Gabriel Villas Boas Camargo

Gabriel Villas (1992) é artista visual, mestrando na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pelo CEART/UDESC, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC e com intercâmbio acadêmico na UCAM, Espanha. Participa do grupo de pesquisa Proposições Artísticas Contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPQ). É pesquisador do grupo Quiasma/UFSC- grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares entre arquitetura, corpo e cidade. Tem interesse pelas espacialidades efêmeras que são produzidas no espaço coletivo e pelas práticas urbanas e narrativas que a originaram. Utiliza-se da fotografia, do desenho e da performance para desenvolver seus trabalhos artísticos e da intervenção urbana e das mídias táticas como principal meio para os inserir nos circuitos da cidade. Participa de exposições, residências artísticas e feiras de arte impressa onde difunde seus projetos artísticos e sua pesquisa. Em 2021 abriu sua terceira exposição individual ?Cidades Ambulantes?, exposição multimídia com curadoria de Gabi Bresola, selecionada no edital rede Sesc-sc de galerias 2020, com exibição no Centro Cultural Vidal Ramos, Lages / SC. Em 2020 recebeu o prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura com o projeto de pesquisa "Espacialidades ambulantes" e expôs na Galeria Dide Brandão em Itajaí/SC com a exposição individual "Desmontáveis" com curadoria de Gabi Bresola. . Foi artista residente no Sesc Paulista SP com o trabalho ?HARM-ONY? de Marcela Levi e Lúcia Russo e do Sesc Pinheiros com o trabalho ?Corpo-paisagem? do Grupo-meio

Informações coletadas do Lattes em 12/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes Visuais

2021 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina
Maria Raquel da Silva Stolf.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2012 - 2018

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Aproximação, Intersecção, Reverberação - Habitando e construindo narrativas pelas espacialidades do comércio de rua
Orientador: Prof.ª Dra. Marina Toneli Siqueira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em arquitectura

2015 - 2016

Universidad Católica de Murcia
Orientador: em Universidad Católica de Murcia ( José Kipper Kós)
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado

Formação complementar

2020 - 2020

Novas poéticas da cenografia contemporânea: espaço, tecnologia, corpo e per. (Carga horária: 12h). , Teatro da Pomba Gira, TEATRO DA POMBA, Brasil.

2020 - 2020

A arte da performance e a Mobilidade Urbana por Elilson Nascimento. (Carga horária: 12h). , Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, SESC/SP, Brasil.

2020 - 2020

Como eliminar monstros - discursos artísticos sobre HIV/AIDS. (Carga horária: 10h). , Teatro do Extremo, TEATRO DO EXTREM, Brasil.

2020 - 2020

Dramaturgia Cinética, coreografia e futuro fantasma por Alejandro Ahmed. (Carga horária: 10h). , Cena 11, CENA 11, Brasil.

2019 - 2019

Oficina Estudos para levitação por Aline Blasius. (Carga horária: 15h). , Centro do ser, CENTRO DO SER, Brasil.

2019 - 2019

Texturas do movimento - transitoriedade e permanência por Diana Gilardenghi. (Carga horária: 5h). , kirinus - escola de dança, KIRINUS, Brasil.

2019 - 2019

workshop HARM-ONY por Marcela Levi e improvável produções. (Carga horária: 8h). , Sesc Paulista SP, SESC SP, Brasil.

2018 - 2018

Workshop de Cartografias sensíveis por Santiago Cao. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à Curadoria: do conceito à prática por Kamilla Nunes. (Carga horária: 40h). , DAC - Departamento Artístico Cultural da UFSC, DAC, Brasil.

2014 - 2014

Dança, percussão e história da Cultura Mandingue. (Carga horária: 43h). , Africa Raíces, AFRICA RAÍCES, Chile.

2008 - 2010

Técnico em Meio Ambiente. , Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado, ETECAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Cenografia.

Organização de eventos

CAMARGO, G. V. B. ; SOARES JUNIOR, A. M. . Palestra com o escritório colaborativo de Arquitetura e Urbanismo Nimbu. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Biennale di Venezia. 2016. (Exposição).

