Marialva Mota Ribeiro

Graduada em Engenharia Civil (1992), pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá - FECI, e em Matemática (1997), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras FAFI, especialista em Qualidade e Produtividade (1994) e mestre em Ciências em Engenharia de Produção (2000) pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI. Atualmente é discente no curso de Direito, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas - campus Poços de Caldas e de Gestão de Negócios Imobiliários na UniCesumar. Atuou no magistério por mais de 25 anos, sendo 23 destes no ensino superior, nos cursos de Administração e Engenharia Civil. Coordenou o curso de Pós-graduação lato sensu em Gestão de Edificações e Espaços Urbanos, da PUC Minas, e orientou mais de 100 Trabalhos de Conclusão de Curso, interagindo com muitos colaboradores em coautorias de orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso e elaboração e publicação de outros trabalhos científicos. Destacam-se como áreas de atuação: Construção Civil, Gestão de Projetos e de obras, Mercadológica, Empreendedorismo e Planejamento Urbano Saudável. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4139-5833

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

1998 - 2000

ESCOLA FEDERAL DE ENGENHARIA DE ITAJUBÁ
Título: A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES NO ÂMBITO DO PROJETO ITAJUBÁ-TECNÓPOLIS: UMA PROPOSTA
, Ano de Obtenção: 2000.Dagoberto Alves de Almeida.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Tecnópolis; Empreendedorismo; Educação Empreendedora; Desenvolvimento Local e Regional.Grande área: Engenharias

Especialização em Qualidade e Produtividade

1993 - 1994

ESCOLA FEDERAL DE ENGENHARIA DE ITAJUBÁ

Graduação em andamento em Gestão de Negócios Imobiliários

2025 - Atual

Unicesumar

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em XIV SEMANA JURÍDICA. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas, PUC MINAS, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Educação Digital da trilha Tecnologia do Programa de Formação Doce. (Carga horária: 1h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Inteligência Artificial na Educação da trilha Desenvolvimento do P. (Carga horária: 1h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.

2022 - 2022

Curso de Experiências de Aprendizagem da trilha Planejamento do Programa de. (Carga horária: 1h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.

2020 - 2020

Como engajar os alunos no Regime Presencial Contingenciado. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.

2018 - 2018

Oficina Office 365 - Forms, Sway e Teams. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas, PUC MINAS, Brasil.

2013 - 2013

Tópicos Especiais I - AQ 100 - 2o semestre. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2013 - 2013

Tópicos Especiais I - AQ 100 - 1o semestre. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Planejamento das Cidades de Pequeno Porte - IC062. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Como redigir artigo científico. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Gestão de regiões metropolitanas. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Elaboração e revisão de itens do BNI do Enade. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2005 - 2005

Tópicos Especiais em Edificações - IC041. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2004 - 2004

Gestão da Qualidade na Construção - IC048. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2004 - 2004

Ambiente Construído e o Comportamento Humano IC011. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2003 - 2003

Aprender a Empreender. (Carga horária: 32h). , SEBRAE MINAS, SEBRAE MG, Brasil.

2002 - 2002

Capacitação didática para professores. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.

2002 - 2002

Questões Educacioanis Contemporâneas. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.

1999 - 1999

A MATEMÁTICA NA NATUREZA. (Carga horária: 50h). , ESCOLA FEDERAL DE ENGENHARIA DE ITAJUBÁ, EFEI, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Administração de Empresas I. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, FACESM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Planejamento e Gerenciamento das Construções.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Empreendedorismo.

Participação em eventos

XXVIII ENANGRAD. A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO EXPRESSÃO DE DEMANDA NA OCUPAÇÃO DE VAZIOS URBANOS. 2017. (Congresso).

1o. ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISAS PARA PLANEJAMENTO URBANO E CIDADES SAUDÁVEIS. 2016. (Encontro).

1º CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas,. PLANO DE NEGÓCIO PARA A MONTAGEM DE UM FOOD TRUCK DE FAST FOOD SAUDÁVEL E GOURMET. 2016. (Congresso).

XXVII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO OCORRIDO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR SITUADA EM POÇOS DE CALDAS ? MG. 2016. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIDADES CRIATIVAS. O PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO COMO PRÁTICA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS URBANOS. 2013. (Congresso).

XI CONGRESSO INTERDISCIPLINAR. A importância do exercício da criatividade no processo de graduação em Administração sob a perspectiva dos discentes. 2013. (Congresso).

XI CONGRESSO INTERDISCIPLINAR. Um estudo sobre a percepção dos acadêmicos da PUC Minas - campus Poços de Caldas em relação à formação do Administrador.. 2013. (Congresso).

10o. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO PACIENTE ONCOLÓGICO EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA UNACON EM POÇOS DE CALDAS - MG. 2012. (Congresso).

8o. CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS. UM RESGATE PARA A COMPREENSÃO DO USO DE REDES SOCIAIS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. 2012. (Congresso).

I ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO URBANO SAUDÁVEL. 2012. (Encontro).

V Workshop de Formação de Empreendedores Universitários - EmpreendeSUR. 2011. (Outra).

XXII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO NA FARMÁCIA ONCOLÓGICA DE UM HOSPITAL SITUADO EM MINAS GERAIS. 2011. (Congresso).

XIX ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - O Ensino de Graduação em Administração no Contexto Brasileiro da Dversidade e da Mudança - 01 a 03 de outubro.Identificação dos fatores geradores de satisfação nos clientes da ALLIANZ Seguros S.A. por meio da utilização da Inteligência Competitiva/ Identificação das fragilidades e potencialdades da utilização da modalidade de licitação pregão no DMAE - Poços de C. 2008. (Encontro).

XVIII ENANGRAD - Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - NOVAS FRONTEIRAS DO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO - 01 a 03 de agosto.Identificação das não-conformidades existentes no sistema de medição do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas - DMAE. 2007. (Encontro).

1a. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT.Desenvolvimento de um software amigável para gestão de projetos. 2004. (Outra).

COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Grupo de Inteligência Competiva da PUC Minas - campus Poços de Caldas: gestão empreendedora da informação. 2004. (Congresso).

I Mostra de Extensão Universitária.Grupo de Inteligência Competitiva - GIC. 2004. (Outra).

V SEMINÁRIO PROGRAD: ESTÁGIOS CURRICULARES - SIGNIFICADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.Estágio Curricular: curso de Engenharia Civil da PUC MINAS, campus Poços de Caldas. 2004. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ana Luiza Aulicinio Cardoso

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. A APAE de São João da Boa Vista (SP): apresentação e proposta para captação de recursos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Rodolfo de Sousa Herrera

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. Estudo de viabilidade mercadológica para abertura de uma loja virtual de roupas íntimas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Renan César Amorim Ribeiro

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. Qualidade de vida no segmento bancário: um estudo realizado em uma agência bancária em Poços de Caldas - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Nathália Gianelli de Oliveira Soares

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. Descrição do processo de elaboração de um projeto de profissionalização de gestores para uma empresa localizada no Sul de Minas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Guilherme Galluzzi Couto Paes

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. Um estudo sobre e-commerce: perfil dos acadêmicos em Administração da PUC Minas - campus Poços de Caldas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Lucas Magalhães de Oliveira

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. Os valores intangíveis dos negócios sociais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Leticia Aparecida de Souza

RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.; GARCIA, J. M.. Segmento alimentício de franchising em Poços de Caldas: um estudo sobre a percepção dos consumidores.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Bruna Miliani Suait

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. Estudo sobre o PRONATEC e seu funcionamento na unidade SENAC no município de São Sebatião do Paraíso (MG). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Laura Garcia Bruschi

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; RIBEIRO, A. V.. A motivação e as espiritualidade na Geração Y. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ramon de Oliveira Gonçalves

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. As estratégias de captação de recursos para o Hospital São José e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE do município de Botelhos - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Juliana Rodrigues Silva

RIBEIRO, M. M.; MONTEIRO, V. G.; SARES, M. I. F.. Comprometimento Organizacional: um estudo de sua relação com a produtividade na empresa Solar Minas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Nathália Cardoso Silva

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; GARCIA, J. M.. Diagnóstico empresarial: uma análise do setor de compras e vendas da empresa Comercial D'Poços. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Raquel Augusta Correia

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; RIBEIRO, A. V.. Qualidade de Vida no Trabalho: uma análise da percepção dos funcionários de uma instituição financeira.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Daniele Cristina de Carvalho

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. O idoso de o mercado de trabalho: a percepção do gestor de recursos humanos da empresa Mineração Curimbaba de Poços de Caldas - MG e de seus funcionários com sessenta anos ou mais em relação a empregabilidade de idosos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Carlos Henrique de Oliveira

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; CHAVES, A. M. B. M.. Composição dos custos e precificação de frete de transporte rodoviário de cargas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Caroline Moraes de Freitas

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; RIBEIRO, A. V.. O impacto do ambiente organizacional e da ocupação na saúde do trabalhador na construção civil.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Camila Stefanie de Oliveira

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; RIBEIRO, A. V.. A graduação em Administração como diferencial no Capital Intelectual do Banco Santander. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Thays Helena Ribeiro de Paula

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; MONTEIRO, V. G.. Fatores que influenciaram na preferência de clientes do segmento bancário pelo SICOOB Agrocredi no município de Botelhos / MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Rafaela Oliveira de Castro

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MONTEIRO, V. G.. Um estudo sobre liderança feminina no "SHARED SERVICES"da unidade da Alcoa em Poços de Caldas - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Hellen Martins de Luna

SOUZA, M. J. S.;RIBEIRO, M. M.; NOGUEIRA, A. C.. Análise da qualidade de vida no trabalho dos servidores do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais em Poços de Caldas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Thamara Diniz Domingues

NOGUEIRA, A. C.;RIBEIRO, M. M.; CHAVES, A. M. B. M.. Fusão de empresas: um estudo sobre a percepção dos funcionários das empresas Bento Gonçalves Imóveis e Manchester Imóveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Talita Martins da Silva

NOGUEIRA, A. C.;RIBEIRO, M. M.; CHAVES, A. M. B. M.. Clima organizacional da Cooperativa de Crédito em Guaxupé e região Ltda - PA Poços de Caldas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Stella Ducca Capobiano Flora

SIQUEIRA, M.;RIBEIRO, M. M.; NOGUEIRA, A. C.. Marketing e informatização no Restaurante Quintal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Renata Vieira Carvalho

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.; MURBACK, F. G. R.. Administração de propriedade rural familiar: um estudo no Sítio das Palmeiras em São José do Alegre - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Renata de Souza Muniz

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M.; MURBACK, F. G. R.. Qualidade de vida no trabalho: um estudo em uma empresa do segmento bancário em Poços de Caldas - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Raphael Araújo Ferreira

NOGUEIRA, A. C.;RIBEIRO, M. M.; CHAVES, A. M. B. M.. Mobile Banking: fatores determinantes na adoção de tecnologia móvel por clientes bancários da cidade de Poços de Caldas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Lucyla de Queiroz Oliveira

SOUZA, M. J. S.;RIBEIRO, M. M.; NOGUEIRA, A. C.. Estratégia aplicada ao varejo: um estudo na loja OSLO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Juliana Moura Tassi

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SARES, M. I. F.. Um estudo sobre o processo de gestão de um grupo de empresas familiar situada no Sul de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ingrid Massuete Alves

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M.; MURBACK, F. G. R.. Planejamento estratégico para a unidade da empresa Dimontão Modas situada em Poços de Caldas - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Thiago Henrique Marinho de Oliveira

SIQUEIRA, M.;RIBEIRO, M. M.; NOGUEIRA, A. C.. Bradesco Vida e Previdência S/A - Sucursal de Poços de Caldas: a empresa consegue atender às expectativas dos seus clientes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Andreza Angela Martins

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; GONZAGA, J. C. B.. Um estudo sobre os impactos gerados pelas ações realizadas pela Fundação Curimbaba na população atendida por ela em Poços de Caldas - MG e região. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Diego Ezeckiel Beijo Assis Pereira

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M.. Melhoria no sistema de informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Érika Albina Daniel

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; GONZAGA, J. C. B.. Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Fabiana Figueiredo da Silva

NOGUEIRA, A. C.;RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.. Análise do relacionamento de franqueados com seus franqueadores nos empreendimentos estabelecidos na cidade de Poços de Caldas - Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Fernando Roberto Alves Nunes

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SARES, M. I. F.. Marketing turístico: um estudo sobre o perfil dos turistas da terceira idade em Poços de Caldas - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Letícia Batista Neves

RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.; MIGUEL, M. T. M,.. A satisfação do cliente em relação ao atendimento: um estudo realizado no depósito de materiais para construção Do Gato. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Richard Albert Silva

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MONTEIRO, V. G.. Análise do processo de expedição de produtos acabados na empresa Danone unidade de Poços de Caldas - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Welington Rodrigues Alves

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M.. Indicadores de desempenho: um estudo de caso em uma seguradora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Priscilla da Costa Reche

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; NOGUEIRA, A. C.. Análise dos fatores que afetam o clima organizacional da Caldense Embalagens Ltda na percepção dos colaboradores do setor produtivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Raquel Coler

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; RIBEIRO, A. V.. Inteligência de Mercado: conceitos e exigências para o sucesso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Luis Felipe Mendroni Perri

RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.; MIGUEL, M. T. M.. O aproveitamento profissional dos alunos egressos em 2012 dos cursos técnicos da unidade do SENAC em Poços de Caldas - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Cristiane Pastre Celegato

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M.; RIBEIRO, A. V.. Plano de comunicação para o fortalecimento da marca Móveis Celegato. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Julia Pereira Guidorizzi Gabriel

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; NOGUEIRA, A. C.. Centralização de compras: um estudo na unidade da emprea Alcoa Alumínio S.A. em Poços de Caldas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Elaine Cristina Vieira Silva

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M.; RIBEIRO, A. V.. Mulheres em cargos de liderança: um estudo em uma multinacional situada em Poços de Caldas - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Aline Viti Bernardes

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M.; RIBEIRO, A. V.. Análise de concorrência no segmento de malharias em Poços de Caldas - MG, tendo como referência a Malharia Italiana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Marcela Baraldi Marinoni dos Santos

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M.; RIBEIRO, A. V.. As principais influências na criação e aceitação das tendências de moda no Brasil sob a perspectiva das blogueiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Laura Benedini Jorge Ayres de Paiva

RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.; MIGUEL, M. T. M.. Agência de viagens: elaborando um plano de ação para a agência de turismo Top Tours. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Adriana de Abreu

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; TOSE, M. G. L. S.. Mensuração da qualidade dos serviços prestados pelo Matiz Lounge. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Celso Donato de Morais Filho

MIGUEL, M. T. M,.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. A estrutura administrativa dos municípios de 120 mil a 200 mil habitantes do Estado de Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Denis Daniel Prates

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. O consórcio como forma de captação de recursos ou financiamento para as empresas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Edson Barboza Júnior

MIGUEL, M. T. M,.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Um estudo da utilização do Diesel S50 pelas transportadoras da cidade de Poços de Caldas/MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Helaine Carvalho Silva

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, T. F. C. R.. Estudo de viabilidade de uma filial da Casa de bebidas, doces e queijos Condor LTDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Luciana Goulart Carvalho

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.. Aplicação de mapa mental e mapeamento de processo na empresa Meritum Eventos Ltda M.E.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Lucimara de Oliveira

