Paulo Cesar de Almeida
Graduado - UERJ em 1973 e Mestrado em Engenharia Elétrica - PUC-RJ em 2002. Engenheiro de Equipamentos da Petrobras de 1974 a 1978. Trabalhei em Planejamento da Operação e da Expansão do Sistema Elétrico Brasileiro na ELETROBRAS de 1978 a 2009, chegando à gerência do Departamento de Engenharia de Transmissão.
Atualmente Professor da UERJ atuando na área de Controle e Automação desde 1983.
Professor da USU de 1976 a 1998 e do CEFET-RJ em 1981.
Experiência em estudos de Controle e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência, com particular interesse em esquemas especiais de proteção contra blecautes e instabilidade.
Informações coletadas do Lattes em 07/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2007 em Doutorado em Engenharia Elétrica
2004 - interrompida
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Novas técnicas de controle e proteção contra blecautes,
Orientador: Glauco Nery Taranto
Ano de interrupção: 2007
Mestrado em Engenharia Elétrica
2000 - 2002
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Esquemas de Proteção de Sistemas de Energia Elétrica,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Ricardo Bernardo Prada
Palavras-chave: Esquemas de Proteção de Sistemas; Estabilidade de Sistemas de Potência; Esquemas Especiais de Proteção.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Especialização em MBA em Administração
1996 - 1997
Escola Bras. de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas / CEADE
Bolsista do(a): Centrais Elétricas Brasileiras S.A..
Aperfeiçoamento em Controle de Sistemas Elétricos de Potência - CCSE
1982 - 1982
Universidade Federal de Santa Catarina
Ano de finalização: 1982;
Graduação em Engenharia Elétrica
1969 - 1973
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Projeto de Linhas de Transmissão de Extra Alta Tensão
Orientador: Alfredo David Nigri
Curso técnico/profissionalizante
1965 - 1967
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Formação complementar
1993 - 1993
Electric Power Development Planning. (Carga horária: 376h). , Japan International Cooperation Agency.
1974 - 1974
Extensão universitária em Engenharia de Equipamentos. (Carga horária: 1177h). , Divisão de Ensino-Serviço Pessoal-Petrobras.
1974 - 1974
Engenharia de Equipamentos. (Carga horária: 1177h). , Petrobrás Sepes Diven.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Instalações Elétricas e Industriais.
Participação em eventos
IX SEPOPE.IX Symposium of Specialists in Electric Operational and Expansion Planning. 2004. (Simpósio).
II Seminário Internacional de Transmissão de Energia Elétrica em Ambiente Competitivo.Transmissão em ambiente competitivo. 2001. (Seminário).
II Workshop sobre Técnicas de Inteligência Artificial aplicadas a Sistemas de Potências e Industriais.Técnicas de Inteligência Artificial. 2001. (Oficina).
Workshop sobre Qualidade de Energia Elétrica nos Sistemas de Transmissão e Transmissão.Qualidade de Energia Elétrica. 1999. (Oficina).
International Colloquium on HVDC Power Transmission.Internacional Colloquium on HVDC Power Transmission. 1989. (Outra).
Seminário sobre Proteção contra Explosões de Instalações Elétricas em Áreas Perigosas de Indústrias Químicas e Petroquímicas.Proteção contra Explosões de Instalações Elétricas em Áreas Perigosas de Indústrias Químicas e Petroquímicas. 1976. (Seminário).
Participação em bancas
ALMEIDA, P. C.; Bergamo A. L.; Ferreira, Cláudio. Influência do STATCOM na Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá.
