Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco

Graduação em Medicina pela Faculdade Técnico Educacional Souza Marques (1979), Mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Imunologia Clínica pela Universidade de Londres (1992). Diretor Científico da Fundação Ataulpho de Paiva (desde 1999) e co-Coordenador da área de Vacinas do INCT em Tuberculose (2018). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia de mucosas e prevenção, atuando principalmente em HIV/AIDS, Tuberculose e Vacinas. Tem interesse em P&D, tendo sido responsável pela certificação internacional da estirpe e da vacina BCG Moreau Rio de Janeiro na OMS, assim como sua colocação como Reagente Referencia no portfólio da OMS. Realizou pesquisas que geraram patentes com o BCG e testes diagnósticos, além de coordenar a equipe que desenvolveu e colocou no mercado o produto "ImunoBCG" para o tratamento do câncer superficial de bexiga, com financiamento FINEP. Atualmente é o responsável técnico pela transferência de tecnologia deste imunoterápico (ImunoBCG), de propriedade da Fundação Ataulpho de Paiva, para a Empresa Espanhola BIO-CZV. Foi chefe do Laboratório de Imunologia Clínica do Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (1994 a 2013), Membro do MUVAPRED (Mucosal Vaccines For Poverty Related Diseases) da Comunidade Economica Europeia (2001 a 2004). Foi também Coordenador da área de Vacinas do INCT em Tuberculose (2008 a 2012), Membro da Câmara Técnica de Imunobiológicos do MInistério da Saúde (2006 a 2008) e Membro do Comitê da Vacina BCG da OMS (2005 a 2012). Em 1984, trabalhando em um ambulatório da Igreja Católica na Zona de prostituição do Mangue (RJ), iniciou estudos clínicos colaborativos com o Depto de Imunologia do IOC/FIOCRUZ visando o esclarecimento de uma nova doença (HIV/AIDS) que se iniciava em nosso país. Os dados obtidos nestas pesquisas foram os primeiros utilizados pelo MS e posteriormente PNDST/AIDS para o acompanhamento da incidência de HIV/AIDS na população marginalizada (indivíduos que faziam prostituição de ambos os gêneros e mendigos). Foi um dos fundadores do Ambulatório da Providencia, que é um dos pioneiros na pesquisa de HIV/AIDS no país. Implantou em 1985 o primeiro programa de Prevenção de HIV/AIDS em uma empresa, com auxilio da FIOCRUZ e MS, no Banco do Brasil S.A. Foi um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa que, em 1987, mostrou a venda de sangue por indivíduos marginalizados a bancos de sangue ilegais e que foi fundamental para a lei No 7.649, DE 25 DE JANEIRO DE 1988, a qual estabelece a obrigatoriedade do cadastramento dos doadores de sangue bem como a realização de exames laboratoriais no sangue coletado, visando a prevenir a propagação de doenças transmissíveis.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Clinical Immunology

1989 - 1992

University of London
Título: Study of humoral and cellular responses to Vibrio Cholerae antigens - A model to study human gastrointestinal immunology
Orientador: Prof George Griffin
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Mucosal immunology; Humoral and cellulart responses; Human model.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: vacinologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.

Mestrado em Medicina (Cirurgia Geral)

1982 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação da atividade antibacteriana da malha de alfa celulose oxidada regenerada. Estudo Experimental,Ano de Obtenção: 1987
Orientador: Prof Nelson Jamel
Palavras-chave: trauma hepático; malhas biodegradaveis; hemostasia.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia / Especialidade: Cirurgia Experimental. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.

Especialização - Residência médica

1980 - 1982

Hospital de Ipanema
DE IPANEMA, Brasil;Residência médica em:Número do registro: . Palavras-chave: Cirurgia geral; Cirurgia abdominal.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Aperfeiçoamento em Postgrad Course In S T D

1989 - 1989

British Postgraduate Medical Federation
Ano de finalização: 1989;

Graduação em Medicina

1974 - 1979

Faculdade Técnico Educacional Souza Marques

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1989 - 1989

Biosafety in Laboratory Practice. (Carga horária: 120h). , St Georges University of London, SGUL, Grã-Bretanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: vacinologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; BOUHABIB, Dumith Chequer ; BONGERTZ, V. ; MORGADO, M. G. . Seminário Avançado sobre Patogênese em HIV/AIDS. 2006. (Outro).

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . V Simpósio Brasileiro de Pesquisa em HIV/AIDS. 2003. (Congresso).

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . 1 Conferência QTROP/FAP sobre a Tuberculose.. 2002. (Congresso).

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . I Simpósio Brasileiro de BCG. 2001. (Congresso).

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . II Simpósio Brasileiro de Pesquisa Básica em HIV/AIDS. 1997. (Congresso).

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . 1 Simpósio Internacional sobre vacina BCG. 1996. (Congresso).

