Ramon Amorim Sena
Possui graduação em Ciências Contábeis, especialista em Auditoria, Controladoria e Gestão Financeira. É contador e sócio-diretor da ACESF Contadores Associados; Professor de graduação da Faculdade Vale do Salgado - FVS e de pós-graduação do Centro Universitário Católica de Quixadá-CE. Atualmente é Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, atuando na cidade de Iguatu-CE.
Informações coletadas do Lattes em 04/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização interrompida em 2017 em Contabilidade Tributária
2017 - interrompida
Faculdade Vale do salgado
Ano de interrupção: 2017
Especialização em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira
2014 - 2015
FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO
Título: O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO SPED: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS DO SERTÃO-CENTRAL CEARENSE
Orientador: Valter de Souza Pinho
Graduação interrompida em 2018 em Ciências Econômicas
2018 - interrompida
Universidade Regional do Cariri
Ano de interrupção: 2018
Formação complementar
2018 - 2018
Elaboração de Provas: avaliando melhor as competências do educando. (Carga horária: 12h). , Faculdade Vale do Salgado, FVS, Brasil.
2016 - 2016
Escrituração Contábil. (Carga horária: 12h). , Conselho Regional de Contabilidade no Ceará, CRC-CE, Brasil.
2016 - 2016
Oratória de Impacto Avançado. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2015 - 2015
Preenchimento do Contrato Social e ECD e ECF. (Carga horária: 6h). , Conselho Regional de Contabilidade no Ceará, CRC-CE, Brasil.
2015 - 2015
Oficinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Públic. (Carga horária: 20h). , Gestão Pública Treinamentos, GPT, Brasil.
2014 - 2014
Inglês Básico. (Carga horária: 60h). , Faculdade Católica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.
2013 - 2013
Captação de Recursos. (Carga horária: 4h). , Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará, IDECI, Brasil.
2012 - 2012
Matemática Financeira. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2011 - 2011
Declaração do IRPF 2011. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Contabilidade no Ceará, CRC-CE, Brasil.
2010 - 2010
Simples Nacional. (Carga horária: 5h). , Faculdade Católica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.
2010 - 2010
Sua Empresa Está Preparada para o SPED e NF-e?. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Contabilidade no Ceará, CRC-CE, Brasil.
2010 - 2010
EI - Empreendedor Individual. (Carga horária: 3h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2010 - 2010
Orçamento Familiar e Microempresarial. (Carga horária: 5h). , Faculdade Católica Rainha do Sertão, FCRS, Brasil.
2010 - 2010
Conceitos e Princípios do Direito Tributário. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Informática. (Carga horária: 80h). , New Center Informática, NCI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Organização de eventos
SENA, R. A. . I Encontro de Atualização Empresarial. 2016. (Outro).
SENA, R. A. . Semana do Contabilista da FVS. 2016. (Outro).
SENA, R. A. . V Encontro de Contadores em Debate com a Sociedade. 2016. (Outro).
Participação em eventos
EMPREENDEDORISMO: DA UNIVERSIDADE AO MERCADO GLOBAL.SER DIFERENTE É SER AGENTE TRANSFORMADOR. 2018. (Seminário).
IV Seminário de Gestão Contábil e Tributária do Ceará. 2018. (Seminário).
IX Encontro de Delegados e Coordenadores do CRC-CE. 2017. (Encontro).
Encontro Baiano dos Estudantes de Ciências Contábeis - EBECIC.Fisco na Era Digital: Riscos a Serem Evitados. 2016. (Encontro).
II FENEPRO - Feira de Negócios e Profissões. O cenário econômica do Brasil em meio a crise financeira.. 2016. (Feira).
I Simpósio sobre Direito do Trabalho: Até onde caminham juntos o direito do trabalho e a contabilidade?.Principais Fatores que Conectam a Contabilidade e o Direito. 2015. (Simpósio).
IV Encontro de Contadores em Debate com a Sociedade.Contencioso Administrativo Tributário - CONAT/CE. 2015. (Encontro).
Programa TCM Cidadania e Controle Social. 2013. (Seminário).
13ª Convenção de Contabilidade do Estado do Ceará.A Usabilidade das Informações Contábeis no Processo de Decisão e a Utilidade do Profissional Contábil. 2012. (Encontro).
3º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade. 2012. (Congresso).
Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia do Contabilista 2. 2012. (Outra).
A Atuação da Desenforia Pública no Combate as Práticas Abusivas nas Relações de Consumo. 2011. (Outra).
II Encontro de Gestão Tributária e Contábil do Ceará. 2011. (Encontro).
INOVA Inteligências em Negócios. 2011. (Outra).
Mundo Unifor. 2011. (Seminário).
III Semana de Contabilidade da FCRS. 2010. (Seminário).
IX Encontro Cearense dos Estudantes de Ciências Contábeis. 2010. (Encontro).
Seminário de Contabilidade da Região do Sertão Central. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
VIEIRA, T.;SENA, R. A.. Gestão financeira: um estudo da alavancagem financeira como instrumento de apoio para administração do patrimônio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado.
