Celso Aita

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1981, Mestrado em Agronomia pela UFSM (1984) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1996). Realizou Pós-doutorado em 2013 no Québec, Canadá, no Centre de Recherche et de Développement sur les Sols et les Grandes Cultures (Agriculture et Agroalimentaire Canada). Atualmente é Professor Titular da UFSM, Pesquisador PQ-1D no CNPq. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, nos seguintes temas: plantio direto, dinâmica do C e do N, adubação orgânica, compostagem automatizada de dejetos de animais e estratégias para mitigar as emissões de gases de efeito estufa.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência do Solo

1993 - 1996

Université Pierre et Marie Curie
Título: Couplage des cycles du carbone et de l'azote dans les sols cultives: étude, au champ, des processus de décomposition aprés apport de matière organique fraîche
Orientador: Andre Mariotti
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mineralização e imobilização de N; decomposição; Isotopos 15N e 13C.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Agronomia

1982 - 1984

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Efeito da aplicação de esterco bovino e efluente de biodigestor sobre a atividade microbiana do solo e na disponibilidade de nitrogênio para a cultura do sorgo (Sorghum bicolor),Ano de Obtenção: 1984
Orientador: Marcos Rubens Fries
Palavras-chave: Esterco bovino; Efluente de biodigestor; Nitrogênio.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Agronomia

1977 - 1981

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2013

Pós-Doutorado. , Centre de Recherche et de developpement sur les sl, CRDA, Canadá. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AITA, C. ; Nicoloso, R. S. . Ciclo de Palestras e Dia de Campo da Rede DejSui/CNPq. 2012. (Outro).

AITA, C. . Fertbio. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I ProPig.Manejo e Uso Agrícola dos Dejetos de Suínos. 2018. (Simpósio).

V Simpósio Produção Animal e Recursos Hídricos.Emissão de amônia e gases do efeito estufa com o uso de dejetos animais como fertilizante e medidas mitigatórias. 2018. (Simpósio).

IV Seminário Regional de Plantio Direto na Palha.Reciclagem de nutrientes e adubação orgânica com dejetos de animais em plantio direto.. 2017. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de Rochagem. Uso de remineralizadores no processo de compostagem de dejeto líquido de suínos. 2016. (Congresso).

IV SIGERA - International Symposium on Agricultural and Agroindustrial ast.Use of animal waste as fertilizer and environmental impacts. 2015. (Simpósio).

FERTBIO/2014.USO EFICIENTE DO N NA AGRICULTURA: MITIGAÇÃO DAS PERDAS DE N DE FERTILIZANTES NITROGENADOS PELO USO DE INIBIDORES ENZIMÁTICOS. 2014. (Outra).

Ciclo de Palestras e Dia de Campo da Rede DejSui/CNPq.Tecnologias para Reduzir o Impacto Ambiental dos Dejetos de Suínos e Aumentar a Produtividade do Milho. 2012. (Encontro).

Expointer 2012.Prêmio ?O futuro da terra?; destaque na categoria ?Novas alternativas agrícolas?. 2012. (Outra).

IX Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas.Matéria orgânica natural e substâncias húmicas: dos avanços das técnicas de caracterização ao sequestro de C. 2011. (Encontro).

FERTBIO 2010. Equilíbrio nutricional de plantas cultivadas: reciclagem e disponibilidade de nitrogênio. 2010. (Congresso).

XXXI CBCS. Mineralização do Carbono de Dejetos de Suínos e Palha de Trigo Enriquecida com 13C. 2007. (Congresso).

FERTBIO 2004. FERTBIO. 2004. (Congresso).

FERTBIO 2002. FERTBIO. 2002. (Congresso).

11th Nitrogen Workshop.11th Nitrogen Workshop. 2001. (Simpósio).

FERTBIO. FERTBIO. 2000. (Congresso).

XXII Congreso Argentino De La Ciencia DeL Suelo. XVII Congreso Argentino De La Ciencia DeL Suelo. 2000. (Congresso).

Fertibio 1998. FERTBIO. 1998. (Congresso).

DRIVEN BY NATURE: PLANT LITTER QUALITY AND DECOMPOSITION.DRIVEN BY NATURE: PLANT LITTER QUALITY AND DECOMPOSITION. 1995. (Simpósio).

8th Workshop of N in Soils.8th Workshop of N in Soils. 1994. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Heitor Luís Santin Bazzo

AITA, C.; MIOLA, E. C. C.;SCHIRMANN, J.. Estratégias de uso dos dejetos suínos em plantio direto para mitigar as perdas de nitrogênio por volatilização de amônia. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Pâmela Oruoski

AITA, C.; SILVA, Leandro Souza da;VIEIRA, F. C. B.. Mineralização do carbono e do nitrogênio de resíduos da indústria fumageira no solo e fornecimento de nitrogênio ao capim Sudão. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carlos Augusto Bonini Pires

AMADO, Telmo Jorge Carneiro; RICE, C.;AITA, C.. Comunidade microbianado solo e atividade enzimática em um latossolo subtropical sob plantio direto de longa duração e rotação de culturas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Michael Chimainski

AITA, C.; OLIVEIRA, V.; CERON, M. S.. Dinâmica da ingestão hídrica de suínos nas fases de crescimento e terminação. 2018. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marlon Hilgert Arenhardt

AITA, C.; MIOLA, EZEQUIEL C. C.;PUJOL, S. B.. Emissões de N2O, CO2 e CH4 em resposta ao modo de aplicação de dejetos e ao uso de inibidores de nitrificação na sucessão trigo/milho em Latossolo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luanna Corrêa Rangel

AITA, C.VIEIRA, F. C. B.; MIOLA, EZEQUIEL C. C.. Mineralização do carbono e do nitrogênio no solo e efeito na rúcula (Eruca sativa) de compostos obtidos por compostagem automatizada de dejetos de suínos. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Diego Antonio Giacomini

GIACOMINI, DIEGO ANTONIOAITA, C.; PUJOL, STEFEN BARBOSA; SILVEIRA, C. A. P.. USO DE ZEÓLITAS NATURAIS PARA MITIGAR A VOLATILIZAÇÃO DE AMÔNIA NA FASE INICIAL DA COMPOSTAGEM DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alessandra Bacca

BACCA, A.;AITA, C.VIEIRA, F. C. B.GIACOMINI, Sandro José; MILANESI, P. M.. FLUTUAÇÃO DIÁRIA E EMISSÃO ACUMULADA DE ÓXIDO NITROSO APÓS APLICAÇÃO DE DEJETO DE SUÍNO SOBRE RESÍDUOS CULTURAIS DE AVEIA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DECOMPOSIÇÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mariangela Facco de Sá

AITA, C.; VASCONCELLOS, N. J. S.;PUJOL, S. B.. Dinâmica da população de coliformes após a aplicação de dejetos de suínos no solo e durante a compostagem automatizada. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Janquieli Schirmann

AITA, C.GIACOMINI, S. J.BAYER, C.. Estrategias para melhorar o fornecimento de nitrogenio ao milho e trigo por dejetos de suinos e reduzir a emissao de oxido nitroso do solo. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Douglas Adams Weiler

GIACOMINI, S. J.AITA, C.BAYER, C.. Decomposição de resíduos culturais de plantas de cobertura de solo e emissões de óxido nitroso. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rogério Gonzatto

AITA, C.Vieira, Frederico Costa BeberGIACOMINI, S. J.PUJOL, S. B.. Injeção de dejetos suínos no solo em plantio direto associada a um inibidor de nitrificação: efeito nas emissões de óxido nitroso e amônia. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vagner João Moro

GIACOMINI, S. J.AITA, C.VIEIRA, F. C. B.. Emissão de gases de efeito estufa na cultura da cana-de-açúcar sob diferentes sistemas de preparo do solo e doses de nitrogênio. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marta Eliane Doumer

GIACOMINI, S. J.; SILVEIRA, C. A. P.;AITA, C.. Impacto de subprodutos sólidos da industrialização do xisto sobre atributos biológicos do solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andressa Ballem

AITA, C.GIACOMINI, S. J.VIEIRA, F. C. B.. Inibidor de nitrificação adicionado ao solo com cama de aviário e sua influência na dinâmica do nitrogênio e do carbono. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lineu Trindade Leal

GIACOMINI, S. J.AITA, C.; REIS, V. M.. Resposta de genótipos de cana-de-açúcar a inoculação de bactérias diazotróficas no Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fernanda Stuker

AITA, C.GIACOMINI, S. J.BAYER, CIMÉLIO. Inibição da nitrificação pela dicianodiamida (DCD) em solo com aplicação de dejetos líquidos de suínos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fabiano Damasceno

AITA, C.BAYER, CIMÉLIOGIACOMINI, S. J.. Injeção de dejetos líquidos de suínos no solo e inibidor de nitrificação como estratégias para reduzir as emissões de amônia e óxido nitroso. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cledimar Rogério Lourenzi

CERETTA, Carlos Alberto; SILVA, Leandro Souza da;AITA, C.; CORREA, J. C.. Alterações em atributos químicos de Argissolo submetido a sucessivas aplicações de dejeto líquido de suínos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gabriel De Franceschi

GIACOMINI, S. J.AITA, C.BAYER, C.. Emissão de óxido nitroso e mineralização do carbono de plantas de cobertura e de dejetos de suínos e bovinos em plantio direto de mamona. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Vera Lucia Simon da Cas

GIACOMINI, S. J.AITA, C.. Mineralização do carbono e do nitrogênio no solo com o uso de lodo de esgoto e palha de aveia. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Genuir Luis Denega

AITA, C.GIACOMINI, S. J.BAYER, C.. Emissão de óxido nitroso e dióxido de carbono após aplicação de dejetos de suínos e bovinos em um Argissolo. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Stefen Barbosa Pujol

AITA, C.GIACOMINI, Sandro JoséJACQUES, Rodrigo Jose Seminoti. Biogrânulos aeróbicos em reator seqüencial em batelada para o tratamento de efluente de biodigestor proveniente da suinocultura. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lúcia Elena Coelho da Cruz

AITA, C.; MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa de Araújo; MAUCH, Carlos Rogério; CASALINHO, Hélvio Debli; CORRÊA, Luís Antônio Veríssimo. Potencial de sistemas de cultura para o seqüestro de carbono em áreas de transição à produção orgânica.. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Anderson Clayton Rhoden Mello

SILVA, Leandro Souza da;AITA, C.; CAMARGO, Flavio Anastácio de Oliveira. Potencial de mineralização anaeróbia do nitrogênio em solos de várzea do Rio Grande do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Elisandra Solange Oliveira

BAYER, C.AITA, C.; FERNANDES, Flávia Fontana. Uso do modelo Century no estudo da dinâmica do nitrogênio em um Argissolo do Rio Grande do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alfredo Castamann

CERETTA, Carlos AlbertoAITA, C.; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella. Aplicação de dejetos líquidos de suínos na superfície e no sulco em solo cultivado com trigo. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Victor Marzari

MARCHEZAN, Enio; SCIVITTARO, W. B.; SILVA, Leandro Souza da;AITA, C.. Influência da população de plantas, doses de nitrogênio e controle de doenças na produção e qualidade de grãos e sementes de arroz irrigado. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tatiana Benedetti

AITA, C.; ANTONIOLLI, Zaida Inês; BERTAGNOLLI, Paulo Fernando; MUNIZ, Marlove Fátima Brião. Estudo biológico (Glomus etunicatum), químico (Fipronil) e molecular (PCR-ITS) no nematóide do cisto da soja. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: André Paulo Hübner

ANTONIOLI, Z. I.;AITA, C.; CAMARGO, Flávio. Identificação de bactérias diazotróficas endofíticas associadas a plantas de arroz.. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adriana Pezzarico Arns

ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella;AITA, C.; CASSOL, P. C.;SALET, Roberto Luíz. Eficiência Fertilizante da cama Sobreposta de Suíno. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Paulo André Klarmann

AITA, C.AMADO, Telmo Jorge CarneiroMIELNICZUK, João. Influência de culturas de cobertura de inverno na disponibilidade de nitrogênio, fixação biológica e rendimento da soja sob plantio direto. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Valmir José de Quadros

AITA, C.; ANTONIOLI, Z. I.; LOVATO, Thomé; FERNANDEZ, Sandra Beatriz Vicenci. Caracterização biológica em sistema de cultivo orgânico nas culturas de batata, soja, feijão e milho. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ivan Carlos Chiapinotto

AITA, C.BAYER, C.CERETTA, Carlos Alberto. Decomposição de palha de aveia preta e dejetos de suínos em solo sob plantio direto. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Danni da Silva

ANTONIOLLI, Zaida Inês;AITA, C.. Bactérias diazotróficas na cultura do arroz irrigado. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Odair Port

AITA, C.; FERNANDEZ, Sandra Beatriz Vicenci;CERETTA, Carlos Alberto. Uso de dejetos de suínos em sistema plantio direto: volatilização de amônia, N mineral no solo, fornecimento de nutrientes e produtividade de plantas de cobertura e de milho. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rodrigo Ferreira da Silva

ANTONIOLLI, Zaida Inês; LONGHI, Jonas Solon; MEDEIROS, Carlos Alberto;AITA, C.. População de fungos micorrizicos e influência de ectomicorrizas na produção de mudas de eucalipto (Eucaliptus grandis, E. hillex e E. maiden). 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Anderson Santi

AMADO, Telmo Jorge CarneiroAITA, C.; CASTILHOS, D.. Adubação nitrogenada na aveia preta (Avena strigosa, Schieb): Decomposição da fitomassa, liberação de nitrogênio e rendimento do milho em sucessão. 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Elida Adriana Guidolin Franchi

AITA, C.; SANTOS, Júlio Cesar Pires;CERETTA, Carlos Alberto. Dinâmica do nitrogênio no solo e produtividade de milho, aveia e ervilhaca com o uso de dejetos de suínos em sistema plantio direto. 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: SANDRO JOSÉ GIACOMINI

AITA, C.BAYER, C.AMADO, Telmo Jorge Carneiro. Consorciação de plantas de cobertura no outono/inverno e fornecimento de nitrogênio ao milho em sistema plantio direto. 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Del Pilar Galeano

FRIES, Marcos RubensAITA, C.; ANTONIOLLI, Zaida Inês; VOSS, Márcio. Resposta da soja à inoculação com Bradyrhizobium japonicum e ao uso de molibidênio e cobalto em solo arenoso. 2000. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andrea Carla Rodrigues de Almeida

AITA, C.CERETTA, Carlos AlbertoSALET, Roberto Luíz. Uso associado de esterco líquido de suínos e plantas de cobertura de solo na cultura do milho. 2000. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adão de Siqueira Ferreira

TEDESCO, Marino José;AITA, C.; GIANELO, Clesio. Efeitos da adição de resíduos de curtume e carbonífero nas plantas e no solo. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiano Gonçalves

CERETTA, Carlos AlbertoAITA, C.BAYER, C.. Plantas de cobertura de solo no inverno e seus efeitos sobre carbono, nitrogênio e fósforo do solo e na produtividadde do milho em sucessão, sob plantio direto. 1997. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cimélio Bayer

MIELNICZUK, JoãoAITA, C.; ANGHINONI, Ibanor; CASSOL, Elemar Antonio. Caracteristicas químicas do solo, nutrição e rendimento de milho afetados por métodos de preparo do solo e sistemas de culturas. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vilson Marcos Testa

MIELNICZUK, JoãoAITA, C.. Características químicas de um solo Poszólico Vermelho-escuro, nutrição e rendimento de milho afetados por sistemas de culturas. 1989. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrick Leal Pinheiro

GIACOMINI, SANDRO J.AITA, C.; SOUZA, E. L.; CANTARELLA, H.;SCHIRMANN, J.. Interação entre remoção de palha e adubação nitrogenada sobre a volatilização de NH3 e emissão de N2O na cultura da cana-de-açúcar.. 2018. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rogério Gonzatto

