Fernanda de Araújo Pózes da Silva

É bacharela em engenharia ambiental e sanitária pela Faculdade Salesiana Maria Auxliadora (FSMA, Macaé - RJ). Foi bolsista de iniciação científica da FSMA no período de 2014 - 2016. Atuou como representante dos discentes no colegiado do curso de engenharia ambiental e sanitária da FSMA no período de 2014-2016. Possui publicações na área de unidades de conservação e aberturas de barra de lagoas costeiras. Concluiu o curso de técnico em química pelo Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG, Macaé - RJ). Concluiu em 2017 o treinamento de auditores internos de "SGI ISO9001:2015 / ISO 14.001:2015 / OHSAS 18.001:2007".

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

2012 - 2016

Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora
Título: Espécies exóticas invasoras e a exploração de petróleo e gás: um estudo de caso da bioincrustação do coral-sol em uma plataforma de petróleo e gás.
Orientador: Marcos Cézar dos Santos

Curso técnico/profissionalizante

2009 - 2012

INSTITUTO N S DA GLORIA

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Módulo Macaé

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento de Requisitos e formação de Auditor Interno de ?SGI ISO 9001:. (Carga horária: 40h). , InterAction S.R Treinamento Profissional Ltda., INTERACTION, Brasil.

2014 - 2015

Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 78h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2014 - 2014

? Engenharia Aplicada no Sistema de Esgoto Sanitário do Subsistema MUTUM. , Odebrecht Ambiental, ODEBRECHT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CBUC. o impacto ambiental provocado pela visitação ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, ?A influência do atrativo centro de visitantes de Macaé no incremento do uso público e na satisfação do visitante.?. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Tavares Damas

DAMAS, E. T.; FERREIRA, A.G.; SANTOS, M.C.. Espécies exóticas Invasoras e a Exploração do Petróleo e Gás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Alexandre Gomes Ferreira

FERREIRA, A. G.. Espécies exóticas invasoras e a exploração de petróleo e gás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Santos, M. C. ; SILVA, F. A. P. ; MACHADO, L.R. ; MORAES, M. L. . Manejo de lagoas costeiras - estabelecendo normas e procedimentos para a abertura artificial da barra de areia em uma lagoa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba). REVISTA DE ENGENHARIA DA FACULDADE SALESIANA , v. 1, p. 18-25-25, 2015.

  • Santos, M. C. ; SILVA, F. A. P. ; MACHADO, L.R. . Centro de visitantes do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: histórico, caracterização e influência no incremento do uso público e na satisfação dos visitantes. In: VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2015, Curitiba. CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA: HISTÓRICO, CARACTERIZAÇÃO E INFLUÊNCIA NO INCREMENTO DO USO PÚBLICO E NA SATISFAÇÃO DOS VISITANTES., 2015.

  • SILVA, F. A. P. . Unidades de conservação e suas práticas de educação ambiental - a experiência do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Unidades de conservação e suas práticas de educação ambiental - a experiência do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Descrição: O presente trabalho buscou contribuir para o aprimoramento da gestão do parque nacional da restinga de Jurubatiba ao analisar como ocorrem as práticas de educação ambiental na área e compará-las com práticas de sucessos em outras áreas semelhantes. Objetivou gerar como produto final uma proposta aos gestores do parque nacional para realização de atividades de educação ambiental de diversos níveis e perfis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda de Araújo Pózes da Silva - Integrante / Marcos Cezar dos Santos - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Centro de visitantes do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: histórico, caracterização e influência no incremento do uso público e na satisfação dos visitantes, Descrição: O projeto em questão buscou realizar o levantamento do número de visitantes do Parque em dois momentos distintos: antes da inauguração do centro de visitantes e após a inauguração, de forma a poder avaliar se realmente a construção do centro incrementará a visitação na área. Objetivou ainda realizar uma pesquisa amostral com os visitantes de forma a levantar as principais críticas e sugestões dos visitantes do Parque Nacional, mais especificamente os visitantes da área do Parque em Macaé.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda de Araújo Pózes da Silva - Integrante / Marcos Cezar dos Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional