Rita Luiza de Pércia Namé

possui graduação em Musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1976) Rio de Janeiro, Especialização em Educação Musical, Etnomusicologia e Musicologia pelo Conservatorio Brasileiro de Musica (RJj) 1984, mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1998), doutorado em Letras e Linguistica pela Universidade Federal de Alagoas (2004) trabalhando com o tema Literatura e Música em Vinicius de Moraes, resultando na tese "A construção do Orfeu Moreno" . Atualmente é professora titular e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educacão Musical e Música e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de ensino, percepção musical, piano, literatura e outras artes e educação musical. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Musica, período 2009-2010, Diretora da Escola Técnica de Artes vinculada a UFAL, período nov. 2009 até o momento. Implementou na Escola Técnica de Artes Cursos Técnicos e Tecnológicos em Artes: Musica, Dança , Teatro e Produção de Moda

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2001 - 2004

Universidade Federal de Alagoas
Título: O CANCIONEIRO DE VINICIUS DE MORAES: a construção do Orfeu Moreno
Orientador: Draº Vera Lucia Romariz Correia de Araújo
Palavras-chave: LITERATURA - MÚSICA; Música; Transculturação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Setores de atividade: Educação Superior.

Doutorado em Letras

2001 - 2004

Universidade Federal de Alagoas
Título: O Cancioneiro viniciano - um estudo sobre a relação literatura e música
Orientador: Vera Lúcia Romariz Correia de Araujo
Palavras-chave: LITERATURA - MÚSICA; Música; Transculturação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Setores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em Letras e Lingüística

1995 - 1998

Universidade Federal de Alagoas
Título: Poesia e Música em Vinícius de Moraes- ressonância e síntese,Ano de Obtenção: 1998
José Niraldo de Farias.Palavras-chave: Literatura - Música -.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Especialização em Especialização em Educação Muscial

1986 - 1986

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário
Título: A musica brasileira e suas interfaces culturais
Orientador: Jose Maria neves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . XX SEMANA DA MUSICA. 2009. (Outro).

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . CONCERTO DA PASCOA. 2009. (Concerto).

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . OFICINA DE PERCUSSÃO COM CELINHO BARROS. 2009. (Outro).

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . I OFICINA RITMICA DALCROZE. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário do LEME.FANDANGO DO PONTAL DA BARRA, ALAGOAS. 2009. (Seminário).

II FORUM SOBRE POLUIÇÃO SONORA EM MACEIO.A POLUIÇÃO SONORA E O MEIO AMBIENTE. 2008. (Encontro).

SBPC.O TEATRO E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA NAS FORMAS DE ESPETÁCULO: um estudo no Coro Cênico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará.. 2007. (Seminário).

II Seminário sobre o Ensino da Arte: a formação do professor de Arte.Tecnicas Musicais aplicadas à sala de aula a partir do material Arte BR. 2005. (Seminário).

II Seminário sobre o Ensino da Arte: a formação do professor de Arte.A importancia da Música para o desenvolvimento e a formação do ser humano. 2005. (Seminário).

IV ABEM -NORDESTE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL.IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL -ABEM NORDESTE. 2005. (Encontro).

Seminário Arte na Escola.Seminário Arte na escola. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: TERCIO SMITH C IRINO DOS SANTOS

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.. O FACILITADOR BRINCANTE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em eSPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA ARTE:MUSICA) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: PEDRO LUCIANOA DA SILVA FILHO

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.. O CANCIONEIRO INFANTIL COMO FATOR DE INICIAÇÃO MUSICAL: uma experiencia no Pontal da Barra, Maceio, Brasil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em eSPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA ARTE:MUSICA) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: ALDINA ALMEIDA DE MEDERIOS

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.. EDUCAÇÃO MUSICAL E INTELIGENCIA MULTIFOCAL. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em eSPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA ARTE:MUSICA) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Jane Ferreira Calheiros de Melo

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.; Araujo, Vera Romariz. A Tradicao judaico-crista na personagem Macabea em A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Lingua Poruguesa e Literatura Br) - Academia Alagoana de Letras.

Aluno: Maria Rita Honorato da Silva

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.; Araujo, Vera Romariz. Representacoes culturais implicitas no discurso da personagem central do conto Historia porto-alegrense de Moacyr Scliar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Lingua Poruguesa e Literatura Br) - Academia Alagoana de Letras.

Aluno: Elvira Regina Rebelo Goncalves

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.; Brito, Maria de Farima; XAVIER, E.. Relacao entre o genero modinha e cancoes de Tom Jobim e Chico Buarque. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal de Alagoas.

