ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestrado em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em andamento). Atualmente é professor coordenador de disciplina do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/CEDERJ/UAB), servidor técnico-administrativo em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assistente da coordenação e integrante do corpo docente dos cursos de Pós-graduação lato sensu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão de Marketing da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Formação de Professores, Educação a Distância e Mídias Digitais na Educação.

Informações coletadas do Lattes em 29/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof. Dr. Wellerson Quintaneiro da Silva. Coorientador: Prof.ª Dr.ª Gabriela dos Santos Barbosa. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

2015 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Frações e seu ensino: um estudo diagnóstico das concepções dos estudantes de um Curso de Pedagogia na modalidade EaD
, Ano de Obtenção: 2017.Prof.ª Dr.ª Gabriela dos Santos Barbosa.Palavras-chave: Formação de professores de Matemática; Números Racionais; Frações; Ensino Fundamental; educação a distância.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura em Matemática

2004 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2016 - 2016

CURSO DE FORMAÇÃO EM EAD COM ÊNFASE NA TUTORIA CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Formação de Tutores em EaD. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Mídias Digitais na Educação.

Organização de eventos

ROCHA, M. A. F. ; FREITAS, A. H. F. . 6ª Feira de Carreira da Politécnica - UFRJ. 2025. .

ROCHA, M. A. F. ; FREITAS, A. H. F. . XIX Semana Fluxo e 5ª Feira de Carreiras da Politécnica-UFRJ. 2024. .

ROCHA, M. A. F. ; FREITAS, A. H. F. . 4ª Feira de Carreiras e Oportunidades da Politécnica - UFRJ. 2023. .

ROCHA, M. A. F. ; FREITAS, A. H. F. . 3ª Feira Virtual de Carreiras e Oportunidades da Politécnica - UFRJ. 2022. .

ROCHA, M. A. F. ; FREITAS, A. H. F. ; ESPANHA, M. M. . 2ª Feira Virtual de Carreiras e Oportunidades da Politécnica - UFRJ. 2021. .

ROCHA, M. A. F. ; FREITAS, A. H. F. ; PAULA, R. S. C. . Feira Virtual de Carreiras e Oportunidades da Politécnica da UFRJ. 2020. .

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2018. .

FREITAS, A. H. F. ; ARAÚJO, J. M. ; MESQUITA, S. X. ; REZENDE, F. M. T. . Frações: resolução de problemas e atividades lúdica do ensino fundamental ao nível superior. 2017. (Outro).

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2017. .

BARBOSA, G. S. ; FREITAS, A. H. F. ; LUNA, J. M. O. . Oficina "Jogos e atividades lúdicas para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". 2016. (Outro).

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2016. .

FREITAS, A. H. F. . Premiação do Program Self-Audit. 2015. (Outro).

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2015. .

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2014. .

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2013. .

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2011. .

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2010. .

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2009. .

FREITAS, A. H. F. . Conhecendo a UFRJ. 2008. .

Participação em eventos

Aula Inaugural 2025.1 - Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UNIRIO.Ser Docente: construindo compromissos e histórias. 2025. (Outra).

I Jornada Acadêmica do Polo Cederj de Cantagalo.Ser docente: construindo compromissos e histórias. 2024. (Outra).

V Ciclo de Palestras do CME Cantagalo.Perspectivas de implementação e utilização de recursos tecnológicos digitais que auxiliarão os profissionais da Educação no enfrentamento das dificuldades para a docência online e a distância. 2020. (Outra).

II Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática. 2019. (Encontro).

VII SINTAE UFRJ - Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação.Matemática Básica Instrumental: uma Formação Continuada de Servidores. 2019. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Cerimonial Universitário. 2019. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.Frações e seu ensino: um estudo diagnóstico com estudantes de um curso de Pedagogia EAD. 2019. (Encontro).

III Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 2018. (Outra).

XI Encontro Nacional de Cerimonial Universitário. 2018. (Encontro).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - UERJ/FEBF.Oficina. 2017. (Oficina).

X Encontro Nacional de Cerimonial Universitário - FORCIES, na UFRN. 2017. (Encontro).

I EFITEM - Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática.Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do curso de Pedagogia a distância. 2016. (Encontro).

II Encontro Nacional de Educação do ANDES-SN. 2016. (Encontro).

IX Encontro Nacional de Cerimonial Universitário - FORCIES, na UFPR. 2016. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII ENEM).ANÁLISE DO USO DO FÓRUM VIRTUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DA UNIRIO. 2016. (Encontro).

2º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática - CMB. 2015. (Simpósio).

