Lucas Ferreira Costa
Advogado. Especialista em Direito e Processo civil pelo Instituto Elpídio Donizzeti. Graduado em Direito pela Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG). Bolsista do XV Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica (PBIC 2016/2017) da UniEvangélica, com financiamento da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP). Conciliador formado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em MBA EM GESTÃO EMPREENDEDORA
2024 - Atual
Especialização em Direito e Processo Civil
2019 - 2020
Instituto Elpidio Donizzeti
Título: Herança Digital
Graduação em Direito
2014 - 2018
Faculdade Evangélica de Goianésia
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
Ensino Médio (2º grau) interrompido em 2011
2010 - Atual
Escola Secundária da Amadora
Ano de interrupção: 2011
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação de Tutores para a UAB/UnB. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2023 - 2023
Como negociar e obter sucesso. (Carga horária: 4h). , Centro Cooperativo Sicoob, SICOOB, Brasil.
2023 - 2023
ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO. (Carga horária: 16h). , VOX2YOU ESCOLA DE ORATÓRIA, VOX2YOU, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em O futuro já chegou: inovar no direito é uma escolha?. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2022 - 2022
Formação em Direitos das Mulheres. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, SEDESE, Brasil.
2021 - 2021
Primeiros Passos na Advocacia. (Carga horária: 17h). , MeuCurso Inteligência e Tecnologia Educacional, MEUCURSO, Brasil.
2021 - 2021
Prática em LGPD Trabalhista. (Carga horária: 12h). , MeuCurso Inteligência e Tecnologia Educacional, MEUCURSO, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Inglês 2. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Inglês 1. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Inglês 1. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2018 - 2018
Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2017
Técnicas de Conciliação. (Carga horária: 54h). , Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, TJ/GO, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento para o Mesário com biometria. (Carga horária: 10h). , Tribunal Superior Eleitoral, TSE, Brasil.
2015 - 2015
Resolvendo conflitos de forma construtiva. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Mediação e Conciliação, ENAM, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Ética e Administração Pública. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Fundamentos da Ciência Econômica. (Carga horária: 60h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento Profissional em Tecnologia da Informação e Comun. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento Profissional em Informática Básica. (Carga horária: 25h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Organização de eventos
COSTA, L. F. . III Congresso Interdisciplinar: Inclusão, Tecnologia e paz. 2016. (Congresso).
COSTA, L. F. . I Seminário de História do Direito: O Direito e a Religião como instrumentos de opressão à mulher. 2016. (Outro).
COSTA, L. F. . X Jornada Jurídica: Direito e Política. 2016. (Outro).
Participação em eventos
Direito de Família - 20 anos depois do Código Civil. 2022. (Outra).
Planejamento Sucessório Empresarial e Holding Familiar. 2022. (Outra).
Capacitação em Secretaria de Governança. 2021. (Outra).
Como desenvolver habilidades tecnológicas para aperfeiçoar a perfomance no Direit e. 2021. (Outra).
Compliance e Segurança da Informação nos Escritórios de Advocacia. 2021. (Outra).
Prática em LGPD Trabalhista. 2021. (Outra).
A Liderança na gestão de equipes. 2020. (Outra).
Contratos: negociações preliminares. 2020. (Outra).
Design Thinking - Lit Talk By IBM. 2020. (Exposição).
Aurum Summit 2019. 2019. (Congresso).
I Congresso Digital - Advocacia 4.0. 2019. (Congresso).
Inglês 1. 2019. (Outra).
Inglês 2. 2019. (Outra).
Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Civil-Constitucional.Herança Digital. 2018. (Oficina).
Quilombos e Enfrentamento ao Racismo. 2018. (Outra).
Saúde, Meio Ambiente e Educação. 2018. (Outra).
XII Jornada Jurídica: A Constituição em Tempos de Crise.Herança Digital: sucessão, partilha e novos direitos. 2018. (Outra).
Colóquio: Pensamento Científico e sugestões para elaboração da monografia ou artigo científico. 2017. (Outra).
HC 111.840/2012 - Sua influência na aplicabilidade do Direito Penal. 2017. (Outra).
