Márcio Luiz Mattana
Graduado em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com habilitação em Direção Teatral, e Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor assistente lotado no Centro de Artes da Universidade Estadual do Paraná. Atua no teatro desde 1984, como ator, diretor e pesquisador. Tem experiência nas áreas de Artes Cênicas e Dramaturgia, atuando na interface entre o texto, a fala e a cena.
Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2011 - 2013
Universidade Federal do Paraná
Título: A cidade dentro de mim: Estratégias metaficcionais em 'A Cidade' de Martin Crimp,Ano de Obtenção: 2013
Célia Maria Arns de Miranda.Palavras-chave: Martin Crimp; 'A Cidade'; Metaficção; Autorreflexividade; intertextualidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Formação complementar
1991 - 1991
Extensão universitária em Shakespeare no Parque - 1a. Fase. (Carga horária: 50h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Organização de eventos
MATTANA, M. L. . Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Montagem 2012 - ZOO. 2012. (Outro).
MATTANA, M. L. ; CRIMP, Martin . Projeto Interdisciplinar de Pesquisa e Montagem 2011: Atentados de Martin Crimp. 2011. (Outro).
MATTANA, M. L. . Projeto Interdisciplinar 2010: Ensaio Sobre Baal. 2010. (Outro).
CHARMS, D. ; MATTANA, M. L. . Projeto Integrado 2009: Elizaveta Bam. 2009. (Outro).
AZEVEDO, A. ; BLOCH, P. ; MIRANDA, F. ; FERREIRA, L. ; MATTANA, M. L. . IV Mostra + Teatro da FAP. 2008. (Festival).
ANDRADE, O. ; MATTANA, M. L. . Projeto Integrado 2008: Recreio Pingue-Pongue. 2008. (Outro).
BRECHT, B. ; NEGRAES, C. ; NOGUEIRA, F. C. ; MATTANA, M. L. . III Mostra + Teatro da FAP. 2007. (Festival).
Participação em eventos
III Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro: dramaturgia e a cena contemporânea.Quem são estas vozes: algumas questões sobre a identidade ficcional na cena britânica recente. 2017. (Seminário).
Comissão julgadora das bancas
ARNS, C.; GOMES, A. L.;GALINDO, C. W.. A cidade dentro de mim: estratégias metaficcionais em A Cidade, de Martin Crimp. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.
GALINDO, C. W.; GOMES, A. L.; ARNS, C.. A cidade dentro de mim: intertextualidade e metaficção em A Cidade, de Martin Crimp. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.
MIRANDA, Célia Arns de; GALINDO, C. W.; GOMES, A. L.. Cidade dentro de mim: estratégias metaficcionais em 'A cidade' de Martin Crimp. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.
MIRANDA, Célia Arns de; GALINDO, C. W.; GOMES, A. L.. Cidade dentro de mim: estratégias metaficcionais em 'A cidade' de Martin Crimp. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.
Orientou
Subjetividade e teatro político: uma experiência de escrita em processo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Diário de uma dramaturga em cena; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Retratos partidos: fragmentos do cotidiano; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Apropriação da obra de Brecht na peça "Revolução na América do Sul"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Teatro) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
O coro no teatro contemporâneo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Composição cênica no processo de criação de Noctiluca Sines; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
A utilização da bioenergética na interpretação do ator; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Um estudo sobre a qualidade de presença no espetáculo Noctiluca Sines; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Construção de diferentes timpres vocais para personagens do espetáculo Noctiluca Sines; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
A construção da ação dramática em Harold Pinter, Martin Crimp e Mark Ravenhill; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Fragmentos de uma memória agregados aos conceitos de um gênero: o teatro documentário; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
A reinvenção do cabaré; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Contaminar o atuador através de disparadores sensoriais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Reflexões sobre a noção de transição como motriz criativo para o ator em "E che va brutta!"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Atuação, fragmentação e fluxo em; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Reflexões acerca do processo de uma atriz em; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
A qualidade da presença do ator em cena: reflexões sobre a montagem de "E che va brutta!"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Compartilhamento de referências e transformação da memória em material criativo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Crave; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Katana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Estava em minha casa e esperava que a chuva viesse; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
24 Horas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
As Ruas de Bagdá ou Aranha Marrom Não Usa Roberto Carlos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Cinco Marias; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Metáforas (Título Provisório); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
São Peters; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Outra Vez os Olhos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Tudo no Timing; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Embora eu não queira aqui também tem Carnaval; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Com Certeza; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Identidade ficcional em ?Crave? de Sarah Kane; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico PR; Orientador: Márcio Luiz Mattana;
Foi orientado por
Marcas de intertextualidade na obra de Martin Crimp; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Célia Maria Arns de Miranda;
Produções bibliográficas
-
MATTANA, M. L. . Quem são estas vozes: modos difusos de figuração da identidade em Martin Crimp e Sarah Kane. Anais do III Seminário Dramaturgia e Teatro: Dramaturgia e a cena contemporânea. , v. 1, p. 76-86, 2017.