ALMEIDA, P. C.; GOMES, P.; FONTOURA FILHO, R. N.. Critérios Técnicos para Implementaçaõ de Usinas Eólicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; Vieira, David M.; G. FILHO, R. S.. Gerador de Indução Trifásico Isolado à Rede. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; LEGEY, R. L.; Vieira, David M.. Integração de Manaus ao Sistema Interligado Nacional: Análise em Regime Permanente e Dinâmico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vieira, David M.;ALMEIDA, P. C.; GOMES, P.. Tensão de Restabelecimento Transitória na Abertura de Disjuntores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CUNHA, A. M. L. M.;ALMEIDA, P. C.. Análise da Geração de Energia em Cabo Verde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SEMPRINE, C. G.; LEITE, P. A. P.;ALMEIDA, P. C.. Análise e Aplicação dos Fundamentos para Execução do Projeto Básico Eólico Estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, D. D.; CARIDADE, L. T.;ALMEIDA, P. C.. Recomposição de Rede após Blecaute Análise de Conceitos e Simulação da Área de 500 kV da UHE Emborcação Área MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, P.; Vieira, David M.;ALMEIDA, P. C.. O despacho de Usinas Térmicas no Sistema Interligado Nacional: conceitos econômicos e a relevância para a segurança eletroenergética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Figueiredo, Erli .; Vieira, David M.;ALMEIDA, P. C.. Pequenas Centrais Hidrelétricas: considerações técnicas, econômicas, e estratégicas sobre sua utilização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; LIMA, A. G. G.; MEDEIROS JUNIOR, J.. Braço Robótico via Arduino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; LIMA, A. G. G.. Levantamento de Potenciais Hidrelétricos na Bacia do Córrego Santa Teresa, Bom Jardim/RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vieira, David M.;ALMEIDA, P. C.; SERENO, M. G.. Planejamento da Expansão de um Sistema de Transmissão com a Integração de Usinas Térmicas a Biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vieira, David M.;ALMEIDA, P. C.; SERENO, M. G.. Integração de Parques Eólicos ao Sistema Interligado Nacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vieira, David M.;ALMEIDA, P. C.; GOMES, P.. Corredor Fluente Alternativo à Normalização Após Perturbação na Área RJ/ES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; CASCAES, A.; GOMES, P.. A Utilização dos Sistemas Especiais de Proteção para a Melhoria da Confiabilidade de Sistemas de Energia Elétrica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; GOMES, P.; LEONI, R. L.. Análise de um Sistema Elétrico de Potência de Pequeno Porte para entendimento dos fenômenos físicos que envolvem o de Grande Porte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, A. C.;ALMEIDA, P. C.; WANDERLEY, M. H. A.. Aplicação do padrão IEC 61850 para proteção, controle e automação de uma subestação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; Figueiredo, Erli .; Vieira, David M.. Análise do Desempenho de um Sistema de Transmissão em Regime Dinâmico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, P. C.; GOMES, P.; Guarini A. P.; Fontoura, Roberto N.. Estudo para Avaliação do Sistema Especial de Proteção da Área RJ/ES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Produções bibliográficas
-
Prada R. . Esquemas de Proteção de Sistemas de Energia Elétrica. 1/0. ed. Rio de Janeiro: EPUB, 2005. v. 500. 308p .
-
Bergamo A. L. ; Quintão, Paulo ; ROMEI, O. R. ; GOMES, S. ; LIZARRAGA, M. M. ; ALMEIDA, P. C. . Estudos de Estabilidade do Sistema Interligado Brasileiro, Paraguaio e Argentino. In: XI SEPOPE - Symposium of Specialists in Electric Operational and Expansion Planning, 2009, Belém - PA. Estudos de Estabilidade do Sistema Interligado Brasileiro, Paraguaio e Argentino, 2009. v. 33.
-
CARVALHO, A. R. C. D. ; Rei, Andrea M. ; Fabíola F. C. Véliz ; ALMEIDA, P. C. . Aplicação de Avaliações Probabilísticas no Planejamento da Expansão da Transmissão. In: XIX SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2007, Rio de Janeiro. XIX SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2007. v. GPL.
-
ALMEIDA, P. C. ; Taranto, Glauco N. ; LEAL, H. N. ; FALCAO, D. M. ; MARTINS, C. G. ; MARTINS, S. B. . Avaliação de Limites Dinâmicos de Sistemas de Transmissão Utilizando Lógica Fuzzy. In: SYMPOSIUM OF SPECIALISTS IN ELECTRIC OPERATIONAL, 2006, Florianópolis - SC. xsepope.com.br, 2006.
-
ALMEIDA, P. C. ; W.PING, W. ; C.R.FERRAZ, J. ; R.B.MARINHO, J. ; O.DANIEL, L. ; P.ALMEIDA, L. ; L.PINTO, J. . Aplicação do Controle Coordenado de Tensão nas Usinas Nucleares de Angra dos Reis. In: X SYMPOSIUM OF SPECIALISTS IN ELECTRIC OPERATIONAL, 2006, Florianópolis - SC. xsepope.com.br, 2006.
