Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e graduação em Tecnologia em Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2001). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui experiência como docente e profissional na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente com os temas relacionados à gestão da qualidade, melhoria contínua, sistemas de produção e gestão do conhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

2007 - 2011

Universidade Federal de São Carlos
Título: Gestão do conhecimento: Uma análise do setor automobilístico a partir de fatores contextuais da organização
Orientador: Prof. Dr. Manoel Fernando Martins
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Fatores contextuais; Análise multivariada; Setor Automobilístico.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Indústrias de Transformação.

Mestrado em Engenharia de Produção

2004 - 2006

Universidade Federal de São Carlos
Título: Análise exploratória da prática da melhoria contínua em empresas fornecedoras do setor automobilístico e de bens de capital certificadas pela norma ISO 9001:2000,Ano de Obtenção: 2006
Prof. Dr. Manoel Fernando Martins.Palavras-chave: Gestão da qualidade; Gestão da melhoria contínua; ISO 9001:2000; Cultura Organizacional; Indústria de bens de capital; Indústria automobilística. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade. Setores de atividade: Fabricação e Montagem de Veículos Automotores Para Transporte de Carga e Passageiros; Fabricação de Máquinas e Equipamentos, Inclusive Máquinas-Ferramenta.

Graduação em Tecnologia em Processos de Produção

1999 - 2001

faculdade de tecnologia de sao paulo
Título: Análise da gestão da qualidade em grupo semi-autônomo: Estudo de caso em uma empresa fabricante de válvulas
Orientador: Prof. Msc. Eduardo Silva Lisboa

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica de Automação

1995 - 1998

Centro Nacional de Tecnologia em Eletrônica e Automação do SENAI

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Logística.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gestão da Manutenção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Simpósio de Engenharia de Produção -SIMPEP. Gestão do conhecimento e Estrutura Organizacional. 2008. (Congresso).

XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. Cultura de aprendizagem e melhoria contínua: Múltiplos casos em empresas do setor automobilístico. 2008. (Congresso).

XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção ? ENEGEP. A relação entre grupos semi-autônomos e melhoria contínua. 2007. (Congresso).

III Semana Integrada das Engenharias.Gestão da qualidade na prestação de serviços. 2006. (Seminário).

IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI (FGV).As implicações da certificação ISO 9001:2000 nas atividades de melhoria contínua em empresas certificadas pela norma ISO 9001:2000. 2006. (Simpósio).

XII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP).Estratégia de produção em uma empresa de cosméticos. 2005. (Simpósio).

XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP).Estratégia de operações e prioridades competitivas. 2005. (Encontro).

XI Simpósio de Engenharia de Produção (ENEGEP).Modelo de melhoria contínua aplicado em empresas prestadoras de serviços. 2004. (Encontro).

III Fórum DataStream de Manutenção.III Fórum Datastream de Manutenção. 2003. (Simpósio).

3º Congresso de Tecnolgia - FATEC-SP. 3. Congresso de Tecnologia da FATEC-SP. 2001. (Congresso).

2º Congresso de Tecnologia - FATEC-SP. 2. Congresso de Tecnologia da FATEC-SP. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Murilo Gattás Arthus

Silva, A. L.;GONZALEZ, R. V. D.; LIMA, A.. Proposta de sistemática de apoio à decisão para aplicação de ferramentas lean em projetos de melhoria continua. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: André Luiz Teixeira

Alliprandini, D. H,; Mattos, C. A.;GONZALEZ, R. V. D.. Análise entre os níveis de maturidade da melhoria contínua e os estágios evolutivos da competitividade em operações de serviços hospitalares. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro Universitário FEI.

Aluno: Murilo Gattás Arthus

Silva, A. L.;GONZALEZ, R. V. D.; LIMA, A.. Seleção de ferramentas Lean para aplicação em projetos de melhoria contínua. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Bizzato

GONZALEZ, R. V. D.; MAROTTI, A.; PARRILLA, F.. Análise do processo de Troca Rápida de Ferramenta em uma empresa fabricante de vidros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André.

Aluno: Willian da Silva

GONZALEZ, R. V. D.; SCRAMIN, F. C. L.. Análise dos programas de melhoria contínua em empresas do setor metal mecânico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André.

