Aline Cristine da Silva Lima
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Pós graduada em Neuropsicologia pela Universidade Tiradentes. Atualmente trabalha como psicóloga clínica pela Plataforma Vittude.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Neuropsicologia
2015 - 2017
Universidade Tiradentes
Título: NEUROPSICOLOGIA E AUTISMO: PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA NOS PERIÓDICOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Orientador: Tâmara Regina Reis Sales
Graduação em Psicologia
2009 - 2014
Universidade Federal da Paraíba
Título: Os sofrimentos do jovem Werther: Reflexões em torno da Logoterapia
Orientador: Thiago A. Avellar de Aquino
Formação complementar
2018 -
Constelação Sistêmica. (Carga horária: 108h). , Instituto Constelar, IC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Abordagem Centrada na Pessoa.
Participação em eventos
"(Re) Pensando o Trabalho em Rede na Política da Assistência Social. 2014. (Outra).
XVII Encontro Nacional da Abrapso 2013 - Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos.Psicologia, arte, criação e criatividade: produções midiáticas nos espaços do Youtube. 2013. (Encontro).
XVII Encontro Nacional da Abrapso 2013 - Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos.Imagens, cenas, experimentações - estratégias de intervenção institucional na formação estética de educadores de arte. 2013. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME. Dependentes Químicos em Tratamento: Uma Análise do Perfil Sócio-demográfico. 2012. (Congresso).
III Encontro Norte-Nordeste da ABRAPSO - Vozes Guerreiras Bonitas que agregam: Políticas de resistência e criação.A contribuição da psicologia na abordagem Biopsicossocial da criança com câncer. 2012. (Encontro).
16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO.Discurso dos dependentes químicos sobre as drogas. 2011. (Encontro).
ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE PERDÃO DIREITOS HUMANOS E PAZ,. 2011. (Encontro).
II INTENSIVO DE DIREITO PENAL E PSICOLOGIA CRIMINAL. 2011. (Encontro).
II Simposio da ABRAPSO PARAIBA. 2011. (Simpósio).
IV Semana de Psicologia.Contribuições de atividades culturais e leitura na atenção psicossocial de idosos institucionalizados. 2011. (Encontro).
VII Encontro Regional de Estudantes de Psicologia Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).
XXI Congresso Brasileiro ABEAD. Perfil Sócio-Demográfico de Dependentes Químicos em Tratamento. 2011. (Congresso).
I FORUM DE PSICOLOGIA JURÍDICA E FORENSE. 2010. (Outra).
Produções bibliográficas
-
GOUVEIA, B. G. ; SOUSA, P. F. ; LIMA, A. C. S. ; RIBEIRO, L. C. M. ; OLIVEIRA, M. N. ; MEDEIROS, K. T. ; MACIEL, S. C. . Discurso dos dependentes químicos sobre as drogas. In: 16 Encontro Nacional ABRAPSO, 2011, Recife. DISCURSO DOS DEPENDENTES QUÍMICOS SOBRE AS DROGAS, 2011.
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Psicologia e arte na constituição dos sujeitos em espaços educativos: uso de imagens e textos coletivos como registro e como dispositivos de intervenção institucional em um Projeto de Formação de Educadores, Descrição: O presente trabalho permite o avanço no conhecimento sobre os processos de articulação entre pensamento e linguagem e a possibilidade inventiva de sujeitos e grupos. A pertinência ao grupo de pesquisa é identificável na medida em que se assenta em um campo teórico/prático onde a articulação entre psicologia educacional, arte, criação e criatividade se sobressaem. A partir da organização da literatura sobre os temas da pesquisa utilizando o banco de dados já identificado pela pesquisa 2012/2013, esse processo será redimensionado contribuindo para o desenvolvimento acadêmico do grupo de pesquisa ao qual esse projeto se filia. Com esse trabalho, estuda-se textos coletivos (depoimentos, debates e relatórios) produzidos como dispositivos ou registros de acontecimentos nas oficinas realizadas no Centro Cultural Piollin, esperando que seja possível organizar um dossiê de técnicas/dispositivos que instrumentalizem futuros projetos de intervenção institucional em espaços educativos. De acordo com os objetivos definidos, os resultados deste plano servirão para analisar os avanços da produção acadêmica na articulação entre a psicologia e arte, tendo como instrumento de apoio teórico os artigos produzidos por pesquisadores da área dirigidos para intervenções em espaços educativos. Espera-se, assim, que com o desenvolver desta pesquisa seja possível estabelecer um diálogo entre a psicologia e outras áreas, promovendo um novo olhar para as ações de intervenção institucional em espaços educativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Cristine da Silva Lima - Integrante / Ângela Maria Dias Fernandes - Coordenador.
-
2012 - 2013
Psicologia e arte na constituição dos sujeitos em espaços educativos ? articulações na produção acadêmica e em sites na internet, Descrição: A presente proposta de investigação atende à necessidade de aprofundamento das temáticas relacionadas à criação, arte e criatividade, identificados como elementos centrais nos estudos da subjetividade e da formação. Como objetivos desta proposta investigativa podemos situar: a - promover a sistematização e análise das produções bibliográficas em periódicos da área da psicologia educacional, indexados nas bases de dados Scielo e Pepsic, no período de 2007 a 2011, focalizando como campo discursivo: psicologia em articulação com os conceitos de criação, arte e, criatividade em contextos educacionais ou de formação e; b - promover a sistematização e análise das produções veiculadas em sites e vídeos postados no Google, analisando possíveis propostas de formação e/ou serviços e o teor das informações veiculadas na articulação entre psicologia e arte. Com base no material assim identificado e categorizado, tanto no Levantamento Bibliográfico Analítico quanto no mapeamento e catalogação dos sites e vídeos, será realizada uma análise contextualizada, no sentido de compreender a produção acadêmica e midiática flagrada como resultado de um movimento de forças. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Cristine da Silva Lima - Integrante / Ângela Maria Dias Fernandes - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Aline Cristine da Silva Lima. , Loteamento San Francisco, Santa Isabel, 57200000 - Penedo, AL - Brasil, Telefone: (75) 988471353, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 5
Outras informações:
Casa de Repouso São Vicente de Paulo - Lar de Idosos
2018 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga da Saúde, Carga horária: 20
Outras informações:
Psicóloga no Núcleo de Apoio Saúde da Família - NASF, pela Secretaria de Saúde do Município de Glória - Bahia
2018 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Emprego, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 10
Outras informações:
Proprietária do consultório PsicoNutri - Atua como psicóloga Clínica no município de Paulo Afonso - Bahia
2017 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga Educacional, Carga horária: 16
Outras informações:
Psicóloga educacional no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE, pela Prefeitura Municipal de Santa Brígida.
2014 - 2018
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Emprego, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 40
Outras informações:
Atualmente exerce a função de psicóloga no Espaço Reiki, na cidade de Paulo Afonso, Bahia
2014 - 2015
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor(a), Carga horária: 16
Outras informações:
Atua na Escola de Formação Técnica Josefa Gomes, ministrando as disciplinas Psicologia da Saúde e Psicologia Organizacional
2013 - 2014
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2012 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.,Linhas de pesquisa
2019 - Atual
VittudeVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações:
Realizo atendimento psicológico pela plataforma online Vittude
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Cristine da Silva Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?