-
Rei, Andrea M. ; CARVALHO, A. R. C. D. ; Lirio, F. L. ; MENDES, E. F. ; DELVIZIO, E.S. ; ALMEIDA, P. C. . Probabilistic Techniques Applied to the Brazilian Transmission Expansion Planning. In: X Symposium of Specialists In Electric Operational and Expansion Planning, 2006, Florianópolis - SC. X Symposium of Specialists In Electric Operational and Expansion Planning, 2006. v. SP-092.
-
ALMEIDA, P. C. ; Mitre, Miguel ; PEREIRA, A. C. ; Dominguez, Rosane ; VITOR, A. ; SANTANA JR, S. . AvaIiação de Indicadores de Desempenho para Ambiente Competitivo / Cooperativo. In: XVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2005, Curitiba. GRUPO DE ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO - GMI, 2005. v. GMI099.
-
ALMEIDA, P. C. ; PEREIRA, A. C. ; Taranto, Glauco N. ; GARCIA, D. R. ; CACERES, D. ; MOSZKOWIKS, M. . Integração dos Sistemas de Proteção, Controle e Automação de Subestações e Usinas Estado da Arte e Tendências. In: XVIII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - SNPTEE, 2005, Curitiba. GRUPO DE ESTUDO DE PROTEÇÃO, MEDIÇÃO E CONTROLE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA - GPC, 2005. v. GPC152.
-
ALMEIDA, P. C. ; PEREIRA, A. C. ; Mitre, Miguel ; Dominguez, Rosane . Indicadores de Desempenho: Ambiente Competitivo x Cooperativo. In: IX Symposium of Specialists in Electric Operational and Expansion Planning, 2004, Rio de Janeiro. IX SEPOPE, 2004.
-
ALMEIDA, P. C. ; PEREIRA, A. C. ; Taranto, Glauco N. ; Saad Jr., João ; Sollero, Raul B. . Integração dos Sistemas Digitalizados de Proteção com os Sistemas de Supervisão, Controle e Automação de Subestações e Usinas Uma Tendência Moderna. In: IX Syposium of Specialists in Electric Operational and Expansion Planning, 2004, Rio de Janeiro. IX SEPOPE, 2004.
-
ALMEIDA, P. C. ; PEREIRA, A. C. ; OLIVEIRA, G. S. G. ; JUNQUEIRA, A. ; OTERO, O. ; PERRET, R. ; VAISMAN, R. ; PINTO, S. O. ; Valdetaro I. . Melhoria da Confiabilidade das Subestações de 500 kV e 230 kV do Sistema de Transmissão Norte/Nordeste Brasileiro incluindo o Seccionamento da Barra Principal. In: XVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003, Uberlândia - MG. Grupo de Estudo de Análise e Técnicas de Sistemas de Potência - GAT, 2003. v. Grupo.
-
ALMEIDA, P. C. ; Jovita R. ; Bergamo A. L. ; Farias A. L. ; Guarini A. P. ; Vega F. . Análise do Processo de Colapso de Tensão no Sistema Interligado 50 Hz Itaipu-Ande-Furnas. In: XVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003, Uberlândia - MG. Grupo de Estudo de Análise e Técnicas de Sistemas de Potência - Grupo IV, 2003. v. GAT.
-
ALMEIDA, P. C. ; Prada R. . Esquemas de Proteção de Sistemas. In: Décimo Encuentro Regional Latinoamericano de la Cigré, 2003, Puerto Iguazú - Argentina. Comité 34 - Protecciones de Sistemas de Potência y Control Local, 2003. v. BR 147.
-
ALMEIDA, P. C. ; Bergamo A. L. ; BASTOS, R. L. ; CARVALHO, A. R. C. D. . Nova Ação de Controle para os Esquemas de Proteção de Sistemas. In: VIII Syposium of Specialists in Electric Operational and Expansion Planning, 2002, Brasília. NOVA AÇÃO DE CONTROLE PARA OS ESQUEMAS DE PROTEÇÃO DE SISTEMAS (EPSs), 2002. v. IP 138.
-
JUNQUEIRA, A. ; VAISMAN, R. ; BALTAR, F. ; ALMEIDA, P. C. ; CISNEIROS, S. ; CASCAES, A. ; OTERO, O. . Avaliação dos Esquemas de Emergência e de Segurança do Sistema Interligado N/NE. In: IX Encontro Regional Latino-Americano do CIGRÉ/BR - IX ERLAC, 2001, Foz do Iguaçu, 2001.