Aluno: Fernando Gomes

GONZALEZ, R. V. D.; PARRILLA, F.; MAROTTI, A.. A Abordagem da Just in Time em uma empresa do setor alimentício. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André.

Aluno: Denise H

GONZALEZ, R. V. D.; SCRAMIN, D. R.; RIBEIRO, F. C.. Ikeda.O processo de internacionalização da companhia Vale do Rio Doce. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André.

Osório, W. R.; Silva, A. L.;GONZALEZ, R. V. D.; Esposto, K. F.; Lizarelli, F. L.. Concurso público para provimento de um cargo de professor doutor MS 3.1 na área de Engenharia, disciplinas Gestão da Cadeia de Suprimentos e Controle Estatístico da Qualidade. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Luis da Silva

MARTINS, Manoel Fernando; NAGANO, Marcelo Seido; Nakano, D.N.;TOLEDO, José Carlos deSILVA, Sergio Luis da. Gestão do Conhecimento: uma taxonomia a partir de fatores contextuais da organização. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Sergio Luis da Silva

MARTINS, Manoel FernandoSILVA, Sergio Luis da; NAGANO, Marcelo Seido; Nakano, D.N.. Gestão do Conhecimento: Tipologia de maturidade no setor de bens de capital e automobilístico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Marcelo Seido Nagano

MARTINS, M. F.; SILVA, Sérgio Luiz da; TOLEDO, J. C.;Nagano, Marcelo Seido; NAKANO, D. N.. Gestão do Conhecimento: Uma Taxonomia a Partir de Fatores Contextuais da Organização. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Marcelo Seido Nagano

MARTINS, M. F.; SILVA, Sérgio Luiz da;NAGANO, M. S.; NAKANO, D. N.. Gestão do Conhecimento: Tipologia de Maturidade no Setor de Bens de Capital e Automobisístico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Fernando César Almada Santos

MARTINS, M. F.; TOLEDO, J. C.;SANTOS, F. C. A.. Análise exploratória da prática de melhoria contínua em empresas fornecedoras do setor automobilístico e de bens de capital certificadas pela norma ISO 9001:2000. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

José Carlos de Toledo

TOLEDO, J. C.MARTINS, Manoel Fernando; SANTOS, Fernando Cesar Almada. Análise exploratória da prática da melhoria contínua em empresas fornecedoras dos setores automobilístico e de bens de capital certificadas pela Norma ISO 9001:200o. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

José Carlos de Toledo

MARTINS, Manoel FernandoTOLEDO, J. C.SILVA, Sergio Luis da; Nakano, D.N.; Nagano, M.S.. Gestão do conhecimento: uma taxonomia a partir de fatores contextuais da organização. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Davi Noboru Nakano

MARTINS, M. F.; SILVA, S. L.; TOLEDO, J. C.; NAGANO, M. S.;NAKANO, D. N.. Gestão do Conhecimento: uma taxonomia a partir de fatores contextuais da organização. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mirian Vicente

Maturidade em gestão do conhecimento: Uma análise a partir de fatores contextuais da organização; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Ana Carolina Rodrigues Ferro

A contribuição da subsidiária no processo de desenvolvimento de produtos de uma matriz multinacional americana: Estudo de caso em uma subsidiária brasileira do ramo de consumo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Manufatura) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Luis Claudemir Garcia Junior

Análise da percepção da qualidade em serviço de logística no transporte aéreo usando a escala Servqual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Andréia Moraes Ferreira

Impacto dos indicadores de mercado na fase de pré-desenvolvimento de produto; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Rubens Kyul Na Song

Mapeamento do fluxo logístico: Uma estudo de caso em uma empresa multinacional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Rodolfo de Campos Monteiro

Análise das informações relevantes ao pré-desenvolvimento do produto; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

João Paulo Faleiros Garcia

Estratégias utilizadas para redução dos sete desperdícios; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Felipe Jun Tajima

Manutenção Produtiva Total (TPM): Um estudo dos índices de desempenho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Maria Clara Girotto de Faria

