Valmir de Moraes

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2002). Tenho experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos e atuo principalmente no tema Sistema de Informação e Indicadores de Saneamento Ambiental. Fui consultor por produto na área de Saneamento Ambiental em Comunidades Quilombolas do Projeto Vigisus II/Funasa (Acordo de Empréstimo 7227 BR com o Banco Mundial). Atualmente, pesquisador sênior no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) há nove anos. Nesse trabalho constrói-se capítulos do anual Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, respostas técnicas a grandes jornais e/ou pesquisadores sobre os indicadores de atendimentos populacionais com rede de abastecimento de água/esgoto, dos índices de tratamento de esgotos, dos índices de perdas de água na distribuição, do consumo médio per capita entre outras informações e indicadores de saneamento. Modera-se também cursos de Ensino a Distância (EAD) do SNIS no portal Capacidades do MCidades.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento

1999 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: Avaliação do desempenho de dois reatores horizontais de leitos fixos (RAHLF), um contendo biomassa auto-imobilizada e outro contendo suporte de espuma poliuretano, no tratamento de água residuária de indústria de refrigerante,Ano de Obtenção: 2002
Marcelo Zaiat.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: anaeróbio; rahlf; refrigerantes; suporte; espuma de poliuretano; grânulo. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Especialização em andamento em Gestão Pública e de Pessoas

2018 - Atual

Instituto Prominas Serviços Educacionais

Graduação em Engenharia Química

1985 - 1997

Universidade Federal de São Carlos
Título: Produção de Cefalosporina C em Biorreator operado em Batelada Alimentada
Orientador: Carlos Osamu Hokka

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARCELO ZAIAT

Avaliação do Desempenho de Dois Reatores Anaeróbios Horizontais de Leito Fixo (RAHLF), um Contendo Biomassa Imobilizada e Outro Contendo Suporte de espuma de Poliuretano, no Tratamento de Água Residuária de Indústria de Refrigerante; 2002; 89 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Zaiat;

Márcio Minto Fabrício

?Aplicação de metodologia de avaliação nos programas de habitação e saneamento financiados pelo FGTS: Aplicação piloto em Minas Gerais?; 2003; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo EESC - USP (São Carlos)) - Universidade de São Paulo, Fundação Para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial; Orientador: Márcio Minto Fabricio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Miranda, E. C. ; VIEIRA, G. C. ; YONAMINE, S. M. ; MORAES, V. ; ABREU, S. B. ; GAMA, J. R. ; FERREIRA, R. C. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos 2017. 2018.

Miranda, E. C. ; YONAMINE, S. M. ; MORAES, V. ; VIEIRA, G. C. ; GAMA, J. R. ; FERREIRA, R. C. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. 2016.

Miranda, E. C. ; MORAES, V. ; YONAMINE, S. M. ; FERREIRA, R. C. ; SANTONI, L. ; BARRETO, M. R. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. 2015.

Miranda, E. C. ; YONAMINE, S. M. ; MORAES, V. ; FERREIRA NETO, J. G. ; ABREU, S. B. ; SILVEIRA, A. B. G. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. 2014.

Miranda, E. C. ; YONAMINE, S. M. ; MORAES, V. ; MORAES, V. ; BARBOSA, P. R. M. ; FERREIRA NETO, J. G. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. 2013.

Miranda, E. C. ; ABREU, S. B. ; MORAES, V. ; SANTO, A. S. E. ; BARBOSA, P. R. M. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. 2012.

Miranda, E. C. ; ABREU, S. B. ; SANTO, A. S. E. ; SILVA, F. B. ; MORAES, V. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. 2010.

SANTO, A. S. E. ; Miranda, E. C. ; SILVA, F. B. ; MORAES, V. ; ABREU, S. B. . Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos. 2009.

MORAES, V. . Capoeira Angola. 1993.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2017

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento ? SNIS mostra-se útil para produção de conhecimento, planejamento de ações e é a instrumentalização de mais uma ferramenta para compreensão/reflexão do contexto do saneamento no país. Pode ainda servir para a formulação/avaliação de políticas para tal área no governo federal. Ademais, também é um registro histórico para a reflexão sobre a prática do setor saneamento no país, reforçando os objetivos a serem alcançados pelos investimentos da área e pelos gestores que operam os programas. As atividades desenvolvidas dizem respeito a coordenação da equipe e àquelas que dão suporte ao SNIS. Destacam-se planejamento das ações, respostas aos e-mails institucionais do snis.ae@cidades.gov.br; respostas às demandas de jornais sobre os índices de atendimento e de perdas de água de diferentes municípios, capacitação/coordenação dos atendentes (apoio administrativo) em relação ao(s) atendimento(s) no(s) telefone(s) e manuseio do SNISWEB; relato dos erros descritos pelos prestadores de serviços à equipe de Desenvolvimento do SNIS e posteriores testes no ambiente ?Homologações? para serem aplicados no ambiente ?Produção? (plataforma real); acompanhamento da evolução dos preenchimentos dos formulários completos, simplificados e dos preenchimentos dos prestadores de abrangência regional, microrregional e local; análise das informações; construção de uma planilha com os municípios que foram incluídos e excluídos do atendimento dos prestadores regionais; elaboração de capítulos do anual ?Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos?, testes/correções/contribuições no texto do aplicativo Série Histórica e verificação do seu funcionamento, comparação de valores no agrupamento dinâmico com o aplicativo desktop etc; auxílio como moderador na plataforma de Ensino a Distância (EAD), coordenado pela Analista de Infraestrutura Priscila Menezes; preparação da coleta de informações dos anos vindouros para o SNIS dentre outras atividades.

