Iara Terra de Oliveira
Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2019), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Atua na orientação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores na UFAL - Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Ensino de Química atuando principalmente nos seguintes temas: estado da arte, cienciometria, sociologia da ciência, educação ambiental com foco no lixo. Uma outra atividade que exerce é coletar lixo descartado de forma inadequada pelas praias e ruas do estado de Alagoas. Realizou estágio de pós-doutoramento em educação ambiental na Universidade de Lisboa (2023) sob a supervisão do prof. Dr. Pedro Reis.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência e Tecnologia
2015 - 2019
Universidade Federal do ABC
Título: Panorama e reflexão lautoriana das publicações de química nos periódicos nacionais de Ensino de Ciências - Qualis A
Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha. Coorientador: Leonardo José Steil. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
2007 - 2011
Universidade de São Paulo
Título: A estrutura e organização da ciência Química na visão de estudantes de graduação: uma aplicação da técnica de mapeamento conceitual
, Ano de Obtenção: 2011.Flávio Maximiano.Palavras-chave: ensino,química.
Pós-doutorado
2023 - 2024
Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal. , Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação ambiental.
Formação complementar
2026 - 2026
Volunteer World. (Carga horária: 34h). , Planet Conservation, PC, Costa Rica.
2019 - 2019
BNCC: o papel da tecnoloogia e os desafios de implementação. (Carga horária: 1h). , Khan Academy, KA, Brasil.
2019 - 2019
O impacto das fake news na ciência. (Carga horária: 3h). , Instituto do Legislativo Paulista, ILP, Brasil.
2018 - 2018
Análise E Avaliação Da Produção Científica No Ensino De Química: Da Arbitra. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2018 - 2018
Inclusão e/ou Exclusão? Algumas Explorações e Provocações Sobre os Desafio. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2018 - 2018
Brigada de Incêndio. (Carga horária: 4h). , Consultoria e Assessoria - Ambiental e Segurança do Trabalho, CONSULMAST, Brasil.
2016 - 2016
Livros didáticos impressos e digitais. (Carga horária: 15h). , Sindicato dos Professores de São Paulo, SINPRO-SP, Brasil.
2016 - 2016
ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: UM EXERCÍCIO A PARTIR DA PERGUNTA DE PROFESSORE. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Fundamentos, estratégias e métodos de aprendizagem ativa. (Carga horária: 15h). , Sindicato dos Professores de São Paulo, SINPRO, Brasil.
2016 - 2016
RIGAKU - Fundamentos básicos do Raios-X e tipos de técnicas disponíveis, co. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2013 - 2013
O uso de imagem no ensino de Química. (Carga horária: 4h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2012 - 2012
Voluntariado e transformação social. (Carga horária: 2h). , Centro de Voluntariado de São Paulo, CVSP, Brasil.
2012 - 2012
História da Química no Brasil em sala de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Jogos como ferramenta mediadora no Ensino de Quími. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Conversas sobre Química. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Práticas de Química Ambiental. (Carga horária: 40h). , Centro Paula Souza, CETEC, Brasil.
2011 - 2011
Espaço da universidade na sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Conhecimento, saber e ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Biodiversidade e Química. (Carga horária: 4h). , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2010 - 2010
Radioatividade e você: o que tem haver?. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
O PNLEM 2008 Um marco na história do livro quim.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Ciclo de vida dos produtos. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
História da Ciência. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Aprender e ensinar quim. através do tema alimento. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 - 2004
Relações de ensino na escola. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
O lugar da Química na escola. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Pesquisa em ensino de Química. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Gestão ambiental de resíduos. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Formação continuada de professores de Química. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
o ensino de química em escolas públicas é viável?. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Química dos Alimentos. (Carga horária: 14h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
O cotidiano do Ensino Médio. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Ensino e Aprendizagem significativos de Química. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2003 - 2003
A experiência de escolarização e a futura docênci. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Química Forense. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Novas metodologias de ensino para professores. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
O ensino de Química no segundo grau. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Educação ambiental.
Organização de eventos
OLIVEIRA, I. T. . XIV Jornada da Farmácia da FMU. 2014. (Outro).
Participação em eventos
I Seminário Internacional e o II Seminário Nacional sobre Educação Científica, Tecnológica e Geográfica nas Escolas de Periferias Urbanas: ?jovens periféricos frente à crise ambiental/climática e os desafios para as favelas?.Ações do Projeto "Alagoas mais limpa". 2025. (Seminário).
VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA E CIDADANIA AMBIENTAL: AÇÕES COMUNITÁRIAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS CLIMÁTICOS. 2025. (Oficina).
VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa,. AÇÕES DE COLETA DE LIXO DO PROJETO ?ALAGOAS MAIS LIMPA? DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ? CAMPUS ARAPIRACA. 2025. (Congresso).
Workshop reciclagem, reutilização e separação dos resíduos na UNESP - SJBV.Ações pautadas nos princípios Lixo Zero. 2025. (Oficina).
I Seminário do Ensino das Ciências da Serra da Capivara.Panorama do ensino das Ciências na educação brasileira. 2024. (Seminário).
VI Semana da Química.Práticas sustentáveis através do lixo. 2024. (Encontro).
XXII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.PROPOSTA DE DEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: COMPOSIÇÃO E DESCARTE DE CARTELAS DE MEDICAMENTOS. 2024. (Encontro).
XXII Encontro Nacional de Ensino de Química.LÂMPADAS FLUORESCENTES: COLETOR COMO PROPOSTA MEDIADORADO DESCARTE AMBIENTALMENTE ADEQUADO NA UFAL ? CAMPUS ARAPIRACA. 2024. (Encontro).
Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã - Colégio Contato.Sustentabilidade. 2023. (Outra).
A Sustentabilidade e as Parcerias em Escolas do IPL- ISEL- Green Week.Apresentação do projeto: Por uma Alagoas mais limpa. 2023. (Encontro).
ISEL- ECOCAMPUS.CIDADANIA ATIVA E DIETAS SUSTENTÁVEIS PROJETO EAT4CHANGE. 2023. (Oficina).
20º Encontro Nacional de Ensino de Química.Uma proposta de Jogo Dominó dos Modelos Atômicos: uma abordagem no contexto do 9º Ano do Ensino Fundamental. 2021. (Encontro).
20º Encontro Nacional de Ensino de Química.Ensino Inclusivo de Química: uma proposta de tabela periódica para os autistas. 2021. (Encontro).
20º Encontro Nacional de Ensino de Química.Um olhar sobre desenhos animados: como aparecem os cientistas?. 2021. (Encontro).
7 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2020. (Encontro).
XIX Encontro Nacional de Ensino de Química.Panorama da participação de autores da região norte do Brasil nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs) entre 2006 e 2016.. 2018. (Encontro).
VI ENCAQUI - Encontro Capixaba de Química - SBQ/ES.O bacharelado interdisciplinar na formação do químico na Universidade Federal do ABC. 2017. (Encontro).
5 º Congresso de Pesquisa do Ensino de Física e Química. Análise dos artigos de química publicados na revista Ciência e Educação no período de 2010 a 2015-reapresentação do XVIII Eneq. 2016. (Congresso).
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Análise dos artigos de química publicados na revista Ciência e Educação no período de 2010 a 2015. 2016. (Encontro).