A contribuição da gestão do conhecimento na melhoria da maturidade em gestão de projetos: Estudo de caso de uma empresa do setor sucroenergético; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Bárbara Christina Gabrigna Berto

Manufatura Enxuta: Uma avaliação do nível de implementação através de indicadores; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Jéssica Pinheiro Biscalquim

Manutenção Produtiva Total: Um estudo dos indicadores de desempenho de impllementação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Debora Soon Hwa Baek

Qualidade no desenvolvimento de produto; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Mariana de Almeida Viana

Sistema de medição de desempenho em serviços logísticos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Anderson Leandro Monteiro

Manutenção Produtiva Total e Gestão da Qualidade Total: Estudo de caso em uma empresa do setor de bens de consumo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Manufatura) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Gabriel Okamura

O estudo e análise dos aspectos da confiabilidade na produção enxuta: Um estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Gulherme Mendes de Oliveira

Estratégias para gestão do conhecimento: Aspectos conceituais e metodologias adotadas por empresas brasileiras e estrangeiras; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Thiago José Gonçalves

Estudo de caso aplicando-se a metodologia denominada APM - Agile project management na indústria automotiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Manufatura) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Claudio Holanda

Análise de um sistema integrado de manufatura: Estudo de caso na GM Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Amanda Muniz

Análise do cico de desenvolvimento de produto em uma empresa fornecedora do setor automotivo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Valdemir Ferreira da Silva; Wagner Medeiros

Organização do trabalho baseado no sistema Toyota de produção: Análise de múltiplos caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Carolina de Fatima Silva

Identificação dos pontos de gargalo numa operação de embarque e desembarque de navios de contêiner; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

CÉLIA R

dos Santos Xavier; Qualidade: relação cliente fornecedor; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

EMMANUEL G

Alexiou; Princípios e aplicações das ferramentas do sistema Toyota de produção em empresas de produção seriada e de produção sob encomenda; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Anderson Carlos de Oliveira

Aplicação do TQM para redução dos gaps dos processos de prestação de serviço; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Fundação Santo André; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Isabella Christine Santiago Dibbern

Relacionando melhoria contínua e estratégia organizacional; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Manufatura) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Carla Bertuccio de Oliveira

Alinhamento estratégico das ações de melhoria contínua; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Luan Hiago Rodrigues Lopes

A Gestão pelas Diretrizes como mecanismo de direcionamento estratégico da melhoria contínua: Estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Luiz Carlos Aparecido Messias Junior

Aprendizagem Organizacional e Melhoria Contínua em diferentes sistemas de produção: Make-to-Order e Make-to-Stock; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manoel Fernando Martins

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DA PRÁTICA DA MELHORIA CONTÍNUA EM EMPRESAS FORNECEDORAS DO SETOR AUTOMOBILÍSTICO E DE BENS DE CAPITAL CERTIFICADAS PELA NORMA ISO 9001:2000"; 2006; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Manoel Fernando Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ ; MARTINS, M. F. ; Melo, T.M . Gestão do conhecimento: Tipologia a partir dos fatores contextuais da organização. Transinformacao , v. 30, p. 249-266, 2018.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ ; DE MELO, TATIANA MASSAROLI . The effects of organization context on knowledge exploration and exploitation. JOURNAL OF BUSINESS RESEARCH , v. 90, p. 215-225, 2018.

  • TOLEDO, JOSE CARLOS ; GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ ; LIZARELLI, FABIANE LETÍCIA ; PELEGRINO, RENATO ARIMA . Lean production system development through leadership practices. MANAGEMENT DECISION , v. 56, p. MD-08-2017-0748, 2018.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ . Dynamic Capability: an analysis in multi-unit service providers. Produção (São Paulo) , v. 28, p. 1-14, 2018.

  • GONZALEZ, R. V. D. ; Melo, T.M . Linkage between dynamics capability and knowledge management factors: A structural equation model. MANAGEMENT DECISION , v. 55, p. 00-00, 2017.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ ; Melo, T.M . Inovação por exploração e explotação do conhecimento: um estudo empírico do setor automobilístico. GESTÃO & PRODUÇÃO (UFSCAR. IMPRESSO) , p. 1-15, 2017.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ . Knowledge management taxonomy in the Brazilian automotive industry. Knowledge Management Research & Practice , v. 15, p. 491-505, 2017.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ ; MARTINS, MANOEL FERNANDO . O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. GESTÃO & PRODUÇÃO , v. 24, p. 248-265, 2017.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ . Knowledge exploration and exploitation in team context. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE , v. 28, p. 1-21, 2017.