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . I Simpósio Brasileiro de Pesquisa Básica em HIV/AIDS. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2 Congresso CPLP sobre DST-AIDS. Estado da Arte em Vacina em DST e AIDS. 2008. (Congresso).

Seminário Internacional de Ciência e Tecnologia em Saúde para o MERCOSUL..Palestrante sobre o tema BCG Moreau Rio de Janeiro uma vacina brasileira. Histórico, Pesquisa e Desenvolvimento.. 2004. (Seminário).

Jornada Científica de Pós-graduação.Avaliador na VII Jornada Cietnífica de Pós-graduação da FIOCRUZ. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Saada Lima Chequer Fernandez

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Polimorfismo do HIV-1: Implicações na resistência à terapia anti-retroviral em pacientes infectados por diferentes subtipos virais prevalentes na cidade do Rio e Janeiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Walter de Araujo Eyer Silva

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Estudos sobre a infecção pelo HIV-1 em Miracem, noroeste fluminense (julho de 1999 a março de 2002). 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Paula Maia Peixoto Marino

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Migração celular durante a infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sergio de Araujo Pereira

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Isolados primários do HIV-1 são inibidos pela condroitina sulfatada fucosilada independentemente do uso de correceptores. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tania Zaverucha do Vale

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Indução de resistência 'a infecção pelo Trypanosoma cruzi por formas atenuadas pela actinomicina D. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliana Hipólito Pessoti

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Estudo do comportamento das cepas de leishmania chagasi e leishmania amazonensis em meio de cultivo acelulares e em culturas de celulas de mamiferos. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Antônio Santos de Aguiar

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Efeito das parasitoses intestinais na resposta imune à vacina BCG, em adolescentes do município de Juiz de Fora (Casa do pequeno jornaleiro). 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniella Arêas Mendes da Cruz

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Analise fenotipica de linfocitos T CD4+ CD8+ em linfonodos sucutâneos de camundonogos infectados pelo Trypanosoma cruzi. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Deise Luci Alves Campos Mello

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Detecção da infecção pelo HIV-1 através de métodos moleculares e imunológicos em mulheres soronegativas parceiras sexuais de indivíduos infectados pelo HIV-1. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ketty Gruschenka Velaverde Dunois

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Caracterização molecular do HIV-1 na Bolívia: Avaliação dos subtipos virais em amostras obtidas de pacientes das cidades de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gisella Gallarza Zaldivar de Benazic

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Doença de Chagas experimental: colonização do sistema nervoso central. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ivan Neves Junior

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Imunopatologia da AIDS: estudo do efeito modulador do zinco sobre células do sistema imune de indivíduos infectados pelo HIV-1. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria de Fátima Sarro da Silva

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Estudo da resposta celular em linhagens de camundongos obtidos por seleção genética bidirecional para a resposta humoral. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Paulo Roberto Soares Stephens

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Infecção murina experimental com rotavirus SA 11: características clínicas, histológicas e imunológicas. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Walter de Araujo Eyer Silva

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.; H Shatzmayr; TANURE, A.; A T Dumans; L C J Alcantara. Epidemiologia molecular do virus da imunodeficiência humana tipo I (HIV-1) em municipios do interior do estado do Rio de Janeiro, com enfase nas cidades de Miracema, Santo Antonio de Pádua e Saquarema, 2001 a 2006.. 2007. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sylvia Lopes Maia Teixeira

Bernardo Galvão-Castro; M O Moraes; M A Soares; COUTOFERNANDEZ, J. C.;CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. O HIV-1 em usuários de drogas injetáveis do Rio de Janeiro, Brasil; caracterização genética do hospedeiro, análise da diversidade viral e resistência aos anti-retrovirais.. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Claudio César Cirne dos Santos

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Atividade antiretroviral do diterpeno 8,10,18-tryhidroxy-2,6 dollabelediene (dollabeledienetriol): análise dos efeitos inhibitórios sobre aenzima transcriptase reversa e replicação do HIV-1. 2006. Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Orsini Andrade

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Estudo da casuística da co-infecção Leishmania spp. em pacientes atendidos em centros de referência para HIV/AIDS de Minas Gerais. 2003. Tese (Doutorado em Medicina (Medicina Tropical)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Monick Lindenmeyer Guimarães

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Epidemiologia Molecular do HIV-1: polimorfismo e recombinação em subtipos virais prevalentes no Brasil. 2002. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Helia Maria Canizzaro

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Avaliação dos efeitos de glicoconjugados derivados de protozoários intracelulares na replicação dp HIV-1 (vírus da imunodeficiência humana tipo 1) em macrofagos humanos. 2001. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cíntia Ramos Soares

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Anemia materna e transferência manterno-feral de folato e ferro. 1999. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Glória Bonecini de Almeida

