Marcia Regina Marchezan

Possui Licenciatura em Letras (Universidade Franciscana), Bacharelado em Psicologia (Faculdade Integrada de Santa Maria), com especialização em Letras-Português pela Universidade Franciscana e em Clínica Psicanalítica pela Universidade Luterana do Brasil e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Está em formação Psicanalítica pelo Instituto Clínico de Psicanálise de Orientação Lacaniana de Santa Cataria, Florianópolis ICPOL. Trabalhou com Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Letras da UNIFRA. Tem experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa, Ensino e Formação de professores e assessoria pedagógica em projetos sociais pela Fundação Sicredi. Desenvolveu pesquisas na área de Licenciatura em Letras e em Psicanálise. Foi professora nos cursos de Letras na UFN, URCAMP, PUCRS, e, na UNIGRAN, no curso de Letras na modalidade a distância. Participou como orientadora pedagógica na elaboração e correção de "Guias de Estudo" para o EaD da UNIGRANET. Foi Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida nos anos de 2013 a 2015 e de 2020 a 2022, fomentado pela Fundação Sicredi. Desde 2013 é professora da Antonio Meneghetti Faculdade, tendo ministrado aulas nos cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Ontopsicologia e Ciências Contábeis; foi coordenadora do Núcleo de Excelência em Linguagem e do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Hoje, ministra as disciplinas Comunicação e Linguagem Jurídica no Curso de Direito e a disciplina Trivium - projeto referente às três artes liberais Lógica, Gramática e Retórica e outras disciplinas e atividades referentes às áreas de atuação que possui formação. Também atua como psicanalista clínica e coordena grupos de estudos na área.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística e Letras

1998 - 2000

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A compreensão pragmática do texto humorístico em português por falantes não nativos
, Ano de Obtenção: 2000.Ana Maria Tramunt Ibaños.Bolsista do(a): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, FAPERGS, Brasil. Palavras-chave: compreensão - pragmática - Português segunda língu.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Especialização em Clínica Psicanalítica

2018 - 2019

Universidade Luterana do Brasil
Título: Quando a escrita não possui fala, o sujeito desaparece: a poesia confessional de Anne Sexton e seu ?último escrito?
Orientador: Alíssia Gressler Dorneles

Especialização interrompida em 2014 em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico

2014 - Atual

ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE
Ano de interrupção: 2014

Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura

1997 - 1998

Centro Universitário Franciscano

Aperfeiçoamento em Personal & Professional Coach e Leader as Coach

2015 - 2015

Sociedade Brasileira de Coaching
Título: ............... Ano de finalização: 2015
Orientador: ..................

Graduação em andamento em Pedagogia

2022 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Psicologia

2008 - 2017

Faculdade Integrada de Santa Maria
Título: O olhar que se escuta em Psicanálise
Orientador: Walter Firmo de Oliveira Cruz

Graduação interrompida em 2009 em Pedagogia

2007 - Atual

Universidade do Sul de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Letras Português

1993 - 1996

Centro Universitário Franciscano

Formação complementar

2021 -

CURSO DE PSICANÁLISE DE ORIENTAÇÃO LACANIANA ? 2021/2023. (Carga horária: 360h). , Instituto Clínico de Psicanálise de Orientação Lacaniana de Santa Catarina, ICPOL, Brasil.

2021 - 2021

Psicologia. (Carga horária: 10h). , Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação, ESPE, Brasil.

2020 - 2020

Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde. , Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGETS, SGETS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Tutoria a distância usando o Moodle 2.3. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.

2007 - 2007

Disciplina, doutorado, de gêneros do discurso. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Formação de professores de língua portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Produção de material para o Ensino a Distância.

Organização de eventos

MACHADO, P. A. G. ; MARCHEZAN, M. R. . IV Semana Acadêmica do Curso de Letras - O Social na Lingiagem e a Linguagem no Social: tendências lingüísticas e literárias. 2007. (Outro).

MARCHEZAN, M. R. . III Semana Acadêmica do Curso de Letras - Leituras Cruzadas: Diálogo entre Lingüística e Literatura. 2006. (Outro).

MARCHEZAN, M. R. . IV SEALE - Semana Acadêmica do Curso de Letras da PUCRS - URUGUAIANA. 2006. (Outro).

MARCHEZAN, M. R. . I Sarau Literário do Curso de Letras. 2006. (Outro).

MARCHEZAN, M. R. . II semana Acadêmica do Curso de Letras. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Mini Curso Minha Biblioteca. 2022. (Outra).

Ensaios sobre o fascínio: a transferência em cena. 2021. (Outra).

Márcia Regina Marchezan.A Escuta como Forma de Produzir Laço: Comunicação não-violenta. 2021. (Oficina).

O Sujeito e seu objeto de ensino em Lacan. 2021. (Seminário).

14 encontro clínico do Núcleo de Psicanálise da CEIP - UFSM. 2020. (Encontro).

A construção da técnica analítica em Freud. 2020. (Outra).

A direção do tratamento na Clínica da Perversão. 2020. (Encontro).

Congresso Internacional ? Um Novo Tempo na Educação?. 2020. (Congresso).

Encontro de Professores AMF e Formação Docente ministrado pela Prof.ª Lyutikova (Federação Russa). 2020. (Encontro).

Humanidades em tempos de pandemia. 2020. (Outra).

I Seminário de Psicanálise On-line: possibilidades e desafios. 2020. (Seminário).

O corpo do Psicanalista. 2020. (Outra).

Segunda Convenção de Professores da Faculdade Antonio Meneghetti. 2020. (Encontro).

