Luciano de Sousa Pontes
TELEFONES PARA CONTATO 85-996503299 / 85-996874911 EMAIL LUCIANOFPONTES@HOTMAIL.COMPossui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA (Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e mestrado em CONTROLADORIA pela Universidade Federal do Ceará (2008). Foi Sócio das empresas Criativa Assessoria Empresarial e do Instituto de Capacitação de Contadores e Auditores do Estado do Ceará. Há 14 anos na área educacional e desde 2012 à 2016, Foi Professor Titular da Faculdade Maurício de Nassau - Fortaleza e Palestrante na área Contábil e Finanças Públicas. Desde 2007 fui Contador da PGE e do FUNPECE (Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Procuradoria Geral do Estado) exercendo o cargo de Articulador e responsável pelos pareceres contábeis da Central de Licitações do Estado do Ceará. Tutor On-line dos cursos do Instituto Plácido Castelo em parceria com o Tribunal de Contas do Estado e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. Na Gestao do Governador Camilo foi Coordenador da Adins na Governadoria e na Vice-Governadoria. Lecionei como Professor da Faculdade Padre Dourado até Dezembro/2018.Atuação no setor Financeiro em órgãos estaduais e Coordenador de Planejamento em Órgãos Públicos. Professor da Faculdade Paiva Andrade até dezembro/2019.. Participou como professor e Coordenador da Faculdade Integrada das Américas- FACIDA para implantação dos Cursos de Administração e Contabilidade. Exerceu a função de Assessor de Controle Interno e Ouvidoria da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará no período de 2019 até 2023. Foi o Coordenador Administrativo-Financeiro da Secretaria de Direitos Humanos no período de Junho/2023 à Novembro/2023. Foi o Coordenador Administrativo-Financeiro da Secretaria do Desenvolvimento Econômico-SDE de dezembro/2023 ate junho;2024. Experiência com SIstema SIAFE para empenhar,liquidar e pagar como tambem no patrimonio. Responsavel por implantar Controle Interno na SEPLAG. Contador da área Publica e Privada.Apoio na empresa Controller Contabilidade Auditoria. Responsavel em Elaborar Projetos no Estado e estudioso da Reforma Tributaria.Tenho como principais características o domínio técnico, habilidades de liderança, capacidade de tomar decisões em cenários complexos e resiliência diante de desafios imprevisíveis.
Informações coletadas do Lattes em 25/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em CONTROLADORIA
2006 - 2008
Universidade Federal do Ceará
Título: CONTROLE INTERNO:UMA IMPORTANTE FERRAMENTA GERENCIAL, Ano de Obtenção: 2008
Orientador: SANDRA MARIA DOS SANTOS
Bolsista do(a): CRIATIVA ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA, CRIATIVA, Brasil.
Especialização em AUDITORIA CONTÁBIL
2003 - 2005
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A AUDITORIA CONTÁBIL NAS EMPRESAS PÚBLICAS
Orientador: GERALDO LUIZ VIEIRA RIBEIRO
Graduação em Direito
2018 - 2021
Centro Universitário Christus
Título: A Judicializacao da Saude
Orientador: Silvana Lemos
Bolsista do(a): FIES, FIES, Brasil.
Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA
1999 - 2001
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A FUNÇÃO DA QUÍMICA ORGÂNICA NA FARMACOLOGIA
Orientador: JOSÉ DE OLIVEIRA COUTINHO
Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1997 - 2001
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A CONTABILIDADE DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DOS PREÇOS
Orientador: LUCIENE SANTOS SILVA
Formação complementar
2008 - 2008
IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES FEDERAIS. (Carga horária: 20h). , SINDICATO DOS CONTABILISTAS, SINDCONT, Brasil.
2008 - 2008
CONTABILIDADE PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em AUDITORIA INTERNA. (Carga horária: 80h). , Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, CRC/DF, Brasil.
