Vera Lucia Alves dos Santos
Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Dom Domênico (1984), mestrado em Enfermagem Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina (1994) e em Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, enfermagem, criança hospitalizada, jogos e brinquedos e adolescente.
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Ciências
2008 - 2012
Universidade Federal de São Paulo
Título: A sessão de Brinquedo terapêutico: contribuições para sua compreensão e utilização pelo enfermeiro
Circéa amalia Ribeiro. Coorientador: Fabiane de Amorim Almeida. Palavras-chave: Jogos e brinquedos; Criança; Criança hospitalizada; enfermagem; Saúde da Criança; Enfermagem pediátrica. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Mestrado em Enfermagem Pediátrica
1992 - 1994
Escola Paulista de Medicina
Título: Atividades realizadas por enfermeiras de unidade de internação pediátrica em hospitais do município de São Paulo, SP, Brasil, 1992,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: mememem
Palavras-chave: enfermagem; unidade de internação pediátrica.
Especialização em Especialização Em Pediatria e Puericultura
1989 - 1989
Graduação em Enfermagem
1981 - 1984
Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Dom Domênico
Título: Não foi necessáriop
Orientador: não foi necessário
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.
Participação em eventos
III Seminário de Pesquisa "cuidado à Saúde Infantil".Aprendendo, com a criança, sobre a sessão de brinquedo terapêutico. 2009. (Seminário).
10ª conferência Internacional de Investigação em Enfermagem.Brinquedo terapêutico: a influência da pesquisa sobre a temática na assistência de enfermagem à criança e família. 2008. (Outra).
I Simpósio O brinquedo e a assistência de Enfermagem à criança e sua família e II Workshop Brincando com a criança: estratégia integradora da assistência de enfermagem.O brincar na constituição do sujeito. 2008. (Simpósio).
I Simpósio o Brinquedo e a Assistência de Enfermagem e II Worksohp Brincabdo com Criança: estratégia integradora da assistência de enfermagem.Brincar: cuidado essencial na assitência integral à criança hospitalizada. 2008. (Simpósio).
Curso de pesquisa bibliográfica. 2006. (Outra).
Curso de Pesquisa Bibliográfica. 2006. (Outra).
Dia da Cidadania.Dia da cidadania. 2006. (Outra).
Encontro de professores - Vivendo a Universidade.Os vinte anos de trabalho do Núcleo de Extensão Comunitária (NECOM). 2006. (Encontro).
Encontro de professores - Vivendo a Universidade. 2006. (Encontro).
Encontro de Professores - Vivendo a Universidade.Os vinte anos de trabalho do Núcleo de Extesão Comunitária (NECOM).. 2006. (Outra).
IV Simpósio da Educação - Curso de Pedagogia. Educação e Esperança: Ações Compartilhadas no conhecimento, solidariedade e paz..Saúde do Educador na contemporaneidade.. 2006. (Simpósio).
IV Simpósio de Educação - curso de Pedagogia. Educação e esperança: ações compartilhadas no conhecimento, solidariedade e paz.Saúde do Educador na contemporaneidade. 2006. (Simpósio).
2.º Congresso Internacional sobre Educação Infantil e Séries Iniciais. A Importância do Brincar para o Desenvolvimento de Crianças Portadoras de Necessidade Especial. 2005. (Congresso).
2º congresso Internacional sobre educação Infantil e séries iniciais. A importância do brincar para o desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especiais. 2005. (Congresso).
Encontro de Professores.Diagnóstico da rede de atendimento a criança e adolescentes vítimas de violência sexual na Região Metropolitana da Baixada Santista.. 2005. (Encontro).
Programa de Desenvolvimento dos Profissionais de Ensino da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.. 2005. (Oficina).
Simpósio Pesquisa Qualitativa em Dependência de Drogas. 2005. (Simpósio).
VI Encontro Regional e VI Encontro Estadual da ANFOBE sobre Formação dos Profissionais de Educação e a Pedagogia: um debate sobre as DCNs.. 2005. (Encontro).
.Curso Mergulho e Exploração Subaquática. 1992. (Outra).
V Semana Fafiana.Mesa Redonda - Atuação comunitária a nível interdisciplinar. 1990. (Outra).
.I Encontro Interamericano de Pesquisa Qualitativa em Enfermagem. 1988. (Encontro).
.49ª Semana de Enfermagem da Baixada Santista. 1988. (Outra).
.Atuação do enfermeiro na educação continuada. 1988. (Outra).
.Creche - uma visão dinâmica. 1988. (Outra).
.Bioética. 1988. (Outra).
.Orientação para apresentação de trabalhos científicos. 1988. (Outra).
.II Jornada de Enfermagem em Centro Cirúrgico do Estado de São Paulo. 1988. (Outra).
.II Semana Wanda de Aguiar Horta. 1987. (Outra).
.Curso de Treinamento de equipamentos - FANEM - Setor Neonatologia. 1987. (Outra).
.V Jornada Nacional de Enfermagem Pediátrica e XVIII Encontro de Enfermeiros Pediátricos. 1987. (Outra).
V Jornada Nacional de Enfermagem Pediátrica e XVIII Encontro de Enfermeiros Pediátricos.Sistematização da Assistência de Enfermagem em Pediatria. 1987. (Outra).
.Semana Wanda de Aguiar Horta. 1986. (Outra).
.Curso de Planejamento Familiar - Reprodução Humana. 1984. (Outra).
.IV Jornada Nacional de Enfermagem Pediátrica e o 14º Encontro de Enfermeiras Pediatras. 1983. (Outra).
.IV Seminário sobre o Deficiente. 1981. (Seminário).
.I Encontro sobre Recursos Pedagógicos para Educação Especial. 1981. (Encontro).