Ciclo de palestras, pesquisadores e suas pesquisas do Curso de Bacharelado em Direito. 2019. (Encontro).

II Semana Acadêmica de Biologia: ampliando saberes: Experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito das ciências da natureza.Saúde Mental na Profissão Docente & Educação Inclusiva - IFF. 2019. (Seminário).

Formação Continuada de Professores - Sujeito Educador: Sua Vida e profissão. 2018. (Outra).

III Congresso Internacional "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura" - Responsabilidade e o Dever da Pessoa.. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Responsabilidade e o dever da pessoa. Projeto Mais Árvores e Menos Poluição. 2018. (Congresso).

III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Responsabilidade e o dever da pessoa. 2018. (Congresso).

mostra cientifica para o Symposium Internacional Pedagogia Contemporânea: responsabilidade e formação do jovem para a sociedade do futuro em Março de 2018.?Responsabilidade social no projeto ?Bola para Frente: Relato de experiência?. 2018. (Simpósio).

II Fórum Internacional novas abordagens em saúde mental. 2017. (Outra).

"A estrutura e estratégica das organizações frente ao cenário de crise". 2016. (Encontro).

Curso de Escrita Acadêmica.A Escrita Acadêmica. 2016. (Outra).

Mediação e Sociedade como caminho de inteligência econômica na resolução de conflitos. 2016. (Outra).

Negociação: da teoria à prática - como chegar ao sim". 2016. (Oficina).

Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo Responsável. 2016. (Congresso).

Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. 2016. (Congresso).

7º Seminário de Licenciaturas e o 1º Encontro de Formação de Docentes.Os múltiplos olhares do educador. 2015. (Seminário).

I Semana Acadêmica do Direito. 2014. (Outra).

Seminário Internacional de Educação.Encontro das Gerações X, Y e Z nas Escolas: Características e Conflitos. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional de Educação - RGS.Encontro das Gerações X, Y e Z nas escolas: características e conflitos. 2014. (Seminário).

9 congresso da rede unida. Implicações culturais na saúde mental da mulher indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. 2010. (Congresso).

Reflexões acerca da produção de material didático na educação a distância. 2010. (Oficina).

Curso de interpretação de sonhos. 2009. (Oficina).

III congresso interdisciplinar de profissionais da saúde e VII congresso de atividade física e reabilitação motora. 2009. (Congresso).

I Semana de psicologia. 2009. (Seminário).

I Workshop de terapia comunitária. 2009. (Oficina).

OUVINTE: II Seminário Nacional e V Seminário Regional: de formação de professores: alfabetização e letramento - possibilidades de inclusão social. 2007. (Seminário).

OUVINTE: Ler o arquivo hoje e a constituição de corpus. 2007. (Encontro).

OUVINTE: Literatura e constituição do sujeito: contatos entre Marx, Freud e Nietzsche. 2007. (Encontro).

OUVINTE: Tópicos de história das idéias lingüísticas. 2007. (Outra).

OUVINTE: 3a Semana Acadêmica de Letras - Leituras Cruzadas: Diálogo entre Lingüística e Literatura. 2006. (Outra).

OUVINTE: 11a Jornada Nacional de literatura. 2005. (Outra).

OUVINTE: Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras. 2005. (Encontro).

OUVINTE: 2a Semana Acadêmica de Letras: Novas propostas de Ensino de Línguas e Literaturas. 2004. (Outra).

OUVINTE: II Seminário Internacional em letras: memória e escrita. 2002. (Seminário).

PALESTRANTE: I Seminário de estudos Neolatinos: A Linguagem através dos tempos.Português para Estrangeiros. 2002. (Seminário).

OUVINTE: II Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada - FAPAS. 2000. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: ELISANDRA MAGDA CECCHIN STRADIOTTO

MARCHEZAN, M. R.. As conceoções de linguagem e o ensino da língua materna. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Andrea Carlan Lemos

MARCHEZAN, M. R.. O conteúdo das histórias em quadrinhos no ensino. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Valeska Monteiro Kruger

MARCHEZAN, M. R.. A influência da imagem publicitária na construção da coerência textual. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Simone Teresinha Carlosso

MARCHEZAN, M. R.. A publicidade e suas faces no Ensino da Língua Portuguesa. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Mair Furquim Araújo

MARCHEZAN, M. R.. A intertextualidade em: "É tarde Demais para Saber", de Josué Guimarães. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Cláudia Regina Ruviaro

MARCHEZAN, M. R.. A utilização dos mecanismos de coesão referencial em produções de textos escritos. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Mari Lucia Ferigolo

MARCHEZAN, M. R.. A presença das manifestações orais na língua escrita. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Nislaine Stangarlin

MARCHEZAN, M. R.. Linguagem e aprendizagem na leitura. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Cláudia Fabiane Aita

MARCHEZAN, M. R.. Cecília Meireles: uma poética para a infância. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Renilda Brum genro

MARCHEZAN, M. R.. A leitura e o conhecimento prévio. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Janete Bisognin

MARCHEZAN, M. R.. A ilustração nos textos infantis: importância e caracterização. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Aluno: Camila Flores da Rosa

MARCHEZAN, M. R.. O significado do trabalho para pessoas com deficiência: um estudo em Santa Maria/RS e São Pedro do Sul/RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Antonio Meneghetti Faculdade.

