Ebenezer Takuno de Menezes

Atua na área de Educação e Tecnologia. É cofundador da Midiamix, desenvolvedora de projetos para a internet. É editor do site EducaBrasil, iniciativa voltada para a formação de professores na cultura digital. É idealizador do Dicionário Interativo da Educação Brasileira, aplicação online e gratuita voltada facilitar o acesso a verbetes, ideias e conceitos da Educação. Nas unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da Prefeitura de São Paulo, por ocasião de edital Agentes de Governo Aberto (2019), atuou como professor da oficina "Empoderando cidadãos na cultura digital" voltada para professores e alunos do ensino superior sobre o uso das tecnologias digitais para a cidadania. Na Pós-graduação Inovação e Gestão em EAD, do INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, entre 2013 e 2015, atuou como professor orientador e tutor das disciplinas "Modelos Educacionais", "Produção de Conteúdo: Autoria" e "Ambientes Virtuais e Novas Tecnologias?. Na disciplina Didática I da graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da USP, atuou como professor monitor em 2015. É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) (2018). Mestre em Integração da América Latina pela USP na área de Comunicação e Cultura (2008). Especialista em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP (2005). Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP (2004) e Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social "Cásper Líbero" (1997). Em 2009, foi reconhecido como pesquisador selecionado pela Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet junto ao Ministério da Cultura com livro e documentário ?Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet?. E-mail: ebemenezes@gmail.com - ORCiD: https:/ /orcid.org/0000-0003-0773-2821

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2014 - 2018

Faculdade de Educação da USP
Título: Para além dos usos das tecnologias digitais: um estudo acerca da formação e atuação docente no ensino superior de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP
, Ano de obtenção: 2018. Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Formação de professores.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Integração da América Latina

2006 - 2008

Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da USP
Título: Como as artes habitam a Internet: um estudo sobre a comunicação de museus virtuais no Brasil e no Uruguai
, Ano de Obtenção: 2008.Profa. Dra. Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves.

Especialização em Gestão de Processos Comunicacionais

2004 - 2005

Escola de Comunicações e Artes - ECA USP
Título: Por uma segunda alfabetização: parâmetros de uma educação para a televisão
Orientador: Adilson Odair Citelli
Bolsista do(a): Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP, Brasil.

Graduação em Filosofia

1998 - 2004

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

1994 - 1997

Faculdade Casper Líbero
Título: ?Estagiárias da noite? (Projeto Experimental: livro-reportagem)
Orientador: Marcos Faerman, Sérgio Rizzo e Carlos Dias

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Em Processamento de Dados

1986 - 1988

Centro Educacional Objetivo

Formação complementar

2019 - 2019

Google Certified Educator - Nível 1. (Carga horária: 13h). , Google Inc., Google, Estados Unidos.

2017 - 2017

Extensão universitária em III Seminário de Formação Didático Pedagógica na Pós-Graduação. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Fundamentos do Google para o Ensino. (Carga horária: 30h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Pedagogia Universitária. (Carga horária: 184h). , Pró-Reitoria de Graduação/Comissão de Apoio Pedagógico da USP, PRG-CAP-USP, Brasil.

2008 - 2008

Seminário EMPRETEC. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Pensamento Político Latino Americano. (Carga horária: 3h). , Departamento de Ciência Política da Usp, DCP/USP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Espanhol. (Carga horária: 2006h). , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Realidades digitais e tecnologias comunicativas. (Carga horária: 30h). , Centro de Pesquisa da Opinião Pública em Contextos Digitais da ECA USP, CEPOP-ATOPOS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Integração Latino-Americana e Caribenha. (Carga horária: 9h). , Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, CBEAL, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em História da Comunicação e da Opinião Pública. (Carga horária: 60h). , Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP, Brasil.

2003 - 2003

Como Cuidar de Nossas Lembranças. (Carga horária: 5h). , Biblioteca Mário de Andrade, BMA, Brasil.