-
MATTANA, M. L. . Modelos de memória em Boca de Ouro e Vestido de Noiva. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes , v. 7, p. 108-117, 2012.
-
MATTANA, M. L. . O teatro e o sonho: uma introdução. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes , v. 1, p. 1-14, 2009.
-
MATTANA, M. L. . Um riso incômodo: a trajetória da Cia. Portátil de Teatro. In: Walter Lima Torres Neto. (Org.). À sombra do vampiro: 25 anos de teatro de grupo em Curitiba. 1ed.Curitiba: Kotter Editorial, 2018, v. 1, p. 229-253.
-
MATTANA, M. L. . Teatro de grupo em Curitiba dos oitenta aos noventa: memória de um artista e espectador. In: Walter Lima Torres Neto. (Org.). À sombra do vampiro: 25 anos de teatro de grupo em Curitiba. 1ed.Curitiba: Kotter Editorial, 2018, v. 1, p. 53-95.
-
DEZGENISKI, Elenize ; MATTANA, M. L. . Portas para os sonhos. Curitiba: Elenize Dezgeniski (LMIC), 2019 (Posfácio).
-
ROSSILHO, T. ; LINHARES, O. ; LEPREVOST, L. F. ; MATTANA, M. L. ; SALVATTI, F. . Derruba Delinquente. Curitiba: Troy Rossilho, 2012 (Canção popular editada em CD).
-
MATTANA, M. L. . A palavra do outro em "Attempts on Her Life", de Martin Crimp 2011 (Artigo não indexado).
-
MATTANA, M. L. ; PETERMANN, A. . Cuecas e Calcinhas. Curitiba: Discobertas, 2011 (Canção popular editada em CD).
-
MATTANA, M. L. . Ensaio sobre Baal: Revisando o jovem Bertolt Brecht 2010 (Artigo não indexado).
-
FRANCA, A. ; MATTANA, M. L. . De doze em doze horas. Curitiba, PR: Dezoito Zero Um, 2010 (Orelha de livro).
-
MATTANA, M. L. . Chinari, Radix e Oberiu: Elizaveta Bam no contexto das vanguardas soviéticas dos anos vinte 2009 (Artigo não indexado).
-
MATTANA, M. L. . Elizaveta Bam no Teatro Cleon Jacques: explorando a arquitetura e a relação espacial 2009 (Artigo não indexado).
-
FRANCA, A. ; MATTANA, M. L. ; KELLER, T. . Domínio Público. Brasília - Rio: MinC - FUNARTE, 2009 (Canção popular editada em CD).
-
MATTANA, M. L. ; SOTOSKI, E. ; OLIVEIRA, L. ; ROMANI, R. ; SA, N. R. ; TORRENTE, U. ; FERREIRA, A. ; BEAKLINI, P. P. . As Ruas de Bagdá ou Aranha Marrom Não Usa Roberto Carlos 2008 (peça teatral).
-
JORDAN, J. ; MATTANA, M. L. ; HARDY MÜLLER, R. . Nadar à Noite. inédito em livro, 2006. (Tradução/Outra).