ElCASC."Por la mano de Chillida". 2016. (Oficina).

UN PANORAMA DE LA INVESTIGACIÓN URBANÍSTICA.Inventário de paisagem cultural. 2014. (Seminário).

A dimensão (in)visível do espaço habitado no projeto de arquitetura. 2013. (Seminário).

A territorialidade das cidades informais: um estudo relacional na Serrinha. 2013. (Seminário).

Encontro Latino Americano de Arquitetura.Encontro Latino Americano de Arquitetura. 2013. (Encontro).

Origamic Architecture. 2013. (Seminário).

Paisagem cultural de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis. 2013. (Outra).

Veracidade ?viver com a natureza no século 21. 2013. (Congresso).

Workshop Colaborativo de Projeto: Revitalização do Centro Desportivo da UFSC. Workshop Colaborativo de Projeto: Revitalização do Centro Desportivo da UFSC. 2013. (Olimpíada).

A arquitetura da Paisagem e o Homem. 2012. (Seminário).

Cooperação Internacional entre ARQ/UFSC e Chalmers University of Technology. 2012. (Seminário).

Paisagens Urbanas, Imaginário na fase atual da globalização. 2012. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Maria Regina Weissheimer

WEISSHEIMER, Maria Regina; WESTPHAL, Eduardo; SCHWERZ, J. P.. Aproximação, Intersecção, Reverberação - Habitando e construindo narrativas pelas espacialidades do comércio de rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Eduardo Westphal

WESTPHAL, E.; SCHWERZ, J. P.; WEISSHEIMER, M. R.. Aproximação, Intersecção, Reverberação - Habitando e construindo narrativas pelas espacialidades do comércio de rua. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Foi orientado por

Rodrigo Gonçalves dos Santos

A experiência perceptiva no processo de projeto arquitetônico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, PET ARQ UFSC/SESu; Orientador: Rodrigo Gonçalves dos Santos;

Maria Raquel da Silva Stolf

absorver ruídos e largar rastros; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Monitoria de Pós-Graduação - UDESC; (Orientador);

Marina Toneli Siqueira

Entre trocas - devaneios junto ao comércio de rua; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Marina Toneli Siqueira;

Produções bibliográficas

  • MENDONCA, P. O. ; CAMARGO, G. V. B. ; PEREIRA JUNIOR, A. . Imagináries. 1. ed. Florianópolis: Ouriço Edições, 2021. 38p .

  • CAMARGO, G. V. B. ; PEREIRA JUNIOR, A. . A menina que aprendeu a tocar pífano (concepção do projeto gráfico e ilustração do livro, texto Ailton Pereira Júnior, Ouriço Edições, Florianópolis / SC, ISBN 9786500126983). 1. ed. Florianópolis: Ouriço Edições, 2020. 39p .

  • CAMARGO, G. V. B. ; PEREIRA JUNIOR, A. . Outros mesmos olhos (concepção do projeto gráfico e ilustração do livro, texto Ailton Pereira Júnior, Ouriço Edições, Florianópolis / SC, ISBN 9786500121650). 1. ed. , 2020.

  • CAMARGO, G. V. B. . Exposição de interiores salão. Catálogo 15° Salão Nacional de Itajaí. 1ed.Florianópolis: Cais Editora e Editora Editora, 2022, v. , p. 23-24.

  • CAMARGO, G. V. B. . era muito normal e atenta, estava com a cabeça onde deveria estar. Venha. 1ed.Florianópolis: Ouriço Edições, 2022, v. , p. 106-110.

  • CAMARGO, G. V. B. . balões & afins. In: Jorge Bucksdricker. (Org.). Arquivo Abreviado: registros e propostas. 1ed.Florianópolis: Nesse Sentido, 2021, v. , p. 44-45.

  • GORDO, R. ; CAMARGO, G. V. B. . embrulhos. In: Renata Gordo. (Org.). Floripa Anônima. 1ed.: Ed. dos autores, 2020, v. 1, p. 17-17.

