Fabiana Sarges da Silva
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na área de estudos linguísticos. Possui especialização em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e graduação em Letras Língua Portuguesa pela Escola Superior Batista do Amazonas (2003). Trabalhou com o Ensino Superior em instituição privada, atuando como professora e coordenadora do curso de Letras. Como professora ministrou disciplinas do curso de Letras - Língua Portuguesa e disciplinas como Português Instrumental, Língua Portuguesa e Prática Redacional, Comunicação e Expressão, Redação Jurídica e Linguagem Jurídica em outros cursos. Atualmente trabalha como professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM.
Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em LETRAS
2011 - 2013
Universidade Federal do Amazonas
Título: A lei de cooficialização das línguas Tukano, Nheengatu e Baniwa em São Gabriel da Cachoeira: questões sobre política linguística em contexto multilíngue, Ano de Obtenção: 2013
Frantomé Bezera Pacheco.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Política Linguística; Multilinguismo; Cooficialização.
Especialização em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual
2004 - 2005
Universidade Federal do Amazonas
Título: A coerência e a coesão na produção escrita dos alunos da 2. série do ensino médio.
Orientador: Maria Luiza Cruz
Graduação em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa
2000 - 2003
Escola Superior Batista do Amazonas
Título: A produção textual na escola
Orientador: Sérgio Augusto Freire de Souza
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.
Participação em eventos
Workshop Atuais Tendências e Potenciais na Documentação Linguística.Política linguística em contexto de multilinguismo: considerações sobre a lei de cooficialização das línguas indígenas em São Gabriel da Cachoeira-Am. 2013. (Outra).
60 Seminário do GEL.Atitudes linguísticas em contexto multilíngue: um estudo sobre os falantes de línguas indígenas de São Gabriel da Cachoeira-Am. 2012. (Seminário).
X CELSUL.Política Linguística em contexto multilíngue: um estudo sobre o andamento das políticas públicas relacionadas às línguas cooficiais de São Gabriel da Cachoeira-Am.. 2012. (Encontro).
X Seminário Internacional em Letras.O discurso veiculado por meio da publicidade durante a copa do mundo: uma relação de convocação ao consumismo. 2010. (Seminário).
I Semana de Letras "Diversidade Linguística". 2002. (Encontro).
Ensino-aprendizagem e avaliação no mundo contemporâneo. 2001. (Encontro).
Participação em bancas
SARGES, F. S.. Análise de estudo: breve abordagem acerca das dificuldades de leitura e escrita com alunos do 8 ano em Língua Portuguesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
ROCHA, J. G.;SARGES, F. S.; Maquiné C. Sônia.. Preconceito linguístico no processo ensino/aprendizagem do 1 ano do ensino médio da rede pública. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
ROCHA, J. G.;SARGES, F. S.; PACHECO, S.Lucilene. A prática pedagógica "Fábrica de Contos" no aprendizado de leitura e escrita no ensino de Língua Portuguesa dos alunos do 6 ano de uma escola estadual da zona norte de Manaus.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
Orientou
Aquisição e desenvolviemento da linguagem por pessoas com síndrome de down; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Fabiana Sarges da Silva;
A vírgula como mecanismo de auxílio na coesão e coerência em textos produzidos por alunos do 2o ano do ensino médio de uma escola pública de Manaus; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Fabiana Sarges da Silva;
Variação fonético-fonológica do fonema /s/ em final de palavras na fala dos nativos da cidade de Tabatinga; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Fabiana Sarges da Silva;
Estratégias de leitura como recurso para a compreensão textual dos alunos do ensino fundamental II de uma escola estadual de Manaus; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Fabiana Sarges da Silva;
A relação intertextual de referência na obra "Reinações de Narizinho"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Fabiana Sarges da Silva;
Produções bibliográficas
-
SARGES, F. S. ; PACHECO, F. B. . Política Linguística em contexto multilíngue: um estudo sobre o andamento das políticas públicas relacionadas às línguas cooficiais de São Gabriel da Cachoeira-Am.. In: X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel, Paraná. Anais do X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012. v. X.
-
SARGES, F. S. ; BONIFACIO, L. P. S. . O discurso veiculado por meio da publicidade durante a copa do mundo: uma relação de convocação ao consumismo. In: X Seminário Internacional em Letras. Linguagem: interfaces e deslocamentos, 2010, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2010.
