Ana Lourdes da Silva Ribeiro

Licenciada em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Maranhão (2003),Especialista em Educação Ambiental(2010);mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Atualmente é pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da Universidade Federal do Maranhão - GEDMMA/UFMA ,vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais ;Colaboradora do Grupo de Estudos em Dinâmicas Territoriais ( GEDITE) da Universidade Estadual do Maranhão,vinculado ao Curso de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da referida universidade. Professora do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão das disciplinas Geografia da População e Organização do Pensamento Geográfico. Participa da Rede Justiça nos Trilhos e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, é sócia da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos socioambientais, projetos de desenvolvimento, meio ambiente, modernidade, desenvolvimento e desenvolvimento regional. Texto informado pela autora.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Ambiental

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERTENCIMENTO:O CASO DA ZONA RURAL II DE SÃO LUÍS - MA,Ano de Obtenção: 2016
CARLOS ROBERTO SANTOS MACHADO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Ambiental;Pertencimento;.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Sociais. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

2008 - 2010

Universidade Estadual do Maranhão
Título: Conflitos de Uso e Ocupação do Solo e Educação Ambiental:o caso da Camboa dos Frades - São Luís - MA
Orientador: HORÁCIO ANTUNES DE SANT'ANA JUNIOR

Graduação em GEOGRAFIA

2000 - 2003

Universidade Estadual do Maranhão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Direitos Humanos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIBEIRO, A. L. D. S. ; MACHADO, C. R. S. . IV SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO,MODERNIDADE E MEIO AMBIENTE. 2015. (Outro).

RIBEIRO, A. L. D. S. ; MACHADO, C. R. S. . VII Encontros e Diálogos em Educação Ambiental - EDEA. 2015. (Outro).

RIBEIRO, A. L. D. S. . 13ª Mostra da Produção Universitária. 2014. (Exposição).

RIBEIRO, A. L. D. S. . III SEDMMA: Conflitos ambientais, mobilizações e alternativas as desenvolvimento. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Geomorfologia Urbana: Conceitos, Temas e Aplicações. 2018. (Outra).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS FRENTE A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO e V SEDMMA (Seminário de Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente).O Trabalho das Pescadoras Artesanais na área proposta para a criação da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim, São Luís, Maranhão. 2018. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS FRENTE A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO e V SEDMMA (Seminário de Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente).CONFLITOS AMBIENTAIS E EXCLUSÃO SOCIAL: A LUTA DAS COMUNIDADES DA ZONA RURAL II PELO DIREITO AO TERRITÓRIO NA GRANDE ILHA DO MARANHÃO. 2018. (Seminário).

I Seminário Internacional Povos e Comunidades Tradicionais frente a projetos de Desenvolvimento V SEDMMA (Seminário de desenvolvimento, modernidade e meio ambiente).REORDENAMENTO TERRITORIAL DE SÃO LUÍS - MA E O USO DO TERRITÓRIO NAS ÓTICAS DO ESTADO/EMPRESAS E DA RESERVA EXTRATIVISTA DE TAUÁ-MIRIM. 2018. (Seminário).

I ENCONTRO ESTADUAL DE HABITAT URBANO E RURAL. 2017. (Encontro).

V Seminário de Pesquisa Interno do GEDMMA.Educação Ambiental e Pertencimento: o caso da Zona Rural II da Ilha de São Luís - MA. 2017. (Seminário).

XII Semana de Geografia da UFMA: Desenvolvimento estratégico regional e a Produção intelectual em geografia no Maranhão.Grupo de Trabalho Questões de gênero e desenvolvimento. 2017. (Encontro).

XII Semana de Geografia da UFMA: Desenvolvimento estratégico regional e a Produção intelectual em geografia no Maranhão.As teorias do desenvolvimento e a Amazônia na economia global. 2017. (Encontro).

XII Semana de Geografia da UFMA: Desenvolvimento estratégico regional e a Produção intelectual em geografia no Maranhão. 2017. (Encontro).

Seminário Internacional do GERUR.Educação Ambiental Como Ferramenta em Defesa ao Direito Pelo Território dos Jovens e das Jovens da Zona Rural II - São Luís - MA. 2016. (Seminário).

IV Seminário Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente - IV SEDMMA.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: pertencimento, lugar em defesa do território em situação conflito ambiental. 2015. (Seminário).

VII Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA.Educação Ambiental e Conflitos Ambientais:a luta pelo território na Zona Rural II de São Luís - MA. 2015. (Encontro).

5º ENCUENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: prática educativa com jovens e adultos da zona rural II de São Luís ? Ma. 2014. (Encontro).