2002 - 2002

Iniciando Um Pequeno Grande Negócio. (Carga horária: 30h). , Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2002 - 2002

Edição Preparação e Revisão de Obras Didáticas. (Carga horária: 6h). , Escola do Livro Câmara Brasileira do Livro, CBL, Brasil.

2001 - 2002

Extensão universitária em Teoria da História I e II. (Carga horária: 150h). , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP, Brasil.

1993 - 1994

Extensão universitária em Inglês. , União Cultural Brasil Estados Unidos, UCBE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Participação em eventos

I Encontro de Pós-Graduação em Educação da FE-USP.Cultura digital entre doutorandos da FEUSP que atuam no ensino superior. 2018. (Encontro).

ENDECOM 2006 ? Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação ? Intercom, em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da USP, 11 a 13 de maio de 2006, 30 horas.Preferências midiáticas como estratégia de qualidade no ensino de comunicação. 2006. (Simpósio).

IV Congresso de Estética e História da Arte ? Arteconhecimento, Programa de Pós-Graduação Interunidades em ?Estética e História da Arte?, 24 a 27 de outubro de 2006, na Escola de Comunicações e Artes da USP, 30 horas. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional ?Crítica de Arte e História da Arte: desafios interdisciplinares?, ABCA ? Associação Brasileira dos Críticos de Arte, 29 de agosto a 1° de setembro de 2006, Auditório do Museu de Arte Contemporânea da USP, 30 horas. 2006. (Seminário).

Bibliotecas e o direito autoral na era digital: uma perspectiva alemã.Palestra ?Bibliotecas e o direito autoral na era digital: uma perspectiva alemã?. Itaú Cultural / Goethe Institut, com Gabriele Beger, 3 de setembro de 2005, 3 horas. 2005. (Seminário).

Cibercultura 2005: nomadismo cíbridos. 2005. (Simpósio).

Escolas sem muros - uma nova geografia do aprendizado.Escolas sem muros - uma nova geografia do aprendizado. Associação Cidade Escola Aprendiz, 28 de setembro de 2005, 8 horas. 2005. (Seminário).

Semana da Educação 2003.Semana da Educação 2003. Faculdade de Educação da USP, 26 a 30 de maio de 2003.. 2003. (Seminário).

Seminário Cidadania, Direitos Humanos e Educação. 2002. (Seminário).

Estágio Acervo DEOPS/SP.Estágio Acervo DEOPS/SP. Projeto Integrado Arquivo / Universidade, Secretária do Estado da Cultura / Universidade de São Paulo, agos/2001 - nov/2001, 18 horas.. 2001. (Outra).

IV Simpósio Nacional do Ensino Fundamental.IV Simpósio Nacional do Ensino Fundamental. A coragem de mudar em Educação, Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais - Prefeitura do Município de Leme (SP), 29 a 31 de março de 2001, 30 horas. 2001. (Simpósio).

ONGs em busca de uma comunicação eficaz.ONGs em busca de uma comunicação eficaz. Núcleo de Pesquisa, Jornalismo e Cidadania do Departamento de Jornalismo da ECA-USP, 7 de junho de 1999, 6 horas. 1999. (Seminário).

Semana "Estado" de Jornalismo.Semana Estado de Jornalismo. Universidade Brás Cubas / Faculdade Cásper Líbero / Jornal o Estado de S.Paulo, Telejornalismo, colunismo, jornalismo político e internacional, agosto de 1994 - 16 horas. 1994. (Encontro).

Orientou

Luciano Otávio de Assis

Aprendendo o que é o ministério do trabalho através de um jogo de tabuleiro: seja um procurador do trabalho sem prestar concurso público; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação e Gestão em EaD) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP; Orientador: Ebenezer Takuno de Menezes;

Selma Vidal Troiano

Os professores e a adoção das TIC no processo educativo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Inovação e Gestão em EaD) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP; Orientador: Ebenezer Takuno de Menezes;

Produções bibliográficas

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Ruptura com a servidão: comentários sobre a escolha afetiva no livro IV da Ética, de Espinosa. CADERNOS ESPINOSANOS (USP) , v. XIV, p. 87-102, 2006.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno ; SANTOS, Thais Helena dos (Org.) . Dicionário Interativo da Educação Brasileira (www.educabrasil.com.br/eb/dic). São Paulo: Midiamix, 2001.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno ; SILVA, Aramis Luis . Estagiárias da noite (Projeto experimental de livro-reportagem para a conclusão de graduação em Comunicação Social - Jornalismo). 184. ed. São Paulo: Biblioteca Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, mimeo, 1997. v. 1. 180p .