V Semana do Conhecimento - 50 anos da Fundação de Ensino "Eurípides Soares da Rocha". 2017. (Outra).
XI Jornada Jurídica: Direito e Sociedade. 2017. (Outra).
XXVI ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI. 2017. (Encontro).
Aula Prática: Projeto de Visita ao Congresso Nacional. 2016. (Outra).
III Congresso Interdisciplinar: Inclusão, Tecnologia e paz. 2016. (Congresso).
I Seminário Regional de Avaliação Institucional. 2016. (Seminário).
Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil. 2016. (Seminário).
Seminário de Atualidades do Direito do Trabalho. 2016. (Seminário).
X Jornada Jurídica: Direito e Políticas. 2016. (Outra).
A Atualização do Novo CPC em Direito de Família e Sucessões. 2015. (Outra).
Desenvolvimento do Pensamento Científico na sala de aula. 2015. (Simpósio).
II Colóquio Interdisciplinar: Redução da Maioridade Penal. 2015. (Outra).
II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão da UniEvangélica. 2015. (Congresso).
III Colóquio Interdisciplinar: Crimes virtuais e redes sociais. 2015. (Outra).
IX Jornada Jurídica: O Direito frente aos desafios da sociedade contemporânea. 2015. (Outra).
Simpósio de Educação: Desenvolvimento do Pensamento Científico. 2015. (Simpósio).
II Congresso Multidisciplinar - Atuação Profissional: Avanços e incertezas. 2014. (Congresso).
Parlamento dos Jovens.Deputado efetivo na Sessão Distrital do Círculo Eleitoral de Lisboa do Parlamento dos Jovens. 2010. (Outra).
VII Assembleia Municipal Jovem da Amadora.Deputados por um dia. 2010. (Outra).
Produções bibliográficas
-
COSTA, L. F. ; SOARES, F. H. M. ; FERREIRA, L. S. . FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS COMO MECANISMO DE ACESSO À JUSTIÇA. RJLB - REVISTA JURÍDICA LUSO-BRASILEIRA , v. 02, p. 541-564, 2018.
-
COSTA, L. F. ; VIEIRA, S. M. ; SOARES, F. H. M. ; BONFIM, C. I. S. . HERANÇA DIGITAL: sucessão, partilha e novos direitos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VIEIRA, S. M. ; COSTA, L. F. ; SILVA, C. R. E. . Análise dos Crimes Cibernéticos frente às medidas adotadas pelo Estado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, L. F. ; SOARES, F. H. M. . Análise do modelo de convênio para prestação da assistência judiciária e jurídica gratuita pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, L. F. ; SOARES, F. H. M. . Análise do modelo de convênio para prestação da assistência judiciária e jurídica gratuita pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, L. F. . Atuação da Defensoria Pública brasileira na Proteção do Direito Humano ao Meio Ambiente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. F. . O Louco Infrator: Narrativas em Processo Criminal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. F. ; SOARES, F. H. M. . Desafios do Ensino Jurídico Brasileiro frente ao Dogmatismo Jurídico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, L. F. ; LOUZADA, H. D. . O conceito de Constituição Familiar sob a perspectiva contemporânea à luz das mudanças sócio-comportamentais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
O papel da Defensoria Pública como instrumento de acesso à justiça no Estado Democrático de Direito: perspectivas sobre o modelo de convênio entre a defensoria pública do Estado de São Paulo e OAB/SP, Descrição: Verificar se a Defensoria Pública está exercendo e efetivando o seu papel preconizado pela Constituição Federal. Nota-se que um dos institutos essenciais a função jurisdicional do Estado garante pleno acesso à justiça, porém denota-se que na prática tal instituto não cumpri de forma ampla o idealizado. Diante dessa premissa tem-se como escopo a análise do modelo de convênio utilizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do mesmo Estado, como uma maneira de suprir as necessidades das pessoas menos favorecidas a prestação jurisdicional que é resguardada a todos. Buscará a pesquisa determinar o papel da Defensoria Pública em nossa legislação, desde o seu surgimento até sua atuação nos dias atuais, como, também, será analisará o referido convênio e se o mesmo descumpre com a função do Estado em prestar assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos, partindo do princípio do acesso a justiça, como ficaria a população carente onde não há instalado a Defensoria Pública, diante desse problema buscará ser avaliado o modelo do referido convênio como instrumento, talvez, paliativo, da prestação jurisdicional do Estado. A pesquisa verterá sobre referencial teórico, analisando leis e jurisprudência, além de apresentar dados que mostrem a participação dos advogados nomeados mediante esse convênio e se essa forma está suprindo a necessidade das pessoas hipossuficientes que necessitam do Estado para resguardar por seus direitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lucas Ferreira Costa - Integrante / Fernanda Heloisa Macedo Soares - Coordenador / Luana Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Prêmios
2010
Mérito de progressão na aprendizagem 2º Período 2009/10, Escola básica 2. 3. Cardoso Lopes.
