV Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2024, Bagé. Anais do Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Bagé: Even3, 2024. v. 15. p. 1-5.
-
FREITAS, I. O. ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; NICOLETTI, E. R. . ASPECTOS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. In: 16º Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, São Borja. Anais do 16º Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão: Ensino, 2024. v. 1.
-
FREITAS, IVANA DE OLIVEIRA ; HARTMANN, ÂNGELA MARIA . A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS COMO FUNDAMENTO EXPLICATIVO NA PESQUISA EM MATEMÁTICA. In: 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020, Evento Virtual - Bagé. Anais 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Salão de Pesquisa e Inovação, 2020. v. 12. p. 1-2.
-
FREITAS, I. O. ; HARTMANN, A. M. ; OLIVEIRA, L. F. ; SILVA, Y. M. S. ; SANTOS, A. F. . Análise de esquemas acionados durante o jogo do Nim a partir dos campos conceituais de Vergnaud. In: 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Santana do Livramento. 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019. v. 2. p. 428-428.
-
FREITAS, I. O. ; OLIVEIRA, L. F. ; HARTMANN, A. M. . Teoria dos Campos Conceituais como ferramenta de Análise. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa. Santana do Livramento, 2018. v. 2.
-
FREITAS, I. O. ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; NICOLETTI, E. R. . ASPECTOS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. In: 16º Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2024, São Borja. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2024. v. 1. p. 1-2.
-
FREITAS, I. O. ; HARTMANN, A. M. . PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: VIDEOAULAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. In: Escola de Inverno de Educação Matemática e Escola de Inverno de Ensino de Física, 2021, Santa Maria. VII Escola de Inverno de Educação Matemática I Escola de Inverno de Ensino de Física - Mostra Didático Científica. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física Programa de Pós-Graduação em Edu, 2021. v. 5. p. 120-125.
-
FREITAS, I. O. ; ALVARENGA, A. M. ; ROSA, T. O. ; SEVERO, P. R. M. ; VIVIAN, C. F. ; TEIXEIRA, M. M. . Um estudo de caso da inserção dos conteúdos matemáticos através do teatro. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Bagé. VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014. v. 6.
-
FREITAS, I. O. ; SILVA, E. J. F ; JUNQUEIRA, S. M. S. ; KOGA, Y. M. N . DISCUSSÕES SOBRE A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE FOLDER E GRUPO FOCAL: UMA PROPOSIÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FREITAS, I. O. ; HARTMANN, A. M. . A teoria dos Campos Conceituais como fundamento explicativo na pesquisa em Matemática. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, IVANA DE OLIVEIRA ; HARTMANN, A. M. . TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: ANÁLISE DE ESQUEMAS ELABORADOS DURANTE ATIVIDADE MATEMÁTICA INTERATIVA. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2021 (Capítulo de E-Book).
Prêmios
2013
Feira de Ciências, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.
2013
VI FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTES E TECNOLOGIA, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO JOSÉ LOPES JARDIM.
2012
III CONCURSO TEATRO NA ESCOLA, COMEN, PROERD, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA DO SUL E CÂMARA DE VEREADORES.
2012
V FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E TECNOLOGIA, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO JOSÉ LOPES JARDIM.
2012
4ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL, MUSEU EXPLORATÓRIO DE CIÊNCIAS - UNICAMP.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor CostaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID, Carga horária: 5
2018 - 2019
Prefeitura Municipal de Caçapava do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitora de Educação Infantil, Carga horária: 40
Outras informações:
Monitora de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Eva Saldanha.
2022 - 2023
PREFEITURA DE LAVRAS DO SULVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Lavras do Sul
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ivana de Oliveira Freitas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?