MARIA LEONOR LEITE VIEIRA

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é Diretora do IGA-IDEPE - Instituto Geraldo Ataliba e IDEPE - Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial. É Diretoria do IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Leciona Direito Tributário, na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora de Direito Tributário nos cursos oferecidos pelo COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. É professora convidada para Conferências e Palestras em vários Congressos realizados por Associações e Institutos ligados ao Direito Tributário no País e no Exterior (ABDF ; ABRADT ; IBET ; IGA-IDEPE; IETRE; ALADT etc. Foi presidente do IGA-IDEPE. Foi Juíza do TIT - Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, tendo atuado por 20 anos, inclusive como Presidente de Câmara. Foi Conselheira do Conselho de Contribuintes (atual CARF). É autora do Livro "Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário", editado pela Dialética. Advogada atuante com ênfase em Direito Tributário. É Conselheira do Conselho Superior de Direito, da Fecomércio/SP. Foi membro do Conselho de Assessoria em Administração e Finanças da Fundação São Paulo - FUNDASP - de março/2018 a março/2024.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Direito

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Direito

1994 - 1995

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário
Orientador: Paulo de Barros Carvalho
, Ano de Obtenção: 1995.Palavras-chave: Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Justiça.

Graduação em Direito

1974 - 1978

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Tributário.

Organização de eventos

VIEIRA, Maria Leonor Leite . XXXIV Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 2021. (Congresso).

VIEIRA, Maria Leonor Leite . XXXIII Congresso Brasileiro de Direito tributário. 2019. (Congresso).

VIEIRA, Maria Leonor Leite . XXXII Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 2018. (Congresso).

VIEIRA, Maria Leonor Leite . XXXI Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

XXIV - Congresso Internacional de Direito Tributário - ABRADT. ITBI - Imposto sobre a Transmissão Inter vivos. 2022. (Congresso).

XXIX Congresso Nacional de Estudos Tributários - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Wit no IBET - Tributação e Gênero. 2022. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Direito Tributário do Instituto Geraldo Ataliba - Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial - IGAIGA-IDEPE. da Seletividade e essencialidade - Tributação de Gênero. 2022. (Congresso).

XXIII Simpósio Jurídico ABCE.XXIII Simpósio Jurídico ABCE. 2017. (Simpósio).

XII CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO TRIBUTÁRIOS E OS NOVOS HORIZONTES DO PROCESSO. A Alternância jurisprudencial e seus impactos na esfera tributária. 2015. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Direito Tributário. Inovações na tributação e no processo tributário. 2015. (Congresso).

Curso de especialização em direito tributário.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2014. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2014. (Outra).

XI Congresso Nacional de Estudos Tributários. O Direito Tributário entre a Forma e o Conteudo. 2014. (Congresso).

A nova lei do CADE: o 1º ano na visão das autoridades.. 2013. (Seminário).

Curso de especialização em direito tributário.IPTU, ITR E IPVA. 2013. (Outra).

ESPGE - Procuradoria geral do estado.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2013. (Outra).

Curso de especialização em direito tributário.IPTU, ITR E IPVA. 2012. (Outra).

IX Congresso Nacional de Estudos Tributários. Repercussão Geral: Sobrestamento e Suspensão da Exigibilidade do crédito.. 2012. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Direito Tributário do Paraná. Devido processo legal e verdade material: A relevância da prova no processo judicial tributário.. 2012. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Direito Tributário. Suspensão de exigibilidade do crédito tributário e casos de repercussão de repercussão geral.. 2012. (Congresso).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.IPTU e ITR - questões atuais. 2009. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.IPTU e ITR - questões atuais. 2009. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Procedimento Administrativo Fiscal. 2009. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspenção da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2009. (Outra).

Procuradoria Geral do Estado de São Paulo - ESPGE.Suspensão de exigibilidade do crédito. Parcelamento e Novação. 2009. (Outra).

VI Congresso Nacional de Estudos Tributários. ITR: Base de cálculo e alíquota. 2009. (Congresso).

1º Encontro ABCE de Gestão da Área Juridica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica..1º Encontro ABCE de Gestão da Área Juridica nas Empresas do Setor de Energia Elétrica.. 2008. (Encontro).

Cogeae.Processo Administrativo Tributário. 2008. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2008. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.IPTU e ITR - questões atuais. 2008. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Procedimento administrativo fiscal. 2008. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspenção da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2008. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Procedimento administrativo fiscal. 2008. (Outra).

