Héber Pessoa da Silveira
Mestre (2003) e Doutor (2008) em Finanças pela FEA/USP. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1997). É Analista do Banco Central do Brasil, professor pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração (Finanças) da Fundação Álvares Penteado (FECAP) e professor do programa de Graduação em Administração de Empresas da mesma instituição. Atuou como Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração (Finanças) de 2011 a 2019 e da Pós-Graduação Lato Sensu em Finanças Empresariais e Banking da FECAP de 2005 a 2008. Foi professor de diversas disciplinas de Finanças nos programas de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui experiência profissional em empresas privadas nas áreas de Finanças e Controladoria.
Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Administração
2004 - 2008
Universidade de São Paulo
Título: Dupla Listagem e Estrutura de Capital - Uma Análise das Empresas Brasileiras Emissoras de ADRs
Orientador: Rubens Famá
, Ano de obtenção: 2008. Palavras-chave: American Depositary Receipts; Estrutura de capital.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Administração
2001 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: Internacionalização e Custo de Capital das Empresas Brasileiras: Análise do Impacto da Emissão de American Depositary Receipts, Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Rubens Famá
Palavras-chave: ADR´s; American Depositary Receipts.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Participação em eventos
XVIII SemeAd - Seminário em Administração FEA - USP.Líder de tema: Área Tecnológica (Finanças). 2015. (Seminário).
Participação em bancas
Sales, G. A. W.;SILVEIRA, H. P.; Grecco, M. C. P.. Os impactos da utilização da taxa Ptax na contabilidade das instituições financeiras e equiparadas. 2023. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Finanças) - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.
SILVEIRA, H. P.; BARROS, L.A.; Silva, E. S.. Implementação do Acordo de Basileia III por instituições financeiras brasileiras: análise da relação entre nível de divulgação e classificação de crédito. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
Oliveira, R. F.;SILVEIRA, H. P.; CHECON, B. Q.. DIVERSIFICAÇÃO DAS FONTES DE RECEITAS E PERFORMANCE BANCÁRIA NA CRISE DA COVID-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
SILVEIRA, H. P.; Oliveira, R. F.; Ramalho, T. B.. A rentabilidade dos fundos de investimento tem relação com suas taxas de administração? Um estudo com fundos de renda fixa duração baixa soberano de 2006 a 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
SILVEIRA, H. P.; Russo, P. T.; Peleias, I. R.. Orçamento Matricial: Aprendizados e Desafios da Implantação em Uma Indústria Química. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
Oliveira, R. F.;CASTRO JUNIOR, F. H. F.SILVEIRA, H. P.. Caderneta de Poupança: O Que Explica os Movimentos de Depósitos e Saques. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
SILVEIRA, H. P.; Serra, R. G.; YOSHINAGA, C. E.. ANÁLISE DE CURTO E LONGO PRAZO? UMA ALTERNATIVA ÀS METODOLOGIAS DE RATING DE CRÉDITO CONVENCIONAIS NO BRASIL. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
SILVEIRA, H. P.; Serra, R. G.; LUCCHESI, E. P.. Empresas de Tecnologia e Problemas Tradicionais de Gestão Financeira: Um Estudo de Caso na Gestão do Capital de Giro em uma Empresa de Tecnologia da Informação. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
SAMPAIO, J. O.; NAKAMURA, W. T.;SILVEIRA, H. P.. Estudo empírico sobre a relação entre IFRS mandatório e a criação de valor da empresa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
SILVA, V. A. B.; GARBER, G.;SILVEIRA, H. P.. Conhecimento e comportamento financeiros de jovens adultos: um estudo com alunos de faculdades da cidade de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
LUCCHESI, E. P.; OLIVEIRA FILHO, B. G.;SILVEIRA, H. P.. Estabilidade do Coeficiente Beta e Grau de Governança Corporativa: um Estudo com Base em Empresas Brasileiras Listadas na Bovespa no Período de Setembro de 2005 a Setembro de 2013. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
SILVEIRA, H. P.; Minardi, A.M.F.; ODA, A. L.. Uma Análise da Relação Entre o Comportamento de Variáveis Macroeconômicas e o Mercado Acionário Brasileiro de 2006 a 2014. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP.
