Everton Sena Santos

Geógrafo. Bacharel e licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2008. Especialista em Gestão Ambiental e Geoprocessamento pelo Centro Universitário de Belo Horizonte em 2011. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia:Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 2013 - linha de pesquisa Meio Ambiente, grupo temático Geodinâmica Ambiental (Projeto em parceria com a UNESP, Rio Claro-SP e financiado pela FAPESP). Docente do Curso de Geografia da Faculdade Pedro II (FAPE2), Belo Horizonte-MG. Coordenador do Curso de Geografia da Faculdade Pedro II (FAPE2), Belo Horizonte-MG. Professor da modalidade Fundamental II, do Colégio Santo Antônio, Belo Horizonte-MG.

Informações coletadas do Lattes em 12/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Tratamento da Informação Espacial

2011 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Caracterização e aspectos genéticos de formações superficiais do Planalto de Diamantina, Espinhaço Meridional-MG,Ano de Obtenção: 2014
Guilherme Taitson Bueno.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Planalto de Diamantina; Formações Superficiais; Autoctonia; Aloctonia.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: geomorfologia.

Especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento

2010 - 2011

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH
Título: Parques urbanos e a contribuição de imagens landsat no levantamento de aspectos ambientais: Estudo de caso do Parque Fernão Dias-MG
Orientador: Nádia Pinheiro dos Santos

Graduação em Geografia

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Análise Sócio-Ambiental do Parque Fernão Dias
Orientador: Magda Diniz Tezzi
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MINAS, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2014

Análise Espacial Multicritérios. (Carga horária: 12h). , GEOCONSULTING - Treinamento e Consultoria em Geotecnologia, GEOCONSULTING, Brasil.

2014 - 2014

Geodatabase Multiusuários. (Carga horária: 24h). , GEOCONSULTING - Treinamento e Consultoria em Geotecnologia, GEOCONSULTING, Brasil.

2014 - 2014

Modelagem de Processos. (Carga horária: 8h). , GEOCONSULTING - Treinamento e Consultoria em Geotecnologia, GEOCONSULTING, Brasil.

2014 - 2014

GIS Aplicado aos aspectos fisiográficos. (Carga horária: 12h). , GEOCONSULTING - Treinamento e Consultoria em Geotecnologia, GEOCONSULTING, Brasil.

2014 - 2014

GIS Avançado com Aplicação Prática. (Carga horária: 12h). , GEOCONSULTING - Treinamento e Consultoria em Geotecnologia, GEOCONSULTING, Brasil.

2014 - 2014

Introdução ao Geodatabase - Personal e File. (Carga horária: 16h). , GEOCONSULTING - Treinamento e Consultoria em Geotecnologia, GEOCONSULTING, Brasil.

2011 - 2011

Laterização e seus produtos. (Carga horária: 15h). , Ecocentro Escarpas do Caraça, COCENTRO, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Atividades de Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , Grupo Cinco Elementos (Educação Ambiental), CINCO ELEMENTOS, Brasil.

2007 - 2007

Estudos Ambientais e Educacionais. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso de AutoCAD MAP 2000. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso de AutoCAD MAP 2000. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso de Introdução a Espeleologia. (Carga horária: 16h). , Associação dos Amigos do Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, AADG, Brasil.

2006 - 2006

Educação e os Direitos Humanos. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Mini Curso Orientação em Bússula e GPS. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Pouco, Lê Pouco.

Organização de eventos

SANTOS, E. S. . Comissão Organizadora do debate entre os candidatos ao cargo de Prefeito do Município de Divinópolis/MG. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Encontro do Grupo de Educadores Google Belo Horizonte: Design de Games. 2019. (Encontro).

IX Semana Teológica do Curso de Teologia para Leigos.Principais questões ambientais da atualidade: desafios e perspectivas. 2019. (Outra).

Interpretações Geográficas: Espacialidade e Práticas de Ensino. 2016. (Oficina).

1ª JORNADA CIENTÍFICA DA UEMG.CERRADOS DO BRASIL. 2014. (Outra).

Google Earth - Noções Básicas. 2014. (Oficina).