Encuentro Nacional de Educación Ambiental: Ciudadania Ambiental Y Desenrrollo Sustentable:una mirada Crítica desde a la Educación Ambiental.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: prática educativa com jovens e adultos da zona rural II de São Luís ? Ma. 2014. (Encontro).

VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Justiça Ambiental - RBJA.Organização do Colegiado. 2014. (Encontro).

?CICLO DE DEBATES PÓS-SBPC: Proposições para o enfrentamento à pobreza no Maranhão à luz dos Direitos Humanos?.Modelos de Desenvolvimento e os Impactos socioambientais. 2013. (Seminário).

Capacitação dos Avaliadores de Qualidade da Pesquisa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Basica - PMAQ. 2012. (Outra).

II Curso de Formação em Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade.II Curso de Formação em Educação Ambiental na Gestão Públ. 2012. (Outra).

III SEDMMA: conflitos ambientais, mobilizações e alternativas ao desenvolvimento.Educação Ambiental e Cidadania na Zona Rural II de São Luís. 2012. (Seminário).

III SEDMMA: conflitos ambientais, mobilizações e alternativas ao desenvolvimento.CONFLITOS AMBIENTAIS, MOBILIZAÇÕES E ALTERNATIVAS AO DESENVOLVIMENTO. 2012. (Seminário).

I Seminário sobre Políticas de Educação Superior.Configurações da Educação Superior na Atualidade. 2012. (Seminário).

V Encontro de Educadores do Maranhão.Educação Ambiental para a Cidadania. 2012. (Encontro).

II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUSTENTABILIDADE:novas abordagens, velhos dilemas.Gestão de Território e conflitos socioambientais: a luta da comunidade de Camboa dos Frades. 2011. (Outra).

XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO. IMPACTOS DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTOSOBRE AS COMUNIDADES RURAIS DE SÃO LUÍS:O CASO DA IMPLANTAÇÃO DA UTE PORTO DO ITAQUI. 2011. (Congresso).

CURSO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA PROJETOS.RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DE PAPEL PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA PARA ADOLESCENTES DO BAIRRO DO BARRETO - MA. 2010. (Outra).

ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS.VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. 2010. (Outra).

Grupos de Educação Permanente em Apoio Matricial.Grupos de Educação Permanebte em Apoio Matricial. 2010. (Encontro).

I CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES/FACILITADORES DA ETSUS.FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUS. 2010. (Encontro).

I ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORDESTE.DESENVOLVIMENTO REGIONAL E CONFLITOS NO MARANHÃO. 2010. (Encontro).

II CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES/FACILITADORES DO CURSO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS (AS) FACILITADORES(AS). 2010. (Outra).

I JORNADA CIENTÍFICA DO CCSo /UFMA.OS CONFLITOS SOCIOSAMBIENTAIS DECORRENTES DO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DA TERMOELÉTRICA DO PORTO DO ITAQUI - MA. 2010. (Outra).

OFICINA PEDAGÓGICA PARA TÉCNICOS DA ETSUS-MA.TEORIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. 2010. (Oficina).

III MOSTRA CIENTÍFICA EM CIÊMCIAS BIOLÓGICAS. MANGUEZAL:RELAÇÃO SOCIOECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE. 2008. (Congresso).

FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS:TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA.FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTALNAS SÉRIES INICIAIS:TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2006. (Encontro).

I MOSTRA ACADÊMICO CIENTIFICA DE BILOGIA.OFICINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2006. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO E PLANEJAMENTO DA ONG JUVENTUDE SEM FRONTEIRAS.CAPACITAÇÃO E PLANEJAMENTO. 2006. (Encontro).

IV SEMANA DAS CIÊNCIAS - UEMA.INTERDISCIPLINARIDADE:INCENTIVANDO ALUNOS PESQUISADORESNAS SÉRIES INICIAIS. 2006. (Oficina).

FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTALNA LAGOA DA JANSEN.FAZENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA LAGOA DAJANSEN. 2005. (Outra).

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSENTÁVEL. 2005. (Encontro).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO RACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO RACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior

MACHADO, Carlos Roberto da Silva; ADOMILLI, Gianpaolo Knoller;SANT'ANA JÚNIOR, H. A.. Educação Ambiental e Pertencimento: o caso da Zona Rural II de São Luís - MA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior

CAPORLINGUA, Vanessa Hernadez; ADOMILLI, Gianpaollo Knoller;SANT'ANA JÚNIOR, H. A.. Educação ambiental e Pertencimento: o caso da Zona Rural II de São Luís - MA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior

SANT'ANA JÚNIOR, H. A.. Conflitos de uso e ocupação do solo e Educação Ambiental: o casa da Camboa dos Frades - São Luís - MA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão.