FARO, J.H.; MADALOZZO, R. C.;SILVEIRA, H. P.. Fatores que influenciam o desempenho acadêmico. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
SILVEIRA, A. M.; LIMA, Gerlando A. S. F.;SILVEIRA, H. P.. Transações Com Partes Relacionadas, Governança Corporativa e Desempenho: Um Estudo Com Dados Em Painel. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.
LIMA, I. S.; CARVALHO, L. N. G.;SILVEIRA, H. P.. Estudo da destinação dos recursos captados em ofertas públicas de ações no Brasil e seus efeitos. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.
SCHIOZER, R. F.; SHENG, H. H.;SILVEIRA, H. P.. Os Efeitos da Regulamentação do DPGE. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO INTERNACIONAL) - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS.
CASTRO JUNIOR, F. H. F.SILVEIRA, H. P.; YOSHINAGA, C. E.. A Eficiência de Mercado e a Crise Mundial de 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMERCIO ALVARES PENTEADO.
Orientou
Análise da gestão do capital de giro na rentabilidade de empresas brasileiras de capital aberto; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE BASILEIA III POR INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE DIVULGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CRÉDITO; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
A rentabilidade dos fundos de investimento tem relação com suas taxas de administração? Um estudo com fundos de renda fixa duração baixa soberano de 2006 a 2020; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
ANÁLISE DE CURTO E LONGO PRAZO? UMA ALTERNATIVA ÀS METODOLOGIAS DE RATING DE CRÉDITO CONVENCIONAIS NO BRASIL; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
: EMPRESAS DE TECNOLOGIA E PROBLEMAS TRADICIONAIS DE GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO NA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Impactos da Aplicação de Inteligência Artificial na Formalização de Contratos de Financiamento de Veículos em uma Instituição Financeira; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Prontidão para a tecnologia: Análise dos fatores que motivam e inibem o uso de ferramentas de tecnologia no planejamento e controle financeiro pessoal; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Orçamento Matricial: Aprendizados e Desafios da Implantação em Uma Indústria Química; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Análise da Sobrerreação e Sub-Reação Através de Indicadores Contábil-Financeiros para Empresas Listadas na BM&FBovespa de 2010 a 2013; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Uma Análise da Relação Entre o Comportamento de Variáveis Macroeconômicas e o Mercado Acionário Brasileiro de 2006 a 2014; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Relação entre Variáveis Microeconômicas e o Valor de Mercado das Incorporadoras Imobiliárias no Brasil: Uma Análise de 2005 a 2013; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
DESEMPENHO DE AÇÕES DO SETOR FINANCEIRO SELECIONADAS PELO MÚLTIPLO PREÇO-VALOR PATRIMONIAL ENTRE 2005 A 2013; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Proposta de Estratégia de Investimento em Carteiras de Longo Prazo Baseadas em Dividendos; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Relação Entre a Adoção de ERPs e o Desempenho Financeiro das Empresas Brasileiras de Capital Aberto; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Políticas econômicas e suas consequências: uma análise das variações da SELIC no resultado das seguradoras do Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração (Finanças)) - Centro Universitário FECAP, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
O Efeito da Crise de 2008 nas Empresas que Compõem os Índices da BM&FBOVESPA: Uma Análise dos Impactos da Governança Corporativa e da Liquidez no Retorno sobre o Preço das Ações; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMERCIO ALVARES PENTEADO, ; Coorientador: Héber Pessoa da Silveira;
Reflexos da Evidenciação de Operações de Derivativos na Variação do Retorno das Ações das Empresas Brasileiras Não Financeiras; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Contábeis) - FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMERCIO ALVARES PENTEADO, ; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
O Uso da Taxa Selic como Instrumento de Política Monetária e sua Influência no Cenário Econômico Brasileiro no Período Pós Plano Real; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Orientador: Héber Pessoa da Silveira;
Produções bibliográficas
-
LANZA, M. T. ; DA SILVEIRA, HEBER PESSOA . COBRAR MAIS E ENTREGAR MENOS? TAXA DE ADMINISTRAÇÃO X PERFORMANCE DE FUNDOS DE RENDA FIXA DURAÇÃO BAIXA SOBERANO. doi.org/10.13059/racef.v15i2.1052 , v. 15, p. 60-77, 2024.