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; PADUA, H. V.. Segmentação de mercado da SuperInfo Informática LTDA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Pedro José Moreira de Lima

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; PADUA, H. V.. Utilização de AHP para avaliação de oportunidades de novos negócios em Águas da Prata - SP. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Refaella de Souza Sanches

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; PADUA, H. V.. Processo de desenvolvimento e lançamento de novos produtos em uma indústria do segmento de panificação industrial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Renata Cristina Pereira

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Um estudo sobre a percepção dos colaboradores das empresas LUNNI Serviços Industriais e LUNNI Equipamentos Industriais sobre a qualidade de vida no trabalho.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Rovilson Fernandes Rossi

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Planejamento financeiro para pequena empresa do sul de Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Amanda Roque Pires

RIBEIRO, M. M.; CHAVES, A. M. B. M.; OLIVEIRA, F. P.. Análise de Concorrência das Franquias de Calçados e Acessórios Femininos em Poços de Caldas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Carolina Sarti Dias

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; NOGUEIRA, A. C.. Um estudo sobre a infraestrutura existente no Brasil para o transporte de cargas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Caroline Bárbara Marcacini

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M. E. C.; TOSE, M. G. L. S.. Análise do processo de produção cafeeira utilizado no sítio boa vista localizado em Divisa Nova - MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gabriel José Ramos Junqueira Ferreira

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; NOGUEIRA, A. C.. Um estudo para o processo de sucessão familiar na empresa MILK MONI SORVETES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Weverton Bernardes Faria Dias

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.. Elaboração de um plano de implantação de uma área de planejamento e controle da produção para o frigorífico Nossa Senhora da Saúde. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Andréa Rocha Carvalho

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Análise de concorrência direta no setor de transporte em Poços de Caldas - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Taciana Fátima Costa Ribeiro de Oliveira

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SIQUEIRA, M. E. C.. Um estudo de percepção na farmácia de oncologia de um hospital situado em Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Keila Mendes

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SIQUEIRA, M. E. C.. Planejamento Estratégico para a empresa Sul Minas Turismo Ltda.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gabriela Maria de Castro Borba

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.. Análise da implantação do departamento de compras centralizado da Alcoa Alumínio S.A.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Renan André Beraldo

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SIQUEIRA, M. E. C.. Um estudo para o processo de sucessão na empresa familiar Cantina Lanza. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Leonardo Carvalho Junqueira

RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.; MURBACK, F. G. R.. Projeto para a Casa de Materias de Construção e Acabamento Madri. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Daiene Cristina Gouvea da Silva

MURBACK, F. G. R.; SARES, M. I. F.;RIBEIRO, M. M.. Análise da percepção do GBS da ALCOA Alumínio S/A em relação ao modelo Business Partner. 2011 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Aline Marques da Silva

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Mapeamento das informações da clínica Núcleo Saúde e Movimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Barbara de Cassia Chaves Rezende

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; PADUA, H. V.. Análise da implantação de um sistema no setor de logística da Poyry Tecnologia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Juliana Carvalho Cardozo

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Análise das barreiras culturais que a Alcoa Poços sofre quando trabalha com os Estados Unidos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Joana Lopes Orfão Morais

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; PADUA, H. V.. Análise do processo de entrega de documentos fiscais utilizado na unidade da empresa DANONE Ltda. em Poços de Caldas - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Guilherme Carvalho Oliveira

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. A gestão de estoque na empresa Auto Peças Paraíso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Natália Faustino Sirça

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M,.. Análise do processo de produção da raiz-forte utilizado no sítio Campestrinho, produtor da empresa Toyobo do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Moacir Ricardo Cassani

RIBEIRO, M. M.; PADUA, H. V.; MURBACK, F. G. R.. Implantação de incubadora de empresas: projeto para o município de Divinolândia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Cecília Penna e Silva Pezzi

RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.; GHIRALDELLO, L.. O sistema de franchising em Poços de Caldas - MG: um estudo sobre a percepção dos franqueados.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: DANIELA DOS SANTOS SOUZA

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; MATTOS, J. A. S.. Identificação do perfil sócio-econômico da população atendida pelo programa Minha Casa Minha Vida em Poços de Caldas - MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Elaine Cristina Berteli

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M. E. C.; VELOSO, H. M.. Planejamento Estratégico para a empresa Comércio de Equipamentos para Escritórios Ltda - ME - COREEQ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ismara Aparecida Magalhães Silva

SARES, M. I. F.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. A opinião dos funcionários lotados na gerência filiar de desenvolvimento urbano e rural Poços de Caldas sobre aprendizado adquirido através da Universidade Caixa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SIQUEIRA, M. E. C.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Sustentabilidade e captação de recursos para organizações do Terceiro Setor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Cecilia Martins

SIQUEIRA, M. E. C.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Proposta de planejamento e estruturação organizacional para a Associação Brasileira de Alzheimer: Abraz P. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Carolina Ribeiro Oliveira

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M. E. C.; VELOSO, H. M.. O processo de recrutamento e seleção de pessoal: uma análise na Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Michel Henrique Faria

RIBEIRO, M. M.; MATTOS, J. A. S.; GARCIA, J. M.. Análise do processo de gestão de frotas utilizado pela empresa Julican Transportes e Logística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Anne Carolina Geremias Jesuíno

RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.; GHIRALDELLO, L.. Qualidade de vida no trabalho: um estudo na empresa Solar Minas Ltda ME.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Carolina Franco Affonso

RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.; GHIRALDELLO, L.. Um estudo sobre o processo seletivo interno utilizado pela Regional do Sul de Minas da Caixa Econômica Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Newton Costa Santos

MIGUEL, M. T. M,.; GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.. Levantamento do destino dado as embalagens e óleo lubrificandte automotivo pelas oficinas mecânicas clientes da DIMA Auto Peças LTDA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Jéssica Bastos Vieira

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Análise do processo de cargas dedicadas Coopercarga X Danone. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Wellington Santos Silva

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SOUZA, M. J. S.. A visão do corpo docente e discente a respeito das atividades complementares no curso de Administração da PUC MINAS campus Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Paula Lopes

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; PIVA, J. A.. Análise do processo de controle dos serviços prestados por terceiros na Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Leandro de Abreu

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SOUZA, M. J. S.. Desenvolvimento de uma metodologia de acompanhamento e controle de informações para auxlilar a gestão da frota da empresa Solar Minas Ltda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Rubervan Rodrigo da Silva

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Análise da concorrência direta no setor de subdistribuição de bebidas em Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gabriel Tomazoli Figueiredo

RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.; GARCIA, J. M.. Pesquisa Mercadológica: um estudo da imagem da operadora OI em Botelhos - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Darlene Gomes de Souza

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. Utilização do método AHP para escolha dos itens ativos dos setores de Perfumaria e Limpeza do Hipermercado San Michel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Elyandro Savini

PIVA, J. A.; OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.. Estudo de viabilidade de criação de um site na empresa Vídeo News Locadora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Bruno Santos Rodrigues

PIVA, J. A.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Descrição da gestão de estoques da Phelps Dodge International Corp - unidade de Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Lorena Barros Lara

PIVA, J. A.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. Análise de melhoria na distribuição de material de consumo para o setor de logística do INSS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Graziele Gomes Gonçalves

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. As dificuldades dos clientes na utilização dos canais de atendimentos: agência Banco do Brasil 0309 Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Luana Ferreira Teixeira

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Análise da concorrência para a loja Calçados Chaplin. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: William Dionízio de Brito

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Análise dos itens que influenciam na contratação de dinheiro extra no Itaú-Unibanco - Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Vando Regis Ananias

RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.; OLIVEIRA, F. P.. Análise do processo de compras utilizado na empresa Carlton Plaza Ltda - Palace Hotel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Lívia Rocha de Abrahão

RIBEIRO, M. M.; GHIRALDELLO, L.; SOUZA, M. J. S.. Hotelaria Hospitalar: um estudo da percepção dos clientes sobre os serviços prestados no Hospital São Domingos em Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Bruno Ribeiro Teixeira

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. Análise da concorrência: Qualytintas Revestimentos Ltda.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Lilian Soares das Chagas Rosa

RIBEIRO, M. M.. Administração escolar - promovendo a aproximação entre escola e comunidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Florência de Carvalho

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. Análise da concorrência direta da empresa Ana Flor Malhas - Jacutinga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Aline Guardiano de Carvalho

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. Estudo do sistema de franquia como estratégia de crescimento para a empresa Instituto Harmonia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Trícia Prince Scala

VELOSO, H. M.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Competitividade no varejo de vestuário em Poços de Caldas: a elaboração de uma planejamento estratégico para a Garden - loja 3. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: DOUGLAS JOSÉ DE OLIVEIRA

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; TOSE, M. G. L. S.. Os serviços prestados pelo atendimento ao contribuinte na Delegacia da Receita Federal do Brasil: um estudo sobre a percepção do contribuinte em Poços de Caldas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Elisângela Maria da Silva

VELOSO, H. M.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M. E. C.. Processo de contratação de recursos humanos para Alcoa Alumínio S.A.: um estudo sobre as principais oportunidades na visão dos stakeholders. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Paula Merli Infante

SIQUEIRA, M. E. C.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Fatores que atraem as pessoas para trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Elenize Josiane Ramalho

MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.. Utilização da Inteligência Competitiva para elaborar uma proposta de conteúdo para um website da revista ECOAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Andresa de Alcantara

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. O Serviço de Atendimento ao Contribuinte - SAC - utilizado pela empresa Pradolux Indústria e Comércio Ltda: um estudo sobre a percepção de seus clientes.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gabriel Ramom Teodoro

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Análise do processo de recebimento de notas fiscais da unidade da empresa Danone Ltda em Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Paulo César Junqueira Cruzeiro Ramos

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Sustentabilidade no setor bancário: um estudo no Banco ABN AMRO REAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Diego Sales Franco

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. A elaboração de indicadores para o departamento operacional da empresa BRADESCO AUTO/RE Companhia de Seguros em Poços de Caldas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Patrícia Beltrame

RIBEIRO, M. M.; FRANCO, I. K.; MOREIRA, J.. A importância do exercício da criatividade no processo de graduação em Administração: um estudo na UNIFENAS - campus Poços de Caldas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Carina Alves Rodrigues

RIBEIRO, M. M.; LISBOA, M. R.. Análise do processo de crompras de materiais utilizado na empresa Mineração Curimbaba Ltda.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Diego Piva Borges

RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.; RIBEIRO, A. V.. Análise do processo de produção da empresa Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Emily Ferreira Noronha

RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.; RIBEIRO, A. V.. Análise dos serviços realizados pelo Setor de Identificação da Polícia Civil no PSIU em Poços de Caldas - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Vanessa Margarida Pereira

RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.; GARCIA, J. M.. Identificação dos impactos gerados na empresa G. M. Costa Ltda com a implantação do Departamento de Recursos Humanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Natany da Costa

RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.; GARCIA, J. M.. Um estudo sobre a satisfação dos clientes pessoa jurídica da agência 1438 do Banco Santander em Poços de Caldas - MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Michele Yunes Dias de Oliveira

RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.; GARCIA, J. M.. Transição de serviços de países desenvolvidos para países em desenvolvimento: um estudo no GBS da Alcoa Alumínio S.A.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Laura Jonas Dearo

RIBEIRO, M. M.; SARES, M. I. F.; RIBEIRO, A. V.. A implantação do SAP na Companhia Brasileira de Alumínio - unidade Poços de Caldas: uma descrição a partrido ponto de vista do usuário.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Kamila Abrão

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.. Captação de clientes para a agência 7961 do Banco Itaú. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Cláudia Costa Batista Neder

TOSE, M. G. L. S.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. Levantamento de necessidades de treinamento dos colaboradores do setor de Recursos Humanos do Atacado Vila Nova. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Rodrigo Otávio Nogueira da Silva Couto

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; RIBEIRO, A. V.. Análise da satisfação dos clientes da empresa Interlog Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Rodrigo de Oliveira Loiola

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. A comercialização do seguro residencial em Poços de Caldas (MG) pela ótica da inteligência competitiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ricardo Junio de Carvalho

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; TOSE, M. G. L. S.. Análise do sistema de informação utilizado no Cemitério Municipal da Saudade em Poços de Caldas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Renata Luciana Braga

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M,.. Análise do caminho crítico para realização das atividades de manutenção do Overhaul do Sistema de Tarugos da Alcoa Alumínio S/A - unidade em Poços de Caldas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Raphael Mascarenhas Moraes Martins

TOSE, M. G. L. S.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Proposta de programa de qualidade de vida no trabalho para os funcionários da empresa G. M. Costa Transportes Ltda.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Patrícia Padro Ferreira

TOSE, M. G. L. S.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Análise do clima organizacional na empresa Climepe Total. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Jairo Aparecido da Silva Bastos

RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.; MIGUEL, M. T. M,.. A geração do conhecimento na empresa Gestão RH. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Glauber Moíses Garcia

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Gestão de riscos com HFMEA: qualidade voltada para assistência ao paciente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Felipe Volpi Braz

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; PIVA, J. A.. Identificação dos fatores que impactam na realização dos serviços de Depósito Expresso na organização Bradesco, unidade em Poços de Caldas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Brener Júnio da Silva

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M,.. A implantação de indicadores e índices no Recebimentos Integrados da Alcoa Alumínio S/A. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Paula Tomáz

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M,.. Análise do processo de exportação utilizado pela área comercial da Divisão de Químicos da Alcoa Alumínio S/A. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Geovana Gonçalves

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Identificação dos perfis dos clientes do segmento Prime do Banco Bradesco S/A - agência 2299-3 Poços de Caldas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Fernanda Emília Fabri

TOSE, M. G. L. S.; GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.. A motivação dos funcionários do Banco do Brasil Agência Caldas/MG: uma análise do ambiente de trabalho bancário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gilmara Lopes Aversa

MIGUEL, M. T. M,.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Uma análise do uso do papel na PUC MINAS campus Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Daniel Augusto Silva

SOUZA, M. J. S.;RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.. A implantação do Programa 5S na área administrativa da Vieira Costa Engenharia e Serviços Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Raphael Tassi Ferraz

SOUZA, M. J. S.;RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.. A implantação do processo cinco sensos na empresa Transtassi Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Tiago Gonçalves da Silva

MIGUEL, M. T. M,.;RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.. A importância do licenciamento ambiental para a manutenção do meio ambiente no processo de mineração: Mineração Merceds Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Franciele Aparecida Padilha Silva

TOSE, M. G. L. S.; GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.. Qualidade de vida no trabalho dos motoristas da empresa de transportes ALCACE Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Bianca Andrade Maia

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Gestão de insumos para a construção de um reservatório de resíduo cáustico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Desirée Montovani Schwether

RIBEIRO, M. M.; LOPES, C. L. J.; MURBACK, F. G. R.. Relação entre a demanda e a oferta de vagas de emprego destinadas às pessoas com deficiência no SINE - unidade em Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: José Borges de Carvalho

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Proposta de indicadores de sustentabilidade para a Unidade da Calcinação do Centro Operacional da Recuperação da Refinaria da ALCOA Alumínio S.A. Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Klauber Ramos Mello

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.. Plano de divulgação do produto empréstimo consignado da agência de Poços de Caldas do Banco Santander. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Monique Conçalves de Camargo

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.. Estudo da participação dos jovens em Planos de Previdência Privada da empresa Bradesco Vida de Previdência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Daniel Gilberto Maia