2007 - 2007
EMISSÃO DE RELATÓRIOS TÉCNICOS DE AUDITORIA. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2007 - 2007
CONTABILIDADE PARA AS COOPERATIVAS. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2007 - 2007
ROTINAS PRÁTICAS DE ESCRITÓRIO CONTÁBIL. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2006 - 2006
CURSO IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2006 - 2006
QUALIDADE NO ATENDIMENTO. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2006 - 2006
CURSO DE NOÇÕES DE MARKETING AO PROFISSIONAL. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2006 - 2006
ASPECTOS CONTÁBEIS E FISCAIS DAS ENTIDADES. (Carga horária: 8h). , CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO CEARÁ, CRC-CE, Brasil.
2003 - 2005
Extensão universitária. , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
PONTES, L. S. . I SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE DA REGIÃO CENTRO-NORTE. 2004. (Outro).
Participação em eventos
S14 - VII Mostra Cientifica.Saberes em Conexao Educacao Regenerativa, Ciencia e Sociedade para a Construcao de Futuros.. 2025. (Seminário).
XII SEMINARIO DE GESTORES PUBLICOS.Seminario de Gestores Publicos Prefeitos Ceara 2024. 2024. (Seminário).
48 Edição do Fórum Permanente de Controle Interno.48 Edição do Fórum Permanente de Controle Interno - CGE-CE. 2022. (Simpósio).
Curso Controle Interno na Administração Publica - EGP.Curso Controle Interno na Administração Publica - EGP. 2022. (Oficina).
Curso Fiscalizacao de Contratos - EGP.Curso Fiscalizacao de Contratos - EGP. 2022. (Oficina).
Curso Prestação de Contas pelo Sistema Agora -TCE-CE.Curso Prestação de Contas pelo Sistema Agora -TCE-CE. 2022. (Oficina).
I ENCONTRO DE SABERES E EXPERIENCIAS DAS SECRETARIAS DE PLANEJAMENTO DO MUNICIPIO DE FORTALEZA E GOVERNO DO DO CEARA.I ENCONTRO DE SABERES E EXPERIENCIAS DAS SECRETARIAS DE PLANEJAMENTO DO MUNICIPIO DE FORTALEZA E GOVERNO DO DO CEARA. 2022. (Encontro).
IV Reuniao da Rede de Fomento ao Controle Social de 2022.IV Reunião da Rede de Fomento ao Controle Social de 2022 - CGE -CE. 2022. (Encontro).
LIDERES PARA O BRASIL.LIDERES PARA O BRASIL. 2022. (Oficina).
Programa Liderança Com Pessoas.Liderança Com Pessoas. 2022. (Oficina).
XI Forum do Ministerio Publico de Contas.Eixos Fundamentais de Atuacao do Ministerio Publico de Contas. 2022. (Simpósio).
Apresentação do Novo WEBMAPP 3.0 - EGP. Apresentação do Novo WEBMAPP 3.0 - EGP e SEPLAG. 2021. (Exposição).
Curso Licitacoes e Contratos- O que muda e o que se mantem, com a edicao da Nova Lei.Curso Licitacoes e Contratos- O que muda e o que se mantem, com a edicao da Nova Lei. 2021. (Seminário).
Finanças Publicas do Ceara- Desafios e Perspectivas.Escola Superior de Contas e Gestão Publica Ministro Plácido Castelo. 2021. (Seminário).
IX Seminário Gestores Públicos - Prefeitos Ceara 2021.IX Seminário Gestores Públicos - Prefeitos Ceara 2021. 2021. (Seminário).
Seminario de Governanca Municipal para Prefeitos e Gestores Publicos.Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos. 2021. (Seminário).
X Encontro Estadual de Ouvidores.X Encontro Estadual de Ouvidores -ABO. 2021. (Seminário).
Apresentação do Relatório da Ouvidoria - 2019.Apresentação do Relatório da Ouvidoria - 2019 - SEPLAG. 2020. (Outra).
OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIOS DE OUVIDORIA 2020.CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIOS DE OUVIDORIA. 2020. (Oficina).
Seminário em Comemoração ao Dia do Servidor de Carreira da Seplag. 2020. (Seminário).