  • GONZALEZ, R. V. D. ; MARTINS, M. F. . Capability for continuous improvement. THE TQM JOURNAL (PRINT) , v. 28, p. 250-274, 2016.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ . Retenção de conhecimento em serviços. Perspectivas em Ciência da Informação (Online) , v. 21, p. 42-65, 2016.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ . Knowledge Management Process in Multi-Site Provision of Service. INTERNATIONAL JOURNAL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT , v. 12, p. 20-37, 2016.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ . Knowledge Retention in the Service Industry. INTERNATIONAL JOURNAL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT , v. 12, p. 45-59, 2016.

  • GONZALEZ, R. V. D. ; MARTINS, M. F. . Gestão do conhecimento: uma análise baseada em fatores contextuais da organização. Produção (São Paulo) , v. 25, p. 834-850, 2015.

  • GONZALEZ, R. V. D. ; MARTINS, M. F. . The implications of organisational characteristics on the knowledge management process. International Journal of Knowledge Management Studies (Print) , v. 6, p. 223, 2015.

  • GONZALEZ, R. V. D. ; MARTINS, M. F. . Um estudo teórico das características organizacionais que influenciam a gestão do conhecimento nas organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento , v. 5, p. 14-34, 2015.

  • GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ ; MARTINS, MANOEL FERNANDO . Competências habilitadoras da melhoria contínua: estudo de casos em empresas do setor automobilístico e de bens de capital. GESTÃO & PRODUÇÃO , v. 22, p. 725-742, 2015.