I Encontro Internacional de Estudos em Educação Superior e Didática - UNESP.Formação e atuação crítica do professor em EaD: um estudo de casodos docentes da LIPEAD/UNIRIO. 2015. (Encontro).

I Encontro Internacional de Estudos em Educação Superior e Didática - UNESP.Formação Matemática para a docência nos anos iniciais: uma análise do rendimento acadêmico num curso de Pedagogia EaD. 2015. (Encontro).

Seminário Educação, Saúde e Sociedade do Futuro - FIOCRUZ. 2015. (Seminário).

VII Seminário Acadêmico 2015: Perspectivas em Periferias Múltiplos Olhares - PPGECC/FEBF/UERJ. 2015. (Seminário).

VI Seminário Mídias e Educação - Colégio Pedro II.Estudo de caso sobre uso de tecnologias num curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. 2015. (Seminário).

XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - UFJF.Formação Matemática para a docência nos anos iniciais: uma análise do rendimento acadêmico num curso de Pedagogia EaD. 2015. (Encontro).

VII Encontro Nacional de Cerimonial Universitário - FORCIES, na UFES. 2014. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Alan Jordão Ferreira

ROCHA, M. A. F.;FREITAS, A. H. F.; AQUINO, T. C. N.; KREBS, M. L. P.. FEIRA DE CARREIRAS E OPORTUNIDADES DA POLITÉCNICA-UFRJ NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: AMÁLIA BICHARA GUIMARÃES

FREITAS, A. H. F.; SILVA, C. E.. Ensino de Matemática na Educação Infantil: um estudo de caso com professoras da rede municipal de Piraí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tereza Cristina Calcagno

BARBOSA, G. S.;FREITAS, A. H. F.. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O APRENDIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tereza Maria da Silva Lucas

BARBOSA, G. S.;FREITAS, A. H. F.. LÚDICO E EDUCAÇÃO NO ENSINO: Motivação para alunos e professor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiana Lucas Silveira

BARBOSA, G. S.;FREITAS, A. H. F.. AUTOIMAGEM E REFLEXÃO: O USO DO PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO REFLEXIVO/FORMATIVO E AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Concurso Público para provimento de cargos Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2023. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Concurso Público para provimento de cargos Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2022. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Concurso Público para provimento de cargos Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Processo seletivo de Tutores Presenciais e a Distância (Consórcio CEDERJ). 2024. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Processo seletivo de Tutores Presenciais e a Distância (Consórcio CEDERJ). 2024. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Avaliação de trabalhos científicos (52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2024 e VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia). 2024. Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

FREITAS, A. H. F.. Processo seletivo de Tutores Presenciais e a Distância (Consórcio CEDERJ). 2023. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Processo seletivo de Mediadores Presenciais e a Distância (Consórcio CEDERJ). 2022. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Processo seletivo de Mediadores Presenciais e a Distância (Consórcio CEDERJ). 2021. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Processo seletivo de Mediadores Presenciais e a Distância (Consórcio CEDERJ). 2020. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

FREITAS, A. H. F.. Processo seletivo de Mediadores Presenciais e a Distância (Consórcio CEDERJ). 2019. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Sânya Carvalho dos Santos Caldeira

Em construção; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Keli Cristina da Luz Silva Lovis

A importância da informática no desenvolvimento de projetos pedagógicos para as práticas educativas; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Herculano Ferreira Freitas;

Cláudio da Luz Silva

Inclusão digital no ambiente escolar; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Herculano Ferreira Freitas;

Alan Jordão Ferreira

FEIRA DE CARREIRAS E OPORTUNIDADES DA POLITÉCNICA-UFRJ NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Herculano Ferreira Freitas;

Viviane de Jesus Candido

A importância da EAD nos dias atuais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Herculano Ferreira Freitas;

AMÁLIA BICHARA GUIMARÃES

Ensino de Matemática na Educação Infantil: um estudo de caso com professoras da rede municipal de Piraí; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alexandre Herculano Ferreira Freitas;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, G. A. L. C. ; FREITAS, A. H. F. ; SANTIAGO, J. O. ; PINTO, R. S. M. . Introdução do conceito de número inteiro negativo por meio da noção de subtrações equivalentes: uma proposta de abordagem em turma do 7º ano do Ensino Fundamental. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 22, p. 6, 2022.

  • BARBOSA, G. S. ; FREITAS, A. H. F. ; PEREIRA, E. S. . PIBID NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FEBF: AÇÕES E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. REVISTA APROXIMANDO , v. 6, p. 1-8, 2022.

  • FREITAS, A. H. F. ; MADURO, C. A. F. . Matemática Básica Instrumental (MBI): um projeto de extensão do PROFOS/UFRJ. EXTRAMUROS - REVISTA DE EXTENSÃO DA UNIVASF , v. 8, p. 16-29, 2020.