LAUC 2014 - Esri America User Conference. 2014. (Outra).

I Seminário de Redução de Resíduos de Contagem-MG. 2013. (Seminário).

XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2013. (Simpósio).

XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Caracterização dos solos de uma vertente representativa da superfície cimeira do Planalto de Diamantina, Parque Estadual do Biribiri / Diamantina-MG. 2013. (Simpósio).

A cartografia as novas tecnologias e suas aplicabilidade nos estudos ambientais.A cartografia as novas tecnologias e suas aplicabilidade nos estudos ambientais. 2012. (Outra).

Palestra ?estrutura de projetos de pesquisa, no âmbito da disciplina Metodologia de Pesquisa: elaboração de projetos.Palestra ?estrutura de projetos de pesquisa, no âmbito da disciplina Metodologia de Pesquisa: elaboração de projetos. 2012. (Outra).

X Seminário Cláudio Peres de Práticas de Ensino e Geografia Aplicada.Elaboração e interpretação de mosaicos de relevo a partir de imagens SRTM. 2012. (Seminário).

"The Changing Environment of Egypt" - Dr. Atef Abdel-Hamid (Palestre). 2011. (Outra).

31 Congresso Brasileiro de Espeleologia. 2011. (Congresso).

A Laterização e seus Produtos: Solos Lateríticos, Lateritas e Cangas. 2011. (Oficina).

Cidade Saudável\Sustentável: Conceitos, indicadores e resultados práticos e ?mobilidade e acessibilidade urbana?. 2011. (Outra).

Congresso Brasileiro de Espeleologia. Panorama Inicial dos Estudos Pedológicos em Regiões de Carste Tradicional. 2011. (Congresso).

Espaço e representação: múltiplos olhares. 2011. (Outra).

IX Seminário Cláudio Peres de Prática de Ensino e Geografia Aplicada.Caracterização dos Solos ao longo de uma vertente representativa: Estudo de Caso da Cabeceira de Drenagem do Córrego da Roda - Parque Estadual do Biribiri - Diamantina-MG. 2011. (Seminário).

Erosão e Controle de Sedimentos - DEFLOR/CREA-MG. 2010. (Oficina).

Gestão de Resíduos da Construção Civil - CMRR/MG. 2010. (Oficina).

Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde - CMRR/MG. 2010. (Oficina).

Meio Ambiente e cidade no contexto da sustentabilidade - CREA/MG. 2010. (Seminário).

Seminário Meio Ambiente e Cidade no Contexto da Sustentabilidade. 2010. (Seminário).

I Mostra Intervenções Urbanísticas na RMBH: Transformações recentes na Região Norte. 2009. (Outra).

VI Seminário Claudio Peres de Prática de Ensino e Geografia Aplicada: Desafios Ambientais e a Geografia ? mudanças, vulnerabilidades e interfaces. 2008. (Seminário).

XVII ENEG ? Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia: Geografia e os Desafios na Amazônia do Século XXI.Formação de Educadores Ambientais em Agricultura Urbana. 2008. (Encontro).

22 Ciclo de palestras do núcleo de estudos em Teologia ?Amazônia: Terra de povos, esperança de humanidade?. 2007. (Outra).

Atividade de Educação Ambiental: Dia Limpo.Atividade de Educação Ambiental: Dia Limpo. 2007. (Oficina).

Mostra de Pesquisa em Geografia: Estudos Ambientais e Estudos Educacionais. 2007. (Seminário).

Seminário de Agricultura Urbana.Seminários de formação temática em agricultura urbana, educação ambiental, educação popular e saber popular.. 2007. (Seminário).

V Seminário Claudio Peres de Prática de Ensino e Geografia Aplicada. 2007. (Seminário).

XVI ENEG ? Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia: a atuação do movimento estudantil de Geografia e a transformação sócio-espacial do Brasil. 2007. (Encontro).

A Educação e os Direitos Humanos ? A Inclusão das Pessoas com Deficiência. 2006. (Oficina).

Introdução à Espeleologia. 2006. (Oficina).