-
SILVEIRA, H. P. ; TAKAHASHI, C. ; Serra, R. G. . Análise de Curto e Longo Prazo: uma Alternativa às Metodologias de Rating de Crédito Convencionais no Brasil. Revista Gestão e Tecnologia , v. 23, p. 29-56, 2023.
-
SILVEIRA, HEBER PESSOA DA ; ALBERGARIA, MATHEUS ; FARNEZI, PAULO . Motivated or inhibited? - an analysis of the predisposition to adopt technological implements in Personal Financial Planning. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.) , v. 20, p. 1-23, 2023.
-
CUNHA, CARLOS ; SILVEIRA, HEBER . Inteligência artificial na formalização de contratos - análise do impacto em uma instituição financeira brasileira de médio porte. REVISTA GESTÃO & TECNOLOGIA , v. 20, p. 256-279, 2020.
-
CASTRO JUNIOR, F. H. F. ; SILVEIRA, H. P. . Modelagem das distribuições das taxas de retorno dos índices Ibovespa e S&P500. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE) , v. 10, p. 114-133, 2009.
-
SILVEIRA, A. M. ; BARROS, L.A. ; SILVEIRA, H. P. . Governança Corporativa e Captação de Longo Prazo. In: Richard Saito; Jairo Laser Procianoy. (Org.). Captação de Recursos de Longo Prazo. 1ed.São Paulo: Atlas, 2007, v. , p. 287-316.
-
SILVA, I. K. ; SILVEIRA, H. P. . ORÇAMENTO EMPRESARIAL ? NECESSÁRIO EM TEMPOS HABITUAIS, INDISPENSÁVEL EM TEMPOS DE CRISE!. Revista Finanças FECAP, p. 34 - 39, 01 maio 2020.
-
SILVA, I. K. ; SILVEIRA, H. P. ; Russo, P. T. ; Peleias, I. R. . Orçamento Matricial: Aprendizados e Desafios da Implantação em Uma Indústria Química. In: EMPRAD - Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração, 2020, São Paulo. Anais do EMPRAD, 2020.
-
MACHADO, L. M. C. ; SILVEIRA, H. P. . Sobre (Sub)Valorização do Real e o Endividamento em Moeda Estrangeira: a Reação de Grandes Empresas Brasileiras a Desvios na Taxa de Câmbio de 1994 a 2015. In: XL EnANPAD, 2016, Costa do Sauipe, BA. XL EnANPAD, 2016.
-
SILVEIRA, H. P. ; CAMPOS MACHADO, L. M. . Crisis! So what? - The immediate and long run effects of subprime crisis in Brazilian stock market. In: CBEC - Cambridge Business and Economics Conference, 2013, Cambridge - UK. CBEC 2013, 2013.
-
FLORES, E. S. ; SILVEIRA, H. P. . Are Taxes a Determinant Factor in Earnings Management Behavior? ? Empirical Results From Brazilian Insurance Market.. In: CBEC - Cambridge Business and Economics Conference, 2013, Cambridge - UK. CBEC 2013, 2013.
-
SILVEIRA, H. P. ; CAMPOS MACHADO, L. M. . Crise do Sub Prime e o ?Spillover Effect? ? a Dupla Listagem Faz Diferença?. In: EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. Anais do EnANPAD 2013, 2013.
-
Assato, C. A. ; SILVEIRA, H. P. . Reflexos da Evidenciação de Operações com Derivativos na Variação do Retorno das Ações das Empresas Brasileiras Não ? Financeiras. In: XXXV Enanpad, 2011, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Enanpad, 2011.
-
SILVEIRA, H. P. . Ramo de Atividade Versus Liquidez dos Ativos: Um Estudo com Empresas Brasileiras. In: IX SEMEAD - Seminários em Administração FEA/USP, 2006, São Paulo. Anais do IX SEMEAD - Seminários em Administração FEA/USP.
-
SILVEIRA, H. P. ; CASTRO JUNIOR, F. H. F. . Modelagem da Distribuição das Taxas de Retorno dos Índices Ibovespa e S&P500. In: XXX ENANPAD - Encontro Nacional da ANPAD, 2006, Salvador. Anais do XXX ENANPAD - Encontro Nacional da ANPAD, 2006.