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Avaliação da resposta imune celular em pacientes co-infectados pelo Mycobacterium tuberculosis e o vírus da imunodefciência humana do tipo I (HIV-1): determinação da atividade funcional, expressão de citocinas e de óxido nítrico sintase induzida em células alveolares. 1997. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eduardo Werneck Barroso

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. História natural e patogênese da tuberculose associada a Sindrome da Imunodeficiência Adquirida: reavaliação do papel da imunidade inata1997. 1997. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vinícius Cotta de Almeida

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. O timo na imunopatologia da doença de Chagas experimental, estudos sobre as alterações fenotípicas e funcionais na diferenciação e migração intratímicas das células T. 1996. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Selma Margareth Bacellar de Souza Leão

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Endocitose de moléculas MHC de classe II, um ato de evasão? Como amastigotas de Leishmania amazonensis o praticam. 1996. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: ANETE TRAJMAN

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Estudo imunohistoquímico da mucosa intestinal de pacientes com infeação crônica por Strongiloides Stercoralis. 1995. Tese (Doutorado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Alberto Medeiros

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. BCG Moreau recombinante. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Monick L Guimarães

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Análise do polimorfismo da região C2-V3 da gp 120 de amostras brasileiras do HIV-1 caracterizadas como subtipo B. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomédico) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Paula Maia Peixoto Marino

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Migração celular na infeação experimental pelo Trypanosoma cruzi. 2000. Outra participação, Fundação Oswaldo Cruz.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.; E M Acosta; E Nascimento. Concurso público - memorial - para assistente de pesquisa da FIOCRUZ - perfil vaccinologia. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Concurso público para seleção de pesquisador adjunto em imunopatologia e terapêutica experimental de doenças infecciosas ou autoimunes. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Concurso público para seleção de pesquisador adjunto em desenvolvimento/avaliação de vacinas contra a malária ou leishmaniose, métodos de avaliação imunológica e de biologia molecular. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Concurso público para seleção de Professor adjunto do Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo Góes. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.. Concurso público para seleção de Pesquisador Assistente do Departamento de Protozoologia do Instituto Oswaldo Cruz. 1997. Fundação Oswaldo Cruz.

MORGADO, M. G.CASTELLO-BRANCO, L. R. R.; outros. 2 Congresso da CPLP sobre DST-AIDS. 2008. Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R.; R Galler; Wim De Grave; H Shatzmayr; M Freire. Reunião de avaliação da rede cooperativa de vacinas - RVR PDTIS. 2007. Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leila Aboud Dias Carneiro

Acompanhamento nutricional e imunologico de individuos ex-moradores de rua HIV-1 +; 2001; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco;

Renata Monteiro-Maia

Estudo da resposta imunológica `a imunização com o BCG Moreau; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco;

Maria Beatriz Nunes Ortigão de Sampaio

Estudo de Marcadores de Progressão da Infecção Pelo Hiv-1 Em Crianças No Rio de Janeiro; 1996; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco;

Maria Thereza Baptista Wady

Aspectos nutricionais e parasitológicos na resposta imunológica em uma população de risco para doenças infecciosas - Estudo realizado no município do Rio de Janeiro com moradores de rua; ; 2009; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - One Cursos - Treinamento e Desenvolvimento,; Orientador: Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco;

Lucia Renata Meireles de Souza

Análise de aspectos fenotípicos e funcionais de células CD8 positivas na infecção in vitro pelo vírus da imunodeficiência humana do tipo 1; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco;

Maria Beatriz Nunes Ortigão de Sampaio

Resposta imunológica de mucosa, replicação viral e distribuição de quasispecies em individuos infectados pelo HIV após imunização oral; 2001; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco;

Frits Sutmoller

Infecções Respiratórias Agudas No Rio de Janeiro, Brasil; 1998; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANTAS, PAULO R. Z. ; PONTE, CARLOS G. G. ; ALMEIDA, MATHEUS R. ; ALBUQUERQUE, LAWRENCE H. P. ; SOUSA-VASCONCELOS, PERIELA S. ; PEDRO, THAÍZE ; GOMES, NATÁLIA L. S. ; MOREIRA, OTACÍLIO C. ; SILVA, FERNANDA C. ; CASTELLO-BRANCO, LUÍZ R. R. ; PINHO, ROSA T. . The in vitro Mycobacterium bovisBCG Moreau infection of human monocytes that induces Caspase-1 expression, release and dependent cell death is mostly reliant upon cell integrity. Journal of Inflammation-London , v. 16, p. 16/10.1186-18, 2019.

  • LIMA, JESSICA ; SIQUEIRA, MARIANA ; PEDRO, THAÍZE ; PONTE, CARLOS ; PERES, L. M. ; MARINHO, SUELEN ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; ANTAS, PAULO R. Z. . The role of host soluble inflammatory mediators induced by the BCG vaccine for the initiation of in vitro monocyte apoptosis in healthy Brazilian volunteers. Journal of Inflammation-London , v. 12, p. 60, 2015.