Aluno: Karla Pereira Rutz

Rutz, Karla Pereira; Simões,Gonçalina Alves;MARCHEZAN, M. R.. Conhecendo e compreendendo os critérios utilizados na escolha e na adoção do material didático pelos professores de Língua Inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lurdes Leonora Nagl

Sevilla, Ester;MARCHEZAN, M. R.; Venturella, Valéria Moura. Um estudo comparativo sobre a competência textual de alunos motivados e não motivados lingüísticamente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Sara Ramires Villela

Villela , Maria de Lourdes;MARCHEZAN, M. R.; Rothammel, Pablo Andrés. A escola e o desenvolvimento da habilidade de ler com competência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amanda Collazo Duarte

MARCHEZAN, M. R.; Venturella, Valéria Moura; SEVILLA, E. C. G.. A necessidade de práticas inovadoras para o ensino de Língua Inglesa aos adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALINE CASTRO DAL OSTO

MARCHEZAN, M. R.; Rothammel, Pablo Andrés; Venturella, Valéria Moura. A leitura literatura nas séries finais do ensino fundamental: uma lacuna evidente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Cristina Marinho Rodrigues

MARCHEZAN, M. R.. A importância da leitura no diálogo educacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Sabrina Peres de Peres

MARCHEZAN, M. R.. A importância da ludicidade da leitura no processo de construção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha.

MARCHEZAN, M. R.. "DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRIANÇAS: IMPACTO NA FAMÍLIA". 2018. Antonio Meneghetti Faculdade.

MARCHEZAN, M. R.. Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura. 2016. Faculdade Antônio Meneghetti.

MARCHEZAN, M. R.. Participou como Jurado do V Concurso Interno de Oratória. 2020.

MARCHEZAN, M. R.. III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Responsabilidade e o dever da pessoa. 2018. Faculdade Antônio Meneghetti.

MARCHEZAN, MÁRCIA REGINA. Participou como avaliadora do III Concurso Interno de Oratória do Rotaract Club de Santa Maria. 2018.

MARCHEZAN, M. R.. Exames de língua Portuguesa. 2004. Colégio Maldonado.

MARCHEZAN, M. R.. Exames de Língua Portuguesa. 2002. Instituto Habilitado de las Hermanas Capuchinas.

Orientou

Camila Flores da Rosa

O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE SANTA MARIA E SÃO PEDRO DO SUL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Antônio Meneghetti; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Carluza Costa Fonseca

Os Desenhos nos Livros Infantis: Importância e Adequação Literária; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Noemí Araújo Lima

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO 03 DO PARANOÁ-DF; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ivone Cordeiro dos Santos

AS DIFERENTES FORMAS DE TRABALHAR A LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA: COLÉGIO OBJETIVO MINIE DE NAVIRAÍ-MS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Roberta freitas chagas

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS : 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CASTRO ALVES DE BARROS CASSAL R/S; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Karem dos Santos Figueiredo

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATEGIAS DIDATICAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ana Angélica dos Santos

A leitura e o seu papel social no desenvolvimento da criança no período escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Eduardo Gomes Pinheiro

O papel da escola e da família no combate à violência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ivanilda Cerri Erlich

Incentivar a leitura através do lúdico no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Maria Janeide Hartl

A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Rutis Estel Kulawczuk

Metodologias de ensino de leitura e interpretação textual para a formação de leitores da escola municipal de ensino fundamental Luiz Biasi; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Sheyla Josino de Lima Pascoal

O letramento e o ensino da gramática como desenvolvedores de competências e habilidades em alunos do 6º ano; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Flávia Siminatto Martins

Entendendo o processo de aprendizagem: uma análise sobre a influência motivacional da lição de casa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Vilma Aparecida Calonga

A importância da leitura nos anos iniciais da escola estadual Jõao Vitorino Marques; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Andréia Ascencio

O processo de socialização na educação fundamental nas séries iniciais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Daniela Droppa

A arte de contar histórias: contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Daniela Pereira Gonzaga Luz

Critérios para uma prática pedagógica competente no ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Fátima Rodrigues de Souza

Leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Andréa das Graças Alves

A interdisciplinaridade através do conto na educação infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Karine Elis Muller

A influência da TV na educação das crianças; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

MARIA TEREZINHA LOPES

Educação e qualidade de vida na família: êxito na escola e na sociedade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Rita Cristina Florsz

Os desafios do professor contemporâneo frente às perspectivas de uma educação de qualidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Valquíria das Graças Pedretti

A importância de limites na educação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Denizy Luvisari Solles

A importância da Literatura Infantil na Pré-escola; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Iara Graziele de Oliveira Sofia

A importância do lúdico para crianças com dificuldades de aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Patrícia Cristina Ferreira Teixeira

O processo de adaptação das crianças de três a seis anos na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Marcio Bogaz Trevizan

GRUPO ESCOLAR MENDES GONÇALVES: Vicissitudes da vida social e material da instituição e o contexto de implantação dos grupos escolares no Brasil ? 1889-1931; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Michelle de Almeida Costa

Novas tecnologias e a formação de professores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Thaís Cavalcanti dos Santos

O processo de referenciação na construção da imagem do presidente hugo chávez em texto da revista veja; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Grande Dourados; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Vânea Guedes Garcia

A adolescência x (in)coerência: uma análise lingüístico-textual de gêneros; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Renata Soares Vargas

A análise lingüística do poder persuasivo contido em trechos de textos bíblicos transcritos em diferentes épocas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Daniele Machado Codevila

A dicotomia teórica entre gênero e tipo textual; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ciliane Peixoto Bueno

Cinderela: uma análise da intertextualidade literária e fílmica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Aline da Silva Rosa

A crise no ensino de língua portuguesa: uma visão do aluno sobre a abordagem tradicional no ensino de gramática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Andréa Echeverria

Simbólico criado x simbólico representado: uma análise comparativa entre linguagem literária e fílmica no clássico Romeu e Julieta de Willian Shakespeare; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Cibele do Canto Coffy