IV Seminário ?Cláudio Peres? de Prática de Ensino e Geografia Aplicada ? Temática: Geografia, ciência plural: os múltiplos olhares da Geografia. 2006. (Seminário).

Seminário Ecolatina.Sustentabilidade Ambiental da Industria de Petróleo Gás e Energia. 2006. (Seminário).

III Seminário Claudio Peres de Prática de Ensino e Geografia Aplicada. 2005. (Seminário).

Encontro de Geografia Aplicada ? Enfoque em Geografia Física: Geoindicadores. 2004. (Encontro).

Mini Curso Orientações: Bússola e GPS. 2004. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Luzia Apoliana Brito e Ronan Lima dos Santos Nogueira

BIBIANO, M. G. M.; ARCEBISPO, L. E. S.;SANTOS, E. S.. MOVIMENTO QUARTEIRÃO DO SOUL EM BELO HORIZONTE-MG: Uma reflexão a partir da perspectiva do sujeito - um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Isabela Nascimento de Almeida e Israel Rodrigues Souza

BRAGA, A. E.; PARREIRA, R. B.;SANTOS, E. S.. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: Percepções dos alunos do 6 ano do Ensino Fundamental da E. M. Professor Ondina Nobre frente a poluição do Córrego do Capão em Belo Horizonte-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Eliezer Gonsalvez Oliveira e Marco Aurélio Marinho Correa

BIBIANO, M. G. M.; ARCEBISPO, L. E. S.;SANTOS, E. S.. GEOGRAFIA VISUAL PARA ALUNOS COM SURDEZ: Cartografia e os desafios da prática docente - Estudo de caso da Escola Estadual Francisco Sales. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Thaís Pereira de Lima

BIBIANO, M. G. M.;SANTOS, E. S.; BRAGA, A. E.. CULTURA POPULAR E RELIGIOSIDADE EM BALDIM-MG, FESTA DE AGOSTO: Rosário e São Bernardo - Estudo de Caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Maria Beatriz Pereira e José Menezes Barbosa

ARCEBISPO, L. E. S.; BRAGA, A. E.;SANTOS, E. S.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Uma estratégia de mudança efetiva na Escola Municipal João Lopes Gontijo em Ribeirão das Neves-MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Camila Viana e Silva & Rogério Vieira de Souza

ARCEBISPO, L. E. S.; BIBIANO, M. G. M.;SANTOS, E. S.. ORDENAMENTO E APROPRIAÇÃO D ESPAÇO URBANO DA AVENIDA AFONSO PENA: UM ESTUDO DE CASO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Natalina de Jesus dos Santos Gonçalves

BIBIANO, M. G. M.; ARCEBISPO, L. E. S.;SANTOS, E. S.. COMUNIDADE DOS ARTUROS: limites e possibilidades de um povo tradicional e a produção do espaço urbano de Contagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Célia Espíndola Souza e Euzeni Alvarenga de Aguiar

BRAGA, A. E.; OLIVEIRA, R. L.;SANTOS, E. S.. A IMPORTÂNCIA DO USO DA CARTOGRAFIA E DOS MAPAS MENTAIS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS DOS 7 E 9 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Aluno: Leandro Luiz Baeça

TEIXEIRA, A. P.; ARCEBISPO, L. E. S.;SANTOS, E. S.. O DESCASO COM A GEOGRAFIA: COMO É FEITA A APLICAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II.

Orientou

Jaílson José Farias; Kayle Felipe Vieira Roberto

PANORAMA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, NA REDE DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA EM BELO HORIZONTE-MG: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Rose Lane Guimarães; Geraldo Martins de Morais

A noção de orientação espacial no ensino de Geografia no cotidiano do cego; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Fabricio Eduardo de Assis Maia; Leandro Moreira Gontijo

OS MAPAS MENTAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: Estudo de caso da Escola Municipal Estudante Leomar Sadra, Contagem-MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Flávio Moreira da Silva

GEOGRAFIA DO CRIME, SINISTROS DO MEDO: A contribuição da ciência geográfica na análise espacial dos crimes de assassinatos em série; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Jeosafá Alves de Lima; Nívea Aquino Murta