-
BARROS, L.A. ; SILVEIRA, A. M. ; SILVEIRA, H. P. . Excesso de Confiança, Otimismo Gerencial e os Determinantes da Estrutura de Capital. In: 6o Encontro Brasileiro de Finanças, 2006, Vitória. Anais do 6o Encontro Brasileiro de Finanças.
-
BARROS, L.A. ; SILVEIRA, A. M. ; FAMA, R. ; SILVEIRA, H. P. . O Otimismo e o Excesso de Confiança dos Gestores como um Determinante da Estrutura de Capital das Empresas. In: CLADEA - Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2005, Santiago. CLADEA 2005 - Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2005.
-
SILVEIRA, A. M. ; BARROS, L.A. ; SILVEIRA, H. P. . Determinantes da Concentração do Direito de Controle nas Companhias Abertas Brasileiras. In: 4o Encontro Brasileiro de Finanças, 2004, Rio de Janeiro. Anais do 4o Encontro Brasileiro de Finanças, 2004.
-
FURUTA, G. A. ; SECURATO, J. R. ; SILVEIRA, H. P. . A Taxa Selic Influencia o Passivo Circulante? Evidências Empíricas para Empresas Brasileiras no Período 1995 a 2003. In: VII Semead - Seminários em Administração FEA-USP, 2004, São Paulo. Anais do VII Semead - Seminários em Administração FEA-USP, 2004.
-
SECURATO, J. R. ; RAMALHO, R. M. ; SILVEIRA, H. P. . O que há de Errado com o Mercado Acionário Brasileiro? Comparação entre os Retornos Médios do IBOVESPA e do CDI no Período de 1986 a 2004. In: VII Semead - Seminários em Administração FEA-USP, 2004, São Paulo. Anais do VII Semead - Seminários em Administração FEA-USP, 2004.
-
SILVEIRA, H. P. ; BARROS, L.A. . Impacto da Emissão de American Depositary Receipts sobre Retorno e Volatilidade: um Estudo de Evento com Empresas Brasileiras. In: XXVII Enanpad, 2003, Atibaia. Anais do XXVII Enanpad, 2003.
-
SILVEIRA, H. P. ; NASSAR, A. M. ; BUCCHI, W. W. . The Impact of Financial Liberalization on the Volatility of Emerging Countries: Empirical Analysis in the Markets of Brazil and Argentina. In: Balas Conference - Business Association of Latin American Studies, 2002, Tampa - Florida. 2002 Balas Conference Proceedings, 2002.
-
SILVEIRA, H. P. ; BARROS, L.A. ; FAMA, R. . Conceito de Taxa Livre de Risco e sua Aplicação no Capital Asset Pricing Model - Um Estudo Exploratório para o Mercado Brasileiro. In: 2º Encontro Brasileiro de Finanças, 2002, Rio de Janeiro. 2º Encontro Brasileiro de Finanças, 2002.
-
SILVEIRA, H. P. ; BARROS, L.A. ; FAMA, R. . Aspectos da Teoria de Portfolio em Mercados Emergentes: Uma Análise de Aproximações para a Taxa Livre de Risco no Brasil. In: VI SEMEAD, 2002, São Paulo. Anais do VI SEMEAD - Seminários em Administração da FEA/USP, 2002.
-
SILVEIRA, H. P. ; BARROS, L.A. ; FAMA, R. . Análise da Dinâmica dos Retornos e Volatilidade de Ações de Empresas Brasileiras Emissoras de American Depositary Receipts. In: VI SEMEAD, 2002, São Paulo. Anais do VI SEMEAD - Seminários em Administração da FEA/USP, 2002.
Outras produções
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo Does bank diversification affect profitability? A panel data analysis on Bangladesh - RAUSP Management Journal. 2020.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.52014435 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2015.
SILVEIRA, H. P. . Avaliador de trabalhos submetidos ao XVIII SemeAd. - Área Tecnológica (Finanças). 2015.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.52011184 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2011.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.52011165 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2011.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.52010134 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2011.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.22010132 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2011.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.52010102 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2010.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.52010116 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2010.
SILVEIRA, H. P. . Parecerista do Artigo RBGN.8200914 para a Revista Brasileira de Gestão de Negócios. 2009.
SILVEIRA, H. P. . Sistema Financeiro Nacional: Fundamentos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Relação entre qualidade de carteiras e disclosure dos bancos brasileiros, Descrição: IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE BASILEIA III POR INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS: ANÁLISE DO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO DO RISCO DE CRÉDITO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Héber Pessoa da Silveira - Coordenador / Vitória Caldas do Nascimento - Integrante.
