Denise Vendrami Parra

Doutora em Dança pela Universidade de Lisboa com a tese 'Composições Instantâneas: cartografias de um ensino em Dança'. Mestre em Performance Artística - Dança - pela Faculdade de Motricidade Humana|Universidade Técnica de Lisboa. Graduada em Dança (bacharelado e licenciatura) pela UNICAMP. Docente nos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte -ICA da Universidade Federal do Ceará - UFC, onde atua como Vice-diretora e Coordenadora de Programas Acadêmicos do do Instituto de Cultura e Arte. É coordenadora do núcleo de Dança no Programa da Residência Pedagógica - CAPES/UFC e na coordenação do Improvisa - projeto de pesquisa artística e de extensão. Já atuou como coordenadora dos cursos de graduação, como coordenadora do PIBID- Dança e coordenadora do projeto do Seminário Dança Teatro Educação. Organizadora das duas edições do livro do Seminário Dança Teatro Educação. Coordenou o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Dança|UCDB - Campo Grande|MS e foi docente neste mesmo curso. Foi professora de Arte na rede pública de ensino do Estado de SP. Foi um dos membros do Colegiado Setorial de Dança - CNPC/ MINC e do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande/MS. Atua principalmente nos seguintes temas: Improvisação, criação em dança, ensino da dança, formação docente e do artista da dança.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Motricidade Humana - especialidade Dança

2014 - 2020

Universidade de Lisboa
Título: Composições instantâneas: cartografias de um ensino em dança
Orientador: Gonçalo M. Tavares
Coorientador: Rosa Cristina Primo Gadelha.

Mestrado em Performance Artística em Dança

2006 - 2009

Faculdade de Motricidade Humana
Título: A dança Contemporânea: um foco em dois centros de formaçãp, Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Ana Maria Macara Oliveira
Palavras-chave: dança; história da dança; formação do bailarino; dança contemporânea; corpo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outro.

Especialização em performance artística - dança

2005 - 2006

Faculdade de Motricidade Humana
Título: A formação do bailarino na contemporaneidade

Graduação em Dança

1997 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: Via Deslocado
Orientador: Holly cravel, Julia Ziviane, Eusébio Lobo, Angela Nolf

Formação complementar

2022 - 2022

Percursos da Diversidade. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2021 - 2021

Ensino de Dança Hoje: outros textos e contextos. (Carga horária: 18h). , Vila das Artes, VILA DAS ARTES, Brasil.

2001 - 2001

Movimento e Expressão. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2001 - 2001

Metodologia de Pesquisa em Artes. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2001 - 2001

Tópicos Especiais em Artes Corporai. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . Seminário Dança Educação. 2022. (Outro).

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . Seminário Dança Ceará Criança. 2021. (Outro).

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . III Seminário Dança Teatro Educação - o corpo do corpo no corpo. 2014. (Congresso).

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. ; Vieira, Carolina . II Seminário Dança Teatro Educação - Invenções do Ensino em Arte. 2012. (Outro).

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . I Seminário Dança Teatro Educação - A docência Artista do artista docente. 2011. (Outro).

PARRA, D. V. ; MACARA, A. . Palestra. 2011. (Outro).

PARRA, D. V. ; MACARA, A. . Performance "V.E.R". 2011. (Outro).

PARRA, D. V. ; LEONI. R. . 1ª Mostra de Vídeos de Dança ? Dentro , Perto e em algum lugar com a dança?. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Seminário (Im)pulso.Perspectivas de profissionalização nos cursos de graduação em Dança do Nordeste. 2022. (Seminário).

Adoce Dança - II Encontro de Arte e Docência em Dança do MS.Estágio na formação de professores de dança no Brasil; Leis e políticas públicas para a dança na escola e Dança na escola em tempos pandêmicos. 2021. (Outra).

Webinário - Invento para me conhecer: as múltiplas linguagens na Infância In.A experiência da Dança na Infância. 2021. (Outra).

XXX Encontro De Iniciação à Docência.PROBLEMAS GRAMATICAIS EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DE LETRAS/INGLÊS EM NÍVEL INTERMEDIÁRIO, NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PID). 2021. (Encontro).

Seminário de Dança de Joinville.?A Dança da rede/ As Redes da Dança - A gente quer a vida como a vida quer?. 2018. (Seminário).