Gianpaolo Knoller Adomilli

MACHADO, C. R. S.;ADOMILLI, G.; SANTANA JUNIOR, H. A.. Educação Ambiental e Pertencimento: o caso da Zona Rural II de São Luis - MA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Vanessa Hernandez Caporlingua

CAPORLINGUA, V. H.; ADOMILLI, G.; SANTAANA JUNIOR, H. A.. Educação Ambiental e pertencimento: o caso da Zona Rural II de São Luís - MA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Ambiental PPGEA - FURG) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Francisca Helena Muniz

SANTANA JUNIOR, H. A.;MUNIZ, F. H.; SANTOS, Márcio Costa Fernandes Vaz dos. Conflitos de uso e ocupação do solo e Educação Ambiental: o caso da Camboa dos Frades, São Luís, Maranhão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior

Conflitos de uso e ocupação do solo e Educação Ambiental: o caso de Camboa dos Frades - São Luís - MA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior;

Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior

Projetos de desenvolvimento e conflitos socioambientais no Maranhão; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão; Orientador: Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior;

Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior

Projetos de desenvolvimento e conflitos socioambientais no Maranhão; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão; Orientador: Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior;

Vanessa Hernandez Caporlingua

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DEFESA DO TERRITÓRIO: uma experiência na zona rural II de São Luís - MA; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Ambiental PPGEA - FURG) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanessa Hernandez Caporlingua;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CALLONI, H. ; AMORIM, F. ; RIBEIRO, A. L. D. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENSAIOS TOMO I. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2017. v. 01. 201p .

  • Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior ; Bartolomeu Mendonça ; RIBEIRO, A. L. D. S. ; RABELO, Bruno. H.C . Refinaria Premium:A Petrobrás no Maranhão. In: Horácio Antunes de Santa'Ana Junior; Bartolomeu Rodrigues Mendonça; Ana Lourdes da Silva Ribeiro; Bruno Henrique Costa Rabelo. (Org.). Refinaria Premium:a presença da Petrobrás no Maranhão. 01ed.Rio de Janeiro: , 2013, v. 01, p. 239-252.

  • Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior ; RIBEIRO, A. L. D. S. . Camboa dos Frades,Vila Madureira e Termoelétrica do Porto do Itaqui. Vias de Fato, São Luís - MA, p. 12 - 12, 10 mar. 2010.

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior . Camboa dos Frades,Vila Madureira e a Termoelétrica do Porto do Itaqui. Jornal Vias de Fato, São Luis - MA, p. 12 - 12, 01 mar. 2010.

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; MACHADO, C. R. S. . Educação Ambiental Como Ferramenta em Defesa ao Direito Pelo Território dos Jovens e das Jovens da Zona Rural II - São Luís - MA. In: Seminário Internacional do GERUR, 2016, São Luís. Territórios de Uso Comum, Territórios para o Bem Viver: Sociedade, Ambiente e Direitos Territoriais, 2016.

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; MACHADO, C. R. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONFLITOS AMBIENTAIS: A luta pelo território na zona rural II de São Luís ? MA. In: VII ENCONTROS E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - VII EDEA, 2015, RIO GRANDE/RS. VII EDEA, 2015.

  • PEREIRA, P. M. ; RIBEIRO, A. L. D. S. . Impacto de projetos de desenvolvimento sobre comunidades rurais de São Luís: o caso da UTE Porto do Itaqui. In: I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão, 2010, São Luís. I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2010. v. 1. p. s/p-s/p.

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; MACHADO, C. R. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERTENCIMENTO,LUGAR EM DEFESA DO TERRITÓRIO EM SITUAÇÃO DE CONFLITO AMBIENTAL. In: IV SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO,MODERNIDADE E MEIO AMBIENTE - SEDMMA, 2015, São Luís. Territórios, mineração e desigualdades ambientais no Brasil: diversidade sociocultural e luta por direitos, 2015.

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação Ambiental para a Cidadania. In: V Encontro de Educadores do Maranhão, 2012, São Luís - Ma. V Encontro de Educadores do Maranhão, 2012. v. 01.