A interlocução comunicativa e a interpretatividade textual de um jornal de Uruguaiana; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Danieli Leão dos Santos

Uma análise lingüística da variabilidade da comunicação virtual instantânea; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Fernanda Quartieri dos Santos

A relevância da pragmática: uma análise das várias faces da crônica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ingridi Kerlin Tasca

A relevância do poder inferencial implicado em textos do horóscopo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ingrid Aline da Rosa Moreira

O império argumentativo no texto religioso: uma análise lingüística; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ana Cristina Marinho Rodrigues

A importância da leitura no diálogo educacional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Sabrina Peres de Peres

A importância da ludicidade da leitura no processo de construção; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Lis Helena Marques Maciel

O poder persuasivo do discurso publicitário: uma análise da propaganda Dove; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Daiane Pohlmann Michelotti

O ensino de gramática sob uma perspectiva textual: uma análise do livro didático; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Elizandra Ribeiro Carvalho

A língua portuguesa e os temas transversais: uma análise; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Betina Rubin da Silva

A Compreensão Pragmática em Textos Humorísticos Traduzidos do Português para o Inglês; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Patrícia Avelar Gomes Machado

Em Busca da Construção do Ensino do Texto: Leitura e Releitura; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Elizabethe Minuzzi Ehlers

Educação Infantil: Alfabetização Precoce; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Nilta H Graciolli

A Literatura Infantil: Uma Alternativa Metodológica para o Incentivo à Leitura; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia Magistério) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Nádia Rejane Rios dos Santos

As teorias de Aquisição da Linguagem na Aplicação Prática em Livros Didáticos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Paulo Horvath

A Pragmática das Implicaturas e a Compreensão das Expressões Idiomáticas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Meíza Flores Minuzzi

Coesão, Coerência e Informatividade em Redações Escolares; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Hanelore Rodrigues Bandel

Implicaturas e Provérbios: Uma Análise Pragmática; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Marcela Luz Saraiva

A Transposição do Oral para o Escrito nas salas do Chat; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Caroline Alegretti

Produção de Materiais Didáticos: Questões Lingüísticas e Culturais; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Lídia Feranades Cortes

A Importância da Leitura no Diálogo Educacional; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Gustavo Henrique Florêncio

A formação da personalidade do profissional de Ontopsicologia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ontopsicologia) - Antonio Meneghetti Faculdade; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ivo CanisioMallmann

ALGUNS ASPECTOS DA FRONTEIRA ENTRE A MECÂNICA QUÂNTICA E A ONTOPSICOLOGIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ontopsicologia) - Antonio Meneghetti Faculdade; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Luiz Victor Azevedo Gazzaneo

CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ONTOPSICOLOGIA E LÍNGUA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ontopsicologia) - Antonio Meneghetti Faculdade; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Natália dos Santos Conceição

DA DÍADE À METANOIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ontopsicologia) - Antonio Meneghetti Faculdade; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Ricardo Rechden Barcellos

Mecanismos de defesa: um estudo ontopsicológico; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ontopsicologia) - Antonio Meneghetti Faculdade; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Rejane Maria Arce Vargas

A Interdisciplinaridade Significativa na Provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa do PEIS; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Centro Universitário Franciscano, Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Suzana Pimenta Lopes

A importância da Cultura Sul-Rio-Grandense no Ensino do Português Língua Estrangeira; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Centro Universitário Franciscano, Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Adriana Silveira Bonumá

Língua Portuguesa Via Internet; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Márcia Regina Marchezan;

Produções bibliográficas

  • MARCHEZAN, M. R. ; OLIVEIRA-CRUZ, W. F. . O SUJEITO E A CLÍNICA DAS PSICOSES. In-ventário , v. 1, p. 77-88, 2021.

  • VOLOBUFF, R. F. ; MARCHEZAN, M. R. . ANÁLISE DO DISCURSO IDEOLÓGICO DA CARTA DE SEATTLE. Revista Artigos.com , v. 15, p. ., 2020.

  • MARCHEZAN, MÁRCIA REGINA . Ciência e Psicanálise. SABER HUMANO: REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI , v. 9, p. 6-11, 2019.

  • VASCONCELOS, A. G. ; MARCHEZAN, M. R. . Linguagem jurídica: a riqueza semântica dos operadores do direito. Saber Humano , v. 5, p. 64-64, 2015.

  • LIMA, V. P. ; MARCHEZAN, M. R. . O FENÔMENO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR. ISSN - 1984 - 5227 , v. 19, p. http://www.ling-1-26, 2012.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Motta-Roth, Désirée . O GÊNERO CONTRACAPA NA PERSPECTIVA TEÓRICA BAKHTINIANA. Interletras (Dourados) , v. 02, p. 00-00, 2009.

  • HORVATH, P. ; MARCHEZAN, M. R. . Implicaturas e provérbios: uma análise pragmática. Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação , Santa Maria, v. 02, p. 01-12, 2004.

  • MARCHEZAN, M. R. . A força cooperativa construindo história: a conquista dos 100 anos da Sicredi Região Centro. 01. ed. , 2015.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Gabriela de Souza Ferrony . A diversidade sociocultural da língua portuguesa no contexto escolar: a reconfiguração de um trabalho pedagógico inclusivo. In: Corina Michelon Dotti. (Org.). Diversidade e inclusão: reconfiguração da prática pedagógica. 11ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2008, v. , p. -.

  • MARCHEZAN, M. R. . Dizer o que, né?!. Revista Statto, https://revistastatto.com.br/a, p. https://revista, 24 jul. 2019.