-
MATTANA, M. L. ; NEGRAES, C. ; OBRECHT, A. . Fim da Tarde, Mesa Oito 2005 (peça teatral).
-
MATTANA, M. L. ; PETERMANN, A. . Concreto Armado. São Paulo: Guandama, 2005 (Canção popular editada em CD).
-
MATTANA, M. L. ; PETERMANN, A. . Cuecas e Calcinhas. São Paulo: Guandama, 2005 (Canção popular editada em CD).
-
LEVINE, M. H. ; HARDY MÜLLER, R. ; MATTANA, M. L. . Surpresa. inédito em livro, 2005. (Tradução/Outra).
-
LEVINE, M. H. ; HARDY MÜLLER, R. ; MATTANA, M. L. . Tons. inédito em livro, 2005. (Tradução/Outra).
-
WEDEKIND, F. ; MATTANA, M. L. . O Despertar da Primavera. inédito em livro, 1998. (Tradução/Outra).
Outras produções
MATTANA, M. L. . Curso de Capacitação Docente em Dramaturgia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . A Palavra e a Cena. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MATTANA, M. L. . O Texto e a Cena Teatral. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . Escrita para a Cena. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . História do Teatro. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . Interpretação Teatral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . Interpretação Teatral para Diretores. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . Interpretação e Direção Teatral. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . Interpretação Teatral. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . Brecht: Acompanhamento de uma Montagem. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTANA, M. L. . Cachorro. 2018. Teatral.
MATTANA, M. L. ; CAMARGO, O. . Odisseia - Canto VIII. 2018. Teatral.
NOLASCO, R. ; MATTANA, M. L. ; PASSARINHO, D. ; MULAZANI, M. ; GLUCK, L. . Momo: Para Gida com ardor. 2017. Teatral.
VINICIUS, P. ; MATTANA, M. L. ; NENEVE, O. ; ARAUJO, S. . Ouve-me com teu corpo inteiro. 2017. Teatral.
MATTANA, M. L. . O Senhor dos Temporais. 2014. Teatral.
ESTEVES, D. ; SBARDELOTTO, R. ; MATTANA, M. L. . Cena HQ Brasil - KMBlues. 2013. Diversas.
ALVIM, R. ; MATTANA, M. L. . Nekropolis. 2013. Teatral.
DEUTSCH, M. ; MATTANA, M. L. . Imprecações. 2012. Teatral.
FERREIRA, L. ; MATTANA, M. L. . Cena HQ Brasil - Yeshuah. 2012. Diversas.
CRIMP, Martin ; MATTANA, M. L. . Atentados. 2011. Teatral.
CRIMP, Martin ; MATTANA, M. L. . A Cidade. 2011. Teatral.
MUNIZ, L. ; MATTANA, M. L. . Relações - Peça Quase Romântica. 2010. Teatral.
KAMIS, P. ; MATTANA, M. L. . (Em) branco. 2010. Teatral.
BRECHT, B. ; MATTANA, M. L. . Ensaio sobre Baal. 2010. Teatral.
ASSIS, M. ; KINAS, F. ; MATTANA, M. L. . [...] Roteiro escrito com a pena da galhofa e a tinta do inconformismo. 2010. Teatral.
CHARMS, D. ; MATTANA, M. L. . Elizaveta Bam. 2009. Teatral.
MALMANN, G. ; MATTANA, M. L. . E ela abriu os olhos embaixo d'água. 2009. Teatral.
PELLEGRINI JR., D. ; MATTANA, M. L. . 500 Cervejas. 2008. Teatral.
ANDRADE, O. ; MATTANA, M. L. . Recreio Pingue-Pongue. 2008. Teatral.
LEPREVOST, L. F. ; MATTANA, M. L. . Tua Passividade Me Embrutece. 2008. Teatral.
FRANCA, A. ; DAMACENO, M. ; MATTANA, M. L. . O Homem Que Conhecia Todo Mundo. 2008. Teatral.
SOTOSKI, E. ; OLIVEIRA, L. ; ROMANI, R. ; MATTANA, M. L. ; SA, N. R. . As Ruas de Bagdá ou Aranha Marrom Não Usa Roberto Carlos. 2008. Teatral.
