Natalia Cristina Batista

Pós-doutoranda no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem como foco de suas pesquisas as relações entre cultura e política no período da ditadura militar brasileira, investigando manifestações culturais de resistência ao regime. Trabalhou com o Grupo Galpão no CPMT (Centro de Pesquisa e Memória do Teatro) prestando assessoria em pesquisas relacionadas ao teatro mineiro e nacional. É pesquisadora do Grupo de Autoritarismo e Resistência e membro no Núcleo de História Oral da UFMG. Lecionou a disciplina Arte engajada no Brasil dos anos 60: teatro, cinema, literatura e música, no curso de graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora assistente do curso de História da PUC-MG. É autora do livro "Nos palcos da História:Teatro, Política e Liberdade, Liberdade? editado pela Letra & Voz. Tem como foco de suas pesquisas os seguintes temas: ditadura militar brasileira, teatro, história oral, arte engajada, culturas políticas e resistência democrática. E-mail: batistanatalia1988@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2016 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: O tempo em processo: cultura na ditadura militar e os impasses em torno do popular na peça "O último carro" (1964-1978)
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em História

2011 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Nos palcos da História: teatro, política e "Liberdade, liberdade".,Ano de Obtenção: 2013
João Pinto Furtado.Palavras-chave: Liberdade, liberdade; Ditadura Militar; Grupo Opinião; Teatro engajado; Flávio Rangel; Millôr Fernandes. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: TEATRO E PODER: relações entre teatro e política no Brasil nos anos 1960
Orientador: Carla Ferretti Santiago

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2020

Pós-Doutorado. , INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS - UNIVERSIDADE DE LISBOA, ICS, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2020

DU d'études Françaises. (Carga horária: 222h). , Université d'Auvergne, UdA, França.

2016 - 2016

O Texto do História Oral. (Carga horária: 12h). , Centro de Pesquisa e Formação - SESC SP, SESC-SP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Projeto Musica na Escola Regular. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Alfabetização Musical. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação Técnico-Pedagógica para Tutores de EAD. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Augusto Boal e modos de ativismo. (Carga horária: 12h). , Fundação Nacional das Artes, FUNARTE, Brasil.

2009 - 2009

Teatro de Rua. (Carga horária: 20h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de Dramaturgia. (Carga horária: 20h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2008 - 2008

Técnica de Iluminação para Teatro. (Carga horária: 20h). , Conexão Vivo, VIVO, Brasil.

2007 - 2007

A máscara no treinamento do ator. (Carga horária: 40h). , Centro Cultural Galpão Cine Horto, GCH, Brasil.

2006 - 2007

Um estudo sobre o texto Tio Vânia de Tchecov. (Carga horária: 240h). , Espaço Cultural Marcenaria, MARCENARIA, Brasil.

2006 - 2006

Oficina de Produção Cultural. (Carga horária: 27h). , Centro Cultural Galpão Cine Horto, GCH, Brasil.

2006 - 2006

Teatro do Absurdo. (Carga horária: 192h). , Espaço Cultural Marcenaria, MARCENARIA, Brasil.

2005 - 2006

Teatro Avançado - Criação de Cenas. (Carga horária: 192h). , Centro Cultural Galpão Cine Horto, GCH, Brasil.

2002 - 2003

Artes Drámaticas. (Carga horária: 360h). , Núcleo de Estudos Teatrais, NÚCLEO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Área:História / Subárea:Teoria e Metodologia da História/Especialidade: História Oral.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Área: História / Subárea: História e Culturas Políticas/ História Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BATISTA, N. C. ; AMATO, G. ; DELLAMORE, C. . VII Mostra A Ditadura na Tela. 2018. (Outro).

BATISTA, N. C. ; ROSSEL, M. . I Colóquio Teatro & História. 2017. (Congresso).

BATISTA, N. C. . XII Encontro Regional Sudeste de História Oral. 2017. (Congresso).

AMATO, G. ; DELLAMORE, C. ; BATISTA, N. C. . V Mostra A Ditadura na Tela. 2016. (Outro).

BATISTA, N. C. ; AMATO, G. ; DELLAMORE, C. . III Mostra A Ditadura na Tela. 2015. (Outro).