AITA, C.; MIOLA, EZEQUIEL C. C.;VIEIRA, F. C. B.GIACOMINI, S. J.PUJOL, S. B.. Eficiência de uso do nitrogênio por gramíneas em função do modo de aplicação de dejetos de suínos no solo e do uso de inibidor de nitrificação. 2016. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniela Batista dos Santos

AITA, C.; MIOLA, EZEQUIEL C. C.; SOUZA, E. L.;GONZATTO, R.GIACOMINI, S. J.. Potencial de aquecimento global e acúmulo de carbono no solo afetado pelo modo de aplicação de dejetos de suínos e pelo uso de inibidor de nitrificação. 2016. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Majid Mahmood Tahir

GIACOMINI, Sandro JoséAITA, C.BAYER, C.DIECKOW, JEFERSONAMADO, Telmo Jorge CarneiroREDIN, M.PUJOL, S. B.. Destino do carbono durante a decomposição de raízes e parte aérea de três culturas de inverno enriquecidas com 13C em plantio direto. 2015. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ezequiel Cesar Carvalho Miola

MIOLA, Ezequiel César CarvalhoAITA, C.GIACOMINI, Sandro José; PUJOL, STEFEN BARBOSA;VIEIRA, F. C. B.NICOLOSO, R.. ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR AS EMISSÕES GASOSAS E MELHORAR O APROVEITAMENTO DO NITROGÊNIO DE DEJETOS DE SUÍNOS PELO MILHO EM PLANTIO DIRETO. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marciel Redin

REDIN, M.GIACOMINI, Sandro JoséAITA, C.; BRUNETTO, G.; JANTALIA, C. P.; SCHENATO, R. B.. Produção de biomassa, composição química e decomposição de resíduos culturais da parte aérea e raízes no solo. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Doneda

DONEDA, AlexandreAITA, C.VIEIRA, F. C. B.; Nicoloso, R. S.;GIACOMINI, Sandro José; PUJOL, STEFEN BARBOSA; SOUZA, E. L.. Acidificação de dejetos líquidos de suínos durante o processo de compostagem automatizada: efeito sobre as emissões de amônia e gases de efeito estufa. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Ricardo Cantu

Aita, Celso; DONEDA, A.; SCHALLENBERGER, E.;Vieira, Frederico Costa BeberGIACOMINI, SANDRO J.. Acidificação de dejetos de suínos em compostagem automatizada: Emissões gasosas de nitrogênio e resposta da alface à aplicação do composto no solo.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduardo Lorensi de Souza

GIACOMINI, S. J.AITA, C.CERETTA, Carlos AlbertoBAYER, C.VIEIRA, F. C. B.. Emissão de CH4 e N2O na cultura do arroz irrigado sob diferentes sistemas de manejo da palha pós-colheita. 2013. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Stefen Barbosa Pujol

AITA, C.GIACOMINI, S. J.; SILVA, Leandro Souza da; Nicoloso, R. S.; GATIBONI, L. C.. Emissão de amônia e dinâmica do nitrogênio no solo com parcelamento da dose e adição de inibidor de nitrificação em dejetos de suínos. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roberto Miranda Casas

CARLESSO, R.;CERETTA, Carlos AlbertoAITA, C.; MICHELON, C. J.; PETRY, M.. Adubação orgânica em condições de irrigação suplementar e seu efeito na produtividade da Quinua (Chenopodium Quinoa Willd) no planalto da Bolívia. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gerson Guarez Garcia

LOVATTO, P. A.;AITA, C.GIACOMINI, S. J.; ZANELLA, I.; HAUSCHILD, L.. Meta-análise do tratamento de dejetos suínos em reatores anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo e reator sequencial. 2011. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lúcia Elena Coelho da Cruz

PILLON, C. N.;AITA, C.; SCIVITTARO, W. B.; CORRÊA, Luís Antônio Veríssimo; MAUCH, Carlos Rogério. Dinâmica de decomposição de resíduos culturais em sistemas rotacionados de manejo em um Planossolo Háplico do Sul do Brasil. 2009. Tese (Doutorado em programa de Pós-graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Carlos Andrés Leguizamón Rojas

VIEIRA, F. C. B.AITA, C.GIACOMINI, S. J.. Dinâmica do nitrogênio no sistema Latossolo-milho sob preparo convencional e plantio direto, plantas de cobertura de inverno e adubação nitrogenada. 2009. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: André Paulo Hübner

AITA, C.GIACOMINI, Sandro JoséJACQUES, Rodrigo Jose Seminoti; SELBACH, P. A.;CERETTA, Carlos Alberto. Reator aeróbico de biogrânulos e lagoa de aguapé como biotecnologia para o tratamento de águas residuais da suinocultura. 2008. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcia Matsuoka

AITA, C.; SCHMITZ, José Antônio; CAMARGO, Flávio Oliveira. Características biológicas de solos cultivados com videira na região da serra gaúcha. 2006. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ben Hur Coata de Campo

AITA, C.. Dinâmica do carbono em sistemas de preparo do solo e de culturas em Latossolo Vermelho distrófico típico. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica)) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: SANDRO JOSÉ GIACOMINI

AITA, C.; SELBACH, Pedro Alberto; ESCOSTEGHY, Pedro Alexandre Varella;CERETTA, Carlos Alberto; SILVA, Leandro Souza da. Avaliação e modelização da dinâmica de carbono e nitrogênio em solo com o uso de dejetos de suínos. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Clovis Orlando da Ros

AITA, C.CERETTA, Carlos AlbertoAMADO, Telmo Jorge Carneiro; VARGAS, L. K.;SALET, Roberto Luíz. Dinâmica do Carbono e do Nitrogênio com o uso de Uréia na sucessão aveia preta/milho no sistema plantio direto. 2004. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciano Kayser Vargas

SELBACH, Pedro Alberto;AITA, C.BAYER, C.SALET, Roberto Luíz. Composição da comunidade microbiana e suas relações com a disponibilidade de nitrogênio para a cultura do milho. 2002. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávia Fontana Fernandes

AITA, C.AMADO, Telmo Jorge CarneiroBAYER, C.MIELNICZUK, João. Uso do modelo CENTURY para o estudo da dinâmica de Carbono Orgânico de solos do Rio Grande do Sul. 2002. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thomé Lovato

MIELNICZUK, JoãoBAYER, C.AITA, C.AMADO, Telmo Jorge Carneiro. Dinâmica do carbono r nitrogênio do solo afetada por preparos do solo, sistemas de cultura e adubo nitrogenado. 2001. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Cezar Cassol

CASSOL, P. C.;AITA, C.. Eficiência de fertilizante de estrume de vaca e frango como fonte de fósforo. 1999. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Beatriz Vicenci Fernandez

MIELNICZUK, JoãoAITA, C.AMADO, Telmo Jorge Carneiro. Eficiência de uso do N em sistemas de cultura. 1998. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Telmo Jorge Carneiro Amado

MIELNICZUK, JoãoAITA, C.. Disponibilidadde de nitrogênio em sistemas de cultura e preparo. 1997. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosemar de Queiroz

AITA, C.GIACOMINI, S. J.; PILECCO, GETÚLIO ELIAS; WEILER, D. A.; Nicoloso, R. S.. Quantificação e modelização das emissões de óxido nitroso em estratégias de uso de dejetos de suínos em plantio direto. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Diego Antonio Giacomini

AITA, C.DONEDA, Alexandre; SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO POSSER;CANTU, R. R.NICOLOSO, R.PUJOL, S. B.; FERRERA, T. S.. Estratégias para mitigar as emissões gasosas de nitrogênio em compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Daniela Santos

Santos, Daniela;AITA, C.BAYER, C.GIACOMINI, Sandro JoséAMADO, Telmo Jorge Carneiro; SOUZA, E. L.. Potencial de aquecimento global e variação dos estoques de Carbono e Nitrogênio do solo após aplicações sucessivas de dejetos líquidos de suínos associado a inibidor de nitrificação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Majid Mahmood Tahir

TAHIR, M. M.;GIACOMINI, Sandro JoséBAYER, CIMÉLIO; SCHENATTO, R.;AITA, C.; PUJOL, STEFEN BARBOSA; SOUZA, E. L.. Differences in Carbon Sequestration and Soil Organic Matter Turnover among Winter Crops under No-Till Field conditions. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Genuir Luis Denega

DIEKOW, J.;ZANATTA, JOSILEIA A.AITA, C.. Fluxos de N2O provenientes de fontes nitrogenadas em sistema de integração lavoura-pecuária no Sul do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: DANNI MAISA DA SILVA

ANTONIOLI, Z. I.; RIGHES, A. A.; SILVEIRA, A. O.;AITA, C.; BARETTA, D.; SILVA, A. C. F.;PUJOL, S. B.. Composição de atividade dos micro, meso e macrorganismos do solo em áreas sob aplicação sucessiva de dejetos de suínos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Ricardo Cantu

AITA, C.VIEIRA, F. C. B.; FERREIRA, P. A.;GIACOMINI, S. J.PUJOL, S. B.. Compostagem automatizada de dejetos de suínos: valor agronômico e impacto ambiental do composto em alface. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: André Carlos Cruz Copetti

SILVA, Leandro Souza da;AITA, C.GIACOMINI, S. J.; ROBERTI, D. R.;VIEIRA, F. C. B.. Fatores controladores da emissão de gases de efeito estufa em solos de várzea após o cultivo de arroz irrigado. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ezequiel Cesar Carvalho Miola

AITA, C.CERETTA, Carlos AlbertoGIACOMINI, S. J.; MINELLA, J. P. G.;VIEIRA, F. C. B.. Alternativas tecnológicas para reduzir o impacto dos dejetos de suínos sobre os recursos hídricos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Doneda

AITA, C.GIACOMINI, S. J.JACQUES, Rodrigo Jose SeminotiCERETTA, Carlos Alberto; Nicoloso, R. S.. Compostagem de dejetos líquidos de suínos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marciel Redin

GIACOMINI, S. J.AITA, C.AMADO, Telmo Jorge CarneiroJACQUES, Rodrigo Jose Seminoti; Nicoloso, R. S.. Avaliação e modelização da decomposição de resíduos culturais da parte aérea e raízes no solo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jardes Bragagnolo

AMADO, Telmo Jorge CarneiroAITA, C.; BREDEMEIER, C.; FIORIN, J. E.; SANTI, A.. Adubação nitrogenada a dose variada baseado em sensor óptico ativo na cultura do milho. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Joice Mari Assmann

CASSOL, L. C.;AITA, C.BAYER, C.. Ciclagem e estoque de nutrientes em sistema de integração soja-bovinos de corte sob plantio direto. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Enrique Oswin Hahn Villalba

AMADO, Telmo Jorge CarneiroAITA, C.; SA, J. C. M.; SANTI, A.; FIORIN, J. E.. Estado nutricional do milho estimado por sensor óptico do nitrogênio no Paraguai. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosele Clairete dos Santos

ANGHINONI, Ibanor; CARAMAO, E. B.;AITA, C.. Monitoramento de contaminantes e criação de mapas de vulnerabilidade em áreas de disposição de dejetos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gerson Guarez Garcia

LOVATTO, P. A.;AITA, C.GIACOMINI, S. J.; BELLI FILHO, P.; ZANELLA, I.. Reuso de água residuária da biofiltragem na suinocultura: aspectos zootécnicos, ambientais e econômicos. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Stefen Barbosa Pujol

AITA, C.GIACOMINI, S. J.JACQUES, Rodrigo Jose Seminoti; SCHMITZ, José Antônio. Filtros biológicos integrados a lagoas de aguapés no tratamento de águas residuais da suinocultura. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rodrigo da Silveira Nicoloso

AMADO, Telmo Jorge CarneiroAITA, C.; LOVATO, Thomé;BAYER, C.; RICE, C.. Mecanismos de estabilização do carbono orgânico do solo em agroecossistemas de clima temperado e tropical. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Josiléia Acordi Zanatta

BAYER, C.AITA, C.; SELBACH, P. A.;MIELNICZUK, João. Mitigação de fluxos de gases do efeito estufa em solos do sul do Brasil por sistemas de manejo. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: André Paulo Hübner

AITA, C.CERETTA, Carlos Alberto; ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella;GIACOMINI, Sandro José. Biogranulação aeróbica no tratamento de dejetos de suínos: formação, estabilidade e atividade. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carlos Andrés Leguizamón Rojas

BAYER, C.; Bissani, C. A.;MIELNICZUK, JoãoAITA, C.. Dinâmica do nitrogênio no solo e disponibilidade para a cultura do milho afetada por sistemas de manejo em Latossolos do Centro-Sul do Paraná. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ben-Hur Costa de Campos

AITA, C.AMADO, Telmo Jorge CarneiroMIELNICZUK, JoãoBAYER, C.. Dinâmica do carbono em sistema de manejo do solo e culturas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliana Gomes

BAYER, C.AITA, C.; PICCOLO, Marisa de Cássia;MIELNICZUK, João. fluxo de gases de efeito estufa e mitigação do potencial de aquecimento global por sistemas conservacionistas de manejo do solo. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Evandro Spagnollo

AITA, C.AMADO, Telmo Jorge Carneiro; LOVATO, Thomé; VEZZANI, Fabiane Machado. Dinâmica da matéria orgânica em agroecossistemas submetidos à queima e manejos dos resíduos culturais. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: CARLA MARIA PANDOLFO

AITA, C.CERETTA, Carlos Alberto; SANTOS, Danilo Rheinheimer dos; SELBACH, P. A.. Aspectos técnicos, econômicos e ambientais no uso de fontes orgãnicas de nutrientes associadas a sistemas de manejo do solo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Clovis Orlando da Ros

AITA, C.AMADO, Telmo Jorge CarneiroCERETTA, Carlos Alberto; CAMARGO, Flavio Anastácio de Oliveira. Dinâmica do Carbono e do Nitrogênio com o uso de uréia na sucessão aveia preta/milho no sistema plnatio direto.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: SANDRO JOSÉ GIACOMINI

AITA, C.BAYER, C.CERETTA, Carlos AlbertoAMADO, Telmo Jorge Carneiro. Dinâmica do carbono e do Nitrogênio no solo e produtividade de milho com o uso de dejetos manejados na forma líquida e em cama sobreposta. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rosangela Silveira Rodrigues

SELBACH, P. A.;AITA, C.BAYER, C.; SACOL, E.. Redução de carga poluidora em esterco suíno líquido através de filtração. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Kayser Vargas

SELBACH, Pedro Alberto;AITA, C.; CAMARGO, Flavio Anastácio de Oliveira; FREIRE, João Jardim. Composição da comunidade microbiana e suas relações com a disponibilidade de nitrogênio para a cultura do milho. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Alberton Ardenghy

AITA, C.SCHIRMANN, J.; QUEIROZ, R.. Fertilização de culturas com dejetos de bovinos de corte.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ana Paula Mezzalira

AITA, C.SCHIRMANN, J.; PINHEIRO, P. L.. Relatório de Estágio Supervisionado em Agronomia: Stoller do Brasil.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Dessebesell

Aita, CelsoPUJOL, S. B.; DONEDA, A.. Produção de sementes de milho híbrido - Dupont Pioneer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Breno Bevilaqua Heinz

Aita, Celso; DONEDA, A.; SANTANA, N. A.. Controle Biológico: Fungos do gênero trichoderma como promotores de crescimento vegetal e biofungicidas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Stevan Strücker

Aita, CelsoPUJOL, S. B.GIACOMINI, DIEGO ANTONIO. Uso de aditivos para mitigar a volatilização de amônia em compostagem de dejetos líquidos de suínos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

REICHERT, J. M.AITA, C.; DALMOLIN, Ricardo Simão; MINELLA, J. P. G.. Professor Substituto - Gênese e Morfologia do Solo. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

AITA, C.; SANTOS, Danilo Rheinheimer dos; Kaminski, J.; SILVA, Leandro Souza da; ANTONIOLI, Z. I.. Presidente da Comissão de Seleção ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

ELTZ, F. L. F.;AITA, C.; ANTONIOLI, Z. I.;GIACOMINI, S. J.. Concurso para Seleção de Professor Substituto nas áreas de Biologia e Conservação do Solo. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

AITA, C.; SILVA, Leandro Souza da; LOVATO, P. E.; SANTOS, Danilo Rheinheimer dos. Concurso para Seleção de Professor Adjunto na área de Biologia do Solo. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

AITA, C.; ANTONIOLLI, Zaida Inês;GIACOMINI, Sandro José. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Microbiologia para Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, São Gabriel.. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

REINERT, D. J.;AITA, C.; SILVA, Leandro Souza da. Concurso para Professor Adjunto na área de Solos para o Centro de Educação Superior do norte do Rio Grande do Sul - CESNORS/UFSM.. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

AITA, C.; ANTONIOLLI, Zaida Inês; DALMOLIN, Ricardo Simão. Concurso seleção Professor substituto na área de Microbiologia e Biologia do Solo. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

AITA, C.; ANTONIOLLI, Zaida Inês; AZEVEDO, A. C.. Concurso seleção Professor substituto na área de Microbiologia e Biologia do Solo. 2002. Universidade Federal de Santa Maria.