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; CARVALHO.Fernanda Cunha . Gestão de Território e conflitos socioambientais:a luta da comunidade de Camboa dos Frades. In: II Colóquio Internacional sobre Desenvolvimento Local e Sustentável:novas abordagens,Velhos dilemas, 2010, São Luís - Ma. II Colóquio Internacional sobre Desenvolvimento Local e Sustentabilidade :novas abordagens,velhos dilemas. Sâo Luís: Editora da UEMA, 2010. v. 02. p. 790-803.

  • Bartolomeu Mendonça ; PEREIRA, P. M. ; RIBEIRO, A. L. D. S. . Os conflitos socioambientais decorrentes do processo de instalação da termelétrica Porto do Itaqui - MA. In: I Jornada Científica do CCSo/UFMA - Desenvolvimento, democracia e direitos humanos - para onde caminhamos?, 2010, São Luís -MA. I Jornada Científica do CCSo/UFMA - Desenvolvimento, democracia e direitos humanos - para onde caminhamos?. São Luís - MA: EDUFMA, 2010. v. 1. p. s/p-s/p.

  • Costa,Clarissa Lobato da ; RIBEIRO, A. L. D. S. ; ALMEIDA, Z. S. ; Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior ; GARCEZ, D. S. . O TRABALHO DAS PESCADORAS ARTESANAIS NA ÁREA PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DA RESERVA EXTRATIVISTA DE TAUÁ-MIRIM, SÃO LUÍS, MARANHÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . MEIO AMBIENTE E CONFLITOS AMBIENTAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MESQUITA, G. M. S. ; RIBEIRO, A. L. D. S. ; Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior . REORDENAMENTO TERRITORIAL DE SÃO LUÍS - MA E O USO DO TERRITÓRIO NAS ÓTICAS DO ESTADO/EMPRESAS E DA RESERVA EXTRATIVISTA DE TAUÁ-MIRIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; Costa,Clarissa Lobato da . CONFLITOS AMBIENTAIS E EXCLUSÃO SOCIAL: A LUTA DAS COMUNIDADES DA ZONA RURAL II PELO DIREITO AO TERRITÓRIO NA GRANDE ILHA DO MARANHÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; Costa,Clarissa Lobato da . CONFLITOS AMBIENTAIS E EXCLUSÃO SOCIAL: A LUTA DAS COMUNIDADES DA ZONA RURAL II PELO DIREITO AO TERRITÓRIO NA GRANDE ILHA DO MARANHÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO.Fernanda Cunha ; RIBEIRO, A. L. D. S. . CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E PODER LOCAL: ANÁLISE SOBRE A AUTONOMIA TERRITORIAL NA RESEX DE TAUÁ-MIRIM (MARANHÃO). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação Ambiental e Pertencimento: o caso da Zona Rural II da Ilha de São Luís - MA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . As teorias do desenvolvimento e a Amazônia na economia global. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação Ambiental e Pertencimento: o caso da Zona Rural II da Ilha de São Luís - MA,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; MACHADO, C. R. S. . Educação Ambiental:pertencimento,lugar em defesa do Território em situação de conflito ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; MACHADO, C. R. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONFLITOS AMBIENTAIS: A luta pelo território na zona rural II de São Luís ? MA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. ; CAPORLINGUA, V. H. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL:EDUCAÇÃO AMBIENTAL: prática educativa com jovens e adultos da zona rural II de São Luís ? Ma. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CIDADANIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Ciclo de Debates Pós-SBPC: Proposições para o enfrentamento à pobreza no Maranhão à luz dos Direitos Humanos?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação ambiental: prática educativa com jovens e adultos da Zona Rural II de São Luís. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação Ambiental e Cidadania na Zona Rural II de São Luís. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação Ambiental para a Cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, A. L. D. S. . Impactos de Projetos de Desenvolvimento sobre comunidades rurais de São Luís:O CASO DA INSTALAÇÃO DA UTE PORTO DO ITAQUI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIBEIRO, A. L. D. S. . Território, conflito socioambiental e populações tradicionais: a luta por Justiça Ambiental diante do projeto de desenvlvimento. 2016. .

RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação Ambiental. 2012. .