VII Forum Nacional de Auditoria de 2020 - Contas de Governo.VII Fórum Nacional de Auditoria de 2020 - Contas de Governo. 2020. (Oficina).
XVI ENCONTRO ESTADUAL DE CONTROLE INTERNO.FATOR ESSENCIAL PARA MELHORIA CONTÍNUA DA GESTÃO PÚBLICA. 2020. (Encontro).
5 Fórum de Gestão Público.Reforma da Previdência e a Lei de Terceirização. 2019. (Simpósio).
Abrindo o seu Negocio. Abrindo o seu Negocio - Faculdade Paiva Andrade. 2019. (Exposição).
Abrindo um Novo Negócio.ABRINDO UM NOVO NEGÓCIO. 2019. (Simpósio).
Lançamento do Observatório do Federalismo.Observatório do Federalismo Brasileiro. 2019. (Seminário).
OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL.OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL. 2019. (Simpósio).
Seminário de Orientação Controle Interno e Externo da Administração Pública - compartilhando boas práticas de cooperação.. 2019. (Seminário).
CONGRESSO CONTABILIZAR. OS NOVOS DESAFIOS DA CONTABILIDADE NO BRASIL. 2018. (Congresso).
CONTRIBUINDO PARA O CEARÁ DE SUCESSO.GOVERNO DIGITAL. 2018. (Oficina).
Fórum de Fortalecimento da Rede SICONV.Rede SICONV Etapa Ceará. 2018. (Encontro).
FÓRUM DE FORTALECIMENTO DA REDE SICONV.SISTEMA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS. 2018. (Simpósio).
Membro do Comitê Setorial de Acesso à Informação.Ouvidoria Setorial. 2018. (Oficina).
O CEARA QUE SERÁ EM 2050.CEARA 2050 JUNTOS PENSANDO O FUTURO. 2018. (Seminário).
Os Cases de Sucesso dos Times Cearenses.Gestão Desportiva Os Cases de Sucesso dos Times Cearenses. 2018. (Encontro).
XII Encontro Estadual de Controle Interno.Integridade e Sistema de Controle Interno. 2018. (Encontro).
Curso Contabilidade Geral.Curso de Contabilidade Geral. 2017. (Seminário).
Curso de Auditoria Governamental.Instituto Plácido Castelo -TCE -CE. 2017. (Oficina).
20 Congresso Brasileiro de Contabilidade. Contabilidade: Transparência para o Controle Social. 2016. (Congresso).
Curso Auditoria Governamental.Curso de Auditoria Governamental. 2016. (Seminário).
Curso de Contabilidade Básica.Curso de Contabilidade Básica. 2016. (Oficina).
Encontro de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis do CEará.Ideias em movimento para o seu conhecimento avançar. 2016. (Seminário).
CURSO NOVA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TRANSPARÊNCIA, MORALIDADE E INTEGRIDADE.NOVA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TRANSPARÊNCIA, MORALIDADE E INTEGRIDADES PÚBLICAS. 2015. (Oficina).
Contabilidade: Novas Tecnologias.Contabilidade: Novas Tecnologias. 2014. (Simpósio).
III FÓRUM BRASILEIRO DE CONTABILIDADE. 2014. (Simpósio).
VII Congresso CONSAD de Gestão Pública. Gestão Sustentável. 2014. (Congresso).
XXXIII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO.Minuta do Decreto de Regulamentação da Lei Complementar n. 119/2012. 2014. (Simpósio).
GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS. 2013. (Oficina).
CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA. A INTELIGÊNCIA PÚBLICA A FAVOR DO CIDADÃO. 2012. (Congresso).
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE PÚBLICA.O ESTÁGIO ATUAL DA CONTABILIDADE PÚBLICA NOS CENÁRIOS NACIONAL E INTERNACIONAL E O SEU IMPACTO NA GESTÃO PÚBLICA. 2012. (Seminário).
Qualidade do Gasto Público: Conceitos e Ferramentas. 2012. (Outra).
VI ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.SEMEADOR DE IDÉIAS - A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. 2011. (Encontro).
CONTABILIDADE PÚBLICA E AS EXIGÊNCIAS DA LRF, LEI 4.320.. 2010. (Oficina).