JACQUES, Rodrigo Jose Seminoti; SILVA, Leandro Souza da;AITA, C.; DALMOLIN, Ricardo Simão;CERETTA, Carlos Alberto; MINELLA, J. P. G.;REICHERT, J. M.. Membro do Colegiado do PPGCS. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

JACQUES, Rodrigo Jose Seminoti; PEDRON, F. A.;AITA, C.; MINELLA, J. P. G.; TIECHER, T.. Comissão de Seleção da PG em Ciência do Solo. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

BLUME, E.AITA, C.; PILAU, F.; ARENHARDT, M. H.; CALLEGARO, G. F. M.; BACKES, F. A. A. L.; MUNIZ, Marlove Fátima Brião; EBONE, A.; CABRERA, I. C.. Seleção de Bolsistas para o grupo PET/Agronomia. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

AITA, C.. Membro do Comitê Institucional do PIBIC - CNPq - UFSM. 2008.

AITA, C.. Membro do Comitê Institucional do PIBIC - CNPq - UNICRUZ. 2005. Universidade de Cruz Alta.

AITA, C.. Membro do Comitê Institucional do PIBIC - CNPq - UFSM. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

AITA, C.. Comissão de Seleção dos Candidatos inscritos ao PPGA. 1999. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ecila Maria Nunes Giracca

GIRACCA, E. M. N.. Efeito da aplicação de esterco bovino e efluentes de biodigestor sobre a atividade microbiana e na disponibilidade de nitrogenio para a cultura do sorgo. 1984. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nestor Bremm

Potencial fertilizante do composto FertiLeaf em culturas agrícolas; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Pâmela Oruoski

Potencial fertilizante imediato e residual do composto FertiLeaf e impacto nas emissões gasosas de óxido nitroso e nos estoques de carbono e nitrogênio no solo; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Heitor Luís Santin Bazzo

Doses de N com dejetos de suínos e o efeito sobre a eficiência de um inibidor da nitrificação e o rendimento das culturas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rosemar de Queiroz

Estratégias para reduzir as emissões de óxido nitroso após uso de dejeto líquido de suínos em plantio direto; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Stefen Barbosa Pujol

Início: 2018; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Renata Gross

Compostagem automatizada de resíduos da indústria de tabaco: mineralização do carbono e do nitrogênio no solo e potencial fertilizante do composto; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Poliana de Almeida

Potencial de emissão de N2O em solos do RS: prospecção e estratégias de mitigação; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Paula Fernanda Martins Pereira

Potencial da DCD líquida em inibir a nitrificação do N amoniacal de dejetos de suínos injetados no solo; Início: 2017 - Colégio Politécnico UFSM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mateus Hochscheid

Efeito residual de dejetos líquidos de suínos em função do modo de aplicação no solo e do uso de inibidor de nitrificação em plantio direto; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Pâmela Oruoski

Mineralização do carbono e do nitrogênio de resíduos da indústria fumageira no solo e fornecimento de nitrogênio ao capim Sudão; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Heitor L

S; Bazzo; Estratégias de uso dos dejetos suínos em plantio direto para mitigar as perdas de nitrogênio por volatilização de amônia; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Alexandre Dessbesell

Volatilização de amônia dos dejetos líquidos de suínos aplicados em plantio direto: quantificação e estratégias de mitigação; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Marlon Hilgert Arenhardt

Emissões de gases de efeito estufa em resposta ao modo de aplicação de dejetos de suínos e ao uso de inibidor de nitrificação na sucessão trigo/milho em latossolo; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Luanna Corrêa Rangel

Mineralização do carbono e do nitrogênio no solo e efeito na rúcula (Eruca sativa) de compostos obtidos por compostagem automatizada de dejetos de suínos; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Felipe Tonetto

Emissões de amônia e óxido nitroso após aplicação de dejetos de bovinos na semeadura e ureia em cobertura na sucessão trigo/milho em plantio direto; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Alessandra Bacca

Estratégias para tratamento e uso agrícola dos dejetos de animais visando a redução do impacto ambiental; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Diego Antonio Giacomini

USO DE ZEÓLITAS NATURAIS PARA MITIGAR A VOLATILIZAÇÃO DE AMÔNIA NA FASE INICIAL DA COMPOSTAGEM DE DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Janquieli Schirmann

Estrategias para melhorar o fornecimento de nitrogenio ao milho e trigo por dejetos de suinos e reduzir a emissao de oxido nitroso do solo; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Douglas Adams Weiler

Decomposição de resíduos culturais de plantas de cobertura de solo e emissões de óxido nitroso; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

Mariangela Facco de Sá

Dinâmica da população de coliformes após a aplicação de dejetos de suínos no solo e durante a sua compostagem automatizada; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Rogério Gonzatto

Injeção de dejetos de suínos no solo em plantio direto associada a um inibidor de nitrificação: efeito nas emissões de óxido nitroso e amônia; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Andressa Ballem

Inibidor de nitrificação adicionado ao solo com cama de aviário e sua influência na dinâmica do nitrogênio e do carbono; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Lineu Trindade Leal

Resposta de genótipos de cana-de-açúcar a inoculação de bactérias diazotróficas no Rio Grande do Sul; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

Marta Eliane Doumer

Impacto de subprodutos sólidos da industrialização do xisto sobre atributos biológicos do solo; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Coorientador: Celso Aita;

Alexandre Doneda

Plantas de cobertura de solo consorciadas e em cultivo solteiro: decomposição e fornecimento de nitrogênio ao milho; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Fernanda Stuker

Inibição da nitrificação pela dicianodiamida (DCD) em solo com aplicação de dejetos líquidos de suínos; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Fabiano Damasceno

Injeção de dejetos líquidos de suínos no solo e inibidor de nitrificação como estratégias para reduzir as emissões de amônia e óxido nitroso; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Marciel Redin

Composição bioquímica e decomposição da parte aérea e raízes de culturas comerciais e plantas de cobertura de solo; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

Genuir Luis Denega

Emissão de óxido nitroso e dióxido de carbono após aplicação de dejetos de suínos e bovinos em um Argissolo; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Fabiana Trevisan Silva

Dejetos líquidos de suínos afetam a decomposição de palha de aveia?; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Gabriel de Franceschi dos Santos

Emissão de óxido nitroso e mineralização do carbono de plantas de cobertura e de dejetos de suínos e bovinos em plantio direto de mamona; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Celso Aita;

Juciéli Simon

Culturas bioenergéticas: produção de biomassa, decomposição e liberação de nitrogênio dos resíduos culturais; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

Vera Lucia Simon da Cas

Mineralização do carbono e do nitrogênio no solo com o uso de lodo de esgoto e palha de aveia; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Stefen Pujol

Biogrânulos aeróbicos em reator seqüencial em batelada para o tratamento de efluente de biodigestor proveniente da suinocultura; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Gerusa Pauli Kist

Casca de arroz e esterco bovino para a multiplicação de minhocas e produção de mudas de alface, tomate e boca-de-leão; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Celso Aita;

Regina Helena Osmari Cargnin

Biotransformações do nitrogênio no solo durante a decomposição de palha de trigo e dejetos líquidos de suínos; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Laura Da Luz

Dinâmica do carbono durante a decomposição de palha de trigo enriquecida com 13C e dejetos de suínos; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Ricardo Bemfica Steffen

Ocorrência de nematóides em arroz irrigado na região central do Estado do Rio Grande do Sul; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

Robson Andreazza

Associação de fungos ectomicorrízicos com espécies florestais nativas do estado do Rio Grande do Sul; 2006; 73 f; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Celso Aita;

Lilian Castilho dos Santos

Atividade enzimática em solo contaminado com cobre com uso de essências florestais; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Douglas Rodrigo Kaiser

Determinação e modelagem da lixiviação de nitrogênio e do pesticidaclomazone em áreas de cultivo de fumo; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

Tatiana Benedetti

Estudo biológico (Glomus etunicatum), químico (Fipronil) e molecular (PCR-ITS) no nematóide do cisto da soja; 2005; 57 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Marcelo Gonçalves Marques

Transformaçãoes do carbono e do nitrogênio no solo e produção de aveia com o uso de dejetos de suínos em plantio direto; 2005; 83 f; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

André Paulo Hübner

Identificação de bactérias diazotróficas endofiticas do grupo Bacillus associadas a raízes de plantas de arroz irrigado; 2004; 105 f; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Ivan Carlos Chiapinotto

Decomposição de palha de aveia preta e dejetos de suínos em solo sob plantio direto; 2003; 78 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Odair Port

Uso de dejetos de suínos em sistema plantio direto: volatilização de amônia, N mineral no solo, fornecimento de nutrientes e produtividade de plantas de cobertura e de milho; 2002; 112 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

DANNI MAISA DA SILVA

Bactérias diazotróficas na cultura do arroz irrigado; 2002; 161 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Paulo Cesar Conceicao

Indicadores de qualidade do solo visando a avaliação de sistemas de manejo do solo; 2002; 125 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Consorciação de plantas de cobertura no outono/inverno e fornecimento de nitrogênio ao milho em sistema plantio direto; 2001; 124 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Elida Guidolin

Dinâmica do nitrogênio no solo e produtividade de milho, aveia e ervilhaca com o uso de dejetos de suínos em sistema plantio direto; 2001; 71 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Andrea Carla Rodrigues de Almeida

Uso associado de esterco líquido de suínos e plantas de cobertura de solo na cultura do milho; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Clovis Orlando da Ros

PLANTAS DE INVERNO PARA COBERTURA DO SOLO E FORNECIMENTO DE NITROGENIOEM PLANTIO DIRETO; 1993; Dissertação - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Luiz Antonio Rocha Barcellos

Avaliação do potencial fertilizante do esterco líquido de bovinos; 1991; Dissertação - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

SILVIO HENRIQUE BIDEL DORNELES

EFEITO DE DIFERENTES FORMAS DE INCORPORACAO DOS RESTOS CULTURAIS DA MUCUNA (STIZOLOBIUM NIVEUM) NO SUPRIMENTO DE NITROGENIO PARA A CULTURADO MILHO; 1990; Dissertação - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Diego Antonio Giacomini

Estratégias para mitigar as emissões de NH3, N2O e CH4 em compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos; 2017; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Daniela Batista dos Santos

Potencial de aquecimento global e acúmulo de carbono no solo afetado pelo modo de aplicação de dejetos de suínos e pelo uso de inibidor de nitrificação; 2016; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Rogério Gonzatto

Eficiência de uso do nitrogênio por gramíneas em função do modo de aplicação de dejetos de suínos no solo e do uso de inibidor de nitrificação; 2016; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Ezequiel Cesar Carvalho Miola

ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR AS EMISSÕES GASOSAS E MELHORAR O APROVEITAMENTO DO NITROGÊNIO DE DEJETOS DE SUÍNOS PELO MILHO EM PLANTIO DIRETO; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Alexandre Doneda

Acidificação de dejetos líquidos de suínos como estratégia de preservação do nitrogênio em um sistema automatizado de compostagem; 2014; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Rafael Ricardo Cantu

Acidificação de dejetos de suínos em compostagem automatizada: emissões gasosas de nitrogênio e reposta da alface à aplicação do composto no solo; 2014; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Eduardo Lorensi de Souza

Emissão de CH4 e N2O na cultura do arroz irrigado sob diferentes sistemas de manejo da palha pós-colheita; 2013; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Celso Aita;

Stefen Pujol

Emissão de amônia e dinâmica do nitrogênio no solo com parcelamento da dose e adição de inibidor de nitrificação em dejetos de suínos; 2012; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

Gerson Guarez Garcia

Meta-análise do tratamento de dejetos suínos em reatores anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo e reator sequencial; 2011; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Claudio Fioreze

Liberação de nitrogênio em diferentes solos e épocas de cultivo sob adubação orgânica; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Marciel Redin

Avaliação e modelização da decomposição de resíduos culturais da parte aérea e de raízes; 2010; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Celso Aita;

André Paulo Hübner

Reator aeróbico de biogrânulos e lagoa de aguapé como biotecnologia para o tratamento de águas residuais da suinocultura; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Ben-Hur Costa de Campos

Dinâmica do carbono em sistemas de preparo do solo e de culturas em Latossolo Vermelho distrófico típico; 2006; 165 f; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Avaliação e modelização da dinâmica do carbono e nitrogênio no solo com o uso de adubação nitrogenada orgânica e mineral no milho; 2005; 247 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Aita;

CARLA MARIA PANDOLFO

Aspectos técnico, econômico e ambiental do uso de fontes orgânicas de nutrientes, associados a sistemas de preparo do solo; 2005; 161 f; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Celso Aita;

Clovis Orlando da Ros

Dinâmica do carbono e do nitrogênio com o uso de uréia, na sucessão aveia preta/milho, no sistema plantio direto; 2004; 129 f; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Celso Aita;

Janquieli Schirmann

2019; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Celso Aita;

Janquieli Schirmann

2017; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Celso Aita;

Stefen Barbosa Pujol

2017; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Celso Aita;

Stefen Barbosa Pujol

2015; Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Celso Aita;

Alexandre Doneda

2015; Universidade Federal de Santa Maria,; Celso Aita;

FERNANDA SAN MARTINS SANES

Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos: avaliação de aspectos ambientais e agronômicos; 2015; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Celso Aita;

Tiago Silveira Ferrera

2015; Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Celso Aita;

Ezequiel Cesar Carvalho Miola

2015; Universidade Federal de Santa Maria,; Celso Aita;

Paola Mendes Milanesi

2012; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Celso Aita;

Denise Ester Ceconi

2011; Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Celso Aita;

Cristian Mateus Freiberg

Avaliação de metodologias de coleta das emissões de NH3 oriundas do uso de dejetos de suínos em plantio direto; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Ana Julia Santos Figueiró

Potencial de uso do lactosoro como fonte de nitrogênio para produção de forragem em plantio direto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Kathleen da Silva Paust

Efeito residual de dejetos líquidos de suínos em função do modo de aplicação no solo e do uso de inibidor de nitrificação em plantio direto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Pedro Galhardi

Compostagem automatizada de resíduos da indústria de tabaco: mineralização do carbono e do nitrogênio no solo e potencial fertilizante do composto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Alexia Bonato

Emissões de amônia e óxido nitroso após aplicação de dejetos de bovinos na semeadura e ureia em cobertura na sucessão trigo/milho em plantio direto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Processos Químicos) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Ana Paula Mezzalira

Avaliação de metodologias de coleta das emissões de NH3 oriundas do uso de dejetos de suínos em plantio direto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Juliano Dos Santos Depoi