RIBEIRO, A. L. D. S. . Disciplina de Educação Ambiental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. L. D. S. . Educação Ambiental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, A. L. D. S. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Reserva Extrativista de Tauá-Mirim e seu entorno: levantamento socioeconômico, Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa é fazer levantamento socioeconômico nas comunidades da Reserva Extrativista (Resex) de Tauá-Mirim e de seu entorno, considerando aspectos históricos e demográficos; atividades econômicas; formas de organização social; manifestações e organizações culturais, esportivas e religiosas. Além do levantamento realizado nas comunidades, pretende-se identificar os empreendimentos empresariais e de infraestrutura localizados nas proximidades da Resex, verificando as modalidades de atividades econômicas, suas dimensões e efeitos socioambientais. Pretende-se construir uma cartografia social da área de estudo. O projeto se justifica, considerando que há um demanda de oficialização da Resex de Tauá-Mirim originada no ano de 2003, com estudos concluídos favoravelmente e enviados para o Ministério do Meio Ambiente em 2007. Esse contexto tem gerado um processo de organização local e relações conflitivas com órgãos públicos e empresas privadas contrários a sua instalação. Isso demanda atualização e ampliação de estudos que permitam um maior conhecimento da área e que possam ajudar à proposição de políticas públicas e ações governamentais e comunitárias que contribuam para a efetivação da Resex. A pesquisa será realizada a partir da perspectiva do diálogo de saberes, envolvendo, desde seus primeiros passos, agentes sociais das comunidades estudadas. Procedimentos de pesquisa: entrevistas com agentes sociais; aplicação de questionários; observação in loco; levantamento documental em arquivos de órgãos governamentais e comunitários, mídia impressa e páginas da internet; levantamento georreferenciado das comunidades e empresas; obtenção de imagens fotográficas e fílmicas. Resultados esperados: construção de cartografias sociais; apresentação de trabalhos em eventos científicos; publicação de artigos em periódicos científicos; publicação de um livro; produção de um documentário; elaboração de cartilhas para difusão dos conhecimentos sistematizados na pesquisa; formação de estudantes em níveis de graduação, mestrado e doutorado... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Ana Lourdes da Silva Ribeiro - Integrante / Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior - Coordenador / Élio de Jesus Pantoja Alves - Integrante / Glauton Max Simões Mesquita - Integrante / Bartolomeu Rodrigues Mendonça - Integrante / Madian de Jesus Frazão Pereira - Integrante / Neuziane Sousa dos Santos - Integrante / Ronyere Sarges Rego - Integrante / Polliana Borba - Integrante / Samarone Carvalho Marinho - Integrante / Cíndia Brustolin - Integrante / Dayanne da Silva Santos - Integrante / Hemerson Herbet de Sousa Pereira - Integrante / Maria Ecy Lopes de Castro - Integrante / Roberta Maria Batista de Figueiredo Lima - Integrante / José do Nascimento Santos - Integrante / Joyce Oliveira Pereira - Integrante / Carlos dos Santos Batista - Integrante / Ronald Bruno da Silva Pereira - Integrante / Rafael Barra Amador - Integrante / José Deivid da Silva Moraes - Integrante / Francisco dos Santos Meireles - Integrante / Lenôra Conceição Mota Rodrigues - Integrante / Luisa Carolina Ramalho Martins - Integrante / Sávio José Dias Rodrigues - Integrante / Francisco Amaro Gomes Alencar - Integrante / Ângela Maria Ferreira de Medeiros - Integrante / Clarissa Lobato da Costa - Integrante / Cintia Raquel Soares Pinheiro - Integrante / Keliane da Silva Viana - Integrante / Raimundo Nonato Gomes Araújo - Integrante / Francivânia Gonçalves Silva - Integrante / Carla Cristina Barros Pinheiro - Integrante / Clara Fernanda da Silva Costa - Integrante / Jairo Eduardo Palhano - Integrante / Jefferson Carlos Carvalho Sousa - Integrante / Vinícius Melo Gonçalves - Integrante / Maria Lúcia Macedo de Sousa Botão - Integrante.