VIII SEMINÁRIO REGIONAL DE AUDITORIA E CONTROLADORIA E III SEMINÁRIO DE PERÍCIA. 2010. (Seminário).
CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE DO MUNDO LATINO. 2009. (Congresso).
CONVERGÊNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS- ASPECTOS INTRODUZIDOS PELAS LEIS 11.638/07 E 11941/09. 2009. (Outra).
Normas Contábeis Internacionais Adotadas no Brasil.Normas Contábeis Internacionais Adotadas no Brasil. 2009. (Outra).
SEMINÁRIO SOBRE A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BÁSICA.LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. 2009. (Oficina).
18 Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2008. (Congresso).
I Mega Mix de Recreação. 2008. (Oficina).
XV SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE DO CEARÁ.SUPERAÇÃO DOS LIMITES NO MERCADO PROFISSIONAL. 2008. (Seminário).
II SÁBADO CONTÁBIL DA REGIÃO CENTRO-NORTE.FORMAÇÃO DO PERITO JUDICIAL. 2007. (Encontro).
I SÁBADO CONTÁBIL DA REGIÃO CENTRO- NORTE.PRÁTICAS DE AUDITORIA CONTÁBIL. 2006. (Encontro).
I SEMINÁRIO EM APERFEIÇOAMENTO EM LIDERANÇA.ASPECTOS MOTIVACIONAIS. 2006. (Seminário).
WORK SHOPS SOBRE AS ALTERAÇÕES NOS TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E FEDERAIS..ATUALIZAÇÕES SOBRE TRIBUTOS. 2006. (Oficina).
XIII Seminário Internacional CILEA.A Gestão Corporativa e a Política Tributária no Desenvolvimento Globalizado das PMES. 2006. (Seminário).
26 Conferência Interamericana de Contabilidade.Restaurar a Confiança da Profissão Mediante a Transformação de seus Paradigmas Vitais. 2005. (Outra).
I Encontro de Professores de Ciências Contábeis do Ceará.I Encontro de Professores de Ciências Contábeis. 2005. (Encontro).
III ENCONTRO DE CONTABILISTAS DE RONDÔNIA.A CONTABILIDADES NOS DIVERSOS SETORES DAS EMPRESAS. 2005. (Seminário).
SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ESCRITÓRIO E NOÇÕES DE SECRETARIADO.SECRETARIADO. 2004. (Seminário).
I ERECIC- ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.MEDIDAS PROVISÓRIAS. 2003. (Simpósio).
IX SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE DA REGIÃO NORTE.OS REFLEXOS DO NOVO CÓDIGO CIVIL. 2002. (Seminário).
II ECECIC -ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.LEI 6.404/ 76 E SUAS ALTERAÇÕES. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
PONTES, L. S.. Regimes Tributários Brasileiros, Tributação pelo Lucro Presumido. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Instituto de Ensino Superior de Fortaleza.