Efeito residual de dejetos líquidos de suínos em função do modo de aplicação no solo e do uso de inibidor de nitrificação em plantio direto; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Aline Tereza Baptaglin

Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono; 2016; Iniciação Científica - Colégio Politécnico UFSM; Orientador: Celso Aita;

Alexandre Dessbesell

Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Roberto Carlos Ludtke

Alternativas para reduzir o impacto dos dejetos de suínos sobre o ambiente; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Adônis Vicente Blasi

Mitigação do impacto ambiental resultante do uso agrícola de dejetos líquidos de suínos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Cristiano Schimitt

Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Ana Clara Gonçalves de Mello

Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Processos Químicos) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Thaís Ivaniski Garcia

Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Processos Químicos) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Magnus Pothe

Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Juliano Dos Santos Depoi

Efeito residual de dejetos líquidos de suínos em função do modo de aplicação no solo e do uso de inibidor de nitrificação em plantio direto; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Stevan Strücker

Estratégias para reduzir o potencial poluente dos dejetos de suínos sobre o solo e a água da região noroeste do Rio Grande do Sul; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Laila Garcia Marques

Criação da rede DEJSUI para o desenvolvimento de tecnologias que visem reduzir o impacto ambiental dos dejetos de suínos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Gabriele Golart

Aplicação de resíduos orgânicos no solo: efeito nas emissões de óxido nitroso e amônia e no fornecimento de nitrogênio ao milho; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Emerson Zirbes

Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Diego Antonio Giacomini

Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos como alternativa para mitigar o impacto ambiental da suinocultura; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Indiara Cáceres Jacques

Injeção subsuperficial de dejetos de suínos e inibidor de nitrificação como tecnologias para mitigar as emissões gasosas de nitrogênio em plantio direto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Ricardo Stefanello Piovesan

Injeção subsuperficial de dejetos de suínos e inibidor de nitrificação como tecnologias para mitigar as emissões gasosas de nitrogênio em plantio direto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Guilherme Felipe Milanesi Callegaro

Estratégias para tratamento e uso agrícola dos dejetos de animais visando a redução do impacto ambiental; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Luis Felipe Balest Piovesan

Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos como alternativa para mitigar o impacto ambiental da suinocultura; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Thiago Castro de Almeida

Avaliação de sistemas de criação de suínos e de tratamento de dejetos voltados à agricultura familiar; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Franciscana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Marlon Hilgert Arenhardt

Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos como alternativa para mitigar o impacto ambiental da suinocultura; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Géssica Gaboardi De Bastiani

Compostagem automatizada de dejetos de suínos: estratégias para melhorar a eficiência do uso do composto como fonte de nitrogênio em alface; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Jackson Cerini

Processos biológicos para o tratamento de dejetos de animais; 2010; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Janquieli Schirmann

Avaliação de sistemas de criação de suínos e de tratamento de dejetos voltados à agricultura familiar; 2010; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Rogério Gonzatto

Estratégias para reduzir o potencial poluente dos dejetos de suínos sobre o ambiente; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Paula Duarte de Oliveira

Criação da rede DEJSUI para o desenvolvimento de tecnologias que visem reduzir o impacto ambiental dos dejetos de suínos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Brian Trindade

Processos biológicos para o tratamento de dejetos de animais; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Andressa Ballem

Processos biológicos para o tratamento de dejetos de animais; 2008; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Cassiano Schmalz

Otimização da fixação biológica de nitrogênio (FBN) na produção sustentável de culturas agrícolas e no sequestro de carbono no solo; 2008; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Juliano Olivo

Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Aline Jaime Leal

Processos biológicos para o tratamento de dejetos de animais; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Gabriel de Franceschi dos Santos

Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Ricardo Backendorf

Otimização da fixação biológica de nitrogênio (FBN) na produção sustentável de culturas agrícolas e no seqüestro de carbono no solo; 2005; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Marcio Titon

Dejetos de suínos e bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Ezequiel Miola

Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Stefen Pujol

Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo a Pesquisa; Orientador: Celso Aita;

Marcio Titon

Dinâmica do carbono e do nitrogênio no solo na sucessão aveia preta/milho no sistema plantio direto; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo a Pesquisa; Orientador: Celso Aita;

Elias Guidini

Dinâmica do Carbono e do Nitrogênio no solo com o uso de dejetos de suínos na sucessão aveia milho em sistema plantio direto; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Ezequiel Miola

Dinâmica do carbono e do nitrogênio no solo com o uso de dejetos de suínos manejados na forma líquida e em cama sobreposta na sucessão aveia/milho em sistema plantio direto; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Marcelo Gonçalves Marques

Plantas de cobertura de verão e sua influência na dinâmica do C e do N no solo e na produtividade de algumas culturas comerciais; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Adilson Lunkes

Uso do esterco líquido de suínos como fertilizante em sistema plantio direto; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Marcelo Gonçalves Marques

Plantas de cobertura de verão e sua influência na dinâmica do C e do N no solo e na produtividade de algumas culturas comerciais; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo a Pesquisa; Orientador: Celso Aita;

Ivan Carlos Chiapinotto

Uso associado de esterco liquído de suinos e plantas de cobertura de solos visando a produção sustentável de milho em solo com baixa fertilidadde natural; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

André Paulo Hübner

Sistemas de culturas visando o fornecimento de carbono e de nitrogênio ao solo e sua relação com a produtividade da aveia, milho e feijão em plantio direto; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Celso Aita;

Fabiano Cadore

Plantas de cobertura de verão e sua influência na dinâmica do C e do N no solo e na produtividade de algumas culturas comerciais; ; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo a Pesquisa; Orientador: Celso Aita;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Cultivo consorciado de espécies de inverno para adubação verde: sincronia entre s liberação de N dos resíduos culturais e demanda de N pelo milho; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

EDSON RODRIGO VENDRUSCULO

Fornecimento de carbono e nitrogênio através de sistemas de culturas com vistas à manutenção da capacidade produtividade do solo e à sustentabilidade da produção agrícola; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

DENIS QUAINI

Plantas de cobertura de solo como alternativa para viabilizar a implantaçao do eucalipto em áreas em processo de arenização; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo a Pesquisa; Orientador: Celso Aita;

Fabiano da Costa Halmenschlager

Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível B; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Wanderson Thomaz Reis de Azevedo

Projeto Mudanças Climáticas/CNPq; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Andreia Amorin

Projeto Mudanças Climáticas/CNPq; 2015; Orientação de outra natureza; (Geoprocessamento) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Francielle Aymay

Bolsista AT-NS do CNPq (apoio técnico de nível superior); 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Aita;

Luís Roberto Heinen

Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Aline Vaz Camargo

Monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Patrícia Victória Vargas

Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2010; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Pedro Ernesto Maschio

Alternativas para reduzir o impacto dos dejetos de suínos sobre o ambiente; 2010; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Escola Estadual Técnica da Fronteira Noroeste; Orientador: Celso Aita;

Elenize Nicoletti

Processos biológicos para o tratamento de dejetos de animais; 2009; Orientação de outra natureza; (Biologia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Luana Liberalesso

Monitor da Disciplina de Microbiologia do Solo; 2009; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Lineu Trindade Leal

Monitor da Disciplina de Microbiologia do Solo; 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

GILIARDI DALAZEN

Otimização da fixação biológica de nitrogênio (FBN) na produção sustentável de culturas agrícolas e no sequestro de carbono no solo; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Marciel Redin

Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2007; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Celso Aita;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Rubens Fries

EFEITO DE APLICAÇÃO DE ESTERCO BOVINO E EFLUENTE DE BIODIGESTOR SOBRE A ATIVIDADE MICROBIANA DO SOLO E NA DISPONIBILIDADE DE NITROGÊNIO PARA A CULTURA DO SORGO; (SORGHUM BICOLOR (L; ) ); 1984; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rubens Fries;

JONAS TERNES DOS ANJOS

Efeito da aplicação de esterco bovino efluentes de biodigestor sobre a atividade microbiana do solo e na disponibilidade de nitrogênio para a cultura do sorgo (Sorghum bicolor (L; ) Moench); 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Jonas Ternes dos Anjos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; Weiler, Douglas Adams ; AITA, C. ; THIVIERGE, MARIE-NOËLLE ; SCHMATZ, RAQUEL ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Greenhouse gas emissions and global warming potential from biofuel cropping systems fertilized with mineral and organic nitrogen sources. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 727, p. 138767, 2020.

  • PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; WEILER, DOUGLAS ADAMS ; Aita, Celso ; SCHMATZ, RAQUEL ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, Sandro José . Ryegrass early sowing into soybean to mitigate nitrous oxide emissions in a subtropical integrated crop-livestock system. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT , v. 272, p. 276-284, 2019.

  • AITA, C. ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; GONZATTO, ROGÉRIO ; MIOLA, EZEQUIEL C.C. ; ROCHETTE, PHILIPPE ; PUJOL, STEFEN B. ; DOS SANTOS, DANIELA B. ; GIACOMINI, DIEGO A. ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Winter-Season Gaseous Nitrogen Emissions in Subtropical Climate: Impacts of Pig Slurry Injection and Nitrification Inhibitor. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL QUALITY , v. 48, p. 1-13, 2019.

  • Weiler, Douglas Adams ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ ; AITA, C. ; SCHMATZ, RAQUEL ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; CHAVES, BRUNO ; Bastos, Leonardo Mendes . Summer Cover Crops Shoot Decomposition and Nitrogen Release in a No-Tilled Sandy Soil. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 43, p. e0190027, 2019.

  • MONTEIRO, L. C. ; AITA, C. ; SCHIRMANN, J. ; PUJOL, S. B. ; MEZZALIRA, A. P. ; PAUST, K. S. ; FREIBERG, C. M. ; GIACOMINI, D. A. ; GIACOMINI, S. J. . Nitrogen supply to arugula from pig slurry composts in contrasting soils. HORTICULTURA BRASILEIRA , v. 37, p. 402-408, 2019.

  • GRAVE, ROBERTO ANDRÉ ; NICOLOSO, RODRIGO DA SILVEIRA ; CASSOL, PAULO CEZAR ; DA SILVA, MARCIO LUIS BUSI ; MEZZARI, MELISSA PAOLA ; Aita, Celso ; WUADEN, CAMILA ROSANA . Determining the effects of tillage and nitrogen sources on soil N 2 O emission. SOIL & TILLAGE RESEARCH , v. 175, p. 1-12, 2018.

  • Aita, Celso ; TONETTO, FELIPE ; GONZATTO, ROGERIO ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; SCHIRMANN, JANQUIELI ; DEPOI, JULIANO DOS SANTOS ; MEZZALIRA, ANA PAULA ; HOCHSCHEID, MATHEUS ; ZIRBES, EMERSON ; GIACOMINI, Sandro José . Nitrous Oxide Emissions in a Wheat/Corn Succession Combining Dairy Slurry and Urea as Nitrogen Sources. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 42, p. 1-14, 2018.

  • WEILER, DOUGLAS ADAMS ; GIACOMINI, Sandro José ; RECOUS, SYLVIE ; BASTOS, LEONARDO MENDES ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; DIETRICH, GUILHERME ; Aita, Celso . Trade-off between C and N recycling and N2O emissions of soils with summer cover crops in subtropical agrosystems. PLANT AND SOIL (DORDRECHT. ONLINE) , v. 433, p. 213-225, 2018.

  • REDIN, MARCIEL ; Recous, Sylvie ; AITA, C. ; CHAVES, BRUNO ; PFEIFER, ISMAEL CRISTIANO ; Bastos, Leonardo Mendes ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Root and Shoot Contribution to Carbon and Nitrogen Inputs in the Topsoil Layer in No-Tillage Crop Systems under Subtropical Conditions. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 42, p. :e0170355, 2018.

  • RAUBER, L. P. ; ANDRADE, A. P. ; MAFRA, A. L. ; BORGES JUNIOR, W. S. ; DALL'ORSOLETTA, D. J. ; GATIBONI, L. C. ; AITA, C. . Mineral nitrogen in the soil with injected and surface application of swine slurry with nitrification inhibitor. BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE , v. 93, p. 313-323, 2018.

  • TAHIR, MAJID MAHMOOD ; Recous, Sylvie ; AITA, C. ; PFEIFER, ISMAEL CRISTIANO ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Field 13C Pulse Labeling of Pea, Wheat, and Vetch Plants for Subsequent Root and Shoot Decomposition Studies. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 42, p. e0160449, 2018.

  • CANTÚ, RAFAEL R. ; Aita, Celso ; DONEDA, Alexandre ; GIACOMINI, DIEGO A. ; DESSBESELL, ALEXANDRE ; ARENHARDT, MARLON ; DE BASTIANI, GÉSSICA G. ; PUJOL, STEFEN B. ; ROCHETTE, PHILIPPE ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; GIACOMINI, SANDRO J. . Alternatives to regular urea for abating N losses in lettuce production under sub-tropical climate. BIOLOGY AND FERTILITY OF SOILS , v. 53, p. 589-599, 2017.

  • GONZATTO, R. ; AITA, C. ; BÉLANGER, GILLES ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; MIOLA, EZEQUIEL C. C. ; PUJOL, STEFEN B. ; DESSBESEL, ALEXANDRE ; GIACOMINI, SANDRO J. . Response of No-Till Grain Crops to Pig Slurry Application Methods and a Nitrification Inhibitor. AGRONOMY JOURNAL , v. 109, p. 1-10, 2017.

  • ALVES, CARMEM THAYSE DE FREITAS ; CASSOL, PAULO CEZAR ; SACOMORI, WAGNER ; GATIBONI, LUCIANO COLPO ; ERNANI, PAULO ROBERTO ; Aita, Celso ; PANISSON, JONAS ; FERREIRA, ANA KAROLINA TEIXEIRA . Influência da adubação com dejeto suíno e adubo mineral adicionada de inibidor de nitrificação sobre a produtividade e a nutrição do milho. REVISTA DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS , v. 16, p. 02-10, 2017.

  • SCHMATZ, RAQUEL ; RECOUS, SYLVIE ; Aita, Celso ; TAHIR, MAJID MAHMOOD ; SCHU, ADRIANE LUIZA ; CHAVES, BRUNO ; GIACOMINI, Sandro José . Crop residue quality and soil type influence the priming effect but not the fate of crop residue C. PLANT AND SOIL , v. 414, p. 229-245, 2017.

  • SULEIMAN, AFNAN K.A. ; GONZATTO, ROGÉRIO ; Aita, Celso ; LUPATINI, MANOELI ; JACQUES, RODRIGO J.S. ; KURAMAE, EIKO E. ; ANTONIOLLI, ZAIDA I. ; ROESCH, LUIZ F.W. . Temporal variability of soil microbial communities after application of dicyandiamide-treated swine slurry and mineral fertilizers. Soil Biology & Biochemistry , v. 97, p. 71-82, 2016.

  • LÜDTKE, ANA CRISTINA ; DICK, DEBORAH PINHEIRO ; Aita, Celso ; PAVAN, BRUNO ; MOROSINO, LUIZA ; DONEDA, Alexandre ; CANTÚ, RAFAEL RICARDO . ORGANIC MATTER AND HUMIC FRACTIONS OF A HAPLIC ACRISOL AS AFFECTED BY COMPOSTED PIG SLURRY. Química Nova (Impresso) , v. 39, p. 14-18, 2016.

  • TAHIR, MAJID MAHMOOD ; Recous, Sylvie ; Aita, Celso ; SCHMATZ, RAQUEL ; PILECCO, GETÚLIO ELIAS ; GIACOMINI, Sandro José . In situ roots decompose faster than shoots left on the soil surface under subtropical no-till conditions. Biology and Fertility of Soils , v. 52, p. 853, 2016.

  • GONZATTO, R. ; STÜKER, FERNANDA ; AITA, C. ; Giacomini, Sandro José ; LÜDTKE, ROBERTO CARLOS ; DESSBESELL, ALEXANDRE ; GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; PUJOL, STEFEN BARBOSA . Dicyandiamide as nitrification inhibitor of pig slurry ammonium nitrogen in soil. Ciência Rural , v. 46, p. 802-808, 2016.

