Maria Helena Hasselmann

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Gama Filho(1986), especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense(1987), especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelo Fundação Oswaldo Cruz(1988), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1996), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2002) e pós-doutorado pela Harvard School of Public Health(2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Revisor de periódico da Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Epidemiologia, Revisor de periódico da The World Journal of Biological Psychiatry, Revisor de periódico da Collegium Antropologicum, Revisor de periódico da Journal of Epidemiology and Community Health, colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Acta Paediatrica (Oslo), Revisor de periódico da Revista de Nutrição (Impresso) e Revisor de periódico da Psychological Medicine (Print). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Desnutrição, Violência Familiar, Estudo CAso Controle, epidemiologia.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

1998 - 2002

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Violência Familiar e Ocorrência de Desnutrição Grave na Infância: Um Estudo Caso-Controle e Suas Investigações Ancilares
Orientador: Michael Reichenheim
Palavras-chave: Desnutrição; Violência Familiar; Estudo CAso Controle; epidemiologia.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico. Setores de atividade: Saúde Humana; Nutrição e Alimentação.

Mestrado em Saúde Coletiva

1993 - 1996

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Violência familiar e desnutrição severa na infância: modelo teórico e estudo de confiabilidade dos instrumentos,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Michael E Reichenheim e Cláudia de Souza Lopes
Palavras-chave: Confiabilidade; Desnutrição; Modelo Teórico; Violência Familiar.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

1988 - 1988

Fundação Oswaldo Cruz

Especialização em Saúde Coletiva

1987 - 1987

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Nutrição

1982 - 1986

Universidade Gama Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Harvard School of Public Health, HSPH, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Nutrição Infantil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

HASSELMANN, M. H. . Evento Científico em comemoração ao 6 aniversário do LIAN. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

World Nutrition Rio 2012. Violência Familiar e Nutrição Infantil. 2012. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Aspectos psicossociais e contexto familiar na saúde da criança. 2011. (Congresso).

XI Encontro Nacional de aleitamento Materno.Depressão pós-parto: Apoio as mães e familiares. 2010. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição. Aspectos epidemiológicos e psicossociais na prática da amamentação. 2008. (Congresso).

Seminário:Mudanças na situação epidemiológica e nutricional no Brasil: qual o lugar dos estudos da desnutrição?.Palestra sobre estudos caso-controle em investigações sobre desnutrição grave na infância. 2002. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Apresentação oral do Trabalho Relação entre violência física conjugal e desnutrição aguda grave na infância. 2002. (Congresso).

Victimiization of Children & Youth: An International Research Conference. Apresentação oral de trabalho Evaluating Measurent Equivalence: Psychometric Poperties of the Portuguese Version of the Conflict Tactics Scale - 1 (CTS-1). 2000. (Congresso).

Congresso Internacional Família e Violência. Apresentação oral do trabalho Violência familiar e suas conseqüências na saúde da criança e adolescentes: contribuiçôes para o enfrentamento do problema. 1999. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Apresentação oral de trabalho Confiabilidade das Aferições de um Estudo sobre Violência Familiar e Desnutrição Severa na Infância. 1998. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Apresentação oral do trabalho Violência Doméstica e Saúde Infantil: Uma Proposta de Classificação dos Estudos Sobre o Tema. 1998. (Congresso).

Violência Contra o Adolescente: Um desafio para o Serviço de Saúde.Palestra sobre A Magnitude da Violência Familiar e suas Conseqüências na Saúde da Criança e Adolescente. 1998. (Outra).

XI Semana Científica na Área de Saúde.Palestra sobre Violência Familiar e Desnutrição Severa Aguda na Infância. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ethel Cristina Souza Santos

HASSELMANN, M. H.WERNECK, Guilherme Loureiro; Gustavo Lobato de Azevedo. Depressão pós-parto e estado nutricional infantil no segundo mês de vida. 2012. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Mezzavilla

HASSELMANN, M. H.; LEITE, Claudia; Lacerda, L.. Violência entre parceiros íntimos e baixo peso ao nascer. 2011. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adelaide Flores Demetrio Mercês

HASSELMANN, M. H.; LEITE, Claudia. A estratégia saúde da família e a rede de proteção à criança e adolescente em situação de violência familiar. 2011. Dissertação (Mestrado em saúde da família) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Carla Fernandez dos Santos

HASSELMANN, M. H.; Leticia de Oliveira Cardoso; Inês Rugani Ribeiro de Castro. Análise de concordância entre parãmetros de imagem corporal entre adolecentes estudantes da rede pública minicipal de educação do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Alves Oliveira

Inês Rugani Ribeiro de Castro;HASSELMANN, M. H.; Lilian Pinto. Alimentação complementar no primeiro ano de vida no município do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cinara Costa de Oliveira

HASSELMANN, M. H.; Maria Beatriz Trindade;WERNECK, Guilherme Loureiro. Associação da interrupção do aleitamento materno exclusivo com a retenção de peso e a perda de peso no pós-parto. 2011. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cinara Costa de Oliveira

HASSELMANN, M. H.WERNECK, Guilherme L. Associação da prática de aleitamento materno exclusivo com retenção de peso no pós parto imediato. 2010.

Aluno: Ana Lúcia Viégas Rêgo

LOPES, C. S.HASSELMANN, M. H.; Rosangela Alves Pereira. Imagem corporal e auto-estima em adolecentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudia Lima Vieira

Medina, C.;HASSELMANN, M. H.; PINHEIRO, R. S.. Gestação na adolecência: Avaliação de desfechos adversos ao nascimento e repetição rápida da gestação. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Bioni e Silva

HASSELMANN, M. H.; Kac, G.;WERNECK, Guilherme L. Transtornos mentais comuns e excesso de peso no pós-parto tardio. 2009.

Aluno: TANIA VALÉRIA CARVALHO VISEU

Bloch, K.V.;HASSELMANN, M. H.. Perfil das Crianças e Adolescentes com sobrepeso ou obesidade atendidas no serviço de nutrologia do IPPMG/UFRJ. 2009. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Lima Rodrigues

Kac, G.;HASSELMANN, M. H.. Fatores determinantes do ganho de peso gestacional em uma coorte de mulheres atendidas em uma unidade de saúde do município do Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dirlane Silva Santos Chagas

SANTOS, D. N.; PEREIRA, S. M.;HASSELMANN, M. H.. O papel da saúde mental materna na desnutrição infantil: Um estudo caso-controle. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniele Marano Rocha Araujo

HASSELMANN, M. H.. Fatores associados à ansiedade na gestação. 2007. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Simões Canavez

HASSELMANN, M. H.; LEITE, Claudia; Bloch, K.V.. Associação entre nível escolaridade e a idade da menopausa: Uma revisão sistemática. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Izabel Cristina de Oliveira da Silva Jóia

BOSI, M. L. M.;HASSELMANN, M. H.; MELO, M. G. S.. Vivenciando a amamentação no período mais crítico: o olhar de lactantes da rede pública do município do Rio deJaneiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luana Silva Monteiro

HASSELMANN, M. H.. Qualidade da dieta e hábitos alimentares entre adolescentes brasileiros. 2014. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laura Augusta Barufaldi

HASSELMANN, M. H.. Café da manhã e consumo alimentar noo ERICA. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela dos Santos Barroso

Kac, G.;HASSELMANN, M. H.; Gloria Valéria da Veiga; Maria Beatriz Trindade; CLARO, R. M.. Alimentação na Infância e associação com variáveis socioeconômicas, demográficas e com o consumo alimetar dos pais.. 2012. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela dos Santos

HASSELMANN, M. H.. Alimentação na infância. 2012. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Odaléia Barbosa de Aguiar

WERNECK, Guilherme Loureiro; VALENTE, J.;HASSELMANN, M. H.. Impedimento das atividades laborais entre trabalhadores dos restauranetes populares do estado do Rio de Janeiro. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Silva Dias