TOSE, M. G. L. S.;RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.. A utilização do Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC), dentro do instrumento de avaliação de desempenho, pelos funcionários do Banco do Brasil S.A., agência Botelhos - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ellen Faria Dias

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; LOPES, C. L. J.. Alcoa Alumínio S/A: análise da centralização dos serviços de pagamentos dos fornecedores de benefícios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Luciana Vilas Boas Lourenço

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M,.. Identificação dos fatores geradores de satisfação nos clientes da ALIANZ SEGUROS S.A. por meio da utilização da inteligência competitiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Kenya Oliveira Sette

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M,.. Identificação das fragilidades e potencialidades da utilização da modalidade licitação pregão no DMAE - Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Leandro Inácio Oliveira

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Identificação de necessidade e tendências na prestação de serviços online para contratação de pessoal www.pocosempregos.com. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Talita Moreira Dias

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Plano de Marketing para fortalecer a marca Mirian's Buffet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: João Paulo Tavares Taddei

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; MIGUEL, M. T. M,.. Descrição do Programa Atendimento Cidadão da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Virgínia Lopes

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; MIGUEL, M. T. M,.. Pesquisa de satisfação dos clientes da Unidade Recreativa de Lazer de Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Valéria Gonçalves Mota Paiva

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Pesquisa de satisfação dos clientes da empresa O2 STUDIUM FISIO Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gislane Ladeia Boa Sorte

MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.. Análise do grau de satisfação do empregado caixa com relação ao novo modelo de atendimento implantado pela FENAE CORRETORA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Victor Manuel Afonso Seixas

TOSE, M. G. L. S.;RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.. O impacto da rotatividade de empregados na empresa G.M. Costa Prestadora de Serviços de Transportes Ltda.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: CAMPOS, Renata Cristina Gomes de

OLIVEIRA, F. P.; LOPES, C. L. J.;RIBEIRO, M. M.. A utilização do pregão eletrônico na Secretaria de Estado de Educação de Poços de Caldas: teoria e prática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Fábio Natal Corrêa

VELOSO, H. M.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Impactos da mudança organizacional: uma Pesquisa-ação na ARTFAROL Indústria e Comércio.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Talitha Muniz Castro

VELOSO, H. M.;RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Avaliação do programa de educação corporativada Caixa Econômica Federal: um estudo de caso em Poços de Caldas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ivanil Carlos da Silva

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Elaboração de um plano de melhorias para a empresa Manchester Imóveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Paula Wood

VELOSO, H. M.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. Retenção de talentos na empresa Alcoa Alumínio S.A. com foco no Global Business Service - GBS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Paola Torrezan Caregaro

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Análise da viabilidade da implantação de um sistema de pós-venda na Galeria Única. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Giovane Silva Lima

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Plano de Marketing para a Art Minas Marcenaria e Carpintaria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Jaíza Roberta Betti

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; TOSE, M. G. L. S.. A utilização de indicadores de desempenho em gestão de projetos: um estudo na POYRY Tecnologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Romeu Marcante Gagnani Neto

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Plano de Negócios para diversificação de atividades da Joly Modas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Mateus Batista de Souza

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; TOSE, M. G. L. S.. Processo de treinamento corporativo: um estudo na empresa Danone Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Andréia Cristina Passoni

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Fundação CURIMBABA: uma ação do Grupo CURIMBABA em prol da população de Poços de Caldas e região. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Fabiano Raposo Miranda

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Projeto para a construção de uma filial para a empresa HydroAndradas Indústria e Comércio de Produtos Químicos LTDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Júlio César da Silva

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; VELOSO, H. M.. Análise dos fatores que impactam nas atividades de expedição de materiais da PHELPS DODGE BRASIL - unidade Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Milena Bernardes de Souza

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Comportamento do consumidor da loja Alemi. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Luana Capellari de Oliveira

GARCIA, J. M.; VELOSO, H. M.;RIBEIRO, M. M.. Perfil do usuário SEST SENAT, sua aceitação, grau de satisfação e usuários em potencial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Monique Gonçalves de Camargo

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.. Estratégia de comercialização de Plano de Previdência Privada para Jovens da empresa Bradesco Vida e Previdência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gislane Ladeia Boa Sorte

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Análise dos atributos de satisfação do empregado CAIXA com relação ao novo modelo de atendimento implantado pela FENAE Corretora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Laura Satico Ohgawa Cavalcanti

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. Pesquisa-ação: implantação da célula contábil no processo da folha de pagamento da Alcoa S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gislaine Rodrigues Siqueira

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; VELOSO, H. M.. Análise de cenário dos Centros Municipais de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Letícia de Faria Barbosa

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. Estudo de caso: sugestão de um modelo de Fluxo de Caixa para a empresa Hard Net Informática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Nelson Tramonte Fonseca

OLIVEIRA, F. P.;RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.. Proposta de aplicação do Balanced Scorecard na empresa Jovimar Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Douglas Junqueira Souza

RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.; SOUZA, M. J. S.. Análise do Planejamento do Projeto New Soderberg da Poyry Tecnologia Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Fernando Augusto Ferreira de Oliveira

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.; TOSE, M. G. L. S.. Análise concorrencial no segmento de contas universitárias: um estudo de estratégias para o Banco ABN ANRO Real. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Guilherme Antônio Azevedo de Oliveira

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Avaliação e atualização do planejamento estratégico inicial da Indústria de Embalagens de Madeira Oliveira Ltda EPP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Gustavo Rocha Araújo

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.. Avaliação do nível de serviço desejado pelos clientes da SANVEL Móveis para Escritório. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: ZINIDARSIS, José Antônio

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.. Implementação de um controle de fluxo de caixa para o Supermerdado Zinidarsis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Mauro César dos Santos

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.. Planejamento de tecnologia da informação: Minas Brasil Seguradora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: FERREIRA, Wanessa de Cássia

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.. Proposta de melhoria para o problema de distritamento do CDD dos Correios de Poços de Caldas - MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ana Paula Pinheiro

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Diagnóstico da Implantação do PGA na Agência da Previdência Social em Poços de Caldas - MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: REZENDE, Caroline Costa Papi

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; OLIVEIRA, F. P.. Identificação das Não-Conformidades Existentes no Sistema de Medição do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas - DMAE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Cinthia Helena Silva Teixeira

RIBEIRO, M. M.; TÔRRES, M. A. C.; SOUZA, M. J. S.. As Vantagens da Sustentabilidade para o Banco AMRO Real. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: ALVES, Lília de Araújo

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; SOUZA, M. J. S.. Estudo do Perfil Profissional e Pessoal dos Estagiários das Agências Existentes em Poços de Caldas - MG. 2007 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: SAKAI, Sandra

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; TOSE, M. G. L. S.. Diagnóstico dos Problemas Existentes no Processo de Deferimento de Benefícios da Agência da Previdência Social em Poços de Caldas - MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: PERES, Tânia Grasiela

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; TOSE, M. G. L. S.. Estudo de um Layout para Empresa Doces Frutas de Minas Ltda.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: FRANCIS LEANDRO SILVÉRIO

RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.; MIGUEL, M. T. M,.. O uso da Inteligência Competitiva na análise mercadológica da empresa Lago & Ducca Indústria e Comércio Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: TOSO, Adriana Areias

TOSE, M. G. L. S.;RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.. Proposta de implantação de um setor de Recrutamento e Seleção para o Colégio Objetivo São Domingos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Diego Barbosa Dias

RIBEIRO, M. M.; MIGUEL, M. T. M,.; TOSE, M. G. L. S.. Proposta de Descrição de Cargos para a Área Administrativa da Empresa Auto Omnibus Circullare Poços de Caldas Ltda.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Thais Helena Franco Coelho

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; PIVA, J. A.. Pesquisa de satisfação dos clientes internos do Centro de Orientação Médica da Alcoa Alumínio S/A. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Sara Martins Dal Poggeto

RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.; SIQUEIRA, M.. Projeto de Consultoria para a empresa Kat Ótica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Ricardo Ribeiro do Couto

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; PIVA, J. A.. Análise da utilização da Inteligência Competitica na Comercial Automotiva Ltda como gerador de vantagem competitiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Renan Pinhoti Mori

RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.; GARCIA, J. M.. Plano de comunicação de Marketing para a empresa Vitrolar Mori Comércio de Vidros Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Leydiane Rosa Batista

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; TOSE, M. G. L. S.. Análise do grau de satisfação do clientes do Banco Bradesco Prime - unidade em Poços de Caldas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Graziela Costa Ambrogi

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; TOSE, M. G. L. S.. Projeto de Consultoria Gerencial para a Marcenaria São José. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Aline de Abreu Luz

SOUZA, M. J. S.;RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.. Análise da Importância do Crédito Rural para a economia do município de Botelhos - MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: FIGUEIREDO, Wendel Reis

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; SOUZA, M. J. S.. Análise da implantação do controle de estoque na empresa Piffer e Muniz Ltada. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Hérika Pereira Soares

RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.; TOSE, M. G. L. S.. Plano de Comunicação de Marketing para a empresa A.M. Manutenção e Assistência Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: OLIVEIRA, Lívia Maria Bonora de

RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.; TOSE, M. G. L. S.. O auto-atendimento na agência do Banco do Brasil da cidade de Andradas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Silviane Maria Pereira

RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.; TOSE, M. G. L. S.. Plano de Marketing para a Imobiliária Predial Pinheiros Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Adriana Stano da Silva

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; SOUZA, M. J. S.. Plano Estratégico para a empresa Usifer Termo Conexões Ltda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Alexandre Enádio de Souza

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Plano de Comunicação de Marketing para a imobiliária Manchester. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: CANCIAN, Daniel Carlos

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; MIGUEL, M. T. M,.. Plano de Comunicação de Marketing para a dupla sertaneja Paulo Henrique e Daniel. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: ZANETTI, Luis Gustavo

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; LISBOA, M. R.. Aplicação do sistema de custeio ABC na área de produção da empresa Irarema Agrícola Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: ROSSI, Renata

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; LISBOA, M. R.. Plano de Comunicação de Marketing para o Posto de Serviço Integrado Urbano de Poços de Caldas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Rogério Santos Brant

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; SIQUEIRA, M.. Análise do Trâmite Aduaneiro da Empresa Poçospel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: SIQUEIRA, Erivelton Luis

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; PIVA, J. A.. Desenvolvimento de competências em agências bancárias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: FIGUEIREDO, Marcelo Muniz

RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.; MURBACK, F. G. R.. Produtividade e eficiência da máquina reunidora # 89 da Phelps Dodge Poços de Caldas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Mariana Soares Payoletti

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. A utilização dos caixas automáticos no Banco HSBC em Poços de Caldas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Jairo Melo Mendes

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; LISBOA, M. R.. Aprendizagem organizacional: um diagnóstico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Ademir de Carvalho Breves

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Análise dos custos de produção de leite. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: NOBILE, Gefferson Carlos

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Plano de Comunicação de Marketing: Agro-minas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: OPIPARI, Luiz Felipe de Carvalho

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; SIQUEIRA, M.. Plano de Marketing para divulgação do produto conta universitária Bradesco. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: SILVA, Fábio Augusto da

RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.; SIQUEIRA, M.. Levantamento de dados e implementação de Sistema de Gestão de Estoques para uma pequena empresa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: DIAS, Érika Renno de Carvalho

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; PIVA, J. A.. O método de análise e melhoria de processo aplicado ao processo de podução de café da fazenda São Miguel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: ARCHANJO, Mariana

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; OLIVEIRA, F. P.. Banco do Brasil SA - Crédito para Micro e Pequenas Empresas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: MARTINS, Leidiane de Oliveira

SIQUEIRA, M.;RIBEIRO, M. M.; TOSE, M. G. L. S.. Fatores de motivação dos funcionários da área produtiva da Braspet. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: MANUCCI, Rogério Pessoa

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; OLIVEIRA, F. P.. Projeto de Comunicação de Marketing para o Laboratório de Análises Clínicas Prognose. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: MARTIN, Renato César

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; GONZAGA, J. C. B.. Plano de Comunicação de Marketing para a Auto Escola Diretriz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: BRANDO, Lívia Maria Sibilla

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; GONZAGA, J. C. B.. Projeto de Consultoria para a empresa Construcor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: LIBERAL, Leonilda da Silva Branco

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; TOSE, M. G. L. S.. Projeto de Consultoria para a Clínica de Estética Danju. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: SILVA, Juliano César da

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; TOSE, M. G. L. S.. Projeto de Consultoria para a empresa Caldas Doces Caseiros. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: BASTOS, Camila de Paula

RIBEIRO, M. M.; OLIVEIRA, F. P.; GONZAGA, J. C. B.. Projeto de Consultoria para a enmpresa Lagoplast do Brasil Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: BERTOZZI, Raul Danza

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; GARCIA, J. M.. Novos rumos para o atendimento a clientes atacadistas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Vivian Pereira Bastos

SIQUEIRA, M. E. C.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. A força do cooperativismo de crédito: levantamento da satisfação dos cooperados da Agrocredi - Núcleo Poços de Caldas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: PLACHI, Tiago Augusto

SIQUEIRA, M. E. C.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Responsabilidade Social de Empresa na área da Construção Civil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: JOSÉ MARIA DE OLIVEIRA

SIQUEIRA, M. E. C.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. O impacto dos programas de Responsabilidade Social da Unimed Poços de Caldas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: COSTA, Juliana de Aguiar

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; VILELA, M. S. C.. Tendências de mercado para telecomunicação através da Inteligência Competitiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: FRANCISCO, Flaviana

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.; SOUZA, M. J. S.. A mulher no mercado de trabalho: um estudo de caso nas indústrias de Poços de Caldas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: VECHIATO, Welita

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; GARCIA, J. M.. Avaliação da inadimplência através da Inteligência Competitiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: SILVA, Thiago Antônio da

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; PIVA, J. A.. Dianóstico dos problemas encontrados no fluxo de notas fiscais de entrada da empresa Ferrero do Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: LORO, Thaís de Marco

PIVA, J. A.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. Diagnóstico dos problemas que afetam o fluxo de processo do depósito da empresa Vila Nova. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: FREITAS, John Gustavo de

SIQUEIRA, M.; MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.. Implantação de Sistema Financeiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: BERNARDINI, Flávia Dianda

SIQUEIRA, M.;RIBEIRO, M. M.. Segurança no Trabalho na empresa Vila Nova. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: QUELES, André de Freitas

RIBEIRO, M. M.; SOUZA, M. J. S.; SIQUEIRA, M.. Relatório do Sistema de Gestão da unidade Furnas - subestação de Poços de Caldas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: JUNQUEIRA, Ana Paula Sandry

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. A utilização dos terminais de auto-atendimento na agênica do Unibanco S.A. em Poços de Caldas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: ROSALIN, André Sanches

RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.; MURBACK, F. G. R.. Plano de implantação de Planejamento Estratégico na Batros Comercial Ltda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: AMBROGI, Gabriel Costa

PIVA, J. A.; MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.. Plano de Negócios para a expansão da linha de serviços da empresa funerária São José. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: SILVA, Diego Luiz da

GARCIA, J. M.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. Plano de Marketing para a empresa Caminho da Serra. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: CASLINE, Leonardo Reis

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. Sistematização dos planos de manutenção de alta tensão - Alcoa Poços. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: ROUSSELET, Juliana Costa

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; PIVA, J. A.. Diagnóstico da gestão de estoques e satisfação dos clientes das lojas Sport's. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: CARLOS, Lúcia Cristina Gonçalves Siqueira

RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.; GARCIA, J. M.. Plano de Marketing para a franquia de chocolates Kopenhagem de Poços de Caldas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: KIKUCHI, Marcel Satoru

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Implantação de planilha de controle financeiro na empresa FFWD Publicidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: GONÇALVES, Hivana Rabelo

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.. Veículos de comunicação estratégica para varejo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: SILVA, Gisele Pereira da

SOUZA, M. J. S.;RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Gerenciamento de resíduos do Hospital Pedro Sanches. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: MARQUES, Tatiane Bellini

PIVA, J. A.;RIBEIRO, M. M.; MURBACK, F. G. R.. Gerenciamento do fluxo de paletes - Ferrero do Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: TAVARES, Rodrigo

RIBEIRO, M. M.; SIQUEIRA, M.. Elaboração de cadeias de ajuda para o Laboratório de Análise de Alumínio e suas ligas da Alcoa - Poços. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: Marques

MURBACK, F. G. R.;RIBEIRO, M. M.; GARCIA, J. M.. Mirella Rabelo.Pesquisa de satisfação do cliente, CAPEX, Alcoa Alumínio S.A.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Aluno: CUNICO, Fernanda

RIBEIRO, M. M.. Proposta de estruturação da área de recursos humanos da empresa Climepe Total S/A. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: BUONO JUNIOR, José Francisco Lopes

RIBEIRO, M. M.. A função caixa no setor bancário: formando funcionários competentes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: VASQUES, Rosana Aparecida

RIBEIRO, M. M.. Aplicação da ferramenta da qualidade no departamento de pessoal na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: DUCCA, Claudiana Loiola

RIBEIRO, M. M.. Mudança de layout para a empresa Lago e Ducca Indústria e Comércio Ltda. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: SANTOS, Tatiane de Almeida Oliveira

RIBEIRO, M. M.. Plano de marketing: viabilidade da implantação do sistema varejista para a empresa Doces Planalto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Karina Faria Dias

RIBEIRO, M. M.. Implantação do Processo 5S. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: MENEZES, Andréia Bolzan

RIBEIRO, M. M.. Plano de Comunicação de Marketing: Mercado Municipal de Poços de Caldas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: OLIVEIRA, Danilo Soares de

RIBEIRO, M. M.. Aplicação de 5S na empresa Proteção Total. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: SIMÕES, Juliana

RIBEIRO, M. M.. Controle da Qualidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Júlio César Rabelo

RIBEIRO, M. M.. Implantação do Processo 5S. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Marcos A

RIBEIRO, M. M.. Godoy.Sistema para avaliação de fornecedores. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Daniela Maria de Carvalho

RIBEIRO, M. M.. Telemig Celular vai até você. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: RAYEL, Flávia

RIBEIRO, M. M.. Necessidade Treinamento PMPC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: FERREIRA, Gustavo Ferraz

RIBEIRO, M. M.. Otimização pedido cliente. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: LOYOLA, Luís Guilherme Bolzan

RIBEIRO, M. M.. Produtividade Qualidade do café. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: GONZAGA, Susana

RIBEIRO, M. M.. Implantação de rateio de custos para a locação de despesas do setor de telecomunicação e informática da Rodhia-ster. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: GOUVÊIA, Caroline

RIBEIRO, M. M.. O atendimento aos clientes do Puff Supermercados: uma proposta de melhoria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: OLIVEIRA, Helder Moreira de

RIBEIRO, M. M.. A utilização de ferramentas da qualidade para minimização dos problemas com o atendimento telefônico na agência do Unibanco S.A em Poços de Caldas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: SOUZA, Raquel Pires de

RIBEIRO, M. M.. O atendimento ao cliente: um estudo na agência do Banco Real S/A em Poços de Caldas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: COSTA, Olvete Vasconcelos da

RIBEIRO, M. M.. Projeções, monitoramento e controle da programação orçamentária anual. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: PÁDUA, Julio César Rodrigues de

RIBEIRO, M. M.. O controle de identificação de materiais: um estudo na Alcoa Alumínio S/A. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: FONSECA, Giovana Mara Pamplona

RIBEIRO, M. M.. Atendimento ao cliente: a busca do bom atendimento através da satisfação do cliente. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Graziele Aparecida Alves

RIBEIRO, M. M.. Uma proposta de modernização da comercialização e atendimento da empresa J. Alvares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: MACHADO, Múcio Esteves

RIBEIRO, M. M.. Otimização do processo de atendimento da agênica do Banco do Brasil em Botelhos - MG. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Aluno: Rafael Vieira R

RIBEIRO, M. M.. Leite.Propaganda e meios de comunicação: uma proposta de divulgação para a San Remo Lustres e Decorações. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

Orientou

Camila Caroline Gomes Corrêa

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT): UM ESTUDO NA EMPRESA LIDERANÇA SERVIÇOS E COBRANÇAS LTDA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Mariana de Souza Cesário

FELICIDADE NO TRABALHO: ESTUDO REALIZADO NA EMPRESA ALCOA ALUMÍNO S; A SITUADA NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Vanessa Cristina Jacinto

ANÁLISE DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO SITUADA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Diogo Tarcísio Pessoa

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES NA EMPRESA SPRESS CAFÉ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Gabriela Oliveira Costa

PERCEPÇÃO DOS CIENTES EM RELAÇÃO AOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS: UM ESTUDO DAS UNIDADES 1 E 2 DO BAR E RESTAURANTE DO JÚNIOR EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Luis Felipe Penna e Siva Ciofi

UM ESTUDO PARA O PROCESSO DE SUCESSÃO FAMILIAR NA EMPRESA NOVA SERTANEJA LTDA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Leonardo de Ávila Carvalho

MODELO DE NEGÓCIO PARA ABERTURA DE UMA CAFETERIA NO PALACE CASINO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Thaís Teixeira dos Santos

PESQUISA DE MERCADO PARA ABERTURA DE UMA UNIDADE LICENCIADA DA LOJA OFICIAL DO FLAMENGO EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Alice Corrêa de Túlio

ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO PARQUE DE DIVERSÕES DA EMPRESA PIRUETA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Daiene Carvalho Lemes

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DESIGN THINKING PARA A MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO CENTRAL DE POÇOS DE CALDAS - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Angela dos Santos Botelho

AS FACILIDADES E DIFICULDADES IDENTIFICADAS POR MULHERES QUE TRABALHAM EM CANTEIROS DE OBRAS: UM ESTUDO NAS CONSTRUTORAS EM POÇOS DE CALDAS - MG; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Gustavo Ferreira de Freitas

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UM ESCOLA PÚBLICA SITUADA NA CIDADE DE CAMPESTRE - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Maiza Miranda de Farias

ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR COMERCIAL DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO SITUADO NO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Neeskens Almeida de Paiva

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA EMPRESA AUTO ELÉTRICA HEBROM LTDA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Tamara Wanessa de Oliveira

CANAIS ALTERNATIVOS DE ATENDIMENTO: UM ESTUDO SOBRE A AUTOMAÇÃO DO ATENDIMENTO BANCÁRIO DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA SITUADA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Vívian Rocha Vaz

INTERNET BANKING: UM ESTUDO SOBRE AS INOVAÇÕES TECNOLóGICAS NOS SERVIÇOS BANCÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA SITUADA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Tiago Marcondes de Souza

O USO DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO NO BANCO BRADESCO - UM ESTUDO NA AGÊNCIA 0514; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Lucimara dos Santos Ferreira

UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO OCORRIDO NO HOSPITAL UNIMED EM POÇOS DE CALDAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Jordão Magno Muniz Loyolla

UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES DE DUAS UNIDADES FRANQUEADAS DA EMPRESA O BOTICÁRIO EM RELAÇÃO AOS PRODUTOS COMERCIALIZADOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Isadora Ribeiro

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA SITUADA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Amanda Danieli Sobral

COMPORTAMENTO DE CONSUMO DO PÚBLICO MASCULINO NO SETOR DE BELEZA E ESTÉTICA: UM ESTUDO EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Camila Antonialli de Lima

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN NO MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO POÇOS DE CALDAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Paula Gouveia Fernandes

UM ESTUDO DOS FATORES QUE FACILITAM E DIFICULTAM A MOBILIDADE URBANA NA REGIÃO CENTRAL DE POÇOS DE CALDAS, DE ACORDO COM A VISÃO DE SEUS MUNÍCIPES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Nathalia Regina Conceição de Souza

UM MODELO DE NEGÓCIO PARA UM RESTAURANTE DE COMIDA TÍPICA BAIANA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Camila Guazzelli Batista

MODELO DE NEGÓCIO PARA A ABERTURA DA EMPRESA DOCE CURA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Andressa Cássia de Oliveira Lopes

UM ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS DOS SÓCIOS PROPRIETÁRIOS DA EMPRESA FIGUEIREDO CORRETORA SEGUROS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Taynara Miguel da Silva

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DA EMPRESA SKY BRASIL COMUNICAÇÃO LTDA - ME; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Juliana de Castro Moreira

IDENTIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO: UM ESTUDO PARA A EMPRESA LUIZ & FILHOS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Jéssica Cristina Figueiredo de Paula

CONSULTORIA EMPRESARIAL: UMA PROPOSTA DE MELHORIA PARA A EMPRESA MERCEARIA J; D; G; , VISANDO A ATRAÇÃO DE NOVOS CLIENTES; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Taimara Alves da Silva

ANÁLISE DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS DO DEPARTAMENTO DE SUPORTE E DESENVOLVIMENTO DA ALCOA ALUMINÍO S; A; , POÇOS DE CALDAS - MG; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Guilherme Galluzzi Couto Paes

UM ESTUDO SOBRE E-COMMERCE: PERFIL DOS ACADÊMICOS EM ADMINISTRAÇÃO DA PUC MINAS - POÇOS DE CALDAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Rodolfo de Sousa Herrera

ESTUDO DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA PARA ABERTURA DE UMA LOJA VIRTUAL DE ROUPAS ÍNTIMAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Nathália Gianelli de Oliveira Soares

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE GESTORES PARA UMA EMPRESA LOCALIZAD NO SUL DE MINAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renan César Amorim Ribeiro

QUALIDADE DE VIDA NO SEGMENTO BANCÁRIO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Isabela Scanavachi Purcino

UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA SITUADA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Juliana Aparecida Alvarenga

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA L&V TERCEIRIZAÇÃO MÃO DE OBRA TEMPORÁRIA E LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS LTDA - L&V SERVIÇOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Rafaela Oliveira de Castro

UM ESTUDO SOBRE LIDERANÇA FEMINA NO "SHARED SERVICES" DA UNIDADE DA ALCOA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Thays Helena Ribeiro de Paula

FATORES QUE INFLUENCIARAM NA PREFERÊNCIA DE CLIENTES DO SEGMENTO BANCÁRIO PELO SICOOB AGROCREDI NO MUNICÍPIO DE BOTELHOS / MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renata Vieira Carvalho

ADMINISTRAÇÃO DE PROPRIEDADE RURAL FAMILIAR: um estudo no Sitio das Palmeiras em São José do Alegre - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Andreza Angela Martins

UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS GERADOS PELAS AÇÕES REALIZADAS PELA FUNDAÇÃO CURIMBABA NA POPULAÇÃO ATENDIDA POR ELA EM POÇOS DE CALDAS - MG E REGIÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Fernando Roberto Alves Nunes

MARKETING TURÍSTICO: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS TURISTAS DA TERCEIRA IDADE EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ingrid Massuete Alves

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A UNIDADE DA EMPRESA DIMONTÃO MODAS SITUADA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Juliana Moura Tassi

UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE GESTÃO DE UM GRUPO DE EMPRESAS FAMILIAR SITUADA NO SUL DE MINAS GERAIS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renata de Souza Muniz

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO BANCÁRIO EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Marcela Baraldi Marinoni dos Santos

AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS NA CRIAÇÃO E ACEITAÇÃO DAS TENDÊNCIAS DE MODA NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DAS BLOGUEIRAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Aline Viti Bernardes

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA NO SEGMENTO DE MALHARIAS EM POÇOS DE CALDAS - MG, TENDO COMO REFERÊNCIA A MALHARIA ITALIANA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Cristiane Pastre Celegato

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA MARCA MÓVEIS CELEGATO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Elaine Cristina Vieira Silva

MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA: UM ESTUDO EM UMA MULTINACIONAL SITUADA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Flávia Lúcio dos Reis

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO COMPARATIVO COM UMA AMOSTRA DE FUNCIONÁRIOS DOS SETORES BANCÁRIO, INDUSTRIAL E COMERCIAL NO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Julia Pereira Guidorizzi Gabriel

CENTRALIZAÇÃO DE COMPRAS: UM ESTUDO NA UNIDADE DA EMPRESA ALCOA ALUMÍNIO S; A; EM POÇOS DE CALDAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Amanda Roque Pires

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA DAS FRANQUIAS DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS FEMININOS EM POÇOS DE CALDAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Carolina Sarti Dias

UM ESTUDO SOBRE A INFRAESTRUTURA EXISTENTE NO BRASIL PARA O TRANSPORTE DE CARGAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Caroliny Bárbara Marcacini

ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAFEEIRA UTILIZADO NO SÍTIO BOA VISTA LOCALIZADO EM DIVISA NOVA - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Gabriel José Ramos Junqueira Ferreira

UM ESTUDO PARA O PROCESSO DE SUCESSÃO FAMILIAR NA EMPRESA MILK MONI SORVETES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

João Ricardo Ferreira

UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DE CLIENTES NA EMPRESA PAULO 40 MÓVEIS COMERCIAL E IMPORTADORA LTDA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Juliana Martins Lopes

UM ESTUDO SOBRE A SATIFAÇÃO DE CLIENTES NA EMPRESA NENO PLÁSTICOS E REVESTIMENTOS DA CIDADE DE MOGI GUAÇU ? SP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Luciana Conagin de Siqueira

PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇO DELIVERY NA UNIDADE DA EMPRESA SUBWAY EM POCOS DE CALDAS ? MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Regiane Carolina Mainetti Faustinoni

ANÁLISE DO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO DO DEPARTAMENTO GBS COMEX EXPORTAÇÃO PARA A UNIDADE DE LAMINADOS DA ALCOA ALUMÍNIO S; A; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Regiane de Morais Machado

IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES GERADORES DE FILA DE ESPERA PARA CIRURGIAS ELETIVAS NO SERVIÇO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ricardo Luis Pinto

UM ESTUDO DE FRANQUEABILIDADE PARA A EMPRESA CHY GARFO & HASHI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Rodrigo Aparecido Gallo

ANÁLISE DO PROCESSO DE DEVOLUÇÃO DE PRODUTO ACABADO NO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E SERVIÇOS DA UNIDADE DA EMPRESA DANONE EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Wilker José da Silva

SATISFAÇÃO DE CLIENTE: UM ESTUDO NO ESTACIONAMENTO BEJIN PARK; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renan André Beraldo

UM ESTUDO PARA O PROCESSO DE SUCESSÃO NA EMPRESA FAMILIAR CANTINA LANZA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Taciana Fátima Costa Ribeiro de Oliveira

UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO NA FARMÁCIA DE ONCOLOGIA DE UM HOSPITAL SITUADO EM MINAS GERAIS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Keila Mendes

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA SUL MINAS TURISMO LTDA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Andréa Rocha Carvalho