CRIMP, Martin ; MATTANA, M. L. . Menos Emergências. 2007. Teatral.
RAMOS, G. ; RODRIGUES, M. ; MATTANA, M. L. . A Testemunha e Dois Dedos. 2007. Teatral.
JORDAN, J. ; MATTANA, M. L. . Nadar à Noite. 2006. Teatral.
PRIETO, R. ; Davi, M. ; MATTANA, M. L. . Assunto Encerrado. 2006. Teatral.
LEVINE, M. H. ; MATTANA, M. L. . Aperitivos. 2005. Teatral.
WELLMAN, M. ; MATTANA, M. L. . A Caixa de Sândalo. 2005. Teatral.
MATTANA, M. L. ; OBRECHT, A. ; NEGRAES, C. . Fim da Tarde, Mesa Oito. 2005. Teatral.
CHARMS, D. ; MATTANA, M. L. . Elizaveta Bam. 2004. Teatral.
DICKENS, C. ; COELHO, L. ; MATTANA, M. L. . Grandes Esperanças. 2003. Teatral.
FRIEL, B. ; MATTANA, M. L. . O Caminho da Montanha. 2002. Teatral.
SILVER, N. ; HIRSCH, F. ; MATTANA, M. L. . Os Solitários. 2002. Teatral.
HIRSCH, F. ; MATTANA, M. L. . Nostalgia. 2001. Teatral.
GOGOL, N. ; PIASECKI, C. ; MATTANA, M. L. . Eis o Cidadão. 2000. Teatral.
SHAKESPEARE, W. ; MATTANA, M. L. . Romeu e Julieta. 1999. Teatral.
VASCONCELLOS, J. M. ; PIASECKI, C. ; MATTANA, M. L. . Meu Pé de Laranja Lima. 1999. Teatral.
MATTANA, M. L. ; WEDEKIND, F. . O Despertar da Primavera. 1998. Teatral.
BRECHT, B. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . A Exceção e a Regra. 1998. Teatral.
IBSEN, H. ; HIRSCH, F. ; MATTANA, M. L. . Nora - Casa de Bonecas. 1997. Teatral.
WEDEKIND, F. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . Lulu - Uma Dupla Tragédia. 1996. Teatral.
DUMAS, A. ; SCHOEMBERGER, M. ; MATTANA, M. L. . Os Três Mosqueteiros. 1995. Teatral.
GOETHE, J. W. ; HIRSCH, F. ; MATTANA, M. L. . Um Fausto Samba Sobre o Infinito. 1994. Teatral.
BRECHT, B. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . A Ópera dos Três Vinténs. 1994. Teatral.
TREVISAN, D. ; GUERRA, A. ; MATTANA, M. L. . O Vampiro e a Polaquinha. 1993. Teatral.
SHAKESPEARE, W. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . Hamlet. 1992. Teatral.
SHAKESPEARE, W. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . Sonho de Uma Noite de Verão. 1991. Teatral.
BUARQUE, C. ; VELOSO, C. ; RIBEIRO, V. ; MATTANA, M. L. . Vocal Brasileirão - 20 anos. 2015. Interpretação.
MATTANA, M. L. ; PETERMANN, A. ; LEPREVOST, L. F. ; CAMARGO, O. ; ROSSILHO, T. . O Passado é um Fósforo Queimado. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).
MATTANA, M. L. ; ARTIGAS, J. ; GUAZINA, L. S. ; PETERMANN, A. ; FRANCA, A. ; KELLER, T. ; CAMARGO, O. . Como Quem Diz Para Sempre. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).
MATTANA, M. L. ; PETERMANN, A. ; LEPREVOST, L. F. ; CAMARGO, O. ; FRANCA, A. . Adoráveis Compositores - Márcio Mattana & Adriano Petermann. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).
MATTANA, M. L. . Jornal da Guerra Contra os Taedos. 2009. Audiovisual.
MATTANA, M. L. . Nadar à Noite. 2006. Audiovisual.