RECHENHIEM, M. E.;HASSELMANN, M. H.; OLIVEIRA, M. I. C.. Violência entre parceiros íntimos durante a gestaçã; um fator de Risco para o desmame precoce?. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogério Costa Gondim

WERNECK, Guilherme Loureiro; KENDALL, C.; BRAGA, J. U.;HASSELMANN, M. H.; DOURADO, M. I.. Comportamento Sexual e Uso de Álcool e Drogas Entre Homens que fazem Sexo com Homens no Ceará: Tendências e Práticas deRisco para DST/AIDS. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Odaléia Barbosa de Aguiar

HASSELMANN, M. H.WERNECK, Guilherme Loureiro; Fonseca, M.J.M.; Colares, L.G.T.. Impedimentos das atividades laborais entre trabalhadores dos restaurantes populares do Estado do Rio de Janeiro. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Silva Dias

MORAES, C. L.HASSELMANN, M. H.REICHENHEIM, Michael Eduardo; OLIVEIRA, M. I. C.. Violência entre parceiros íntimos durante a gestação e pós-parto: Um fator de risco para o desmame precoce. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogério Costa Gondim

KENDALL, C.;WERNECK, Guilherme Loureiro; BRAGA, J. U.;HASSELMANN, M. H.. Conhecimentos, Atitudes e Práticas Sexuais entre Homens que fazem Sexo com Homens no Ceará. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscilla de Castro Almeida

HASSELMANN, M. H.; PRADO, S.. Alimentação complementar oportuna e consumo de alimentos ricos em ferro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leila da Silva Coelho

HASSELMANN, M. H.; PRADO, S.. prevalência de aleitamento materno entre crianças menores de um ano de vida e grau de implantação da IUBAAM. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: THELMA BRANDÃO

HASSELMANN, M. H.. Fatores associados ao ganho de peso na gestação. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cátia Santos de Souza

HASSELMANN, M. H.. Percepção dos profissionais de saúde sobre os determinantes do processo de desnutrição infantil: do discurso à prática. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle da Silva Escobar

HASSELMANN, M. H.. Diagnóstico nutricional de crianças menores de cinco anos do município de Casimiro de Abreu/RJ. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

HASSELMANN, M. H.; ROSA, M. L.; FONSECA, M. J.; KALE, P.. Professor adjunhto. 2012. Universidade Federal Fluminense.

HASSELMANN, M. H.; Medina, C.; Yokoo, E.M.. Professor adjunto/epidemiologia da nutrição. 2010. Instituto de Nutrição - UERJ.

Fonseca, S.C.;HASSELMANN, M. H.; Silva, K.S; OLIVEIRA, M. I. C.. Professor adjunto/epidemiologia. 2009. Universidade Federal Fluminense.

Sandra Chaves;HASSELMANN, M. H.; Volney Conde. Concurso público para professor adjunto -DE da área de nutrição e saúde coletiva. 2008.

HASSELMANN, M. H.. Concurso Público para Professor Assistente/20hs semanis, Depto Nutrição Social/INU. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

HASSELMANN, M. H.; PRADO, S.;WERNECK, Guilherme Loureiro. Seleção para o curso de mestrado acadêmico PPG-ANS/UERJ. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

HASSELMANN, M. H.; Rosangela Alves Pereira. Seleção do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flavia Fioruci Bezerra; Gugelimin, S.;HASSELMANN, M. H.; Inês Rugani Ribeiro de Castro; Josely Koury; PRADO, S.. Seleção mestrado do PPG-ANS / UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

HASSELMANN, M. H.; PRADO, S.; Josely Koury; GUGELMIN, Sílvia Angela. Seleção para o curso de mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde - UERJ. 2009. Instituto de Nutrição - UERJ.

HASSELMANN, M. H.; Josely Koury; Magna Passos; PRADO, S.. Seleção de Mestrado em Alimetaçã, Nutrição e Saúde. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gugelimin, S.;HASSELMANN, M. H.; CURY, M. T. F.. Seleção para Curso de Especialização em Nutrição Materno-Infantil. 2003. Instituto de Nutrição - UERJ.

SILVA, C. V. C.HASSELMANN, M. H.; Gugelimin, S.. Seleção para o Curso de Especialização em Nutrição Materno Infantil. 2001. Instituto de Nutrição - UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Inês Rugani Ribeiro de Castro

REICHENHEIM, M. E.CASTRO, I. R. R.. Violência Familiar e Ocorrência de Desnutrição Grave na Infância: Um Estudo Caso-Controle e Suas Investigações Ancilares. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosely Sichieri

HASSELMANN, M. H.;SICHIERI, R.. Violência familiar e desnutrição severa na infância: Modelo teórico e estudo de confiabilidade dos instrumentos. 1996. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Ueleres Braga

BRAGA, J. U.; COUTINHO, Evandro da Silva Freire; STRUCHINER, Cláudio José. Violência Familiar e a ocorrência de desnutrição grave na infância: Um estudo caso-controle e suas investigações ancilares. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Faerstein

FAERSTEIN, E.. Violência familiar: uma questão no processo de determinação da desnutrição grave na infância?. 2001. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Simone Gonçalves de Assis

ASSIS, S. G.; COUTINHO, E. S. F.; CASTRO, I. R.; BRAGA, J. U.; REICHENHEIM, Michael Eduardo. Violência Familiar e a Ocorrência de Desnutrição Grave na Infância: Um Estudo Caso-controle e suas Investigações Ancilares. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Edinilsa Ramos de Souza

SOUZA, E. R.. VIOLÊNCIA FAMILIAR E DESNUTRIÇÃO SEVERA NA INFÂNCIA: MODELO TEÓRICO E ESTUDOS DE CONFIABILIDADE DOS INSTRUMENTOS.. 1996. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Michael Eduardo Reichenheim

REICHENHEIM, M. E.. Violência familiar e a ocorrência de desnutrição aguda grave: um estudo caso-controle e suas investigações ancilares. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Letícia Quaresma

Saúde mental materna e alimentação complementar; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ; (Orientador);

Ana Carolina Ferreira e Silva Valverde

Associação entre violência entre parceiros íntimos e padrão alimentar monótono em crianças de 3 a 5 anos atendidas em uma clínica da família; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Marina de Fiqueiredo Ferreira

Adaptação transcultural dos Instrumentos usados para medir estilos e práticas alimentares parentais; Início: 2014; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Patrícia Gomes Tomé

Violência doméstica e duração mediana do aleitamento materno na América Latina; 2015; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Rogéria Batista Flor

Violência entre parceiros íntimos e ganho de peso na gestação; 2014; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Gabriela Vasconcellos

Violência entre parceiros íntimos e interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo no quinto mês de vida; 2014; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Thalita Fialho da Rocha

Composição Corporal de Funcionários de uma Universidade Pública no do Rio de Janeiro, Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ,; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Juliana Martins Oliveira

Avaliação das práticas de alimentação complementar nos dois primeiros anos de vida; 2013; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Ethel Cristina Souza Santos

Suspeição de depressão materna no pós-parto e o risco para o crescimento infantil inadequado no segundo mês de vida; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ,; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Thaise Gasser Gouvêa

Associação entre estado nutricional e infecção por Leishmania infantum chagasi em crianças de 2 a 14 anos moradoras de área endêmica para leishmaniose visceral no município de Teresina, Piauí; 2012; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Adriany Cristine Santos Gonçalves

A influência da prática amamentação na ocorrência da osteoporose em mulheres na pós-menopausa: revisão sistemática; 2012; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ,; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Raquel Mezzavilla

VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS E OCORRÊNCIA DO BAIXO PESO AO NASCER; 2011; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Cinara Costa de Oliveira

Associação entre o estado nutricional materno, ganho de peso na gestação e o estado nutricional no pós-parto imediato de mulheres atendidas em serviços de saúde do município do Rio de Janeiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Ana Maria Vieira Lourenço da Silva

