Yohane Figueira Honda
Atuo como docente na Universidade da Amazônia. Licenciado em Geografia pela Universidade da Amazônia (2015). Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (2018), vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional da Amazônia e Geografia Humana atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Amazônia, Sustentabilidade, Educação Ambiental, Metodologia do Ensino, Cultura, Representação Cartográfica, Geografia Econômica e Politica, Geografia do Turismo, Políticas Públicas.
Informações coletadas do Lattes em 07/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia
2016 - 2018
Universidade Federal do Pará
Título: Área de Proteção Ambiental da Ilha de Algodoal: conflitos socioambientais e perspectivas de governança, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Mário Vasconcellos Sobrinho
Palavras-chave: Conflito Socioambiental. APA Algodoal. Governança.
Graduação em Geografia
2012 - 2015
Universidade da Amazônia
Título: Estudo da Agricultura Periurbana: Modos da Reprodução Socioeconômico na Comunidade do Curuçambá - Ananindeua
Orientador: Sérgio Castro Gomes
Formação complementar
2019 - 2019
Desenvolvimento Interpessoal em EAD. (Carga horária: 200h). , Portal Educação, PE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional da Amazônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
Organização de eventos
MATOS JUNIOR, A. G. ; HONDA, Y. F. . I Encontro do curso de História - ENCON HISTÓRIA. 2024. (Outro).
HONDA, Y. F. ; MATOS JUNIOR, A. G. . I Mostra científica - História e Educação. 2024. .
Participação em eventos
Mudanças climáticas e suas repercussões na saúde. Mudanças do clima e atividades humanas. 2024. (Congresso).
Semana do Meio Ambiente.Sociedade e Natureza: uma análise sobre as perspectivas ambientais na Amazônia. 2024. (Seminário).
I Encontro de Geografia da UEPA (ENGEO). 2015. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Agroecologia e IV Seminário Estadual de Agorecologia. 2015. (Congresso).
V CODS ? Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2014. (Seminário).
XIX Fórum Amazônia de Ciências Sociais / I Fórum Amazônia de Geografia da UNAMA: "EtniCidades e Paisagens Culturais na Amazônia Globalizada. 2014. (Seminário).
A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais. 2013. (Seminário).
I SEMINÁRIO IDEB - QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO EM DEBATE. 2013. (Seminário).
IV CODS ? Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2013. (Seminário).
Representação Espacial e a Linguagem Cartográfica. 2013. (Seminário).
Comércio ilegal de animais silvestres nos Estados do Pará e Amazonas. 2012. (Seminário).
Congresso Centenário Eidorfe Moreira. 2012. (Congresso).
Diálogo sobre desenvolvimento: Tendências Demográficas no Estado do Pará.. 2012. (Seminário).
II Biologando: Os Resíduos Sólidos no Entorno dos Aeroportos de Belém. 2012. (Seminário).
I Seminário de Extensão, X Seminário de Iniciação Científica e IX Seminário de Pesquisa. 2012. (Seminário).
Participação em bancas
HONDA, Y. F.; COSTA, T.. Guardiões do clima: o papel crucial das comunidades indígenas brasileiras na conservação da Amazônia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; COSTA, T.. Do conhecimento tradicional ao lucro global. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; COSTA, T.. Da ilegalidade ao poder estrutural: o crime organizado como mecanismo de consolidação das redes criminosas na Amazônia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade da Amazônia.
FERNANDES, G. C. B.;HONDA, Y. F.; SILVA, T. S. A.. O Monumento Á República Em Belém Do Pará E Seus Significados No Passado E No Presente. 2024 - Universidade da Amazônia.