  • MARCHEZAN, M. R. ; SCHAEFER, R. ; RIBEIRO, E. V. ; ZITZAMMAN, A. ; KOHLS, E. . Formação pessoal e profissional do NEL: protagonismo responsável. In: Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 2016, Restinga Sêca. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 2016. v. II. p. 346-352.

  • MARCHEZAN, M. R. . A importância da lingüística na formação de professores de língua portuguesa: algumas reflexões. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional: formação de professores, 2007, Santa Maria. II Seminário Nacional e V Seminário Regional: formação de professores, 2007.

  • Gabriela de Souza Ferrony ; MARCHEZAN, M. R. . Do conto ao quadro: uma proposta textual para a prática de leitura e escrita em sala de aula. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional: de formação de professores, 2007, Santa Maria. II Seminário Nacional e V Seminário Regional: de formação de professores, 2007.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Gabriela de Souza Ferrony . Gêneros do discurso e escola: o projeto de ação docente sob a ótica das teorias bakhtinianas. In: MARCHEZAN, M. R. ; FERRONY, G. S. . Analisando a prática de ensino de língua portuguesa: da Universidade à Escola. In: IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolv, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolv, 2007.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Gabriela de Souza Ferrony . Analisando a prática de ensino de língua portuguesa: da Universidade à Escola. In: IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente. Santa Maria, 2007.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Gabriela de Souza Ferrony ; LOPES, Kathi CRivellaro . A filosofia da linguagem e a sua interface lingüístico-literária no contexto educacional.. In: 2º Foro Interdisciplinario sobre Educación - La responsabilidad de educar, 2007, Montevidéo. 2º Foro Interdisciplinario sobre Educación - La responsabilidad de educar. Montevidéu, 2007.

  • MARCHEZAN, M. R. ; FERNANDES, L. ; Sordi, Adriana . Implicações culturais na saúde mental da mulher indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. In: 9 Congresso da Rede Unida - I fórum Latino-Americano de gestores de atenção básica e I fórum Latino-Americano de participação social em saúde, políticas e educação cidadã, 2010, Porto Alegre. Congresso da rede unida, 2010.

  • MARCHEZAN, M. R. ; VALENTINI, L. M. A. B. ; Gabriela de Souza Ferrony . As variações sociais e lingüísticas no gênero carta: uma análise textual. In: II Congresso Internacional de Educação, 2007, Santa Maria. Educação Humanizadora na sociedade globalizada: violência social. Santa Maria: Editora Paloti, 2007.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Gabriela de Souza Ferrony ; SILVEIRA, Lidiane Raymundo . A vida e a obra de Alfonsina Storni através da canção "Alfonsina y el mar": um diálogo intertextual. In: Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior, 2007, Caçapava. Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior. Bagé - RGS: LEB - Editora e distribuidora de livros LTDA, 2007. v. 1. p. 01-182.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Gabriela de Souza Ferrony . A leitura e a produção do texto jornalístico em sala de aula: analisando uma prática. In: Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior, 2007, Caçapava. Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior. Bagé - RGS: Livraria LEB, 2007. v. 1. p. 01-182.

  • MARCHEZAN, M. R. ; Alves, Diogo L. S. . Quem são os leitores?! Uma investigação institucional sobre as leituras feitas pelo corpo discente da Universidade da Região da Campanha, câmpus de São Gabriel. In: CONGREGA, 2006, São Gabriel. CONGREGA. Bagé: URCAMP, 2006. v. 2. p. 96-97.

  • MARCHEZAN, M. R. ; MARTINI, V. V. . Quem são os leitores?! Uma investigação institucional sobre as leituras realizadas pelo universo docente da URCAMP. In: CONGREGA, 2006, São Gabriel. CONGREGA. Bagé: URCAMP, 2006. v. 2. p. 97-97.

  • MICHELOTTI, D. V. P. ; MARCHEZAN, M. R. . Ensino da gramática sob a perspectiva textual: uma análise do livro didático. In: 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004, São Gabriel. 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas. São Gabriel: 2a semana de letras da URCAMP, 2004.

  • CODEVILA, Daniele Machado ; MARCHEZAN, M. R. . Análise da coerência na publicidade enfatizando as inferências realizadas através da propaganda da cerveja. In: 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004, São Gabriel. 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004.

  • WONG, Jackson Thein de S. ; MARCHEZAN, M. R. . Os fatores de coerência e coesão textuais na obra Cinematográfica - A paixão de Cristo. In: 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004, São Gabriel. 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004.

  • CALDEIRA, Evandro W. ; MARCHEZAN, M. R. . A escrita nos supostos videotecnológicos: uma visão da comunicação mediada pelas novas tecnologias. In: II Congresso Internacional das Linguagens, 2004, Erechin. Mídia e Educação, 2004.

  • CIPOLATT, Denise ; PELLEGRINI, Gisiane ; GOMES, Luciana ; MARCHEZAN, M. R. . Oficina de Incentivo à Leitura. In: 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciencia - 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFRA, 2002, Santa Maria. 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciencia -, 2002.

  • DECIAN, Micheli M. ; BOSSA, Édina Regina ; MARCHEZAN, M. R. . Leitura e Texto dentro do Contexto Cognitivo. In: 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Maria. 2a Feira de Artes, Tecnologia e ciência, 2002.

  • PEREIRA, Lucélia ; CHELLOTTI, Gabriela ; MARCHEZAN, M. R. . Oficina de Leitura e Produção Textual. In: Anais do 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNIFRA, 2002, Santa Maria. 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciência. SM: UNIFRA, 2002.