Violência Familiar e estado nutricional dos adolescentes do Morro do Turano atendido no Programa Bolsa Família; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Bruna Kulik Hassan

Saúde Mental Materna e Estado Nutricional Infantil; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Gabriela Bioni e Silva

Transtornos mentais comuns e excesso de peso no pós-parto tardio; 2009; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Thaís Andrade Fernandes

Excesso de peso materno pré-gestacional, ganho de peso na gestação e interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida; 2009; Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Caroline Maria da Costa Morgado

Rede e apoio social e práticas alimentares em crianças no quarto mês de vida; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Thaise Gasser Gouvêa

Determinantes Psicossociais da Infecção Respiratória Aguda em lactentes no terceiro mês de vida; 2017; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Raquel Mezzavilla

Violência entre parceiros íntimos e práticas alimentares na infãncia; 2015; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Ana Maria Vieira Lourenço da Silva

VIOLÊNCIA FAMILIAR E IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE; 2015; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ,; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Izabel Cristina Oliveira da Silva Joia

Saúde mental materna e retenção de peso no pós-parto; 2015; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição & Saúde) - Instituto de Nutrição - UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Gabriela Vasconcellos de Barros Vianna

Influência da co-ocorrência de violência entre parceiros íntimos ede violência contra criança no crescimento infantil; 2014; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Flávia dos Santos Barbosa

Eventos de vida produtores de estresse e acidentes de trabalho no Estudo Pró-Saúde; 2007; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Helena Hasselmann;

Thaís Andrade Fernandes

Estado nutricional pré-gestacional e interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Erica Leite Pereira

Fatores associados à interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Cinara Costa de Oliveira

Estado nutricional pré-gestacional e ganho de peso na gestação de mulheres atendidas em serviços de saúde do município do Rio de Janeiro; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Materno Infantil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Juliana Georgia Carvalho dos Santos

Estado Nutricional e Saúde Mental na Gestação e No Parto/Violência entre parceiros íntimos e práticas alimentares na gestação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Instituto de Nutrição - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Gabriela Vasconcellos de Barros Vianna

O IMPACTO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR, DOS CUIDADOS MATERNOS COM A CRIANÇA E DO APOIO SOCIAL NO CRESCIMENTO INFANTIL: UM ESTUDO DE COORTE / VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS E PRÁTICAS ALIMENTARES EM CRIANÇAS COM UM MÊS DE VIDA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Instituto de Nutrição - UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Érica Venceslau

FATORES ASSOCIADOS À INTERRUPÇÃO PRECOCE DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Gabriela Gachet

Ganho de Peso durante a Gravidez em Adolescentes Atendidas em Unidades de Saúde do Município do Rio de Janeiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Rogéria Batista Flor

FATORES PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO PRIMEIRO MÊS DE VIDA; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Amanda Jéssica Faria Machado

Determinantes socials do crescimento infantil; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Instituto de Nutrição - UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Bruna Kulik Hassan

SITUAÇÃO DE ALEITAMENTO MATERNO NO PRIMEIRO MÊS DE VIDA: UM OLHAR SOBRE O APOIO SOCIAL; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Instituto de Nutrição - UERJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Samara Plentz

Violências na Família e Ocorrência da Desnutrição Aguda Grave na Infância; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Roberta de V

Pires; Desigualde Social e Violência no Rio de Janeiro; 2001; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Helena Hasselmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia Valéria Cardim da Silva

Saúde Mental Materna e Retenção de Peso no Pós-parto; 2015; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; ; 2015; Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - INSTITUTO DE NUTRIÇÃO DA UERJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudia Valéria Cardim da Silva;

Michael Eduardo Reichenheim

Violência familiar e desnutrição severa na infância: modelo teórico e estudo de confiabilidade dos instrumentos; 1996; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Michael Eduardo Reichenheim;

Michael Eduardo Reichenheim

Violência familiar e a ocorrência de desnutrição aguda grave: um estudo caso-controle e suas investigações ancilares; 2002; 230 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Michael Eduardo Reichenheim;

Claudia de Souza Lopes

Violência Familiar e Desnutrição Severa Na Infância; Modelo Teórico e Estudo de Confiabilidade dos Instrumentos; 1996; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Claudia de Souza Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEZZAVILLA, RAQUEL DE SOUZA ; FERREIRA, MARINA DE FIGUEIREDO ; CURIONI, CINTIA CHAVES ; LINDSAY, ANA CRISTINA ; Hasselmann, Maria Helena . Intimate partner violence and breastfeeding practices: a systematic review of observational studies. Jornal de Pediatria , v. 94, p. 226-237, 2017.

  • HASSAN, BRUNA KULIK ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; Hasselmann, Maria Helena . Maternal mental health and nutritional status of six-month-old infants. Revista de Saúde Pública (Online) , v. 50, p. 1-7, 2016.

  • Hasselmann, Maria Helena ; LINDSAY, ANA CRISTINA ; SURKAN, PAMELA J. ; VIANNA, GABRIELA VASCONCELLOS DE BARROS ; WERNECK, GUILHERME L. . Intimate partner violence and early interruption of exclusive breastfeeding in the first three months of life. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. 1-5, 2016.

  • MEZZAVILLA, RAQUEL DE SOUZA ; Hasselmann, Maria Helena . Physical intimate partner violence and low birth weight in newborns from primary health care units of the city of Rio de Janeiro. Revista de Nutricao , v. 29, p. 357-366, 2016.

  • DA ROCHA, THALITA FIALHO ; Hasselmann, Maria Helena ; CHAVES CURIONI, CÍNTIA ; BEZERRA, FLÁVIA FIORUCI ; FAERSTEIN, EDUARDO . Alcohol consumption is associated with DXA measurement of adiposity: the Pró-Saúde Study, Brazil. European Journal of Nutrition (Print) , v. 1, p. 1, 2016.

  • LINDSAY, A. C. ; WALLINGTON, S. F. ; GREANEY, M. L. ; HASSELMAN, M. H. ; TAVARES MACHADO, M. M. ; MEZZAVILLA, R. S. . Brazilian Immigrant Mothers Beliefs and Practices Related to Infant Feeding: A Qualitative Study. JOURNAL OF HUMAN LACTATION , v. 1, p. 1, 2016.

  • LINDSAY, ANA CRISTINA ; WALLINGTON, SHERRIE F. ; GREANEY, MARY L. ; HASSELMAN, MARIA H. ; MACHADO, MARCIA M. T. ; MEZZAVILLA, RAQUEL S. ; DETRO, BARBARA M. . Sociocultural and Environmental Influences on Brazilian Immigrant Mothers? Beliefs and Practices Related to Child Feeding and Weight Status. MATERNAL AND CHILD HEALTH JOURNAL , v. 21, p. 1085-1094, 2016.

  • GONÇALVES, ADRIANY CRISTINE SANTOS ; FERREIRA, MARINA DE FIGUEIREDO ; Hasselmann, Maria Helena ; FAERSTEIN, EDUARDO . O efeito da amamentação na massa óssea de mulheres na pós-menopausa: revisão sistemática de estudos observacionais. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 15, p. 265-278, 2015.

  • Ana Maria Lourenço ; Taquette, S.R. ; Hasselmann, Maria Helena . Violência familiar e índice de massa corporal em adolescentes atendidos no Programa Bolsa Família numa unidade básica de saúde'.. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 645-656, 2014.

  • Morgado, C. ; HASSELMANN, M. H. ; WERNECK, Guilherme Loureiro . Rede e apoio social e práticas alimentares de crianças no quarto mês de vida. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 367-376, 2013.

  • Fernades, TA ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; Hasselmann, Maria Helena . Prepregnancy weight, weight gain during pregnancy, and exclusive breastfeeding in the first month of Life in Rio de Janeiro, Brazil.. Journal of Human Lactation , v. 28, p. 55-61, 2012.