II Congresso Maranhense de Estudos Tributários. Responsabilidade tributária dos sócios e administradores na sucessão empresarial: configuração de ato ilícito. 2008. (Congresso).

Procuradoria Geral do Estado de São Paulo - ESPGE.O processo administrativo tributário. 2008. (Outra).

V Congresso Nacional de Estudos Tributários. Tributação e imunidade na prestação de serviços públicos.. 2008. (Congresso).

Cogeae.Processo administrativo tributário. 2007. (Outra).

I Jornada de Debates sobre Questões Polêmicos de Direito Tributário.Processo Administrativo Tributário em Debate. 2007. (Outra).

Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.ISS - questões atuais. 2007. (Seminário).

Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.ICMS - mercadorias. 2007. (Seminário).

Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.Tributação Internacional. 2007. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Estudos Tributários - IBET. IV Congresso Nacional de Estudos Tributários. 2007. (Congresso).

XIII Simpósio Jurídico - ABCE.Cobrança de ITR sobre as áreas alagadas - decisão administrativa. 2007. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Direito Tributario - IDEPE. XXI Congresso Brasileiro de Direito Tributario. 2007. (Congresso).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.ICMS - Questão Atuais. 2006. (Seminário).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.ICMS - serviços. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Extinção da obrigação tributária, compensação e repetição do indébito. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspenção da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Teoria na prática: estratégias processuais. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.ICMS - mercadorias. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspenção da exigibilidade do crédito tributário, MS e lliminares. 2006. (Outra).

III Congresso Nacional de Estudos Tributários. O art. 185-A do CTN: penhora "on line". 2006. (Congresso).

Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.Contribuições Previdenciárias no Sistema Constitucional Tributário. 2006. (Seminário).

XV do III Curso de Especialização em Direito Tributáio - FAZESP.Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. 2006. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Direito Tributário - IDEPE. XX Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 2006. (Congresso).

COngresso Internacional de Direito Tributário do Paraná. Sistema Tributário e Segurança Juridica: Federação e Tributação Internacional. 2005. (Congresso).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2005. (Outra).

I Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro. I Congresso Internacional de Direito Tributário. 2005. (Congresso).

Sociedade Brasileira de Direito Público.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2005. (Outra).

XI Simpósio Jurídico-Tributário - ABCE. XI Simpósio Jurídico-Tributário. 2005. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Direito Tributário - IDEPE. XIX Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 2005. (Congresso).

Curso de Especialização em Direito do Estado.Impostos Municpais. 2004. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2004. (Outra).

Escola da Magistratura.A Hermenêutica Constitucional para a Concretização dos Direitos Fundamentais-Sociais. 2004. (Outra).

I Congresso Nacional de Estudos Tributários - IBET. I Congresso Nacional de Estudos Tributários. 2004. (Congresso).

Rede Temática Universitária Internacional UB e PUC - SP.Simplificação e melhoria técnica do sistema tributário - regimes de retenção, obrigações de declarar e medição na resolução de conflitos.. 2004. (Seminário).

Sociedade Brasileira de Direito Público - SBDP.Suspensão da Exigibilidade e Extinção da Obrigação Tributária. 2004. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Direito Tributário - IDEPE. XVIII Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 2004. (Congresso).

Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica. IX Simpósio Juridico-Tributário ABCE. 2003. (Congresso).

Curso de Especialização em direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2003. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.ICMS e IPI - questões atuais. 2003. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.A regra-matriz de incidência do IPTU e do ITR. 2003. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2003. (Outra).

Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Tributação sobre a renda e o patrimônio.. 2003. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Direito Tributário - IDEPE. XVII Congresso Brasileiro de Direito Tributário - IDEPE. 2003. (Congresso).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Espécies tributárias. 2002. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspenção da exigibilidade do crédito tributário. 2002. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.IPTU, ITR e a regra-matriz de incidência. 2002. (Outra).

Curso de Formação em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2002. (Outra).

Curso de Especialização em Direito Tributário - IBET.Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 2001. (Outra).

Cogeae.IPVA, IPTU e ITR. 2000. (Outra).

Escola Superior de Advocacia da OAB - SP.Casos Práticos de Direito Tributário. 1999. (Outra).

I Jornada de Estudos Tributários de São Paulo.O direito tributário no final do 2º milênio. 1999. (Outra).

Tribunal de Impostos e Taxas - TIT.Reforma do judiciário. 1999. (Seminário).

IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.Imposto sobre a renda alterações. 1998. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de direito Tributário. 1996. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de direito Tributário. Mesa de Debate. 1996. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 1995. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 1994. (Congresso).

VII congresso Brasileiro de Direito Tributário. Coordenadora do Evento. 1993. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de direito Tributário. 1992. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 1992. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 1991. (Congresso).

IV Congreso Brasileiro de direito Tributário. 1989. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 1988. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Direito Tributário. 1986. (Congresso).

I congresso Brasileiro de Direito Tributário. 1981. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Daniela Silveira Lara

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Os Pressupostos de Validade das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico Aplicados à Contribuição para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações FUST. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: MELISSA JENTCHMIN GORDON

LINS, R. M.;VIEIRA, Maria Leonor Leite. Efeitos Tributários da Recuperação de Precatórios e direitos Creditórios: Momento correto de se tributar a receita. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nicole Martendal Trotta

CARVALHO, P. B.;VIEIRA, Maria Leonor Leite. Analise das Alíquotas de ICMS incidentes nas operações de energia elétrica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Heloisa Saori Danno

LINS, R. M.;VIEIRA, Maria Leonor Leite. ISS - Conceito de Resultado útil para caracterização de exportação de serviços. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Raquel de Jesus Ribeiro

LISBOA, J. M. M. V.;VIEIRA, Maria Leonor Leite. O Bloqueio de Ativos Financeiros antes da citação no processo de Execução Fiscal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marina Magalhães Serrano

VIEIRA, Maria Leonor Leite; LISBOA, J. M. M. V.. A autonomia dos entes federativos e o princípio do não confisco. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Manoel e Deus Correia

VIEIRA, Maria Leonor Leite; LISBOA, J. M. M. V.. A incidência do ISS sobre Serviços Públicos prestados mediante regime de concessão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Nicolle Marques Robles

VIEIRA, Maria Leonor Leite. A incidência do ICMS nas operações com software transmitido via download. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Renata Santos Toledo

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Efeitos atribuídos ao princípio da capacidade contributiva nas decisões do Supremo Tribunal Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriele Borro Ardenghi

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Imunidade Tributária Musical: um panorama acerca de EC 75/2013. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcela Calvente

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Denúncia Espontânea no Direito Tributário Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Caio Bernardi Gramani

VIEIRA, Maria Leonor Leite. A Estabilidade da jurisprudência no CPC/2015, Os Impactos nas Lides Tributárias e a Consagração do Princípio da Segurança jurídica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Flávia Neves Lambiasi

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Reflexos da demora do Fisco no processo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Isadora Pereira do Prado

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Planejamento Tributário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Stefano Perez Salomone

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Análise de incidência de ICMS e ISS sobre provedores de internet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Helena Soriani

VIEIRA, Maria Leonor Leite. As Consequências Jurídicas da "Guerra Fiscal" de ICMS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Saori Yadoya

VIEIRA, Maria Leonor Leite. Troca de informações tributárias e financeiros entre os países. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lorena Terra de Almeida Santos

VIEIRA, Maria Leonor Leite; LINS, R. M.. Demonstração da posível atribuição de multa confiscatória pelo descumprimento de obrigações acessórias. 2015.

Aluno: JEAN CLAUER LOPES

LOVATO, A. C.;VIEIRA, Maria Leonor Leite; RIBEIRO, M. F.. ICMS - Substituição tributária. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FACHIN, Z. A.;VIEIRA, Maria Leonor Leite; ESTEVES, J. L. M.. Aspectos constitucionais do pedágio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Juliano José Rodrigues

BASSOLI, M. K.; PINTO, J. J.;VIEIRA, Maria Leonor Leite. A extrafiscalidade tributária para o imposto sobre serviço como instumento de desenvolvimento municipal.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Otávio Tomonobu Tome Uchiyama

VIEIRA, Maria Leonor Leite; RIBEIRO, M. F.; BONOMO, C.. Contribuição para custeio do serviço de iluminação pública. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ricardo Hidalgo Peratelli

PEREIRA, R. M.;VIEIRA, Maria Leonor Leite; BASSOLI, M. K.. O principio da seletividadee a fixaçao da alíquota do ICMS nas operações com energia elétrica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

LOVATO, A. C.; RIBEIRO, M. F.;VIEIRA, Maria Leonor Leite. Considerações sobre o planejamento tributário repercusão jurídica e contábil dos tributos em relação às empresas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

Camila Espíndula Pereira

Incidência de IPTU em bens públicos cedidos em concessão e permissão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Ricardo Cordeiro zilio