  • MARCHEZAN, M. R. ; VARGAS, R. M. A. . A Interdisciplinaridade Significativa nas Provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa do PEIS. In: 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Maria - UNIFRA. 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciência, 2002.

  • MARCHEZAN, M. R. ; BARIN, N. R. . O Ensino de Português como Língua Estrangeira para Falantes de Espanhol: relato de experiência. In: II Seminário Internacional em Letras: Memória e Escrita, 2002, Santa Maria - UNIFRA. Memória e Escrita, 2002.

  • MARCHEZAN, M. R. . A Compreensão Pragmática do Texto Humorístico em Português por Falantes não Nativos. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erechim - RS. I Congresso Internacional das Linguagens, 2002.

  • MARCHEZAN, M. R. ; ORTIZ, L. ; LEÃO, R. . Formação Profissional: Contadoras de Histórias.. In: V Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2001, Cruz Alta. Desenvolvimento e Realização do Profissional Docente, 2001. p. 184-184.

  • MARCHEZAN, M. R. . A Pragmática das Implicaturas e a Aquisição do Português como Língua Estrangeira. In: Seminário Internacional em Letras, 2001, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; RUVIARO, C. ; SANTIAGO, L. L. . Procedimentos Cognitivos-Pedagógicos na Leitura e na Produção Textual. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; ORTIZ, L. ; LEÃO, R. . Literatura Infantil e Hospitalização: Uma Práxis Possível. In: Seminário Internacional em Letras - UNIFRA, 2001, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; ALEGRETTE, C. H. ; NONENMACHER, P. . A Informação Histórico-Cultural Sul-Rio-Grandense no Processo de Aquisição do PLE. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; DINIZ, E. F. . Peças Publicitárias: Uma Análise da Força Argumentativa. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; EHLERS, E. M. . Educação Infantil: Alfabetização Precoce. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; SANTOS, N. R. R. . As teorias de Aquisição da Linguagem na Aplicação Prática em Livros Didáticos. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; BANDEL, H. R. . A Pragmática das Implicaturas e a Compreensão das Expressões Idiomáticas. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; MINUZZI, M. F. . Coesão, Coerência e Informatividade em Redações Escolares. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; HORVATH, P. . Implicaturas e Provérbios: Uma Análise Pragmática. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

  • MARCHEZAN, M. R. ; NIEDERAUER, M. E. F. ; SANTOS, V. M. X. . Educação do Professor de Português como Língua Estrangeira. In: ENPLE - II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas. ENPLE - II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras. Pelotas, 2000. p. 142-145.

  • MARCHEZAN, M. R. . Aquisição da Língua Portuguesa à Luz da Sociolingüística Dentro e Fora do Brasil. In: Congresso Internacional Universos da Língua Portuguesa -A Língua Portuguesa na Hispanofonia, 2000, Buenos Aires. Congresso Internacional Universos da Língua Portuguesa -A Língua Portuguesa na Hispanofonia, 2000.

  • MARCHEZAN, M. R. ; LEÃO, R. ; ORTIZ, L. . Contadoras de Histórias: A ludicidade pede Passagem em Hospitais. In: Jornada Regional de educação e Mostra em Educação Básica, 2000, São Sepé. Jornada Regional de educação e Mostra em Educação Básica, 2000. p. 148-148.

  • MARCHEZAN, M. R. ; GRACIOLLI, N. H. ; SEVERO, M. . Literatura Infantil X família. In: V Seminário de Iniciação Científica, 1999, Santa Cruz do Sul. IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisc. Santa Curz do Sul: Edunisc, 1999. v. 12. p. 298-298.

  • MARCHEZAN, M. R. ; CORTES, L. F. . A Importância da Leitura no Diálogo educacional. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999. v. 03.

  • MARCHEZAN, M. R. ; GRACIOLLI, N. H. ; SEVERO, M. . A Importância da Literatura Infantil para o Desenvolvimento da Criança. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999.

  • MARCHEZAN, M. R. ; PORTA, J. D. . Gramática X Ensino da Língua: uma Proposta para o trabalho em sala de aula. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999.

  • MARCHEZAN, M. R. ; SANTOS, V. M. X. ; ALEGRETTI, C. ; SARAIVA, M. L. ; COITINHO, V. . Realidade e Cultura: Material Didático de Apoio para o Ensino de Português como Língua Estrangeira. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999.

  • MARCHEZAN, M. R. . O gênero contracapa na perspectiva teórica bahthiniana. Interletras (Dourados) , 2009.

  • MARCHEZAN, M. R. . Os múltiplos olhares do educador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCHEZAN, M. R. . Encontro das Gerações X, Y e Z nas escolas: características e conflitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCHEZAN, M. R. . Autoestima e motivação: faça das verto!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHEZAN, M. R. . Ação ? Reflexão ? Ação, Para a Cooperação?!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHEZAN, M. R. . Relações Interpessoais: o desafio da convivência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHEZAN, M. R. . Alfabetização (Método Fônico): Caminhos Que Levam A Ler E A Escrever. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHEZAN, M. R. . O currículo como fonte de conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHEZAN, M. R. . Gêneros Textuais: uma comunicação significativa para a aprendizagem significar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCHEZAN, M. R. . Implicações Culturais na saúde mental da mulher indígena de Dourados - MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHEZAN, M. R. . Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA - Teleduc): Possibilidades de Ensino e de Reflexão Sobre Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHEZAN, M. R. . A importância da lingüística na formação de professores de língua portuguesa: algumas reflexões. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHEZAN, M. R. . O ensino de português como língua estrangeira para falantes de espanhol: relato de experiência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHEZAN, M. R. . A pragmática das implicaturas e a aquisição do português como língua estrangeira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCHEZAN, M. R. . A força Cooperativa construindo história: a conquista dos 100 anos da Sicredi Região Centro. Santa Maria: A Razão Editora, 2015 (Reconstrução Histórica).