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA DIRETA NO SETOR DE TRANSPORTE EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Carolina Franco Affonso

UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO SELETIVO INTERNO UTILIZADO PELA REGIONAL DO SUL DE MINAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Cecília Penna e Silva Pezzi

O SISTEMA DE FRANCHISING EM POÇOS DE CALDAS - MG: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS FRANQUEADOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Anne Carolina Geremias Jesuíno

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO NA EMPRESA SOLAR MINAS Ltda ME; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Michel Henrique Faria

ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DE FROTAS UTILIZADO PELA EMPRESA JULICAN TRANSPORTES E LOGÍSTICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Joana Lopes Orfão Morais

ANÁLISE DO PROCESSO DE ENTREGA DE DOCUMENTOS FISCAIS UTILIZADO NA UNIDADE DA EMPRESA DANONE Ltda; EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Carolina Ribeiro Oliveira

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: UMA ANÁLISE NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BRAGANÇA PAULISTA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Elaine Cristina Berteli

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS PARA ESCRITÓRIOS Ltda - ME - COREEQ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Natália Faustino Sirça

ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA RAIZ-FORTE UTILIZADO NO SÍTIO CAMPESTRINHO, PRODUTOR DA EMPRESA TOYOBO DO BRASIL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Lívia Rocha e Abrahão

HOTELARIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CLIENTES SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS NO HOSPITAL SAO DOMINGOS EM POÇOS DE CALDAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Vando Regis Ananias

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPRAS UTILIZADO NA EMPRESA CARLTON PLAZA LTDA - PALACE HOTEL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Jéssica Bastos Vieira

ANÁLISE DO PROCESSO DE CARGAS DEDICADAS COOPERCARGA X DANONE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Paula Lopes

ANÁLISE DO PROCESSO DE CONTROLE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE POÇOS DE CALDAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Leandro de Abreu

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE INFORMAÇÕES PARA AUXILIAR A GESTÃO DA FROTA DA EMPRESA SOLAR MINAS LTDA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Wellington Santos Silva

A VISÃO DO CORPO DOCENTE E DISCENTE A RESPEITO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA PUC MINAS campus POÇOS DE CALDAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

DOUGLAS JOSÉ DE OLIVEIRA

OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE NA DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CONTRIBUINTE EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Paulo César Junqueira Cruzeiro Ramos

SUSTENTABILIDADE NO SETOR BANCÁRIO: UM ESTUDO NO BANCO ABN AMRO REAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Gabriel Ramom Teodoro

ANÁLISE DO PROCESSO DE RECEBIMENTO DE NOTAS FISCAIS DA UNIDADE DA EMPRESA DANONE LTDA EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Andresa de Alcantara

O SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - SAC - UTILIZADO PELA EMPRESA PRADOLUX INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE SEUS CLIENTES; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Gabriel Tomazoli Figueiredo

PESQUISA MERCADOLÓGICA: UM ESTUDO DA IMAGEM DA OPERADORA OI EM BOTELHOS - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Jairo Aparecido da Silva Bastos

A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA GESTÃO RH; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Paula Tomáz

ANÁLISE DO PROCESSO DE EXPORTAÇÃO UTILIZADO PELA ÁREA COMERCIAL DA DIVISÃO DE QUÍMICOS DA ALCOA ALUMÍNIO S/A; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Brener Júnio da Silva

A IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES E ÍNDICES NOS RECEBIMENTOS INTEGRADOS DA ALCOA ALUMÍNIO S/A; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Felipe Volpi Braz

IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES QUE IMPACTAM NA REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE DEPÓSITO EXPRESSO NA ORGANIZAÇÃO BRADESCO ,UNIDADE EM POÇOS DE CALDAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ricardo Junio de Carvalho

ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO UTILIZADO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DA SAUDADE DE POÇOS DE CALDAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Patrícia Beltrame

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO NA UNIFENAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade José do Rosário Vellano; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Carina Alves Rodrigues

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPRAS DE MATERIAIS UTILIZADO NA EMPRESA MINERAÇÃO CURIMBABA LTDA; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade José do Rosário Vellano; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Emily Ferreira Noronha

ANÁLISE DOS SERVIÇOS REALIZADOS PELO SETOR DE IDENTIFICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL NO PSIU EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Laura Jonas Dearo

A IMPLANTAÇÃO DO SAP NA COMPANHIA BRASILEIRA DE ALUMÍNIO - UNIDADE POÇOS DE CALDAS: UMA DESCRIÇÃO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS USUÁRIOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Diego Piva Borges

ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA EMPRESA BRADESCO AUTO/RE COMPANHIA DE SEGUROS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Natany da Costa

UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES PESSOA JURÍDICA DA AGÊNCIA 1438 DO BANCO SANTANDER EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Vanessa Margarida Pereira

IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS GERADOS NA EMPRESA G; M; COSTA LTDA COM A IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Michele Yunes Dias de Oliveira

TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS DE PAÍSES DESENVOLVIDOS PARA PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO NO GBS DA ALCOA ALUMÍNIO S; A; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renata Luciana Braga

ANÁLISE DO CAMINHO CRÍTICO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO DO OVERHAUL DO SISTEMA DE TARUGOS DA ALCOA ALUMÍNIO S/A - UNIDADE EM POÇOS DE CALDAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Desirée Mantovani Schwether

RELAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA DE VAGAS DE EMPREGO DESTINADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SINE - UNIDADE EM POÇOS DE CALDAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Kenya Oliveira Sette

IDENTIFICAÇÃO DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PREGÃO NO DMAE - POÇOS DE CALDAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Talita Moreira Dias

PLANO DE MARKETING PARA FORTALECER A MARCA MIRIAN'S BUFFET; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

João Paulo Tavares Taddei

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA ATENDIMENTO CIDADÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS - MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Luciana Vilas Boas Lourenço

IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES GERADORES DE SATISFAÇÃO NOS CLIENTES DA ALLIANZ SEGUROS S; A; POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Virgínia Lopes

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA UNIDADE RECREATIVA DE LAZER DE POÇOS DE CALDAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Valéria Gonçalves Mota Paiva

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA EMPRESA O2 STUDIUM FISIO LTDA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Giovane Silva Lima

PLANO DE MARKETING PARA A ART MINAS MARCENARIA E CARPINTARIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Andréia Cristina Passoni

FNDAÇÃO CURIMBABA: UMA AÇÃO DO GRUPO CURIMBABA EM PROL DA POPULAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS E REGIÃO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Júlio César da Silva

ANÁLISE DOS FATORES QUE IMPACTAM NAS ATIVIDADES DE EXPEDIÇÃO DE MATERIAIS DA PHELPS DODGE BRASIL - UNIDADE POÇOS DE CALDAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Fabiano Raposo Miranda

PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FILIAL PARA A EMPRESA HYDROANDRADAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Mateus Batista de Souza

PROCESSO DE TREINAMENTO CORPORATIVO: UM ESTUDO NA EMPRESA DANONE LTDA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Jaíza Roberta Betti

A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM GESTÃO DE PROJETOS: UM ESTUDO NA POYRY TECNOLOGIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Cinthia Helena Silva Teixeira

AS VANTAGENS DA SUSTENTABILIDADE PARA O BANCO AMRO Real; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Lília de Araújo Alves

ESTUDO DO PERFIL PROFISSIONAL E PESSOAL DOS ESTAGIÁRIOS DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS EXISTENTES EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Sandra Sakai

DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS EXISTENTES NO PROCESSO DE DEFERIMENTO DE BENEFÍCIOS DA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Tânia Grasiela Peres

ESTUDO DE UM LAYOUT PARA A EMRPESA DOCES FRUTAS DE MINAS LTDA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Caroline Costa Papi Rezende

IDENTIFICAÇÃO DAS NÃO-CONFORMIDADES EXISTENTES NO SISTEMA DE MEDIÇÃO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE POÇOS DE CALDAS - DMAE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Paula Pinheiro

DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO DO PGA NA AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL EM POÇOS DE CALDAS - MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Douglas Junqueira Souza

ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DO PROJETO NEW SODERBERG DA POYRY TECNOLOGIA LTDA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Fernando Augusto Ferreira de Oliveira

ANÁLISE CONCORRENCIAL NO SEGMENTO DE CONTAS UNIVERSITÁRIAS: UM ESTUDO DE ESTRATÉGIAS PARA O BANCO ABN ANRO REAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

FRANCIS LEANDRO SILVÉRIO

O USO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA ANÁLISE MERCADOLÓGICA DA EMPRESA LAGO & DUCCA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Graziela Costa Ambrogi

PROJETO DE CONSULTORIA GERENCIAL PARA A MARCENARIA SÃO JOSÉ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Leydiane Rosa Batista

ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE DO BANCO BRADESCO PRIME - UNIDADE EM POÇOS DE CALDAS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renan Pinhoti Mori

PLANO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING PARA A EMPRESA VITROLAR MORI COMÉRCIO DE VIDRO LTDA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ricardo Ribeiro do Couto

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA COMERCIAL AUTOMOTIVA LTDA COMO FATOR GERADOR DE VANTAGEM COMPETITIVA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Sara Martins Dal Poggeto

PROJETO DE CONSULTORIA PARA A EMPRESA KAT ÓTICA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Thais Helena Franco Coelho

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS DO CENTRO DE ORIENTAÇÃO MÉDICA DA ALCOA ALUMÍNIO S/A; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Hérika Pereira Soares

PLANO DE COMUNIÃO DE MARKETING PARA A EMPRESA A; M; MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA LTDA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Lívia Maria Bonora de Oliveira

O AUTO-ATENDIMENTO NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DA CIDADE DE ANDRADAS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Silviane Maria Pereira

PLANO DE MARKETING PARA A IMOBILIÁRIA PREDIAL PINHEIRO LTDA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Adriana Stano da Silva

PLANO ESTRATÉGICO PARA A EMPRESA USIFER TERMO CONEXÕES LTDA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Wendel Reis Figueiredo

ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA PIFFER E MUNIZ LTDA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Alexandre Enádio de Souza

PLANO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING PARA A IMOBILIÁRIA MANCHESTER; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Daniel Carlos Cancian

PLANO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING PARA A DUPLA SERTANEJA PAULO HENRIQUE E DANIEL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Erivelton Luis Siqueira

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Marcelo Muniz de Figueiredo

PRODUTIVIDADE E EFEICIÊNCIA DA MÁQUINA REUNIDORA # 89 DA PHELPS DODGE POÇOS DE CALDAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Mariana Soares Payoletti

A UTILIZAÇÃO DOS CAIXAS AUTOMÁTICOS NO BANCO HSBC EM POÇOS DE CALDAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Jairo Melo Mendes

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM DIAGNÓSTICO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ademir de Carvalho Breves

ANÁLISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DE LEITE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Gefferson Carlos Nobile

PLANO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING: AGRO-MINAS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Luiz Felipe de Carvalho Opipari

PLANO DE MARKETING PARA A DIVULGAÇÃO DO PRODUTO CONTA UNIVERSITÁRIA BRADESCO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Rafael Esteves Cunha

GESTÃO DE PROJETOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Vinícius Pedro Passos Mendonça

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETOS COM ÊNFASE EM GESTÃO DE CUSTOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Camila de Paula Bastos

PROJETO DE CONSULTORIA PARA A EMPRESA LOGOPLAST DO BRASIL LTDA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Juliano César da Silva

PROJETO DE CONSULTORIA PARA A EMPRESA CALDAS DOCES CASEIROS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Leonilda da Silva Branco Liberal

PROJETO DE CONSUTORIA PARA A CLÍNICA DE ESTÉTICA DANJU; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Lívia Maria Sibilla Brando

PROJETO DE CONSULTORIA PARA A EMPRESA CONSTRUCOR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renato César Martin

PLANO DE COMUNICAÇÀO DE MARKETING PARA A AUTO ESCOLA DIRETRIZ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Renato César Manucci

PROJETO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING PARA O LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS PROGNOSE; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Flávia Beatriz Vaz

DIAGNÓSTICO DOS PROBLEMAS DO RECEBIMENTO INTEGRADO DA ALCOA ALUMÍNIO S; A; - Unidade Poços de Caldas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Tiago Pereira Bernardini

PLANO DE MARKETING PARA LANÇAMENTO DA ROUPA DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL DA EMPRESA PROTEÇÃO TOTAL; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Flaviana Francisco

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE POÇOS DE CALDAS - MG; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Ana Paula Sandry Junqueira

A UTILIZAÇÃO DOS TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO NA AGÊNCIA DO UNIBANCO S; A EM POÇOS DE CALDAS; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Maria Conceição da Silva

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM SANTA RITA DE CALDAS - MG; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Érika Rennó de Carvalho Dias

O MÉTODO DE ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSO APLICADO AO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CAFÉ NA FAZENDA SÃO MIGUEL; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

José Francisco Lopes Buono Júnior

A FUNÇÃO CAIXA NO SETOR BANCÁRIO: FORMANDO PROFISSIONAIS COMPETENTES; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Claudiana Loiola Ducca

MUDANÇA NO LAYOUT DA EMPRESA LAGO E DUCCA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Caroline Gouvêia

O ATENDIMENTO AOS CLIENTES DO PUFF SUPERMERCADOS: UMA PROPOSTA DE MELHORIA; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Múcio Esteves Machado

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATENDIMENTO DA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE BOTELHOS ? MG; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Andréia Bolzan Menezes

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O MERCADO MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Danilo Soares de Oliveira

IMPLANTAÇÃO DE 5 S NA EMPRESA PROTEÇÃO TOTAL; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Helder Moreira de Oliveira

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MINIMIZAÇÃO DOS PROBLEMAS COM O ATENDIMENTO TELEFÔNICO NA AGÊNCIA DO UNIBANCO S; A; EM POÇOS DE CALDAS; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Júlio César Rodrigues de Pádua

O CONTROLE DE IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS: UM ESTUDO NA ALCOA ALUMÍNIO S/A; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Raquel Pires de Souza

O ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO NA AGÊNCIA DO BANCO REAL S/A EM POÇOS DE CALDAS; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Cleyton Aparecido Santos

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE AMIGÁVEL PARA A GESTÃO DE PROJETOS; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundo de Incentivo à Pesquisa; Orientador: Marialva Mota Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, M. M. ; NOGUEIRA, A. C. . COMUNICAÇÃO, SAÚDE E ATITUDES: UM TESTE EXPERIMENTAL COM CAMPANHAS DE PREVENÇÃO E CUIDADOS SOBRE A AIDS JUNTO A JOVENS UNIVERSITÁRIOS. MEDIAÇÃO , v. 23, p. 113-127, 2022.

  • SCHMIDT, E. M. ; RIBEIRO, M. M. . PROPOSTA DE UM TERMINAL URBANO EM MOGI MIRIM: Integração da Mobilidade Urbana com o patrimônio histórico e cultural da cidade. REVISTA UNIVERSITAS , v. N 26, p. 81-98, 2020.

  • FERREIRA, L. S. ; SANTOS, L. R. ; RIBEIRO, M. M. . O PATRIMÔNIO CULTURAL IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO DE CABO VERDE ? MG: UM ESTUDO DE CASO. INTELLECTUS. REVISTA ACADÊMICA DIGITAL DA FACULDADE DE JAGUARIÚNA , v. 58, p. 56-78, 2020.