  • RIBEIRO, R. S. ; Ana M. O. Assis ; Hasselmann, Maria Helena ; Letícia M. dos Santos ; Elizabete de J Pinto ; Laura C. Rodrigues . Influence of domestic violence on the association between malnutrition and low cognite development. Jornal de Pediatria (Impresso) , v. 88, p. 149-154, 2012.

  • WERNECK, Guilherme Loureiro ; Hasselmann, Maria Helena ; Gouvêa, Thaise Gasser . Panorama dos estudos sobre nutrição e doenças negligenciadas no Brasil.. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 39-62, 2011.

  • Lourenço, A.M. ; Taquette, S.R. ; Hasselmann, Maria Helena . Avaliação nutricional: antropometria e conduta nutricional na adolescência. Adolescência & Saúde (UERJ) , v. 8, p. 51-58, 2011.

  • Santos, Dirlane S. ; Santos, Darci Neves ; Cássia Ribeiro Silva, Rita ; HASSELMANN, M. H. ; Barreto, Maurício L. . Maternal common mental disorders and malnutrition in children: a case control study. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology , p. 1-8, 2010.

  • WERNECK, Guilherme L ; HASSELMANN, M. H. . Intoxicação exógena em crianças menores de 6 anos atendidas em hospitais da região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista da Associação Médica Brasileira (1992. Impresso) , v. 55, p. 302-307, 2009.

  • HASSELMANN, M. H. ; FAERSTEIN, E. ; WERNECK, Guilherme L ; CHOR, D. ; LOPES, C. S. . Association between abdominal circumference and hypertension among women: the Pró-Saúde Study. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 25, p. 1187-1191, 2008.

  • HASSELMANN, M. H. ; WERNECK, Guilherme L ; SILVA, C. V. C. . Symptoms of postpartum depression and early interruption of exclusive breastfeeding in the first two months of life. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 24, p. s341-s352, 2008.

  • REICHENHEIM, Michael Eduardo ; MORAES, C. L. ; SZKLO, A. ; HASSELMANN, M. H. ; SOUZA, E. R. ; LOZANA, J. A. ; FIGUEIREDO, V. C. . The magnitude of intimate partner violence in Brazil:portraits from 15 capital cities and the Federal District. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Brasil, v. 22, n.2, p. 425-438, 2006.

  • WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSELMANN, M. H. ; Phebo LB ; Vieira DE ; Gomes VL . Tentativas de suicídio em um hospital geral no Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 22, p. 2201-2206, 2006.

  • HASSELMANN, M. H. ; RECHENHIEM, M. E. . Parental violence and the occurrence of severe and acute malnutrition in childhood. Paediatric and Perinatal Epidemiology, Bristol, UK. Paediatric and Perinatal Epidemiology , v. 20, p. 229-311, 2006.

  • WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSELMANN, M. H. . Intoxicações exogénas em hospitais da região metropolitana do Rio de Janeiro. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , Brasil, v. 13, n.3, p. 767-778, 2005.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael E. . Adaptação Transcultural da Versão em Português da Conflict Tactics Scales Form R (CTS-1), usada para aferir violência no casal: equivalências semântica e de mensuração. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , 2003.

  • MORAES, C. L. ; HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael . Adaptação transcultural para o português do instrumento Revised Conflict Tactics Scales (CTS2) utilizados para identificar violência entre casais.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 18, n.1, p. 163-176, 2002.

  • REICHENHEIM, Michael Eduardo ; HASSELMANN, M. H. . Minimizando perdas e maximizando eficiência na detecção de casos de desnutrição aguda severa. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 35, n.1, p. 60-65, 2001.

  • MORAES, C. L. ; REICHENHEIM, Michael ; HASSELMANN, M. H. . Equivalência semântica da versão em português do instrumento AAS usado no rastreamento de violência contra mulher grávida. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , no prelo, 2000.

  • REICHENHEIM, Michael Eduardo ; HASSELMANN, M. H. . Pesquisa sobre Padrões de Vida (PPV): Avaliação da qualidade das informações antropométricas referentes às crianças abaixo de 5 anos. Estudos em Saúde Coletiva , v. 198, p. 1-39, 2000.

  • REICHENHEIM, Michael E. ; HASSELMANN, M. H. ; MORAES, C. L. . Conseqüências da violência Familiar na saúde da criança e do adolescente: Contribuições para a eleboração de propostas de ação. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 04, n.01, p. 109-122, 1999.

  • HASSELMANN, M. H. ; LOPES, C. S. ; REICHENHEIM, Michael E. . Confiabilidade das aferições de um estudo sobre violência familiar e desnutrição severa na infância. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , Rio de Janeiro, v. 32, n.05, p. 437-446, 1998.

  • Kac, G. ; HASSELMANN, M. H. ; Sichieri, R. . Epidemiologia Nutricional. In: Medronho, R.A.; Bloch, K.; Raggio Luiz, R. ; Werneck, G.L.. (Org.). Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2008, v. 1, p. 577-591.

  • REICHENHEIM, Michael E. ; HASSELMANN, M. H. . Um novo perfil da criança desnutrida:A violência doméstica pode estra por trás de casos residuais de desnutrição. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 maio 1997.

  • Raquel Mezzavilla ; Gabriela Vianna ; Hasselmann, Maria Helena . PRÁTICAS ALIMENTARES EM CRIANÇAS NO 4° MÊS DE VIDA. In: World Nutrition, 2012, Rio de Janeiro. World Nutrition, 2012.

  • Oliveira, C. ; SILVA, C. V. C. ; Hasselmann, Maria Helena . ASSOCIAÇÃO DA INTERRUPÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO COM A RETENÇÃO. In: World Nutrition, 2012, Rio de Janeiro. World Nutrition, 2012.

  • Gabriela Vianna ; Hasselmann, Maria Helena . Violência entre parceiros íntimos e práticas alimentares em crianças com um mês de vida. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011. v. 1. p. 45.

  • HASSAN, B. K. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; Hasselmann, Maria Helena . Saúde Mental Materna e estado nutricional de crianças aos seis meses de vida.. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011. v. 1. p. 98.

  • Lourenço, A.M. ; Taquette, S.R. ; Hasselmann, Maria Helena . VIOLÊNCIA FAMILIAR E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NUMA UNIDADE DE SAÚDE. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011. v. 1. p. 35.

  • Silva, G.B. ; Hasselmann, Maria Helena ; SILVA, C. V. C. . Transtornos mentais comuns e excesso de peso no pós-parto tardio.. In: II World Congress of Public Health Nutrition; I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010, Porto - Portugal. II World Congress of Public Health Nutrition I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010. v. 01. p. 335-335.

  • Gouvêa, Thaise Gasser ; Hasselmann, Maria Helena ; Silva, Fernando Oliveira ; Costa, Carlos ; WERNECK, Guilherme Loureiro . Factors associated to Montenegro skin test positivity among neighbors of confirmed visceral leishmaniasis cases, Teresina ? Piauí. In: 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010, Uberaba - MG. 26ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 14ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010. v. 01. p. 17-17.

  • FERNANDES, T. A. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSELMANN, M. H. . Ganho de peso na gestação e interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida. In: II World Congress of Public Health Nutrition; I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010, Porto - Portugal. II World Congress of Public Health Nutrition I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010. v. 01. p. 334-334.

  • Morgado, C. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSELMANN, M. H. . REDE E APOIO SOCIAL E PRÁTICAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS NO QUARTO MÊS DE VIDA. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva., 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro, 2009.

  • HASSELMANN, M. H. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; SILVA, C. V. C. ; HASSAN, B. K. ; Silva, G.B. . VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS E INTERRUPÇÃO PRECOCE DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO EM CRIANÇAS COM UM MÊS DE VIDA. In: XV Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago - Chile. Anais XV Congreso Latinoamericano de Nutrición. Chile, 2009. v. SUPL. p. 475.