AMATO, G. ; DELLAMORE, C. ; BATISTA, N. C. . IV Mostra A Ditadura na Tela. 2015. (Outro).

BATISTA, N. C. ; AMATO, G. B. ; DELLAMORE, C. . Mostra A Ditadura na Tela. 2014. (Outro).

BATISTA, N. C. ; AMATO, G. B. ; DELLAMORE, C. . II A Mostra Ditadura na Tela. 2014. (Outro).

BATISTA, N. C. . I Seminário Memória e Informação nas Instituições. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio Internacional Comunismos e dissidências. Grupo Opinião e o Partido Comunista Brasileiro: aproximações estéticas e políticas durante os anos da ditadura militar no Brasil. 2019. (Congresso).

Seminário Lire le Brésil.Pour une histoire sociale des mémoires de la dictature militaire brésilienne. 2018. (Seminário).

Encontro do Grupo de Pesquisa História Política.A louca corrida do trem: impasses do teatro engajado na peça-processo "O Último Carro", de João das Neves. 2017. (Encontro).

VI Encontro de Pesquisa Histórica - UFMG.História e memória: o golpe militar sob o olhar artístico-político de João das Neves. 2017. (Encontro).

A hora do teatro épico no Brasil e o trabalho crítico de Iná Camargo Costa. 2016. (Seminário).

III Encontro de Pesquisa em História.Para além da cena: caricatura política, censura e repressão na peça "Liberdade, liberdade". 2014. (Encontro).

Seminário 1964-2014: um olhar crítica para não esquecer.O golpe em cena: história e memória no "tablado" da UNE. 2014. (Seminário).

X Encontro Regional Sudeste de História Oral.Entre a memória e a história: a trajetória do Grupo Opinião".. 2013. (Encontro).

História Oral: um lugar de interseções. 2012. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Sociedade, Política e Cultura: 1960-1985 (Coordenador de Simpósio Temático). 2012. (Encontro).

Comunistas Brasileiros: cultura política e produção cultural. 2011. (Encontro).

Seminário "Republicanismo". 2011. (Seminário).

Tempos de Guerra e Paz. 2011. (Congresso).

VI Semana de História Política.Fragmentos políticos em Macbeth: os conceitos de virtù e fortuna na obra de Wiliam Shakespeare. 2011. (Seminário).

XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.TEATRO E PODER: uma análise do espetáculo ?Liberdade, liberdade? (1965-1966). 2011. (Simpósio).

18 Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas..DESCORTINANDO O GRUPO GALPÃO: a construção de uma ideologia e sua eficácia simbólica diante do público belo-horizontino. 2010. (Seminário).

18 Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas..ARTE E RAZÃO EM DENIS DIDEROT: a importância do enciclopedista no pensamento artístico do século XVIII. 2010. (Seminário).

XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH RJ: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO.Descortinando o Grupo Galpão: a construção de uma ideologia a partir da História Oral. 2010. (Encontro).

Ciclo de Debates em História. 2009. (Outra).

Encontro Regional dos Estudantes de História ? Sudeste. 2009. (Encontro).

II Seminário Mémoria e Informação nas Instituições. 2009. (Seminário).

Sociedade dos Pedreiros Livres: ?Huma Infame seita tão perturbadora quanto execrável?.. 2009. (Outra).

Subsídios Históricos para a inventariação e a catalogação de bens. 2009. (Outra).

VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral.Grupo Galpão: a construção de uma ideologia a partir da história oral... 2009. (Encontro).

Visão da Europa Ilustrada sobre o Brasil do século XVIII. 2009. (Outra).

XXI Encontro Regional de Estudantes de História. 2009. (Encontro).

A conjuntura política brasileira. 2008. (Outra).

América Latina: História, Cultura e Arte. 2008. (Simpósio).

A questão da violência institucional no Brasil: a tortura. 2008. (Outra).

A vinda de Dom João VI ao Brasil. 2008. (Outra).

I Seminário Mémoria e Informação nas Instituições. 2008. (Seminário).

Memórias do Subdesenvolvimento. 2008. (Outra).