-
ALMEIDA, P. C. ; MOREIRA, J. A. C. ; CARVALHO, A. R. C. D. ; FONTANA, E. ; SHIRAISHI, O. T. ; CASCAES, A. ; FERREIRA, M. C. . Bauru Security Control Scheme. In: IEEE Porto Power Tech 2001, 2001, Porto, 2001.
-
PEREIRA, A. C. ; OLIVEIRA, G. S. G. ; JUNQUEIRA, A. ; ALMEIDA, P. C. ; VAISMAN, R. ; PERRET, R. ; PINTO, S. O. ; AZEVEDO, R. ; OTERO, O. . Reliability Improvement of the 500 kV and 230 kV Substations on de N/NE Brazilian Transmission System using PLC Network and Substation Main Bus Sectionalizing. In: IEEE Porto Power Tech 2001, 2001, Porto, 2001.
-
ALMEIDA, P. C. ; PRADO, M. I. A. ; VIZEU, C. E. ; LEAL, H. N. ; CARVALHO, A. R. C. D. . Adrianópolis Security Control Scheme. In: IEEE Porto Power Tech 2001, 2001, Porto, 2001.
-
AZEVEDO, R. ; JUNQUEIRA, A. ; ALMEIDA, P. C. ; OLIVEIRA, G. S. G. . Análise das Condições de Segurança Operativa do Sistema Interligado N/NE frente a contingências múltiplas. In: XVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - XVI SNPTEE, 2001, Campinas. Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2001. v. GAT.
-
ALMEIDA, P. C. ; PRADO, M. I. A. ; LEAL, H. N. ; VIZEU, C. E. ; CARVALHO, A. R. C. D. . Implantação de Esquemas de Controle de Segurança utilizando Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) no sistema de Suprimento aos Estados RJ/ES. In: XVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - XVI SNPTEE, 2001, Campinas. Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2001. v. GOP.
-
ALMEIDA, P. C. ; MOREIRA, J. A. C. ; FONTANA, E. ; CARVALHO, A. R. C. D. . Desenvolvimento e Implantação do Esquema de Controle de Segurança da SE Bauru 440 kV. In: XVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - XVI SNPTEE, 2001, Campinas. XVI SNPTEE, 2001. v. GAT.
-
BARBOSA, A. C. ; CARIJÓ, L. ; ALMEIDA, P. C. . Criteria and Methodologies Established in the Ambit of GTAD/SCEL/GCOI Voltage Colapse in the Brazilian N/NE, S/SE and N/NE Interconnected Systems. In: VII SEPOPE, 2000, Curitiba, 2000.
-
BIANCO, A. ; ALMEIDA, P. C. ; SCHILLING, M. T. ; PILLOTO, L. A. . Power System Nodal Risk Assessment : Concepts and Applications. In: VII SEPOPE, 2000, Curitiba, 2000.
-
BARBOSA, A. C. ; CARIJÓ, L. ; ALMEIDA, P. C. . Critérios e Metodologias estabelecidas no âmbito da Força Tarefa de Colapso de Tensão do GTAD/SCEL/GCOI para Estudos de Estabilidade de Tensão nos Sistemas Interligados S/SE/CO e N/NE. In: XV SNPTEE, 1999, Foz do Iguaçu, 1999.
-
ALMEIDA, P. C. ; ARTEIRO, F. ; BASTOS, R. L. . Integração do Planejamento Eletro-energético para a Operação do Sistema Interligado - Análise de Riscos Técnicos e Econômicos em Função de Metas Conflitantes - Caso Exemplo. In: VI SEPOPE, 1998, Salvador, 1998.
-
ALMEIDA, P. C. ; FERNANDES, P. C. ; STEINBERGER, J. M. ; ROSS, R. P. . Estudos para Validação dos Procedimentos da Nova Filosofia de Recomposição do GCOI. In: V Encontro para Debates de Assuntos da Operação - EDAO, 1995, Foz do Iguaçu, 1995.
-
VIEIRA FILHO, X. ; ALMEIDA, P. C. ; GOMES, P. . Load Shedding Scheme in the South/Southearstern Interconnected System. In: I SEPOPE (Symposium of Specialists in Electric Operational and Expansion Planning, 1987, Rio de Janeiro, 1987.
-
ALMEIDA, P. C. ; VIEIRA FILHO, X. ; GOMES, P. . Estudos de Estabilidade - Problemas e Soluções Adotadas. In: VIII SNPTEE, 1986, São Paulo, 1986.