I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes. 2014. (Encontro).

Seminário Dança e Narrativa.Apropriação e coincidência em estruturas de improvisação. 2014. (Seminário).

Fórum Nacional de Coordenadores de cursos superiores de damca. 2013. (Encontro).

XXIII CONFAEB. O ensino formal de Arte na educação básica em Fortaleza: da necessidade de um mapeamento. 2013. (Congresso).

24º Festival de Dança do Triângulo: Veículos virtuais: dança, comunicação e visibilidade.Comissão de Especialista de Acompanhamento do Festival. 2012. (Outra).

A dança contemporânea a partir dos anos 60. 2012. (Oficina).

Dança Moderna: conceitos transformando a dança. 2012. (Oficina).

VII CONGRESSO - ABRACE TEMPOS DE MEMÓRIA: Vestígios, Ressonâncias e Mutações. O corpo que experencia a escola: um vestigio no PIBID. 2012. (Congresso).

XXII CONFAEB. DANÇAR, INVENTANDO NA ESCOLA: TRÂNSITOS INICIAIS. 2012. (Congresso).

8 Semana de Humanidades UFC/UECE.O espaço como Dramaturgia na Cena Contemporânea. 2011. (Encontro).

II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA DA ANDA - DANÇA: CONTRAÇÕES EPISTÊMICAS. ?Nova Dança Portuguesa? e o lócus do corpo em formação. 2011. (Congresso).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESCOBRIR A DANÇA/ DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA.O lócus do corpo em formação: um diálogo com o C.E.M.. 2011. (Seminário).

Suzuki e Viewpoints Training - Profº Donnie Mather. 2011. (Oficina).

Aldeia Sesc Terena.Residência Artística. 2010. (Encontro).

Encontro Estadual de Educação Física e II Congresso de iniciação científica.Composição Coreográfica. 2010. (Oficina).

Jornada de Artes ...1°ato.Improvisação em dança. 2010. (Oficina).

Jornada de Artes...1° Ato...A importância da Dança no ensino Superior. 2010. (Seminário).

Mesa Redonda- Aldeia Sesc Terena.Lugar(es) e Deslugar(es) na Cultura na Contemporâneidade. 2010. (Seminário).

Programa Interação.Didática e Metodologia do Ensino da Dança - Isabel Marques. 2010. (Oficina).

Programa Interação.Dramaturgia e História da Dança- Gisela Dória. 2010. (Oficina).

Programa Interação.Composição e Criação Coreográfica - Paulo Caldas. 2010. (Oficina).

Semana pra Dança.Espaço de pesquisa/ Espaço de Arte: um fluxo de idéias. 2010. (Seminário).

Semana Pra Dança.Conversando sobre Dança e Política Cultural. 2010. (Seminário).

"VII Semana Academica do Curso de Educação Física e I Congresso de Iniciação Cientifica da Educação Física.. Mesa Redonda- Educação Física Escolar e os conteúdos de Dança. 2009. (Congresso).

Mesa redonda ? IV Mostra Terena de Artes.Diálogos pertinentes sobre a produção artística e cultural do Mato Grosso do Sul. 2009. (Encontro).

O processo de ensino Aprendizagem e a utilização de diferentes estratégias didáticas. 2009. (Oficina).

VII Semana Acadêmica e I Congresso de Iniciação Científica.Composição Coreográfica. 2009. (Oficina).

Dança Campo Grande.1ª conversa experimental em Dança. 2008. (Encontro).

Seminário Internacional : "Dança e Movimento Expressivo".Movimento Contemporâneo. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional de Dança - "Dança e Movimento Expressivo".Movimento Contemporâneo. 2006. (Seminário).

Laboratório Regional de Desenvolvimento Cultural. 2003. (Encontro).

ATIVIDADES CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FORMAL - MÁRCIA STRAZZACAPPA. 2000. (Oficina).

Programa Arte, Cultura e Lazer. 1997. (Outra).

