Ana Paula Garcia

Possui Licenciatura em Letras - Português/ Inglês (2013), mestrado em Teoria e Estudos Literários (2016) e doutorado em Teoria e Estudos Literários (2020) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente, atua como professora efetiva do Instituto Federal do Mato Grosso na área Português/Literatura.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2016 - 2020

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A consciência infeliz e o gênero problemático: Bernardo Soares e o romance do desassossego.
Orientador: Prof. Dr. Márcio Scheel

Mestrado em Letras

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Uma Poética da Tensão: as Conflituosas Faces da Modernidade em Álvaro de Campos
, Ano de Obtenção: 2016.Márcio Scheel.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras - Inglês

2010 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Professor Doutor Márcio Scheel

Formação complementar

2009 - 2009

História da Cultura. (Carga horária: 30h). , Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, ARLC, Brasil.

2008 - 2009

Semi-Intensive English Program. , ELS Language Centers, ESL, Canadá.

2006 - 2009

Adult Written Communication Course. (Carga horária: 427h). , CCAA, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Organização de eventos

AZEVEDO, R.M. B. ; GARCIA, A. P. . IV Circuito de Arte e Cultura do Câmpus Primavera do Leste. 2025. (Outro).

GARCIA, A. P. . Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: Produção de Conhecimento e Crescimento Intelectual no Século XXI. 2024. (Outro).

GARCIA, A. P. . III Circuito de Arte e Cultura do Câmpus Primavera do Leste. 2024. (Outro).

GARCIA, A. P. . IV Seminários das Licenciaturas do IFMT. 2021. (Outro).

GARCIA, A. P. . IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019. (Outro).

GARCIA, A. P. . III CONGRESSO INTERNACIONAL DO PPG-LETRAS / XVI SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS. 2015. (Congresso).

GARCIA, A. P. . XXIV Semana de Letras "Palavras Cruzadas entre Brasil e Portugal: a Língua Portuguesa e seus mundos". 2012. (Outro).

GARCIA, A. P. . IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2019. (Outro).

Participação em eventos

V Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea & I Colóquio de Teorias da Poesia.Mesa-redonda ?Fins e Começos da Poesia?: Entre a vida e a morte: poesia e memória como sítios possíveis onde pousar a cabeça. 2025. (Outra).

III Encontro Internacional de Pesquisa em Letras.A FRAGMENTAÇÃO DA FORMA E DO HERÓI ROMANESCOS NO LIVRO DO DESASSOSSEGO, DE BERNARDO SOARES.. 2024. (Encontro).

JENPEX 2024: Produção de Conhecimento e Crescimento Intelectual no Século XXI.PROJETO IFMT NOTÍCIAS: O JORNAL IPÊ AMARELO. 2024. (Outra).

VIII Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e XXII Seminário de Estudos Literários. O poético e a reconciliação possível entre o sujeito e a vida em A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe. 2021. (Congresso).

VII Congresso Nacional do Programa de Pós-Graduação em Letras: Políticas da literatura - 40 anos do PPG-LETRAS. A relação entre o poético e a tematização da dor em "O jardim das oliveiras", de Nélida Piñon. 2019. (Congresso).

: V CONGRESSO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS e XIX SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS. INDIVIDUALISMO E UTILITARISMO EM MOLL FLANDERS, DE DANIEL DEFOE. 2018. (Congresso).

IV Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Letras: "Qual o lugar da literatura" e XVIII Seminário de Estudos Literários. Um indivíduo probleático no Grande Sertão: a consciência infeliz de Riobaldo Tatarana. 2017. (Congresso).

Jornada de Estudos - Literatura e Liberdade. 2017. (Outra).

VI Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura: "Literatura e Resistência" e XVII Seminário de Estudos Literários. O papel da contingência no desenvolvimento da consciência infeliz do herói em A queda, de Albert Camus. 2016. (Congresso).

Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100 Orpheu. A dialética moderna: exaltação e desencantamento do mundo na poesia sensacionista de Álvaro de Campos. 2015. (Congresso).

XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano.A poeticidade como transposição do mundo moderno no Livro do Desassossego, de Bernardo Soares. 2015. (Seminário).

3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.As representações do desencantamento moderno em Álvaro de Campos e Rainer Maria Rilke. 2014. (Outra).

V Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura. O herói moderno e seu duplo em Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski. 2014. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Modernidade e poesia: representação, ruptura e crítica em Álvaro de Campos. 2013. (Congresso).

XXV Semana de Letras.De A passagem das horas a Tabacaria: a transformação da poética de Álvaro de Campos pela apreensão do mundo moderno. 2013. (Outra).

IV Seminário Leituras da Modernidade: entornos da poesia"."Reflexos da Modernidade: fragmentação, heteronímia e niilismo em "Tabacaria", de Álvaro de Campos. 2012. (Seminário).

XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. "A relação entre o pensamento e a angústia e sua representação metafórica em "Tabacaria", de Álvaro de Campos. 2012. (Congresso).

I Colóquio Internacional "Poéticas da Modernidade". 2011. (Outra).

II Encontro de Licenciaturas em Letras.PENSAR É SOFRER: A REFLEXÃO COMO CAUSA DA ANGÚSTIA NO EU-LÍRICO DE ?TABACARIA?, ÁLVARO DE CAMPOS. 2011. (Encontro).