  • 2014 GONZALEZ, RODRIGO VALIO DOMINGUEZ ; MARTINS, MANOEL FERNANDO . Mapping the organizational factors that support knowledge management in the Brazilian automotive industry. Journal of Knowledge Management , v. 18, p. 152-176, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GONZALEZ, R. V. D. . Aplicação de FMEA nas atividades de manutenção. 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A relação entre gestão do conhecimento e estrutura organizacional no setor de serviços, Descrição: A importância do conhecimento como ativo organizacional capaz de gerar vantagem competitiva é um conceito que tornou consolidado nas últimas décadas. Em decorrência desta importância, a gestão do conhecimento (GC) tornou-se um tema central a fim de garantir a competitividade. A GC pode ser definida como o esforço gerencial a fim de promover a aquisição e criação de conhecimento, bem como sua disponibilização aos indivíduos e grupos da organização, visando sua utilização ou reutilização, sustentando um ciclo do conhecimento dentro da organização. Para atingir este objetivo, a organização precisa criar um contexto organizacional, voltado à aprendizagem e compartilhamento do conhecimento entre indivíduos, grupos e departamentos da organização. Neste contexto, a estrutura organizacional torna-se um fator que influencia diretamente a prática da GC, pois ela se relaciona com a forma como o conhecimento é retido ou formalizado, com a autonomia e poder de decisão concedida aos indivíduos e com a integração dos funcionários de diferentes departamentos e áreas da organização. Desta forma, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o impacto das características da estrutura organizacional sobre as três etapas que definem o processo de GC (aquisição, distribuição e utilização de conhecimento) em empresas do setor de serviços especializados. Para atingir este objetivo esta estudo adota um método quantitativo, baseado em pesquisa survey e utiliza modelagem de equação estrutural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Gestão do conhecimento e capacidade dinâmica: Análise dos setores automobilístico e de bens de capital, Descrição: Uma vez que conhecimento é um recurso econômico ou meio de produção, delinear uma organização voltada para o conhecimento, definindo elementos estruturais e culturais que possibilitem a gestão eficaz do conhecimento, é um fator crítico para o sucesso destas empresas. Dessa forma, a missão principal da GC é criar um contexto organizacional que estimule o desenvolvimento de novos conhecimentos, por meio da aprendizagem explorativa e explotativa (March, 1991) ou de single e double loop, além de criar artifícios que possibilitem a retenção do conhecimento, seja este tácito ou explícito, a fim de que o mesmo possa ser distribuído aos indivíduos da organização para sua utilização em atividades de rotina, melhoria incremental ou inovação, gerando vantagem competitiva. Zheng et al. (2010) e Lytras e Pouloudi (2006) enfatizam a importância do desenvolvimento de uma cultura e estrutura organizacional, que fomentem o sentido de cooperação e troca de informação entre grupos e indivíduos, e também do desenvolvimento da mão de obra (agente responsável pela manifestação do conhecimento) para o êxito da GC. As organizações desenvolvem internamente fatores, denominados, nesta pesquisa, de contextuais. Tal denominação deve-se ao fato de que estes estabelecem o comportamento organizacional, do ponto de vista cultural, dos recursos humanos e de suas formas de relacionamento, da estrutura e do modo como o conhecimento é desenvolvido e absorvido, os quais se relacionam com o processo de GC. Levando-se em consideração que estes fatores promovem o processo de GC e, além disso, a capacidade em gerenciar o conhecimento influencia diretamente a capacidade dinâmica das organizações (Tseng; Lee, 2014), isto é, a capacidade de uma organização reconstruir competências e inovar seus processos (Lee et al., 2013; Zheng et al., 2010), este trabalho tem como objetivo avaliar a influência dos fatores organizacionais que sustentam a GC em relação à capacidade dinâmica e inovativa. Para alcançar este objetivo esta pesquisa utiliza a combinação do método quantitativo survey e qualitativo estudo de caso em empresas dos setores automobilístico e de bens de capital. Ao final da pesquisa, espera-se determinar uma estrutura de fatores que promovem a GC nas empresas destes dois setores, bem como avaliar a influência de cada fator em relação à capacidade dinâmica organizacional. Além disso, esta pesquisa tem como objetivos secundários analisar as diferenças quanto ao desenvolvimento dos fatores mapeados nas indústrias automobilística e de bens de capital, e também, identificar as práticas organizacionais relacionadas aos fatores mapeados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    O impacto da gestão do conhecimento sobre a atividade inovativa: Um estudo dos setores automobilístico e de bens de capital, Descrição: O conceito que o conhecimento organizacional é capaz de gerar vantagem competitiva via atividade inovativa é bastante consolidado no mundo acadêmico e corporativo. Neste contexto, a eficiência do processo de gestão do conhecimento (GC), representado pelas fases de aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento, torna-se essencial para as organizações reconstruírem suas competências internas, sustentando a capacidade dinâmica e de inovação. Levando-se em consideração que a eficiência da GC é extremamente dependente do desenvolvimento de fatores contextuais internos às organizações que fomente este processo, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os efeitos dos fatores contextuais da organização em relação à capacidade dinâmica e inovativa de empresas do setor automobilístico e de bens de capital. Tendo em vista que estes fatores são desenvolvidos internamente e de forma bastante particular em cada organização, pode-se afirmar que as empresas possuem, consequentemente, capacidades distintas de construir capital intelectual que encerre em inovação. Também faz parte do escopo da pesquisa a descrição das práticas organizacionais em torno de cada fator identificado. Para atingir este objetivo a pesquisa combina abordagem quantitativa, envolvendo análise multivariada de dados, como análise fatorial, análise cluster e modelagem de equações estruturais, e qualitativa, no que se refere à descrição das melhores práticas via estudo de caso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Melhoria contínua sob a óptica da Gestão do Conhecimento: Um estudo empírico do setor automobilístico, Descrição: A melhoria dos processos organizacionais é um assunto que vem sendo discutidos por estudiosos há muitos anos, desde os primeiros artigos publicados por Deming, Juran, Ishikawa, Crosby e Feigenbaum, e tal discussão tornou-se mais aprofundada frente à necessidade constante de melhorias, exigidas pelo sistema Toyota de produção em sua abordagem Enxuta. Os estudos mais recentes têm salientado a importância da conjunção dos temas melhoria, aprendizagem e gestão do conhecimento (GC) a fim de se obter resultados positivos em termos de melhoria dos processos produtivos, e ainda enfatizam o conhecimento como principal ativo organizacional e a necessidade emergente de gerenciar este ativo para o aumento e manutenção da competitividade. Tendo em vista a importância da GC para a sustentabilidade dos programas de melhoria contínua e a congruência existente entre estes conceitos, esta pesquisa tem por objetivo mapear os fatores organizacionais que sustentam o processo de GC no âmbito organizacional, além de elencar as principais práticas que as organizações desenvolvem com esta finalidade. Para atingir este objetivo esta pesquisa utiliza uma intersecção entre o método quantitativo survey e o método qualitativo de estudo de caso. O primeiro visa levantar os fatores da organização que direcionam o processo de GC, e o método qualitativo enriquece este levantamento, descrevendo as práticas desenvolvidas pelas organizações que sustentam a GC e a prática da melhoria contínua.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciência Aplicadas. , Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jardim Santa Luiza, 13484350 - Limeira, SP - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor MS-3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2017