MATTANA, M. L. . Confissões de Adolescente. 2005. Audiovisual.
MATTANA, M. L. . Aperitivos. 2005. Audiovisual.
MATTANA, M. L. . Marias. 2004. Audiovisual.
MATTANA, M. L. ; PETERMANN, A. . Música Barata. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).
MATTANA, M. L. . O Caminho da Montanha. 2002. Audiovisual.
MATTANA, M. L. . Romeu e Julieta. 1999. Audiovisual.
MATTANA, M. L. . O Despertar da Primavera. 1998. Audiovisual.
VENTURELLI, P. ; CARVALHO, B. ; SOUZA, Assionara. ; PELLANDA, L. H. ; MATTANA, M. L. . Entremundos: Paulo Venturelli, Bernardo Carvalho, Assionara Souza e Luis Henrique Pellanda. 2011.
SCHNITZLER, A. ; KUNDERA, M. ; BARONE, L. P. C. ; MATTANA, M. L. . Entremundos: Arthur Schnitzler & Milan Kundera. 2011.
MANN, T. ; OZ, A. ; MATTANA, M. L. . XX Narrativas do Século XX - Thomas Mann & Amos Oz. 2010.
HATOUM, M. ; IANELLI, M. ; MATTANA, M. L. . Brasis Leituras Plurais: Milton Hatoum e Mariana Ianelli. 2009.
ROSSINI, G. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . La Cenerentola. 1997.
PUCCINI, G. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . La Bohème. 1994.
PUCCINI, G. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . Tosca. 1994.
ROSSINI, G. ; MARCHIORO, M. ; MATTANA, M. L. . O Barbeiro de Sevilha. 1990.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Teatro curitibano e o ideário do teatro nacional (1960-1979), Descrição: A partir da coleta de matérias, resenhas, críticas e registros diversos, o projeto investiga o ideário do teatro curitibano dos anos sessenta e setenta, em busca das marcas de sua relação com certas ideias correntes em outros centros urbanos, entre elas: a ideia do ?sistema coringa?, a ideia do ?teatro-jornal?, a questão do ?teatro de agressão?, a noção de ?teatro experimental?. A partir de pistas coletadas em arquivos jornalísticos e outros bancos de dados, pretende-se discutir o alcance desses conceitos na cena curitibana do período, seus ecos e desdobramentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio Luiz Mattana - Coordenador.
-
2018 - 2021
A geração de setenta em Curitiba, Descrição: A pesquisa parte de coleta de registros jornalísticos e de entrevistas com artistas que atuaram nos grupos de teatro curitibanos dos anos setenta, tendo como foco as particularidades de suas práticas e processos criativos. A partir da análise dos relatos colhidos em entrevistas e de sua articulação com os registros da época, busca-se traçar um perfil destas particularidades e recorrências e discutir o papel daquelas experiências no processo de modernização do teatro na cidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio Luiz Mattana - Coordenador.
-
2014 - 2018
Ator, voz, personagem: questões de identidade no teatro britânico recente, Descrição: O projeto dedica-se ao estudo do tratamento dado à questão da identidade ficcional na obra recente de alguns dramaturgos britânicos - Caryl Churchill, Martin Crimp, Mark Ravenhill, Sarah Kane - e pretende avaliar sua relação com a dita crise contemporânea das narrativas de identidade, tal como é descrita por Stuart Hall, e da chamada crise da personagem, em face de autores como Jean-Pierre Ryngaert e Jean-Pierre Sarrazac, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio Luiz Mattana - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
-
2009 - 2012
Deslocamento e condensação em Nelson Rodrigues, Descrição: O projeto tem por objetivo mapear o uso de estratégias de condensação e deslocamento na obra do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, especialmente na construção de suas narrativas de memória, em peças teatrais como "Vestido de noiva", "Boca de Ouro", Perdoa-me por me traíres" e "Valsa no. 6". Em termos gerais, o projeto avança e desenvolve os conceitos básicos de pesquisa anterior ("Dramaturgia do Eu: Deslocamento e Condensação como modelos para análise de dramaturgia"), tomando como objeto central a dramaturgia brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio Luiz Mattana - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2007 - 2009
Dramaturgia do Eu: deslocamento e condensação como modelos para análise de dramaturgia., Descrição: O projeto tem o propósito central de discutir e articular conceitos e idéias das áreas da Teoria Literária e da Psicanálise, como modelos alternativos para o estudo de certa gama de textos dramáticos, especialmente aqueles em que as noções de tempo, lugar, ação e personagem imitam, de alguma forma, a lógica dos sonhos e do inconsciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Márcio Luiz Mattana - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2018
Paraninfo da Turma de Formandos do Bacharelado em Artes Cênicas, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Curitiba II.