CONSERVAÇÃO DE NASCENTES EM MEIO URBANO: Um estudo de caso da nascente Europa, Contagem-MG; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Davi Ferreira de Matos; Isabela Ribeiro de Sousa

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Análise da Escola Municipal Doutor Lund em Lagoa Santa, Minas Gerais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Anna Carolina Ferreira da Silva; José Roberto Lima

ANÁLISE URBANA E A PERSPECTIVA GEOGRÁFICA DOS CEMITÉRIOS DE BELO HORIZONTE-MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Ernane Xavier de Lima Junior; Leandro Wagner Monteiro dos S

PARQUE MATA DAS BORBOLETAS: Considerações de uma área de proteção ambiental na produção do espaço urbano; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Aracy Cirino Rodrigues; Elon Mendes da Silva

O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Investigações sobre a metodologia aplicada na Escola Municipal Paulo Mendes Campos em Belo Horizonte-MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Faculdade Pedro II; Orientador: Everton Sena Santos;

Outras produções

SANTOS, E. S. ; OLIVEIRA, R. H. ; SANTANA, S. A. ; SANTOS, A. L. V. ; ARAUJO, B. S. ; PIRES, C. A. A. ; DAYAN, N. P. . Plano de Governança de Dados Espaciais de Contagem. 2015.

SANTOS, E. S. ; PIRES, C. A. A. ; ARAUJO, B. S. ; VILACA, A. L. ; DAIAN, N. P. . Capacitações e Serviços Técnicos Especializados para atender os usuários de Geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Contagem. 2014.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Faculdade Pedro II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Geografia, Carga horária: 4

2013 - Atual

Prefeitura Municipal de Contagem

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Geoprocessamento, Carga horária: 40

2009 - 2009

Escola Estadual Mourthé de Araújo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 18

Outras informações:
Contratado através de processo de designação, para exercer o cargo de professor de Geografia no ensino fundamental.

2009 - 2009

Escola Estadual Madre Carmelita

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 18

Outras informações:
Contratado através de processo de designação, para exercer o cargo de professor de Geografia no ensino fundamental e médio.

2008 - 2008

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Aprovado no processo de seleção n 23062.005192/08-15, onde o CEFET-MG Unidade Divinópolis contrata meus serviços para exercer a função de Professor Substituto de Geografia, incluindo as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração, que me forem atribuídas, particularmente aquelas da Coordenação da Área de Cultura Geral.

2007 - 2008

Grupo Tectran

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliar no desenvolvimento de atividades de consultoria e desenvolvimento de projetos em Transporte, Logística e Distribuição, Estudos de Localização de Empresas e Centros de Serviços, além de Estudos de Impacto de Empreendimentos, no Ambiente Urbano e Regional, utilizando-se intensivamente os mais avançados recursos da tecnologia GIS (Sistemas de Informação Geográfica).

2007 - 2008

Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuar com elaboração de mapas de linha no sistema mapinfo; atuar com o geoprocessamento fazendo alterações de itinerários e alimentação de dados; trabalho externo com técnicos para medição de kilometragem e redes de transporte; identificação e mapeamento de linhas.

2006 - 2006

Instituto Nacional de Meteorologia - Sede

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Auxiliar no controle e tratamento de dados de precipitação e temperatura; cooperar na elaboração de mapas referentes a estes dados, utilizando softwares geoprocessamento (surfer e mapinfo); colaborar na divulgação da previsão do tempo.

2005 - 2006

Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de projetos de varrição que tem por finalidade a otimização da limpeza urbana da cidade de Belo Horizonte; elaboração de mapas e tabelas com a utilização de softwares de geoprocessamento; implantação de tais projetos no campo; realização de vistorias em campo tendo em vista assuntos diretamente ligados ao planejamento urbano.

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Delimitações de Áreas Paroquiais na região de Belo Horizonte/MG. Utilização de recursos ligados ao geoprocessamento.

2015 - Atual

Faculdade Pedro II, FaP II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 25

Outras informações:
Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Geografia.

2016 - Atual

Colégio Santo Antônio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia - Fundamental II, Carga horária: 9