  • MARCHEZAN, M. R. . Associação Brasileira de Ontopsicologia: 30 anos. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, ABO, 2015 (Parte da equipe que organizou o livro dos 30 anos da ABO).

Outras produções

MARCHEZAN, M. R. . Assessoria de projetos Socias Sicredi. 2020.

MARCHEZAN, M. R. ; APPEL, W. ; CASSEL, C. . Assessoria Pedagógica no Programa União Faz a Vida - SICREDI. 2013.

MARCHEZAN, M. R. . Elaboração de proposta de redação de Vestibular da AMF, 2013/02. 2013.

MARCHEZAN, M. R. ; SCHAEFER, R. ; RIBEIRO, E. V. . Curso de Redação Acadêmica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCHEZAN, M. R. . Curso de Redação Acadêmica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCHEZAN, M. R. . Interdisciplinaridade e prática docente. 2015. .

MARCHEZAN, M. R. . Processo Avaliativo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARCHEZAN, M. R. . Prática docente, planos de ensino, trabalho em grupo e relações interpessoais. 2013. .

MARCHEZAN, M. R. . Gêneros e Pedagogia Significativa. 2013. .

MARCHEZAN, M. R. . Atualização em língua portuguesa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCHEZAN, M. R. . Palestra - Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. 2000 (Palestra sobre " Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa") .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Núcleo de Excelência em Linguagem - NEL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Márcia Regina Marchezan - Coordenador / Ricardo Schaefer - Integrante / Mateus Machado - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e coordenadora de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora das disciplinas: - Língua Portuguesa para negócios no Curso de Administração (2013 até 2020);- Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica no Curso de Direito (2013 até o momento);- Projeto Pequena Tese IV no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia (2017 e 2018);- Coordenadora do Projeto Núcleo de Excelência em Linguagem desde 2014 até 2021 e, atualmente, colaboradora;- Trivium no Curso de Bacharelado em Ontopsicologia - 2022;- Integrante do projeto Trivium desde 2017 até o momento;- Organizadora e responsável pela elaboração das propostas de redação de vestibular desde 2008, 2013, como também das correções das redações, até 2018 e, atualmente, colaboradora e revisora;- Comunicação Empresarial no Curso de Ciências Contábeis (2021-1)- Comunicação e Língua Portuguesa no Curso de Pedagogia (2017, 2018, 2019 e 2022);- Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da AMF desde 19 de fevereiro de 2022, conforme Portaria 03, de 19 de fevereiro de 2022, a fevereiro de 2014. Atualmente ministra as disciplinas de Comunicação e Linguagem Jurídica no Curso de Direito e a disciplina TRIVIUM, projeto que contempla todos os cursos.

Atividades

  • 08/2013

    Ensino, Vestibular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Membro do processo Seletivo de vestibular - elaboração e correção das provas de redação

2018 - Atual

Márcia Regina Marchezan

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga

Outras informações:
Psicóloga e Psicanalista em Formação

2020 - 2022

Concato Consultoria

Vínculo: Colaborador contratado, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica para a Fundação Sicredi

Outras informações:
Atuação enquanto assessora Pedagógica de projetos sociais da Sicredi das Culturas.

2013 - 2015

Concato Consultoria

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica para a FundaçãoSicredi,, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação enquanto assessora Pedagógica de projetos sociais da Sicredi das Culturas via empresa Concato Consultoria.

2013 - 2015

Aurez Excelência Humana

Vínculo: Assessoria pedagógica, Enquadramento Funcional: Horas trabalhadas, Carga horária: 10

Outras informações:
Assessoria Pedagógica para a Fundação Sicredi, Programa União Faz a Vida (PUFV), via Aurez Excelência Humana.

2010 - 2011

Centro Universitário da Grande Dourados

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 20

Outras informações:
Corretora dos "Guias de Estudo" do Ensino a Distância da UNIGRANET; orientadora pedagógica de elaboração dos "Quias de Estudo"; participante do grupo de elaboração do novo "Guia de Estudos" da UNIGRANET; membro da equipe de supervisores dos polos da UNIGRANET.

2010 - 2011

Centro Universitário da Grande Dourados

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora dos cursos de Letras e Pedagogia na modalidade a distância Letras: Disciplinas de "Tópicos de semiótica"; "Estudos Linguísticos II" e "Língua Portuguesa I". Outras atividades: Oficina ministradas: "Redação Acadêmica"; "Polidez e Refinamneto na Linguagem oral e escrita"; "Os recursos tecnológicos na construção do trabalho acadêmico: aspectos metodológicos" no ano de 2010.

2010 - 2010

Centro Universitário da Grande Dourados

Vínculo: Banca - correção de vestibular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Corretora de redações de vestibular nas modalidades presencial e a distância nos anos de 2010 e 2011, com carga horária de 150 horas.

Atividades

  • 03/2011

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Culturais e Comparados

  • 06/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I, Tópicos de Semiótica, Estudos Linguísticos II

2017 - 2017

INOVAR - Reabilitação em Dependência Química

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntária - psicologia, Carga horária: 40

2017 - 2017

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de disciplina por semestre, Carga horária: 30

Outras informações:
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Disciplina: Metodologia Científica.

2018 - 2018

Faculdade de Direito de Santa Maria

Vínculo: Contrato por disciplina, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Gravação de aula, para um curso a distância, sobre a escrita de respostas dissertativas para o ENADE do Curso de Direito.