  • GONZATTO, R. ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; AITA, C. ; GIACOMINI, SANDRO J. ; ROCHETTE, PHILIPPE ; ANGERS, DENIS A. ; PUJOL, STEFEN B. ; ZIRBES, EMERSON ; DE BASTIANI, GÉSSICA G. ; LUDKE, ROBERTO C. . Injection and Nitrification Inhibitor Improve the Recovery of Pig Slurry Ammonium Nitrogen in Grain Crops in Brazil. Agronomy Journal (Print) , v. 108, p. 978-988, 2016.

  • GRAVE, ROBERTO ANDRÉ ; NICOLOSO, RODRIGO DA SILVEIRA ; CASSOL, PAULO CEZAR ; Aita, Celso ; CORRÊA, JULIANO CORULLI ; COSTA, MORGANA DALLA ; FRITZ, DIEGO DANIEL . Short-term carbon dioxide emission under contrasting soil disturbance levels and organic amendments. Soil & Tillage Research , v. 146, p. 184-192, 2015.

  • AITA, C. ; SCHIRMANN, J. ; PUJOL, S. B. ; GIACOMINI, S. J. ; ROCHETTE, P. ; ANGERS, D. A. ; CHANTIGNY, M. H. ; GONZATTO, R. ; GIACOMINI, D. A. ; DONEDA, A. . Reducing nitrous oxide emissions from a maize-wheat sequence by decreasing soil nitrate concentration: effects of split application of pig slurry and dicyandiamide. European Journal of Soil Science (Print) , v. 66, p. n/a-n/a, 2015.

  • GIACOMINI, Sandro José ; SIMON, VERA LÚCIA GUEDES ; Aita, Celso ; BASTOS, LEONARDO MENDES ; WEILER, DOUGLAS ADAMS ; REDIN, MARCIEL . Carbon and Nitrogen Mineralization in Soil Combining Sewage Sludge and Straw. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) , v. 39, p. 1428-1435, 2015.

  • REDIN, M. ; GUENON, R. ; RECOUS, S. ; SCHMATZ, R. ; LIBERALESSO, L. ; AITA, C. ; GIACOMINI, S. J. . Carbon mineralization in soil of roots from twenty crop species, as affected by their chemical composition and botanical family. Plant and Soil (Print) , v. 378, p. 205-214, 2014.

  • Aita, Celso ; GONZATTO, ROGÉRIO ; MIOLA, EZEQUIEL C. C. ; B, DANIELA ; SANTOS, DOS ; ROCHETTE, PHILIPPE ; ANGERS, DENIS A. ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; PUJOL, STEFEN B. ; GIACOMINI, DIEGO A. ; GIACOMINI, SANDRO J. . Injection of Dicyandiamide-Treated Pig Slurry Reduced Ammonia Volatilization without Enhancing Soil Nitrous Oxide Emissions from No-Till Corn in Southern Brazil. Journal of Environmental Quality , v. 43, p. 789-800, 2014.

  • GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; Aita, Celso ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; GIACOMINI, Sandro José ; DONEDA, Alexandre ; CANTÚ, RAFAEL RICARDO ; DESSBESELL, ALEXANDRE ; LÜDTKE, ROBERTO CARLOS ; SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO POSSER . Mitigação das emissões de amônia por zeólitas naturais durante a compostagem de dejetos de suínos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 49, p. 521-530, 2014.

  • MIOLA, EZEQUIEL C.C. ; ROCHETTE, PHILIPPE ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; ANGERS, DENIS A. ; Aita, Celso ; GASSER, MARC-OLIVIER ; PELSTER, DAVID E. ; BERTRAND, NORMAND . Ammonia Volatilization after Surface Application of Laying-Hen and Broiler-Chicken Manures. Journal of Environmental Quality , v. 43, p. 1864, 2014.

  • REDIN, MARCIEL ; Recous, Sylvie ; Aita, Celso ; DIETRICH, GUILHERME ; SKOLAUDE, ALEX CAITAN ; LUDKE, WILLIAN HYTALO ; SCHMATZ, RAQUEL ; GIACOMINI, Sandro José . How the chemical composition and heterogeneity of crop residue mixtures decomposing at the soil surface affects C and N mineralization. Soil Biology & Biochemistry , v. 78, p. 65-75, 2014.

  • SÁ, M.F. ; AITA, C. ; DONEDA, A. ; PUJOL, S.B. ; CANTÚ, R.R. ; JACQUES, I.V.C. ; BASTIANI, G.G. ; OLIVEIRA, P.D. ; LOPES, P.D. . Dinâmica da população de coliformes durante a compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 1197-1206, 2014.

  • MIOLA, EZEQUIEL C.C. ; Aita, Celso ; ROCHETTE, PHILIPPE ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; ANGERS, DENIS A. ; BERTRAND, NORMAND ; GASSER, MARC-OLIVIER . Static Chamber Measurements of Ammonia Volatilization from Manured Soils: Impact of Deployment Duration and Manure Characteristics. Soil Science Society of America Journal , v. 79, p. 305-313, 2014.

  • GONZATTO, R. ; MIOLA, Ezequiel César Carvalho ; DONEDA, Alexandre ; PUJOL, S. B. ; AITA, C. . Volatilização de amônia e emissão de óxido nitroso após aplicação de dejetos líquidos de suínos em solo cultivado com milho. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 1590-1596, 2013.

  • SCHIRMANN, J. ; AITA, C. ; GIACOMINI, SANDRO J. ; PUJOL, S. B. ; GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; GONZATTO, ROGÉRIO ; OLIVO, Juliano . Inibidor de nitrificação e aplicação parcelada de dejetos de suínos nas culturas do milho e trigo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 37, p. 271-280, 2013.

  • GIACOMINI, Sandro José ; Aita, Celso ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; MIOLA, Ezequiel César Carvalho . Transformações do nitrogênio no solo após adição de dejeto líquido e cama sobreposta de suínos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 48, p. 211-219, 2013.

  • MEDINA, Cristiane de Conti ; NEVES, CARMEN SILVIA V J ; Aita, Celso ; BORDIN, IVAN ; PRETI, EDILENE ; ZACCHEO, PAULO VICENTE C ; AGUIAR, RICARDO SFEIR DE ; URQUIAGA, Segundo . Aporte de matéria seca por raízes e parte aérea de plantas de cobertura de verão. Semina. Ciências Agrárias (Impresso) , v. 34, p. 675-682, 2013.

  • Aita, Celso ; BALEM, ANDRESSA ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; SCHIRMANN, JANQUIELI ; GONZATTO, ROGÉRIO ; GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; VARGAS, PATRÍCIA VICTÓRIA ; GIACOMINI, Sandro José . Redução na velocidade da nitrificação no solo após aplicação de cama de aviário com dicianodiamida. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 1387-1392, 2013.

  • DONEDA, Alexandre ; Aita, Celso ; GIACOMINI, Sandro José ; MIOLA, EZEQUIEL CESAR CARVALHO ; GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; SCHIRMANN, JANQUIELI ; GONZATTO, ROGÉRIO . Fitomassa e decomposição de resíduos de plantas de cobertura puras e consorciadas. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 36, p. 1714-1723, 2012.

  • Aita, Celso ; Recous, Sylvie ; CARGNIN, Regina Helena Osmari ; Luz, Laura Patrícia ; GIACOMINI, S. J. . Impact on C and N dynamics of simultaneous application of pig slurry and wheat straw, as affected by their initial locations in soil. BIOLOGY AND FERTILITY OF SOILS , v. xxxxx, p. xxxxxxx-642, 2012.

  • BODDEY, ROBERT M. ; JANTALIA, CLAUDIA P. ; CONCEIÃ?Ã?O, PAULO C. ; ZANATTA, JOSILEIA A. ; MIELNICZUK, JOÃ?O ; DIECKOW, JEFERSON ; DOS SANTOS, HENRIQUE P. ; DENARDIN, JOSÃ? E. ; Aita, Celso ; GIACOMINI, SANDRO J. ; ALVES, BRUNO J.R. ; URQUIAGA, Segundo . Carbon accumulation at depth in Ferralsols under zero-till subtropical agriculture. Global Change Biology , v. 16, p. 784-795, 2010.

  • GIACOMINI, Sandro José ; AITA, C. ; Jantalia, Claudia Pozzi ; URQUIAGA, Segundo ; Santos, Gabriel Franceschi dos . Imobilização do nitrogênio amoniacal de dejetos líquidos de suínos em plantio direto e preparo reduzido do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 33, p. 41-50, 2009.

  • GIACOMINI, Sandro José ; Aita, Celso ; Jantalia, Claudia Pozzi ; URQUIAGA, Segundo . Aproveitamento pelo milho do nitrogênio amoniacal de dejetos líquidos de suínos em plantio direto e preparo reduzido do solo. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 44, p. 761-768, 2009.

  • GIACOMINI, Sandro José ; Aita, Celso ; MIOLA, Ezequiel César Carvalho ; RECOUS, S. . Mineralização do carbono da palha de aveia e dejetos de suínos aplicados na superfície ou incorporados ao solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 2661-2668, 2008.

  • GIACOMINI, Sandro José ; Aita, Celso . Cama sobreposta e dejetos líquidos de suínos como fonte de nitrogênio ao milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 195-205, 2008.

  • GIACOMINI, Sandro José ; Aita, Celso . Emissão de dióxido de carbono após aplicação de dejetos líquidos e cama sobreposta de suínos. Pesquisa Agropecuária Brasileira , v. 43, p. 107-114, 2008.

  • Aita, Celso ; GIACOMINI, Sandro José . Nitrato no solo com a aplicação de dejetos líquidos de suínos no milho em plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 2101-2112, 2008.

  • Reinert, Dalvan José ; Albuquerque, Jackson Adriano ; Reichert, José Miguel ; Aita, Celso ; Andrada, Martín María Cubilla . Limites críticos de densidade do solo para o crescimento de raízes de plantas de cobertura em argissolo vermelho. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 32, p. 1805-1816, 2008.

  • Aita, Celso ; GIACOMINI, Sandro José ; Hübner, André Paulo . Nitrificação do nitrogênio amoniacal de dejetos líquidos de suínos em solo sob sistema de plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , EVIADO - REG. N6373, v. 42, p. 95-102, 2007.

  • GIACOMINI, S. J. ; Recous, S. ; Mary, B. ; AITA, C. . Simulating the effects of N availability, straw particle size and location in soil on C and N mineralization. Plant and Soil , v. 301, p. 289-301, 2007.

  • Aita, Celso ; Chiapinotto, Ivan Carlos ; GIACOMINI, Sandro José ; Hübner, André Paulo ; Marques, Marcelo Gonçalves . Decomposição de palha de aveia preta e dejetos de suínos em solo sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , Viçosa, v. 30, p. 149-161, 2006.

  • GIACOMINI, Sandro José ; Jantalia, Claúdia Pozzi ; Aita, Celso ; Urquiaga, Segundo Sacramento ; ALVES, Bruno José Rodrigues . Emissão de óxido nitroso com a aplicação de dejetos líquidos de suínos em solo sob plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , NO PRELO, v. 41, n.xx, p. 1653-1661, 2006.

  • Aita, Celso ; PORT, Odair ; GIACOMINI, Sandro José . Dinâmica do nitrogênio no solo e produção de fitomassa por plantas de cobertura no outono/inverno com o uso de dejetos de suínos. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , NO PRELO, v. 30, n.5, p. 901-910, 2006.

  • Da Ros, Clovis Orlando ; Aita, Celso ; GIACOMINI, Sandro José . Volatilização de amônia com aplicação de uréia na superfície do solo, no sistema plantio direto. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 35, n.4, p. 799-805, 2005.

  • AITA, C. ; GIACOMINI, S. J. ; Hübner, A. P. ; CHIAPINOTTO, I. C. ; Fries, M. R. . Consorciação de plantas de cobertura antecedendo o milho em plantio direto: I - Dinâmica do nitrogênio no solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , Viçosa - MG, v. 28, p. 739-749, 2004.

  • SILVA, Danni Maisa da ; FRIES, Marcos Rubens ; ANTONIOLLI, Zaida Inês ; AITA, C. ; JACQUES, Rodrigo Jose Seminoti ; CARVALHO, Christiano A de . Bactérias diazotróficas em solo cultivado com arroz irrigado (Oryza sativa L.). Revista Brasileira de Agrociência , Pelotas, v. 10, n.4, p. 467-474, 2004.

  • GARNIER, P. ; Neel, C. ; AITA, C. ; Recous, S. ; LAFOLIE, F. ; Mary, B. . Modelling carbon and nitrogen dynamics in a bare soil with and without straw incorporation. European Journal of Soil Science , v. 54, p. 555-568, 2003.

  • GIACOMINI, S. J. ; AITA, C. ; Vendruscolo, E. R. O. ; CUBILLA, M. ; Nicoloso, R. S. ; Fries, M. R. . Matéria seca, relação C/N e acúmulo de nitrogênio, fósforo e potássio em misturas de plantas de cobertura de solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 27, n.2, p. 325-334, 2003.

  • AITA, C. ; GIACOMINI, S. J. . Decomposição e liberação de nitrogênio de resíduos culturais de plantas de cobertura de solo solteiras e consorciadas. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , VIÇOSA, v. 27, n.4, p. 601-612, 2003.

  • PORT, Odair ; Aita, Celso ; GIACOMINI, Sandro José . Perda de nitrogênio por volatilização de amônia com o uso de dejetos de suínos em plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , Brasília, v. 38, n.7, p. 857-865, 2003.

  • GIACOMINI, Sandro José ; Aita, Celso ; Hübner, André Paulo ; Lunkes, Adilson ; Guidini, Elias ; Amaral, Elizandro Brum do . Liberação de fósforo e potássio durante a decomposição de resíduos culturais em plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , BRASÍLIA, v. 38, n.9, p. 1097-1104, 2003.

  • AMADO, Telmo Jorge Carneiro ; MIELNICZUK, João ; AITA, C. . Recomendação de adubação nitrogenada para o milho no RS e SC adaptada ao uso de culturas de cobertura do solo, sob sistema plantio direto.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa - MG, v. 26, p. 241-248, 2002.

  • CERETTA, Carlos Alberto ; Basso, Claudir José ; Diekow, Jeferson ; Aita, Celso ; Pavinato, Paulo Sérgio ; Vieira, Frederico Costa Beber ; Vendrusculo, Edson Rodrigo Oliveira . Nitrogen fertilizer split-application for corn in no-till succession to black oats. Scientia Agrícola (USP. Impresso) , Piracicaba/SP, v. 59, n.3, p. 549-554, 2002.

  • AITA, C. ; BASSO, C. J. ; CERETTA, Carlos Alberto ; GONÇALVES, C. N. ; DA ROS, C. O. . Plantas de cobertura de solo como fonte de N ao milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, v. 25, n.1, p. 157-165, 2001.

  • HEINRICHS, R. ; AITA, C. ; AMADO, Telmo Jorge Carneiro ; FANCELLI, A. L. . Cultivo consorciado de aveia e ervilhaca: relação C/N da fitomassa e produtividade do milho em sucessão. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , Viçosa/Minas Gerais, v. 25, n.2, p. 331-340, 2001.

  • Méndez Larrosa, Ramón Felipe ; MARCHEZAN, Enio ; Aita, Celso ; Coradini, Juliano Zamberlan . Eficiência da aplicação de nitrogênio no perfilhamento do arroz em três manejos de irrigação. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , Santa Maria/RS, v. 31, n.5, p. 745-749, 2001.

  • Recous, S ; AITA, C. ; Mary, B. . In situ changes in gross N transformations in bare soil after addition of straw. Soil Biology & Biochemistry , INGLATERRA, v. 31, n.1, p. 119-133, 1998.