15 Congresso Nacional de Iniciação Científica. Um panorama dos artigos da revista química nova na seção de educação ligados ao curso de farmácia. 2015. (Congresso).
2d Congress International of Science Education. Uma análise sobre satisfação da estrutura curricular do curso de química e possíveis mudanças sugeridas por estudantes de graduação. 2014. (Congresso).
11º Simpósio de Profissionais do Ensino de Química.STUDANTES QUE CURSAM SIMULTANEAMENTE TÉCNICO EM QUÍMICA E ENSINO MÉDIO: A QUAL TIPO DE ENSINO SE DEDICAM MAIS?. 2012. (Simpósio).
11º Simpósio de Profissionais do Ensino de Química.ESTUDANTES QUE CURSAM SIMULTANEAMENTE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO EM QUÍMICA: AS PREFERÊNCIAS PELOS CURSOS UNIVERSITÁRIOS. 2012. (Simpósio).
32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Qual área da química os alunos que cursavam simultaneamente ensino médio e técnico em química gostam mais?. 2012. (Outra).
32º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Análise sobre concepções da ciência química dos alunos de graduação: uma reflexão através do uso de Mapas Conceituais. 2012. (Outra).
XVI - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Didática de Ensino.RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AVANÇOS TECNOLÓGICOS E INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. (Outra).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ.Conceitos aprendidos pelos alunos de graduação em Química:uma análise através do uso de Mapas Conceituais. 2012. (Outra).
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ.Estudantes que cursam simultaneamente técnico em Química e Ensino Médio: a qual tipo de ensino se dedicam mais?. 2012. (Outra).
Encontro Nacional de Ensino de Química. Análise do conhecimento e concepções sobre a ciência química dos alunos de graduação: uso de mapas conceituais.. 2010. (Congresso).
IX Simpósio de Profissionais do Ensino de Química.A utilização do laboratório nas aulas de Química do ensino médio. 2010. (Simpósio).
III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.Uso de mapas conceituais para avaliar a compreensão de textos interdisciplinares. 2008. (Encontro).
XIV Encontro Nacional do Ensino de Química.COMO O ENSINO INFLUENCIA NA APRENDIZAGEM SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS. 2008. (Encontro).
IV EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (EPPEQ).Não apresentação. 2007. (Encontro).
II Evento de Educação em Química.Formação continuada de professores de química. 2004. (Outra).
II Evento de Educação em Química.Centro de Ciências de Araraquara (CCA) Plantão de Dúvidas. 2004. (Outra).
XII Encontro Nacional de Ensino de Química.Plantão de Dúvidas como agente facilitador no processo ensino-aprendizagem em Química. 2004. (Encontro).
XII Encontro Nacional de Ensino de Química.Alimentos - Uma questão de sobrevivência. 2004. (Encontro).
XXXIV Semana da Química.Gestão Ambiental de Resíduos. 2004. (Outra).
I Evento de Educação em Química.A experiência de escolarização e a futura docência. 2003. (Outra).
VII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores: Teorias e práticas - imagens e projetos. Projeto Centro de Ciências. 2003. (Congresso).
XXII Encontro nacional dos estudantes de química.Projeto Centro de Ciências de Araraquara (CCA) - UNESP/SP. 2003. (Encontro).
XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Química.Ensino e Aprendizagem Significativos de Química. 2003. (Encontro).
XXXIII Semana da Química.O cotidiano do ensino médio. 2003. (Outra).
XXXIII Semana da Química.Química dos Alimentos. 2003. (Outra).
XXXII Semana da Química.Novas metodologias de ensino para professores. 2002. (Outra).
XXXII Semana da Química.Química Forense. 2002. (Outra).
XXXI Semana da Química.O ensino de química no segundo grau. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
MELO, J. G.; ROMERO, R. M.; LIMA, A. S. T.;OLIVEIRA, I. T.. PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em tecnologias ambientais) - Instituto Federal de Alagoas.
ARAUJO, A. F.; OLIVEIRA, G. F.; MORAIS, W. R.;OLIVEIRA, I. T.. Educação ambiental e o projeto político pedagógico: um estudo a partir das concepções docentes à luz da complexidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas.
ARAUJO, A. F.; LIMA, E. M.; FERRO, J. I.;OLIVEIRA, I. T.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2015 A 2021: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas.
PEREZ, C. C.; BROIETTI, F. C. D.;OLIVEIRA, I. T.. APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPE - PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2021. Dissertação (Mestrado em CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PROFQUI)) - Universidade Estadual de Londrina.
CARDOSO, A. A.; SILVA, L. C.;OLIVEIRA, I. T.. Construção de um fotômetro de baixo custo e utilização no âmbito da sala de aula de química no ensino médio estadual como indutor de conceitos e aplicações em análises químicas de águas e efluentes. 2021 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CICUTO, C. A. T.; LUCCHESE, M. M.;OLIVEIRA, I. T.; GUADAGNINI, P. H.. PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
TERRA, V. R.; AMADO, M. V.; BATTESTIN, V.; ARAUJO, M. P. M.;OLIVEIRA, I. T.. Formação de professores em Ciências, Saúde e Ambiente: potencialidades de uma trilha MOOC na perspectiva CTA/CTSA. 2024. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
TERRA, V. R.; AMADO, M. V.; BATTESTIN, V.; ARAUJO, M. P. M.;OLIVEIRA, I. T.. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS, SAÚDE E AMBIENTE: ESTUDO DAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA TRILHA DE CURSOS MOOC NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS /CTSA. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
NUNES, R. S.; SILVA, M. G. A.;OLIVEIRA, I. T.. Estratégias de ensino e aprendizagem em química a partir de narrativas históricas no Ensino Médio. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação profissional em rede nacional de Química) - Universidade Federal de Alagoas.
ARAUJO, A. F.;OLIVEIRA, I. T.; OLIVEIRA, G. F.; MORAIS, W. R.. Educação Ambiental, Projeto Político Pedagógico e Complexidade: Um estudo a partir das concepções e práticas docentes. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas.
CICUTO, C. A. T.; BARLETTE, V. E.; GOI, M. E. J.;OLIVEIRA, I. T.. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UMA PROPOSTA SOBRE METABOLISMO NO EXERCÍCIO FÍSICO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
TERRA, V. R.; OLIVEIRA, M. G.;OLIVEIRA, I. T.. PRODUÇÃO DE CELULOSE E FABRICAÇÃO DE PAPEL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ENFOQUE CTS/CTSA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
ARAUJO, A. F.; LIMA, E. M.;OLIVEIRA, I. T.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2015 A 2021: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DA RP COM A FORMAÇÃO CRÍTICO REFLEXIVA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas.