      Ensino, Doutorado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Qualidade e Produtividade nas organizações

    • 08/2017

      Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Qualidade e Produtividade nas organizações

    • 07/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciência Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro docente permanente do programa de pós graduação em Administração.

    • 08/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro titular da comissão de biblioteca da Faculdade de Ciências Aplicadas.

    • 04/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Produção.

    • 03/2012

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Produtos, Engenharia da Qualidade, Estatística, Gestão da Qualidade, Gestão de Operações, Gestão de Projetos

    • 12/2013 - 10/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciência Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro Titular da comissão de recepção de calouros.

    • 03/2013 - 08/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro suplente da comissão de bliblioteca.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2011 - 03/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Coordenador de atividades complementares do curso de Engenharia de Produção.

    • 04/2011 - 03/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, .,Cargo ou função, Comissão de Graduação do Departamento de Engenharias e Computação.

    • 03/2010 - 03/2012

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle da qualidade, Diagnóstico de processos Produtivos I, Gestão da qualidade, Gestão e Sistemas de Produção

  • 2005 - 2010

    Centro Universitário Fundação Santo André

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 09/2005 - 03/2010

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle Estatístico da Qualidade, Confiabilidade, Gerenciamento de projetos e custos, Gestão da Manutenção, Projeto de Instalações, Administração e Economia, Projeto de Serviços

  • 2006 - 2008

    Liceu de Artes e Oficios - SP

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8

    Atividades

    • 01/2006 - 02/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Gestão da Qualidade, Sistemas de produção

  • 2003 - 2005

    Avon Industrial

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2003 - 05/2005

      Serviços técnicos especializados , Engenharia Industrial, .,Serviço realizado, Coordenação de atividades Kaizen; Coordenação de equipes de manutenção preventiva; Elaboração de planos de manutenção preventiva; Elaboração de procedimentos para mini-fábricas; Implantação da Manutenção Produtiva Total (TPM) nas mini-fábricas; Implantação do software de gestão da manutenção DataStream 7i; Participação no Projeto Excelência na Manufatura.

    • 01/2003 - 05/2005

      Treinamentos ministrados , Engenharia de Manutenção e Projetos, .,Treinamentos ministrados, Manutenção Produtiva Total (TPM) para operadores e supervisores das mini-fábricas, Operação do software de gestão da manutenção - DataStrem 7i

  • 2000 - 2003

    Asea Brown Boveri

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2001 - 01/2003

      Treinamentos ministrados , Departamento de Engenharia de Manutenção, .,Treinamentos ministrados, Manutenção Produtiva Total (TPM), Planejamento e controle da manutenção (PCM)

    • 02/2000 - 01/2003

      Serviços técnicos especializados , Engenharia Industrial, .,Serviço realizado, Atuação em projetos de melhoria de confiabilidade de equipamentos; Coordenação de célula de produção; Coordenação de equipes de manutenção preventiva; Elaboração de planos de manutenção preventiva; Implantação da TPM (Manutenção Produtiva Total); Implantação do índice de OEE nos equipamentos industriais.

  • 1997 - 1999

    Sunnyvale Comércio e Representações

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico Trainee, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.