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Cultura digital entre doutorandos da FEUSP que atuam no ensino superior. In: Elio Carlos Ricardo; Ermelinda Moutinho Pataca; Flávia Ginzel. (Org.). Pesquisa em educação: diversidade e desafios. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2019, v. 1, p. 1028-1040.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Depoimento sobre o curso de Filosofia da FFLCH/USP. In: LOPES, Ivanir F. S.; SANTOS, Thais Helena. (Org.). USP 70 anos: imagens e depoimentos. São Paulo: USP/CCS - Coordenadoria de Comunicação Social, 2005, v. , p. 74-74.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . ?O que é, o que é? (glossário sobre termos da educação). In: UNESCO; CORTEZ; FUNDAÇÃO ORSA. (Org.). Fontes para a educação infantil. 1ed.Brasília: UNESCO; São Paulo: Cortez; São Paulo: Fundação Orsa, 2003, v. , p. 201-213.

  • MENEZES, E. T. . Planos de aula sobre projetos de vida podem ser criados em plataforma gratuita e on-line. EducaBrasil, São Paulo, 01 jun. 2021.

  • MENEZES, E. T. . Seminário trata da informação como bem público e da liberdade de imprensa. EducaBrasil, São Paulo, 30 abr. 2021.

  • MENEZES, E. T. . World Creativity Day traz conteúdos sobre educação e tecnologia. EducaBrasil, São Paulo, 19 abr. 2021.