2010
Mérito de progressão na aprendizagem 3º Período 2009/10, Escola básica 2. 3. Cardoso Lopes.
2009
Mérito de bom comportamento 2º Período 2008/09, Escola básica 2. 3. Cardoso Lopes.
2009
Mérito de progressão na aprendizagem 3º Período 2008/09, Escola básica 2. 3. Cardoso Lopes.
2009
Mérito de progressão na aprendizagem 1º Período 2009/10, Escola básica 2. 3. Cardoso Lopes.
2008
Mérito de bom comportamento 1º Período 2008/09, Escola básica 2. 3. Cardoso Lopes.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
faculdade evangelica goianesiaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Fez parte da equipe de monitoria da XII Jornada Jurídica, da Faculdade Evangélica de Goianésia, com o tema: "A Constituição em Tempos de Crise", realizada entre os dias 14 à 18 de maio de 2018.
2017 - 2017
faculdade evangelica goianesiaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 24
Outras informações:
Foi monitor da disciplina de DIREITO CIVIL IV do curso de Direito da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) no semestre de 2017-1, com carga horária de 24 horas.
2017 - 2017
faculdade evangelica goianesiaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40
Outras informações:
Foi monitor da disciplina de DIREITO CIVIL IV do curso de Direito da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) no semestre de 2017-2, com carga horária de 40 horas.
2017 - 2017
faculdade evangelica goianesiaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor no IV Congresso Interdisciplinar: Responsabilidade, Ciência e Ética, realizado pela Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg). O evento aconteceu de 6 a 11 de novembro e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
2017 - 2017
faculdade evangelica goianesiaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 25
Outras informações:
Fez parte da equipe de monitoria da XI Jornada Jurídica, da Faculdade Evangélica de Goianésia, com o tema: "Direito e Sociedade: reflexões contemporâneas", realizada entre os dias 24 à 28 de abril de 2017.
2016 - 2017
Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGELICAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PBIC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participou como bolsista do XV Programa de Bolsas de Iniciação Científica/UniEvangélica, desenvolvendo a pesquisa:"Análise do Modelo de Convênio para Prestação da Assistência Judiciária e Jurídica Gratuita pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a Ordem dos Advogados do Brasil, sob coordenação da professora Fernanda Heloisa Macedo Soares, no período de agosto de 2016 a julho de 2017, perfazendo um total de 576 horas.
2016 - 2016
Centro Judiciário de Solução de Conflitos e CidadaniaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conciliador, Carga horária: 9
Outras informações:
Participação como conciliador na 1ª Semana Nacional da Conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Goianésia, Goiás.
2016 - 2016
Tribunal Regional Eleitoral de GoiásVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Mesário, Carga horária: 8
2014 - 2014
Tribunal Regional Eleitoral de GoiásVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Mesário, Carga horária: 16
2021 - 2022
Pirecal Pirenopolis Calcario LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2021
Pirecal Pirenopolis Calcario LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Jurídico, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2020
Pirecal Pirenopolis Calcario LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Jurídico, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2017
Pirecal Pirenopolis Calcario LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Contábil, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Pirecal Pirenopolis Calcario LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Escriturário, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2023
Vinhal AdvogadosVínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 30
2022 - Atual
Lucas Ferreira CostaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas Ferreira Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?