Projeto Integração. 1994. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Maria Lorena de Paiva Santos

PARRA, D. V.; GADELHA, R. P.; Santos, Catherine Furtado. Lugares e espaços - Afrodance e diversidade étnica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Juliane Gonçalves Queiroz

PARRA, D. V.; MUNDIM, A. C. R; DRUOT, R. A.. Eu, tu e Nós. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MILENA CABRAL DE VASCONCELOS

PARRA, D. V.; GADELHA, R. P.; DRUOT, R. A.. Os afetos e a Dança na poética de um artista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARIA LETíCIA VIEIRA CARDOSO

Caldas, Paulo; DRUOT, R. A.;PARRA, D. V.. A relação entre Ballet e gênero. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Ademira de Souza Ferreira

GADELHA, R. P.; DRUOT, R. A.;PARRA, D. V.. Desigualdade de gênero na Dança de Salão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Pamela Gabrielle Pinto de Alencar

GADELHA, R. P.; ROCHA, T.;PARRA, D. V.. Vila das Artes: uma escola de dança no contexto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Nádia Fabrícia Jorge Lima

PARRA, D. V.; Briones. Hector; ROCHA, T.. Ensaio Para A Demolição. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Larissa Elen Silva Maciel

PARRA, D. V.; GADELHA, R. P.; CAETANO, P. L.. Ensino, Infância E Tdah. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Antônio Matheus da Silva Carneiro

PARRA, D. V.; BRUM, L. B.; Caldas, Paulo. Duo De Sune: Um Estudo de Transposição Da Dança Presencial Para a Videodança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Rafael Tomaz

PARRA, D. V.; GADELHA, R. P.; ROCHA, T.. É Preciso Manter a Chama Acesa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Morganna Barbosa Dantas

PARRA, D. V.; Santos, Catherine Furtado; DALTRO, E.. Narrativa Autobiografica: Direcoes de Uma Linha Do Tempo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Alexsandro Barroso De Amorim e Islania Lopes Da Silva

PARRA, D. V.; GADELHA, R. P.; Caldas, Paulo. Dança A Três Ou Mais: A Busca Pela Integração Dos Corpos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sâmya Raquel cavalcante de lima

PARRA, D. V.; BRUM, L. B.; Caldas, Paulo. DUO DE SUNE: UM ESTUDO DE TRANSPOSIÇÃO DA DANÇA PRESENCIAL PARA A VIDEODANÇA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARA FERREIRA ALEXANDRE

PARRA, D. V.; GADELHA, R. P.; DRUOT, R. A.. O Som do Sentir. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Iana Kerolyne Matos Da Silva

Caldas, Paulo;PARRA, D. V.. Ensino De Dança Para Crianças E Adolescentes: Um Relato Coreográfico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Priscila Barros Tavares

PARRA, D. V.. O Balé Clássico em Fortaleza na década de 1950. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Bruno Reis Lima

PARRA, D. V.. "Dança, cinema e Dramaturgia em 'O Lamento da Imperatriz', de Pina Bausch. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Elaine Freitas Correia

PARRA, D. V.; GOLDBER, L. G.; OLINDA, E. M. B.. A influência da Edisca na formação docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Julio César Floriano

PARRA, D. V.. A formação do público de dança da cidade de Campo Grande - CO-ORIENTADOR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Débora Golfetto

PARRA, D. V.; Rosa, M. V.. "Da Razão à Loucura"- Análise da participação dos acadêmicos de educação física da universidade federal do Mato Grosso do Sul em um espetáculo de Dança.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Juliano Pedrozo

PARRA, D. V.; Rosa, M. V.; Noal, M. L.. A dança de Salão Cênica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

PARRA, D. V.. Seleção pública professor substituto do ICA/UFC "Técnicas, práticas e Criação em Dança". 2013. Universidade Federal do Ceará.

PARRA, D. V.. Concurso público para professor ICA/UFC "Pedagogias da Corporeidade Dançante". 2013. Universidade Federal do Ceará.

PARRA, D. V.. Seleção pública professor temporário do ICA/UFC "Técnicas, práticas e Criação em Dança". 2012. Universidade Federal do Ceará.

PARRA, D. V.. Comissão de seleção do Edital Cultural Dança. 2013. Instituto de Arte e Cultura do Ceará.

PARRA, D. V.. Comissão de Seleção do Edital de Dança Cênica - SECULTFOR. 2012. Secretaria de Cultura de Fortaleza.

PARRA, D. V.. Comissão de Seleção do 24º Festival de Dança do Triângulo -"Veiculos virtuais: dança, comunicação e visibilidade". 2012. Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.