  • BARBOSA, G. S. ; FREITAS, A. H. F. . Caracterização dos estudantes e tecnologias na formação para o Ensino de Matemática em um Curso de Pedagogia semipresencial. TECNOLOGIA EDUCACIONAL , v. XLVIII, p. 87-100, 2019.

  • BARBOSA, GABRIELA DOS SANTOS ; MARINHOS, ALZIR FOURNY ; FREITAS, ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA . O problema dos camelos numa história em quadrinhos: reflexões e construção de saberes docentes. Revista de Educação Matemática , v. 15, p. 277-293, 2018.

  • FREITAS, A. H. F. ; BARBOSA, G. S. . Diferentes significados da Fração: um estudo diagnóstico com estudantes do Curso de Pedagogia a Distância. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 16, p. 1-8, 2016.

  • FREITAS, A. H. F. ; CARDOSO, E. J. C. ; BARBOSA, G. S. . RECURSOS TECNOLÓGICOS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: captação de informações sociais. In: Maylta Brandão dos Anjos; Vinicius Pinheiro Israel. (Org.). Extensão universitária, tecnologia e inclusão digital: Diálogos entre comunidades e academia. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2024, v. , p. 141-160.

  • BARBOSA, G. S. ; FREITAS, A. H. F. ; GOMES, E. S. V. . ETNOMATEMÁTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: Pedro Carlos Pereira; Saddo Ag Almouloud; Gabriela dos Santos Barbosa. (Org.). ETNOMATEMÁTICA, ETNOCIÊNCIA E ETNOCULTURA. 1ed.Curitiba: Appris, 2023, v. , p. 133-155.

  • FREITAS, A. H. F. ; BARBOSA, G. S. . Frações e seu ensino: um estudo diagnóstico com estudantes de um curso de Pedagogia EAD. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do Evento, 2019.

  • SODRE, M. F. M. ; RITTO, T. G. ; FREITAS, A. H. F. . Evasão nos cursos de engenharia da Escola Politécnica da UFRJ. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2017, Joinville. Anais, 2017.

  • FREITAS, A. H. F. . Análise do uso do fórum virtual no curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da UNIRIO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII ENEM), 2016, São Paulo. Relatos, 2016.

  • LUNA, J. M. O. ; FREITAS, A. H. F. . Campo Multiplicativo: uma análise do rendimento de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII ENEM), 2016, São Paulo. Comunicação Científica, 2016.

  • FREITAS, A. H. F. . Formação Matemática para a docência nos anos iniciais: uma análise do rendimento acadêmico num curso de Pedagogia EaD. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIDÁTICA, 2015, Franca - SP. Anais do Congresso, 2015.

  • SILVA, C. E. ; SANCHES, M. M. F. ; FREITAS, A. H. F. . Formação e atuação crítica do professor em EaD: um estudo de caso dos docentes da LIPEAD/UNIRIO.. In: I Encontro Internacional de Estudos em Educação Superior e Didática, 2015, Franca. Anais do Evento, 2015.

  • FREITAS, A. H. F. . Formação Matemática para a docência nos anos iniciais: uma análise do rendimento acadêmico num curso de Pedagogia EaD. In: XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais do Evento - GD7 ? Sessão A11, 2015.

  • FREITAS, A. H. F. ; SILVA, C. E. ; SANCHES, M. M. F. . Estudo de caso sobre uso de tecnologias num curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. In: VI Seminário Mídias e Educação - Colégio Pedro II, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Relatos e Pesquisa do VI Seminário Mídias & Educação, 2015. v. 01.

  • FREITAS, A. H. F. ; MADURO, C. A. F. ; SANTOS, A. C. S. . Matemática Básica Instrumental: uma Formação Continuada de Servidores. In: VII SINTAE UFRJ - Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação, 2019, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2019.

  • SODRE, M. F. M. ; AMARAL, D. B. ; FREITAS, A. H. F. . Avaliação das Secretarias Acadêmicas de Curso da Escola Politécnica da UFRJ. In: VII SINTAE UFRJ - Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação, 2019, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2019.

  • SANTOS, G. A. L. C. ; FREITAS, A. H. F. ; SANTIAGO, J. O. ; PINTO, R. S. M. . Introdução do conceito de número inteiro negativo por meio da noção de subtrações equivalentes: uma proposta de abordagem em turma do 7º ano do Ensino Fundamental. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , 2022.

  • BARBOSA, G. S. ; FREITAS, A. H. F. ; PEREIRA, E. S. . PIBID NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FEBF: AÇÕES E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. REVISTA APROXIMANDO , 2022.

