Eric Fernando Gomes da Silva

Mestrando em Design de Artefatos Digitais pelo Centro de Estudos Avançados do Recife - C.E.S.A.R (ano), Especialista em Segurança da informação e Engenharia de Software pelo C.E.S.A.R (ano), Graduado em Gestão de Redes de Computadores pela Universidade Maurício de Nassau ? UNINASSAU (ano). Possui ampla experiência na área de teste de software, tendo maior envolvimento com testes não funcionais e funcionais automatizados, com forte envolvimento no planejamento, execução e consolidação de resultados para dos testes. Liderou equipe de fábrica de teste de software, participou da elaboração, definição, implementação e aplicação de treinamentos de processos em testes de segurança para clientes na iniciativa privada e poder público. Prestou consultorias especializadas em análise de segurança e desempenho. Trabalhou na analise de softwares proprietários voltados para publicidade, clinica médica de médio porte e gestão de venda. Atualmente é Analista de negócio na Gerência de Sistemas e Aplicativos da Secretaria de Educação do Estado, pela Pitang Agile IT. Trabalha com ênfase em Análise de solução Centrada no Usuário e Prototipagem Rápida além de modelagem de processo.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Design de Artefatos Digitais

2015 - Atual

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
Título: Análise de negócio dirigida pelo design, Ano de Obtenção:
Orientador: Leonardo Augusto Gomez Castillo
Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.

Especialização em SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

2012 - 2014

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DE TESTE DE SEGURANÇA DE SOFTWARE NOS MODELOS CAIXA BRANCA E CAIXA PRETA
Orientador: Gustavo de Souza Alves

Graduação em Administração de Redes de Computadores

2008 - 2010

Faculdade Maurício de Nassau - Recife
Bolsista do(a): Faculdade Mauridcio de Nassau, FMN, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2004 - 2007

União dos Institutos Brasileiros de Tecnologia
Bolsista do(a): Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2006

colegio e curso gradiente

Formação complementar

2014 - 2014

Programação em Java Completo. (Carga horária: 88h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.

2013 - 2013

Fundamentos em Banco de Dados. (Carga horária: 24h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.

2012 - 2012

Testes de Software Completo. (Carga horária: 40h). , Qualiti Assessoria e Consultoria S/A, QUALITI, Brasil.

2009 - 2009

Qualidade no Atendimento. (Carga horária: 20h). , Faculdade Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.

2007 - 2007

Educação Fiscal e Empreendimento. (Carga horária: 40h). , Grupo de Educação Fiscal e Empreendimento, GEFE-PE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Analise de Negócio.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Automação de Testes de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança da Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Scrum.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Software em Java.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pitang, Test Software. , Rua do Apolo, Recife, 50030220 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31345200, Fax: (81) 31345374, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Pitang

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 40

Outras informações:
Levantamento e evolução de processo, automatização de processos, analise de negócio e sistemas, analise de viabilidade, cenarização, elicitação de história, prototipagem de média e baixa fidelidade, modelagem de dados, P.O interno de sistemas.

2012 - 2015

Pitang

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes de Software, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração e manutenção de planos de teste, elaboração e execução de testes de software funcionais. Elaboração, manutenção, execução e consolidação de resultados de testes automáticos com uso do Selenium IDE e TestNG utilizando as IDE's Eclipse e IntelliJ. Consultor em Teste de segurança, na criação de processo de teste de segurança, criando planos de teste de segurança, implementando, executando e treinando para uso de ferramentas da suíte IBM AppScan Security Systems em clientes públicos e privados. Consultor em Teste de Performance, criando planos de teste de performance, implementando, executando e treinando para uso da ferramentas IBM Rational Performance Tester em clientes públicos e privados. Consultor em Teste de Performance, criando planos de teste de performance, implementando, executando e treinando para uso da ferramentas Apache Jmeter em clientes privados.

2012 - 2015

Pitang

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Apoio pré venda de soluções IBM de segurança e performance. Planejamento, implantação, execução, treinamento e acompanhamento de processo de segurança e performance para com IBM AppScan e RPT. Definição, implantação e mentoring de processo de teste

2011 - 2012

Qualiti Assessoria e Consultoria S/A

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes de Software, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração e manutenção de planos de teste, elaboração e execução de testes de software funcionais. Teste de segurança e performance com uso das ferramentas IBM AppScan, IBM Rational Performance Tester e Apache Jmeter.

2010 - 2011

Qualiti Assessoria e Consultoria S/A

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Administrador de Rede Jr., Carga horária: 24

Outras informações:
Administração de redes windows e linux, gerenciamento de AD, Firewall, file server e web server. Montagem e manutenção de estrutura e ativos de rede, bem como suporte a computadores locais.

2007 - 2010

Faculdade Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Formal labor contract, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 44