PARRA, D. V.. FMIC - Fundo Municipal de Investimento a Cultura. 2010. Fundação de Cultura de Campo Grande.

PARRA, D. V.. FOMTEATRO. 2010. Fundação de Cultura de Campo Grande.

PARRA, D. V.. Comissão de Avaliação Local do X Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

PARRA, D. V.. Espetáculo Luz, Dança, Loucação. 2009. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

PARRA, D. V.. Comissão de Seleção dos trabalhos de Artes Cênicas do Festival de Inverno de Bonito. 2008. Fundação de Cultura do Estado do Mato Grosso do Sul.

PARRA, D. V.. Festival de Dança do Estado de São Paulo. 2004. Governo do Estado de São Paulo.

Orientou

Cristiane Lima Arrais

O ensino em Dança na educação formal: professores graduados pela UFC e o desenvolvimento do ensino em dança no componente curricular Arte; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Luisa Viana Elizeu da Silva

Encontro, criação e memória: o corpo jazz na docência; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Franciella Cavalhieri

Dançaterapia: Forma e contra-forma; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Dança) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Renata Roth Pinto

Panorama do ensino de danças urbanas para crianças e adolescentes em Fortaleza/ce, e uma busca por propostas que contemplem o Lúdico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Francisco Sebastião Frota da Costa

Nós de Dança: o encontro como propositor de uma dramaturgia da resistência; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Isadora Mendes Gondim

Dançando e criando em Lugares que não cabem; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Juliane Gonçalves Queiroz

Eu, tu e Nós; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

MILENA CABRAL DE VASCONCELOS

Os afetos e a Dança na poética de um artista; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Maria Ademira de Souza Ferreira

Desigualdade de gênero na Dança de Salão: método, práticas e reflexões; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Ana Marilia Mota de Lima

OS EGRESSOS DO CURSO DE DANÇA E SUAS RELAÇO0ES COM O ENSINO EM DANÇA E ACESSIBILIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Cristiane Lima Arrais

OS EGRESSOS DO CURSO DE DANÇA E SUAS RELAÇO0ES COM O ENSINO EM DANÇA E ACESSIBILIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Radmila da Frota Cabral

EDITH-SE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Luisa Viana Elizeu da Silva

MEMÓRIAS E ENCANTARIAS: ENCONTROS DE INVENÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DANÇA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Victória Servente

O JOGO DA DANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ESCOLHA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Processos inventivos em dança na arte e na educação física; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Nádia Fabrícia

A POÉTICA DO CORPO MÓBILE UMA PÓSSÍVEL REFLEXÃO SOBRE O MOVIMENTO NUM PROCESSO CRIATIVO AUTOBIOGRÁFICO; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Natália Ponte Correa

RESPIRAÇÃO: CONSCIÊNCIA E PERCEPÇÃO ATRAVÉS DO MÉTODO PILATES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Cristio Duarte

A atividade física no CAPS de Aquidauna; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Católica Dom Bosco; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Carlos Rickson Barros Almeida

Intervenções Técnicas, compositivas e improvisacionais em Dança; 2022; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Morgana Peixoto Souto

Intervenções Técnicas, compositivas e improvisacionais em Dança; 2022; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Gabriele de Oliveira Sousa

Intervenções Técnicas, compositivas e improvisacionais em Dança; 2022; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Matheus de Melo Gomes

Integra Dança - Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência; 2022; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Francisco Carlos Simões Filho

A água em Nós; 2021; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Estágio de Docência I; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Lilian Paula Lima de Maria

Integra Dança; 2021; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Antonio Rian Dos Reis Gomes

Intervenções Técnicas, compositivas e improvisacionais em Dança - Programa de Iniciação à Docência; 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

MARIANA SANDRIN GARCIA

Intervenções Técnicas, compositivas e improvisacionais em Dança - Programa de Iniciação à Docência; 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

ADRIAN CARLOS DE SOUZA ARAUJO

Intervenções Técnicas, compositivas e improvisacionais em Dança - Programa de Iniciação à Docência; 2021; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Ana Carolina Moreira

Os processos de criação em dança no ensino de Dança/arte nas escolas; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Ana Carolina Moreira

As relações corporais no contexto escolar através da dança; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Isabella Moreira

A estrutura escolar e a movimentação dos alunos nas oficinas do pibid dança; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