Imunidade tributária dos templos de qualquer culto: Limites e finalidades à luz da liberdade de crença religiosa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Heloisa Saori Danno

ISS - CONCEITO DE RESULTADO ÚTIL PARA CARACTERIZAÇÃO DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Giulia Oliveira gianotti

?O Planejamento Tributário do Imposto de Renda da Pessoa Física?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Arthur Seiji Minami

TRIBUTAÇÃO NAS OPERAÇÕES COM CRIPTOMOEDAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Ana Carolina Sharovsky

Natureza do Crime de Descaminho e a extinção da punibilidade do tributo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Pedro Inue Gottardi

A não incidência do ICMS nas operações de importação sob o regime de admissão temporária- sem opção de compra; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Beatriz Pinheiro Correa Costa

Principio da não cumulatividade do ICMS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Lorena Terra de Almeida Santos

Demonstração da possível atribuição de multa confiscatória pelo descumprimento de obrigações acessórias; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Leonardo Guimarães Perego

O controle de constitucionalidade no Direito Brasileiro: A modulação dos efeitos das decisões no controle concentrado e a sua repercussão no Direito Tributário; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Ana Beatriz Valenciano Achilles

Responsabilidade tributária dos sócios e administradores de pessoas jurídicas e o redirecionamento das execuções fiscais; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Viviane Camara Strachicini

O lançamento tributário enquanto ato administrativo de positivação da norma individual e concreta que constitui o crédito; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Maria Raphaela Dadona Matthiesen

As limitações ao reconhecimento judicial da imunidade recíproca à empresa brasileira de correios e telégrafos; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Tatiana Ring

Considerações sobre a necessidade do prévio exaurimento da instância administrativa para a configuração do crime contra a ordem tributária; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Rene Vieira Correia

Sujeito ativo do ICMS incidente sobre as operações de importação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Mariana Barroso Lupianhes

Crimes contra a ordem tributária; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Maria Ângela Lopes Paulino

Distinção juridica entre taxa e tarifa preco publico para fins de remuneração dos serviços publicos; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Paulo de Vasconcelos lima

Aspectos tributários do agio em fusões aquisições e cisões; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Adriana Capobianco May Zaidan

Sujeição passiva da confinz na Lei Complementar 70 91 analise e consequencias juridicas tributárias; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Daniel Kasinski

A isenção do imposto sobre operações de crédito cambio e seguro e sobre operações relativas a titulos a valores mobiliarios; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Debora Assalve

A incidência do ISS nas concessões de rodovias; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Ligia Ferreira de Faria

Resultados práticos da eventual aplivcação das alterações do código de processo civil as execuções fiscais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Leonor Leite Vieira;

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . O DIREITO TRIBUTÁRIO COMO INSTRMENTO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 1. ed. São Paulo: Quartier Latin, 2022. v. 01. 580p .

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . A Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário. São Paulo: Editora Dialética, 1996.

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite ; NANNINI, T. A. C. ; MIOLARO, E. . A Decisão Administrativa Irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, que não mais possa ser objeto de ação anulatória. In: Julcira Maria de Mello Viana Lisboa; Claudia Cristina dos Santos Abrosio. (Org.). Extinção da Obrigação Tributária na Teoria e na Prática: Uma visão multidisciplinar. 1ed.São Paulo: Quartier Latin, 2021, v. 1, p. 221-242.

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Repercussão Geral e a Suspensão da Exibilidade do Crédito Tributário. In: Fernada Drumommond Parisi, Heleno Tôrres, José Eduardo Soares de Melo.. (Org.). Estudos de Direito Tributário. 3ed.São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2014, v. 3, p. 1-415.

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Imposto Territorial Rural: hipótese de incidência e base de cálculo - provocações. Curso de Especialização em Direito Tributário. Rio de Janeiro: Editora Florense, 2005, v. 01, p. 1107-1114.