-
2023 - Atual
Relação entre variáveis contábeis e valor da empresa no Brasil, Descrição: Relação entre variáveis contábeis e valor da empresa no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Héber Pessoa da Silveira - Coordenador / Thales Fernando Vittori Franzini - Integrante.
-
2020 - Atual
EFEITOS MICROECONÔMICOS DE MUDANÇAS ESTRUTURAIS NA ECONOMIA BRASILEIRA, Descrição: Mudanças estruturais na macroeconomia brasileira, notadamente nos níveis de inflação e taxas de juros, afetam a microeconomia dos agentes do SFN. Pretendemos analisar, nesta linha, se fundos de investimento em renda fixa reduzem suas taxas de administração ou se conseguem mantê-las mesmo em vista da queda das taxas nominais de seus indexadores. Também verificaremos a relação entre as quedas nesses indexadores e a própria atratividade dessa indústria para os investidores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Héber Pessoa da Silveira - Coordenador / Marcos Torres Lanza - Integrante.
-
2019 - Atual
INOVAÇÃO EM FINANÇAS, Descrição: Pesquisar a aplicação de novas tecnologias nas operações de instituições financeiras e assemelhadas, assim como o uso de inovação na função financeira de empresas comerciais e industriais. Essas tecnologias podem ser derivadas de avanços na tecnologia da informação ou na simples adoção de tecnologias já consagradas. Objetivos específicos: 1) Evidenciação: descrição da situação problema e da tecnologia empregada na resolução de problemas na função financeira das organizações; 2) Mensuração: evidenciação do impacto das inovações ou identificação das variáveis envolvidas no processo de adoção da tecnologia; 3) Sugestões de continuidade: quais os avanços potenciais ainda não adotados pelas instituições e que podem trazer avanços se adotados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Héber Pessoa da Silveira - Coordenador / Carlos Augusto da Cunha - Integrante / Paulo Antônio Farnezi - Integrante / Matheus Albergaria de Magalhães - Integrante / Celio Takahashi - Integrante / Fábio Ishikawa Yassuda - Integrante / Ricardo Goulart Serra - Integrante.
Prêmios
2011
Patrono dos formandos de 2011 do curso de Administração de Empresas da FECAP, FECAP.
2010
Paraninfo dos formandos de 2010 do curso de Administração de Empresas da FECAP, FECAP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMERCIO ALVARES PENTEADO. , Avenida da Liberdade, 532, Liberdade, 01502-001 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32722301, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Centro Universitário FECAPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
2007 - Atual
Banco Central do BrasilVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40
2002 - Atual
Fundação Escola de Comércio Alvares PenteadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2011
Ensino, Mestrado Profissional em Administração, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria de Finanças I
-
02/2010
Ensino, Mestrado em Ciências Contábeis, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mercado Financeiro
-
07/2001
Ensino, Administração de Empresas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração Financeira, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Gestão de Risco, Monografia em Finanças, Principios de Finanças
-
08/2011 - 08/2019
Direção e administração, Mestrado Profissional em Finanças.Cargo ou função, Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (Finanças).
2005 - 2009
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Associado, Carga horária: 30
2005 - 2005
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2005 - 01/2009
Ensino, Pós Graduação Lato Sensu, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise dos Títulos de Renda Fixa, Controladoria de Empresas, Gestão de Tesouraria e Uso de Derivativos, Metodologia I, Modelos Financeiros Baseados em Valor, Tópicos de Finanças Empresariais
-
02/2005 - 01/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração da Estrutura de Capital, Avaliação do Desempenho Gerencial, Mercado Financeiro Internacional, Mercado Financeiro Nacional, Operações Financeiras Internacionais
2004 - 2006
Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação
Atividades
-
08/2004 - 08/2006
Ensino, Finanças, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Demanda, Preços e Custos
2004 - 2004
Faculdade FIA de Administração e NegóciosVínculo: Coordenador de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisa
Atividades
-
07/2001 - 07/2002
Estágios , Fundação Instituto de Administração.Estágio realizado, Monitoria Turma 10 MBA Finanças FIA/FEA/USP.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Héber Pessoa da Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?