A respiração e as percepções somáticas no quadril: um viés para processos artístico-pedagógicos em dança; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Leonice Pereira de Oliveira

O artista e o professor: quem são eles?; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Victória Andrade

Prática sensorial em dança: escovinhas e peso; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

William Deimyson Pereira da Silva

Movendo a cidade: entre arquitetura, espaço e lugar; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Ana Carolina Moreira

As relações corporais no contexto escolar através da dança; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Francisca Luana Rodrigues Caetano

Espaço pedagógico e espaço educativo: uma conversa em dança; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Francisca Danielle Ferreira Freitas

Experiência relatada: um encontro da docência com experiências artísticas como proposta de ensino; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Antonio Eliovaldo Ananias

Dançacorpo; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Hortência Cavalcante

Invenção: Dançando na escola; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Francisca Danielle Ferreira Freitas

Apreendendo o espaço: espacialidade da escola e do corpo do aluno em questão; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

David França

Reprodução e o estudo do Movimento; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Antonio Eliovaldo Ananias

Corpo sensorial; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Francisca Danielle Ferreira Freitas

Pibid-dança inventando na escola: percalços e aproximações; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Francisca Luana Rodrigues Caetano

Pibid-dança inventando na escola: percalços e aproximações; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

William Deimyson Pereira

O uso proprioceptivo para uma transversalização do movimento; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Vitória Avelina Barboza Almeida

O uso proprioceptivo para uma transversalização do movimento; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

O uso proprioceptivo para uma transversalização do movimento; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Leonice Pereira de Oliveira

IMAGENAÇÃO; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

William Deimyson Pereira da Silva

Dança acadêmica X Dança Acadêmica: Novas perspectivas para a dança na Universidade; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

JOSÉ JANDER TEIXEIRA DE OLIVEIRA

O Eu-Corpo e suas Rel-ações com o Quadril: Atravessamentos entre Dança e Teatro; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Vitoria Avelina Almeida

Dança e teatro: uma adjeção; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Denise Vendrami Parra;

Produções bibliográficas

  • PARRA, D. V. ; QUEIROZ, J. G . Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais.. 1018227/2675-3294 , v. 3, p. 1-13, 2022.

  • PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . EXPERIÊNCIA E SUSPENSÃO: IMPROVISAÇÃO EM UM ENSINO EM DANÇA. Manzuá: revista de pesquisa em Artes Cênicas , v. 4, p. 27-40, 2021.

  • PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. (Org.) . Invenções do Ensino em Arte. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2014. v. 700. 188p .

  • PARRA, D. V. ; Vieira, Carolina (Org.) ; Briones. Hector (Org.) ; GONCALVES, T. (Org.) . Docência- artista do artista- docente: Seminário Dança Teatro Educação. 1ª. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. 160p .

  • GADELHA, E. ; PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . CORPO E TÉCNICA NA DANÇA: ARTICULAÇÕES PARA UMA CORPOREIDADE INVENTIVA. In: GADELHA, S; BESSERRA, B; MOTA, T.. (Org.). BIOPOLÍTCA, TECNOCULTURA E EDUCAÇÃO. 1ed.SÃO PAULO: CAMBALACHE, 2021, v. , p. 205-225.

  • PARRA, D. V. ; DORIA, G. . Redes em acolhimento: por uma potência transformadora. In: Instituto Festival de Dança de Joinville; Renata Leoni. (Org.). A dança da rede. As redes da dança. 1ed.: , 2019, v. , p. 194-.

  • PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. ; Vieira, Carolina . Um Seminário Travessia. In: Thaís Gonçalves; Héctor Briones; Denise Parra; Carolina Vieira. (Org.). Docência- artista do artista- docente: Seminário Dança Teatro Educação. 1ªed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012, v. , p. 09-13.

  • PARRA, D. V. ; GOLDBER, L. G. . O ensino formal de Arte na educação básica em Fortaleza: da necessidade de um mapeamento. In: XXIII CONFAEB - ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS MUNDO, 2013, PORTO ALEGRE. ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS MUNDO, 2013.

  • PARRA, D. V. ; MACARA, A. . A nova dança portuguesa e o locus do corpo em formação. In: 2º Encontro Nacional de pesquisadores de Dança ? Associação Nacional de pesquisadores em Dança., 2011, Porto Alegre. Dança em mediações educacionais - 2º Encontro Nacional de pesquisadores de Dança, 2011.