FERNANDES, G. C. B.;HONDA, Y. F.; SILVA, T. S. A.. Museu Emilio Goeldi, o projeto museu de portas abertas (MPA) e os impactos do COVID-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
MATOS JUNIOR, A. G.;HONDA, Y. F.; SANTOS, A. C. S.. CAMPO DE CONCENTRAÇÃO EM TOMÉ-AÇU (PA): Uma História Da Amazônia (1942 ? 1945). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
MATOS JUNIOR, A. G.;HONDA, Y. F.; SANTOS, R. R. N.. Representação Indígena nos livros didáticos de história: (In)Visibilidade, Mudanças e Permanências. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
MATOS JUNIOR, A. G.;HONDA, Y. F.; LIMA, F. J. C.. Visibilidade Feminina: A Representação da Mulher nos livros didáticos de História. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
MATOS JUNIOR, A. G.;HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.. Ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
FERNANDES, G. C. B.;HONDA, Y. F.; SANTOS, D. P.. O projeto de macrodrenagem da bacia do UNA e a luta do Movimento 28 de abril por dignidade: uma breve síntese da realidade social e resistência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
LIMA, M. M.;HONDA, Y. F.; MATOS JUNIOR, A. G.. A estruturação da rodovia BR-174 (Manaus- Boa Vista) e o genocídio contra o povo indígena Waimiri Atroari, nos anos da ditadura militar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
MATOS JUNIOR, A. G.;HONDA, Y. F.; MATOS, F. L. A.. As influências da Segunda Guerra Mundial em Belém do Pará: A vida e o cotidiano da população (1942-1945). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
MATOS JUNIOR, A. G.;HONDA, Y. F.; MATOS, F. L. A.. A Rebelião dos Roceiros no Pará em 1921: Banditismo Social na Amazônia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.; SEPEDA FILHO, M. G.. O Aluno Down E Suas Intervenções Psicopedagógicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.; SEPEDA FILHO, M. G.. As dificuldades e desafios dos educandos em cursar a EJA em uma comunidade ribeirinha. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.; SEPEDA FILHO, M. G.. DA SILVA MACEDO.Ensino superior e pandemia: reflexões sobre a formação inicial de professores em tempo de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.; GARCIA, W. S.. ALMEIDA - JOICE B. OLIVEIRA - MARIA SANDRA A. V. V..Evasão escolar: uma realidade de pessoas trans. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.; GARCIA, W. S.. A falta de contextualização da identidade cultural nas escolas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.; GARCIA, W. S.. LOBATO - PAULA DANIELA S. DOS SANTOS.Dificuldades encontradas por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; BRABO, V. B. F.; GARCIA, W. S.. SILVA - FABIULA J. CASTRO - TALITA F. DUARTE.Ensino da matemática: estratégias metodológicas de aprendizagem para séries iniciais do fundamental I. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; FERREIRA, J. D.; SEPEDA FILHO, M. G.. Política habitacional e remanejamentos no PAC urbanização de favelas: estudo de caso da bacia da estrada nova, Belém?Pa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; FERREIRA, J. D.; SEPEDA FILHO, M. G.. Empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico no bairro do PAAR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; FERREIRA, J. D.; SEPEDA FILHO, M. G.. Portos nas cidades em desenvolvimento ? o caso do porto de Breves (PA). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; FERREIRA, J. D.; SEPEDA FILHO, M. G.. Regularização fundiária no bairro do Tenoné. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; FERREIRA, J. D.; GARCIA, W. S.. O desenvolvimento local e as transformações espaciais a partir da agroindústria de dendê no município de Bonito-PA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; GARCIA, W. S.. Alterações e impactos do BRT na avenida almirante barroso - Belém. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
HONDA, Y. F.; GARCIA, W. S.. USO DAS GEOTECNOLOGIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: uma analise das ferramentas e práticas para o aprendizado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
FERREIRA, J. D.; CHAGAS JUNIOR, E. M.;HONDA, Y. F.. ANÁLISE DE IDENTIDADE E MEMÓRIA CULTURAL DO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM: Belém da Belle Époque. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
FERREIRA, J. D.; CHAGAS JUNIOR, E. M.;HONDA, Y. F.. A IMPORTÂNCIA DO DOCUMENTÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
CHAGAS JUNIOR, E. M.; SILVA, F. K. R.;HONDA, Y. F.. Entre Martin Heidegger e Éric Dardel: considerações sobre espaço e existência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
CHAGAS JUNIOR, E. M.; SILVA, F. K. R.;HONDA, Y. F.. Merleau-Ponty e a percepção da paisagem geográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
CHAGAS JUNIOR, E. M.; FERREIRA, J. D.;HONDA, Y. F.. A produção de um território-identidade: comunidade de Boa Vista - Acará - Pa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia.