OLIVEIRA, M. G.; TERRA, V. R.;OLIVEIRA, I. T.. Gamificação como estratégia a aprendizagem em química em estudantes do Ensino Médio. 2021 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
OLIVEIRA, I. T.. Avaliação da rotina de uso dos livros didáticos de química do PNLEM em escolas técnicas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Utilização de materiais práticos para experimentação em escola com poucos recursos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Contribuição do ensino de química com o uso de aulas lúdicas na facilitação da aprendizagem de estudantes de escola pública. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. A experimentação no ensino de química. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. A relevância dos jogos educacionais no ensino de química. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Métodos eficientes de estudo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Ciências naturais no ensino fundamental dos anos iniciais.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Estação compacta de tratamento de efluentes sanitários por meio de tecnologia social.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Eletroquímica: uma análise da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em livros didáticos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Tecnologia Assistiva e Práticas Experimentais no Ensino de Química para Deficientes Visuais.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Como trabalhar módulos de química em classes multisseriadas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Estudo da utilização de avaliação com consulta do material didático.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Ensino de química para alunos com espectro autista. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. A aprendizagem da química no ensino da matemática. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.. Jogos Químicos: Uma proposta motivadora no ensinoaprendizagem em química. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. Análise dos resultados de uma sequência didática sobre conceituação de saúde sob a ótica construtitvista. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEDOR- Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. Você tem fome de quê?: análise de sequência didática sobre alimentação de crianças e adolescentes de uma escola da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEDOR- Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. Avaliação dos efeitos de uma sequência didática na concepção e construção do conhecimento sobre alcoolismo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEDOR- Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. Aquecimento Global x atividades humanas : uso de atividades diversificadas para a conscientização. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEDOR- Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. Análise de sequência didática com foco CTSA: o caso dos resíduos sólidos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEDOR- Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. O ensino de ciências e a cidadania: sensibilziando para o consumo consciente através da aplicação de uma sequência didática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. Ampliando olhares: aplicação da sequência didática Evolução da câmera fotográfica e inserção de fotografias como recurso didático. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEDOR- Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, I. T.; CAMARA, J. M.. Astronomia no ensino de Ciências: uma abordagem sobre metodologias associadas às tecnologias através da aplicação de uma sequência didática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em REDEDOR- Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.
NUNES, R. S.; OLIVEIRA, A. J.;OLIVEIRA, I. T.. EXPLORANDO MÉTODOS DE ESTUDOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS E TEMAS GERADORES COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
ARAUJO, A. F.; MOREIRA, J. S.;OLIVEIRA, IARA TERRA DE. APLICAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, D. M.; LIMA JUNIOR, J. G. F.;OLIVEIRA, IARA TERRA DE. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA VERDE: UMA ANÁLISE SOBRE OS AVANÇOS NO CENÁRIO BRASILEIRO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
BARROS, M. E. S. B.; SANTOS, E. F. A.;OLIVEIRA, IARA TERRA DE. ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O DESCARTE DE LIXO EM PIAÇABUÇU. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.;OLIVEIRA, IARA TERRA DE. Representação de Cientista na Animação Super Choque: Diversidade Cultural e Desconstrução do Arquétipo Ocidental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
CARDOSO, S. H.; SANTOS, D. M.;OLIVEIRA, I. T.. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO CURSO DE QUÍMICA DA UFAL PARTINDO DA RESOLUÇÃO DO CASO ?ÁGUA QUE NEM PASSARINHO BEBE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
FARIAS, S. A.;OLIVEIRA, I. T.; ROCHA, C. J. T.. Abordagem Interdisciplinar e o Conhecimento Químico nos Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados no PNLD/2021. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.
FARIAS, S. A.;OLIVEIRA, I. T.; COUCEIRO, P.. POTENCIAL DIDÁTICO DAS PLANTAS AMAZÔNICAS NO ENSINO DE QUÍMICA E CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.
FARIAS, S. A.;OLIVEIRA, I. T.; ROCHA, C. J. T.. Conhecimento Químico e o Novo Ensino Médio: um olhar a partir dos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados no PNLD/2021. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.
SILVA, T. L.;OLIVEIRA, I. T.; SANTOS JUNIOR, J. B.. Química na educação básica e o ensino remoto: estudo de caso na cidade de Igreja Nova ? A. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, T. L.; ROCHA, M. O.;OLIVEIRA, I. T.. A contextualização no ensino de química: um olhar sobre os artigos publicados na Revista Química Nova na escola no período de 2018 a 2020.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS JUNIOR, J. B.; ARAUJO, A. F.;OLIVEIRA, I. T.. Práticas Pedagógicas no Ensino de Química na Escola de Tempo Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; ARAUJO, A. F.;OLIVEIRA, I. T.. Elaboração e análise de sequências didáticas: possibilidades de integração entre Química e as relações étnico-raciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
ANDRADE, M. T.; FRANCISCO JUNIOR, W. E.;OLIVEIRA, I. T.. Um estudo das representações sociais dos estudantes de uma escola da educação básica alagoana. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas.
OLIVEIRA, I. T.. Nanotecnologia aplicada em cosméticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. A qualidade e importância do uso de protetores solares no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Interação do benzodiazepínicos e álcool. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Análise sensorial na indústria de cosméticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Estudo comparativo da furosemida espironolactana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Análise de risco pelo uso de maquiagem infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Importância da granulometria no peeling de cristal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Análise de potencialidade toxicológica em tintura de cabelo por WDXRF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Análise do teor de cálcio em leite de pó e papinha infantil industrializada por EDXRF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Radiofármacos: aplicação do 153 Sm-EDT PM para tratamento da dor de origem metastática óssea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Boaro e Thamyres C. Silva.Análise de minerais essenciais presentes em sementes de abóbora através do método de fluorescência de RX por energia dispersiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Análise espectrofotométrica de alguns fármacos anti-hipertensivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Perfil do farmacêutico no Estado de SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Atividade antioxidante do cacau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Poderoso e Gabriela F. de Souza.Presença de metais pesados em cosméticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Radiofármacos: aplicação diagnóstica do Gálio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Alimentos funcionais e nutracêuticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. Águas utilizadas na indústria farmacêutica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas.
OLIVEIRA, I. T.. 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. 2014. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
OLIVEIRA, I. T.. Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia. 2012. Centro Paula Souza.