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Controvérsias relativas ao Imposto sobre Transmissão Inter Vivos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO CREDITO TRIBUTÁRIO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Processo Judicial Tributário. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Impostos incidentes sobre a Sucessão - ITCMD e ITBI. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da Exigibilidade do crédito tributario. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Alberto Macedo ; VIEIRA, Maria Leonor Leite ; Oswaldo santos de carvalho ; LINS, R. M. ; CARVALHO, P. B. ; DERZI, M. ; JUREIDINIDIAS, K. ; MARTINS, I. G. S. ; ADEODATO, J. M. ; GRUPENMACHER, B. T. ; FARIA, M. G. ; DANTAS, M. R. ; RANGEL, R. M. ; CAMPILONGO, C. ; BRITTO, L. G. ; CARRAZZA, R. A. ; FERRAGUT, M. R. ; VIEIRA, J. R. . 'Princípio da Igualdade: novo conceito ou nova realidade social?'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite ; Oswaldo santos de carvalho ; LINS, R. M. ; GRUPENMACHER, B. T. ; CARVALHO, P. B. ; DERZI, M. ; JUREIDINIDIAS, K. ; CAMPILONGO, C. ; BRITTO, L. G. ; HORVATH, E. ; MOREIRA, A. M. ; CARRAZZA, E. N. ; BARRETO, P. A. . Limites à Imunidade do ITBI e o RE 796.376. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . PUC-COGEAE - Palestra sobre 'Impostos incidentes sobre a sucessão - ITCMD e ITBI. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite ; Oswaldo santos de carvalho ; LINS, R. M. ; CARVALHO, P. B. ; TOLEDO, J. E. T. ; GRUPENMACHER, B. T. ; MUSSALEM, T. M. ; DERZI, M. ; MARTINS, I. G. S. ; JUREIDINIDIAS, K. ; ADEODATO, J. M. . Arbitragem: alternativa de solução de conflito. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Palestra: Impostos incidentes sobre a sucessão - ITCMD e ITBI. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oswaldo santos de carvalho ; CARVALHO, P. B. ; LINS, R. M. ; TOLEDO, J. E. T. ; GRUPENMACHER, B. T. ; VIEIRA, Maria Leonor Leite . Arbitragem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite ; CARVALHO, P. B. ; CAMPILONGO, C. ; BRITTO, L. G. ; TOME, F. ; MOREIRA, A. M. ; CARRAZZA, E. N. ; BARRETO, P. A. ; VIEIRA, J. R. ; FERRAGUT, M. R. ; CARRAZZA, R. A. . Presidência do IGA-IDEPE - Instituto Geraldo Ataliba e Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . COGEAE - Impostos Incidentes sobre a sucessão - ITBI e ITCMD. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Maria Leonor Leite Vieira ; Oswaldo santos de carvalho ; LINS, R. M. ; Alberto Macedo ; VIEIRA, Maria Leonor Leite . 'Lei de Introdução às normas do Direito Tributário e o principio da segurança jurídica'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite ; Oswaldo santos de carvalho ; CARVALHO, P. B. ; DERZI, M. ; CAMPILONGO, C. ; FERRAGUT, M. R. ; HORVATH, E. ; BARRETO, P. A. ; MOREIRA, A. M. ; UTUMI, A. C. ; MELO, J. E. S. . Presidência do IGA-IDEPE - Instituto Geraldo Ataliba e Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Palestra no Curso de Especialização do COGEAE: 'Impostos sobre sucessão - ITBI e ITCMD'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite ; Oswaldo santos de carvalho ; Alberto Macedo . A Tributação no Mundo Digital: ICMS, ISS ou não incidência?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS E Liminares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da exigibilidade do crédito tributário MS e Liminares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . IPTU, ITR E IPVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Os tribunais administrativos no controle da legalidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . IPTU, ITR e IPVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . IPTU, ITR e IPVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . IPTU, ITR e IPVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão da exigibilidade do crédito tributário, MS e liminares. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão de exigibilidade do crédito tributário MS e liminares.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . Suspensão de exigibilidade do crédito tributário.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . IPTU, ITR e IPVA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • VIEIRA, Maria Leonor Leite . IPTU, ITR e IPVA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Prêmios

2017

Prêmio Menção Honrosa de Mérito de Monografias, Núcleo de Monografia Jurídica "Prof Paulo Freire" - PUC-SP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Tributário. , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 05014901 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: () 36708000, URL da Homepage:

Experiência profissional

1982 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1999

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Tributário

  • 01/1999

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Tributário.,Atividade de extensão realizada, Professora em Direito Tributário no Curso de Especialização.

  • 09/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Direito, Faculdade de Direito.,Atividade realizada, Aulas e Palestras.

  • 01/1982

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Tributário

2012 - Atual

Instituto Geral Ataliba

Vínculo: Presidente - eleição, Enquadramento Funcional: Presidente

1989 - 1996

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1989

    Ensino, Direito Tributário, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Tributário