  • CUNICO, A. A. ; RIBEIRO, M. M. . A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM ARTIGOS DE VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE DIVINOLÂNDIA-SP.. INTELLECTUS. REVISTA ACADÊMICA DIGITAL DA FACULDADE DE JAGUARIÚNA , v. 54, p. 94-115, 2019.

  • RIBEIRO, M. M. ; FERNANDES NETO, M. ; SOUZA, F.C ; ALVES, B. M. ; LESSA, C. ; ALMEIDA, D. O. ; BRANQUINHO, L. ; VENÂNCIO, D. . A UTILIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO URBANA: UM ESTUDO NA CIDADE DE CALDAS - MG. INTELLECTUS. REVISTA ACADÊMICA DIGITAL DA FACULDADE DE JAGUARIÚNA , v. 1, p. 57-74, 2017.

  • SPERANDIO, A.M.G. ; FRANCISCO FILHO, L. L. ; FAVERO, E. ; RIBEIRO, M. M. ; MANFRINATO, T. S. . OCUPAÇÃO DE VAZIO URBANO COMO PROMOTOR DO PLANEJAMENTO PARA CIDADE SAUDÁVEL. PARC : PESQUISA EM ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO , v. 6, p. 205-215, 2015.

  • DIAS, A. C. S. ; RIBEIRO, M. M. . UM ESTUDO SOBRE A INFRAESTRUTURA EXISTENTE NO BRASIL PARA O TRANSPORTE DE CARGAS. Intellectus. Revista Acadêmica Digital da Faculdade de Jaguariúna , v. 23, p. 42-64, 2013.

  • SILVA, M. L. ; SPERANDIO, A. M. G. ; FRANCISCO FILHO, Lauro Luiz ; RIBEIRO, M. M. . O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO COMO GERADOR DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL EM CAMPINAS/SP. INTELLECTUS. REVISTA ACADÊMICA DIGITAL DA FACULDADE DE JAGUARIÚNA , v. IX, p. 24-37, 2013.

  • SPERANDIO, A. M. G. ; RIBEIRO, M. M. ; FRANSOLIN, L. C. ; SILVA, M. L. ; STRASSA, A. S. A ; LOBO, N. W. ; MOURA, A. C. . UTILIZAÇÃO DOS VAZIOS URBANOS COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIENCIA 2013. Intellectus. Revista Acadêmica Digital da Faculdade de Jaguariúna , v. IX, p. 38-55, 2013.

  • RIBEIRO, M. M. ; BELOTTI, S. Z. ; LOPES, A. C. ; D'ANDREA, J. ; FRANSOLIN, L. C. ; GERALDO, M. ; MAHAS, N. Z. ; RODRIGUES, J. ; SILVA, M. L. ; SPERANDIO, A. M. G. . THE SMART GROWTH MANUAL (Resenha). Intellectus. Revista Acadêmica Digital da Faculdade de Jaguariúna , v. IX, p. 252-255, 2013.

  • OLIVEIRA, T. F. C. R. ; RIBEIRO, M. M. . POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES DE UMA FARMÁCIA HOSPITALAR EM ONCOLOGIA SITUADA EM MINAS GERAIS. Intellectus. Revista Acadêmica Digital das Faculdades UNOPEC , v. 22, p. 178-201, 2012.

  • SETTE. K. O. ; RIBEIRO, M. M. . A UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PREGÃO NOS PROCESSOS LICITATÓRIOS DO DMAE - POÇOS DE CALDAS. Revista Científica da FAI , v. 8, p. 32-42, 2008.

  • REZENDE, C. C. P. ; RIBEIRO, M. M. ; TÔRRES, M. A. C. . IDENTIFICAÇÃO DAS NÃO-CONFORMIDADES EXISTENTES NO SISTEMA DE MEDIÇÃO NO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DE POÇOS DE CALDAS - DMAE. Gestão e Conhecimento , v. 4, p. 2, 2007.

  • RIBEIRO, M. M. ; MURBACK, F. G. R. . A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO MEIO ACADÊMICO: UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR. GCETE´2005- Global Congress on Engineering and Tecnology Education, Bertioga/Santos - Brazil, p. 1632-1636, 2005.

  • RIBEIRO, M. M. ; RODRIGUES, M. H. G. ; SANTOS, C. A. . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AMIGÁVEL PARA COMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS NA GESTÃO DE PROJETOS. GCETE´2005 - Global congress on Engineering and Technology Education, Santos/Bertioga - Brazil, p. 1134-1137, 2005.

  • SPERANDIO, A. M. G. ; RIBEIRO, M. M. ; LOPES, A. C. ; D'ANDREA, J. ; RODRIGUES, J. M. ; FRANSOLIN, L. C. ; GERALDO, M. ; Maria Lúcia da Silva ; NAHAS, N. Z. ; BELOTTI, S. Z. . O Plano Diretor de uma cidade: conhecimento e prática. In: Paula Santana e Paulo Nossa. (Org.). A Geografia da Saúde no cruzamento de Saberes. 1ed.Coimbra: Paula Santana, 2014, v. , p. 03-957.

  • CÚNICO, A A ; RIBEIRO, M. M. . A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM ARTIGOS DE VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE DIVINOLÂNDIA-SP.. In: 29º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2018, São Paulo. 29º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2018.

  • FERREIRA, L. S. ; RIBEIRO, M. M. . UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO OCORRIDO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR SITUADA EM POÇOS DE CALDAS ? MG. In: XXVII ENANGRAD, 2016, Campinas / SP. XXVII ENANGRAD, 2016.

  • FERNANDES, A. P. G. ; RIBEIRO, M. M. . A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DO PLANEJAMENTO URBANO E A SUA IMPORTÂNCIA NA MOBILIDADE URBANA. In: XXVI ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2015, Foz do Iguaçú - PR. ANAIS do XXVI ENANGRAD, 2015.

  • SIMÃO, S. P. ; SARES, M. I. F. ; RIBEIRO, M. M. . AVALIAÇÃO DA RACIONALIDADE SUBSTANTIVA EM GRUPOS DE DANÇA ATUANTES NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS - MG. In: XXIV EANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2013, Florianópolis - SC. XXIV ENANGRAD, 2013.

  • REZENDE, L. A. L ; RIBEIRO, M. M. . A GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - XXXIII ENEGEP, 2013, Salvador - BA. enegep 2013 - XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013.

  • RAMOS, C. O. ; SARES, M. I. F. ; RIBEIRO, M. M. . ESTUDO SOBRE O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL JOÃO MOREIRA SALLES - SENAI EM POÇOS DE CALDAS ? MG. In: Convibra 2013 - online conference - Convibra Administración - X Congreso en Línea de Administración, 2013. Conference Proceedings 2013, 2013.

  • SARES, M. I. F. ; RIBEIRO, M. M. ; MORAES FILHO, R. B. ; MURBACK, F. G. R. ; GHIRALDELLO, L. . FACILIDADES E DIFICULDADE NAS INTERAÇÕES ENTRE O SISTEMA TÉCNICO E O SOCIAL DURANTE A IMPLANTAÇÃO DO ERP EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL. In: Congresso Brasileiro de Sistemas: pensar a compreensão de sistemas., 2013, Palmas - T). Anais do 9º Congresso Brasileiro de Sistemas: pensar a compreensão de sistemas.. Palmas - TO: UNITIS, 2013.

  • REZENDE, L. A. L ; RIBEIRO, M. M. . O PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO -RCD - COMO PRÁTICA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS URBANOS. In: III Congresso Internacional de Cidades Criativas, 2013, Campinas - SP - Brasil. III Congresso Internacional de Cidades Criativas. Madrid: Actas Icono14, 2013. v. 3. p. 1142-1791.

  • FERREIRA, G. J. R. J. ; RIBEIRO, M. M. . EMPRESA FAMILIAR: DO CONCEITO AO DESAFIO DO PROCESSO SUCESSÓRIO. In: XXIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2012, Bento Gonçalves - RS. XXIII ENANGRAD - AVALIAÇÃO E GESTÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: REALIDADES E PERSPECTIVAS, 2012.

  • SARES, M. I. F. ; GHIRALDELLO, L. ; RIBEIRO, M. M. ; MURBACK, F. G. R. . ESCALA DE SATISFAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS - UM ESTUDO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA. In: XXIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2012, Bento Gonçalves - RS. XXIII ENANGRAD - AVALIAÇÃO E GESTÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: REALIDADES E PERSPECTIVAS, 2012.

  • SOUZA, B. D. ; MURBACK, F. G. R. ; GHIRALDELLO, L. ; SARES, M. I. F. ; RIBEIRO, M. M. . UM RESGATE PARA A COMPREENSÃO DO USO DE REDES SOCIAIS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. In: 8o. Congresso Brasileiro de Sistemas, 2012, Poços de Caldas. 8o. Congresso Brasileiro de Sistemans, 2012.

  • OLIVEIRA, T. F. C. R. ; RIBEIRO, M. M. . UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO NA FARMÁCIA ONCOLÓGICA DE UM HOSPITAL SITUADO EM MINAS GERAIS. In: XXII ENANGRAD, 2011, São Paulo. ANAIS XXII ENANGRAD. São Paulo, 2011.

  • SETTE. K. O. ; RIBEIRO, M. M. . IDENTIFICAÇÃO DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PREGÃO PELO DMAE - POÇOS DE CALDAS. In: XIX ENANGRAD - Encontro Nacional de cursos de graduação em Administração, 2008, Curitiba - PR. Anais do XIX ENANGRAD, 2008.

  • LOURENÇO, Luciana Vilas Boas ; RIBEIRO, M. M. . IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES GERADORES DE SATISFAÇÃO NOS CLIENTES DA ALLIANZ SEGUROS S.A. POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. In: XIX ENANGRAD - Encontro Nacional de cursos de graduação em Administração, 2008, Curitiba - PR. Anais do XIX ENANGRAD, 2008.

  • REZENDE, C. C. P. ; RIBEIRO, M. M. ; TÔRRES, M. A. C. . IDENTIFICAÇÃO DAS NÃO-CONFORMIDADES EXISTENTES NO SISTEMA DE MEDIÇÃO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESCOTO DE POÇOS DE CALDAS - DMAE. In: XVIII ENANGRAD - Encontro Anual da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - NOVAS FRONTEIRAS DO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO - 01 a 03 de agosto, 2007, Cuiabá - MT. XVIII ENANGRAD - NOVAS FRONTEIRAS DO ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO, 2007.

  • RIBEIRO, M. M. ; MURBACK, F. G. R. ; RODRIGUES, T. V. ; VASCONCELLOS, M. T. . GRUPO DE INTELIGÊNICA COMPETITIVA DA PUC MINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS: gestão empreendedora de informação. In: COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2004, Brasilia - DF. COBENGE2004, 2004.

  • SPERANDIO, A.M.G. ; RIBEIRO, M. M. ; LOPES, Annielucy Carreira ; D'ANDREA, J. ; RODRIGUES, J. M. ; FRANSOLIN, L. C. ; GERALDO, M. ; SILVA, M. L. ; NAHAS, N. Z. ; BELOTTI, S. Z. . O Plano Diretor de uma cidade - Conhecimento e prática.. In: I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, 04/2014, GEOSAÚDE 2014, 2014, Coimbra - Portugal. I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, 04/2014, GEOSAÚDE 2014, 2014. v. 1. p. 650-653.

  • LOPES, Virgínia ; RIBEIRO, M. M. . PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA UNIDADE RECREATIVA DE LAZER DE POÇOS DE CALDAS. In: VII CONGRESSO DA UNIFENAS, 2008, Unifenas - MG. VII CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO.. Alfenas: Faculdade de Administração - Coordenação de Extensão, 2008.

  • SCHWETHER, Desirée Mantovani ; RIBEIRO, M. M. . O MERCADO DE TRABALHO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA: O CENÁRIO ATUAL DO SINE EM POÇOS DE CALDAS. In: VII CONGRESSO DA UNIFENAS, 2008, Unifenas - MG. VII CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO.. Unifenas: Faculdade de Administração - Coordenação de Extensão, 2008.

  • RIBEIRO, M. M. . APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING PARA A MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA. In: CONEC - Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais de PUC Minas em Poços de Caldas, 2017, Poços de Caldas. Caderno de Resumos - CONEC 2017. Poços de Caldas, 2017. p. 5-143.

  • RIBEIRO, M. M. ; SPERANDIO, A. M. G. . UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO PACIENTE ONCOLÓGICO EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA UNACON EM POÇOS DE CALDAS - MG. In: 10o. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2012, Porto Alegre. Anais Saúde Coletiva. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

  • RIBEIRO, M. M. . A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE NA CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO. In: VII CONGRESSO DA UNIFENAS, 2008, Unifenas - MG. VII CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO. "Administrando o Desenvolvimento Sustentável". Unifenas: Faculdade de Administração - Coordenação de Extensão, 2008.

  • LOURENÇO, Luciana Vilas Boas ; RIBEIRO, M. M. . FATORES GERADORES DE SATISFAÇÃO NOS CLIENTES DE SEGURADORAS EM POÇOS DE CALDAS ? MG. In: VII CONGRESSO DA UNIFENAS, 2008, Unifenas - MG. VII CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO. "Administrando o Desenvolvimento Sustentável". Unifenas: Faculdade de Administração - Coordenação de Extensão, 2008.

  • RIBEIRO, M. M. ; FERREIRA, R. G. S. ; ALVES, L. Q. . CRIAÇÃO DE UMA REDE DE APRENDIZAGEM RURAL BASEADA NA PARCERIA. In: V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Gestão Estratégica e Empreendedorismo, 2006, Alfenas - MG. V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Gestão Estratégica e Empreendedorismo - ANAIS 2006. Alfenas - MG: Faculdade de Administração - Coordenação de Extensão.

  • RIBEIRO, M. M. ; FERREIRA, R. G. S. ; ALVES, L. Q. . FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES: UMA PROPOSTA. In: V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Gestão Estratégica e Empreendedorismo, 2006, Alfenas - MG. V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Gestão Estratégica e Empreendedorismo. Alfenas - MG: Faculdade de Administração - Coordenação de Extensão.

  • RIBEIRO, M. M. ; FERREIRA, R. G. S. ; ALVES, L. Q. . TRABALHANDO COM PRÁTICAS DE GESTÃO ADMINISTRATIVA NA GRADUAÇÃO. In: V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Gestão Estratégica e Empreendedorismo, 2006, Alfenas - MG. V CONGRESSO DE ADMINISTRAÇÃO - Gestão Estratégica e Empreendedorismo - ANAIS 2006. Alfenas - MG: Faculdade de Administração - Coordenação de Extensão.

  • RIBEIRO, M. M. ; RODRIGUES, M. H. G. ; SANTOS, C. A. . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AMIGÁVEL PARA COMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS NA GESTÃO DE PROJETOS.. Book of Abstracts, IEEE, Global Congress on Engineering and Technology Education, GCETE 2005, 2005.

  • RIBEIRO, M. M. ; MURBACK, F. G. R. . A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NO MEIO ACADÊMICO: UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR.. Book of Abstracts, Global Congress on Engineering and Technology Education, GCETE 2005, 2005.

  • RIBEIRO, M. M. ; RODRIGUES, M. H. G. ; SANTOS, C. A. . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AMIGÁVEL PARA A GESTÃO DE PROJETOS. 13o. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Belo Horizonte, p. 306-307, 2005.