Orientou
Educação ambiental no ensino de química: propostas pedagógicas para a construção de uma escola consciente sobre a separação do lixo; Início: 2026; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM FOCO NA SEPARAÇÃO, COLETA E DESTINAÇÃO DO LIXO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
DESAFIOS E PESPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR INCLUSIVA NO BRASIL: Uma análise de teses e dissertações; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Práticas pedagógicas no contexto escolar no ensino médio com foco no descarte conscidente de cartelas de medicamentos; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Práticas sustentáveis num ambiente escolar com foco no LIXO ZERO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
História em quadrinhos: um material didático sobre as lixeiras ao redor do mundo no contexto de Ensino de Química; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Plantas no ambiente escolar: um estudo a partir da perspectiva da educação estético-ambiental e das práticas educativas sob o paradigma da complexidade; 2024; Dissertação (Mestrado em ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Coorientador: Iara Terra de Oliveira;
?Ensino e aprendizagem do objeto de conhecimento Misturas, a partir da unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nos anos inciais do ensino fundamental?; 2023; Dissertação (Mestrado em ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
A educação ambiental na formação inicial de professores: análise em uma instituição de ensino superior de Alagoas; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Proposta de sequência didática transdisciplinar a partir da poluição atmosférica na cidade de São Paulo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
A formação dos professores que lecionam química; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Panorama das publicações dos artigos Nova Química - Química no contexto matemático; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Relação do ensino/aprendizagem da química orgânica no ensino médio: O uso do caderno do aluno combinado com mapa conceitual e portfólio; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Proposta de sequência didática no ensino médio: abordagem das funções orgânicas a partir do estudo sobre perfumes; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Metodologias alternativas para o ensinos de química na educação de jovens e adultos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Uma proposta de investigação acerca da concepção dos conceitos químicos substância pura e mistura: reconstrução de estereótipos através da alfabetização científica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Sequência didática com temática; Experimental de sabonete líquido: uma abordagem da química no ensino médio; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Dominó dos modelos atômicos: Uma proposta de jogo químico aos alunos do 1 ano do ensino fundamental II; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
A apreensão de conhecimentos químicos por meio da exibição do filme biográfico - Erin Brockovich uma mulher de talento; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Transposição didática dos livros de Ensino Médio aprovados pelo PNLD sobre hidrocarbonetos; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
O ensino de química mediante uma Sequência didática em Química Forense; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Concepções de alunos de Ensino Médio de uma escola pública sobre a indústria química: Uma proposta de atividade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Proposta de questionário aos alunos evadidos de ensino técnico em farmácia: um estudo de caso; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Panorama dos trabalhos completos dos ENEQs (2016-2016) sobre a temática Química Verde; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
A contextualização , a fermentação e a tecnologia: Uma proposta didática voltada para aprendizagem de química no ensino fundamental II; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Abordagem do tema saúde no ensino fundamental II: aplicação de uma sequência didática nas aulas de ciências; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Quando o estudo da célula acaba em ?pizza?: uma proposta de sequência didática aos alunos do ensino fundamental II; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Uma proposta de sequência didática para o Ensino Fundamental II utilizando a água como ferramenta mediadora; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Aplicação de uma sequência didática: uma proposta para abordar o tema sexualidade com alunos do Ensino Fundamental II; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Sequências didáticas produzidas por professores de um curso de especialização (Redefor): uma análise feita através de um instrumento de avaliação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Proposta de conscientização do tema lixo através da aplicação de uma sequência didática nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Análise de Sequências Didáticas sobre o tema ?Corpo Humano e Saúde? produzidas por professores de Ciências num Curso de Especialização; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Relato da aplicação de uma sequência didática sobre avanços tecnológicos e inclusão digital para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Utilização de aulas práticas para melhoria da assimilação do tema solo para estudantes do 6º ano; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - Redefor) - Universidade de São Paulo; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
CARTILHA EDUCATIVA COMO PROPOSTA COM FOCO NO DESCARTE DE RESÍDUOS QUÍMICOS: UM ESTUDO NO LABORATÓRIO DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
EXPLORANDO AS PROPRIEDADES PERIÓDICAS: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
EXPLORANDO AS GARRAFAS PET: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE QUÍMICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
LÂMPADAS FLUORESCENTES: CONFECÇÃO E DIVULGAÇÃO DO COLETOR COMO PROPOSTA MEDIADORA DO DESCARTE AMBIENTALMENTE ADEQUADO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Proposta de Sequência Didática para o Ensino Médio na perspectiva do Teflon; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Uma análise cienciométrica das publicações em Ensino de Química sobre a temática forças intermoleculares; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Uma análise semiótica das questões de Química Orgânica do ENEM; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
A química presente nas embalagens retornáveis de refrigerantes: uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Uma análise cienciométrica de artigos sobre a Tabela Periódica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Embalagens biodegradáveis a partir da fibra de coco: uma proposta de material educativo para Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Uma panorama das publicações nos Encontros Nacionais em Ensino de Química (ENEQ) sobre contextualização; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Categorização das imagens presentes nos livros do PNLD-2018 sobre isomeria; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Coletores de lâmpadas fluorescentes na UFAL - Campus Arapiraca: controle do descarte e campanhas de conscientização; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Coletores de lâmpadas fluorescentes na UFAL - Campus Arapiraca: controle do descarte e campanhas de conscientização; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Elaboração e organização de forma consciente e crítica dos conteúdos numa rede social sobre os elementos químicos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Alagoas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Elaboração e organização de forma consciente e crítica dos conteúdos numa rede social sobre os elementos químicos; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Uma análise dos artigos publicados na revista Química Nova na seção de educação ligados ao curso de Farmácia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Faculdades Metropolitanas Unidas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Reúso criativo de resíduos plásticos e metálicos para a produção de bijuterias sustentáveis; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas, FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Nº 012/2023 - Proex/Ufal - Profaex); Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de Leitura, produção textual e ensino de química; 2022; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de Cálculos aplicados à Química; 2022; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de Leitura, produção textual e ensino de química; 2022; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de Sociedade e Ensino de Química; 2022; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de Química Geral; 2022; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de Transformações da Matéria 1; 2021; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química; 2021; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de de Química Geral; 2021; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria na disciplina de ACE-3; 2021; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria de Química Geral; 2019; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Monitoria de Química Geral; 2019; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Iara Terra de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
SILVA, R. L. B. ; OLIVEIRA, I. T. ; SILVA, T. L. . AÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO ?ALAGOART SUSTENTÁVEL?: OFICINAS NA PERSPECTIVA DO REÚSO CRIATIVO E EMPREENDEDORISMO FEMININO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE , v. 15, p. 1-15, 2026.
-
ANDRADE, M. T. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . ERRADICAÇÃO DE USO DECOPOS DESCARTÁVEIS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO:UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS(UFAL) ? CAMPUS ARAPIRACA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE , v. 15, p. 1-12, 2026.
-
SANTOS, D. C. ; NUNES, R. S. ; AGUILAR, M. B. R. ; OLIVEIRA, I. T. . Análise de imagens relacionadas aos biocombustíveis em livros de Química aprovados no PNLEM. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática , v. 6, p. 1-25, 2025.
-
PEREIRA, M. M. S. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Educação Ambiental na formação de professores de Ciências Biológicas: perfil dos pesquisadores em teses e dissertações (2012?2024). Pesquisa em Educação Ambiental (Online) , v. 20, p. 1-19, 2025.
-
OLIVEIRA, D. B. ; ARAUJO, A. F. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Educação estético-ambiental à luz do paradigma da complexidade: percepções e significados dos estudantes sobre o jardim da escola. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 30, p. 2025-21, 2025.
-
BOTERO, W. G. ; SANTOS, T. G. ; SILVA, V. V. ; MENDONCA, A. G. R. ; OLIVEIRA, I. T. . Uso de setas no contexto da aprendizagem em química e a importância do seu simbolismo. QUIMICA NOVA , v. 47, p. 1-8, 2024.
-
PEREIRA, MARIANNE MARTINS DOS SANTOS ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Educação Ambiental no currículo dos cursos de licenciatura em ciências biológicas: uma análise de teses e dissertações (2012-2022). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 19, p. 09-29, 2024.
-
OLIVEIRA, IARA TERRA DE ; REIS, PEDRO . Questões sociocientíficas e Ensino de Química: análise das dissertações e teses defendidas entre 2013 e 2023 no cenário brasileiro. Revista Insignare Scientia - RIS , v. 7, p. 160-180, 2024.
-
SANTOS, CAMILA DOS ; SANTOS, ANDRESSA VITAL DOS ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE ; ARAÚJO, ADELMO FERNANDES DE . Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL. DIVERSITAS JOURNAL , v. 8, p. 0275-0288, 2023.