  • MENEZES, E. T. . Inteligência artificial aprimora teste de proficiência em inglês. EducaBrasil, São Paulo, 25 mar. 2021.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . A autonomia da escola - cobertura do VIII EPEB - Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. EducaBrasil, São Paulo, p. 184, 12 mar. 2002.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Muito além da leitura de jornal - entrevista com Flávia Aidar, gerente de Projetos Educativos do Itaú Cultural. EducaBrasil, São Paulo, p. 195, 08 fev. 2002.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . História e humor na sala de aula - entrevista o professor Elias Thomé Saliba, livre-docente do departamento de História da USP. EducaBrasil, São Paulo, p. 194, 08 fev. 2002.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Aprender a aprender com a pedagogia de projetos - resenha do livro O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio, de Jorge Santos Martins. EducaBrasil, São Paulo, p. 209, 06 fev. 2002.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Os olhares de Edgar Morin sobre o nosso tempo - resenha do livro Edgar Morin: ética, cultura e educação, organizado por Alfredo Pena-Vega, Cleide R. S. Almeida, Izabel Petraglia. EducaBrasil, São Paulo, p. 207, 09 jan. 2002.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Para não ser um estrangeiro - resenha do livro Educação e atualidade brasileira, de Paulo Freire. EducaBrasil, São Paulo, p. 206s, 06 dez. 2001.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Um novo campo entre a comunicação e a educação - cobertura do Seminário Educação e Comunicação: um debate contemporâneo. EducaBrasil, São Paulo, p. 180, 19 nov. 2001.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Pela memória daqueles que fizeram a escola - cobertura do III Colóquio Psicanálise, Infância e Educação. EducaBrasil, São Paulo, p. 176s, 06 nov. 2001.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . A gestão da disciplina na sala de aula - cobertura do Saber 2001. EducaBrasil, São Paulo, p. 168, 21 set. 2001.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Pensamento de Paulo Freire é tema de encontro no Rio - cobertura do I Seminário de Educação: Paulo Freire na Contemporaneidade. EducaBrasil, São Paulo, p. 157, 13 jul. 2001.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . O texto literário e o papel do professor - entrevista com a pesquisadora Maria Inês Batista Campos, autora do livro Ensinar o prazer de ler. EducaBrasil, São Paulo, p. 44, 20 dez. 1999.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno ; CAPELA, Maurício . Nova fábrica da Tetra Pak - reportagem sobre investimentos da empresa no Brasil. Gazeta Mercantil Latino-Americana, São Paulo, p. 21, 21 jun. 1998.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Indústria do queijo aumenta vendas - reportagem sobre o setor. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. A-4, 12 jun. 1998.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Arquitetos do saber - reportagem sobre o construtivismo. Revista Educação, São Paulo: Segmento/SIEEESP, , v. 199, p. 16 - 18, 01 nov. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . O diabo nasceu na igreja - entrevista com Carlos Roberto Nogueira, professor de História na USP. Esquinas de S.P., São Paulo: Fac. Cásper Líbero, , v. 13, p. 4 - 8, 01 set. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Os palanques da educação - reportagem sobre as propostas dos partidos políticos para melhorar a qualidade das escolas. Revista Educação, São Paulo: Segmento/SIEEESP, , v. 196, p. 50 - 54, 01 ago. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Torneio Intercolonial de Ituverava reúne 12 cidades - cobertura de evento esportivo. Diário Nippak, São Paulo: Diário Nippak, p. 8, 31 jul. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Uma janela para o céu - reportagem sobre reabertura do Planetário Municipal de São Paulo. Revista Educação, São Paulo: Segmento/SIEEESP, , v. 195, p. 44 - 47, 01 jul. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno ; SATTOMURA, Kátia . A trajetória de Tachibana - reportagem sobre um imigrante japonês que foi retratado no livro Samurai sem armas, de Aldo Pereira, Editora Expressão e Cultura, 1997. Diário Nippak, São Paulo: Diário Nippak, p. 8, 22 jun. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Gol de placa - reportagem sobre investimento educacional da Fiat Automóveis. Revista Educação, São Paulo: Segmento/SIEEESP, , v. 194, p. 48 - 49, 01 jun. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Conflitos de gerações - reportagem sobre a relação entre pais e filhos. Revista Nippak Jovem, São Paulo: Diário Nippak, , v. 3, p. 38 - 41, 27 abr. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Religião interessa - reportagem sobre como as igrejas utilizam festas, esportes e acampamentos para atrair os jovens. Revista Nippak Jovem, São Paulo: Diário Nippak, , v. 2, p. 38 - 43, 13 abr. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno ; UEDA, Daniela . Turismo: uma oportunidade - reportagem sobre o mercado de trabalho. Revista Nippak Jovem, São Paulo: Diário Nippak, , v. 1, p. 10 - 13, 06 abr. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Curso é oferecido na USP - reportagem sobre a graduação em Letras na Universidade de São Paulo. Revista Nippak Jovem, São Paulo: Diário Nippak, , v. 1, p. 40 - 41, 06 abr. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Arquitetura do medo - reportagem sobre a transformação da cidade diante da violência. Esquinas de S. P., São Paulo: Fac. Cásper Líbero, , v. 11, p. 14 - 15, 01 abr. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Judô universitário - reportagem sobre a participação da equipe brasileira de judô no Campeonato Mundial Universitário no Canadá. Revista Ippon, São Paulo: HBComunicações Ltda, , v. 8, p. 13, 01 jan. 1997.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Judô em formação - reportagem sobre os Jogos da Juventude em Curitiba. Revista Ippon, São Paulo: HBComunicações Ltda, , v. 7, p. 12, 01 nov. 1996.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . A PUC e a violência urbana - entrevista com Maria Stela Graciani, pedagoga do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC - SP. Esquinas de S. P., São Paulo: Fac. Cásper Líbero, , v. 11, p. 12 - 13, 01 nov. 1996.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Economia informal - reportagem sobre o FUNDEF - Fundação para o desenvolvimento das Atividades Econômicas Familiares de São Paulo. Esquinas de S. P., São Paulo: Fac. Cásper Líbero, , v. 10, p. 3, 01 ago. 1996.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Queria beber um refrigerante - entrevista com adolescente pedinte de 17 anos que ficou paraplégico com um tiro. Esquinas de S. P., São Paulo: Fac. Cásper Líbero, , v. 7, p. 8, 01 mar. 1996.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno ; HARADA, Maristela . A preço de banana - reportagem sobre rede de atacadistas que abastece mais de 250 mil camelôs na capital paulista. Esquinas de S. Paulo, São Paulo: Fac. Cásper Líbero, , v. 5, p. 7, 01 set. 1995.