Orientou
O saneamento básico de Belém: uma análise histórica entre centro e periferia; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; (Orientador);
A cartografia social dos indígenas warao; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
A influência do Carimbó na identidade cultural e social da comunidade Marapaniense; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Desenvolvimento de Marituba com base na criação da Estrada de Ferro de Bragança; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
A Gastronomia de Belém/PA e a sua contribuição cultural para o Círio de Nazaré; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
A percepção dos docentes sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto educacional; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Cinematografia No Ensino E A Percepção Histórica; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
As HQS e Mangás ferramentas pedagógicas para o ensino de história; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Atuação dos militares na história do Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Os meios de comunicação: análise histórica da disputa eleitoral prefeitura em Belém do Pará em 2006; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Evasão Escolar: uma realidade de pessoas trans; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Estratégias metodológicas de aprendizagem para séries iniciais do fundamental I; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
As dificuldades e desafios dos educandos em cursar a EJA em uma comunidade ribeirinha; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Aluno Down e suas intervenções Psicopedagógicas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Ensino Superior e pandemia: Reflexões sobre a formação inicial de professores em tempo de COVID-19 ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
A participação familiar nas atividades escolares; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
EVASÃO ESCOLAR: Dificuldades encontradas por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em tempos de pandemia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Política habitacional e remanejamentos no PAC urbanização de favelas: estudo de caso da bacia da estrada nova, Belém?Pa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
USO DAS GEOTECNOLOGIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA: uma analise das ferramentas e práticas para o aprendizado; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
O desenvolvimento local e as transformações espaciais a partir da agroindústria de dendê no município de Bonito-PA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Portos nas cidades em desenvolvimento ? o caso do porto de Breves (PA); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico no bairro do PAAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Regularização fundiária no bairro do Tenoné; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Alterações e impactos do BRT na avenida almirante barroso - Belém; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade da Amazônia; Orientador: Yohane Figueira Honda;
Produções bibliográficas
-
HONDA, Y. F. ; GOMES, S. C. ; CABRAL, E. R. . Participação dos Produtores Familiares no PAA: Estratégias de Produção e Comercialização em Área Periurbana do Município de Ananindeua, PA. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas , v. 21, p. 125-145, 2016.
-
HONDA, Y. F. ; GOMES, S. C. ; CABRAL, E. R. . Agricultura Familiar em área periurbana do Munícipio de Ananindeua-PA: Práticas e Estratégias Desenvolvidas. Horizonte Científico (Uberlândia) , v. 10, p. 1-23, 2016.
-
HONDA, Y. F. ; GOMES, S. C. ; CABRAL, E. R. . Agricultura familiar em área periurbana: estratégias de reprodução e participação no mercado institucional. Cadernos de Agroecologia , v. 10, p. 198, 2015.
-
SEPEDA FILHO, M. G. ; HONDA, Y. F. ; FERREIRA, J. D. . Análise Espacial Sobre a Mobilidade Rural no Município de Marabá-Pa. Traços (UNAMA) , v. 14, p. 77-87, 2012.
-
HONDA, Y. F. ; SILVA, D. N. ; SILVA, E. C. L. ; VIANNA, F. Q. ; SILVA, H. H. C. . Coleção Sonhe Grande Novo Ensino Médio: 1º Ano - Volume 4. 372. ed. Belém-PA: Editora Equipe, 2023. v. 4. 656p .
-
HONDA, Y. F. ; VASCONCELLOS SOBRINHO, M. . Análise das práticas de uso e ocupação humana na Área de Proteção Ambiental da Ilha de Algodoal. In: IX Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade - CODS e II Congresso Brasileiro de Gestão, 2018, Belém. IX Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade - CODS e II Congresso Brasileiro de Gestão. Belém: Universidade da Amazônia, 2018. v. 9. p. 313-324.