O contexto da independência do Kosovo. 2008. (Outra).

Os Looney Tunes da Warner e a ideologia dos Estados Unidos Pós II Guerra. 2008. (Outra).

XX Encontro Regional de Estudantes de História do Sudeste. 2008. (Encontro).

XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2008. (Encontro).

5 Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas. 2007. (Simpósio).

Cinema Comentado: O encouraçado Potemkin. 2007. (Outra).

Cinema Comentado: Outubro. 2007. (Outra).

Cinema Comentado: Red's. 2007. (Outra).

Mídia e Opinião Pública na Sociedade Contemporânea. 2007. (Simpósio).

Oriente: outros olhares. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: GABRIELA PEREIRA FRANÇA

MARQUES, T. C. N.; MELO, H. P.;BATISTA, N. C.. "Uma festa para Luluzinha onde homem não entra: análise do teatro político e a liberdade sexual feminina por meio da peça teatral "Homem não entra" (1974-1983). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Pinto Furtado

FURTADO, João P.; MOTTA, M. H. S.; EUGENIO, M. N.. Nos Palcos da História: teatro, politica e Liberdade, Liberdade (1965-1967). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

João Pinto Furtado

FURTADO, João P.; STARLING, Heloísa Murgel; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Encenar e esquecer: relacoes entre arte engajada e fragmentos de memória no espetáculo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

MOTTA, M. H. S.; FURTADO, J. P.;NAPOLITANO, M.. Nos palcos da história: teatro, política e liberdade (1965-1967). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rodrigo Patto Sá Motta

MOTTA, R. P. S.; FURTADO, J. P.. Arte engajada e memória em Liberdade, Liberdade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; MOTTA, R. P. S.; FURTADO, J. P.. Encenar e esquecer: relações entre arte engajada e fragmentos de memória no espetáculo "Liberdade, liberdade". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Walter Garcia da Silveira Júnior

NAPOLITANO, Marcos;GARCIA, Walter.; GARCIA, M.; HERMETO, M.. O tempo em processo: cultura na ditadura militar e os impasses em torno do popular na peça ?O Último Carro? (1964-1978). 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Walter Garcia da Silveira Júnior

NAPOLITANO, Marcos;GARCIA, WALTER; HERMETO, M.. ?A louca corrida do trem?: cultura na ditadura militar e os impasses em torno do popular na peça-processo ?O Último Carro? (1964-1978). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Miriam Hermeto de Sá Motta

FURTADO, J.P.;HERMETO, Miriam; NAPOLITANO, M.. Nos palcos da memória: teatro, política e Liberdade, Liberdade (1965-1967). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Miriam Hermeto de Sá Motta

NAPOLITANO, M.;HERMETO, MIRIAM; SOUZA, M. G.; SILVEIRA JUNIOR, W. G.. O tempo em processo: cultura na ditadura militar e os impasses em torno do popular na peça ?O Último Carro? (1964-1978). 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Miriam Hermeto de Sá Motta

NAPOLITANO, M.;HERMETO, Miriam; SILVEIRA JUNIOR, W. G.. ?A louca corrida do trem?: cultura na ditadura militar e os impasses em torno do popular na peça-processo ?O Último Carro? (1964-1978). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jéssica Camila dos Santos

Nos palcos da memória: a trajetória política e artística de João das Neves; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Química Tecnológica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ana Flávia de Miranda e Silva

Nos palcos da memória: a trajetória política e artística de João das Neves; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Química Tecnológica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Pinto Furtado

Nos Palcos da História: teatro, politica e Liberdade, Liberdade (1965-1967); 2013; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: João Pinto Furtado;

Gilmar Rocha

Descortinando o Grupo Galpão - a construção de uma ideologia e sua eficácia simbólica diante dos belohorizontinos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Gilmar Rocha;

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

A louca corrida do trem: hibridismos e dupla temporalidade na peça O Último Carro (João das Neves), 1964-1978; 2019; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Francisco Napolitano de Eugenio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA, N. C. . Dimensões políticas e estéticas do trabalho de João Das neves: uma análise do processo de formação de atores não profissionais em o Último Carro (1976-1978). Revista de Estudos TeatraisPitágoras , v. 2, p. 47-64, 2019.