  • RIBEIRO, M. M. ; PISTINIZI, B. F. . MESA REDONDA: ASPECTOS TÉCNICOS E JURÍDICOS SOBRE A NORMA DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, M. M. ; SALES, M. O. ; RICARTE, R. T. ; SOUZA, F. D. V. . A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO EXPRESSÃO DE DEMANDA NA OCUPAÇÃO DE VAZIOS URBANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. M. . APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING PARA A MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MURBACK, F. G. R. ; SARES, M. I. F. ; RIBEIRO, M. M. ; GHIRALDELLO, L. ; MONTEIRO, V. G. . VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: UM ESTUDO DE CASO LONGITUDINAL COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A. A. ; RIBEIRO, H. E. ; SOUZA, J. H. ; SILVA, M. R. ; JESUS, V. G. ; SILVA, W. A. ; RIBEIRO, M. M. . ?PLANO DE NEGÓCIO PARA A MONTAGEM DE UM FOOD TRUCK DE FAST FOOD SAUDÁVEL E GOURMET. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, L. S. ; RIBEIRO, M. M. . UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO OCORRIDO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR SITUADA EM POÇOS DE CALDAS ? MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, A. P. G. ; RIBEIRO, M. M. . A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DO PLANEJAMENTO URBANO E A SUA IMPORTÂNCIA NA MOBILIDADE URBANA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPERANDIO, A. M. G. ; RIBEIRO, M. M. ; LOPES, A. C. ; D'ANDREA, J. ; RODRIGUES, J. M. ; FRANSOLIN, L. C. ; GERALDO, M. ; SILVA, M. L. ; BELOTTI, S. Z. . O PLANO DIRETOR DE UMA CIDADE: CONHECIMENTO E PRÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARES, M. I. F. ; RIBEIRO, M. M. ; GHIRALDELLO, L. ; MURBACK, F. G. R. ; EDUARDO, F. S. . UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DA PUC MINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. M. . A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIMÃO, S. P. ; SARES, M. I. F. ; RIBEIRO, M. M. . AVALIAÇÃO DA RACIONALIDADE SUBSTANTIVA EM GRUPOS DE DANÇA ATUANTES NA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS - MG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZENDE, L. A. L ; RIBEIRO, M. M. . O PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO COMO PRÁTICA PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS URBANOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. M. ; SPERANDIO, A. M. G. . UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO PACIENTE ONCOLÓGICO EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO UNACON EM POÇOS DE CALDAS - MG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, B. D. ; MURBACK, F. G. R. ; SARES, M. I. F. ; GHIRALDELLO, L. ; RIBEIRO, M. M. . UM RESGATE PARA A COMPREENSÃO DO USO DE REDES SOCIAIS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, T. F. C. R. ; RIBEIRO, M. M. . UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO NA FARMÁCIA ONCOLÓGICA DE UM HOSPITAL SITUADO EM MINAS GERAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, Luciana Vilas Boas ; RIBEIRO, M. M. . IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES GERADORES DE SATISFAÇAO NOS CLIENTES DA ALLIANZ SEGUROS S.A. POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SETTE. K. O. ; RIBEIRO, M. M. . IDENTIFICAÇÃO DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PREGÃO NO DMAE - POÇOS DE CALDAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, M. M. ; MURBACK, F. G. R. ; RODRIGUES, T. V. ; VASCONCELLOS, M. T. . GRUPO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA PUC MINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS: GESTÃO EMPREENDEDORA DA INFORMAÇÃO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, M. M. . DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE AMIGÁVEL PARA A GESTÃO DE PROJETOS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, M. M. . GRUPO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA - GIC. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, A. A. ; RIBEIRO, H. E. ; SILVA, M. R. ; JESUS, V. G ; SILVA, W. A. ; RIBEIRO, M. M. . PLANO DE NEGÓCIO PARA A MONTAGEM DE UM FOOD TRUCK DE FAST FOOD SAUDÁVEL E GOURMET. Poços de Caldas 2016 (Resumo).

  • RIBEIRO, M. M. . Elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos. 2021. .

  • RIBEIRO, M. M. . Estratégias de Produção de Textos Acadêmicos e ABNT. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • RIBEIRO, M. M. . A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES NO ÂMBITO DO PROJETO ITAJUBÁ-TECNÓPOLIS: UMA PROPOSTA.. 2000 (Dissertação) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    PROBIC - 2018/1476. A IMPORTÂNCIA E O IMPACTO DO PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO EM PROJETOS DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL - HIS NO MUNICÍPIO DE CALDAS-MG, Descrição: A pesquisa proposta neste projeto visa identificar a importância do planejamento e gerenciamento em projetos de Habitações de Interesse Social ? HIS no município de Caldas - MG. Por projeto entende-se um empreendimento singular, com objetivo ou objetivos pré-definidos, que deverão ser implantados com base em um plano e critérios previamente definidos de custo, tempo, risco e qualidade. Para que seus objetivos sejam alcançados, influenciando de maneira significativa na produtividade, qualidade do serviço, tempo de execução e custos da obra, além de possibilitar a identificação e análise de riscos, visando elaborar uma resposta a estes a tempo para impactar minimamente ou eliminar os efeitos gerados pelos riscos. Para que um projeto seja bem-sucedido o equilíbrio entre as demandas concorrentes e complementares de escopo, organograma, orçamento, qualidade, recursos e riscos para criar o produto, serviço ou resultado especificado deve ser o foco das atividades de planejamento e gerenciamento. O planejamento de um projeto deve ser realizado com enfoque sistêmico, que se relaciona com a realimentação ou retroalimentação das várias fases em que se constituem as etapas de um projeto, visto que o planejamento é um processo dinâmico de suporte à tomada de decisões, possibilitando a previsão e avaliação de cursos alternativos e futuros e a otimização do uso dos recursos de produção. Destaca-se, entretanto, que as causas mais frequentes dos sérios problemas ocorridos em planejamento de projetos de edificações são a distribuição deficiente de recursos, a perda de informações e as constantes mudanças no projeto. Na Indústria da construção civil, no setor de edificações, vários são os projetos desenvolvidos sem planejamento, limitando a realização do gerenciamento dos mesmos, entendido como o conjunto de métodos, técnicas e ferramentas, também conhecidos por boas práticas, aplicado para que os parâmetros previamente estabelecidos durante a etapa de planejamento sejam cumpridos. No que se diz respeito ao atendimento das demandas habitacionais sociais, existe limitações na implementação de inovações tecnológicas de produtos e processos construtivos, bem como de metodologias de gestão de projetos, conforme divulgado em diversos meios de comunicação e identificado em vários municípios. Como consequências dessas limitações tem-se o não cumprimento de escopos, prazos e orçamentos, assim como a entrega de produtos com não conformidades identificadas durante o processo de sua edificação ou no resultado final. Tendo em vista essa realidade, faz-se necessário um estudo comprovando a importância do planejamento e gerenciamento de projetos nesse contexto, bem como os benefícios gerados por estes e suas contribuições na tomada de decisão, em definição de diretrizes para o projeto, alocação de recursos, no controle da execução dos serviços necessários, entre outros.A realização deste projeto se justifica pela possibilidade de identificar a importância do planejamento e gerenciamento em projetos de Habitações de Interesse Social ? HIS no município de Caldas - MG. Neste contexto, almeja-se fazer um estudo de caso, nas Habitações de Interesse Social localizadas no Bairro Recanto Amigo, na cidade de Caldas-MG, situada no interior do Estado de Minas Gerais, com população estimada de 14.529 habitantes, para 2017, com extensão territorial de 711,414 Km² e densidade demográfica de 19,16 hab./Km² em 2010. (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2016). Para tal estudo serão utilizados os tipos de pesquisa qualitativa, quantitativa, bibliográfica, documental e de campo, tendo por objeto de estudos os projetos supracitados. Como resultados pretendidos, tem-se a identificação de como foram planejados os projetos de HIS implantados no município de Caldas ? MG, assim como os resultados obtidos durante e após tal implantação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marialva Mota Ribeiro - Coordenador / Fabiana Cistina de Souza - Integrante.

  • 2017 - 2018

    PROBIC ID: 2017/742. A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NO DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM ARTIGOS DE VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE DIVINOLÂNDIA-SP, Descrição: A pesquisa proposta neste projeto visa Identificar a importância do capital intelectual no desenvolvimento e na consolidação das empresas que comercializam artigos de vestuário no município de Divinolândia-SP. O capital intelectual é um ativo intangível que contempla os conhecimentos, habilidades e experiências das pessoas no âmbito organizacional, no qual se desenvolvem competências que agregam valores à organização e às pessoas que as constituem. Para tal serão utilizados os tipos de pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, e as técnicas de captação de dados observação e entrevista. A realização deste projeto se justifica, inicialmente, pela possibilidade de identificar e apresentar os benefícios da utilização do conhecimento para a sociedade, as empresas, e o município em que a pesquisa será realizada, demonstrando que é essencial compreender que a informação e o conhecimento são recursos para transformar o mercado e o indivíduo, e responsáveis pela sobrevivência, consolidação e distinção de uma empesa frente às demais. Como resultados pretendidos tem-se a identificação de como o conhecimento é mensurado e considerado pelos proprietários e empregados das empresas objetos de estudo, e da existência de estratégias utilizadas para monitorar o capital intelectual, a fim de utilizá-lo para o desenvolvimento e consolidação das mesmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marialva Mota Ribeiro - Coordenador / Anieli Aparecida Cúnico - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    PROBIC 2013/7947-1S. GESTÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO ? RCD: um estudo em obras situadas em Poços de Caldas - MG, Descrição: PROBIC 2013/7947-1S O projeto apresentado tem como objetivos elaborar estratégias para a gestão dos Resíduos da Construção civil e Demolição - RCD gerados em canteiros de obras situados no município Poços de Caldas, Minas Gerais. Para tal serão identificadas e analisadas as práticas utilizadas nos canteiros de obras de responsabilidade das principais construtoras situadas em Poços de Caldas e em empresas de captação de transporte de resíduos - empresas de caçambas - para a gestão dos RCDs. Como metodologia será realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo,utilizando-se de observação, entrevistas (gravadas)com os responsáveis pelas empresas supracitadas e mestres de obras dos canteiros de obras estudados e registros fotográficos dos Resíduos de Construção e Demolição identificados. Como resultados pretende-se propor estratégias para a gestão dos Resíduos da Construção civil e Demolição gerados em canteiros de obras situados no município Poços de Caldas/MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marialva Mota Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2012

    FIP 1° 2012 ?6746? S1. PERCEPÇÃO DOS DISCENTES COM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR, Descrição: FIP 1° 2012 ?6746? S1. Súmula: Estudos sinalizam a importância do processo de integração do estudante do ensino superior a partir de inúmeras variáveis, compreendendo que o conhecimento desses resultados oportuniza a busca de maneiras de minimizar as dificuldades apresentadas no decorrer do processo, adequando as vivências acadêmicas do estudante e seu processo de integração. A pesquisa consiste em aplicar 2 (dois) instrumentos : Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) e Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), ambos muito utilizados e validados, nos alunos do 1° e 8° semestre matriculados no curso de Administração do campus da PUC Minas em Poços de Caldas ? MG no segundo semestre de 2012. Bolsista de iniciação científica: Gabriel José Ramos Junqueira Ferreira. Período de realização do projeto: 01/02/2012 a 31/12/2012... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marialva Mota Ribeiro - Integrante / Fábio Guilherme Ronzelli Murback - Integrante / Luciane Ghiraldello - Integrante / Maria Izabel Ferezin Sares - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    FIP 2004/77-P. DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE AMIGÁVEL PARA GESTÃO DE PROJETOS, Descrição: : Projeto FIP 2004/77-PObjetivo: Elaborar um software amigável, em Visual Basic versão 6.0, capaz de elaborar cronogramas de barras (Gráfico de Gantt) e diagramas de precedência (PERT/CPM) para projetosPeríodo de realização do projeto: agosto de 2004 a julho de 2005Instituição/Agência finaciadora do projeto: FIP/PUC MinasBolsista: Clayton Aparecido dos SantosCurso: Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações. Orientadora: Profa. M.Sc. Marialva Mota Ribeiro PereiraCo-orientadora: Profa. Dra. Maria Helena Rodrigues Gomes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marialva Mota Ribeiro - Coordenador / Maria Helena Gomes Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2016

Provimento Interno de vagas para docentes para o 1º semestre de 2017 - EDITAL Nº. 090/2016 - Disciplinas: Tecnologia das Construções I - manhã e noite - e Tecnologia das Construções II - manhã e noite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

2002

Processo de Seleção Externa de Docentes - Categoria Professor Assistente - Nível I - Disciplinas: Gestão Tecnológica e Planejamento e Gerenciamento das Construções, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2023

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 12

Outras informações:
Certificamos que Marialva Mota Ribeiro, participou com êxito do evento [EC] MINICURSO - Formatação de trabalhos acadêmicos como Palestrante, realizado em 23/10/2023 e 24/10/2023, na cidade de Poços de Caldas, contabilizando carga horária total de 4 horas.Poços de Caldas, 23/10/2023 a 25/10/2023

2001 - 2023

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2022 - 2022

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 12

Outras informações:
Por ministrar: "Mesa Redonda: aspectos técnicos e jurídicos sobre a Norma de Desempenho de Edificações" em 03/05/2022, durante a edição 2022 da ExataMente - Semana Integrada dos Cursos de Exatas da PUC Minas Poços de Caldas, contabilizando carga horária de 1,5 horas.Poços de Caldas/MG, 04 de maior de 2022.

2019 - 2022

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Integrante do NDE. Curso: Engenharia Civil, Carga horária: 2

Outras informações:
Designação realizada pelo Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Prof. Don Joaquim Giovani Mol Guimarães, por meio do Ato/R/No 328/2019, com mandato de 01 de fevereiro de 2019 a 31 de Julho de 2020.

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador AD HOC, Carga horária: 1

Outras informações:
Participação da Revista Percurso* Acadêmico como Avaliador AD HOC, no período de 08 de fevereiro de 2021 a 08 de março de 2021. *Revista Eletrônica Percurso Acadêmico - PUC Minas no Barreiro

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 16

Outras informações:
Por ministrar o(a) Minicurso: "Elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos" em 03/05/2021, 04/05/2021 e 05/05/2021, durante a edição 2021 da ExataMente - a Semana Integrada dos Cursos de Ciências Exatas da PUC Minas, em Poços de Caldas -, contabilizando carga horária total de 3 horas. Poços de Caldas/MG, 03 a 07 de maio de 2021

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos. Oferta/turma: Q1/T1. Atividades Complementares. Carga horária da disciplina: 72 h/a. Sem/Ano: 1/2019

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 5

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Engenharia de Estruturas. Oferta/turma: Q2/T1. Disciplina: Metodologia da Pesquisa. Carga horária da disciplina: 15 h/a. Sem/Ano: 1/2021.

2019 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso de Especialização, Carga horária: 5

Outras informações:
Autora do Projeto Pedagógico do curso de Especialização latu sensu em Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas, reconhecido pelo CREA-MG - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - Título: 4143063 - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE EDIFICAÇÕES E ESPAÇOS URBANOS.Coordenadora do curso de 04/2019 a 12/2021.

2020 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 5

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Engenharia de Estruturas. Oferta/turma: Q1/T1. Disciplina: Metodologia da Pesquisa. Carga horária da disciplina: 15 h/a. Sem/Ano: 2/2020.