  • CAMARGO, G. V. B. . Aluguel na pandemia. (pesquisa para Jornal do Itacorubi, n 2, Observatório-móvel CEART-UDESC-CNPq, programa de extensão Mídias Táticas), Florianópolis / SC, p. 12 - 12, 20 dez. 2020.

  • CAMARGO, G. V. B. . Planejador Regional e Lourdes. (ensaio publicado na Revista Rasante - interseções entre arte e cidade, volume 02 - Corpos Diversos Lugares, ISSN 2594-8946), Campinas, p. 43 - 51, 05 abr. 2018.

  • CAMARGO, G. V. B. ; STORCHI, M. S. (Maurício Storchi) . Paisagem Cultural de Florianópolis. (Caderno de Articulações - Experiências de Apreensão da Cidade - CORPOCIDADE 4, Laboratório Urbano - PPGAU / FAU / UFBA, Salvador / Bahia, ISSN 2179-3549), p. 216 - 217.

  • CAMARGO, G. V. B. ; STORCHI, M. S. (Maurício Storchi) ; NÓR, S. N. (Soraya Nór) . Inventário da paisagem cultural (publicado no 12 Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, sediado em Vitória, Espírito Santo, entre os dias 26 e 30 de agosto de 2014). In: 12 ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo, 2014, Vitória / ES. 12 ENEPEA, 2014.

  • CAMARGO, G. V. B. ; STORCHI, M. S. (Maurício Storchi) ; NÓR, S. N. (Soraya Nór) . Caminhos para a identificação da paisagem cultural ( artigo publicado no 3 Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 15 e 17 de setembro de 2014). In: 3 Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, 2014, Belo Horizonte. 3 Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, 2014.

  • CAMARGO, G. V. B. ; STORCHI, M. S. (Maurício Storchi) ; NÓR, S. N. (Soraya Nór) . Inventário da paisagem cultural - estudo de caso em Santo Antônio de Lisboa (Pôster para o VI Seminario Internacional de Investigacíon en Urbanismo , sediado em Barcelona, Espanha, entre os dias 16 e 17 de junho de 2014). In: VI Seminario Internacional de Investigacíon en Urbanismo, 2014, Barcelona ES. VI Seminario Internacional de Investigacíon en Urbanismo, 2014.

  • COSTACURTA, C. A. ; OLIVEIRA, S. G. B. ; CAMARGO, G. V. B. . Cidades pós pandemia (convidado para palestra no lançamento da publicação 'Fruição pública: integração das artes no centro de Florianópolis', MESC (Museu da Escola Catarinense) Florianópolis, organização Pós-ARQ/UFSC). 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARGO, G. V. B. . Práticas em diálogo (convidado para palestra no segundo dia do evento 'Arte / Arquitetura - Aproximações', 24 de fevereiro de 2021, realização Jardineiros, DAU / UDESC). 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMARGO, G. V. B. ; STORCHI, M. . Inventário da Paisagem Cultural em Florianópolis.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, G. V. B. ; STORCHI, M. . Inventário da Paisagem Cultural em Florianópolis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

NASCIMENTO, E. C. M. ; CAMARGO, G. V. B. . oficina Urbgrafias (ministrou em conjunto com Elaine Nascimento, Realizada através do Prêmio de estímulo à Cultura Elisabete Anderle do Governo Estadual de Santa Catarina). 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMARGO, G. V. B. . oficina Contorno do corpo espaço do entorno (projeto PORTUÁRIO - patrocinado pela prefeitura de itajaí e Fundação Cultural de Itajaí através da LIC com renúncia fiscal da Apm Terminals e apoio da casa da cultura dide brandão. Realização da des, mediação de kim coimbra, produção de sarah uriart). 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMARGO, G. V. B. ; SILVA, A. K. M. . Curso de currículo e portfólio para artistas visuais em Santa Catarina (curso ministrada com Anna Moraes, selecionada pelo edital #sculturaemsuacasa, da Fundação Catarinense de Cultura). 2020. .