XXIII Semana de Letras "Todas as Letras: Línguartensino". 2011. (Outra).

II Seminário de Estudos Críticos sobre Educação. 2010. (Seminário).

XXXVII Colóquio de Incentivo à Pesquisa. 2010. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lucas Matos Martins

SIMPSON, PABLO;GARCIA, A. P.; SCHEEL, M.. OÁSIS EM TEMPOS DE ARIDEZ: A MANIFESTAÇÃO DO POÉTICO NA LITERATURA DE CAIO FERNANDO ABREU SOB A DITADURA MILITAR São José do Rio Preto, São Paulo 2025. 2025 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: MARIA TERESINHA DIAS

MOREIRA, B. D.;GARCIA, A. P.; SIQUEIRA, A. W. N.. Narrativas docentes sobre a pandemia da covid-19 e a cultura digital na educação: um olhar das experiências no Ensino Médio das escolhas públicas de Mato Grosso. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: ALEX DIAS CURVO

PALHARES, T. H.; SOARES, Teresinha Rodrigues Prada;GARCIA, A. P.. "ENGENHOS DE MEMÓRIAS: o sentimento de pertencimento às paisagens presente nas narrativas dos TAEs da UFMT". 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Daniella Sigoli Pereira

SCHEEL, M.; Franco Jr, A; PERINI, F. L.; AMORIM, O. N.;GARCIA, A. P.. A construção do antimito português no romance poético de António Lobo Antunes. 2022. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Natália Fernanda da Silva Trigo

SCHEEL, M.; MAAS, W. P. M. D.; SIMPSON, PABLO; Franco Jr, A;GARCIA, A. P.. Poesia, poética e o fragmento como gênero: Similitudes e diferenças entre Pólen, de Novalis, e o Livro do desassossego, de Bernardo Soares.. 2021. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: MARIA TERESINHA DIAS

MOREIRA, B. D.; SIQUEIRA, A. W. N.;GARCIA, A. P.. Narrativas docentes sobre a pandemia da covid-19 e a cultura digital na educação: um olhar das experiências no Ensino Médio das escolhas públicas de Mato Grosso. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: ALEX DIAS CURVO

PALHARES, T. H.; SOARES, Teresinha Rodrigues Prada;GARCIA, A. P.. ENGENHOS DE MEMÓRIAS: o sentimento de pertencimento às paisagens presente nas narrativas dos TAEs da UFMT. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

SANTOS, J. G; DORILEO, G. C.;GARCIA, A. P.. Seletivo para Professor Substituto - Português/Espanhol - Banca Examinadora de Desempenho Didático. 2020. IFMT - Câmpus Avançado Diamantino.

BARCELLOS, M. S; MORAES, A. S.;GARCIA, A. P.. Seletivo para Professor Substituto - Biologia - Banca Examinadora de Desempenho Didático. 2019. IFMT - Câmpus Avançado Diamantino.

Produções bibliográficas

  • GARCIA, A. P. . A RELAÇÃO ENTRE O POÉTICO E A TEMATIZAÇÃO DA DOR EM 'O JARDIM DAS OLIVEIRAS', DE NÉLIDA PIÑON. SCRIPTA UNIANDRADE , v. 19, p. 175-187, 2021.

  • SCHEEL, M. ; GARCIA, A. P. . A busca que nunca termina: modernidade, romance e poesia em Nadja, de André Breton. LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA) , v. 2, p. 203-246, 2016.

  • SCHEEL, M. ; GARCIA, A. P. . As Iluminações de Rimbaud: da renúncia do sentido ao silêncio da obr. Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 15 (2), p. 195, 2015.

  • GARCIA, A. P. . Pensar é sofrer: a reflexão como causa da angústia do sujeito poético de 'Tabacaria', de Álvaro de Campos. Mosaico (São José do Rio Preto) , v. 12 n.1, p. 17-40, 2013.

  • GARCIA, A. P. ; SCHEEL, M. . Razão, loucura e teratologia em Os cantos de Maldoror, do conde de Lautréamont. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, A. P. . Mesa-redonda ?Fins e Começos da Poesia?: Entre a vida e a morte: poesia e memória como sítios possíveis onde pousar a cabeça. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GARCIA, A. P. . O poético e a relação entre subjetividade e mundo exterior em Manhã submersa, de Vergílio Ferreira. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, A. P. ; SANTOS, J. G ; ALENCAR, Jaqueline S. . CULTURA ON-LINE: UMA ESTRATÉGIA DE MINIMIZAR OS IMPACTOS PSICOSSOMÁTICOS DECORRENTES DO ISOLAMENTO SOCIAL DURANTE A QUARENTENA. Cuiabá: IFMT, 2020 (Resumo).

Outras produções

GARCIA, A. P. ; SILVA, R. S. ; REZENDE, D. ; SIQUEIRA, A. B. ; FRANCA, A. A. . A importância da produção acadêmica no ensino superior. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SCHEEL, M. ; GARCIA, A. P. . O horror na literatura como resistência à razão, à ciência e à sociedade moderna. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GARCIA, A. P. . Avaliador do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2017. (Avaliação e emissão de parecer).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Thathi COC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2020 - 05/2021

    Direção e administração, IFMT - Câmpus Avançado Diamantino.Cargo ou função, Chefe do Departamento de Ensino.