-
HONDA, Y. F. ; SEPEDA FILHO, M. G. ; GOMES, S. C. . Estudo da Agricultura Familiar e as Políticas Públicas de Desenvolvimento como Inclusão Socioeconômica. In: CODS - Coloquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2014, Belém-PA. CODS - Coloquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2014. v. 5. p. 191-202.
-
SEPEDA FILHO, M. G. ; HONDA, Y. F. ; GOMES, S. C. . Análise Espacial sobre a Mobilidade Rural no Município de Marabá-PA. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa/PB. ANAIS - VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013.
-
HONDA, Y. F. ; SEPEDA FILHO, M. G. ; PANTOJA, W. W. R. . As Diversas Formas de Planejar o Espaço Amazônico: Uma Visão Sobre o Caso de Pacajá-pa. In: IV CODS ? Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2013, Belém-PA. IV CODS ? Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2013. v. 4. p. 195-206.
-
MESQUITA, G. F. L. ; SANTOS, J. L. ; HONDA, Y. F. . Educação e cultura no ambiente escolar. In: I Encontro do Curso de Pedagogia - ENCOPED, 2023, Ananindeua - PA. I Encontro do Curso de Pedagogia - ENCOPED, 2023.
-
LOBATO, P. C. G. ; SANTOS, P. D. S. ; HONDA, Y. F. . Evasão escolar: dificuldades encontradas por alunos da educação de jovens e adultos (EJA) em tempos de pandemia. In: I Encontro do Curso de Pedagogia - ENCOPED, 2023, Ananindeua - PA. I Encontro do Curso de Pedagogia - ENCOPED, 2023.
-
SILVA, E. T. B. ; CASTRO, F. J. ; DUARTE, T. F. S. ; HONDA, Y. F. . Ensino da matemática: estratégias metodológicas de aprendizagem para séries iniciais do fundamental I. In: I Encontro do Curso de Pedagogia - ENCOPED, 2023, Ananindeua - PA. I Encontro do Curso de Pedagogia - ENCOPED, 2023.
-
SEPEDA FILHO, M. G. ; HONDA, Y. F. ; LIMA, M. V. C. . Análise espacial sobre o crescimento da mancha urbana na Região de Integração do Xingu com foco No Município de Altamira/PA. In: SBPC - 65ª Reunião Anual, 2013, Recife/PE. SBPC - 65ª Reunião Anual, 2013.
-
BRITO, E. N. L. ; HONDA, Y. F. . AS MEDIAÇÕES DOS CONFLITOS E AS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA ILHA DE ALGODOAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HONDA, Y. F. ; VASCONCELLOS SOBRINHO, M. . Análise das práticas de uso e ocupação humana na Área de Proteção Ambiental da Ilha de Algodoal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HONDA, Y. F. . Área de Proteção Ambiental da Ilha de Algodoal: Análise Sobre Desafios e Possibilidades Para a Gestão Ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HONDA, Y. F. ; VASCONCELLOS SOBRINHO, M. . A reprodução da Agricultura Familiar e o modo de vida rural: O caso do Bairro Curuçambá - Ananindeua / PA. In: II Simpósio de Geografia Agrária (UEPA). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
HONDA, Y. F. . Estudo da Agricultura Periurbana: Modos de Reprodução Socioeconômica na Comunidade do Curuçambá - Ananindeua. In: Geografia em Ação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
HONDA, Y. F. ; GOMES, S. C. . Agricultura familiar em área periurbana do munícipio de Ananindeua: práticas e estratégias desenvolvidas. In: I Encontro de Geografia da UEPA (ENGEO). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HONDA, Y. F. ; GOMES, S. C. ; CABRAL, E. R. . Agricultura familiar em área periurbana: estratégias de reprodução e participação no mercado institucional. In: IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HONDA, Y. F. ; SEPEDA FILHO, M. G. ; GOMES, S. C. . As políticas públicas PAA e PNAE no Estado do Pará: Uma análise espacial sobre sua interação na agricultura familiar. In: V CODS Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HONDA, Y. F. ; SEPEDA FILHO, M. G. ; PANTOJA, W. W. R. . As Diversas Formas de Planejar o Espaço Amazônico: Uma Visão Sobre o Caso de Pacajá-pa. In: IV CODS Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEPEDA FILHO, M. G. ; HONDA, Y. F. ; GOMES, S. C. . Análise Espacial sobre a Mobilidade Rural no Município de Marabá-Pa. In:VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SEPEDA FILHO, M. G. ; HONDA, Y. F. ; LIMA, M. V. C. . Análise espacial sobre o crescimento da mancha urbana na Região de Integração do Xingu com foco no Município de Altamira/PA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HONDA, Y. F. . I Encontro do Curso de Pedagogia - ENCOPED. 2023. (Editoração/Anais).