-
SANTOS, JAKLANE DE ABREU ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Um olhar sobre as pesquisas do campo da Educação Ambiental no ensino fundamental (anos iniciais) nos últimos 10 anos. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 18, p. 321-343, 2023.
-
SOUZA, ALESSANDRA FARIAS ; PAZ, GIOVANNI SCATAGLIA BOTELHO ; FRANCO-PATROCÍNIO, SANDRA DE OLIVEIRA ; DE OLIVEIRA, IARA TERRA . Panorama dos trabalhos completos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de QuÃmica sobre contextualização. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 9584-9603, 2023.
-
FARIAS, A. F. ; FARIAS, M. A. B. E. ; PAZ, G. S. B. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE ; SILVA, T. L. . Uma Análise Cienciométrica de Artigos no Ensino de Química sobre o Tema Forças Intermoleculares. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 9, p. 148-171, 2023.
-
OLIVEIRA, IARA TERRA DE ; STEIL, LEONARDO JOSÉ ; FRANCISCO JUNIOR, WILMO ERNESTO . Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 48, p. e235097, 2022.
-
SANTOS, D. C. ; SILVA, T. L. ; OLIVEIRA, I. T. . Categorização das imagens presentes nos livros de química sobre isomeria do programa nacional do livro didático ?PNLD. CONJECTURAS , v. 22, p. 459-473, 2022.
-
SANTOS, J. A. ; NOBREGA, D. O. ; OLIVEIRA, I. T. . Ensino de Ciências no contexto da BNCC: um olhar a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa Ausubeliana. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 17, p. 1-19, 2022.
-
YAMASHITA, M. ; MAGALHAES, A. J. A. ; FERREIRA, A. K. B. ; SAMPAIO, B. K. O. ; SOUZA, C. D. F. ; SILVA, C. M. ; FEITOZA, E. M. B. A. ; SOARES, E. F. M. ; LIMA, F. F. N. S. ; COSTA, L. A. ; SILVA, L. C. ; SANTOS, L. G. ; MACHADO, M. F. ; SANTOS, S. C. ; LEAL, T. C. ; SANTOS, V. C. ; FRANCISCO JUNIOR, W. E. ; NOBRE, Y. V. S. ; OLIVEIRA, I. T. . # Fake News: Combata esse vírus!. REVISTA PORTAL: SAÚDE E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 5, p. 1393-1417, 2020.
-
OLIVEIRA, I. T. ; PAZ, G. S. B. ; STEIL, L. J. . Panorama da participação de autores da região norte do Brasil nas publicações dos encontros nacionais de ensino de química (ENEQ) entre 2006 e 2016. Scientia Naturalis , v. 1, p. 229-240, 2019.
-
OLIVEIRA, I. T. ; MORI, R. C. ; Maximiano, Flavio . Química e suas áreas: uma análise de mapas conceituais produzidos por graduandos. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , v. 4, p. 29-46, 2018.
-
OLIVEIRA, IARA ; ZUCCHERATTO, KARIM ; GRANADO, ISABELA ; HOMEM-DE-MELLO, PAULA ; OLIVEIRA, HUEDER . DE ONDE VÊM OS NOMES DAS VIDRARIAS DE LABORATÓRIO?. QUIMICA NOVA , v. 41, p. 933-942, 2018.
-
SOUZA, SANDRA ; OLIVEIRA, IARA . Avanços tecnológicos: uma proposta de abordagem mediante uma sequência didática. REVISTA THEMA , v. 14, p. 294-306, 2017.
-
AGUILAR, M. B. R. ; OLIVEIRA, I. T. ; BOTERO, W. G. . As percepções de estudantes pré-vestibulandos sobre a disciplina de Química. REVISTA THEMA , p. 50-60, 2016.
-
VICHINSKY, W. G. ; OLIVEIRA, I. T. ; BOTERO, W. G. . Avaliação da opinião dos estudantes do ensino fundamental referente a uma atividade experimental sobre o tema solos. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA , v. 3, p. 86-95, 2013.
-
OLIVEIRA, I. T. ; HONDA, R. E. . Quimicovid: 164 questões para estudar conceitos químicos sobre a Covid-19. 1. ed. Goiânia: Phillos Academy, 2022. v. 1. 228p .
-
PEREIRA, MARIANNE MARTINS DOS SANTOS ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR ANALISADOS NAS TESES E DISSERTAÇÕES (2012-2022): UM OLHAR VOLTADO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. In: Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque; Welington Francisco; Adelmo Fernandes de Araújo. (Org.). Pluralidades sobre Ensino e Formação de Professores. Série Ensino e Formação de Professores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 2, p. 167-184.
-
OLIVEIRA, I. T. . A experiência do PRP - Química. In: Adelmo Fernandes de Araújo; Cristiano das Neves Bodart; Elias André da Silva; Lídia Baumgarten. (Org.). Programa residência pedagógica: saberes, identidades e práticas docentes. 1ed.Maceió: Editora Café com Sociologia, 2022, v. 1, p. 169-182.
-
SILVA, R. L. B. ; OLIVEIRA, I. T. . Experimentos virtuais de Química para futuros professores de Biologia. In: Bruno Ferreira; Cristina Barros de Castro Araujo; Márcio Ferreira da Silva; Roberta Costa Santos Ferreira; Suzana Lima de Oliveira; Tamires Fausto Meneses; Willamys Cristiano Soares Silva. (Org.). Monitoria UFAL: conectando experiências. 1ed.Maceió: Prograd, 2020, v. , p. 229-235.
-
LIMA, L. M. S. ; OLIVEIRA, H. P. M. ; OLIVEIRA, I. T. . Dominó dos modelos atômicos: uma proposta de jogo químico aos alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II. In: Anderson Orzari Ribeiro; Vani Xavier de Oliveira Júnior. (Org.). Relatos e propostas sobre lúdico no Ensino de Química. 1ed.Torres: Editora Illuminare, 2019, v. 1, p. 21-43.
-
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . IMA faz mutirão de limpeza junto ao projeto Alagoas mais limpa da UFAL de Arapiraca de. Instituto do Meio Ambiente - Alagoas.
-
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Alunos de Química da UFAL desenvolvem lixeiras sustentáveis e contribuem para a limpeza da praça vizinha ao Campus de Arapiraca. https://namiradanoticia.com.br.
-
OLIVEIRA, I. T. . Ação ambiental de coleta de lixo organizada por mestrandos do PPGEFOP mobiliza comunidade acadêmica da UFAL ? Campus Arapiraca. https://namiradanoticia.com.br/.
-
SANTOS, I. R. T. ; SILVA, T. L. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . LÂMPADAS FLUORESCENTES: COLETOR COMO PROPOSTA MEDIADORA DO DESCARTE AMBIENTALMENTE ADEQUADO NA UFAL ? CAMPUS ARAPIRACA. In: XXII ENEQ - Encontro Nacional do Ensino de Química, 2024, Belém-PA. Anais do 22º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Belém), 2024.
-
ALBUQUERQUE, F. F. ; SILVA, M. L. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE ; RODRIGUES, A. S. . O desenho animado em sala de aula: potencialidades e limitações do ' Show da Luna'!. In: XXI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2023, Uberlândia. Anais do 21º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2023.