  • PONTE, C. ; PERES, L. ; MARINHO, S. ; LIMA, J. ; SIQUEIRA, M. ; PEDRO, T. ; DE LUCA, P. ; CASCABULHO, C. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; ANTAS, P. R. Z. . In vitro T-cell profile induced by BCG Moreau in healthy Brazilian volunteers. Human Vaccines & Immunotherapeutics , v. 11, p. 450-457, 2015.

  • Berrêdo-Pinho M ; Kalume DE ; Correa PR ; Gomes LH ; Pereira MP ; da Silva RF ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Degrave WM ; Mendonça-Lima L . Proteomic profile of culture filtrate from the Brazilian vaccine strain Mycobacterium bovis BCG Moreau compared to M. bovis BCG Pasteur.. BMC Microbiology (Online) , v. Apr20, p. 80, 2011.

  • Simas CJ. ; Silva DP ; Ponte CG ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Antas P . Patterns of in vitro cell-death, metaloproteinase-9 and pro-inflammatory cytokines in human monocytes induced by the BCG vaccine, Moreau strain.. Vaccine (Guildford) , v. 29, p. 6446-6450, 2011.

  • GOMES, L. H. F. ; OTTO, T. D. ; Vasconcellos, E. A. ; Ferrao, P. M. ; Maia, R. M. ; MOREIRA, A. S. ; FERREIRA, M. A. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; DEGRAVE, W. M. ; MENDONÇA-LIMA, L. . Genome Sequence of Mycobacterium bovis BCG Moreau, the Brazilian Vaccine Strain against Tuberculosis. Journal of Bacteriology (Print) , v. 193, p. 5600-5601, 2011.

  • Schreiber F ; Huo Z ; GIEMZA, R. ; Woodrow M ; Fenner N ; Stephens Z ; DOUGAN, G. ; Prideaux S ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; LEWIS, D. J. . An investigation of clinical and immunological events following repeated aerodigestive tract challenge infections with live Mycobacterium bovis Bacille Calmette Guérin.. Vaccine (Guildford) , v. 28, p. 5427-5431, 2010.

  • Clark S ; Kelly DL ; Badell E ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Aldwell F ; Winter N ; LEWIS, D. ; Marsh PD . Oral delivery of BCG Moreau Rio de Janeiro gives equivalent protection against tuberculosis but with reduced pathology compared to parenteral BCG Danish vaccination.. Vaccine (Guildford) , v. aug 11, p. 20708695, 2010.

  • Markey K ; Ho MM ; Choudhury B ; Seki M ; Ju L ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Gairola S ; Zhao A ; Shibayama K ; Andre M ; Corbel MJ . Report of an international collaborative study to evaluate the suitability of multiplex PCR as an identity assay for different sub-strains of BCG vaccine. Vaccine (Guildford) , v. aug 20, p. 20732463, 2010.

  • Badell E ; Nicolle F ; Clark S ; Majlessi L ; Boudou F ; Martino A ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Leclerc C ; Lewis DJ ; Marsh PD ; Gicquel B ; Winter N . Protection against tuberculosis induced by oral prime with Mycobacterium bovis BCG and intranasal subunit boost based on the vaccine candidate Ag85B-ESAT-6 does not correlate with circulating IFN-gamma producing T-cells.. Vaccine (Guildford) , v. 27, p. 28-37, 2009.

  • ANTAS, P. R. Z. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . New vaccines against tuberculosis: lessons learned from BCG immunisation in Brazil.. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , v. 102, p. 628-630, 2008.

  • Rigsby P ; Jensen SE ; Gairola S ; Seki M ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Lopez-Vidal Y ; Knezevic I ; Corbel MJ . Report of an international collaborative study to establish the suitability of using modified ATP assay for viable count of BCG vaccine.. Vaccine (Guildford) , v. jun 26, p. ..-.., 2008.

  • Badell E ; Nicolle F ; Clark S ; Majlessi S ; Boudou S ; Martino A ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Leclerc C ; LEWIS, D. J. M. ; Marsh PD ; Gicquel B ; Winter N . Protection against tuberculosis induced by oral prime with Mycobacterium bovis BCG and intranasal subunit boost based on the vaccine candidate Ag85B-ESAT-6 does not correlate with circulating IFN-gamma producing T-cells.. Vaccine (Guildford) , v. 27, p. 28-37, 2008.

  • CIRNE-SANTOS, C. C. ; SOUZA, T. M. L. ; TEIXEIRA, V. L. ; FONTES, C. F. L. ; Rebello MA ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; ABREU, C. M. ; TANURI, A. ; FRUGULHETTI, I. C. P. P. ; BOU-HABIB, D. C. . The dolabellane diterpene Dolabelladienetriol is a typical noncompetitive inhibitor of HIV-1 reverse transcriptase enzyme. Antiviral Research , v. 77, p. 64-71, 2008.