Orientou
LICITAÇÃO SUSTENTÁVEL: DIAGNÓSTICO NOS SETORES DE COMPRAS E DE LICITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ICÓ; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A CONTROLADORIA COMO INSTRUMENTO PARA A GOVERNANÇA CORPORATIVA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL PARA TOMADA DE DECISÕES NA ATUALIDADE; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
O CONTROLE INTERNO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UMA ABORDAGEM EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A CONTROLADORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A LIDERANÇA COMO FATOR DE SUCESSO EMPRESARIAL; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
O PREÇO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL NAS GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS AUTOMOTIVAS DE ICÓ; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A VARIAÇÃO TRIBUTÁRIA NO PROCESSO DE ABERTURA NAS EMPRESAS DE GRANDE PORTE NO BRASIL; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM EMPRESAS FAMILIARES:UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA MOTOPEÇAS JWV; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
; A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL PARA O DEPARTAMENTO DE RH; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
; ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL: UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO NO MUNICÍPIO DE ORÓS-CE; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A IMPORTANCIA DO CONTROLE INTERNO NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DA PREFEITURA DE CEDRO-CEARÁ; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
SIMPLES NACIONAL COMO INCENTIVO AO CRESCIMENTO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
ASPECTOS GERAIS DO ICMS E OS BENEFÍCIOS SOCIAIS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E AUDITORIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
SAMILA MARQUES FRANÇA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em MBA EM GESTÃO TRIBUTÁRIA) - FACULDADE VALE DO SALGADO; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
Regimes Tributários Brasileiros, Tributação pelo Lucro Presumido; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Instituto de Ensino Superior de Fortaleza; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
O PAPEL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO GERENCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
ÉTICA NA AUDITORIA CONTÁBIL INTERNA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A NECESSIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL NAS MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO CONTROLE DA CONTABILIDADE DAS EMPRESAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A AVALIAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E O CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS: AVANÇOS OU RETROCESSOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO PÚBLICO PARA A GESTÃO GOVERNAMENTAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
O PLANEJAMENTO TRIBUTADO NAS EMPRESAS COMO MEIO DE ECONOMIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NA GESTÃO MUNICIPAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A IMPORTÃNCIA DA CONTROLADORIA NAS EMPRESAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A TRIBUTAÇÃO E A NÃO OBRIGATORIEDADE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DAS EMPRESAS QUE OPTAM PELO REGIME TRIBUTÁRIO SIMPLIFICADO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NO EXERCÍCIO DO CONTROLE INTERNO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A EFICÁCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
CONTABILIDADE DA GESTÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
Aplicação de Métodos de Custos no Sistema de Produção de Pequenas Empresas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
A Contabilidade no Terceiro Setor; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Instituto de Ensino Superior de Fortaleza; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
CONTROLE DE CUSTOS DA QUALIDADE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Ateneu; Orientador: Luciano de Sousa Pontes;
Produções bibliográficas
-
PONTES, L. S. ; EDUARDO ARAÚJO ; MARIA IVANY ; MARCELLE GOMES ; JEANNE ; GILBERTO ; CÉLIA ; PEDRO . OS EFEITOS DA BOLSA DE VALORES. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul , v. ÚNICO, p. 220-221, 2005.
-
PONTES, L. S. . Ética para compreender. Ética para viver.. A Notícia do Ceará, www.anoticiadoceara.com.br, p. 08 - 09, 19 fev. 2016.
-
PONTES, L. S. . A Auditoria Independente no Mercado de Valores Mobiliários. jornal do CRC, jornal do CRC, p. 1 - 2, 17 jun. 2009.
-
PONTES, L. S. . INOVAÇÕES CONTÁBEIS RUMO À CONVERGÊNCIA INTERNACIONAL. jornal do CRC, jornal do CRC, p. 1 - 2, 15 maio 2009.
-
PONTES, L. S. . A AUDITORIA INDEPENDENTE NO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, REVISTA ELETRÔNICA, p. 15 - 16, 08 dez. 2008.
-
PONTES, L. S. . O PAPEL DA CONTROLADORIA NAS ORGANIZAÇÕES. JORNAL DO CRC, JORNAL DO CRC, p. 3 - 3, 24 nov. 2008.
-
PONTES, L. S. ; EDUARDO ARAÚJO . O PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE NO SÉCULO XXI. JORNAL DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE, JORNAL DO CRC, p. 001 - 0018, 02 fev. 2006.
-
PONTES, L. S. . Conceitos Estratégicos e Operacionais Avançados para Recuperação de Crédito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PONTES, L. S. . A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NO SÉCULO XX!. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
PONTES, L. S. . PRÁTICAS DO DEPARTAMENTO PESSOAL. 2009.
Prêmios
2008
VOLUNTÁRIOS ACCOR EM AÇÃO, INSTITUTO ACCOR.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
VICE GOVERNADORIA DO ESTADO DO CEARA. , Avenida Doutor José Martins Rodrigues, Edson Queiroz, 60811520 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 34596567, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - 2019
Faculdade Paiva AndradeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2023
Secretaria de Planejamento e GestãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assessor de Controle Interno e Ouvidoria, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo Comissionado e Terceirizado.