CAMARGO, G. V. B. ; SILVA, A. K. M. . Elaboração de currículo e portfólio ( curso ministrado com Anna Moraes, no espaço do Coletivo Nacasa). 2019. .

LIMA, M. E. ; CAMARGO, G. V. B. . Mão solta - desenho criativo em arquitetura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, G. V. B. ; NOR, S. ; STORCHI, M. S. (Maurício Storchi) . Inventário de Paisagem Cultural - caso de estudo em Santo Antônio de Lisboa. 2014. (banner de apresentação de pesquisa).

CAMARGO, G. V. B. . Abayomi - Apresentação - Virada Cultural de SP. 2014. Coreográfica.

CAMARGO, G. V. B. . Cidades Ambulantes (exposição individual multimídia, curadoria de Gabi Bresola, selecionada no edital rede Sesc-sc de galerias 2020, com exibição no Centro Cultural Vidal Ramos, Lages / SC). 2021. Outra.

CAMARGO, G. V. B. . 15 'Salão Nacional de Itajaí? com o trabalho ?exposição de interiores salão? realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, com o apoio da Câmara Setorial de Artes Visuais, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí.. 2021. WebArt.

CAMARGO, G. V. B. . Desmontáveis (exposição individual, multimídia, com curadoria de Gabi Bresola, selecionada no edital da Fundação Cultural de Itajaí, Galeria Dide Brandão, Itajaí/SC - adaptada para o meio virtual por conta da pandemia 2020). 2020. Outra.

CAMARGO, G. V. B. . A exceção e a regra: emergências urbanas (participa de exposição coletiva, selecionado com o trabalho 'plano baixo', durante as atividades do III Encontro Arte, Cidade e Urbanidades, organizado pelo Grupo de Pesquisa Urbanidades do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Ufba). 2020. Outra.

CAMARGO, G. V. B. . CON:FINIS: a fronteira em comum (participa de exposição coletiva, selecionado com a trabalho ?contorno do corpo?, revista Nomads USP, São Paulo/SP). 2020. Outra.

CAMARGO, G. V. B. ; COSTACURTA, C. A. . curadoria da exposição individual 'movimentos telúricos' de Camila Alba (exposição contemplada pelo edital #SCulturaemsuacasa, da Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis / SC). 2020. Fotografia.

CAMARGO, G. V. B. . ebook absorverruídos ( publicação de artista, selecionado através do edital #sculturaemsuacasa, da Fundação Catarinense de Cultura). 2020. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. . Close certo (exposição coletiva no Festival ?Close certo?, selecionado com o trabalho ?risco fino? no Instituto Pólis, São Paulo/SP). 2019. Desenho.

CAMARGO, G. V. B. . Um descompromisso levado a sério (exposição individual, com curadoria de Anna Moraes, realizada na Galeria do espaço do coletivo Nacasa, Florianópolis/SC). 2019. Desenho.

CAMARGO, G. V. B. . Habitando Iberoamérica ( participa de exposição coletiva, selecionado em concurso de fotografia com o trabalho ?prosseguir?, XI BIAU - Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, Assunção, Paraguai. 2019. Fotografia.

CAMARGO, G. V. B. . Festivau de C4nn3$ (participa de exposição coletiva, com o trabalho ?você pode tocar o meu sino?, Lona Galeria, São Paulo/SP). 2019. Vídeo.