  • PARRA, D. V. ; MACARA, A. . O lócus do corpo em formação: um diálogo com o C.E.M... In: Seminário Internacional DESCOBRIR A DANÇA / DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA., 2011, Lisboa/PT. Seminário Internacional DESCOBRIR A DANÇA / DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA, 2011.

  • PARRA, D. V. . O corpo que experiencia a escolar: um vestígio no PIBID. In: VII Congresso da Associação brasileira de pesquisa e pós- graduação em Artes Cênicas ? ABRACE., 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital, 2012.

  • PARRA, D. V. . Dançar, inventando na escolar: trânsitos iniciais. In: XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil ? Arte/Educação: Corpos em trânsito, 2012, São Paulo. Corpos em trânsito - XXII CONFAEB, 2012.

  • PARRA, D. V. ; QUEIROZ, J. G . Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão , v. 3, p. 1/ 10-13, 2022.

  • PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . EXPERIÊNCIA E SUSPENSÃO: IMPROVISAÇÃO EM UM ENSINO EM DANÇA. Manzuá - revista de pesquisa em artes cênicas da UFRN , 2021.

  • PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. ; PIRES, C. . A experiência da dança na Infância. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PARRA, D. V. . Apropriação e coincidência em estruturas de improvisação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PARRA, D. V. ; GOLDBER, L. G. . O ensino formal de Arte na educação básica em Fortaleza: da necessidade de um mapeamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARRA, D. V. . Ensinar Dança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PARRA, D. V. . O corpo que experiencia a escolar: um vestígio no PIBID. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARRA, D. V. . Dançar, inventando na escolar: trânsitos iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARRA, D. V. ; MACARA, A. . ?Nova Dança Portuguesa? e o lócus do corpo em formação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACARA, A. ; PARRA, D. V. . O lócus do corpo em formação: um diálogo com o C.E.M.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PARRA, D. V. . Composições instantâneas: cartografias de um ensino em dança 2020 (Tese de doutorado).

  • PARRA, D. V. . Vozes da Dança. Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, 2009 (Coordenação de Pesquisa do Livro Vozes da Dança).

  • PARRA, D. V. ; MACARA, A. . A Dança na contemporaneidade: Um foco em dois centros de formação 2009 (Dissertação de Mestrado).

Outras produções

PARRA, D. V. . Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), no componente curricular de Artes, do Ensino Fundamental.. 2018.

PARRA, D. V. . Membro do Colegiado Setorial em Dança - CNPC/MINC. 2010.

PARRA, D. V. . Membro do Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande. 2010.

PARRA, D. V. . Avaliação da proposta de reformulação do Projeto político pedagógico do Curso de Cinema e Audiovisual. 2012.

PARRA, D. V. . Avaliação do Projeto de Extensão 'Dramaturgias do movimento: Dança Expandida'. 2012.

PARRA, D. V. . Avaliação do Projeto de Extensão 'Gastronomia Social no Jardim da Gente'. 2012.

PARRA, D. V. . Avaliação da proposta de ajuste na integraliazação curricular do Projeto Pedagógico do curso de Teatro - licenciatura. 2011.

PARRA, D. V. . Avaliação de proposta de ajuste do Projeto Pedagógico do Curso de Dança - licenciatura e bacharelado - UFC. 2011.

PARRA, D. V. . Perspectivas de profissionalização nos cursos de graduação em Dança do Nordeste. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GOLDBER, L. G. ; ALMADA, N. ; PARRA, D. V. . A dança e o ensino em Arte. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GADELHA, R. P. ; PARRA, D. V. ; BARBOSA, M. ; Costa, C. ; BITTENCOURT, S. . Criação e poéticas pedagógicas da infância. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PARRA, D. V. . Programa CASa Aberta. 2011.

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . Pedagogia do ensino em Dança - Dança Ceará Criança. 2021. .

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . Sensibilização e introdução a fruição artística. 2021. .