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.; RUI CIPELLI; MARCO ANTONIO DA SILVA CANECA. EDUCAÇÃO MUSICAL, PERCEPÇÃO MUSICAL E TEORIA DA MÚSICA. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.. PIANO E TEORIA MUSICAL. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

NAMÉ, Rita Luiza Pércia.; XAVIER, E.. Professor substituto. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angela Maria dos Santos Maia

MAIA, A. M. S.; LIMA, R. S.; ROMARIZ, V.. O cancioneiro de Vinicius de Moraes e aspectos lítero-musicais em sua obra. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Roberto Sarmento Lima

NAMÉ, R. L. DE P.;LIMA, R. S.; ARAÚJO, V. L. R. C.; MELLER, V.. Poesia e música em Vinicius de Moraes: ressonância e síntese. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

WERISSON ROBERTO SOUZA DE PAZ

Educação musical atraves de instrumento de sopro; Início: 2005; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

AHIRANIE SALES DOS SANTOS

PRINCIPIOS, PARADIGMAS E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MUSICAL: uma experiência aplicada à sala de aula do ensino médio da rede publica de Maceió -Alagoas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em eSPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA ARTE:MUSICA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rita Luiza de Pércia Namé;

Aldina Almeida de Medeiros

A EDUCAÇÃO MUSICAL E A INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em eSPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA ARTE:MUSICA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rita Luiza de Pércia Namé;

JOSIVANIA NUNES DOS SANTOS E ROSIMEIRE DE AQUINO LIMA

A importancia da utilização da musicografia Braille no processo de ensino-aprendizagem das pessoas cegas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rita Luiza de Pércia Namé;

Emmanuel Motta

POLUIÇÃO SONORA: uma questão de educação musical; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rita Luiza de Pércia Namé;

Sónia André

CANTANDO E BRINCANDO APRENDE-SE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rita Luiza de Pércia Namé;

LUIZ MARTINS BARROS DA SILVA JUNIOR

ATIVIDADE DO REGENTE DE CORO: multiplicoidade e/ou sobrecarga?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em Música) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Rita Luiza de Pércia Namé;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Lúcia Romariz Correia de Araújo

O CANCIONEIRO VINICIANO:a construção do Orfeu moreno; 2004; Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Vera Lúcia Romariz Correia de Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . A totalização do tempo pelo discurso literário em Meu Amigo Marcel Proust Romance de Judith Grossmann. In: Belmira Rita da Costa Magalhaes; Otávio Cabral. (Org.). Sinfonia Inacabada - algumas reflexões cróticas em torno de "Meu Amigo Marcel Proust Romance". Maceió, Alagoas: EDUFAL, 1999, v. 500, p. 13-189.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . APOCALIPSE.... GAZETA DE ALAGOAS /, 29 mar. 2007.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. ; NAME, R. D. P. . APOCALIPSE.... GAZETA DE ALAGOAS, MACEIO -ALAGOAS, 29 mar. 2007.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . Do Poema à canção- análise morfológica e culural de uma canção de Vinícius de Moraes.. In: Seminário Abralic - Norte e Nordeste, 1999, Maceió - Alagoas. Seminário Abralic - Norte e Nordeste - Culturas, Contextos e Contemporaneidade. SALVADOR - BA: EDUFBA, 1999. v. unico. p. 85-90.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . A palavra poética canta?!. In: Semana de Iniciação Cientifica, 2005, Maceio. Semana de Iniciação Científica da UFAL, 2004.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . Multiplicidade sobre Educação Musical no Nordeste. In: IV ENCONTRO ABEM - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCADORES MUSICAIS, 2005, Maceió. IV ABEM, 2005.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . A importancia da música no desenvolvimento do ser humano. In: Semana de Iniciação Cientifica, 2004, Maceió. Semana de Iniciação Cientpifica da UFAL, 2004.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL ? SÉC. XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . FANDANGO DO PONTAL DA B ARRA, ALAGOAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAME, R. L. D. ; NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . Poluição Sonora: uma questão de cidadania. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . EDUCAÇÃO MUSICAL E POLUIÇÃO SONORA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . D´O GARANI A IL GUARANY: a trajetorioa da mimeses da representação. MACEIO, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . Cadernos de Musicalização, 1999. (Partitura Musical/Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . CURSO MDE TEORIA MUSICAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . OFICINA RITIMICA DALCROZE. 2008. .

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . AULA PUBLICA DA CLASSE DE ALUNOS DE PIANO. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. ; Brito, Maria de Fatima de Brito . VINICIUS: VERSO E (EN)CANTO. 2007. Interpretação.

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . recital de piano - musica brasileira. 2005. Interpretação.

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . Metodos de Educação Musical para regentes de Banda. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NAMÉ, Rita Luiza Pércia. . Oficina de Música. 2005 (oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    grupo de pesquisaDanças do Brasil, Da nça de Alagoas e Bailarino- pesquisador- intérprete, Descrição: MAPEAMENTO DAS DANÇAS E MUSICAS QUE ACOMPANHAM AS DANÇAS POPULARES EM ALAGOAS PARA FINS DIDÁTICOS, MEMORIA DA MANIFESTAÇÃO E FONTE ESTÉTICA PARA ESPETACULOS DA DANÇA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rita Luiza de Pércia Namé - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    NEPEN- NUCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL, Descrição: Visa atuar na formação do alunos do Curso de Licenciatura em Musica e profissionais recem -formados na área e outros profissionais interessados, promove ndo reflex~es atraves de palestras, oficinas e cursos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rita Luiza de Pércia Namé - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Centro de Ciencias Humanas, Letras e Artes. , Praça Visconde de Sinimbu, 206, Centro, 57020-720 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32213122, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1985 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/1985

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Piano Complementar, Percepção Musical, Música Brasileira, Metodologia do Ensino da Música, TCC

    • 03/1985

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Metodologia da Educação Musical, Piano Complementar, I, II, III e IV, Percepção Musical I, TCC

    • 06/1996 - 02/2000

      Extensão universitária , Pro Reitoria de Extensão, Coordenação de Assuntos Culturais.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Assuntos Culturais.