-
HONDA, Y. F. . PREPARA ENEM. 2022. .
-
HONDA, Y. F. . PREPARA ENEM. 2021. .
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Uma Avaliação da Eficiência e Efetividade do Programa de Aquisição de Alimentos no Município de Ananindeua-PA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio Castro Gomes em 18/03/2014., Descrição: Avaliar a efetividade e eficiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na geração de renda dos produtores rurais dos assentamentos existentes em Ananindeua-Pa.Caracterizando os produtores participantes do PAA e não participantes do programa e quais os rebatimentos espaciais, sociais e econômicas para esses produtores locais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Yohane Figueira Honda - Integrante / Sérgio Castro Gomes - Coordenador.
-
2012 - 2013
Estudo dos Componentes Demográficos no Município de Altamira/PA: Reflexos da Instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio Castro Gomes em 18/03/2014., Descrição: Investigar em que medida o processo de construção da Hidrelétrica de Belo Monte interferiu na trajetória temporal das componentes demográficas do município de Altamira. Análise das componentes: Imigração, Emigração, Natalidade e Mortalidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Yohane Figueira Honda - Integrante / Sérgio Castro Gomes - Coordenador.
Prêmios
2024
Docente Destaque 2024.1, Universidade da Amazônia.
2023
Mérito acadêmico - docente, Universidade da Amazônia.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade da AmazôniaVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente Graduação cursos: Geografia, História, Pedagogia, Serviço Social, Relações Internacionais
2018 - 2020
Universidade da AmazôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atendente Administrativo - CRA UNAMA, Carga horária: 46
2014 - 2015
Universidade da AmazôniaVínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Núcleo Socioeconômia, Carga horária: 20
Outras informações:
Avaliar a efetividade e eficiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na geração de renda dos produtores rurais existentes em Ananindeua-Pa, com ênfase no bairro do Curuçambá
2014 - 2015
Universidade da AmazôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20
Outras informações:
Com o projeto de pesquisa "Estudo da agricultura periurbana: modos da reprodução socioeconômica na comunidade do Curuçambá - Ananindeua" , com objetivo de compreender as estratégias de produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar em áreas periurbana da Região Metropolitana de Belém, enfocando no município de Ananindeua, no bairro do Curuçambá.
Atividades
-
03/2020
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia das regiões do Brasil; Geografia Agrária; Geografia do Turismo e Novas Territorialidades; Geografia Politica; Organização do Espaço Mundial.
2014 - 2014
CENTRO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DO PARÁVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Ensino Fundamental II, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio Supervisionado I como disciplina obrigatória na grade curricular em Licenciatura em Geografia, atuando como Estagiário/Monitor no Ensino Fundamental II , séries 6 e 7 ano.
2015 - 2015
EEEFM Augusto MeiraVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Ensino Médio, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio Supervisionado II como disciplina obrigatória na grade curricular em Licenciatura em Geografia, atuando como Estagiário/Monitor no Ensino Médio na disciplina Geografia, nas séries 1º e 3º ano.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Yohane Figueira Honda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?