PARRA, D. V. ; GADELHA, R. P. . Dança com Crianças. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Corpo, dança e ensino. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Dança contemporânea - ensinar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . História da Dança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Composição e Criação Coreográfica - Programa Interação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Composição e Criação Coreográfica - Programa Interação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Didática e Metodologia para o Ensino da Dança - Programa Interação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Composição Coreográfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . "Composição Coreográfica" - 8 horas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Dança Contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. . Movimento Contemporâneo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PARRA, D. V. ; FRANCO, L.B. . Capacitação em Dança para Professore de Arte. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Gondim, Isadora M. ; PARRA, D. V. . Lugares que não cabem. 2022. Coreográfica.

QUEIROZ, J. G ; PARRA, D. V. . Eu, tu e Nós. 2022. Coreográfica.

PARRA, D. V. ; Nunes, Luan ; Castro, Enoque ; Souza, Gabrielle dalyla ; Gomes, Ana Luiza . Aventuras Imaginárias sem fim. 2022. Coreográfica.

PARRA, D. V. ; Vieira, Carolina ; Patricio, Edgard . "A formação do artista-docente e do docente-artista" - programa CASa Aberta. 2011. Coreográfica.

BUENO, P. ; Rosa, L. ; Rosa, A. ; PARRA, D. V. . Corpomancia -Mulheres de 30 em cena. 2010. Coreográfica.

PARRA, D. V. . Conte a alguém que corpo você tem .. 2009. Coreográfica.

PARRA, D. V. ; Ginga Cia de Dança . Escrita no Corpo. 2008. Coreográfica.

PARRA, D. V. . Conte você à alguém. 2007. Coreográfica.

Silva, Luis ; PARRA, D. V. ; SILVA, A. M. . "Reflexos...Reflexão...". 2007. Coreográfica.

MACARA, A. ; PARRA, D. V. . Espaço. 2007. Coreográfica.

PARRA, D. V. . "Conte à alguém". 2006. Coreográfica.

DOMINGUES, L. ; PARRA, D. V. . Tambor de Criola. 2006. Coreográfica.

PARRA, D. V. ; Sismeiro, M. C. . Caminhos. 2005. Coreográfica.

PARRA, D. V. . O Beijo. 2004. Coreográfica.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Arte, Dança e Ensino - Residência Pedagógica, Descrição: Este projeto está vinculado ao Programa da Residência Pedagógica e ao grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Denise Vendrami Parra - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2020 - 2020

    Arte, Dança e Ensino - Residência Pedagógica, Descrição: Este projeto está vinculado ao Programa da Residência Pedagógica e ao grupo de pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Denise Vendrami Parra - Coordenador / Juliane Gonçalves Queiroz - Integrante / Renata Pinto Roth - Integrante / Pamela Gabrielle Pinto de Alencar - Integrante / Maria Caironi Teixeira Ramos - Integrante / Islânia Lopes da Silva - Integrante / Matheus de Melo Gomes - Integrante / Morganna Barbosa Dantas - Integrante / Filipe Barbosa de Sousa - Integrante / Ana Marilia Mota de Lima - Integrante / Edinaldo Meireles Soeiro Junior - Integrante / Thaynan Swellen de Oliveira Gondim - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte. , Universidade Federal do Ceará - Campus da UFC, Pici, 60440900 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33669223

Experiência profissional

2007 - 2007

Viva Fit

Vínculo: admistrativo, Enquadramento Funcional: consultora admistrativa e de fitness, Carga horária: 40

2006 - 2007

Viva Fit

Vínculo: monitor, Enquadramento Funcional: monitor de atividade física, Carga horária: 20

2023 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente estruturante, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretora do Instituto de Cultura e Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Programas Acadêmicos do ICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Residência Pedagógica, Carga horária: 10

Outras informações:
COORDENADORA INSTITUCIONAL DO SUBPROJETO ARTE/DANÇA DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP - PROJETO ARTE, DANÇA E ENSINO.

2011 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2023

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador dos Cursos de Graduação em Dança, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora dos cursos de Graduação em Dança - Licenciatura e Bacharelado - Instituto de Cultura e Arte - UFC

2021 - 2023

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2

Outras informações:
Presidente do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança

2019 - 2021

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente estruturante, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador PIBID, Carga horária: 10

2012 - 2014

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Cursos de Graduação Dança, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte - UFC

2011 - 2012

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador Graduações em Dança, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuação como Vice-coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte - UFC

Atividades

  • 09/2021

    Direção e administração, Instituto de Cultura e Arte da UFC.Cargo ou função, Coordenadora dos cursos de graduação em Dança (Bacharelado e Licenciatura).