  • AITA, C. ; Recous, S. ; ANGERS, D.A. . Short-term kinetics of residual wheat straw C and N under field conditions: characterization by 13C15N tracing and soil particle size fractionation. European Journal of Soil Science , INGLATERRA, v. 48, n.2, p. 283-294, 1997.

  • ANGERS, D.A. ; Recous, S. ; AITA, C. . Fate of carbon and nitrogen in water-stable aggregates during decomposition of 13C15N-labelled wheat straw in situ. European Journal of Soil Science , INGLATERRA, v. 48, n.2, p. 295-300, 1997.

  • DA ROS, C. O. ; AITA, C. . Efeito de espécies de inverno na cobertura do solo e fornecimento de nitrogênio ao milho em plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo , VIÇOSA, v. 20, p. 135-140, 1996.

  • AITA, C. ; CERETTA, Carlos Alberto ; THOMAS, A. L. ; PAVINATO, A. ; BAYER, C. . Espécies de inverno como fonte de nitrogênio para o milho no sistema de cultivo mínimo e feijão em plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Campinas, v. 18, p. 101-108, 1994.

  • CERETTA, Carlos Alberto ; AITA, C. ; BRAIDA, J. A. ; PAVINATO, A. ; SALET, Roberto Luíz . Fornecimento de nitrogênio por leguminosas na primavera para o milho em sucessão nos sistemas de cultivo mínimo e convencional. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 18, p. 215-220, 1994.

  • PAVINATO, A. ; AITA, C. ; CERETTA, Carlos Alberto ; BEVILAQUA, G. P. . Resíduos culturais de espécies de inverno e o rendimento de grãos de milho no sistema de cultivo mínimo. Pesquisa Agropecuária Brasileira , v. 29, n.9, p. 1427-1432, 1994.

  • DA ROS, C. O. ; AITA, C. ; CERETTA, Carlos Alberto ; FRIES, Marcos Rubens . Lodo de esgoto: efeito imediato no milheto e residual na associação aveia-ervilhaca. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 17, p. 257-261, 1993.

  • AITA, C. ; FRIES, Marcos Rubens . Atividade microbiana do solo com a aplicação de esterco bovino e efluente de biodigestor. Ciência Rural , v. 22, n.02, p. 161-165, 1992.

  • BLUME, E. ; FRIES, Marcos Rubens ; AITA, C. . Efeito do controle de doenças e de cultivares sobre a sanidade radicular e a infecção endomicorrizica do trigo. Ciência Rural , v. 22, n.03, p. 271-275, 1992.

  • AITA, C. ; FRIES, Marcos Rubens . Disponibilidade de nitrogênio com a aplicação de esterco bovino e efluente de biodigestor em um solo podzólico vermelho-amarelo. Revista do Centro de Ciências Rurais , v. 20, n.1-2, p. 125-135, 1990.

  • FRIES, Marcos Rubens ; AITA, C. . Aplicação do esterco bovino e efluente de biodigestor em um solo podzólico vermelho-amarelo: efeito sobre a produção de matéria seca e absorção de nitrogênio pela cultura do sorgo. Revista do Centro de Ciências Rurais , v. 20, n.1-2, p. 137-145, 1990.

  • CERETTA, Carlos Alberto ; LOVATO, C. ; AITA, C. ; MENEZES, E. C. . Efeitos da localização do fertilizante e da batata-semente sobre o rendimento de tubérculos. Revista do Centro de Ciências Rurais , v. 20, n.1-2, p. 147-153, 1990.

  • AITA, C. ; GUEDES, A. C. ; COVOLO, L. . Competição de herbicidas no controle de plantas daninhas da cultura da cebola (Allium cepa). Revista do Centro de Ciências Rurais , v. 12, n.4, p. 247-253, 1982.

  • GUEDES, A. C. ; AITA, C. . Efeito da poda de mudas sobre o rendimento da cultura da cebola. Revista do Centro de Ciências Rurais , v. 12, n.4, p. 255-260, 1982.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AITA, C. . Determinação do consumo de água para culturas de grãos no Sistema Plantio Direto com diferentes níveis de cobertura do solo pela palhada: Coeficiente de Cultura. 2003.

AITA, C. . Relação entre variedades crioulas de milho e microrganismos dos ciclos do C, N e P na rizosfera.. 2003.

AITA, C. . Estratégias de manejo da adubação nitrogenada para máxima eficiência e mínimo impacto ambiental na produção de milho. 2003.

AITA, C. . Suprimento de nitrogênio por adubos verdes em rotação de culturas.. 2003.

AITA, C. . Uso associado de esterco líquido de suínos e plantas de cobertura de solo visando a produção sustentável de milho em solo com baixa fertilidade natural, sob plantio direto. 2001. (Relatório de pesquisa).

AITA, C. . Fertilidade do solo. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AITA, C. . Fornecimento de carbono e nitrogênio através de sistemas de culturas com vistas a manutenção da capacidade produtiva do solo e a sustentabilidade da produção agrícola. 1999. (Relatório de pesquisa).

AITA, C. . Fertilização de solos com dejetos de suínos. 2004 (Palestra) .

AITA, C. . Adubação orgânica. 2003 (Palestra) .

AITA, C. . Adubação orgânica: princípios e aplicações. 2003 (Palestra) .

AITA, C. . Uso de dejetos de animais e plantas de cobertura em plantio direto. 2003 (Palestra) .

AITA, C. ; REINERT, D. J. ; CERETTA, Carlos Alberto . Avanços na pesquisa com plantas de cobertura de solo. 2001 (Palestra) .

AITA, C. . O milho e o sorgo na agricultura familiar. 2000 (Palestra) .

AITA, C. . Plantas Recuperadoras de Solo. 1999 (Palestra) .

AITA, C. . Uso de plantas de cobertura de solo e esterco com vistas à sustentabilidade da produção agrícola. 1999 (Palestra) .

AITA, C. . Opções de manejo de cobertura de solo em plantio direto. 1998 (Palestra) .

AITA, C. . Opções de manejo e cobertura do solo no sistema plantio direto. 1998 (Palestra) .

AITA, C. . Adubação orgânica -adubos verdes e resíduos orgânicos. 1997 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Compostagem automatizada de resíduos da indústria de tabaco: mineralização do carbono e do nitrogênio no solo e potencial fertilizante do composto, Descrição: O processamento e beneficiamento do tabaco pelas indústrias fumageiras gera grande quantidade de resíduos (?pó de fumo?), com potencial para uso agrícola, visando a reciclagem de carbono e nutrientes no sistema solo-planta. Todavia, o seu uso direto na agricultura pode resultar em impactos ambientais negativos. Para mitigar estes impactos e facilitar o seu uso agrícola surgiu o processo de compostagem automatizada destes resíduos, atendendo exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12.305/2010). Todavia, ainda não é conhecido o potencial de mineralização do C e do N do composto no solo, o que é fundamental para o estabelecimento da dose adequada de composto a aplicar nas diferentes culturas. Este problema tem a sua importância vinculada não apenas à região do Vale do Rio Pardo, RS, mas também a todas as regiões brasileiras onde existam indústrias processadoras de tabaco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / SANDRO JOSÉ GIACOMINI - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Matheus Hochscheid - Integrante / Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Rosemar de Queiroz - Integrante / Cristian Mateus Freiberg - Integrante / Heitor L. S. Bazzo - Integrante / Pamela Oruoski - Integrante / Sebastião Bohrer - Integrante / Mauro Luiz Feuerborn - Integrante / Poliana Graupe de Almeida - Integrante / Paula Fernanda Martins Pereira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Uso agrícola de dejetos de animais e soro de laticínio em plantio direto: fatores de emissão de NH3 e N2O, medidas mitigatórias das perdas de N e resposta das culturas, Descrição: A suinocultura ? caracterizada por empregar sistemas de criação em regime de confinamento total, e a bovinocultura leiteira ? caracterizada por sistemas de confinamento semifechado, são atividades que produzem volumes expressivos de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluente. Ambas destacam-se como algumas das principais atividades econômicas dos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), o que ressalta a necessidade de encontrar alternativas tecnológicas para minimizar o seu potencial poluidor. O lactosoro (subproduto da indústria de laticínios, gerado no processamento do queijo) possui elevada capacidade fertilizante, porém pode apresentar poder poluente. Este cenário justifica a necessidade de estudos acerca de sua utilização, visando a redução do impacto ambiental. Atualmente, o Grupo de Pesquisa da UFSM desenvolve estudos em Argissolo da Depressão Central do RS, com vistas a avaliar estratégias de mitigação das emissões de óxido nitroso e amônia para atmosfera, especialmente com dejetos de suínos. No entanto, há necessidade de intensificar tais avaliações, bem como, incluir no foco de pesquisa, os dejetos oriundos da bovinocultura leiteira e da indústria de laticínios (lactosoro). Para tanto, serão avaliados três aspectos inovadores: a) uso combinado de dejetos de suínos e ureia no fornecimento de N b) associação de dejetos de bovinos, suínos e ureia em dois locais distintos, avaliados simultaneamente c) avaliação do uso agrícola do lactosoro. Esses aspectos serão abordados em dois diferentes estudos descritos na presente proposta, através da realização de quatro experimentos distintos. Para que tais estudos possam ser conduzidos com qualidade, e os resultados explorados satisfatoriamente, torna-se necessária a inserção de bolsistas de iniciação científica e de apoio técnico de nível superior, da disponibilidade de recursos para aquisição de equipamentos, uso de diárias para deslocamento entre as diferentes áreas experimentais, bem como, recursos de custeio para reagentes e produtos necessários à realização das análises propostas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Carlos Alberto Ceretta - Integrante / CLAUDIR JOSÉ BASSO - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Nicoloso, R. S. - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / MIOLA, EZEQUIEL C. C. - Integrante / PUJOL, S.B. - Integrante / Emerson Zirbes - Integrante / CHANTIGNY, M. H. - Integrante / Vladimir de Oliveira - Integrante / Clair Olivo - Integrante / Neila Silvia Pereira dos Santos Richards - Integrante / Juliano Depoi - Integrante / Ana Paula Mezzalira - Integrante / Cristian Freiberg - Integrante / Matheus Hochscheid - Integrante / Kathleen Paust - Integrante / Ana Júlia Figueiró - Integrante / Augusto F. Lopes - Integrante / Elisane Kralik de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2019

    Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono, Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital MCTI/CNPq/CT-AGRO N 37/2013 Mudanças Climáticas. A suinocultura e a bovinocultura de leite constituem a principal fonte de renda de milhares de famílias de diversas regiões do Sul do Brasil. Todavia, o rebanho dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, de aproximadamente 13,5 milhões de suínos e de 2,5 milhões de vacas ordenhadas, gera um volume de dejetos líquidos extremamente elevado e com alto potencial poluidor do ambiente. A emissão de amônia (NH3) e de gases de efeito estufa (GEE), tanto durante o armazenamento dos dejetos quanto após o seu uso como fertilizante na agricultura, constitui a principal via de contaminação da atmosfera por estas duas atividades. No Brasil, pouco ainda é conhecido sobre a magnitude dessas emissões, as quais apresentam grande amplitude de variação, em função das condições edafo-climáticas. Portanto, é necessário e urgente quantificar tais emissões gasosas de NH3 e GEE, bem como encontrar estratégias para mitigar tais emissões. Isso é fundamental para que o Brasil possa atender ao compromisso assumido junto à Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças do Clima em reduzir as emissões de GEE entre 36,1 e 38,9 % das emissões projetadas até 2020. Nesse contexto, a presente proposta de pesquisa possui dois eixos de ação, sendo um relativo ao tratamento dos dejetos líquidos de bovinos e de suínos e outro relativo ao seu uso agrícola. Quanto ao tratamento dos dejetos será utilizado o processo de compostagem automatizada em uma plataforma de compostagem construída recentemente na UFSM. Será avaliado o efeito de diferentes aditivos (zeólitas, xisto e biochar) sobre as emissões de NH3 e GEE em pilhas de compostagem onde os dejetos líquidos serão adicionados ao substrato, o qual será constituído pela mistura de maravalha e serragem. O composto produzido será utilizado em experimentos de campo na cultura do feijão, avaliando-se a produtividade da cultura e também as emissões de GEE, com interesse principal nas emissões de óxido nitroso (N2O). Quanto ao segundo eixo de ação, o uso agrícola dos dejetos, serão avaliados experimentos já existentes na UFSM com aplicação dos dejetos líquidos de suínos em plantio direto nas sucessões aveia/milho e trigo/milho, onde está sendo avaliado o modo de aplicação dos dejetos (superfície x injetado) e o uso ou não de inibidor de nitrificação sobre as emissões de GEE. Através da presente proposta pretende-se continuar esses experimentos com dejetos de suínos para avaliar os efeitos a mais longo prazo, inclusive sobre os estoques de C no solo, e instalar experimentos similares, porém com o uso de dejetos líquidos de bovinos. Pretende-se ampliar a base de dados realizando os mesmo trabalhos na região Noroeste do Rio Grande do Sul, no CESNORS, e no Oeste de Santa Catarina, junto à EMBRAPA/Suínos e Aves de Concórdia, SC. Com isso pretende-se, nos primeiros dois anos do projeto estabelecer os fatores de emissão de GEE para o uso dos dejetos líquidos de suínos e de bovinos em plantio direto nos dois estados, onde se concentra o maior rebanho de animais confinados do Brasil. O terceiro ano do projeto será destinado ao estudo de estratégias para mitigar tais emissões. Um ponto a destacar na proposta se refere à multidisciplinaridade da equipe do projeto, com pesquisadores de diferentes institutos e estados do Brasil, do Canadá e da França, especialistas em estudos envolvendo a microbiologia do solo, as trocas gasosas solo/atmosfera e a quantificação dos GEE, a dinâmica da matéria orgânica do solo, a humificação de materiais orgânicos e o uso da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Sylvie Recous - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Nicoloso, R. S. - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Paola Mendes Milanesi - Integrante / Philippe Rochette - Integrante / Denis Angers - Integrante / DEBORAH P. DICK - Integrante / Stevan Strücker - Integrante / MIOLA, EZEQUIEL C. C. - Integrante / Claudia Maria Branco de Freitas Maia - Integrante / Michel Brondani - Integrante / Ronaldo Hoffmann - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2018

