José João da Silva
Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Maranhão (2000). Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco Rio de Janeiro (2008), Especialista em: Educação Especial, Psicopedagogia, Atendimento Educacional Especializa (AEE). Especialização em Gestão Escolar. Funcionário Publico efetivo municipal de Imperatriz, MA desde 1998 trabalha área de Educação, com ênfase em Educação Especial, desde 1992. Atuou como Secretário de Educação no município de Governador Edson Lobão no período de Outubro de 2014 a 31.12.2016. Atualmente exerce a função de professor itinerante do Setor de Inclusão e Atenção a Diversidade - SIADI que direciona politicas publicas para a viabilização da inclusão contemplando eixos de pessoa com deficiência, meio ambiente, relações étnico raciais, gênero e diversidade na rede municipal de Imperatriz MA, além de atuar como Vice presidente da APAE/Imperatriz MA, onde desenvolve um trabalho de artes para pessoas com deficiência. É professor titular no curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE da Faculdade São Marcos nas disciplinas Educação Especial I e II, Orientação Psicopedagógica.
Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Gestão Escolar
2018 - 2019
Faculdade São Marcos
Título: Gestão escolar inclusiva
Orientador: Fabiano Teixeira da Cruz
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
2010 - 2011
Universidade Federal do Ceará
Título: A Inclusão do Síndrome de Down com Deficiência Intelectual
Orientador: Ana Maria Costa
Especialização em Gestão da Saúde Pública
2009 - 2010
Faculdade Reunida
Título: A Atuação da Família nos Procedimentos Profiláxicos
Orientador: Claúdia da Silva Moreira
Especialização em Psicopedagogia
2005 - 2006
Faculdade de Teologia Hokemah
Título: Dificuldade de Aprendizagem
Orientador: José Expedito Dias Reis
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL
2004 - 2005
Universidade Estadual do Maranhão
Título: A INCLUSÃO DO PORTADOR DE SÍNDOME DE DOWN
Orientador: Francisco Almada
Graduação em Licencenciatura em Pedagogia
2004 - 2008
Universidade Castelo Branco
Título: Proposta para inclusão do Síndrome de Down
Orientador: Francisco Almada
Graduação em CIENCIAS BIOLÓGICAS
1996 - 2000
Universidade Estadual do Maranhão
Título: SEXUALIDADE DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN
Orientador: GEOVANIA
Formação complementar
2016 - 2016
Direitos e Desafios da Comunidade Surda de Imperatriz MA. (Carga horária: 24h). , INSTITUTO SOCIOCULTURALDOS SURDOS DO SUL DO MARANHÃO, ISSULLMA, Brasil.
2014 - 2014
3º Congresso Municipal de Educação de Imperatriz. (Carga horária: 25h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2012 - 2012
A Primeira Infância Indígena no Maranhão: um diálogo entre culturas. (Carga horária: 16h). , PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ MA, PMI, Brasil.
2012 - 2012
Diálogo Entre Culturas. (Carga horária: 16h). , Governo do Estado do Maranhão, GOVERNO/MA, Brasil.
2012 - 2012
A escola aprendendo com as diferenças. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação - Imperatriz MA, SEMED, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Iniciação à Libras e Libras em Contexto. (Carga horária: 120h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ MA, SEMED, Brasil.
2011 - 2011
II CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- IMPERATRIZ MA. (Carga horária: 14h). , PROJECTA, PROJECTA, Brasil.
2009 - 2009
Sorobã. (Carga horária: 40h). , Associação de Deficientes Visuais de Imperatriz MA, ASDEVI, Brasil.
2009 - 2009
Análise das Diretrizes do MEC para a Educação Básica. (Carga horária: 20h). , Escola de Formação de Governantes, EFG, Brasil.
2008 - 2008
Jornada de Estudos Pedagógicos. (Carga horária: 40h). , Fundação de Ensino Superior de Teologia Maranhense, FESTEMA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Formação de Instrutor de Trânsito Teórico/Prático. (Carga horária: 128h). , SEST SENAT, SEST SENAT, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Formação Continuada Educação Inclusiva. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2005 - 2005
Projeto Educar na Diversidade. (Carga horária: 16h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2004 - 2004
ARCO - Aprendizagem Reconstrutiva do Conhecimento. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação - Imperatriz MA, SEMED, Brasil.
2002 - 2002
III Seminário sobre Preceitos Trabalhistas em Imperatriz MA. (Carga horária: 16h). , Ministério do Trabalho e Emprego, DRT MA, Brasil.
2001 - 2001
XX Congresso Nacional das APAEs. (Carga horária: 6h). , Federação Nacional das APAEs, FENAPAE, Brasil.
2001 - 2001
I Semana da Constituinte da educação de Imperatriz. (Carga horária: 80h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ MA, SEMED, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SILVA, J. J. . Fazeres e Saberes Integrado ao Cotidiano da Educação. 2014. (Outro).
SILVA, J. J. . Seminário de Educação Inclusiva: direito a Diversidade. 2012. (Outro).
SILVA, J. J. . Educação Especial. 2012. (Outro).
SILVA, J. J. . Formação Continuada. 2011. (Outro).
SILVA, J. J. . Formação Ler o Mundo Escrever a vida: a construção do sujeito com deficiência e sua relação com o conhecimento. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Formação para Cuidadores.O cuidador e a inclusão do aluno com deficiência. 2017. (Outra).
Perspectivas da Inclusão para pessoas com TEA - Transtorno de Espectro Autista. Perspectivas da Inclusão para pessoas com TEA - Transtorno de Espectro Autista. 2017. (Exposição).
Perspectivas Pedagógicas para a pessoa com Síndrome de Down.Perspectivas Pedagógicas para a pessoa com Síndrome de Down. 2017. (Encontro).
A Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual. A Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual. 2016. (Exposição).
IV Reunião Anual de pesquisa dos Projetos CAPES PROESP/PROCAD-NF.Mesa Dialógica. 2013. (Outra).
Fazeres e Saberes Integrado ao Cotidiano da Educação.Relações e Direitos Humanos. 2012. (Outra).
Seminário de Educação Inclusiva: direito a diversidade.Quem são os alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento?. 2012. (Seminário).
VII Seminário do Programa Educação Inclusiva:direito à diversidade.Quem são os alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento?. 2012. (Seminário).
Formação Ler o Mundo Escrever a vida: a construção do sujeito com de deficiência e sua relação com o conhecimento.Deficiência Intelectual. 2011. (Outra).
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS PÓLO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE VA:. 2007. (Outra).
PROGRAMA APRENDIZAGEM RECONSTRUTIVA DO CONHECIMENTO. 2004. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. J. . Seminário de Educação Inclusiva: direito a Diversidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Faculdade de Ciencias de Wenceslau BrazVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Disciplina de férias, Carga horária: 20
2009 - Atual
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Educação Especial, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José João da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?