-
OLIVEIRA, I. T. ; STEIL, L. J. . Análise dos artigos de química publicados na revista Ciência e Educação no período de 2010 a 2015. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.
-
SILVA, A. C. ; CAMARA, J. M. ; OLIVEIRA, I. T. . ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O TEMA SAÚDE: UM OLHAR PARA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS EM VYGOTSKY. In: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares', 2013, Bauru. IV Congresso Brasileiro de Educação "Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares", 2013.
-
SOUZA, S. A. O. E. ; OLIVEIRA, I. T. . RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AVANÇOS TECNOLÓGICOS E INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AVANÇOS TECNOLÓGICOS E INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., 2012.
-
OLIVEIRA, I. T. ; Maximiano, Flavio . Análise sobre concepções da ciência química dos alunos de graduação: uma reflexão através do uso de Mapas Conceituais. In: EDEQ- 32º Encontro de Debates sobre Ensino de Química, 2012, Porto Alegre. Anais do 32º EDEQ: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química e Saberes Docentes: memórias, narrativas e práticas, 2012.
-
OLIVEIRA, I. T. ; Maximiano, Flavio . Conceitos aprendidos pelos alunos de graduação em Química:uma análise através do uso de Mapas Conceituais. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2012, Salvador. Conceitos aprendidos pelos alunos de graduação em Química:uma análise através do uso de Mapas Conceituais, 2012.
-
AGUILAR, M. B. R. ; OLIVEIRA, I. T. . Representações Sociais de alunos pré-vestibulandos sobre o gostar dos estudos em Química.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC, 2011.
-
OLIVEIRA, I. T. ; Maximiano, Flavio ; CORIO, P . Análise do conhecimento e concepções sobre a ciência química dos alunos de graduação: uso de mapas conceituais. In: ENEQ- Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Análise do conhecimento e concepções sobre a ciência química dos alunos de graduação: uso de mapas conceituais, 2010.
-
OLIVEIRA, I. T. ; Maximiano, Flavio . An undergraduate student satisfaction and suggestion analysis of a chemistry course curriculum structure. In: 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION - 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2nd International Congress of Science Education. Foz do Iguaçu: UNILA, 2014. v. 15. p. 145-145.
-
SOUZA, L. L. ; OLIVEIRA, I. T. ; AGUILAR, M. B. R. . Analysis of the elementary school students´ conceptions about the rubbish topic in a teaching-learning sequence to the promotion of environmental citizenship.. In: 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION - 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, 2014, Foz do Iguaçu-PR. Proceedings of the 2nd International Congress of Science Education. Foz do Iguaçu: UNILA, 2014. v. 15. p. 200-200.
-
OLIVEIRA, I. T. ; CORIO, P ; Flavio Maximiano . Relations Between Macroscopic and Microscopic Chemical Concepts: An Investigation of Undergraduate Chemistry Students' Conceptions.. In: Fourth International Conference on Concept Mapping, 2010, Viña del Mar. Concept Maps: Making Learning Meaningful; Concept Maps: Proc. of Fourth Int. Conference on Concept Mapping.. Santiago do Chile: Lom Ediciones S. A, 2010. v. 2. p. 196-199.
-
OLIVEIRA, IARA TERRA DE ; REIS, P. R. . A pesquisa no contexto brasileiro sobre Ensino de Química (EQ) e controvérsias sociocientíficas. In: XIII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2023, Lisboa. Livro de Resumo - XIII Fórum de Jovens Investigadores, 2023.
-
NERY, A. R. L. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . A definição da termodinâmica nos livros didáticos de Ensino Superior: como aparecem?. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: Ciência e ensino para todos, 2022, Maceió. Anais da 45ª Reunião Anual da SBQ, 2022. p. 349-349.
-
ALMEIDA, W. K. V. ; ALBUQUERQUE, G. K. M. ; SILVA, T. L. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Um olhar sob o viés do enfoque contextual dos artigos publicados na seção ?Química e Sociedade? da revista Química Nova na Escola (QNEsc). In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: Ciência e ensino para todos, 2022, Maceió. Anais da 45ª Reunião Anual da SBQ, 2022. p. 271-271.
-
ALBUQUERQUE, F. F. ; SANTOS, I. R. T. ; OLIVEIRA, I. T. . UM OLHAR SOBRE DESENHOS ANIMADOS: COMO APARECEM OS CIENTISTAS?. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
LIMA, L. M. S. ; OLIVEIRA, I. T. . UMA PROPOSTA DE JOGO DOMINÓ DOS MODELOS ATÔMICOS: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
SILVA, M. L. ; SILVA, M. T. S. ; OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Ensino inclusivo de química: uma proposta de tabela periódica para os autistas. In: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021, Recife. Anais do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ Pernambuco), 2021.
-
ALMEIDA, L. L. ; OLIVEIRA, I. T. . EXIBIÇÃO DO FILME BIOGRÁFICO - ERIN BROCKOVICH UMA MULHER DE TALENTO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. In: Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática, 2020. Anais do Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática, 2020.
-
OLIVEIRA, I. T. ; PAZ, G. S. B. ; STEIL, L. J. . O bacharelado interdisciplinar na formação do químico na Universidade Federal do ABC. In: VI ENCAQUI - ENCONTRO CAPIXABA DE QUÍMICA - SBQ/ES, 2017, Vitória. VI ENCAQUI - ENCONTRO CAPIXABA DE QUÍMICA - SBQ/ES, 2017.
-
OLIVEIRA, I. T. . Análise dos artigos de química publicados na revista ciência e educação no período de 2010 a 2015. In: 5 Congresso do Ensino de Física e Química na escola e no mundo acadêmico - O desafio interdisciplinar, 2016, São Paulo. 5 Congresso de Pesquisa no Ensino Sinpro -SP, 2016.
-
OLIVEIRA, I. T. . Conceito de partida para criação de um mapa conceitual no contexto da disciplina de Química Integrada III. In: I Encontro de Ensino de Química e Aprendizagem de Química- EEAQ, 2013, Franca. I Encontro de Ensino de Química e Aprendizagem de Química- EEAQ, 2013.
-
OLIVEIRA, I. T. ; GOES, L. F. . Estudantes que cursam simultaneamente ensino médio e técnico em química. In: 11 Simpósio de Profissionais do Ensino de Química e Simpequinho, 2012, Campinas. 11 Simpósio de Profissionais do Ensino de Química e Simpequinho, 2012.
-
OLIVEIRA, I. T. ; CARDOSO, A. A. . Determinação de teor de ácido acético no vinagre utilizando como indicador corante da amora. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química- "Química para o desenvolvimento sustentável e inclusão social", 2005, Poços de Caldas. Livro de resumos-28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química- "Química para o desenvolvimento sustentável e inclusão social", 2005.
-
OLIVEIRA, I. T. ; OLIVEIRA, L. A. A. ; LAS, W. C. ; FERNANDES, D. C. ; DORETTO, K. M. ; MEDEIROS, J. B. ; BONY, T. C. . Centro de Ciências de Araraquara (CCA) - Plantão de Dúvidas. In: II Evento de Educação em Química -, 2004, Araraquara. Livro de resumos-II Evento de Educação em Química -. Araraquara, 2004. p. 11-11.