CAMARGO, G. V. B. . Encontro Flamboiã - Feira de arte impressa (participa com publicações de artista, A casa coworking, Florianópolis/SC). 2019. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. . Feira Compasso - publicações de arquitetura, urbanismo e design (participa com publicações de artista através do projeto Flamboiã [frete], IABsp, São Paulo/SP). 2019. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. . Tijuana - feira de arte impressa (participa com publicação de artista, pelo projeto coletiva latina, Casa do Povo, São Paulo/Sp). 2019. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. ; AMORIM, C. B. ; LIMA, M. E. S. . Parque Gráfico - feira de arte impressa (participa com publicação de artista com o coletivo n-Neides, CIC, Florianópolis/SC). 2019. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. . Feira do 14 Ciclo de Investigação em artes Visuais, Arte Educação e Política (participa com publicações de artista, PPGAV, CEART/UDESC Florianópolis/SC). 2019. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. ; VENTURA, J. M. . Zinga em Construção (publicação de ensaio visual na 1ªed. do Jornal do Zinga, Observatório-móvel CEART-UDESC-CNPq, programa de extensão Mídias Táticas. 2019. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. ; AMORIM, C. B. ; LIMA, M. E. S. . Feira ReTina - feira de arte gráfica (participa com publicação de artista, através do coletivo n-Neides, Instituto Juarez Machado, Joinville / SC). 2019. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. . Imagens da minha cidade - Mostra Urbana de Fotografias (participa de exposição coletiva, selecionado em concurso de fotografia com a fotografia ?terminal?, exposta em intervenção urbana no largo da alfândega, Conselho de Arquitetura e Urbanismo , Florianópolis/SC). 2018. Intervenção Urbana.

CAMARGO, G. V. B. . Move Cine Arch - evento Internacional de Arquitetura e Cinema (participação com publicações de artista, através do projeto Flamboiã [frete], Cine teatro Mussi, Laguna/SC). 2018. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. ; LIMA, M. E. S. ; AMORIM, C. B. . Parque Gráfico Pocket Edition 02- feira de arte impressa (participa com publicação de artista com o coletivo n-Neides, no Festival de Criatividade Urbana, Square Lab, Florianópolis/SC). 2018. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. . Mostra sem censura (participa de exposição coletiva, Galeria do espaço Nacasa, Florianópolis/SC). 2017. Desenho.

CAMARGO, G. V. B. . FAF - Feira de Artes de Florianópolis. 2017. Livro de Artista.

CAMARGO, G. V. B. . Ilustração para o 'Guia de acessibilidade em praças e parques'. 2014. Ilustração.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Processos de escrita / Situações de escuta [sob espécies de silêncios, proposições sonoras, publicações e outros projetos], Descrição: A pesquisa busca investigar articulações entre som, voz e texto, modulações entre processos de escrita, situações de escuta e experiências de silêncios, em proposições sonoras, publicações e outros projetos artísticos. Dando continuidade a pesquisas anteriores, serão investigadas inter-relações entre processos de escrita e situações de escuta envolvendo a pausa, o desvio e a lentidão, bem como, entre usos heterogêneos do som e da palavra em proposições que envolvem os procedimentos da coleção/compilação/coletânea. Propõe-se dar continuidade a projetos que compõem uma coleção de silêncios (infraintrainterespécies de silêncios audíveis/sonoros, silêncios escritos, silêncios que não se separam da escuta e do corpo), envolvendo a sondagem de tipologias de escutas. Serão investigados também processos de escrita (lista, verbete, transcrição, diário, nota-desenho, mensagem de texto/voz) enquanto procedimentos constitutivos em proposições sonoras, publicações e outros projetos, incluindo seus desdobramentos em instalações, micro-intervenções, vídeos, fotografias, ações, proposições telefônicas e projetos com a web. Propõe-se também o desenvolvimento da publicação-audioteca anecoica, editada desde 2014, em disciplinas ministradas nos cursos de Artes Visuais (DAV, PPGAV) da UDESC, tendo em sua equipe graduandos/as (DAV), mestrandos/as, doutorandos/as (PPGAV) e participantes de outras IES (UEMG). Desde 2018, anecoica é desenvolvida como audioteca-arquivo online (https://anecoica.org/), com diferentes blocos de partículas (verbetes; lista; desdobramentos; viva-voz etc.). Sublinha-se que a pesquisa (em arte) será desenvolvida sob o efeito / a partir dos processos e concretizações das proposições, publicações e projetos, pressupondo-se o atravessamento e interdependência entre a investigação teórica e a prática artística, incluindo suas dicções, maquinarias, inflexões e errâncias, em interlocuções com outras referências... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Gabriel Villas Bôas Camargo - Integrante / Anna Paula da Silva Stolf - Integrante / Priscila Costa Oliveira - Integrante / Julia Ancona do Amaral - Integrante / Kamilla Nunes - - Integrante / Matheus Abel Lima de Bitencourt - Integrante / Marcia Franco dos Santos Silva - Integrante / Claudio Moreira Pereira Junior - Integrante / Daniele Cristina Zacarão Pereira - Integrante / Gabriel Augusto de Paula Bonfim - Integrante / Ailton Moreira Junior - Integrante / Maria Raquel da Silva Stolf - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Quiasma - estudos e pesquisas interdisciplinares em arquitetura, corpo e cidade, Descrição: O Quiasma é um grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares entre arquitetura, corpo e cidade. Os estudos transitam nos campos interdisciplinares da arquitetura, do corpo e da cidade, apontando um caminho socialmente comprometido no entendimento, apreensão e qualificação da cidade contemporânea. Com isto, articulando as linhas de pesquisa do grupo, busca-se revelar novas possibilidades de se pensar a arquitetura e o urbanismo levando em conta processos de subjetivação peculiares de nossa sociedade do século XXI. Linhas de pesquisa: "Poéticas do Corpo-Espaço-Objeto", "Diferença, Estética, Educação e Cidade", "Fenomenologia do Espaço Habitado". , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gabriel Villas Bôas Camargo - Integrante / Rodrigo Gonçalves dos Santos - Coordenador / Laila Beatriz da Rocha Loddi - Integrante / Célia Regina da Silva - Integrante.