-
ALMEIDA, P. C. ; GOMES, P. ; VIEIRA FILHO, X. . Esquema de Controle de Emergência Associado ao Sistema de Suprimento ao Rio Grande do Sul. In: I Seminário Argentino-Brasileiro sobre Estabilidade de Sistemas de Potência, 1985, Foz do Iguaçu, 1985.
-
ALMEIDA, P. C. ; Parentoni, Marcos S. . Integração dos sistemas isolados da Amazonia ao Sistema Interligado Brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Prêmios
2000
Professor Homenageado, Formandos de 2000.1 do Curso de Eng. Elétrica/Sistemas e Computação.
1993
Paraninfo, Formandos do Curso de Engenharia Elétrica da USU - 1993.1.
1992
Professor Homenageado, Formandos da USU do Curso de Engenharia Elétrica.
1992
Professor Homenageado, Formandos do Curso de Engenharia Elétrica da USU - 1992.1.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Engenharia. , Rua São Francisco Xavier, 524 - 5 andar, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340333, URL da Homepage:
Experiência profissional
1983 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Cuso de Especialização em nível de Pós-Graduação lato sensu : Engenheiro de Elétrica para a Indústria de Petróleo e Gás Natural
Atividades
-
01/2012
Extensão universitária , Faculdade de Engenharia, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Cuso de Especialização em nível de Pós-Graduação lato sensu : Engenheiro de Elétrica para a Indústria de Petróleo e Gás Natural.
-
03/1983
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais Elétricos e Magnéticos, Análise de Sistemas Físicos, Controle e Servomecanismos I e III
1978 - 2009
Centrais Elétricas BrasileirasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de Engª de Transmissão, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2005 - 12/2009
Direção e administração, Departamento de Engenharia de Transmissão, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
08/2002 - 05/2005
Direção e administração, Divisão de Estudos Elétricos da Transmissão, .,Cargo ou função, Chefe de Divisão.
-
08/1999 - 07/2002
Direção e administração, Departamento de Estudos Elétricos Del, Divisão de Estudos Elétricos de Curto Prazo Delc.,Cargo ou função, Chefe de Divisão.
-
04/1999 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Engenharia, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.,Serviço realizado, Análise da Segurança Operativa do Sistema Eétrico Brasileiro.
-
03/1999 - 08/1999
Direção e administração, Diretoria de Operação do, Departamento de Estudos Eletro Energéticos de Sistemas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
11/1998 - 03/1999
Direção e administração, Departamento de Estudos Elétricos Del, Divisão de Estudos Elétricos de Curto Prazo Delc.,Cargo ou função, Chefe de Divisão.
-
07/1990 - 07/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Operação do, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.,Linhas de pesquisa
-
06/1992 - 06/1992
Treinamentos ministrados , Diretoria de Operação do, Centro Nacional Operação e Supervisão Cnos.,Treinamentos ministrados, Operação de Sistemas Elétricos de Potência
1974 - 1978
Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Equipamentos, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1977 - 08/1978
Direção e administração, Detran Torguá, Setor de Manutenção do Torguá.,Cargo ou função, Chefe de Setor.
-
01/1974 - 08/1978
Serviços técnicos especializados , Detran Torguá, Setor de Manutenção do Torguá.,Serviço realizado, Manutenção de tanques, oleodutos, embarcações e instalações elétricas.
-
08/1976 - 05/1977
Direção e administração, Detran Torguá, Seção de Eletricidade e Instrumentação do Setor de Manutenção do Torguá.,Cargo ou função, Chefe de Seção.
1976 - 1998
Universidade Santa ÚrsulaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
03/1976 - 12/1998
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Máquinas Elétricas II, Instalações Elétricas Prediais, Análise de Sistemas de Potência, Eletrotécnica Aplicada, Materiais Elétricos e Processos, Máquinas Elétricas III
1972 - 1974
Companhia Internacional de EngenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Engenharia e Engenheiro Eletricis, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1972 - 01/1974
Serviços técnicos especializados , Divisão de Energia, Seção de Controle e Proteção.,Serviço realizado, Projeto de Subestações e Usinas.
-
08/1972 - 01/1974
Serviços técnicos especializados , Divisão de Energia, Seção de Controle e Proteção.,Serviço realizado, Projeto da Usina e Subetação de Itumbiara.
1981 - 1982
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da FonsecaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Atividades
-
03/1981 - 02/1982
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conversão Eletromecânica de Energia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Cesar de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?