Participação em bancas
SANTOS, V. L. A.. M. Oliveira, Renata O. Novaes e Uliessa S. Linhares.Realidade do abuso sexual familiar: impacto e circunstâncias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos.
SANTOS, V. L. A.. Pedagogia hospitalar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Santos.
SANTOS, V. L. A.. Madureira, Marcela G. Almeida e Priscila A.VSilva.A nova qualidade de voda dos hemófilos: auto-punção de crianças hemofílicas Tipo A para infusão de Fator VIII, conceituando cuidados e a qualidade de vida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos.
SANTOS, V. L. A.. Atividade e ludicidade na primeira infância. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Santos.
SANTOS, V. L. A.. A inclusão escolar do deficiente auditivo: uma necessidade em busca de adaptação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Santos.
SANTOS, V. L. A.. Hipertensão Arterial: vivendo sob pressão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos.
Orientou
A criança hospitalizada e os brinquedos na sessão de Brinquedo Terapêutico; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos; (Orientador);
Superando dificuldade para o uso do Brinquedo Terapêutico na criança hospitalizada; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos; (Orientador);
DA SILVA BEZERRA; O PAPEL DO PEDAGOGO EM UMA CLASSE HOSPITALAR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Vera Lucia Alves dos Santos;
JOGOS E BRINCADEIRAS A ARTE DE APRENDER BRINCANDO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Vera Lucia Alves dos Santos;
O papel da enfermeira diante do diagnóstico de leucemia em crianças pré-escolares; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Vera Lucia Alves dos Santos;
PRODUÇÃO ACADÊMICA A RESPEITO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO PERÍODO DE 2001 A 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Vera Lucia Alves dos Santos;
BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO ENFERMEIRO NA SUA UTILIZAÇÃO; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Vera Lucia Alves dos Santos;
A criança com câncer e a escola; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Católica de Santos; Orientador: Vera Lucia Alves dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, V. L. A. . Estimulação de crianças de 0 a 2 anos em creches. Leopoldianum (UNISANTOS) , Santos, p. 119-130, 2003.
-
Calil, M.I. ; SANTOS, V. L. A. . A Realidade da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Baixada Santista. Leopoldianum (UNISANTOS) , v. n.º 78, p. 147-166, 2003.
-
SANTOS, V. L. A. . Atividades das Enfermeiras nas Unidades de Internação Pediátrica. Leopoldianum (UNISANTOS) , v. XXI, p. 45-52, 1995.
-
TARDELI, D. D. ; SANTOS, V. L. A. . A construção da identidade profissional docente de alunos da Plataforma Freire: um desafio permanente.. In: Abdalla MFB, Maimone FC, Moreira MS. (Org.). Caderno Parfor. Da política de formação Parfor às práticas pedagógicas, experiências e saberes no ensino e na pesquisa. 1ed.Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2013, v. 1, p. 81-100.
-
SANTOS, V. L. A. ; SANTOS, V. L. A. . O ensino do Teste de Denver no curso de Pedagogia/PARFOR: relato de experiência.. In: Abdalla MFB; Maimone FC; Moreira MS. (Org.). Caderno Parfor. Da política de formação Parfor às práticas pedagógicas, experiências e saberes no ensino e na pesquisa.. 1ed.Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2013, v. 1, p. 117-127.
-
SANTOS, V. L. A. . Relato de experiência interdisciplinar em creche comunitária. In: 2 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária / 3o Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. 2 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária / 3o Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004.
-
SANTOS, V. L. A. . Construção coletiva de um projeto de extensão comunitária. In: 2 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária / 3o Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. 2 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária / 3o Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
-
SANTOS, V. L. A. ; Calil, M.I. . Diagnóstio da rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violênia sexual na Região Metropolitana da Baixada Santista. In: Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, 2004, Rio de Janeiro. Anais/ResumoSimpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Petrópolis -RJ: Vozes, 2004. p. 99-99.
-
SANTOS, V. L. A. ; ALMEIDA, F. A. ; BORBA, R. I. H. ; RIBEIRO, C. A. ; SANTOS, V. L. A. . Compreendendo a Sessão de Brinquedo Terapêutico Dramático: Dinâmica e Evolução. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, V. L. A. ; RIBEIRO, C. A. ; ALMEIDA, F. A. . Compreendendo a sessão de Brinquedo Terapêutico dramático: dinâmica e evolução. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, V. L. A. . Mesa redonda: ?Abuso sexual: atuação interdisciplinar e intersetorial?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, V. L. A. . Oficina ?Prevenção de acidentes na escola e primeiros socorros?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, V. L. A. . Oficina ?Brinquedoteca: espaço de brincar e aprender.?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, V. L. A. . Palestra sobre ?Violência infantil?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, V. L. A. . Oficina ?O brinquedo e o brincar na infância?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, V. L. A. ; RIBEIRO, C. A. ; ALMEIDA, F. A. . ?A sessão de brinquedo terapêutico: contribuições para sua compreensão e utilização pelo enfermeiro?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, V. L. A. . Oficina ?O papel terapêutico do Brincar?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, V. L. A. . Oficina ?Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros na Educação Infantil?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TARDELI, D. D. ; SANTOS, V. L. A. . A construção da identidade profissional docente de alunos da Plataforma Freire: um desafio permanente. Santos: Leopoldianum, 2013 (capítulo de livro).
-
SANTOS, V. L. A. . O ensino do Teste de Denver no curso de Pedagogia/Parfor: um relato de experiência. Santos: Leopoldianum, 2013 (Capítulo de livro).
Outras produções
SANTOS, V. L. A. . Urbanidades. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Prêmios
2014
XII Simpósio Internacional de Enfermagem - 2º lugar, na categoria Trabalho científico, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2001 - 2015
Universidade Católica de SantosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vera Lucia Alves dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?