  • 2017 - 2018

    TCC Aproximação, Intersecção, Reverberação - Habitando e construindo narrativas pelas espacialidades do comércio de rua, Descrição: Trabalho de conclusão de curso. Nele movimento meus entendimentos sobre o fazer e o pensar arquitetura e urbanismo, explorando os limites e fronteiras da disciplina e as possibilidades de atuação no espaço urbano através do corpo. Trata-se de um trabalho de caráter simultaneamente prático e teórico, realizado ?no? e ?com? o espaço público. Aborda temas ligados ao cotidiano das cidades, comércio de rua, espaço público, vida urbana, modos de fazer e relações de poder. Transversalmente a estes temas são articulados e espacializados conceitos como corpografia urbana, espacialidade/temporalidade/corporalidade, dispositivo e agenciamento, norma e desvio, tática e estratégia, coreografia e polícia. É um projeto interdisciplinar e multimídia composto por textos, citações, relatos, crônicas, publicações, desenhos, fotografias, vídeos, entrevistas, audiodescrição, fotocolagens, performance, intervenções urbanas e projetos de intervenção urbana. O trabalho possui caráter experimental e visa uma atualização dos repertórios e possibilidades de se pensar e fazer as cidades brasileiras contemporâneas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriel Villas Bôas Camargo - Coordenador / Marina Toneli Siqueira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Experiência perceptiva no processo de projeto arquitetônico, Descrição: Projeto de pesquisa realizado junto ao PET ARQ/UFSC e vinculado ao PIP "Por uma expressão do (in)visível: a experiência perceptiva no processo de projeto arquitetônico". Nesta pesquisa, temos como objetivo geral caracterizar a experiência perceptiva no que tange o ato vivencial focado no sujeito para mapear possibilidades de compreensão do processo de projeto arquitetônico. Ainda neste projeto, tem-se como objetivos específicos entender a plenitude da experiência perceptiva juntamente com a experiência estética da arquitetura, compreender a importância dos diversos sujeitos na experiência perceptiva do lugar arquitetônico e urbano, e mapear possibilidades de compreensão do processo de projeto arquitetônico. Os seguintes procedimentos metodológicos serão utilizados: (1) leituras acerca da fenomenologia do espaço habitado, incluindo autores clássicos como Merleau-Ponty, Steven Holl e Juhani Pallasmaa; (2) elaboração de uma escrita experimental a qual articule as teorias estudadas e sirvam como contextualizadora da temática da pesquisa, provocando deslocamentos acerca da noção de arquitetura e experiência/vivência do espaço habitado; e (3) elaboração de um ensaio arquitetônico-urbano que articule a descrição fenomenológica com a possibilidade de compreender a experiência perceptiva no processo projetual. Por fim, espera-se com esta pesquisa contribuir para uma compreensão da atividade projetual em arquitetura pensando-a como uma experiência perceptiva que marca e aciona os corpos dos envolvidos no processo. Ainda como resultado, espera-se a produção de um material escrito que possa ampliar as possibilidades de registro de uma pesquisa acadêmica trazendo reflexões críticas sobre o próprio fazer acadêmico e projetual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel Villas Bôas Camargo - Integrante / Luiz Gonzaga Philippi Filho - Integrante / Rodrigo Gonçalves dos Santos - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Paisagem Cultural em Florianópolis, Descrição: Projeto realizado através do PET/ARQ/UFSC. Esta pesquisa consiste em promover a identificação da paisagem cultural de Florianópolis ? SC, visando sua preservação. Pretende-se, inventariar áreas de significativo valor paisagístico na cidade de Florianópolis. Para tanto, há que se compreender o significado de paisagem cultural no âmbito da nova concepção de patrimônio. O objetivo da presente pesquisa é desenvolver um procedimento técnico para identificação e mapeamento das áreas de paisagem cultural de Florianópolis. Pretende-se aplicar o conceito de paisagem cultural na análise urbana de Florianópolis, desenvolver critérios de identificação, a partir do conceito de paisagem cultural, para áreas de relevante valor paisagístico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriel Villas Bôas Camargo - Integrante / Soraya Nór - Coordenador / Maurício Storchi - Integrante.