-
OLIVEIRA, I. T. ; OLIVEIRA, L. A. A. ; SANTOS, G. R. . Projeto Centro de Ciências (CCA). In: XXXIII Semana da Química, 2003, Araraquara. Livro de resumos XXXIII Semana da Química -. Araraquara, 2003. p. 35-35.
-
DE OLIVEIRA, IARA TERRA . O que é cidadania ambiental?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Live: Agenda Setting no Contexto dos Resíduos Sólidos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Sustentabilidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, W. K. V. ; ALBUQUERQUE, G. K. M. ; SILVA, T. L. ; OLIVEIRA, I. T. . Um olhar sob o viés do enfoque contextual dos artigos publicados na seção ?Química e Sociedade'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NERY, A. R. L. ; OLIVEIRA, I. T. . A definição da termodinâmica nos livros didáticos de Ensino Superior: como aparecem?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, I. T. . Por uma Alagoas mais Limpa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Oficina: Quimicando na Covid-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, J. A. ; OLIVEIRA, I. T. . Ensino e aprendizagem do objeto de conhecimento de misturas, a partir da unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nos anos iniciais do ensino fundamental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, I. T. . Live: ?Resolução de problemas no Ensino de Ciências?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Live: Os desafios de um professor de Química na Educação Básica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Live: Os caminhos a seguir na graduação e pós-graduação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Live : ?A QUÍMICA NA DATAÇÃO DAS MÚMIAS?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Pesquisa do Estado da Arte: Uma análise das publicações no ensino de química. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, I. T. . O porquê dos nomes de algumas vidrarias de laboratório. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, I. T. . Histórico sobre a construção da Tabela Periódica e curiosidades de alguns elementos químicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, I. T. . Tendências das pesquisas em ensino de ciências a partir de periódicos da área. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, I. T. . O porquê do nome de algumas vidrarias de laboratório. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, I. T. . O estado da arte dos artigos de Química publicados nos principais periódicos brasileiros do Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, I. T. . O estado da arte dos artigos de Química publicados nos principais periódicos brasileiros no Ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, I. T. . O Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Comitê Assessor dePesquisa da UFAL - Campus Arapiraca. 2024.
OLIVEIRA, I. T. ; GRANADO, I. Z. ; ZUCCHERATTO, K. M. C. . Tem química nesta parceria. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Professora da UFAL é parabenizada por voluntariado em pesquisa pelo Instituto Butantan. 2023. (Site).
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Professora da UFAL ? Campus Arapiraca participou da ação dos ativistas ambientais que coletaram 650 mil bitucas de cigarro por Lisboa. 2023. (Site).
OLIVEIRA, I. T. ; SILVA, T. L. . Campus Arapiraca adere ao projeto Alagoas mais Limpa com coletores especificos. 2022; Tema: Meio ambiente com foco nos resíduos sólidos. (Site).
SILVA, T. L. ; LEITE, A. S. S. ; SILVA, J. W. ; BARBOSA, V. A. B. ; OLIVEIRA, I. T. . Instagram: @bijusustentaveis. 2022; Tema: Meio Ambiente. (Rede social).
OLIVEIRA, I. T. ; SILVA, T. L. . Projeto de extensão instala coletores de descarte de lixo no Campus Arapiraca. 2022; Tema: Meio Ambiente. (Site).
SILVA, T. L. ; OLIVEIRA, I. T. . Projeto ambiental do Campus Arapiraca produz Bijuterias Sustentáveis. 2022; Tema: Meio Ambiente. (Site).
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Coleta de lixo na UFAL em parceria com IMA. 2022; Tema: Meio Ambiente. (Site).
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Instagram: @bijusustentaveis. 2022. (Rede social).
OLIVEIRA, IARA TERRA DE . Projeto de extensão instala coletores de descarte de lixo no Campus Arapiraca. 2022. (Site).
OLIVEIRA, I. T. . IMA faz mutirão de limpeza junto ao projeto Alagoas Mais Limpa da Ufal de Arapiraca. 2022; Tema: Meio Ambiente. (Site).
OLIVEIRA, IARA TERRA DE ; SILVA, T. L. ; SILVA, R. L. B. . Instagram: @alagoasmaislimpa. 2021; Tema: Meio ambiente com foco no lixo. (Rede social).
SILVA, R. L. B. ; NUNES, R. S. ; OLIVEIRA, I. T. . Instagram: @quimiceiros. 2021; Tema: Ensino de Química. (Rede social).
OLIVEIRA, I. T. . Material didático para disciplina de Química Orgânica II - Dep/adap. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modalidade de ensino on-line assistida).
OLIVEIRA, I. T. . Material didático para disciplina de Química Orgânica I - dep/adap. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modalidade de ensino on-line assistida).
OLIVEIRA, I. T. . Roteiros de Estudos de Química Orgânica I para curso de Farmácia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Graduação - Apostila).
OLIVEIRA, I. T. . Roteiros de Estudos de Química Orgânica II para o curso de Farmácia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Graduação - Apostila).
OLIVEIRA, I. T. . Roteiro de Estudos de Química Analítica II para o curso de Farmácia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Graduação - Apostila).
OLIVEIRA, I. T. . Química Ensino Médio. 2010. (Editoração/Livro).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
We Act e COSMOS, Descrição: O projeto de pós-doutoramento Avaliação do impacto sociopolítico do descarte de lixo a partir da percepção de alunos de graduação no Brasil pelo projeto Alagoas mais Limpa da Prof. Dr. Iara Terra de Oliveira, Professora da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca, Arapiraca-AL (Brasil) foi inserido na linha de investigação Educação XXI da UIDEF e nos projetos We Act e COSMOS coordenados pelo prof. Pedro Reis da Universidade de Lisboa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iara Terra de Oliveira - Integrante / Pedro Reis - Coordenador.
-
2022 - Atual
Alagoas mais Limpa, Descrição: Projeto que promove análise de materiais didáticos, análise de currículos institucionais, produção de sequências didáticas no viés da educação ambiental, em especial, no contexto do lixo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Iara Terra de Oliveira - Coordenador / Adelmo Fernandes de Araújo - Integrante / Thaissa Lúcio Silva - Integrante.
-
2020 - 2022
Elaboração e organização de forma consciente e crítica dos conteúdos numa rede social sobre os elementos químicos, Descrição: O presente projeto tem como finalidade realizar pesquisa e seleção de materiais pelas diversas fontes de informação dos 118 elementos químicos da tabela periódica para construção de uma rede social (Instagram) com foco na divulgação científica. A escolha por essa rede social, deve-se ao seu número significativo de usuários e facilidade do uso de ferramentas. O uso de fontes fidedignas para construção da rede social é uma das metas do projeto. É importante que o graduando tenha consciência do que está sendo investigado e que faça a seleção de forma consciente dos conteúdos a serem utilizados. Busca de pesquisadores e professores de educação básica com foco nos elementos químicos para entrevistas na rede social são etapas do trabalho. Como resultados obtidos, espera-se que esse projeto possa favorecer a autonomia e caráter reflexivo desses participantes na busca de informação, além da contribuição na sua formação acadêmica com foco nos conhecimentos químicos e pedagógicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Iara Terra de Oliveira - Coordenador / Rikellen Larissa Bezerra da Silva - Integrante / Matheus Luiz da Silva Santos - Integrante / Roger Domingos da Silva - Integrante.