2017 - 2023
Escola de Gestão Pública do Estado do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrei curso sobre o Processo de Despesa Pública: Formalização, Instrução, Acompanhamento e Liquidação. período: 30/01 a 03/02/17.
Atividades
-
01/2017 - 02/2017
Ensino, Aperfeiçoamento em Gestão Pública, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Processo de Gestão Pública: Formalização, Instrução, Acompanhamento e Liquidação.
2017 - 2018
Faculdade Padre DouradoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 6
2012 - 2016
Faculdade Mauricio de Nassau- fortalezaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2008
Premium Assessoria ContábilVínculo: Empresário do ramo contábil, Enquadramento Funcional: Proprietário
2002 - 2006
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
A MINHA ATUAÇÃO COMEÇOU EM JUNHO DE 2002,COMO PROFESSOR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DEPOIS PASSEI A ATUAR NA SECRETARIA ACADÊMICA SENDOPOSTERIORMENTE PROMOIVIDO PARA SER UM DOSPARTICIPANTES DO PROJETO DO ENSINO À DISTÂNCIA ( EAD).
Atividades
-
01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE.Cargo ou função, OUVIDORIA.
-
06/2002 - 12/2007
Ensino, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CONTABILIDADE COMERCIAL, CONTABILIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS, CONTABILIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA, CONTABILIDADE GERAL, CONTABILIDADE INDUSTRIAL, CONTABILIDADE INTRODUTÁRIA, INTRODUÇÃO Á UNIVERSIDADE
2009 - 2012
UNICEVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2009 - 06/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Laboratório Contábil I e II
2011 - 2011
Faculdade MontenegroVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
MINISTREI A DISCIPLINA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA NA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO.
2012 - 2012
Instituto Educacional do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor temporário de Pós-Graduação, Carga horária: 60
2011 - 2011
Instituto de Educação Superior do BrasilVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
2017 - 2017
Faculdade Latino Americana de EducaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Gestão Estratégica de Custos na Pós Graduação em Auditoria e Controladoria no município de Monsenhor Tabosa.
2015 - 2015
Faculdade Latino Americana de EducaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Auditoria Contábil no curso de Especialização em Auditoria Pública com ênfase em Controladoria.
2013 - 2015
Faculdade Latino Americana de EducaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Contabilidade Pública em Bela Cruz-Ce no período de 22 e 23 de Agosto de 2015.
2013 - 2013
Faculdade CearenseVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA POS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 15
Outras informações:
LECIONOU A DISCIPLINA DE AUDITORIA FISCAL NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
2009 - 2009
AuditSystemVínculo: Membro da Equipe Técnica, Enquadramento Funcional: Membro da Equipe Técnica, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização de duas Auditorias nas Prefeituras de Marco e Nova Russas com ênfase na área Financeira e Patrimonial.
2017 - 2017
Instituto Plus de Educação e Inclusão SocialVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrei a disciplina de Teorias da Didática em Matemática do Curso Livre de Formação Continuada Para Professores no Pólo Messejana.
2016 - 2017
Instituto Plus de Educação e Inclusão SocialVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR VISITANTE, Carga horária: 8
2016 - 2019
VICEGOVERNADORIA DO ESTADO DO CEARÁVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR, Carga horária: 40
2014 - 2016
Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FICVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrei aulas no curso de Especialização MBA em Administração Pública.
2017 - 2017
Centro Universitário Católica de QuixadáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós Graduação, Carga horária: 24
Outras informações:
Disciplina na Pós Graduação em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria.
Controladoria
2019 - 2022
Faculdade Integrada das AméricasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2023 - 2024
Secretaria do Desenvolvimento EconômicoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador Administrativo-Financeiro
2023 - 2023
Secretaria dos Direitos HumanosVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador Administrativo-Financeiro
2024 - 2025
Grupo ControllerVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auditor, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizar Auditoria nas empresas em todos os setores.Apenas Prestacao de Servicos.
2025 - Atual
UNIGRANDEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Processor Adjunto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano de Sousa Pontes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?