  • CIRNESANTOS, Claudio Cesar ; TEIXEIRA, Valeria L ; CASTELLOBRANCO, Luiz Roberto ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; FRUGULHETTI, Izabel C P P ; BOUHABIB, Dumith Chequer . Inhibition of HIV-1 Replication in Human Primary Cells by a Dolabellane Diterpene Isolated from the Marine Algae Dictyota pfaffii. Planta Medica (Stuttgart) , v. 72, p. 295-299, 2006.

  • CA, Cosgrove ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; T, Hussell ; A, Sexton ; R, Giemza ; R, Phillips ; A, Williams ; GE, Griffin ; G, Dougan ; DJ., Lewis . Boosting of cellular immunity against Mycobacterium tuberculosis and modulation of skin cytokine responses in healthy human volunteers by Mycobacterium bovis BCG substrain Moreau Rio de Janeiro oral vaccine.. Infection and Immunity , v. 74, n.4, p. 2449-2452, 2006.

  • MONTEIRO-MAIA, R. ; ORTIGÃO-DE-SAMPAIO, M. B. ; PINHO, R. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Modulation of humoral immune response to oral BCG vaccination by Mycobacterium bovis BCG Moreau Rio de Janeiro (RDJ) in healthy adults. Journal of Immune Based Therapies and Vaccines , v. 4, p. 1-6, 2006.

  • BONGERTZ, V. ; BOUHABIB, Dumith Chequer ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; MORGADO, M. G. . Report of the fifth Brazilian Symposium on HIV/AIDS Research. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 100, n.1, p. 67-71, 2005.

  • CIRNESANTOS, C C ; TEIXEIRA, Vl ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; FUGULHETTI, I C P P ; BOUHABIB, D C . Inhibition of HIV-1 replication in human peripheral primary cells by a dolabellane diterperne isolated from the marine algae dictyota pfaffii. Planta Medica (Stuttgart) , v. prelo, 2005.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Vacinas: pesquisa desenvolvimento em países pobres e ricos.. Médica, Rio de Janeiro, v. 01, n.Dezembro, p. 17-20, 2005.

  • BENEVOLO-DE-ANDRADE, T. C. ; MONTEIRO-MAIA, R. ; Cosgrove C ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . BCG Moreau Rio de Janeiro - An oral vaccine against tuberculosis - Review. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 100, n.5, p. 459-465, 2005.

  • WADY, M. T. B. ; LINHARESCARVALHO, M. I. ; SALLES-COSTA, R. ; VALLE, J. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Investigação dos aspectos nutricionais em homens abrigados em uma insttuição filantropica envolvida em surto de tuberculose. Boletim da Campanha Nacional Contra a Tuberculose , Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 11-16, 2004.

  • WADY, Maria Thereza B ; CARVALHO, Maria Inês Linhares ; Salles-Costa, R, Costa, RS ; VALLE, Joyce Do ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . INVESTIGAÇÃO DOS ASPECTOS NUTRICIONAIS EM HOMENS ABRIGADOS EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA ENVOLVIDA EM SURTO DE TUBERCULOSE. Boletim de Epidemiologia Sanitária, Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 13-18, 2004.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Morgado M G ; Bastos F I ; Oelemann W ; Alary M ; Lowndes C M ; Beatriz Crinsztejn . Diagnostic detection of Human Immunodeficiency Virus type I antibodies in Urine: a Brazilian study. Journal of Clinical Microbiology , EUA, v. 40, p. 881-885, 2002.

  • PINHO, R. T. ; VANNIERSANTOS, M. A. ; ALVES, C. R. ; MARINO, A. P. M. P. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; LANNESVIEIRA, J. . Effect of Trypanosoma cruzi released antigens biding to non-infected cells on anti-parasitic antibody recognition and expression of extracellular matrix components. Acta Tropica , Suécia, v. 83, p. 103-105, 2002.

  • Selma Mayerowicz ; Paulo Roberto R. Stephens ; Ortrud Monika Barth ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Intestinal explants of fetal mice: a light and electron microscopic study. Acta Microscópica , Venezuela, v. 10, n.1, p. 14-18, 2001.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; SAMPAIO, M. B. N. O. . Aspects of gastrointestinal immunology and nutrition in Human Deficiency Virus-1 infection in Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Brasil, v. 95, n.S1, p. 171-173, 2000.

  • Bastos F I ; Lowndes C M ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Linhares-de-Carvalho M I ; Oelemann W ; Bernier F ; Morgado M G ; CF Yoshida ; Rosental T ; Alary M . Sexual behaviour and infection reates for HIV, blood borne and sexually transmitted infections among patients attending drug treatment centers in Rio de Janeiro. International Journal of STD and AIDS , EUA, v. 11, p. 383-392, 2000.