  • FERNANDES, T. A. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSELMANN, M. H. . EXCESSO DE PESO MATERNO E INTERRUPÇÃO PRECOCE DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO PRIMEIRO MÊS DE VIDA ? RIO DE JANEIRO, BRASIL. In: XV Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Chile -Santiago. XV Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2009. v. SUPL.

  • Gachet, G.F. ; Silva, G.B. ; Machado, A.J.F. ; SILVA, C. V. C. ; HASSELMANN, M. H. . Ganho de peso durante a gravidez em adolescentes atendidas em unidades de saúde do município do Rio de Janeiro. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008. v. maio.

  • LEITE, E. P. ; HASSAN, B. K. ; FLOR, R. B. ; Venceslau, E. ; HASSELMANN, M. H. . Fatores associados a interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008. v. maio.

  • HASSELMANN, M. H. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; SILVA, C. V. C. . Pospartum depression symptoms and early interruption of exclusive breastfeeding in the two first months of life. In: VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia & XVIII IEA World Congress Epidemiology, 2008, Porto Alegre - Brasil. revista Brasileira de Epidemiologia. São Paulo - Brasil: Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008. v. 1.

  • WERNECK, Guilherme Loureiro ; Rufino, T. ; Almeida, N. ; Mendes, C. ; Borges, C. ; Marinho, C. ; Pereira, C. ; Aguiar, C. ; HASSELMANN, M. H. . Atenção às tentativas de suicídio em nove hospitais do Rio de Janeiro, Brasil. In: II Congresso da Associação de Suicidologia da America Latina e Caribe, 2007, Belo Horizonte. II Congresso da Associação de Suicidologia da America Latina e Caribe, 2007. v. 1. p. 45-45.

  • HASSELMANN, M. H. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; FLOR, R. B. ; SILVA, C. V. C. . The association between social support, maternal depression and exclusive breastfeeding in the first month of life in Rio de Janeiro, Brazil. In: Society for pediatric and perinatal epidemiologic research - Annual Meeting, 2007, Boston - U.S.A.. Society for pediatric and perinatal epidemiologic research - Annual Meeting, 2007. v. 1. p. 124-124.

  • FLOR, R. B. ; HASSELMANN, M. H. . FATORES PSICOSSOCIAIS ASSOCIADOS AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO. In: Semana de Iniciação Científica - UERJ, 2007, Rio de Janeiro. Semana de Iniciação Científica - UERJ, 2007. v. 2007.

  • PHEBO, Luciana ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSELMANN, M. H. ; RUFINO, Teodora ; MENDES, Corina ; ALMEIDA, Neli ; BORGES, Celia ; MARINHO, Cristina ; PEREIRA, Claudia . Suicide attempts in nine general hospitals in Rio de Janeiro, Brazil. In: 8th World Conference on Injury Prevention and Safety Promotion 2006, 2006, Durban. 8th World Conference on Injury Prevention and Safety Promotion 2006, 2006. v. 1. p. 916-916.

  • HASSELMANN, M. H. ; SILVA, C. V. C. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSAN, B. K. ; FLOR, R. B. . Depressão Pós-Parto e Situação de Risco de Desmame no Primeiro Mês de Vida. In: 14 Congreso Latino Americano de Nutrição, 2006, Florianópolis. 14 Congresso Latino Americano de Nutrição, 2006.

  • CASTRO, Luciana M. Cerqueira ; ROTEMBERG, Sheila ; HASSELMANN, M. H. ; GUGELMIN, Sílvia Angela ; GARCIA, Maria Fátima Menezes ; BARBOSA, P. V. ; ROSADO, C. P. ; RITO, R. ; DAMIÃO, Jorginete ; MALDONADO, L. A. . Prática do Profissional de Saúde em Relação a Introdução de Alimentos em Crianças Menores de Um Ano, Rio de Janeiro, 2005. In: 8 Congresso Brasileiro deSaúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. 8 Congresso Brasileiro deSaúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • HASSELMANN, M. H. ; FAERSTEIN, E. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; LOPES, C. S. ; CHOR, D. . CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL & PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM MULHERES: ESTUDO PRÓ-SAÚDE. In: 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. 8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

  • BARBOSA, F. DOS S. ; FAERSTEIN, E. ; CHOR, D. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; HASSELMANN, M. H. ; LOPES, C. S. . Eventos de vida produtores de estresse e acidentes de trabalho: Estudo Pró-Saúde.. In: VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva / XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva / XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva, 2006. v. 1.

  • SILVA, C. V. C. ; HASSELMANN, M. H. ; Oliveira, C. ; WERNECK, Guilherme Loureiro . Ganho de peso na gestação e retenção de peso no pós-parto em mulheres atendidas em serviços de saúde do município do Rio de Janeiro - Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva / XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva / XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva, 2006. v. 1.

  • HASSAN, B. K. ; FLOR, R. B. ; HASSELMANN, M. H. . Situação de aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida: um olhar sobre o apoio social. In: Semana de Iniciação Científica - UERJ, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Iniciação Científica - UERJ, 2006. v. 2006.

  • CASTRO, Luciana M. Cerqueira ; ROSADO, Carolyne Pimentel ; BAPTISTA, Nathália Oliveira ; ROTENBERG, Sheila ; MALDONADO, Luciana A ; GUGELMIN, Silvia Angela ; DAMIÃO, Jorginete de Jesus ; GARCIA, Maria Fátima Menezes ; HASSELMANN, M. H. ; RITO, Rosane . Concepções e práticas alimentares na infância a partir das falas de mães de crianças menores de dois anos. In: Nutrire, 2005, São Paulo. Nutrire, 2005. v. 30. p. 125-125.

  • REICHENHEIM, Michael Eduardo ; HASSELMANN, M. H. . Parental violence and the occurrence of severe and acute malnutrition in childhood In: European Congress of Epidemiology. In: European Congress of Epidemiology, 2004, Porto. Journal of Epidemiology and Community Health. BMJ Publishing Group Ltd, 2004. v. 58.

  • Gugelimin, S. ; HASSELMANN, M. H. ; FERREIRA, A. A. ; SANTOS, R. V. . Fatores associados à desnutrição em crianças Xavante, Terra Indígena Sangradouro. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004. v. esp.

  • BARBOSA, F. S. ; WERNECK, Guilherme L ; HASSELMANN, M. H. ; FAERSTEIN, E. ; LOPES, C. S. ; CHOR, D. . A relação entre eventos de vida produtores de estresse e acidentes de trabalho: Estudo Pró-Saúde. In: VI Cingresso de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004. v. esp..

  • DIAS, Alessandra ; HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael . Revisão Sistemática da Literatura sobre a Concomitância da Violência Familiar no Casal e a Ocorrência de Violência Familiar contra Criança. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília/Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2003. v. 8. p. 217-217.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael Eduardo . O Papel da Intensidade e Gravidade das Violências entre os Pais e a Ocorrência de Desnutrição Aguda Grave na Infância. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasília/Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2003. v. 8. p. 860-860.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael . Análise de Fatores da versão em português (Brasil) das Conflict Tactics Scales -FormR (CTS-1) usada na aferição de violência familiar. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. v. Supl.E. p. 446-446.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael . Relação entre violência física conjugal e desnutrição aguda grave na infância. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. v. Supl.E. p. 36-36.

  • WERNECK, Guilherme L ; HASSELMANN, M. H. ; LUCIANA, Phebo B. ; VIEIRA, Denise E. ; GOMES, Vera O . Monitoramento de casos de tentativa de suicídio no Hospital Getúlio Vargas (HEGV), Rio de Janeiro: Projeto Viva Vida. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. p. 134-134.

  • HASSELMANN, M. H. ; WERNECK, Guilherme L ; VILHENA, Roberta . Desigualdade de renda, pobreza, analfabetismo e suicídio no Rio de Janeiro, 1986-95. In: Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2002. p. 134-134.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael E. . Equivalência transcultural: Avaliando as equivalências semântica e de mensuração da versão em português das Conflict Tactics Scales 1 (CTS1). In: VI Congresso de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Bahia . Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2000. v. 5. p. 314-314.