  • MOREIRA, C. M. G. ; BATISTA, N. C. . João das Neves (1934-2018) Cena, ação e sociedade. Revista de Estudos TeatraisPitágoras , v. 9, p. 1-6, 2019.

  • ROSSEL, M. ; BATISTA, N. C. . Teatro e História: uma proposta metodológica. História e Cultura , v. 6, p. 289-307, 2017.

  • BATISTA, N. C. . Mutirão da História: teatro, memória e apropriações no presente. REVISTA DE HISTÓRIA , v. 1, p. 1-7, 2017.

  • BATISTA, N. C. . História e memória: o golpe militar sob o olhar artístico-político de João das Neves. HISTÓRIA ORAL , v. 19, p. 27-47, 2016.

  • BATISTA, NATALIA CRISTINA ; CANETTIERI, THIAGO . -A cidade não somos nós-: tempo e espaço na narrativa de um morador de ocupação urbana. Revista de Ciências Humanas (UFSC) , v. 49, p. 181-198, 2015.

  • BATISTA, N. C. . 1964-2014: uma análise crítica historiográfica do Regime Militar Brasileiro. Cadernos de História (Belo Horizonte) , v. 15, p. 209-215, 2014.

  • BATISTA, N. C. . TEATRO E LUTA DE CLASSES: PRESSUPOSTOS E PERSPECTIVAS. BALEIA NA REDE (UNESP. MARÍLIA) , v. 9, p. 223-228, 2013.

  • BATISTA, N. C. . Teatro e poder: uma análise do espetáculo 'Liberdade, liberdade'. Revista do Instituto de Ciências Humanas , v. 6, p. 129-140, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BATISTA, NATALIA CRISTINA . ?Há uma crença de que um regime mais militarizado colocaria ordem no Brasil?, diz historiadora da USP. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BATISTA, N. C. ; CORD, G. M. ; Rafael Cicarini ; DIAS, Carlos Ernest . Brasil das Gerais: Tropicalismo. 2012.

BATISTA, N. C. . ?A imaginação toma o poder?: resistência político-cultural no Brasil de 1968. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA, N. C. ; AMATO, G. . História oral: uma introdução. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA, N. C. . História e Teatro. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA, N. C. . Introdução à História Oral. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA, N. C. . Arte e resistência na ditadura: em pesquisas com história oral e acervos pessoais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA, N. C. . Relações entre arte e politica na ditadura militar brasileira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMATO, G. ; BATISTA, N. C. . História oral: perspectivas para a historiografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BATISTA, N. C. ; VENTURA, J. . Oficina de História Oral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DELLAMORE, C. ; AMATO, G. ; BATISTA, N. C. . Ditadura na Tela. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMATO, G. ; VENTURA, J. ; BATISTA, N. C. . Ditadura e transição política no Brasil: sociedade, política e cultura no regime militar brasileiro (1964-1985). 2015. (Coordenação de simpósio temático).

BATISTA, N. C. ; AMATO, G. . Introdução à História Oral. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

AMATO, G. B. ; BATISTA, N. C. . Introdução à História Oral - Fundação Clovis Salgado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BATISTA, N. C. ; AMATO, G. B. . História e História Oral. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARNEIRO, A. M. M. ; BATISTA, N. C. . Arte, política e censura na ditadura militar brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AMATO, G. ; VENTURA, J. ; CARNEIRO, A. M. M. ; BATISTA, N. C. . Pensar a ditadura no cinquentenário do golpe: sociedade, política e cultura no regime militar brasileiro (1964-1985). 2014. (Coordenação de simpósio temático).

ALMEIDA, L. S. ; BATISTA, N. C. ; VENTURA, J. ; CARNEIRO, A. M. M. . Sociedade, Política, Cultura e Religião na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). 2013. (Coordenação de simpósio temático).

ALMEIDA, J. R. ; BATISTA, N. C. . Projeto de Pesquisa em História Oral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VENTURA, J. ; BATISTA, N. C. ; CORRADI, C. . Sociedade, política e cultura (1960-1985). 2012. (Coordenação de simpósio temático).