  • ORTIGÃOSAMPAIO, M. B. ; ABREU, T. F. ; LINHARESCARVALHO, M. I. ; PONCEDELEON, A. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Surrogate markers of disease progression in HIV-infected children in Rio de Janeiro.. Journal of Tropical Pediatrics , Inglaterra, v. 45, p. 299-302, 1999.

  • N Patton ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Jennings G ; ORTIGÃODESAMPAIO, M. B. ; Elisa M ; COSTA, S. ; GE, Griffin . Impact of Tuberculosis on the body composition in HIV-infected men in Brazil.. Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes , EUA, v. 20, p. 265-271, 1999.

  • CMM Hayward ; P O'Gaora ; DB Young ; GE, Griffin ; J Thole ; TR Hirst ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; LEWIS DJM . Construction and murine immunogenicity of recombinant Bacille Calmette Guérin vaccines expressing the B subunit of Escherichia coli heat labile enterotoxin. Vaccine (Guildford) , Inglaterra, v. 17, p. 1272-1281, 1999.

  • PINHO, R. T. ; PEDROSA, R. C. ; COSTA-MARTINS, P. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Saliva ELISA: a method for the diagnosis of chronic Chagas'disease in endemic areas.. Acta Tropica , Suécia, v. 72, p. 31-38, 1999.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; ORTIGÂO-DE-SAMPAIO ; HAYES, P. ; GE, Griffin ; LEWIS DJM ; PONCE-DE-LEON A ; Linhares-de-Carvalho M I . Increase In Plasma Viral Load After Oral Cholera Immunisation Of Hiv-1 Infected Subjects. AIDS (London) , v. 12, n.14, p. 145-150, 1998.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; LEON, A. O. M. A. T. L. M. P. ; LRR, C. . Surrogate Markers Of Disease Progression In Hiv-Infected Children In Rio de Janeiro, Brazil.. Journal of Tropical Pediatrics , n.IN PRESS, 1998.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Morgado M G ; NEVES JR, I. G. M. G. C. C. C. ; KUIKEN, C. V. V. L. M. C. L. B. F. ; GALVÃO-CASTRO, B. C. E. ; Vera Bongertz ; GROUP, T. H. E. C. A. R. C. . High Prevalence Of B Subtype And Recent Introduction Of Hiv-1 Subtype D Infection In Rio de Janeiro City, Brazil: No Evidence Of Association Between Hiv-1 Subtypes And Exposure Categories.. Journal of AIDS/HIV , n.IN PRESS, 1998.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; GALVÃO-CASTRO, B. M. M. C. L. ; KUIKEN, C. V. V. L. M. C. L. B. F. ; GROUP, T. H. E. C. A. R. C. . Molecular epidemiology of HIV in Brazil. High prevalence of B subtype and identification of na HIV-1 subtype D infection in Rio de Janeiro city.. Journal of AIDS/HIV , USA, v. 18, p. 488-494, 1998.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; NEVES JR, I. M. M. G. M. ; VELOSO-DOS-SANTOS, V. ; GALVÃO-CASTRO, B. L. M. C. L. B. F. C. E. ; Vera Bongertz ; GROUP, T. H. E. C. A. C. R. . Molecular Epidemiology Of Hiv In Brazil. Polymorphism Of The Antigenically Distinct Hiv-1 B Subtype Strains.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 93, n.3, p. 383-386, 1998.

  • Vera Bongertz ; MORGADO, M. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Bernardo Galvão-Castro . Report Of The Second Brazilian Symposium On Basic Research In Hiv/Aids.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 93, n.3, p. 367-371, 1998.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; ORTIGÃO-DE-SAMPAIO, M. B. . Immunization Of Persons With Hiv Infection And Other Secondary Immunodeficiencies. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 93, n.3, p. 387-390, 1998.

  • AC, C. L. L. M. P. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Aids Therapy In Brazil.. Nature (London) , Inglaterra, v. 392, n.6675, p. 431, 1998.

  • LRR, O. M. C. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Imaturidade Imunológica Fetal e Neonatal: Na Evolução Clínica da Infecção Pelo Hiv-1 Em Crianças.. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 43, n.1, p. 29-34, 1997.

  • Bernardo Galvão-Castro ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; MORGADO, M. ; BONGERTZ, V. . Report Of The First Brazilian Symposium On Basic Research In Hiv/Aids. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 91, n.3, p. 329-334, 1996.

  • Bernardo Galvão-Castro ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; BONGERTZ, V. C. J. M. M. L. M. C. L. ; MORGADO, M. F. P. ; TANURE, A. ; CHARACTERIZATION, S. T. B. N. F. T. H. I. . A Nationwide Effort To Sistematically Monitor Hiv-1 Diversity In Brazil: Preliminary Results.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 91, n.3, p. 335-338, 1996.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; GE, C. L. L. D. O. M. G. ; Gastrointestinal Immune Response In HIV Infected Subjects. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Brasil, v. 91, n.3, p. 363-366, 1996.