  • MORAES, C. L. ; HASSELMANN, M. H. ; Almeida, F. F. ; Kunisawa, J.T. ; REICHENHEIM, Michael E. . Rastreamento dos instrumentos de aferição epidemiológicos na área de violência familiar. In: Vi Congresso de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Bahia. Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2000. v. 5. p. 313-313.

  • REICHENHEIM, Michael E. ; HASSELMANN, M. H. ; MORAES, C. L. . Equivalência semântica da versão em português do instrumento Abuse Assessement Screen (AAS) usado no rastreamento de violência contra mulher durante a gravidez. In: Vi Congresso de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Bahia. Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2000. v. 5. p. 568-568.

  • REICHENHEIM, Michael E. ; MORAES, C. L. ; HASSELMANN, M. H. . Equivalência transcultural de instrumentos para uso na pesquisa epidemiológica em violência familiar: O exemplo da CTS2. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Bahia. Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2000. v. 5(sup). p. 568-568.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael . Evaluating measurement equivalence: Psychometric of portuguese version of the Conflict Tactics Scales - (CTS1). In: Victimization of Children & Youth: An International Research Conference, 2000, New Hempshire. E.U.A.. Victimization of Children & Youth: An International Research Conference, 2000. p. E12-E12.

  • MORAES, C. L. ; HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael Eduardo . Portuguese version of Conflict Tactics Scales -2 (CTS2): A Transcultural Perspective. In: Victimization of Children & Youth: An International Research Conference, 2000, New Hemphshire. E.U.A.. Victimization of Children & Youth: An International Research Conference, 2000. p. E13-E13.

  • RECHENHIEM, M. E. ; MORAES, C. L. ; HASSELMANN, M. H. . Transcultural adaptation: Evaluating semantic equivalence of the portuguese version of the Abuse Assessement Screen (AAS). In: Victimization of Children & Youth: An International Research Conference, 2000, New Hempshire. E.U.A.. Victimization of Children & Youth: An International Research Conference, 2000. p. E55-E55.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael E. ; MORAES, C. L. . Violência familiar e suas conseqüências na saúde da criança e adolescente: Contribuições para o enfrentamento do problema. In: I Congresso Internacional: Família e Violência, 1999, Florianópolis. SC. Brasil. Congresso Internacional Família e Violência. Livro de Programa. Livro de Resumos, 1999. p. 176-176.

  • REICHENHEIM, Michael ; HASSELMANN, M. H. ; MORAES, C. L. . Sobre a necessidade de avaliar a qualidade dos instrumentos e processos de aferição em estudos de violência familiar.. In: I Congresso Internacional: Família e Violência, 1999, Florianópolis. S.C. Brasil. Congresso Internacional Família e Violência. Livro de Programa. Livro de Resumo., 1999.

  • MORAES, C. L. ; REICHENHEIM, Michael E. ; HASSELMANN, M. H. . Equivalência de tradução do questionário - "Abuse Assessement Screen"(AAS). In: I Congresso Internacional: Família e Violência, 1999, Florianópolis. S.C. Brasil. Congresso Internacional Família e Violência. Livro Programa. Livro Resumo, 1999. p. 214-214.

  • MORAES, C. L. ; HASSELMANN, M. H. ; DIAS, Alessandra ; SILVA, Rosilaine ; REICHENHEIM, Michael E. . Equivalência entre as informações de peso pré-gestacional obtidas do prontuário médico e através do recordatório pós-parto de mulheres atendidas no Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, Rio de Janeiro. In: I Congresso Latino Americano de Nutrição Humana, 1999, Gramado -RS. I Congresso Latino Americano de Nutrição Humana, 1999. p. 080-080.

  • DIAS, Alessandra ; HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael E. ; SILVA, Rosilaine Santarém da . Padronização das medidas antropométricas de um estudo sobre violência e desnutrição severa na infância - Fase II. In: 51 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1999, Porto Alegre - RS. 51 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 1999. p. 47-01.

  • HASSELMANN, M. H. ; REICHENHEIM, Michael E. . Equivalência de tradução das escalas táticas de conflitos. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Livro de Resumos, 1998.

  • HASSELMANN, M. H. ; LOPES, C. S. ; REICHENHEIM, Michael E. . Confiabilidade das aferições de um estudo sobre violência familiar e desnutrição severa na infância. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Livro de Resumos, 1998.

  • HASSELMANN, M. H. ; MORAES, C. L. ; REICHENHEIM, Michael E. . Violência doméstica e saúde infantil: Uma proposta de classificação dos estudos sobre o tema. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Epidemilogia. Livro de Resumos, 1998.

  • REICHENHEIM, Michael E. ; HASSELMANN, M. H. . Otimizando a efetividade e eficiência da captação dos sujeitos através da combinação de índices antropométricos. In: IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998, Rio de Janeiro. IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Livro de Resumos, 1999.

  • Ana Maria Lourenço ; HASSELMAN, MH . Associação entre maus-tratos familiares e excesso de peso e de gordura em escolares do município do Rio de Janeiro/RJ. Ciencia & Saude Coletiva , 2018.

  • Hasselmann, Maria Helena . Violência familiar e nutrição na infância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HASSELMANN, M. H. . Depressão pós-parto: apoio as mães e familiares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HASSELMANN, M. H. ; WERNECK, Guilherme Loureiro ; SILVA, C. V. C. . Associação entre depressão pós-parto e aleitamento materno exclusivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Carlos Silva ; Hasselmann, Maria Helena . Violência entre escolares: percepção do estudante sobre sua relação com a escola e a família. Monitoramento da Saúde Escolar 2011 (Trabalho completo: texto para discussão).

  • SILVA, C. V. C. ; HASSELMANN, M. H. . Cenário Nutricional no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro: Pontos para Reflexão. II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Secretaria de Ação Social do Estado do Rio de Janeiro., 2007 (Trabalho completo: texto para discussão).

  • REICHENHEIM, Michael Eduardo ; MORAES, C. L. ; SZKLO, A. ; HASSELMANN, M. H. ; SOUZA, E. R. ; LOZANA, J. A. ; FIGUEIREDO, V. C. . Magnitude da violência entre parceiros íntimos no Brasil: retratos de 15 capitais e Distrito Federal. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva. 11th World Congress on Public Health, 2006 (Resumo Expandido).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZALUAR, A. ; REICHENHEIM, Michael Eduardo ; MONTEIRO, M. ; SCHIRAI, M. ; BEATO, C. ; MORAES, C. L. ; HASSELMANN, M. H. . Complexidade da Violência: Determinantes e Conseqüências. 1998.

ALCANTARA, A. S. ; HASSELMANN, M. H. . Aleitamento e Depressão. 2008. (Entrevista).