  • 2015 - Atual

    MINERAÇÃO, TERRITÓRIOS E DESIGUALDADES AMBIENTAIS NO BRASIL: DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL E LUTA POR DIREITOS, Descrição: O projeto de pesquisa é concebido a partir de uma preocupação compartilhada com as consequências, para grupos sociais locais, da implantação de projetos ditos de desenvolvimento, em especial aqueles vinculados à expansão da mineração em várias regiões do Brasil. A expansão da atividade mineradora em grande escala e seus desdobramentos em outros setores econômicos têm provocado inúmeras situações conflitivas, envolvendo disputas territoriais, fortes alterações de ambientes e modos de vida locais, agressões a direitos legalmente garantidos ou conquistados historicamente. A necessidade de estudar melhor esses processos e contribuir na produção de conhecimentos sobre os mesmos reúne, no presente projeto, pesquisadores e estudantes de cinco universidades e seis grupos de pesquisa, de cindo diferentes estados do Brasil, a saber: Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), vinculado aos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Núcleo TRAMAS - Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, e Laboratório de Geoprocessamento, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC); Grupo de Estudos Amazônicos (GEAM), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Grupo de Pesquisa TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Núcleo de Excelência que aqui se reúne caracteriza-se pela realização de estudos multidisciplinares e pela transdisciplinaridade (LEFF, 2002), pois buscam realizar um intenso e respeitoso diálogo com saberes locais, populares, tradicionais e indígenas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Ana Lourdes da Silva Ribeiro - Integrante / Fernanda Cunha de Carvalho - Integrante / Élio de Jesus Pantoja Alves - Integrante / Bartolomeu Rodrigues Mendonça - Integrante / Maiâna Roque da Silva Maia - - Integrante / Lenir Moraes Muniz - Integrante / Madian de Jesus Frazão Pereira - Integrante / José Arnaldo dos Santos Ribeiro Júnior - Integrante / Elena Steinhorst Damasceno - Integrante / Neuziane Sousa dos Santos - Integrante / Jadeylson Ferreira Moreira - Integrante / Manuel Sousa Rodrigues - Integrante / Samarone Carvalho Marinho - Integrante / Horácio Antunes de Sant'ana Júnior - Coordenador / Cleyton Henrique Gerhardt - Integrante / Antônio Jeovah de Andrade Meireles - Integrante / Cíndia Brustolin - Integrante / Dayanne da Silva Santos - Integrante / Hemerson Herbet de Sousa Pereira - Integrante / Eliane Cantarino O.Dwyer - Integrante / Guilherme Ramos Cardoso - Integrante / Flávia de Freitas Berto - Integrante / Manuela Machado Ribeiro - Integrante / Rafael Mendes Correia - Integrante / Raquel Maria Rigotto - Integrante / Andréa Luisa Zhouri - Integrante / Jalcione Pereira de Almeida - Integrante / Gabriela Coelho-de-Souza - Integrante / Rumi Regina Kubo - Integrante / Jackson Bouéres Damasceno Júnior - Integrante / Igor Thiago Silva de Sousa - Integrante / Mateus Tainor Batista Everton - Integrante / Joercio Pires da Silva - Integrante / Tayanná Santos de Jesus Sbrana - Integrante.