2014
Professor Homenageado da Turma de Formando do Bacharelado em Artes Cênicas, UNESPAR - Curitiba Campus II.
2014
Menção de "Mérito Cultural" - Pelos trinta anos de vida artística, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel - CMPC.
2010
Patrono da Turma de Formandos do Bacharelado em Artes Cênicas (Interpretação e Direção Teatral), FAP - Faculdade de Artes do Paraná.
2010
Troféu Gralha Azul / Prêmio Governador do Estado - Melhor Sonoplastia por "Jornal da Guerra Contra os Taedos", Governo do Estado do Paraná / SATED-PR - Sind. dos Artistas e Técnicos do Paraná.
2009
Paraninfo da Turma de Formandos do Bacharelado em Artes Cênicas (Interpretação e Direção Teatral) da FAP, FAP - Faculdade de Artes do Paraná.
2008
Paraninfo da Turma de Formandos do Bacharelado em Artes Cênicas (Interpretação e Direção Teatral) da FAP, FAP - Faculdade de Artes do Paraná.
2007
Professor Homenageado da Turma de Formandos do Bacharelado em Artes Cênicas (Direção Teatral) da FAP, FAP - Faculdade de Artes do Paraná.
2007
Professor Homenageado da Turma de Formandos da Licenciatura em Teatro da FAP, FAP - Faculdade de Artes do Paraná.
2005
Professor Homenageado da Turma de Formandos do Bacharelado em Artes Cênicas (Interpretação Teatral) da FAP, FAP - Faculdade de Artes do Paraná.
1999
Melhor Sonoplastia, por "Romeu e Julieta", no XV FETEL - Festival de Teatro de Lajes (SC), Prefeitura Municipal de Lajes.
1993
Prêmio Marcelino Champagnat por Mérito Acadêmico, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Paraná, Reitoria, Faculdade de Artes do Paraná. , Rua dos Funcionários, 1357, Cabral, 80035050 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32507300, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor não Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor da Faculdade de Artes do Paraná - lotado no colegiado do Bacharelado em Artes Cênicas.
2005 - 2006
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
2003 - 2005
Universidade Estadual do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Artes do Paraná - FAP.,Linhas de pesquisa
-
04/2008
Direção e administração, Faculdade de Artes do Paraná - FAP.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso - Bacharelado em Artes Cênicas.
-
08/2006
Ensino, Curso Superior de Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PINC II - Projeto de Investigação da Cena II, Escrita Criativa para a Cena, Formas Épicas e Dramáticas na Dramaturgia, Laboratório Formativo II - Espaço e Performatividades, Laboratório de Montagem II, Laboratório de Montagem IV, Laboratório de Processos e Poéticas da Palavra
-
03/2007 - 04/2008
Direção e administração, Faculdade de Artes do Paraná - FAP.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/2005 - 07/2006
Ensino, Curso Superior de Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Teatro II, Música e Ritmo, Técnicas de Montagem, Interpretação III, Direção II, Direção III
-
06/2003 - 06/2005
Ensino, Curso Superior de Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação III, Música e Ritmo, Técnicas de Montagem, Direção II, Direção III
1997 - 1998
Fundação Universidade Regional de BlumenauVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
07/1997 - 03/1998
Ensino, Educação Artística - Habilitação em Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Corporal II, Interpretação II, Teoria do Teatro II
Você é Márcio Luiz Mattana?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcio Luiz Mattana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?