  • FREITAS, A. H. F. ; MADURO, C. A. F. . Matemática Básica Instrumental (MBI): um projeto de extensão do PROFOS/UFRJ. EXTRAMUROS - REVISTA DE EXTENSÃO DA UNIVASF , 2020.

  • BARBOSA, G. S. ; MARINHOS, A. F. ; FREITAS, A. H. F. . O problema dos camelos numa história em quadrinhos: reflexões e construção de saberes docentes. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática , 2018.

  • FREITAS, A. H. F. ; BARBOSA, G. S. . Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do curso de Pedagogia a distância. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , 2016.

  • FREITAS, A. H. F. . Ser docente: construindo compromissos e histórias. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, A. H. F. . Educação em tempos de Pandemia: panorama, desafios e ações inovadoras. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, A. H. F. . Egressos da EAD: construindo compromissos e histórias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, A. H. F. . Frações e seu ensino: algumas considerações. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, A. H. F. . Informática em Educação?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, A. H. F. . Frações e seu ensino: um estudo de caso na Pedagogia EAD da UNIRIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, A. H. F. . Matemática na Contemporaneidade: desafios e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, A. H. F. . Informática em Educação?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, A. H. F. . ANÁLISE DO USO DO FÓRUM VIRTUAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DA UNIRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, A. H. F. ; BARBOSA, G. S. . Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do Curso de Pedagogia a distância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, A. H. F. . FORMAÇÃO MATEMÁTICA PARA A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO ACADÊMICO NUM CURSO DE PEDAGOGIA EAD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, A. H. F. . Formação Matemática para a docência nos anos iniciais: uma análise do rendimento acadêmico num curso de Pedagogia EaD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

FREITAS, A. H. F. ; REYNOZO, A. P. S. ; CASTRO, L. V. ; FREIRE, M. A. . A EAD na Unirio: Atualidades e Perspectivas dos Sujeitos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, A. H. F. ; SILVA, C. E. ; VALENCA, M. E. T. ; ANDRADE, M. R. ; SILVA, M. M. E. . A EaD Pública do Estado do Rio de Janeiro: 16 anos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, A. H. F. ; MADURO, C. A. F. . Matemática Básica Instrumental - Parte I. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, A. H. F. ; MADURO, C. A. F. . Matemática Básica Instrumental - Parte I. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, A. H. F. ; MADURO, C. A. F. . Matemática Básica Instrumental - Parte II. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, A. H. F. ; SANTOS, A. C. S. ; MADURO, C. A. F. . Matemática Básica Instrumental. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, A. H. F. ; SANTOS, A. C. S. . Matemática Básica Instrumental. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS, A. H. F. ; MAIA, A. S. . Matemática Básica Instrumental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Prêmios

2023

Aprovação em primeiro lugar no Concurso Público para Professor Substituto - DEMAT/FEBF/UERJ; Área: Matemática ? Subárea: Ensino de Matemática., Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

2018

Aprovação em terceiro lugar no Concurso Público para Professor Substituto - Centro de Ciências Humanas e Sociais; Disciplina: Matemática na Educação/Didática., Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

2006

Aprovação em Concurso Público - Assistente em Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

2005

Aprovação em Concurso Público - Auxiliar Administrativo, Empresa Municipal de Multimeios - MULTIRIO.

2004

Aprovação em Concurso Público - Agente da Administração Educacional, Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Politécnica. , CT - Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, 21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39387300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Disciplina, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina: Informática em Educação. Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no âmbito do Consórcio CEDERJ/UAB.

2011 - 2018

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor a Distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas: Matemática na Educação 1 e Matemática na Educação 2. Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no âmbito do Consórcio CEDERJ/UAB.

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Integro o corpo docente dos cursos de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão de Marketing da Escola Politécnica da UFRJ, atuando na disciplina de Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa.

2021 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente da Coordenação

Outras informações:
Atuação como Assistente da Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão de Marketing, da Escola Politécnica da UFRJ.

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Outras informações:
Unidade acadêmica de lotação: Escola Politécnica.

2021 - 2023

Prefeitura Municipal de São João de Meriti

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 16

2011 - 2015

Colégio Ferreira Lago

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 6

2021 - 2022

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 12

Outras informações:
Instrutor do Curso de Assistente Administrativo, do Programa Novos Caminhos (Faetec/MEC).

2004 - 2004

ESCOLA MUNICIPAL EULÁLIA DA SILVEIRA BRAGANÇA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente da Administração Educacional, Carga horária: 40

2005 - 2006

Empresa Municipal de Multimeios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40