Prêmios

2021

Prêmio de reconhecimento por trajetória - Aldir Blanc Trajetória SC,, através da Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esportes.

2021

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 - Projeto de Pesquisa Paisagem Tendência, Fundação Catarinense de Cultura - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esportes.

2020

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020 - Projeto de Pesquisa Espacialidades Ambulantes, Fundação Catarinense de Cultura - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esportes.

2020

Trabalho de conclusão de curso selecionado para representar o curso de Arquitetura e Urbanismo UFSC no 1 concurso ENANPARQ de projetos de conclusão de curso, Eixo 1 ? Projeto, políticas e práticas, Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

2014

Menção honrosa no Concurso Nacional de Artigos para Estudantes de Iniciação Cientifica de Arquitetura e Urbanismo - 12° ENEPEA, Universidade Federal do Espírito Santo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador do grupo PET/ARQ/UFSC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Tecnológico - Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

  • 03/2018

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, monitor de ensino da disciplina ARQ 5631 Introdução ao Projeto de Arquitetura e do Urbanismo

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, monitor de ensino da disciplina ARQ 5634 Projeto Arquitetônico e Programação Visual II

2019 - 2019

Sesc Paulista SP

Vínculo: Artista Residente, Enquadramento Funcional: Artista Residente

Outras informações:
Performer e Bailarino Residente no Sesc Paulista no projeto HARM-ONY, de Marcela Levi e Lucia Russo no Sesc Paulista, 2019. Com 4 apresentações HARM-ONY ao público, por Improvável Produções

2019 - 2019

SESC Pinheiros SP

Vínculo: Artista Residente, Enquadramento Funcional: Artista Residente

Outras informações:
Artista residente no projeto de residência "Corpos-Paisagens" do Grupo Meio, realizada no Sesc Pinheiros. Como finalização da residência foi desenvolvida a Intervenção Urbana ?180? no Largo da Batata, São Paulo - SP

2020 - 2020

Fundação Catarinense de Cultura

Vínculo: Artista Residente, Enquadramento Funcional: Artista Residente

Outras informações:
Selecionado para Residência Artística com Diego de Los Campos e Cena 11 no JUSC - Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura Artes ? Edição 2019