1999 - 2003

Centro Universitário Franciscano

Vínculo: REGIME PARCIAL DE 20 h/a, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível I, Carga horária: 39

Atividades

  • 03/1999 - 03/2003

    Ensino, Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I, Didática II, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa VI, Metodologia do Ensino do Português como Segunda Língua, Orientação de Estágio, Prática de Ensino I, Projeto de Estágio I, Projeto de Estágio II, Projeto de Estágio III, Projeto Interdisciplinar em Letras I, II, e III

  • 03/1999 - 03/2003

    Ensino, Processamentos de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão

  • 03/1999 - 03/2003

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

  • 03/1999 - 03/2003

    Ensino, Pedagogia Educação Infantil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Lingüísticos da Alfabetização, Fundamentos Metodológicos da Leitura e da Escrita

  • 03/1999 - 03/2003

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

  • 03/1999 - 03/2003

    Ensino, Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de ensino

  • 03/1999 - 03/2003

    Ensino, Pedagogia Séries Iniciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa, Metodologia da Comunicação Verbal

  • 03/1999 - 03/2003

    Extensão universitária , Área de Artes Letras e Comunicação.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto de Português para Estrangeiros.

  • 08/2002 - 11/2002

    Ensino, Ciências Contábeis - Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Técnico

2009 - 2010

Faculdade Iguaçu

Vínculo: Professor de pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Professora de Metodologia Científico dos cursos de Pedagogia Anos Iniciais; Educação Especial, Letras, Arte Educação e Psicopedagogia.

Atividades

  • 05/2010 - 05/2010

    Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Cinetífico

  • 07/2009 - 07/2009

    Ensino, Arte e Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - 30h/a

  • 06/2009 - 06/2009

    Ensino, Língua portuguesa, Literatura e Artes, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Análise do Discurso - 15h/a, Metodologia do Trabalho Cinetífico - 15h/a, Semiótica e Linguística Aplicada - 15h/a

  • 05/2009 - 05/2009

    Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico - Turmas II e III - 25h/a

2004 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2004 - 03/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II (projeto e monografia)

  • 08/2004 - 03/2007

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III (Fonética), Língua Portuguesa IV (Morfologia), Língua Portuguesa V (Sintaxe), Metodologia da Pesquisa em Letras, Produção Lingüística em Língua Portuguesa (Língua Portuguesa II), Temas Lingüísticos e Literários, Trabalho de Conclusão de Curso I (projeto e monografia)

  • 03/2004 - 03/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Coordenação da IV semana Acadêmica do Curso de Letras - IV SEALE - de 06 a 11 de novembro de 2006., Elaboração e correção da Prova de Proficiência em Líng. Portuguesa, no curso de Dreito, em 2004, 2005 e 2006.

2001 - 2008

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Membro da Câmera de Colegiado de Curso - Língua Portuguesa, desde 2002; Coordenação da organização da 2a, 3a e da 4a Semanas Acadêmicas do Curso de Letras; Participação na organização dos documentos referentes à Avaliação IN LOCO do INEP/2003 - Curso de Letras; Participação na elaboração do Projeto de Pós-Graduação em Letras: Língua Portuguesa e Literatura: Interseções - 2004; Participação na elaboração do Ementário do Curso de Letras - 2004; Participação na organização do Primeiro Sarau Literário do Curso de Letras - 2006; Participação na elaboração do projeto de Pós-Graduação em Letras: Fundamentos Lingüísticos-Literários-Pedagógicos da Construção da Leitura e da Escrita - 2007; Elaboração, Coordenação e Execução do Projeto de Extensão de Nivelamento à Distância em Língua Portuguesa - 2007; Orientadora de Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental e Médio desde 2002.

Atividades

  • 08/2001 - 01/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática especial em língua portuguesa, Estágio Curricular Supervisionado III, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa V, Língua Portuguesa VI, Língua Portuguesa VIII, Textualidade I, Textualidade II

  • 08/2001 - 01/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica III, Língua Portuguesa VIII, Língua Portuguesa VII, Morfologia, Morfossintaxe IV, Prática Pedagógica I

  • 08/2001 - 01/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Membro da Câmera de Colegiado de Curso - Língua Portuguesa, desde 2002.

  • 08/2001 - 01/2008

    Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Participação na elaboração do projeto de Pós-Graduação em Letras: Fundamentos Lingüísticos-Literários-Pedagógicos da Construção da Leitura e da Escrita ? 2007., Participação na elaboração do Projeto de Pós-Graduação em Letras: Língua Portuguesa e Literatura: Interseções - 2004.

  • 08/2001 - 01/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientadora de Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental e Médio desde 2002.

  • 08/2001 - 01/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II, Estágio Curricular Superviosionado I - Ensino Fundamental, Estágio Curricular Supervisionado III - Ensino Médio, Estratégias de Leitura, Fonética e fonologia, Morfossintaxe I, Prática Pedagógica III e IV, Semântica

  • 08/2001 - 01/2008

    Serviços técnicos especializados , Apoio Técnico-Pedagógico.,Serviço realizado, Participação na organização dos documentos referentes à Avaliação IN LOCO do INEP/2003 - Curso de Letras.

  • 08/2001 - 01/2008

    Extensão universitária , Curso de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Elaboração, Coordenação e Execução do Projeto de Extensão de Nivelamento à Distância em Língua Portuguesa ? 2007, via TelEduc..

  • 08/2003 - 10/2003

    Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Morfologia, Questões da Linguagem, Semiótica do Texto

2008 - 2008

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Contrato emergencial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Disciplinas ministradas: português instrumental