  • GRIFFIN, GE ; CASTELLO-BRANCO, LRR ; ORTIGÃO-DE-SAMPAIO, MB ; SHATTOCK, R . Mucosal immunology and models of mucosal HIV infection. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 91, p. 367-369, 1996.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; GRIFFIN, G. E. ; DOUGAN, G. ; LEWIS DJM . A Method To Screen T Lymphocyte Epitopes After Oral Immunisation Of Humans: Application To Cholera Toxin B Subunit. Vaccine (Guildford) , v. 13, n.9, p. 817-820, 1995.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; GRIFFIN, G. E. ; POULTON, T. ; DOUGAN, G. ; LEWIS DJM . Characterisation Of The Circulating T Cell Response After Oral Immunisation Of Human Volunteers With Cholera Toxin B Subunit. Vaccine (Guildford) , v. 1994, n.12, p. 65-72, 1994.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; OJOO, S. L. D. G. C. ; DOUGAN, G. C. L. ; MCDERMONT, S. E. M. ; GE, Griffin . Immune Response Following Oral Administration Of Cholera Toxin B Subunit To Hiv-1 Infected Uk And Kenian Subjects. AIDS (London) , Inglaterra, v. 8, p. 779-785, 1994.

  • LEWIS, D. J. M. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; NOVOTNY, P. ; DOUGAN, G. ; POULTON, T. ; GRIFFIN, G. E. . Circulating Cellular Immune Response To Oral Immunisation Of Humans With Cholera Toxin B Subunit. Vaccine (Guildford) , Inglaterra, v. 11, n.2, p. 119-121, 1993.

  • CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; NOVOTNY, P. L. D. ; DOUGAN, G. ; GE, C. L. P. T. G. . The Cellular And Humoral Immune Response After Oral Immunisation Of Humans With Cholera Toxin B Subunit.. Vaccine (Guildford) , Inglaterra, v. 10, n.4, p. 262, 1992.

  • LINHARESCARVALHO, M. I. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; HABIB, J. G. A. ; GALVÃOCASTRO, B. . Hiv Antibodies In Beggar Blood Donors In Rio de Janeiro, Brazil.II. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 83, n.4, p. 533, 1988.

  • LINHARESCARVALHO, M. I. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; HABIB, J. G. A. ; GALVÃOCASTRO, B. ; PEREIRA, M. S. . Hiv Antibodies In Beggar Blood Donors In Rio de Janeiro - Brazil.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 82, n.4, p. 587-588, 1987.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . REPRESENTANTE DA ÁREA DE SAÚDE NO FÓRUM DE DIÁLOGO TRILATERAL ÍNDIA-BRASIL-ÁFRICA DO SUL (IBAS) REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ANGRA DOS REIS, RJ, BRASIL 1 DE SETEMBRO DE 2006. 2006.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Mucosal Vaccines for Poverty Related Diseases. MUVAPRED subproject 3- European Community. 2004.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . WHO Study group for BCG vaccines. 2004.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . The Wellcome Trust Traveling Research Grant. 1997.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Consultoria em DST/AIDS do Ambulatório da Providência. 1996.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Leila Mendonça ; Wim De Grave ; Thomaz Otto . Método, Kit e Iniciadores para a identificação genética de Micobacterium Bovis BCG Moreau Rio de Janeiro. 2007.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Desenvolvimento de BCG Moreau RJ concentrado para uso em cancer de bexiga. 2006.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Certificação do BCG Moreau Rio de Janeiro pela OMS. 2004.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; Leila Mendonça ; Wim De Grave . ?Pedido de patente PI0604958-3: Método, Kit e Iniciadores para a identificação genética de Micobacterium bovis BCG cepa Moreau-RJ, método para monitoramento da viabilidade de BCG Moreau e expressão de genes, e produtos com atividade imunobiológica". 2007.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Pedido de patente relativo a método e kit para a detecção de doença de Chagas em saliva. INPI - PI 0000886. Ano 2000, solicitação FIOCRUZ. Dr Luiz Roberto Ribeiro Castello Branco, Dra Rosa Teixeira de Pinho, Dr Samuel Goldemberg, Dr Marco Aurelio Krieger, Dra Elza Carmen Cerqueira de Almeida.. 2000.

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . TB-VAC Meeting. 2006.

M M Ho ; SOUTHERN, J. ; Hye-Na Kang ; KNEZEVIC, I. ; CASTELLO-BRANCO, L. R. R. ; International consultants . WHO Informal Consultation on Standardization and Evaluation of BCG Vaccines. 2009. (Atualização de normas para os BCGs).