  • 2014 - 2016

    PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E POPULAÇÕES LOCAIS: EXPERIÊNCIAS EM CABO VERDE E NO BRASIL, Descrição: O projeto de cooperação internacional visa estudar projetos de desenvolvimento e de modernização econômica e suas consequências sociais e ambientais sobre populações locais, em uma perspectiva comparada. Trata-se de evidenciar lógicas sociais e processos de dominação que perpassam a implantação de grande projetos nos contextos específicos do Maranhão e de Cabo Verde. Trabalha-se com a hipótese de que nos distintos contextos sociais (da Amazônia oriental e do Arquipélogo africano), os empreendimentos que vêm sendo gestados assumem uma perspectiva neodesenvolvimentista que desconsidera, no processo de implantação, os saberes locais. Constitui-se então uma relação que mescla esperanças de modernização e subjugação das populações nativas, revelando estratégias específicas de expansão do capital internacional. A comparação permite evidenciar, ainda, especificidades das estratégias de implantação por empresas e governos e os processos de resistência engrendrados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Lourdes da Silva Ribeiro - Integrante / Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior - Coordenador / Fernanda Cunha de Carvalho - Integrante / Élio de Jesus Pantoja Alves - Integrante / Cíndia Brustolin - Integrante / Bartolomeu Rodrigues Mendonça - Integrante / Maiâna Roque da Silva Maia - - Integrante / Lenir Moraes Muniz - Integrante / Madian de Jesus Frazão Pereira - Integrante / José Arnaldo dos Santos Ribeiro Júnior - Integrante / Elena Steinhorst Damasceno - Integrante / Neuziane Sousa dos Santos - Integrante / Jadeylson Ferreira Moreira - Integrante / Manuel Sousa Rodrigues - Integrante / Samarone Carvalho Marinho - Integrante / José Carlos Gomes dos Anjos - Integrante / Olena V. Kovtun - Integrante / Vladmir A. D. Silves Ferreira - Integrante / Hilarina Nascimento Lima - Integrante / Milena Silvester Quadros - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Conflitos Ambientais no Maranhão, Descrição: Descrição: A pesquisa ?Conflitos Ambientais no Maranhão? surge da preocupação do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) ? vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) e aos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) e Políticas Públicas (PGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ? em examinar projetos de desenvolvimento e modernização econômica e suas consequências sociais e ambientais. Na Amazônia brasileira, a compreensão dos projetos de desenvolvimento e de suas consequências socioambientais requer um esforço intensivo no sentido de recuperar como surgiu e quais são os desdobramentos do modelo de desenvolvimento decorrentes do Golpe Militar de 1964. Grande parte dos projetos de infraestrutura planejados nos governos ditatoriais estão sendo retomados, intensificados e novos projetos são elaborados e implementados. As consequências de projetos de desenvolvimento provocam o confronto de lógicas diferenciadas de apropriação do ambiente, conduzindo a conflitos ambientais. Grupos sociais associam sua luta e seus discursos à questão ambiental, como instrumento de universalização de sua luta local. No Maranhão, conflitos ambientais se configuram desde o início dos anos 1980 e continuam a surgir novos. Estes conflitos exigem que sejam ampliados os estudos sobre efeitos socioambientais e consequências de projetos de desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar conflitos socioambientais no Maranhão decorrentes de projetos de desenvolvimento instalados a partir do final da década de 1970 e, atualmente, em vias de instalação. A pesquisa parte de um levantamento geral dos principais conflitos socioambientais decorrentes de projetos de desenvolvimento no Maranhão e da seleção de casos empíricos a serem estudados mais detalhadamente por pequenos grupos de pesquisadores ou pesquisadores individuais envolvidos. Serão adotados os seguintes procedimentos metodológicos, relacionados à pesquisa: revisão bibliográfica, para nivelamento teórico do grupo; levantamento e mapeamento dos principais projetos de desenvolvimento no Maranhão; levantamento e mapeamento dos principais conflitos socioambientais no Maranhão; acompanhamento e registro do noticiário sobre conflitos socioambientais veiculado na imprensa nacional e local; identificação e seleção de áreas para estudo empírico e de agentes da iniciativa privada, do setor público e de movimentos sociais que possam atuar como interlocutores da pesquisa; trabalho de campo nas áreas com conflitos socioambientais, com observação do cotidiano e de eventos importantes, registro no diário e no caderno de campo para registro etnográfico e uso de máquina fotográfica ou filmadora (quando possível); realização de entrevistas com uso de gravador junto a interlocutores selecionados, com utilização, em algumas entrevistas, da técnica de história de vida; aplicação de questionários semiestruturados e estruturados, conforme a necessidade da etapa de pesquisa; levantamento de panfletos, relatórios, documentos, diagnósticos, laudos, páginas eletrônicas produzidos pelos diferentes agentes sociais envolvidos em conflitos socioambientais; coleta de material bibliográfico e documental em arquivos públicos, de empresas, de movimentos sociais e entidades populares; acompanhamento e observação de audiências públicas, reuniões, assembleias e outros momentos de realização de debates públicos envolvendo os casos empíricos selecionados; levantamento e estudo da legislação ambiental brasileira; oficinas semestrais de avaliação e planejamento da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Ana Lourdes da Silva Ribeiro - Integrante / Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior - Coordenador / Élio de Jesus Pantoja Alves - Integrante / Sislene Costa da Silva - Integrante / Bartolomeu Rodrigues Mendonça - Integrante / Maiâna Roque da Silva Maia - - Integrante / Lenir Moraes Muniz - Integrante / Madian de Jesus Frazão Pereira - Integrante / José Arnaldo dos Santos Ribeiro Júnior - Integrante / Elena Steinhorst Damasceno - Integrante / Tayanná Santos Conceição de Jesus - Integrante / Walkerlene Cecília Soeiro Santos - Integrante / Josemiro Ferreira de Oliveira - Integrante / Neuziane Sousa dos Santos - Integrante / Tamires Rosy Mota Santos - Integrante / Fernanda Cunha de Carvalho - Integrante / Jadeylson Ferreira Moreira - Integrante / Majú do Nascimento Silva - Integrante / Ana Kely de Lima Nobre - Integrante / Sarah Marianne Martins Resplandes - Integrante / Ronyere Sarges Rego - Integrante / Magno dos Santos Machado - Integrante / Darlan Rodrigo Sbrana - Integrante / Polliana Borba - Integrante / Manuel Sousa Rodrigues - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Ong Justiça nos Trilhos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2014 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2005 - 2006

    Centro de Cultura Negra do Maranhão

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MONITORAMENTO, Carga horária: 40

    Outras informações:
    ACOMPANHAMENTO DAS ENTIDADES FAZENDO MONITORAMENTO PEDAGÓGICO

  • 2008 - Atual

    CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DO MARANHÃO

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE CURSO PROFISSIONALIZANTE, Carga horária: 45