FILGUERAS, R. ; Hasselmann, Maria Helena . Depressão pós-parto aumenta risco de desmame precoce. 2008. (Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    O IMPACTO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR NO CRESCIMENTO NA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE COORTE FASE III, Descrição: Introdução: Apesar das crescentes evidências acerca da relação entre exposição à violência familiar e crescimento inadequado na infância, ainda são poucos os estudos epidemiológicos longitudinais que exploram essa associação. Objetivo: Avaliar o papel da violência familiar no processo de determinação do crescimento na infância. Método: Coorte de 258 recém-nascidos com aferições de peso, comprimento e exposição à violência familiar ao longo dos 12 primeiros meses de vida. Este projeto dará continuidade ao acompanhamento do estado nutricional dessas crianças, agora com idades entre 4 e 7 anos. Para isto os responsáveis pelas crianças serão contatados por telefone e por telegrama-convite postado pelas unidades de saúde, e convidadas a retornarem as unidades de saúde para participarem desta etapa da pesquisa. Uma criança será considerada com déficit de crescimento ou com obesidade quando encontrar-se abaixo do ponto de corte de escore-z de -2 desvios padrão (DP) segundo o índice estatura-para-idade e quando encontrar-se acima do ponto de corte de escore-z de +3DP segundo o índice peso-para-estatura, respectivamente, resultante da comparação das medidas de cada criança com as do padrão de referência (OMS, 2006). Para aquelas maiores de 5 anos o ponto de corte para obesidade será acima de escore-z de +2DP segundo o IMC-para-idade, padrão da OMS (2007). As exposições centrais serão violência entre parceiros íntimos e dos pais contra criança aferidas por meio de versões em português de instrumentos adaptados a nossa cultura. Associações entre violência familiar e o estado nutricional serão captadas seccional e longitudinalmente, sendo o crescimento classificado de forma dicotômica (adequado/inadequado), multinomial (eutrofia, magreza e excesso de peso) ou contínua (escores-z). As associações serão expressas em termos de razões de prevalências, razões de risco e coeficientes de regressão linear, com seus respectivos intervalos de 95% de confiança (IC95%), respectivamente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - Atual

    ESTADO NUTRICIONAL E SAÚDE MENTAL NA GESTAÇÃO E NO PÓS-PARTO: ESTUDO PROSPECTIVO COM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO ANINHADO, Descrição: A depressão e a ansiedade são duas vezes mais prevalentes nas mulheres do que em homens, sendo ainda mais frequentes no puerpério. Estudos revelam que 14% a 50% das mães são acometidas por desordens mentais neste período. Diversos fatores vêm sendo apontados como associados à depressão pós-parto (DPP), entre eles, a posição socioeconômica, o histórico de doenças psiquiátricas, a exposição à violência familiar, e o suporte social. Mais recentemente, estudos epidemiológicos sugerem uma associação entre o baixo nível pós-gestacional de um ácido graxo essencial de cadeia longa da família n-3, o DHA (ácido docohexaenóico), e a ocorrência de DPP. A presente proposta de investigação trata de um estudo do tipo coorte prospectivo com quatro ondas de seguimento e com um ensaio clínico randomizado aninhado, em gestantes residentes no município do Rio de Janeiro. O objetivo geral consiste em descrever a magnitude e identificar fatores associados a saúde mental durante a gestação e no pós parto com ênfase no estado nutricional materno. Os dois principais objetivos específicos são: (i) Avaliar o efeito da saúde mental materna no padrão de ocorrência de desfechos materno-infantis selecionados, considerando o efeito de outros fatores determinantes e (ii) Verificar a eficácia da suplementação de doses diárias de ômega-3 em gestantes que apresentem fatores de risco para a DPP. A coorte terá entrada livre pelo período de 12 meses. O protocolo prevê mapeamento da saúde mental materna (transtornos mentais comuns ?TMC- e depressão, por exemplo) e monitoramento do estado nutricional de 423 mulheres durante toda a gestação. As mulheres serão monitoradas (entrevistadas) três vezes durante a gestação. Todas as mulheres serão acompanhadas durante toda a gestação, constituindo a coorte. Ao início do segundo trimestre gestacional, as grávidas identificadas como risco para a DPP serão convidadas a fazer parte do ensaio clínico e alocadas aleatoriamente em três grupos de intervenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Helena Hasselmann - Integrante / Gilberto Kac - Coordenador / JUliana Vaz - Integrante.Número de orientações: 1

  • 2008 - Atual

    CURVA BRASILEIRA DE GANHO DE PESO GESTACIONAL: ESTUDO MULTICÊNTRICO EM OITO CAPITAIS, Descrição: Introdução: O estado nutricional materno no início da gestação e o ganho de peso adequado durante este período têm repercussões na saúde da mulher e da criança. Justificativa: Internacionalmente, é amplo o debate sobre a escolha de novos indicadores. Desde 1990, instituições como o Instituto de Medicina Americano (IOM) e a Organização Mundial de Saúde têm preconizado o uso do Índice de Massa Corporal (IMC) por semana gestacional. No Brasil, o Ministério da Saúde têm recomendado o uso da curva de Atalah e colaboradores (1997) em conjunto com as estimativas do ganho de peso gestacional propostas pelo IOM. O uso da curva de Atalah e colaboradores (1997) deve ser revisto, já que a mesma apresenta limitações importantes que justificam a sua substituição. Objetivo: Construir e validar curva com dados sobre a evolução do ganho de peso gestacional expressa em unidades de IMC que possa ser utilizada como referência para ações de atenção à saúde nutricional pré-natal. Métodos: Estudo prospectivo (nove visitas durante a gravidez e 1 no pós-parto) multicêntrico a ser realizado em oito capitais brasileiras. O presente projeto prevê financiamento apenas para o centro do Rio de Janiero. A previsão é haja coleta de dados antropométricos (peso e estatura) e de diversas outras variáveis. As gestantes deverão obedecer aos seguintes critérios de elegibilidade: ter entre 8-10 semanas de gestação e ter ≥ 18 e < 40 anos. O IMC será o indicador base para a construção da curva de referência que deverá estar associada à ocorrência de desfechos fetais e maternos favoráveis. A análise deverá envolver o cálculo de prevalências dos desfechos selecionados, capacidade preditiva da curva em captar os desfechos em estudo e medidas repetidas. Resultados esperados: Espera-se que com os dados da nova curva de ganho de peso, o diagnóstico e acompanhamento nutricional de gestantes passem a ser feitos de forma mais acurada qualificando ainda mais ações ligadas à atenção nutricional no pré-natal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2007 - 2010

    Epidemiologia da violência familiar contra crianças, mulheres e idosos no Rio de Janeiro, Descrição: Apesar da violência familiar (VF) ser descrita desde a Antigüidade, somente há cerca de 30 anos é que o tema vem sendo efetiva e sistematicamente discutido por pesquisadores da área de saúde. A importância dada ao fenômeno em várias esferas da sociedade civil vem crescendo em conseqüência das estatísticas alarmantes encontradas em vários paises, inclusive no Brasil. Aqui, este quadro se aninha perfeitamente ao encontrado em relação às violências em geral, configurando uma situação ?epidêmica? no âmbito da saúde pública que claramente necessita enfrentamento e, por conseguinte, a geração de conhecimento robusto que sustente ações coesas, efetivas e eficientes. Este pleito agrega vários projetos conexos sobre o tema, a serem desenvolvidos pela equipe de pesquisa do Programa de Investigação Epidemiológica em Violência Familiar (PIEVF), sediado no Instituto de Medicina Social da UERJ. Desde a sua instalação, as atividades do PIEVF têm se concentrado essencialmente em cinco enfoques. Quatro destes concernem áreas de pesquisa, a saber, i) avaliações de magnitude e caracterização da violência familiar em nível populacional; ii) avaliações de violência familiar no âmbito dos serviços de saúde; iii) violência familiar como fator de propensão a efeitos deletérios à saúde da criança, da mulher e idosos; e iv) estudos metodológicos conexos. Visando ampliar o conhecimento sobre o objeto em nosso meio, este pleito concerne sete subprojetos que abordam diferentes facetas da violência familiar - estratégias de detecção, magnitude do problema, conseqüências na saúde - nestes subgrupos populacionais. Como mais bem detalhado no projeto em anexo, os subprojetos têm como objetivos principais: i) avaliar o papel da violência entre parceiros íntimos (VPI) durante a gestação e pós-parto no desmame precoce (subprojeto 1); ii) estudar se a VPI durante a gestação e pós-parto imediato pode ser considerada um dos fatores de risco para a depressão no período pós-natal (subprojeto 2); iii) analis. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - Atual