SENA, R. A.; VIEIRA, T.; BARROS JUNIOR, J.. Vantagens e benefícios do MEI para legalização e desburocratização do pequeno empresário na cidade de Icó-CE. 2017.
FERREIRA, V. C. P.; ANDRADE, M. T. A.;SENA, R. A.. O conhecimento dos empresários que possuem empresas cadastradas na CDL de Icó sobre a Previdência Social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado.
Orientou
O Papel da Auditoria Interna na Detecção de Fraudes e Erros em Iniciativas Privadas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
Diagnóstico sobre o impacto da implantação e implementação do SPED, junto aos escritórios contábeis da cidade de Icó-CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
A importância da auditoria interna: um estudo de caso em uma empresa de móveis na cidade de Icó-CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
A importância da auditoria governamental na transparência dos recursos públicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
A importância do princípio da entidade para os mercantis associados a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaguaribe-Ce; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
A PERCEPÇÃO DO CONTROLE INTERNO: UM ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
MUDANÇAS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS APÓS A PUBLICAÇÃO DA LEI Nº 11; 638/07; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
AS COMPETÊNCIAS DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DE ASSESSORAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Vale do Salgado; Orientador: Ramon Amorim Sena;
Produções bibliográficas
-
SENA, R. A. . Contabilidade: ferramenta fundamental em tempos de crise.. Contábeis.com.br, Internet, 19 set. 2016.
-
SENA, R. A. . A Usabilidade das Informações Contábeis no processo de decisão e a ultilidade do profissional contábil. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná - Inclusão Econômica e Social, p. 46 - 50, 01 abr. 2011.
-
SENA, R. A. ; FREITAS, C. S. C. . O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NA DETECÇÃO DE FRAUDES E ERROS EM INICIATIVAS PRIVADAS,. ID ON LINE. REVISTA DE PSICOLOGIA , 2019.
-
SENA, R. A. . Contabilidade na Era Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SENA, R. A. . Fisco na era digital: Riscos a serem evitados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SENA, R. A. . Fisco na Era Digital: Riscos a Serem Evitados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SENA, R. A. . A Relação da Contabilidade com o Direito do Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SENA, R. A. . A Usabilidade das Informações Contábeis no processo de decisão e a ultilidade do profissional contábil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SENA, R. A. . A Usabilidade das Informações Contábeis no Processo de Decisão e a Utilidade do Profissional Contábil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Prêmios
2018
Menção Honrosa pela Valiosa Contribuição Acadêmica nos Cursos de Graduação, Universidade Vale do Acaraú - Instituto dom José.
2010
1º Lugar Prêmio Saber - IV Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica., Faculdade Católica Rainha do Sertão.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Conselho Regional de Contabilidade no CearáVínculo: Delegado, Enquadramento Funcional: Delegado
Outras informações:
Representante da classe contábil no município de Iguatu-CE
2016 - Atual
Centro Universitário Católica de QuixadáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário
Outras informações:
Professor da disciplina de Tópicos Especiais em Gestão Contábil Financeira, Auditoria Contábil e Gestão de Fluxo de Caixa e Capital de Giro na Pós-Graduação em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
2015 - Atual
Faculdade Vale do salgadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor da disciplina de Auditoria e Controladoria para a turma do 6º Semestre.
2015 - 2015
Ratio Faculdade Teológica e FilosóficaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
2018 - Atual
Assessoria Contábil & Serviços FiscaisVínculo: Sócio - Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio - Diretor
2015 - Atual
Assessoria Contábil & Serviços FiscaisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contador, Carga horária: 20
2015 - Atual
Assessoria Contábil & Serviços FiscaisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de QuixeramobimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Gestão, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Verificação da legalidade e legitimidade dos procedimentos realizados, bem como na avaliação dos resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Cumprimento dos estágios da despesa, possibilidade de ocorrência de erro, falha ou fraude, controle de empenho das modalidades: estimativa e global.
2015 - 2015
Prefeitura Municipal de QuixeramobimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Gestão
Outras informações:
Verificação da legalidade e legitimidade dos procedimentos realizados, bem como na avaliação dos resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Cumprimento dos estágios da despesa, possibilidade de ocorrência de erro, falha ou fraude, controle de empenho das modalidades: estimativa e global.
2012 - 2013
Receita Federal do BrasilVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento das atividades relativos à rotinas administrativas e contábeis. Atendimento ao contribuinte, preparação de correspondência oficial, arquivamento e digitalização de documentos, postagem e malote.
2011 - 2012
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do CearáVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Recepção, formalização no Empreendedor Individual, confecção de documentos na plataforma Office, lançamento de informações e apoio operacional na realização de cursos e palestras.
2016 - 2017
MDR Certificadora do Nordeste LTDAVínculo: , Enquadramento Funcional: Agento de Registro, Carga horária: 10
Outras informações:
Recebe, orienta, checa os documentos e entrega o certificado digital para a pessoa interessada em adquiri-lo.
2016 - 2016
Centro de Tecnologia e Educação Castelo BrancoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor da disciplina de Contabilidade Gerencial
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ramon Amorim Sena e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?