CASTELLO-BRANCO, L. R. R. . Entrevista sobre Tuberculose concedida ao programa Ciência e Tecnologia da GloboNews.. 2002 (Entrevista) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1993

Research Development Award in Tropical Medicine Research Development Award in Tropical Medicine 1993/1995. Agraciado pelo The Wellcome Trust, The Wellcome Trust.

1993

Overseas Research Students Awards Scheme, The Committee of Vice-Chancellors and Principals of the United Kingdom.

1992

Overseas Research Students Awards Scheme, The Committee of Vice-Chancellors and Principals of the United Kingdom.

1991

Overseas Research Students Awards Scheme, The Committee of Vice-Chancellors and Principals of the United Kingdom.

1991

Best Poster of the Meeting, British Society for Immunology and Societé Française d'Immunologie Jointing Meeting.

1982

Especialista em Cirurgia Geral, Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Ataulpho de Paiva, Diretoria. , Av. Pedro II, 260, São Cristóvão, 20941970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25898934, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1999 - Atual

    Fundação Ataulpho de Paiva

    Vínculo: diretor sem remuneração, Enquadramento Funcional: Diretor Científico, Carga horária: 8

    Outras informações:
    CARGO SEM REMUNERAÇAO DE ACORDO COM O ESTATUTO DAS FUNDACOES. Convênio com a FIOCRUZ.

    Atividades

    • 06/1999

      Direção e administração, Fundação Ataulpho de Paiva, .,Cargo ou função, DIRETOR TECNICO CIENTIFICO.

    • 06/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Ataulpho de Paiva, .,Linhas de pesquisa

    • 06/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisas Arlindo de Assis, .,Linhas de pesquisa

  • 1994 - 2013

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: cedido, Enquadramento Funcional: Chefe de Laboratório de Pesquisa, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Existem convênios da FIOCRUZ com o ambulatório da Providência, aonde acompanho pacientes, e também com a Fundação Ataulpho de Paiva, no desenvolvimento do BCG Moreau Rio de Janeiro e estudo do seu genoma e proteoma.

  • 1995 - 1999

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: cedido, Enquadramento Funcional: Subchefe do Departamento de Imunologia, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Cargo eletivo que foi dividido em dois periodos 1995 a 1997 e 1997 a 1999.

  • 1996 - 1998

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: cedido, Enquadramento Funcional: Subchefe do Curso de Pos-graduacao em BP, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Curso de pos-graduacao em Biologia Parasitaria do Instituto Oswaldo Cruz

    Atividades

    • 09/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, imunologia

    • 02/1994

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Imunologia.,Linhas de pesquisa

    • 03/1994

      Ensino, Biologia Celular e Molecular, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imunologia, Seminários avançados em HIV/AIDS, Seminários avançados de imunologia

    • 01/1994

      Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imunologia, Seminários avançados de HIV/AIDS, Seminários avançados de Imunologia

  • 1994 - 2013

    Banco do Brasil S A

    Vínculo: cedido a FIOCRUZ, Enquadramento Funcional: cedido, Carga horária: 40

  • 1982 - 1994

    Banco do Brasil S A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MEDICO, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Cedido ao Ministerio da Saude - Fiocruz em janeiro de 1994.

  • 1987 - 1988

    Banco do Brasil S A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Presidente do Centro de Estudos dos Medicos, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1987 - 10/1988

      Direção e administração, Banco do Brasil S/A, .,Cargo ou função, Presidente do Centro de Estudos dos Médicos do Banco do Brasil.

  • 2005 - Atual

    World Health Organization

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Vacina BCG, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, World Health Organization, .,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 2006 - 2008

    Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: chefe de delegação, Carga horária: 2

    Atividades

    • 06/2006

      Serviços técnicos especializados , Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, .,Serviço realizado, chefe da delegação brasileira para colaborações em ciencia e tecnologia em tuberculose.

  • 2006 - 2008

    Ministério da Saúde

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro de Camara Técnica, Carga horária: 0

    Atividades

    • 09/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica em Imunobiológicos.

  • 2004 - 2008

    Mucosal Vaccines For Poverty Related Diseases European Community

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 0

    Atividades

    • 02/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Mucosal Vaccines For Poverty Related Diseases European Community, .,Cargo ou função, consultor.

  • 1993 - 2004

    Saint Georges Hospital Medical School

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Research Fellow, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Estudos realizados em colaboração com a FIOCRUZ e financiamentos conjuntos através do "Wellcome Centre for Tropical Diseases" em Londres

    Atividades

    • 03/1993 - 03/2004

      Treinamentos ministrados , Saint Georges Hospital Medical School, .,Treinamentos ministrados, Tutor alunos de medicina do St George's - imunologia das doenças tropicais

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR Método e kit aplicados à detecção de doença de chagas em saliva 13/01/2000