    O IMPACTO DA VIOLÊNCIA FAMILIAR, DOS CUIDADOS MATERNOS COM A CRIANÇA E DO APOIO SOCIAL NO CRESCIMENTO INFANTIL: UM ESTUDO DE COORTE, Descrição: Apesar das indicações de que possa existir uma possível associação entre a estrutura psicoafetiva familiar e desenvolvimento e crescimento infantil, a relação entre violência no âmbito familiar, cuidados maternos e apoio social e crescimento infantil não foi ainda explorada em estudos epidemiológicos. Nessa perspectiva, é que se insere a proposta para a elaboração deste estudo, cujo objetivo central é contribuir para o entendimento do papel da violência familiar, dos cuidados maternos com a criança e do apoio social no processo de determinação do crescimento infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Helena Hasselmann - Coordenador / Guilherme L Werneck - Integrante / Silvia Gugelmin - Integrante / Claudia Valéria Cardim da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 11

  • 2004 - 2008

    Práticas alimentares em menores de 1 ano: um estudo em 2 mun, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivos analisar as práticas alimentares de crianças menores de um ano a partir da compreensão das concepções e experiências das mães e profissionais de saúde sobre a alimentação infantil e os fatores associados à esta prática. O projeto se subdivide em três blocos. O primeiro que consiste na análise do banco de dados do estudo sobre as "Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida", desenvolvido em 2003 pela Secretaria de Estado de Saúde em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, aplicado durante as campanhas de vacinação. Neste estudo, as crianças serão caracterizadas quanto à situação das práticas alimentares, com ênfase na análise da oportunidade da alimentação complementar. O segundo e terceiro, voltam-se para a "identificação das concepções e experiências de mães e profissionais sobre as práticas alimentares de crianças menores de um ano" realizado através de entrevistas semi-estruturadas com as mães ou responsáveis pelo cuidado das crianças. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Helena Hasselmann - Integrante / Claudia Valéria Cardim da Silva - Integrante / Sílvia Angela Gugelmin - Integrante / Luciana Maria Cerqueira Castro - Coordenador / Sheila Rotemberg - Integrante / Jorginete Damião - Integrante / Luciana Maldonato - Integrante / Rosana Rito - Integrante / Maria de Fátima Menezes Garcia - Integrante.

  • 2000 - 2006

    Inquérito domiciliar sobre comportamentos de risco e morbida, Descrição: O Projeto em si está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e cobre 15 capitais de estados da federação: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, além do Distrito Federal. É o principal pilar e a linha de base para a estruturação de um sistema de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no Ministério da Saúde cuja finalidade é subsidiar o planejamento de programas de prevenção e controle desses agravos. A população alvo da pesquisa é constituída de pessoas de 15 anos ou mais. A partir dos dados do Censo 2000, desenhou-se uma amostra por conglomerados autoponderada com dois estágios de seleção. A instrumentação do inquérito é multidimensional. Desenhou-se um questionário com perguntas pré-codificadas que abordam 14 módulos sobre os temas (a) situação de saúde, (b) hipertensão, (c) diabetes, (d) tabagismo, (e) dieta e álcool, (f) exposição solar, (g) exposição ocupacional, (h) atividade física, (i) comportamento e práticas de pessoas do sexo feminino quanto aos exames de detecção precoce de câncer de colo de útero e mama, (j) morbidade referida, (k) acidentes de trânsito, (l) violência contra a mulher, (m) qualidade de vida e (n) variáveis sócio-demográficas. O questionário foi desenvolvido a partir de três oficinas de trabalho envolvendo os técnicos do INCA e vários pesquisadores de notório conhecimento nos temas específicos do estudo e/ou em epidemiologia, estatística e demografia. Nestas oficinas, sob orientação do PIEVF, decidiu-se incluir o módulo sobre violência íntima contra a mulher (Conflict Tactics Scales - CTS1).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Helena Hasselmann - Integrante / Michael E Reichenheim - Coordenador / André SzKlo - Integrante / Claudia Leite - Integrante / Waleska Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro.

  • 1995 - 2002

    Violência Familiar e Ocorrência de Desnutrição Aguda Grave n, Descrição: Este trabalho envolve um estudo central, com o objetivo de examinar a violência no nível familiar como fator de risco para a desnutrição aguda e grave na criança, e duas outras investigações aninhadas, realizadas para dar suporte teórico e metodológico ao estudo principal.A primeira, sobre as conseqüências da violência familiar na saúde da criança e do adolescente eoutra, sobre a adaptação transcultural do instrumento utilizado para medir violência familiar (Conflict Tactics Scales 1 - CTS-1), originalmente desenvolvido na língua inglesa. A pesquisa principal teve um delineamento do tipo caso-controle de base secundária, com amostragem por densidade, ou seja, a seleção dos controles foi concorrente à seleção de casos mas sem pareamento no tempo. Os critérios de elegibilidade para a seleção de casos foram: (a) pertencer à faixa etária de 0 - 2 anos; (b) ter um núcleo familiar de referência e (c) estar hospitalizado por desnutrição aguda e grave. Os critérios de exclusão seguem o não cumprimento dos critérios de inclusão ou a presença de desnutrição aguda e grave determinada por causas orgânicas. O grupo controle foi formado por crianças de até dois anos completos, com núcleo familiar estabelecido e internadas nos hospitais selecionados devido a patologias cirúrgicas não-traumáticas. As informações foram obtidas a partir de entrevista com a mãe da criança. Utilizou-se um instrumento com perguntas fechadas, pré-codificadas, e outras abertas ou semi-abertas, para codificação posterior. A população final do estudo foi composta de 172 casos e de 345 controles. A partir da regressão logística não condicional, foram estimadas as razões de chances (odds ratio) associadas à violência entre os pais, ajustadas para fatores de confusão. Os resultados indicaram que agressão física marital aumentou o risco de desnutrição aguda grave.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição/ Depto. Nutrição Social. , Rua São Francisco Xavier 524, sala12001, Bloco D, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340679, Ramal: 221, Fax: (21) 25877218, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador

  • 1991 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2011

      Direção e administração, Instituto de Nutrição/ Depto. Nutrição Social, .,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Programa Pós graduação ANS.

    • 03/2008

      Ensino, Alimentação, Nutrição e Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Determinantes sociais do crescimento infantil, Aspectos Psicossociais da nutrição materno-infantil, Introdução ao Método Epidemiológico, Seminários de Dissertação

    • 06/2003

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, pesquisa em nutrição

    • 03/1994

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Biomédico, Departamento de Nutrição Social.,Linhas de pesquisa

    • 02/2004 - 03/2008

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, estágio supervisionado de nutrição em saúde pública

    • 03/2004 - 04/2004

      Ensino, Especialização em Nutrição Materno Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação nutricional

    • 06/2003 - 12/2003

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição em Saúde Pública

    • 09/2002 - 07/2003

      Direção e administração, CETREINA - Departamento de Bolsas e Estágios/SR-1, .,Cargo ou função, coordenador de atividades discentes.

    • 03/1996 - 12/2002

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Nutrição

    • 03/2002 - 06/2002

      Ensino, Especialização em Nutrição Materno Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Epidemiologia Nutricional Aplicada ao Grupo Materno Infantil

    • 03/2001 - 06/2001

      Ensino, Especialização em Nutrição Materno Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 03/2000 - 03/2001

      Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Nutrição Social.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 05/1998 - 04/1999

      Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Nutrição Social.,Cargo ou função, Sub-Chefe de Departamento.

    • 07/1998 - 12/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Nutrição/ Depto. Nutrição Social, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Área Fisica do Instituto de Nutrição.

    • 03/1996 - 12/1998

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição em Saúde Pública

    • 04/1997 - 04/1998

      Direção e administração, Centro Biomédico, Departamento de Nutrição Social.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 03/1992 - 03/1993

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição em Saúde Pública

    • 04/1991 - 03/1993

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Social

  • 1987 - 1993

    Universidade Gama Filho

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1991 - 12/1993

      Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Nutrição.,Cargo ou função, Sub-Coordenadora do Curso de Nutrição.

    • 03/1987 - 12/1993

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição Social

    • 03/1987 - 12/1992

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição em Saúde Pública

    • 03/1988 - 12/1991

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências da Saúde Pública