-
2010 - Atual
Grupo de Pesquisas em Química, Descrição: O Grupo de Pesquisa em Química da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, temcomo objetivo o desenvolvimento de pesquisas nas diversas áreas do conhecimento químico e aformação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação no estado de Alagoas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iara Terra de Oliveira - Integrante / Wander Gustavo Botero - Coordenador / Miyuki Yamashita - Integrante / Carlos Dornels Freire de Souza - Integrante / Celso Marcos da Silva - Integrante / Laurisson Albuquerque da Costa - Integrante / Andréa Pires Fernandes - Integrante / Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti - Integrante / Rafael Saraiva Nunes - Integrante / Sérgio Modesto Vechi - Integrante / Sílvia Helena Cardoso - Integrante / Vinicius Del Colle - Integrante.
-
2007 - 2010
Concepções dos alunos de graduação do IQ sobre a ciência química, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iara Terra de Oliveira - Coordenador.
-
2004 - 2006
Desenvolvimento de metodologia analítica - Laboratório de Química Ambiental, Descrição: Bolsista CNPQ (edital 005/2004) de iniciação científica na determinação de ozônio troposférico em ambientes fechados usando amostradores passivos sob coordenação do prof. Dr. Arnaldo Alves Cardoso. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Iara Terra de Oliveira - Integrante / Arnaldo Alves Cardoso - Coordenador / Érika Pereira Félix - Integrante.
Prêmios
2026
SELO Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Educação - 2025, Universidade Federal de Alagoas.
2025
SELO Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Educação - 2024, Universidade Federal de Alagoas.
2025
Moção de Louvor pelo trabalho voluntário de relevância social e ambiental, Câmara dos vereadores de Marechal Deodoro - AL.
2017
Aprovada (3º lugar) no Concurso Público de Professor - Química Industrial, Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT.
2017
Aprovada (2º lugar) no Concurso Público de Professor Substituto no curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal de São Paulo - São José dos Campos - SP.
2011
Aprovada (1º lugar) no Concurso Público de Professor na disciplina de Tecnologia dos Materiais Inorgânicos I, Escola Técnica - ETEC Getúlio Vargas - São Paulo - SP.
2010
Aprovada no Concurso para Carreira de Professor de Educação Básica II - Química, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
2004
Aprovada no Concurso Público na Carreira de Professor de Educação Básica de Química, Secretaria de Educação de Minas Gerais.
1997
Melhor aluna do 9º ano do Ensino Fundamental - Antiga 8ª série, Escola Estadual São Joaquim - Alterosa - MG.
1996
Melhor aluna do 8º ano do Ensino Fundamental - Antiga 7ª série, Escola Estadual São Joaquim - Alterosa - MG.
1995
Melhor aluna do 7º ano do Ensino Fundamental - Antiga 6ª série, Escola Estadual São Joaquim - Alterosa - MG.
1993
Melhor aluna do 5º ano do Ensino Fundamental - Antiga 4ª série, Escola Estadual Olinda de Andrade - Alterosa - MG.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. , Rodovia AL-115, Bom Sucesso, 57309005 - Arapiraca, AL - Brasil, Telefone: (82) 34821800, Ramal: 1841
Experiência profissional
2007 - 2009
Colégio AvicenaVínculo: Professora Titular, Enquadramento Funcional: Professora de Química no Ensino Médio
2009 - 2019
Colégio Jardim São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Química no Ensino Médio, Carga horária: 10
2008 - 2010
Cursinho Inteligente VestibularesVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: professora -pré-vestibular
2008 - 2010
Cursinho Pré-Vestibular da FEA - USPVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: professora -pré-vestibular
2010 - 2012
Editora FTDVínculo: freelance, Enquadramento Funcional: análise crítica de livros didáticos de químic
2007 - 2010
Escola Estadual Roldão Lopes de BarrosVínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora de matemática e química
2011 - 2012
ETEC- GV- IpirangaVínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. de química no ensino médio e técnico, Carga horária: 12
2012 - 2017
Faculdades Metropolitanas UnidasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 20
2010 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista FUSP, Enquadramento Funcional: tutora virtual, Carga horária: 20
2002 - 2005
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Extensão universitária, Enquadramento Funcional: Bolsista beu, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2002 - 08/2004
Estágios , Instituto de Química de Araraquara.Estágio realizado, Projeto Ciência Viva e plantão de dúvidas.
2006 - 2006
Colégio Objetivo - PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de química no ensino médio, Carga horária: 20
2019 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2025
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Arapiraca.Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química.
-
01/2025
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Espaços não formais no ensino de Química; experimentação para o ensino de química; pesquisa aplicada ao ensino de química
-
03/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Arapiraca.Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado do PPGEFOP.
-
01/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Arapiraca.Cargo ou função, Membro Suplente do Comitê Assessor de Pesquisa Ciências Exatas e da Terra.
-
07/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Arapiraca.Cargo ou função, Coordenadora do NDE do Curso de Licenciatura em Química.
-
06/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Arapiraca.Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão.
-
09/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Arapiraca.Linhas de pesquisa
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologias ativas de ensino - 60h / 30h
-
04/2024 - 11/2024
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CIDADANIA AMBIENTAL E ENSINO DE QUÍMICA - 54 h, METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA - 54h, SOCIEDADE E ENSINO DE QUÍMICA - 54 h
-
11/2023 - 04/2024
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE-3 - Carga horária: 54h, Espaços não formais no Ensino de Química - Carga horária: 36h, Experimentação para Ensino de Química (2 docentes) - Carga horária: 54 h /27h cada, Pesquisa aplicada ao Ensino de Química - Carga horária: 54h
-
08/2023 - 10/2023
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral - Carga horária: 54 h
-
08/2023 - 10/2023
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociedade e Ensino de Química - Carga horária: 54h, Pesquisa aplicada ao Ensino de Química - carga horária: 54h, Metodologia para o Ensino de Química 2 - Carga horária: 54h
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral - 54h
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociedade e Ensino de Química - 54h
-
03/2022 - 08/2022
Ensino, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologias ativas de ensino - 60h
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, lLeitura, produção textual e ensino de química -54h
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado 1 - 100h
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculos aplicados à Química - 54h
-
10/2020 - 04/2022
Direção e administração, Campus Arapiraca.Cargo ou função, Orientadora do Subprojeto de Química da Residência Pedagógica - Campus Arapiraca.
-
01/2020 - 01/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Arapiraca.Cargo ou função, Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Química.
-
07/2021 - 09/2021
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ACE 3 - Projeto de Extensão - Carga horária: 54 h, Instrumentação para o Ensino de Química - Carga Horária:60h
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Transformações da Matéria 1 - Carga Horária: 72h
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral: 54h
-
10/2020 - 01/2021
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Química - Carga Horária: 60h, Química Geral - Carga Horária: 80h
-
09/2019 - 02/2020
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Leitura, produção textual e Ensino de Química - Carga horária:54h - 2,7h/semana, Experimentação para o Ensino de Química - Carga horária_ 54h - 2,7h/semana
-
09/2019 - 02/2020
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral - Carga horária: 54h - 2,7h/semana
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Iara Terra de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?