BATISTA, N. C. . Tio Vânia. 2008. Teatral.

BATISTA, N. C. . Senhora. 2004. Teatral.

BATISTA, N. C. . Dias Felizes. 2007 (Assistente de Produção).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Nos palcos da memória: a trajetória política e artística de João das Neves, Descrição: A pesquisa tem como objetivo registrar e construir elementos para a análise da trajetória política e artística do diretor teatral João das Neves (Rio de Janeiro, 1935), cuja história pessoal se entrelaça com a história do teatro engajado no Brasil na segunda metade do século XX. A proposta é desenvolvida no âmbito das atividades do Núcleo de História Oral da FAFICH/UFMG, em parceria com a pesquisadora Miriam Hermeto, e consiste na produção de uma história de vida com o referido dramaturgo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Natália Cristina Batista - Integrante / Miriam Hermeto de Sá Motta - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora do Departamento de História; ministrou as disciplina "Formação do Mundo Contemporâneo" no curso de Direito, "História do Mundo Contemporâneo" do curso de Jornalismo e "História Moderna: cultura e política" e "História Moderna: economia e sociedade" no curso de História.

  • 2010 - 2011

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de iniciação científica intitulado "Arte e razão em Denis Diderot: a importância do enciclopedista no pensamento artístico do século XVIII? financiado pelo PROBIC-PUC MINAS durante o ano de 2010.

  • 2009 - 2010

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de iniciação científica intitulado "Grupo Galpão: a construção de uma ideologia e sua eficácia simbólica diante dos belo-horizontinos", financiado pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) durante o ano de 2009.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor em Estágio Docência, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora da disciplina "Arte engajada no Brasil dos anos 60: teatro, cinema, literatura e música".

  • 2015 - 2015

    Instituto Itaú Cultural

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Pesquisadora da exposição "Ocupação João das Neves", que busca percorrer a trajetória artística do diretor teatral.

  • 2014 - 2015

    Instituto Itaú Cultural

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Redator

    Outras informações:
    Redator da Enciclopédia Itaú Cultural Arte e Cultura Brasileiras, tendo escrito os seguintes verbetes: Linha do Tempo João das Neves, Cronologia João das Neves, peça "O Último Carro", peça "Primeiras Estórias", além dos verbetes de Haydeé Bittencourt, Fernando Mencarelli, Luiz Carlos Garrocho, Grupo Trama e Grupo Teatro Invertido.

  • 2017 - 2017

    Cinear Produções

    Vínculo: Pesquisador contratado, Enquadramento Funcional: Contratado

    Outras informações:
    Pesquisadora do projeto "Cinema do Rio São Francisco", com ênfase na condução das entrevistas com as moradoras da região do São Francisco visando a realização de documentários sobre as cidades contempladas no projeto.

  • 2013 - 2014

    Colégio Ordem e Progresso

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História / Ensino Fundamental, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de História no Ensino Fundamental

  • 2012 - 2013

    Centro de Pesquisa e Memória do Teatro

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora

    Outras informações:
    Pesquisadora do Portal de Teatro Primeiro Sinal

  • 2013 - 2013

    Centro de Apoio à Educação a Distância - Universidade Federal de Minas Gera

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do curso "O ECA na minha escola", Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutora do curso de extensão "O ECA na minha escola", oferecido pelo CAED-UFMG.

  • 2010 - 2011

    Programa de Jovens da BEMFAM

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de Teoria Teatral, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora de Teatro

  • 2005 - 2008

    Centro Cultural Galpão Cine Horto

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assistente do Centro de Pesquisa e Memória, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Como assistente do CPMT (Centro de Pesquisa e Memória do Teatro) e Pesquisadora, era responsável por prestar assessoria em pesquisas relativas ao teatro, com foco no Grupo Galpão e no Galpão Cine Horto.

  • 2015 - Atual

    Associação Campo das Vertentes

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora

    Outras informações:
    Pesquisadora do projeto Memória João das Neves - 50 Anos de Teatro Brasileiro. Financiado pelo programa Rumos Itaú Cultural.