-
SARGES, F. S. ; PACHECO, F. B. . Política linguística em contexto de multilinguismo: considerações sobre a lei de cooficialização das línguas indígenas em São Gabriel da Cachoeira-Am.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SARGES, F. S. ; PACHECO, F. B. . Atitudes Linguísticas em contexto multilíngue: um estudo sobre os falantes de línguas indígenas de São Gabriel da Cachoeira-AM.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SARGES, F. S. ; PACHECO, F. B. . Política Linguística em contexto multilíngue: um estudo sobre o andamento das políticas públicas relacionadas às línguas cooficiais de São Gabriel da Cachoeira-Am.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SARGES, F. S. ; BONIFACIO, L. P. S. . O discurso veiculado por meio da publicidade durante a copa do mundo: uma relação de convocação ao consumismo, 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2015
Arte verbal, produção escrita e educação escolar indígena em situação de multilinguismo: o Noroeste Amazônico., Descrição: Este projeto objetiva investigar como os povos indígenas, com variados graus de contato com os não-indígenas e vivendo variadas situações sociolingüísticas, apropriaram-se da tecnologia da escrita, fazendo uso da mesma para registrar sua tradição oral, ao lado do registro em português, que é a língua do colonizador não-indígena, empregada-a correntemente como segunda língua por esses povos. Procuraremos investigar, igualmente, como a escrita está sendo introduzida na vida das pessoas que adquirem o conhecimento transmitido geração após geração via oralidade, desenvolvendo através dela toda a sua prática cultural que é motivada por princípios e valores tipicamente orais e, em sua maioria, não passíveis de serem representados com os recursos da escrita. Procura-se, enfim demonstrar que a representação escrita das línguas indígenas assume um papel importante ao dar visibilidade à língua oral, sendo um símbolo de resistência e poder frente à língua do colonizador não-indígena que se impõe como tradição escrita, sendo esta um dos diacríticos mais enfatizados nos discursos indígenas sobre as diferenças entre índios e não-índios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabiana Sarges da Silva - Integrante / Frantomé B. Pacheco - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Cooperação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Superior Batista do Amazonas. , Rua Leonor Teles, Adrianópolis, 69057510 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33051800, Ramal: 1832
Experiência profissional
2015 - 2015
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora (credenciada), Carga horária: 120
Outras informações:
Participou como professora da disciplina Estágio Supervisionado II (120 horas) do curso de Matemática oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR, no município de Manaquiri-Am, no primeiro período de 2015.
2015 - 2015
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora (credenciada), Carga horária: 60
Outras informações:
Participou como professora da disciplina TCC I (60 horas) do curso de Matemática oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR, no município de Manaquiri-Am, no primeiro período de 2015.
2014 - 2014
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora (credenciada), Carga horária: 60
Outras informações:
Participou como professora da disciplina Língua Portuguesa I (60 horas) do curso de Matemática oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR, no município de Caapiranga-Am, no primeiro período de 2014.
2014 - 2014
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora (credenciada), Carga horária: 120
Outras informações:
Participou como professora da disciplina Estágio Supervisionado I (120 horas) do curso de Matemática oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR, no município de Manaquiri-Am, no segundo período de 2014.
2013 - 2013
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora (credenciada), Carga horária: 60
Outras informações:
Participou como professora da disciplina Língua Portuguesa I (60 horas) do curso de Matemática oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR, no município de Manaquiri, em janeiro de 2013.
2013 - 2013
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora (credenciada), Carga horária: 60
Outras informações:
Participou como professora da disciplina Língua Portuguesa I (60 horas) do curso de Matemática oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR, no município de Lábrea-Am, em julho de 2013.
2012 - 2012
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora (voluntária), Carga horária: 60
Outras informações:
Participou como professora da disciplina Língua Portuguesa I (60 horas) do curso de Matemática oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR, no município de Tabatinga, em janeiro de 2012.
2014 - 2021
Escola Superior Batista do AmazonasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 17
Atividades
-
02/2019
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
-
02/2019
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
-
02/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior Batista do Amazonas.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Estruturante (NDE) do curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa..
-
07/2018 - 03/2021
Direção e administração, Escola Superior Batista do Amazonas.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Letras.
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Jurídica, Português Instrumental
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Prática Redacional
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Lingua Inglesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia da Língua Portuguesa, Formação Docente e Metodologia da Língua Portuguesa, TCC I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Lingua Inglesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe da Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Estágio de corregência em Língua Portuguesa
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental, Redção Jurídica
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Lingua Inglesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Linguística, Morfologia, Semântica
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Lingua Inglesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática da Gramática Normativa da Língua Portuguesa e Ensino, Sintaxe da Língua Portuguesa, TCCII
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Lingua Inglesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC I, Fundamentos da Linguística, Morfologia da Língua Portuguesa
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Lingua Inglesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado III, Fundamentos da Linguística, Morfossintaxe, Teorias Linguísticas e Ensino, Trabalho de conclusão de Curso I
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Linnguística, Texto e Gramática da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado II, Linguística Aplicada
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Linguísticos, Trabalho de Conclusão de Curso II
2004 - 2006
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora ensino fundamental, Carga horária: 20
1998 - 2003
Escolinha Sonho InfantilVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
2020 - Atual
Secretaria de Estado de Educação e Desporto - AMVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Linguagens e suas tecnologias
-
02/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa ( gramática, interpretação textual, redação e literatura)
-
02/2020 - 12/2020
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa (gramática, interpretação textual, redação e literatura)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiana Sarges da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?