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet. São Paulo: Midiamix Editora, 2010 (Mimeo).

  • MENEZES, Ebenezer Takuno . Por uma segunda alfabetização: parâmetros de uma educação para a televisão (Projeto de Intervenção na ONG TVer - Televisão e Responsabilidade Social para pós-graduação lato sensu Gestão de Processos Comunicacionais ECA-USP). São Paulo: Biblioteca da ECA/USP, 2005 (Mimeo).

Outras produções

MENEZES, Ebenezer Takuno ; SANTOS, Thais Helena dos . Agência EducaBrasil (www.educabrasil.com.br). 1999.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Curadoria digital: por uma autonomia da exposição de arte na internet, Descrição: Investiga o processo de publicação de obras de arte na internet, tendo como objetivo definir parâmetros para um trabalho museológico mais autônomo diante da tecnologia. Considerando a exposição digital dos museus paulistanos e suas práticas de difusão de informações em seus sites institucionais, questionamos os processos a partir de teorias da Comunicação e estudos da Estética. Através do método dialético e de entrevistas com os principais agentes dos museus, além de análise dos sites, vamos desvendar as contradições existentes e tentar explicar os resultados de um trabalho articulado com as novas tecnologias da informação. Mais do que dar respostas ou oferecer regras procedimentais, a proposta é compreender os processos realizados pelos profissionais nos museus, fazendo emergir o que poderíamos chamar de curadoria digital das obras de arte, uma ação museológica interdisciplinar capaz de integrar o campo das artes e das novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, simulando uma redação com editoriais e cadastro de assinantes, Descrição: Desenvolvimento do sistema Publier, gerenciador de conteúdo na Internet, coordenando programadores, designers e jornalistas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

  • 1999 - 2002

    Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta, Descrição: Idealização e coordenação da Agência EducaBrasil, reportagem, edição e pauta. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ebenezer Takuno de Menezes - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Outras informações:
Como professor na Prefeitura de São Paulo facilita a oficina ?Empoderando cidadãos na cultura digital? para atender professores, alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior no uso das tecnologias digitais para a cidadania. A iniciativa é realizada nas unidades dos UniCEUs, uma parceria dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) com universidades, instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Formação Técnica e Tecnológica, articulando a oferta de cursos de Graduação, Técnico, Tecnológico, Especialização, Aperfeiçoamento e Mestrado Profissional.

2015 - 2015

Faculdade de Educação da USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor monitor Didática I, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor monitor na disciplina Didática I. Na graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da USP, realiza estágio supervisionado como professor monitor na disciplina Didática I, ministrada pela profa. dra. Rita de Cassia Gallego, para organização das atividades, acompanhamento, orientação e avaliação dos alunos.

2013 - 2015

Fac. de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor orientador e tutor, Carga horária: 2

Outras informações:
Convidado para atuar como professor orientador e tutor da pós-graduação Inovação e Gestão EAD para formar professores e gestores nas aulas "Modelos Educacionais", "Produção de Conteúdo: Autoria" e "Ambientes Virtuais e Novas Tecnologias?

2011 - 2017

Qualylife Personal & Business Consulting Serviços de Consultoria Ltda.

