Marcos José Anderson

Especialista em Filosofia Clínica pelo IMFIC - Instituto Mineiro de Filosofia Clínica - polo Campinas. Graduado (Licenciatura Plena) em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Possui ampla experiência na área educacional e na área técnica mecânica industrial. Atualmente é professor autônomo, (https://academiadoestudante.wordpress.com), de matemática e orientador educacional de jovens. Principais linhas de trabalho: Professor de Matemática e Educador Social em Programas de Aprendizagem Comercial e Industrial.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Filosofia Clínica

2014 - 2016

Instituto Mineiro de Filosofia Clínica
Título: A Filosofia Clínica no Universo Jovem: uma experiência
Orientador: Márcio José Andrade da Silva

Graduação em Licenciatura em Matemática

2007 - 2011

Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Técnico em Mecânica

1995 - 1998

Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em O Mundo como Representação em Filosofia Clínica. (Carga horária: 40h). , Instituto Packter, IP, Brasil.

2013 - 2013

Integração Educacional: Jeito Senac de Educar. (Carga horária: 12h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.

2013 - 2013

História da Filosofia Contemporânea I. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

MAT_0128 Software de domínio público GeoGebra. (Carga horária: 8h). , IMECC-UNICAMP, IMECC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Professores de Matemática do Projeto CNPq/PADCT. (Carga horária: 35h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

1997 - 1997

Treinamento em Prevenção de Acidentes p/ CIPEIROS. (Carga horária: 18h). , Serviço Social da Industria SESI (SP), SESI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Desenhos/Projetos Mecânicos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática.

Participação em eventos

Colóquio de Filosofia e História da Educação. 2015. (Encontro).

Colóquio Unicamp Ano 50 Lógica e Pensamento Crítico. 2015. (Seminário).

II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral. Conflito nas Instituições educativas: Perigo ou Oportunidade?. 2011. (Congresso).

1° Seminário Nacional de Aprendizagem FEBRAEDA.Seminário Aprendizagem Profissional. 2010. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor de Educação Profissional, Carga horária: 25

Outras informações:
Docente no Programa Aprendizagem. Conteúdos trabalhados: (Organização dos Serviços Administrativos e Comerciais, Atitude Empreendedora, Informática Aplicada à Corporação, Ambientação Profissional I e II, Rotinas Básicas nos Serviços Administrativos e Comerciais, Responsabilidade Socioambiental, Tendências e Perspectivas em Gestão e Negócios, Saúde e Segurança no Trabalho e Qualidade no Atendimento) do curso de Gestão & Negócios para jovens aprendizes do setor comercial. Docente no curso de Auxiliar de Escritório. Conteúdos trabalhados: (cálculos utilizados no cotidiano, unidades de medida padronizada, operações fundamentais com números naturais, inteiros e racionais, de maneira lógica, para resolução de problemas em contextos sociais e profissionais, criação de tabelas, análise e interpretação de gráficos IBGE - Censo 2010).

2012 - 2012

Escola Estadual jornailsta Roberto Marinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor Contratado por prazo determinado pelo Governo do Estado. Lecionar disciplinas de Matemática e Física para o Ensino Médio regular.

2012 - 2012

Educandário Eurípedes Creche Mãe Luzia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 8

Outras informações:
Educador Social no Programa Aprendizagem. Lecionar disciplinas do curso de preparação de jovens para o mercado de trabalho nos setores bancários, comerciais e industriais.

2011 - 2011

Escola SENAI- Roberto Mange

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Aplicada, Carga horária: 26

Outras informações:
Professor de Matemática Aplicada do Centro de Aprendizagem Industrial Contratado como prestador de serviço pessoa física - Autônomo- por prazo determinado

2008 - 2011

CIRCULO DE AMIGOS DO MENOR PATRULHEIROS DE CAMPINAS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Ensino e Aprendizagem de Serviço, Carga horária: 20

Outras informações:
Lecionar matemática básica e Arcos Ocupacionais em Serviços administrativos à jovens do Programa Aprendizagem.

2005 - 2005

Prestcad Com. Informática e Engenharia Ltda

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Desenhista, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenho de dispositivos mecânicos, detalhamento de conjuntos, desenho civil, e desenho de tubulações.

2001 - 2004

Trans-Tel Conti & Cia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenhista Mecânico, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenhos de conjuntos de dispositivos mecânicos, detalhamento de conjuntos, desenho civil e projeto de dispositivos mecânicos.

2000 - 2001

ONÇA Indústrias Metalúrgicas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenhista Mecânico, Carga horária: 44

Outras informações:
Desenhos e projetos de polias e alavancas de câmbio do setor automotivo.

2016 - Atual

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Cursos Livres, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de planos de cursos e de aulas, suporte pedagógico para a coordenação e equipe de monitores, acompanhamento e orientação de alunos, elaboração de relatórios.