  • 01/2020

    Extensão universitária , Instituto de Cultura e Arte.Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto Improvisa - PPCA - Secul UFC.

  • 08/2019

    Ensino, Dança, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Improvisação: elementos básicos, Laboratório de criação: estudos compositivos, Introdução à composição coreográfica, Dança - investigação técnica: elementos básicos, Dança - investigação técnica: esforço, Dança - investigação técnica: percepção, Estudos técnicos contextuais: eixos

  • 07/2012 - 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-reitoria de graduação.Linhas de pesquisa

  • 02/2014 - 06/2014

    Extensão universitária , Instituto de Cultura e Arte.Atividade de extensão realizada, Projeto Improvisa.

  • 02/2014 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Membro da comissão especial de avaliação dos projetos de iniciação à docência do ICA/UFC.

  • 10/2012 - 06/2014

    Direção e administração, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Vice-coordenaora dos cursos de licenciatura e bacharelado em dança.

  • 01/2012 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de licenciatura em Dança.

  • 05/2011 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de graduação.Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho das Licenciaturas - GTL.

  • 03/2011 - 06/2014

    Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dança - investigação técnica: dinâmicas, Improvisação: elementos básicos | elementos compositivos, Corpo e Educação, Dança - investigação técnica: esforço, Dança - investigação técnica: percepção, Estudos Técnicos contextuais: eixos, Laboratório de criação: pesquisa corporal | Corpografias

  • 03/2011 - 06/2014

    Ensino, Bacharelado em Dança, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dança-investigação técnica: dinâmicas, Dança-investigação técnica: esforço, Dança-investigação técnica: percepção, Improvisação: elemos básicos | elementos compositivos, Laboratório de criação: pesquisa corporal| corpografias

  • 10/2012 - 07/2013

    Direção e administração, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Coordenação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança.

  • 05/2013 - 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Membro da comissão de análise de ajustes dos projetos pedagógicos dos cursos de dança (licenciatura e bacharelado).

  • 11/2012 - 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Presidente da comissão especial de análise de documentos do concurso público - setor de estudos - Pedagogias da Corporeidade Dançante.

  • 11/2011 - 11/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação do projeto de extensão Gastronomia Social no Jardim da Gente.

  • 07/2011 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Presidente da comissão especial de avaliação da proposta de ajuste dos Projetos Pedagógicos dos cursos de dança (Licenciatura e Bacharelado).

  • 06/2011 - 06/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Cultura e Arte.Cargo ou função, Membro da comissão de análise do ajuste da integralização curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Teatro.

2011 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT - Arte/Dança, Carga horária: 40

2009 - 2010

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina de Expressão Corporal e formação rítmica do movimento - licenciatura e bacharelado em educação física.

2008 - 2010

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação do curso de Especialização- Dança, Carga horária: 20

2008 - 2010

Universidade Católica Dom Bosco

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor do curso de especialização em Dança

Outras informações:
Professor da disciplina de Introdução aos estudos da dança no curso de pós-graduação lato-sensu em dança.

2008 - 2011

Ginga Cia de Dança

Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de dança Contemporânea, Carga horária: 10

1999 - 2001

Academia de artes Maria Cristina Sismeiro Dias

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora / orientadora, Carga horária: 5

1993 - 1996

Academia de artes Maria Cristina Sismeiro Dias

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Ballet e Jazz Dance, Carga horária: 10

2002 - 2005

Academia Estação da Dança

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ballet Clássico, Carga horária: 4

2001 - 2005

Academia Estação da Dança

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Dança Contemporânea, Jazz Dance, Carga horária: 6

2001 - 2005

Academia Estação da Dança

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Expressão e Movimento, Carga horária: 2

2004 - 2005

Escola Estadual Reverendo Eliseu Narciso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de artes, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2004 - 01/2005

    Ensino,Disciplinas ministradas, Educação Artística

2004 - 2005

Escola Estadula Miguel Vicente Cury

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2004 - 01/2005

    Ensino,Disciplinas ministradas, educação artística

2003 - 2004

Escola Estadula Professor Ataliba Nogueira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de artes, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2003 - 01/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, educação artística