Vínculo: Contrato PJ, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Desenvolvo a oficina "Ensinar na cultura digital": Docência on-line; Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) com Google Classroom, Moodle e Blackboard: planejamento e preparação; tempo e eficiência; editar, salvar, backup e restore; cidadania, segurança e privacidade; propriedade intelectual e suas licenças de uso; nuvem e compartilhamento; comunicação, cultura e empatia; comentários, feedbacks e avaliações; trabalho em equipe e autonomia; protagonismo e colaboração; interatividade, pesquisa e inovação; Recursos Educacionais Abertos (REA) e objetos de aprendizagem. Público: funcionários da empresa de consultoria. Metodologia: aulas expositivas; roda de conversa.

2010 - 2016

FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
No Centro Educacional João Ramalho Ltda., conhecido como Fefisa, ministro a "Formação para a docência on-line? com o objetivo específico de abordar: Moodle como ambiente virtual de aprendizagem; Desenhando aulas e atividades on-line; Avaliações e estratégias de engajamento; O uso interdisciplinar do Glossário; Mediação de aprendizagem com Chat e Fórum; Ferramentas do Moodle para aprendizagem on-line (Recursos, Atividades, Banco de Dados, Chat, Escolha, Fórum, Glossário, Pesquisa, Tarefa, Wiki, Questionários em diversos tipos, Banco de Questões); Edição e produção de conteúdo em Wordpress; WordPress para portfólio on-line; Criando apresentações com o Prezi; As funcionalidades do Google Classroom. A importância da tutoria na mediação; Recursos Educacionais Abertos (REA). Público: docentes, assistentes e coordenadores de curso. Metodologia: por meio da abordagem de design thinking, ofereço três momentos de trabalho (Momento para OUVIR o problema; momento para CRIAR soluções; e momento para IMPLEMENTAR a solução), ou seja, a partir das dificuldades e de outras demandas dos professores, trabalha-se empatia, colaboração e experimentação para desenvolver planos de aula, projetos e outras intervenções junto aos alunos.

2009 - 2010

Fundação Nacional de Artes

Vínculo: Bolsista por meio de edital, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador selecionado pela Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet do Ministério da Cultura.

2008 - 2012

Faculdade Diadema

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Na Diadema Escola Superior de Ensino, também chamada de FAD, desenvolvo as "Oficinas pedagógicas para docentes", tratando dos seguintes temas: Funcionalidades do Moodle para o ensino presencial; Ferramentas do Moodle para aprendizagem on-line: Recursos, Atividades, Banco de Dados, Chat, Escolha, Fórum, Glossário, Pesquisa, Tarefa, Wiki, Questionários de diversos tipos, Banco de Questões. Público: docentes e coordenadores de curso. Metodologia: Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas, ou seja, a partir das dificuldades de docentes de diferentes disciplinas, proponho discussões, caminhos e soluções a serem pensadas, planejadas e implementadas nas aulas, nas interações com os alunos e nas avaliações.

2008 - 2013

Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
No Centro de Ensino Superior de Homeopatia Ibehe S/S Ltda., também conhecido como FACIS, ofereço o curso "Tecnologias digitais para o ensino superior", com as seguintes abordagens: Moodle como ambiente virtual de aprendizagem; Criação e gerenciamento de cursos/disciplinas na internet; Edição de uma aula virtual na prática; Incorporação de uma apresentação no Moodle; Moodle com vídeos e outras mídias; Criação de provas e atividades on-line para os alunos. Público: professores, alunos bolsistas e coordenadores. Metodologia: aprender fazendo, ou seja, a partir de demonstrações de cada ferramenta, o participante é convidado a pensar sua disciplina e incentivado a planejar e preparar sua aula no ambiente virtual de aprendizagem.