    Outras informações:
    MINISTRA DISCIPLINAS NA ÁREA AMBIENTAL NOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DE MEIO AMBIENTE: IMPACTOS E RISCOS AMBIENTAIS,EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • 1991 - 2003

    Centro Educacional Colméia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: EDUCADORA, Carga horária: 40

    Outras informações:
    PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • 2009 - 2009

    CENTRO UNIVERSITÁRIO DA MARANHÃO

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 16

    Outras informações:
    MINISTROU A DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

  • 1986 - 1991

    Colégio Girassol

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: EDUCADORA, Carga horária: 40

    Outras informações:
    PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • 2011 - 2012

    Cooperativa de Serviço de Apoio Técnico

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultora

    Outras informações:
    REALIZAÇÃO DE CADASTRO PARA O PROJETO MULHERES NO VALE DO ITAPECURU.

  • 1986 - 1991

    ESCOLA MORANGUINHO

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: EDUCADORA, Carga horária: 40

    Outras informações:
    PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • 2011 - 2012

    Fórum Carajás

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Prstação de Serviço

    Outras informações:
    Consultora do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável - PTDRS do Convênio Fórum Carajás e Ministério da Reforma Agrária - MDA no trabalho de Formação dos Conselhos Territoriais nas regiões do Vale do Itapecuru,Cocais e Baixo Parnaíba; Planejamento das Estratégias da Política territorial, Pactuação do PTDRS através da realização de três oficinas em cada território.

  • 2010 - 2011

    Fundação Sousandrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA

    Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Apoiadora Matricial, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Trabalho de Apoiadora Matricial na Escola Técnica do Sus dando Formação Pedagógica para Enfermeiros e Enfermeiras Facilitadores(as) do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde pela Fundação Sousandrade e Técnico de Enfermagem e Técnico em Higiene Bucal nos municípios de: Colinas, Mirador, Sucupira do Norte, Fortuna e Jatobá.

  • 2006 - Atual

    Grupo de Estudos,Desenvolvimento,Modernidade e Meio Ambiente

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão,ao PPGCS/UFMA;PPGPP/UFMA.

  • 2009 - Atual

    INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 45

    Outras informações:
    MINISTRA A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL,IMPACTOS AMBIENTAIS,ECOTURISMO E IMPACTOS AMBIENTAIS

  • 2007 - 2008

    ONG INSTITUTO TRABALHO VIVO

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE PROJETOS SOCIAIS, Carga horária: 20

    Outras informações:
    COORDENADORA DE PROJETO SOCIAL CHAMADO REDE MANGUEZAL FINANCIADO PELA PETROBRÁS

  • 2012 - 2012

    Ong Moradia E Cidadania

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Ambiental, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Curso de Educação Ambiental com 50 h para grupo de mulheres que trabalham com palha de Buriti,os conteúdos trabalhados: Introdução à Educação Ambiental; Marcos históricos da Educação Ambiental; Educação Ambiental e o manejo sustentável da palha de Buriti Aulas Práticas e Teoricas.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplina: Educação Ambiental no Curso de Licenciatura de Ciências com Habilitação em Matemática no Programa Darcy Ribeiro

  • 2015 - 2015

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Biologia da disciplina Educação Ambiental no Pólo de Presidente Dutra -MA

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Química da disciplina Educação Ambiental no Pólo de Grajaú - Grajaú -MA

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da disciplina Educação Ambiental no Pólo de Porto Franco - Porto Franco -MA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Contrato realizado através de seletivo simplificado e com validade de um (1) ano a partir do início do período letivo.

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular da disciplina Educação Ambiental no Curso de Licenciatura em Biologia do Programa Darcy Ribeiro no município de Barra do Corda - MA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular da disciplina de Educação Ambiental do Curso de Licenciatura Plena em Biologia do Programa Darcy Ribeiro no Pólo de Loreto - Loreto - MA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular da Disciplina Ecologia Geral no Curso de Licenciatura Plena em Biologia pelo Programa Darcy Ribeiro no município de Loreto - MA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Física da disciplina Física e Meio Ambiente no Pólo de Loreto - Loreto -MA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Física da disciplina Física e Meio Ambiente no Pólo de Cidelândia -MA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da disciplina Educação Ambiental no Pólo de Cidelândia -MA

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Química da disciplina Educação Ambiental no Pólo de Amarante - Amarante -MA

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora

  • 2009 - 2012

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 10

    Atividades

    • 05/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , GEDMMA, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora, Carga horária: 10

    Atividades

    • 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , GPDEA, .,Linhas de pesquisa