  • 2006 - 2009

    Fundação Nacional de Saúde - Presidência

    Vínculo: Consultor Projeto Vigisus II, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    De janeiro de 2006 até o final de 2009, fui consultor por produto na área de Saneamento em Comunidades Quilombolas do mencionado projeto (Acordo de Empréstimo 7227 ? BR com o Banco Mundial). Coordenou-se os trabalhos da consultoria contratada para o trabalho nas comunidades quilombolas. A finalidade desse projeto era a inclusão social por intermédio de ações de saneamento ambiental em Comunidades Quilombolas, além de fortalecer institucionalmente a Funasa pela incorporação das ações do Vigisus II (mais informações no sítio http://www.funasa.gov.br/internet/vigSubIV_quilombolas.asp). Este trabalho inovador buscou com o diálogo e a participação das comunidades quilombolas a seleção de tecnologias apropriadas em saneamento (sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário) respeitando-se as especificidades culturais, étnicas e geográficas dessa população, o que geraria maior sustentabilidade nos sistemas instalados. Além disso, construíram-se ações de educação em saneamento e saúde como a formação de uma rede de agentes multiplicadores de educação em saneamento ambiental e saúde. Minha contribuição foi aliar a expertise que une o conhecimento em engenharia para as intervenções de saneamento ambiental com o conhecimento social das comunidades quilombolas para propiciar soluções mais adequadas e de maior sustentabilidade nos sistemas instalados. Minhas principais atividades foram: coordenação, supervisão e avaliação dos trabalhos da consultoria contratada; articulações com as coordenações regionais da Funasa, órgãos municipais e comunidades quilombolas; discussão de cartilhas, pré-estudo de alternativas tecnológicas apropriadas às 67 comunidades da Bahia, Maranhão e Pará citadas dentre outras atividades.

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Fui professor colaborador no curso de Engenharia Ambiental da UNICENTRO, (Campus de Irati ? PR), de agosto a dezembro de 2005, nas disciplinas de Química Ambiental (carga horária: 3 h/semana), Fenômenos de Transporte (carga horária: 3 h/semana) e Atividades Rurais e Meio Ambiente (carga horária: 3 h/semana).

  • 2003 - 2004

    Departamento de Arquitetura e Urbanismo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Tal pesquisa é intitulada Metodologia de Avaliação dos Programas de Habitação e Saneamento financiados com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS. A mesma foi realizada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, do período de março de 2003 até dezembro de 2004, sob a orientação do Prof. Dr. Miguel Buzzar. Este estudo seria o reconhecimento da grandeza ou da força e eficiência das aplicações, em dinheiro, nos gastos de cunho social. É, em suma, uma ferramenta de avaliação das políticas públicas do Brasil.

    Atividades

    • 03/2003 - 12/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Eesc Usp, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

  • 2002 - 2003

    Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeir

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Foram ministradasi aulas de Química, de abril de 2002 a maio de 2003, num projeto intitulado "Ação Cultural Palmares", para alunos afro-brasileiros do ensino médio, com o intuito de diminuir a exclusão destes no ensino superior. A proposta desse trabalho era fornecer subsídios para a formação crítica do cidadão no âmbito civil, político e social enfatizando não o conteúdo das disciplinas, mas sim a importância de assuntos do cotidiano tais como a química e o meio ambiente, influência do homem no meio ambiente, reciclagem de materiais, etc de forma sintética, e, finalmente, iniciá-los na aprendizagem do método científico. Este projeto foi financiado pela Fundação FORD, gerenciado pelo Laboratório de Políticas da Cor da UERJ, e faz parte do Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira.

    Atividades

    • 04/2002 - 04/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

  • 1991 - 1992

    Companhia Votorantim de Papel e Celulose

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 24

    Outras informações:
    CELPAV (Companhia Votorantim de Papel e Celulose S. A) no município de Luiz Antonio - SP. Estágio realizado com duração de seis meses na Estação de Tratamento de Efluentes, área de utilidades, relatando características do efluente (DBO, DQO, pH, oxigênio dissolvido, fauna microbiológica presente, etc.), para a área pertinente, questionando as causas dos problemas encontrados e tentando solucioná-los ou minimizá-los.