1998 - Atual

Midiamix Editora Ltda

Vínculo: sócio, Enquadramento Funcional: coordenador de projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Atua colaborativamente com diversas organizações para desenvolver projetos, editar e organizar o conteúdo editorial, visual, interativo, pedagógico e social. Oferece treinamento e apoio a profissionais e professores para atuarem com tecnologias digitais, principalmente utilizando aplicativos para educação e comunicação através da internet. ? Coordenador de projetos (nov/2016 - atual) na Midiamix em parceria com PRATTEIN - Consultoria em Educação e Desenvolvimento Social, ABRELIVROS - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional, Instituto Pró-Livro/Plataforma Pró-Livro, APE - Academia Paulista de Educação, A CASA ? Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial. ? Professor e editor (out/2015 ? atual) no EducaBrasil/Dicionário Interativo da Educação Brasileira para formação de professores na cultura digital. ? Coordenador de projetos (abr/2005 ? set/2015) na Midiamix para aplicações AVA (ambiente virtual de aprendizagem) e Facilitador de Oficinas Pedagógicas para Professores em parceria com FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde, IBRAPE - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino, FEFISA - Faculdades Integradas de Santo André, Escola Brasileira de Psicanálise, FAD. Diadema Escola Superior de Ensino, IESP - Instituto Educacional de São Paulo, IBEGESP - Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública. ? Coordenador de projetos (set/1998 ? mar/2005) na Midiamix para o desenvolvimento de sites.

Atividades

  • 11/2016

    Serviços técnicos especializados , Desenvolvimento.,Serviço realizado, Coordenador de projetos.

  • 04/2005 - 09/2015

    Treinamentos ministrados , EducaBrasil.com.br - Formação de Professores.,Treinamentos ministrados, Facilitador em Oficinas Pedagógicas para Professores, Coordenador de projetos

  • 09/1998 - 03/2005

    Direção e administração, Desenvolvimento.,Cargo ou função, Coordenador de projetos.

1998 - 1998

Gazeta Mercantil S/A

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/1998 - 08/1998

    Serviços técnicos especializados , Panorama Setorial.,Serviço realizado, definição de pauta, apuração de informações, pesquisa, cobertura de feiras e congressos sobre negócios, redação e edição de notas, reportagens e entrevistas no Panorama Setorial, Jornal Gazeta Mercantil, Gazeta Mercantil Latino-Americana.

1997 - 1997

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 6

Outras informações:
reportagem, pesquisa, entrevista e cobertura de eventos educativos e escolares na Revista Educação / Editora Segmento

1996 - 1997

Faculdade Casper Líbero

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Subeditor, Carga horária: 10

Atividades

  • 07/1996 - 08/1997

    Serviços técnicos especializados , Faculdade Cásper Líbero.,Serviço realizado, Orientação dos estudantes de jornalismo e coordenação editorial do Jornal Esquinas de S.P. da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, incluindo pesquisa, pauta, reportagem, entrevista, redação e edição de textos.

1997 - 1997

Empresa Jornalística Diário Nippak

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1997 - 10/1997

    Serviços técnicos especializados , Empresa Jornalística Diário Nippak.,Serviço realizado, pauta e reportagem na Revista Nippak Jovem.

1997 - 1997

Programa Edição Extra

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apresentador, Carga horária: 5

Atividades

  • 03/1997 - 04/1997

    Serviços técnicos especializados , Programa Edição Extra.,Serviço realizado, Apresentação do Programa Edição Extra, dirigido aos futuros profissionais de comunicação; desenvolvido por estudantes de jornalismo e supervisionado por professores da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

1996 - 1996

Rádio Jovem Pan

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Rádio-Escuta, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/1996 - 09/1996

    Treinamentos ministrados , Rádio Jovem Pan.,Treinamentos ministrados, Rádio-escuta, pesquisa e atendimento à população na Rádio Jovem Pan

1998 - 1998

Universal Comunicações Ltda.

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1998 - 05/1998

    Serviços técnicos especializados , Assessoria de Imprensa.,Serviço realizado, pesquisa sobre negócios de empresas e clientes, planejamento estratégico de comunicação, trabalho em equipe com o departamento de marketing, identificação de pauta para divulgação, elaboração de releases, cobertura de eventos e elaboração de newsletters.

1996 - 1996

Hb Comunicações Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 4

Atividades

  • 10/1996 - 11/1996

    Serviços técnicos especializados , Hb Comunicações Ltda.,Serviço realizado, Reportagem e pesquisa na Revista IPPON de Judô.