2020 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 5

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Engenharia de Estruturas. Oferta/turma: Q3/T1. Disciplina: Metodologia da Pesquisa. Carga horária da disciplina: 15 h/a. Sem/Ano: 2/2020.

2020 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos. Oferta/turma: Q2/T1. Disciplina: Sistema de Gestão Integrada na Construção Civil. Carga horária da disciplina: 30 h/a. Sem/Ano: 1/2020

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador AD HOC

Outras informações:
Participação da Revista Percurso Acadêmico, Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, como Avaliador AD HOC, no período de 07 de Fevereiro de 2019 à 20 de Fevereiro de 2019.

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista de e-book

Outras informações:
Participação como parecerista do e-book "Ressignificando a relação teoria e prática: reflexões sobre as Práticas Curriculares de Extensão da PUC Minas", publicado no ano de 2019.

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos. Oferta/turma: Q1/T1. Atividades Complementares. Carga horária da disciplina: 72 h/a. Sem/Ano: 1/2019

2019 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos. Oferta/turma: Q1/T1. Disciplina: Sistema de Gestão Integrada na Construção Civil. Carga horária da disciplina: 30 h/a. Sem/Ano: 1/2019

2018 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Parecerista - III Mostra de Ext. da PUC Minas

Outras informações:
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais certifica que Marialva Mota Ribeiro participou como parecerista da III Mostra de Extensão da PUC Minas, promovida pela Pró-reitoria de Extensão, no dia 03 de maio de 2018.

2018 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador AD HOC

Outras informações:
Participação da Revista Percurso Acadêmico, Revista Interdisciplina da PUC Minas no Barreiro, como Avaliador AD HOC, no período de 12 de Novembro de 2018 à 13 de Novembro de 2018.

2017 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Integrante do NDE do curso de Eng. Civil, Carga horária: 2

Outras informações:
Designação realizada pelo Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Prof. Don Joaquim Giovani Mol Guimarães, por meio do Ato/R/No 235/2017, com mandato de 19 de outubro de 2017 a 31 de Janeiro de 2021.

2017 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista - II Mostra de Ext. da PUC Minas

Outras informações:
Participação como parecerista da apresentação de trabalhos na II Mostra de Extensão da PUC Minas, promovida pela Pró-reitoria de Extensão, no dia 05 de maio de 2017. Belo Horizonte, 31 de maio de 2017.

2012 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 5

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Gestão Estratégica de Finanças. Oferta/turma: Q1/T1. Módulo VII - Atividades Complementares. Carga horária da disciplina: 10 h/a. Sem/Ano: 1/2012.

2011 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 5

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Gestão Estratégica de Marketing. Oferta/turma: Q1/T1Módulo II - Conhecimentos Estratégicos II. Carga horária da disciplina: 10 h/a. Sem/Ano: 1/2011.

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-graduação - horista, Carga horária: 5

Outras informações:
Instituto de Educação Continuada - IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de pós-graduação: Gestão Estratégica de Marketing. Oferta/turma: Q3/T1. Módulo I - Fundamentos Gerenciais. Carga horária da disciplina: 15 h/a. Sem/Ano: 2/2010.

Atividades

  • 02/2022 - 12/2023

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desempenho de Edificações

  • 08/2021 - 12/2023

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Construções e Sustentabilidade

  • 08/2018 - 12/2023

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento das Construções - Disciplina semipresencial. Parte teórica - on line e parte prática - presencial .

  • 02/2017 - 12/2023

    Extensão universitária , Departamento de Engenharia Civil.Atividade de extensão realizada, Atividade desenvolvida na disciplina extensionista do curso de Engenharia Civil - Objetivo: elaborar sugestões de intervenções em vazios urbanos, de propriedade pública, situados no município de Poços de Caldas - MG, de acordo com a demanda local..

  • 02/2017 - 12/2022

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia das Construções II

  • 02/2017 - 07/2022

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia das Construções I

  • 02/2021 - 12/2021

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciência dos Materiais de Construção

  • 02/2021 - 07/2021

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Materiais de Construção Civil II

  • 08/2018 - 12/2020

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Engenharia Civil.

  • 08/2016 - 12/2020

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão II - orçamento de obras e cronograma físico-financeiro

  • 10/2018 - 10/2018

    Ensino, Curso de Extensão - Elaboração e Formatação de Trabalhos Acadêmicos, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Elaboração e Formatação de Trabalhos Acadêmicos - 8 h.

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Materiais de Construção Civil I - Tutoria

  • 02/2014 - 07/2018

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gerenciamento das Construções

  • 02/2015 - 12/2016

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão da Produção

  • 06/2010 - 12/2016

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio supervisionado II: Prática em organizações - orientação para o trabalho de conclusão de curso (aplicação de conceitos, proposta de melhoria, conclusão e defesa)

  • 02/2010 - 12/2016

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio supervisionado I: elaboração do trabalho de conclusão de curso (definição de objetivos, metodologia e referencial bibliográfico)

  • 08/2008 - 12/2016

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Tecnológica e do Conhecimento Organizacional

  • 08/2013 - 12/2015

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa em Administração

  • 03/2013 - 12/2015

    Direção e administração, Departamento de Administração.Cargo ou função, Coordenadora de Estágio do curso de Administração da PUC Minas - campus Poços de Caldas.

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão da Produção

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geologia

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gestão da Produção

  • 03/2013 - 07/2013

    Direção e administração, Departamento de Administração.Cargo ou função, Integrante do Colegiado do Curso de Administração da PUC Minas - campus Poços de Caldas.

  • 02/2013 - 07/2013

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gerenciamento das Construções

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia das Construções II

  • 08/2011 - 12/2012

    Direção e administração, Departamento de Administração.Cargo ou função, Coordenador de estágio do curso de Administração.

  • 08/2010 - 12/2012

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética, Deontologia e Administração em Fisioterapia

  • 08/2009 - 12/2012

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de Pesquisa em Administração

  • 10/2012 - 10/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Administração, Departamento de Administração.Atividade realizada, Parecerista do 8o. Congressso Brasileiro de Sistemas.

  • 10/2010 - 10/2012

    Ensino, Gestão Estratégica de Marketing, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Concepções científicas e metodológicas na área de gestão

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gerenciamento das Construções

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia das Construções II

  • 02/2011 - 08/2011

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia das Construções I

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento e Qualidade nas Construções

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Orçamento de Obras

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento e Qualidade nas Construções

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Criatividade e Inovação

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Orçamento de Obras

  • 02/2002 - 12/2008

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Tecnológica

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gerenciamento e Qualidade nas Construções

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 08/2006 - 07/2007

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II

  • 02/2002 - 12/2006

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gerenciamento das Construlções

  • 08/2003 - 08/2005

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

  • 08/2002 - 08/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Engenharia Civil, Curso de Engenharia Civil.Atividade realizada, Coordenação de Estágio no Curso de Engenharia Civil.

  • 02/2003 - 12/2004

    Extensão universitária , Departamento de Engenharia Eletrônica e Telecomunicação.Atividade de extensão realizada, Grupo de Inteligência Competitiva - GIC.

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário III

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Tecnológica

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Gerenciamento das Construções

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Parecerista - Seminário de Extensão 2021

Outras informações:
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, por meio da Próreitoria de Extensão, certifica que Marialva Mota Ribeiro participou como parecerista de trabalhos submetidos para apresentação no Seminário de Extensão 2021, com o tema ?Do Substantivo ao Verbo: esperançar e democratizar?, nos dias 22 e 23 de setembro de 2021.

2021 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16

Outras informações:
Por ministrar o(a) Minicurso: "Elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos" em 03/05/2021, 04/05/2021 e 05/05/2021, durante a edição 2021 da ExataMente - a Semana Integrada dos Cursos de Ciências Exatas da PUC Minas, em Poços de Caldas -, contabilizando carga horária total de 3 horas.

2011 - 2011

Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Datas: 27 de setembro, 04, 11 e 18 de outubro de 2011. Carga horária: 16 horas. Cruso: Pós-graduação Latu Sensu em MBA em Marketing do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos - UNIFEOB de São João da Boa Vista - SP.

Atividades

  • 09/2011 - 10/2011

    Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Distribuição e Logística

2005 - 2010

Universidade José do Rosário Vellano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2006 - 07/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empregabilidade e Empresabilidade

  • 08/2005 - 07/2010

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Logística

  • 08/2009 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Administração - campus Poços de Caldas, Faculdade de Administração - campus Poços de Caldas.Atividade realizada, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

  • 02/2006 - 07/2008

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Práticas Gerenciais III, Práticas Investigativas III

2020 - 2021

Universidade Federal de Alfenas

Vínculo: Avaliador de trabalhos, Enquadramento Funcional: Convidado

Outras informações:
Ministério da Educação - Universidade Federal de Alfenas - MG - Pró-reitoria de Extensão. Avaliação de trabalhos submetidos para o 9º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária: Redes para promover e defender os direitos humanos. Trabalhos avaliados: 9 (nove)

1993 - 1994

Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá Faculdade de Engenharia Civil de I

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

1992 - 1992

Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá Faculdade de Engenharia Civil de I

Vínculo: Bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitoria da disciplina Materiais de construção Civil

Atividades

  • 02/1993 - 02/1994

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Materiais de Construção Civil

2022 - 2022

Guia da Faculdade

Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: parecerista voluntário

Outras informações:
Atuação como parecerista da avaliação de cursos superiores Guia da Faculdade, promovida pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. São José dos Campos, 30 de outubro de 2022

2021 - 2021

Guia da Faculdade

Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: parecerista voluntário

Outras informações:
Certificamos que Prof. Marialva Mota Ribeiro atuou como parecerista da avaliação de cursos superiores Guia da Faculdade, promovida pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de São Paulo. Agradecemos pela dedicação voluntária ao projeto, ocorrida entre os meses de junho e agosto de 2021. Fabio Volpe Head de Conteúdo da Quero Educação São José dos Campos, 28 de outubro de 2021

2020 - 2020

Guia da Faculdade

Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: parecerista voluntário

Outras informações:
Atuação como parecerista da avaliação de cursos superiores Guia da Faculdade, promovida pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de São Paulo. São José dos Campos, 28 de outubro de 2020.

2018 - 2018

Guia do Estudante 2018

Vínculo: Parecerista, Enquadramento Funcional: Parecerista dos cursos de Engenharia Civil

Outras informações:
Participação como parecerista dos cursos de Engenharia Civil da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2018.

2019 - 2019

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista no 30º ENANGRAD - AP, G e TS.

Outras informações:
Atuou como parecerista na Programação Científica do 30º ENANGRAD ? Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração, tendo avaliado o número de trabalhos abaixo mencionado: Área temática: Administração Pública, Governo e Terceiro Setor ? 6 artigos

2019 - 2019

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista no 30º ENANGRAD - E, P e CDA

Outras informações:
Atuou como parecerista na Programação Científica do 30º ENANGRAD ? Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração, tendo avaliado o número de trabalhos abaixo mencionado: Área temática: Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração ? 1 artigos

2018 - 2018

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: avaliador de artigos, Enquadramento Funcional: Avaliador de artigos do 29º ENANGRAD

Outras informações:
Participou como avaliador de artigos na Programação Científica do 29º ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, tendo avaliado o número de trabalho abaixo mencionado: Tema 01 - Administração Pública, Governo e Terceiro Setor - 3 artigos Tema 03 - Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração - 2 artigos Tema 11 - Tecnologia da Informação - 4 artigos

2017 - 2017

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Avaliador de artigos, Enquadramento Funcional: Avaliador de artigos no XXVIII ENANGRAD

Outras informações:
Participação como avaliador de artigos na Programação Científica do XXVIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, tendo avaliado o número de trabalho abaixo mencionado: Tema 01 - Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente - 2 artigos Tema 06 - Administração Pública, Governo e Terceiro Setor - 1 artigo Tema 08 - Tecnologia da Informação - 2 artigos Brasília, 26 a 28 de agosto de 2017

2016 - 2016

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista no XXVII ENANGRAD

Outras informações:
Parecerista na avaliação de artigos para a Programação Científica do XXVVII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração realizado na cidade de Campinas / SP, no período de 19 a 21 de novembro de 2016/

2015 - 2015

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista no XXVI ENANGRAD

Outras informações:
Atuação como parecerista na avaliação de artigos científicos para a Programação Científica do XXVI ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Realizado no período de 25 a 26 de outubro de 2015.

2014 - 2014

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista no XXV ENANGRAD

Outras informações:
Participação como parecerista na avaliação de artigos científicos para a Programação Científica do XXV ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação, realizado no período período de 9 a 11 de novembro de 2014.Belo Horizonte - MG, 11 de novembro de 2014

2013 - 2013

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista no XXIV ENANGRAD

Outras informações:
Participação como parecerista na submissão de artigos para a Programação Científica do XXIV ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, realizado no período de 29 de setembro a 2 de outubro de 2013, na cidade de Florianópolis - SC>

2012 - 2012

Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Parecerista no XXIII ENANGRAD

Outras informações:
Parecerista na submissão dos Trabalhos Científicos para o XXIII ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, realizado no período de 29 de outubro a 01 de dezembro de 2012, na cidade de Bento Gonçalves - RS.

2018 - 2018

Congresso Internacional de Administração

Vínculo: Avaliador de artigo científico, Enquadramento Funcional: Avaliador de artigos científicos do ADM 2018.

Outras informações:
Local: Sucre, 17 de agosto de 2018.

2017 - 2017

Congresso Internacional de Administração

Vínculo: Avaliador artigos científicos, Enquadramento Funcional: Avaliador de artigos científicos

Outras informações:
Ponta Grossa, 29 de Setembro de 2017.

2017 - 2017

Congresso Internacional de Administração

Vínculo: Integ. da comissão científica, Enquadramento Funcional: Integrante da Comissão Científica

Outras informações:
Ponta Grossa, 29 de Setembro de 2017.

2016 - 2016

Congresso Internacional de Administração

Vínculo: Parecerista, Enquadramento Funcional: Avaliador de artigo científico

Outras informações:
Participação do ADM 2016 - Congresso Internacional de Administração como AVALIADOR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS.

2017 - 2017

13o. Congresso Brasileiro de Sistemas

Vínculo: Avaliador de artigos, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Local de realização: Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - São José dos Campos. Datas: 27 a 28 de outubro de 2017 O tema geral desta edição: "Competências sistêmicas para um mundo problemático".

1994 - 1994

E.P.S.G. ?Profa Maria Antonieta Carneiro de Mello?

Vínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Professor Nível II

Atividades

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino,Disciplinas ministradas, Física, Matemática

1997 - 1997

Escola Estadual João XXIII de 1o e 2o Graus

Vínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Professor Regente Auxiliar de Ensino

Atividades

  • 04/1997 - 06/1997

    Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências

  • 04/1997 - 06/1997

    Ensino,Disciplinas ministradas, Química, Matemática

1997 - 1998

Escola Estadual Mário Casassanta de 1o e 2o Graus

Vínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Professor Regente Auxiliar de Ensino

Atividades

  • 08/1997 - 03/1998

    Ensino,Disciplinas ministradas, Ciências, Matemática

1993 - 1993

Escola Estadual Wenceslau Braz

Vínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Professor Regente Auxiliar de Ensino

Atividades

  • 02/1993 - 10/1993

    Ensino,Disciplinas ministradas, Física