    Estratégias para reduzir o potencial poluente dos dejetos de suínos sobre o solo e a água da região noroeste do Rio Grande do Sul, Descrição: O desenvolvimento da suinocultura em todo país, em especial na região Sul, resulta na geração de quantidades crescentes de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluidor do ambiente. Esse projeto, com duração prevista de três anos, tem como objetivo estudar e propor alternativas de uso e tratamento dos dejetos líquidos de suínos que permitam mitigar esse potencial poluidor da suinocultura sobre a água e o solo da região Noroeste do Rio Grande do Sul, aonde essa atividade vem experimentando forte expansão nos últimos anos. Quanto ao uso dos dejetos, pretende-se comparar a aplicação dos mesmos em superfície, conforme é feito atualmente nas áreas de plantio direto, com a sua injeção mecânica ao solo. Serão comparados aspectos relativos às perdas de nutrientes (P e N) por escoamento superficial, os quais têm forte implicação na eutrofização dos mananciais, ao potencial de transferência de microrganismos patogênicos através da água de escoamento e às perdas de N por volatilização de NH3. Para a injeção dos dejetos de suínos ao solo será avaliado um equipamento desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade de Passo fundo (UPF) em parceria com uma empresa. No que concerne ao tratamento dos dejetos, visando à redução do seu potencial poluidor serão avaliadas duas estratégias: 1) Uso de biofiltros associados à lagoa de aguapés, avaliando-se diferentes materiais para uso como filtro orgânico quanto a sua eficiência na redução de carga orgânica e de microrganismos patogênicos em dejetos líquidos de suínos, visando o reaproveitamento da água dos mesmos para a lavagem das instalações; 2) Compostagem dos dejetos líquidos de suínos juntamente com resíduos orgânicos de elevada relação C/N. Esse processo será conduzido em plataforma de compostagem, utilizando-se uma máquina lançada recentemente no mercado, a qual adiciona os dejetos simultaneamente ao revolvimento mecânico das pilhas de compostagem. Neste, também serão comparados diferentes tipos de materiais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Jean Paolo Gomes Minella - Integrante / Paola Mendes Milanesi - Integrante / Fernando Rosado Spilki - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    Emissões gasosas de nitrogênio após aplicação de dejetos de suínos no solo, Descrição: Proposta aprovada pelo CNPq, por meio de submissão ao Pós Doutorado no Exterior (PDE). Desde 1998, coordeno um grupo de pesquisa junto ao Departamento de Solos e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que tem como foco principal o estudo de estratégias de tratamento e de uso agrícola dos dejetos de animais, de modo a aproveitar o seu potencial fertilizante e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto dos mesmos sobre o ambiente. Foi possível direcionar e aprofundar nossos estudos na quantificação das emissões de GEE com o uso dos dejetos em plantio direto, bem como buscar estratégias de uso dos dejetos para mitigar tais emissões. Diante das condições criadas através da aprovação de vários projetos nos últimos cinco anos, gerou-se um volume significativo de informações junto ao PPGCS, as quais estão disponíveis até então na forma de dissertações, teses, resumos em congressos nacionais e internacionais e, em menor, grau em artigos científicos. Em contrapartida, no Canadá, um dos grupos de maior destaque científico e que está na vanguarda, em nível mundial, nas pesquisas envolvendo o estudo das biotransformações do carbono e do nitrogênio com o uso agrícola de dejetos de animais, é composto por três pesquisadores do ?Centre de Recherche et de Développement sur les Sols et les Grandes Cultures? (CRDSGC) vinculado à ?Agriculture et Agroalimentaire Canada?, da cidade de Québec. Assim, a oportunidade de trabalhar esses aspectos junto ao grupo do Québec, utilizando os equipamentos e técnicas empregadas pelos mesmos, certamente contribuirá a uma melhor interpretação de nossos resultados recentes de pesquisa, obtidos na UFSM e ainda não publicados, e, principalmente, para qualificar os trabalhos de pesquisa futuros de nossos orientados junto ao PPGCS. Além dos avanços almejados do ponto de vista técnico, o período junto ao grupo canadense deverá facilitar o avanço em outro aspecto que tem dificultado uma melhor classif. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / ANGERS, D.A. - Integrante / Philippe Rochette - Integrante / Martin Chantigny - Integrante.

  • 2012 - 2017

    Produção agrícola sustentável em plantio direto, associando plantas de cobertura de solo e dejetos de animais: quantificação e modelização das biotransformações do carbono e do nitrogênio, Descrição: Projeto aprovado no Edital MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs N 61/2011 ? Programa Ciência sem Fronteiras ? Bolsas no País ? Modalidade pesquisador visitante especial. A presente proposta tem por objetivo estabelecer o intercâmbio e a cooperação científica e tecnológica com a pesquisadora Drª Sylvie Recous do INRA da França para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do Brasil em Produção Agrícola Sustentável, área prioritária do Programa Ciência sem Fronteiras. Neste contexto, a razão principal para pleitearmos a vinda da Dra. Sylvie Recous na modalidade Pesquisador Visitante Especial, refere-se a sua competência científica, notadamente nos trabalhos envolvendo o uso de isótopos 13C e 15N e a modelização nos estudos relacionados à dinâmica do C e do N, duas demandas importantes e atuais de nosso grupo de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFSM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Sylvie Recous - Integrante / Marciel Redin - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Paola Mendes Milanesi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos e resíduos de laticínio: avaliação de aspectos sanitários, agronômicos e ambientais, Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital Universal - MCTI/CNPq N 14/2012. A suinocultura e a indústria de laticínios são atividades geradoras de renda e também de poluição ao ambiente, através dos dejetos de suínos e da produção de soro (lactossoro), como subproduto da produção de queijo. Uma das maneiras para reduzir o passivo ambiental destas duas atividades e para reciclar na agricultura os nutrientes contidos nos dejetos líquidos de suínos e no lactossoro consiste na transformação dos mesmos em uma matriz sólida, através da sua compostagem com substratos de elevada relação C/N. Um processo de compostagem, recentemente introduzido no Sul do Brasil, consiste na adição de resíduos orgânicos líquidos e no revolvimento simultâneo das pilhas de compostagem. Essas duas operações são feitas por uma máquina especialmente desenvolvida para este fim, o que reduz a demanda de mão de obra, além de facilitar a oxigenação das pilhas. Por ser um processo novo, ele carece de informações de pesquisa, relativamente a diversos aspectos agronômicos, sanitários e ambientais. A avaliação destes aspectos constitui o objetivo principal deste trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / SANDRO JOSÉ GIACOMINI - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Rafael Ricardo Cantu - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos: avaliação de aspectos ambientais e agronômicos, Descrição: Tendo em vista que recentemente o grupo de pesquisa que coordeno aprovou diversos projetos junto a órgãos de fomento, estamos criando as condições necessárias à implementação e ao funcionamento do processo automatizado de compostagem na UFSM. Apesar de toda essa condição material praticamente já estabelecida, nos ressentimos ainda da necessidade de ampliar a massa crítica para nos auxiliar na coordenação e supervisão das diversas atividades relativas a esse processo de compostagem, bem como de outros projetos em andamento. Certamente, a participação de um Pós-Doutorando em nossa equipe supriria essa deficiência. Com a participação efetiva de um Pós-doutorando, seria facilitada também a elaboração de artigos científicos para publicação em periódicos internacionais Qualis A, o que contribuiria para aumentar o conceito do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFSM junto à CAPES. Com esse intuito, este projeto foi aprovado no Edital CAPES/PNPD-2011 - Programa Nacional de Pós-Doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2015

    Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos como alternativa para mitigar o impacto ambiental da suinocultura, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital FAPERGS 006/2010 - Programa Pesquisador Gaúcho, processo 1014133. A maioria das regiões dedicadas à suinocultura, na Região sul do Brasil, encontra-se fortemente impactada, com degradação da qualidade do solo, do ar e da água. Para a expansão sustentável dessa atividade, de grande relevância econômica e social, é imprescindível a busca de estratégias envolvendo, tanto o uso agrícola dos dejetos quanto ao seu tratamento, que permitam reduzir esse potencial poluidor dos dejetos líquidos de suínos. O presente projeto insere-se nesse contexto e tem como objetivo principal o de avaliar a eficiência do processo de compostagem automatizada dos dejetos líquidos com vistas a mitigar o efeito poluidor da suinocultura no meio rural. Será dada ênfase nesse projeto à avaliação da eficiência de diferentes materiais orgânicos para a compostagem junto com os dejetos, à emissão de NH3 e de gases de efeito estufa (CO2, N2O e CH4) durante o processo de compostagem automatizada, à qualidade final do composto orgânico produzido, à possibilidade de eliminar microrganismos fecais potencialmente patogênicos e ao potencial de reciclar a fração líquida contida nos dejetos de suínos, via capacidade evaporativa na plataforma de compostagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Juliano Olivo - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Paulo Alberto Lovatto - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Thiago Castro de Almeida - Integrante / Mariangela Facco de Sá - Integrante / Rafael Ricardo Cantu - Integrante / Eduarda Machado Soares - Integrante / Paula Duarte de Oliveira - Integrante / Patrícia Victória Vargas - Integrante / Adônis Vicente Blasi - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Priscila Dutra Lopes - Integrante / Roberto Carlos Ludtke - Integrante / Liniker da Silva Artmann - Integrante / Fabricio Jose Delatorre - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2015

    Criação da rede Dejsui para o desenvolvimento de tecnologias que visem reduzir o impacto ambiental dos dejetos de suínos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq 22/2010 - REPENSA Tema C, processo 562986/2010-3. A suinocultura constitui-se na principal atividade econômica de muitas regiões dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apesar dos grandes avanços do ponto de vista nutricional e genético dos animais, o potencial poluidor do ambiente pelos dejetos produzidos constitui um dos principais limitadores da expansão sustentável dessa atividade. A busca de alternativas tecnológicas para minimizar esse potencial poluidor dos dejetos da suinocultura constitui um dos principais desafios aos atores envolvidos nessa atividade, sejam eles pesquisadores ou vinculados à assistência técnica. Embora existam pesquisas nessa área nos dois estados do Sul do Brasil, elas são feitas por pesquisadores e/ou grupos isoladamente. Para ampliar a capacidade de realização de trabalhos e avançar de forma mais rápida e segura na busca de soluções para o problema, é fundamental a ação articulada desses profissionais, de modo interdisciplinar e interinstitucional, realizando trabalhos conjuntos e baseados em interesses convergentes, trocando experiências, agregando esforços e complementando competências. Nesse sentido, vemos uma grande oportunidade a partir desse edital de criar uma rede de pesquisa para avaliar tecnologias relativas ao tratamento e uso dos dejetos líquidos de suínos que visem reduzir o potencial poluidor dos mesmos. Essa rede é coordenada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do prof. Dr. Celso Aita, e conta com a participação da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Universidade Feevale (FEEVALE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pelo lado do Rio Grande do Sul. Como parceiras do estado de Santa Catarina na rede, fazem parte a Embrapa/Suínos e Aves de Concórdia e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os trabalhos da rede são focados na avaliação e proposição de estratégias de tratamento e de uso agrícola dos dejetos de suínos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / JOSE MIGUEL REICHERT - Integrante / Carlos Alberto Ceretta - Integrante / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Juliano Olivo - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Paulo Alberto Lovatto - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Thiago Castro de Almeida - Integrante / Mariangela Facco de Sá - Integrante / Rafael Ricardo Cantu - Integrante / Eduarda Machado Soares - Integrante / Paula Duarte de Oliveira - Integrante / Patrícia Victória Vargas - Integrante / Adônis Vicente Blasi - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Priscila Dutra Lopes - Integrante / Roberto Carlos Ludtke - Integrante / Liniker da Silva Artmann - Integrante / Fabricio Jose Delatorre - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Universidade de Passo Fundo - Cooperação / Universidade do Estado de Santa Catarina - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universidade Feevale - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Estratégias para mitigar o impacto ambiental da suinocultura: injeção no solo, uso de inibidor de nitrificação e compostagem automatizada dos dejetos, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq 14/2010 - Universal - Faixa C, processo 483975/2010-9. A maioria das regiões dedicadas à suinocultura, na Região sul do Brasil, encontra-se fortemente impactada, com degradação da qualidade do solo, do ar e da água. Para a expansão sustentável dessa atividade, de grande relevância econômica e social, é imprescindível a busca de estratégias envolvendo, tanto o uso agrícola dos dejetos quanto ao seu tratamento, que permitam reduzir esse potencial poluidor dos dejetos líquidos de suínos. A presente proposta insere-se nesse contexto e tem como objetivo principal o de avaliar a eficiência da injeção no solo, do uso de inibidores de nitrificação e do processo de compostagem automatizada dos dejetos com vistas a mitigar o efeito poluidor da suinocultura no meio rural. Para isso, estão previstos na presente proposta dois subprojetos, com experimentos em nível de campo e de laboratório. O primeiro subprojeto envolve estratégias de uso agrícola dos dejetos e tem como título "avaliação das perdas de nitrogênio por volatilização de amônia, emissão de óxido nitroso, escoamento superficial e lixiviação de nitrato, com o uso conjunto de inibidores de nitrificação e injeção de dejetos líquidos de suínos em plantio direto". O segundo subprojeto, com o título "compostagem automatizada como alternativa para reduzir o impacto ambiental e aumentar o valor agronômico dos dejetos de suínos", está ligado ao estudo de estratégias de tratamento dos dejetos líquidos de suínos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / JOSE MIGUEL REICHERT - Integrante / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Juliano Olivo - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Paulo Alberto Lovatto - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Thiago Castro de Almeida - Integrante / Mariangela Facco de Sá - Integrante / Rafael Ricardo Cantu - Integrante / Eduarda Machado Soares - Integrante / Paula Duarte de Oliveira - Integrante / Patrícia Victória Vargas - Integrante / Adônis Vicente Blasi - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Priscila Dutra Lopes - Integrante / Roberto Carlos Ludtke - Integrante / Liniker da Silva Artmann - Integrante / Fabricio Jose Delatorre - Integrante / Adroaldo Dias Robaina - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Alternativas tecnológicas para reduzir o impacto dos dejetos de suínos sobre os recursos hídricos, Descrição: A suinocultura brasileira caracteriza-se pelo sistema de criação dos animais em regime de confinamento total, em todas fases do ciclo produtivo, o que gera volumes expressivos de dejetos com elevado poder fertilizante e também elevado potencial poluente aos recursos hídricos. O presente trabalho, que tem financiamento do CNPq (Edital 22/2009), se propõe a avaliar duas alternativas tecnológicas, visando reduzir o impacto dos dejetos de suínos sobre os recursos hídricos. Uma delas, de tratamento, através do uso integrado de biofiltros e lagoa de aguapés. Este processo visa à diminuição da carga orgânica dos dejetos líquidos de suínos e a possibilidade de reuso da água residuária, do sistema, na higienização das instalações suinícolas. Já a outra, de uso agrícola, através da injeção dos dejetos ao solo. Esta prática visa diminuir o escoamento superficial dos mesmos, decorrentes da aplicação superficial, evitando o transporte de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, principais causadores da eutrofização, até os mananciais hídricos. Essas alternativas tecnológicas são divididas em dois subprojetos, os quais são: Subprojeto 1 - Eficiência do uso integrado de biofiltros e lagoa de aguapés no tratamento de dejetos líquidos de suínos; e, Subprojeto 2 - Injeção de dejetos líquidos de suínos no solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Juliano Olivo - Integrante / Andressa Ballem - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Thiago Castro de Almeida - Integrante / Pedro Ernesto Maschio - Integrante / Douglas Rafael Menegol - Integrante / Carlos Augusto Pizolotto - Integrante / Etiane Mallmann - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2009 - 2012

    Avaliação de sistemas de criação de suínos e de tratamento de dejetos voltados à agricultura familiar, Descrição: O projeto foi aprovado no edital MCT/CNPq/CT-Agro/CT-Hidro 07/2008, processo 560113/2008-0. A agricultura familiar apresenta grande importância para a produção de alimentos e a geração de empregos no meio rural brasileiro. Entre as diversas atividades agropecuárias realizadas pelos agricultores familiares destaca-se a criação de suínos. Nos estados da região Sul do Brasil essa atividade constitui uma das principais atividades econômicas do meio rural. Na maioria das propriedades familiares que realizam a suinocultura, os animais são criados principalmente em regime de confinamento total em todas as fases do ciclo produtivo, o que gera grandes volumes de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluidor dos recursos hídricos no meio rural. O presente projeto se propõe a avaliar sistemas de criação de suínos e processos de tratamentos dos dejetos visando preservar a quantidade e qualidade da água no meio rural. Para isso, estão previstos três subprojetos: Subprojeto I: Racionalização no uso da água em sistemas de criação de suínos; Subprojeto II: Uso combinado de biofiltros e sistema lagoa de aguapés para o tratamento de efluente de biodigestor visando o re-uso da água; Subprojeto III: Qualidade da água com o uso agrícola de dejetos de suínos. O projeto será desenvolvido fundamentalmente nas instalações dos Departamentos de Solos e de Zootecnia (setor de suinocultura) da UFSM. A equipe participante do projeto tem forte caráter inter e multidisciplinar envolvendo professores/pesquisadores de diferentes áreas e Instituições, além de técnicos ligados à EMATER e a empresas privadas. Com essa complementariedade da equipe pretende-se investigar diferentes aspectos ligados à suinocultura e à qualidade da água. A divulgação dos resultados será feita através de dias de campo, publicações de artigos científicos, resumos em congressos, Dissertações, Teses e Boletim Técnico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Carlos Alberto Ceretta - Integrante / Luiz Antônio Rocha Barcellos - Integrante / Pedro A Selbach - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Andressa Ballem - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Paulo Alberto Lovatto - Integrante / Gerson Guarez Garcia - Integrante / Fernanda Stüker - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2008 - 2016

    Estratégias para reduzir o potencial poluente dos dejetos de suínos sobre o ambiente, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq 15/2007 Universal, processo 480001/2007-3. O desenvolvimento da suinocultura em todo país, em especial na região Sul, resulta na geração de quantidades crescentes de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluidor do ambiente. Esse projeto, com duração prevista de 5 anos, tem como objetivo estudar alternativas de uso e tratamento dos dejetos líquidos de suínos que permitam mitigar esse potencial poluidor da suinocultura. Para avaliação do valor agronômico e do potencial poluente dos dejetos, estão sendo conduzidos os seguintes estudos em condições de campo e laboratório: 1) Dejetos de suínos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2) Emissão de NH3 e de gases de efeito estufa (GEE), decomposição dos resíduos culturais e produtividade de milho com a injeção de dejetos de suínos ao solo; 3) Emissão de GEE com o uso de dejetos de suínos; 4) Influência da relação C/N da palha de trigo sobre a mineralização do carbono e do nitrogênio no solo após a aplicação de dejetos de suínos. Quanto à avaliação de processos de tratamento visando a redução do potencial poluidor dos dejetos, estão em fase de implementação e condução os seguintes subprojetos: 1) Desenvolvimento e uso de filtros biológicos para tratamento de dejetos líquidos de suínos visando a diminuição da carga poluente e o aumento do potencial fertilizante dos mesmos; 2) Compostagem dos dejetos de suínos juntamente à resíduos orgânicos em plataforma de compostagem. O projeto servirá à elaboração de quatro dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado e tem como Instituições participantes a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a ASCAR/EMATER, Santa Maria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Carlos Alberto Ceretta - Integrante / Pedro Alexandre Varella Escosteguy - Integrante / Stefen Pujol - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Andressa Ballem - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Paulo Alberto Lovatto - Integrante / Gerson Guarez Garcia - Integrante / Brian Santos Trindade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5

  • 2006 - 2010

    Sistemas de culturas para a produção de biodiesel e impactos na produtividade do solo e qualidade ambiental, Descrição: O uso de fontes de energia não renovável provoca elevado impacto ambiental. A busca de fontes de energia alternativas, principalmente aquelas renováveis, é de fundamental importância para a preservação do planeta. Uma alternativa para a geração de energia renovável, e que apresenta grande potencial, consiste na produção de biodiesel a partir de óleo vegetal extraído principalmente de grãos de oleaginosas. O projeto, que teve início em 2006 na área experimental do Departamento de Solos da UFSM, é composto de dois experimentos. Um envolve o uso de fertilizantes orgânicos (dejetos de suínos e de bovinos) e do consórcio entre a leguminosa ervilhaca e a aveia preta no inverno, antecedendo a cultura da mamona. O objetivo é comparar a viabilidade do uso de resíduos orgânicos de origem animal e vegetal, em relação à adubação mineral na mamona. No outro experimento são cultivadas quatro espécies para a produção de biodiesel (soja, girassol, mamona e amendoim) com o objetivo de comparar a produção de biodiesel pelas diferentes culturas. Além da produção de biodiesel, serão avaliados, em ambos os experimentos, diversos aspectos relativos à dinâmica do carbono e do nitrogênio, como por exemplo, o acúmulo de C e N no solo, a decomposição dos resíduos culturais das diversas espécies e a emissão de gases de efeito estufa. Além destes aspectos também será efetuado o balanço energético de cada cultura a ser avaliada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Celso Aita - Integrante / Cimélio Bayer - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Integrante / Sandro José Giacomini - Coordenador.

  • 2005 - 2015

    Processos biológicos para o tratamento de dejetos de animais, Descrição: Dejetos de animais representam um passivo ambiental importante na agricultura brasileira, o que requer a aplicação de tecnologias que possam minimizar seu potencial poluente. Entre estas, pode-se destacar o tratamento dos dejetos em reator aeróbico de biogrânulos associado ao sistema lagoa de aguapés, nos quais ocorre a degradação de materiais orgânicos solúveis e a assimilação de nutrientes na forma de biomassa de microrganismos e de plantas aquáticas. A combinação dos bioprocessos apresenta potencial de gerar subprodutos do tratamento mais concentrados em nutrientes, livres de odor e de organismos patogênicos e com uma carga orgânica estabilizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Regina Helena Osmari Cargnin - Integrante.

  • 2004 - 2010

    Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental, Descrição: Este projeto está sendo conduzido desde 2004, e tem conclusão prevista para 2010, em condições de campo, na área experimental do Departamento de Solos da UFSM, cujo solo é classificado como Argissolo Vermelho Distrófico arênico. Ele é constituído de três estudos e visa avaliar os potenciais fertilizante e poluente dos dejetos de suínos e de bovinos, com ênfase nas biotransformações do carbono e do nitrogênio, na dinâmica da população de bactérias fecais no solo e na produtividade de milho e feijão sob plantio direto. O primeiro estudo é destinado à quantificação e modelização da dinâmica do C e do N no solo e à avaliação da produtividade de milho e feijão com o uso de dejetos de suínos e de bovinos. No segundo, são avaliados a emissão de amônia e os fluxos para a atmosfera de gases de efeito estufa (CO2, N2O e CH4) com o uso de dejetos de suínos e de bovinos no milho. O terceiro estudo é destinado à avaliação da população de bactérias fecais nos dejetos de suínos e bovinos e a sua sobrevivência no solo no cultivo do milho. Ao final do projeto, serão avaliados a variação nos estoques de C e N no solo e o seu potencial de mineralização. Os resultados desse estudo servirão de auxílio à recomendação desses materiais orgânicos como fertilizantes às culturas comerciais, com vistas à maximização do seu potencial fertilizante e minimização de seu potencial poluente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / André Paulo Hübner - Integrante / Marcio Titon - Integrante / Daniel Canabarro - Integrante / Ezequiel Miola - Integrante / Laura Patrícia da Luz - Integrante / Regina Helena Osmari Cargnin - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    Estudo e modelização da dinâmica do nitrogênio e do carbono em sistemas de cultura com cobertura vegetal e sem preparo do solo e em sistemas forrageiros: Análise dos impactos ambientais e adaptação de recomendações técnicas, Descrição: O projeto fez parte de uma colaboração Brasil/França dentro do programa CAPES/COFECUB, registrado sob o número 484/05 e renovado sob o número 484/07. Teve início em janeiro de 2005, renovado em 2007 e conluído em dezembro de 2008. O coordenador brasileiro foi o prof. Celso Aita e coordenador Francês a Dra. Sylvie Recous do INRA de Laon. Por parte de Brasil, participaram do projeto a UFSM, através dos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo e de Zootecnia, além da EMBRAPA/CIRAD de Brasília. Pelo lado Francês, participaram o INRA de Laon e de Toulouse. O intercâmbio entre pesquisadores e estudantes Brasileiros e Franceses teve como objetivos principais: a) Analisar a influência destas mudanças das práticas culturais sobre os ciclos biogeoquímicos do carbono e do nitrogênio e sobre a dinâmica da água nos agro-sistemas, em escala anual (durante a condução das culturas) e também a longo prazo (efeitos cumulativos); b) Avaliar e comparar os impactos ambientais a curto e longo prazo destas práticas culturais; c) Adequar normas de condução das culturas (fertilização, destruição das coberturas vegetais, formas de preparo do solo e de gestão dos resíduos culturais), levando em conta as necessidades dos estabelecimentos agrícolas e o respeito ao ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Carlos Alberto Ceretta - Integrante / Sylvie Recous - Integrante / Dalvan José Reinert - Integrante / Bruno Mary - Integrante / Leandro Souza da Silva - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.

  • 2003 - 2006

    Otimização da fixação biológica de nitrogênio (FBN) na produção sustentável de culturas agrícolas e no seqüestro de carbono no solo, Descrição: Este projeto, registrado sob n 142-02/01 fez parte do PRODETAB e teve início em 09/2003. Ele envolveu como unidade coordenadora a EMBRAPA/AGROBIOLOGIA, RJ, e como unidades executoras a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a EMBRAPA/Soja de Londrina, PR, e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR. Na UFSM, foi conduzido o subprojeto 01 sob a coordenação do Prof. Celso Aita com o título "Uso de leguminosas-adubos verdes com alto potencial de fixação biológica de nitrogênio (FBN) para a produção sustentável de cereais, proteção do solo e promissoras para promover o seqüestro de carbono no solo, sob plantio direto". O objetivo principal do subprojeto 01 foi o de explorar o processo de FBN como fonte de N para culturas comerciais de verão, com destaque para o milho, permitindo a substituição parcial ou total da adubação nitrogenada da cultura via fertilizantes. Para isso, a estratégia utilizada consiste na inclusão de leguminosas de adubação verde no inverno. Além do suprimento de N, busca-se também, através do uso destas espécies em sistema de plantio direto, a adição de Carbono ao solo, com vistas à sustentabilidade dos sistemas agrícolas pelo aumento da matéria orgânica do solo e pela diminuição da emissão de CO2 para a atmosfera.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Integrante / André Paulo Hübner - Integrante / Cristiane de Conti Medina - Integrante / Bruno José Rodrigues Alves - Integrante / Marcio Titon - Integrante / Cláudia Pozzi Jantalia Sisti - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Segundo Urquiaga - Coordenador., Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2005

    Dinâmica do carbono e do nitrogênio no solo na sucessão aveia/milho no sistema plantio direto, Descrição: Considerando a complexidade do ciclo interno de N no solo e a conexão estreita entre nitrogênio e carbono no solo é necessário avaliar simultaneamente a dinâmica desses dois elementos procurando responder as questões, tais como: Qual o efeito da aplicação de N sobre os resíduos culturais de aveia na taxa de emissão de C-CO2 para a atmosfera? É possível quantificar a magnitude da imobilização e da remineralizaçção de N bem como a dinâmica desses dois processos com a aplicação de N em pré-semeadura do milho em sucessão á aveia? Qual o impacto da aplicação de N em doses única sobre as perdas de N-NO3- por lixiviação?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / Clovis Orlando da Ros - Integrante / Adilson Lunkes - Integrante / Elizandro Brum do Amaral - Integrante / Elias Guidini - Integrante / Marcio Titon - Integrante.

  • 1998 - 2003

    Uso associado de dejetos líquidos de suínos e plantas de cobertura de solo visando a produção sustentável de milho em solo com baixa fertilidade natural, sob plantio direto, Descrição: O presente estudo teve por objetivo principal de avaliar as biotransformações do C e N no solo decorrentes do uso de esterco líquido de suínos e sua influência na produtividade de milho em sistema plantio direto. O experimento foi conduzido à campo, na área experimental do Departamento de Solos em um Argissolo Vermelho distrófico arênico. O delineamento experimental é o de blocos ao acaso em parcelas subdivididas com 4 repetições. Os cinco tratamentos das parcelas principais (5 x 20 m) são os seguintes: T1 ? Aveia preta (Avena strigosa Schieb); T2 ? Aveia preta; T3 ? Consórcio de aveia preta (70%) + ervilhaca comum (Vicia sativa L.) (30%); T4 ? Pousio invernal (vegetação espontânea)+ NPK (no milho); T5 ? Pousio invernal (vegetação espontânea); Nas 4 subparcelas (5 x 5m) de cada parcela principal serão aplicadas, no milho, 4 doses de dejetos de suínos manejados na forma líquida: 0, 20, 40 e 80 m3 ha-1. Com exceção do tratamento T1, onde a quantidade total de esterco de cada dose será aplicada em uma única vez, antecedendo (dois dias) a semeadura do milho, nos demais os dejetos serão aplicados em duas épocas: a primeira antecedendo a semeadura do milho e a segunda em cobertura, aproximadamente 45 dias após implantação da cultura. O pousio invernal + NPK (T4) será o único tratamento em que o milho, além de receber as doses de esterco, será adubado com fertilizante mineral (NPK). O solo é manejado no sistema de plantio direto. No esterco são determinados os teores de matéria seca, N total, N amoniacal, carbono, fósforo e potássio. Nas plantas de cobertura são avaliados a produção de matéria seca e o acúmulo de nutrientes (N,P,K,Ca e Mg) e no milho a produção de matéria seca, o acúmulo de nutrientes e a produtividade de grãos. No solo avalia-se periodicamente os teores de N mineral (N-NH4+ e N-NO2- + N-NO3-) nas camadas de 0-5, 5-15, 15-30 e 30-60 cm.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / EDSON RODRIGO VENDRUSCULO - Integrante / André Paulo Hübner - Integrante / Ivan Carlos Chiapinotto - Integrante / ANDREA CARLA RODRIGUES DE ALMEIDA - Integrante / MARCELO GONÇALVES MARQUES - Integrante / ODAIR PORT - Integrante / Adilson Lunkes - Integrante / Elizandro Brum do Amaral - Integrante / Elias Guidini - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 3

  • 1997 - 2002

    Cultivo consorciado de espécies de inverno para adubação verde e sincronia entre a liberação de N dos resíduos culturais e demanda de N pelo milho, sob plantio direto, Descrição: Este experimento teve por objetivo geral avaliar o potencial dos cultivos solteiros de aveia preta (Avena strigosa), ervilhaca comum (Vicia sativa), nabo forrageiro (Raphanus sativus) e de cultivos consorciados entre aveia + ervilhaca e aveia + nabo em diferentes proporções em fornecer nitrogênio ao milho em sistema plantio direto. Como objetivos específicos o trabalho avaliou o efeito destes cultivos sobre: 1) a produção e a composição química da fitomassa produzida; 2) a decomposição e a liberação de nutrientes (N, P e K) dos resíduos culturais; e 3) a dinâmica do N no solo e a produtividade de grãos do milho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Celso Aita - Coordenador / SANDRO JOSÉ GIACOMINI - Integrante / EDSON RODRIGO VENDRUSCULO - Integrante / Ivan Carlos Chiapinotto - Integrante / MARTIN CUBILLA - Integrante / RODRIGO NICOLOSO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Prêmio "O Futuro da terra: preservando grandes ideias", FAPERGS & Jornal do Comércio.

2007

Paraninfo da 72ª turma de Engenheiros Agrônomos em março de 2007, Universidade Federal de Santa Maria.

2006

Professor homenageado pelos formandos em agronomia em Dez/87, Dez/88, Ago/90, Dez/90, Ago/91, Mar/92, Set/92, Jan/93, Jan/94, Dez/95, Set/00, Fev/01, Ago/01, Jun/02, Out/02, Mar/03, Ago/03, Fev/04, Mar/05, Jul/05, Mar/06, Universidade Federal de Santa Maria.

2004

Patrono da turma de Engenheiros Agrônomos em Jan/93, Fev/01, Fev/04, Universidade Federal de Santa Maria.

1998

Homenagem de Incentivo a pesquisa - Premio recebido durante a XIII Jornada Acadêmica Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, Universidade Federal de Santa Maria.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos. , Av. Roraima 1000, Cidade Universitária, Sala 3309-A, Prédio 42 do CCR, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208108, Ramal: 205, Fax: (55) 32208256, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1986 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Rurais, Programa de Pós Graduação Em Ciência do Solo.,Linhas de pesquisa

  • 07/1996

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo, Biotecnologia do Solo

  • 07/1996

    Ensino, Ciência do Solo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo, Seminários em Solos III: Redação Técnico-Científica

1984 - 1986

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/1984 - 07/1986

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa Para Pequenas Propriedades, Chapecó.,Linhas de pesquisa