Roberto Arruda Lima Soares
possui graduação e especialização em matemática pela Universidade Federal do Piauí. Mestrado e doutorado em ciência e engenharia de materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor titular do Instituto Federal do Piauí. Trabalha com pesquisas nas áreas de materiais cerâmicos, educação e modelagem matemática.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Efeito da adição de carbonatos em formulação de massa para revestimento cerâmico utilizando matérias-primas do Piauí
, Ano de obtenção: 2010. Rubens Maribondo do Nascimento. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Engenharias
Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
2007 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Influência do teor de calcário no comportamento físico, mecânico e microestrutural de cerâmicas estruturais
, Ano de Obtenção: 2008.Rubens Maribondo do Nascimento.Palavras-chave: argila; ceramica estrutural; Calcário; Propriedades tecnológicas.Grande área: Engenharias
Especialização em Especialização em Matemática
2000 - 2001
Universidade Federal do Piauí
Título: Não teve
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Cerâmica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Organização de eventos
SOARES, R. A. L. . I Encontro do PROFMAT do Piauí. 2017. (Outro).
SOARES, R. A. L. ; SOUSA, L. M. R. . I CURSO DE MÉTODO RIETVELD DE REFINAMENTO DE ESTRUTURA. 2016. (Outro).
SOARES, R. A. L. . XII SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA. 2016. (Outro).
SOARES, R. A. L. . XI Semana de Matemática e Física. 2015. (Outro).
SOARES, R. A. L. . VII Encontro de Produtividade Científica do Instituto Federal do Piauí. 2015. (Outro).
SOARES, R. A. L. . X SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA. 2014. (Outro).
SOARES, R. A. L. . VI Encontro de Produtividade Científica do Instituto Federal do Piauí. 2014. (Outro).
SOARES, R. A. L. . IX SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA. 2013. (Outro).
SOARES, R. A. L. . VIII Semana de Matemática e Física. 2012. (Outro).
SOARES, R. A. L. . VII Semana de Matemática e Física do IFPI. 2011. (Outro).
Participação em eventos
CONGRESSO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - CONIT. PRODUÇÃO DE PISO INTERTRAVADO CERÂMICO PARA UTILIZAÇÃO EM PASSEIOS E TRÁFEGOS DE VEÍCULOS LEVES E PESADOS. 2019. (Congresso).
61º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA. Avaliação do reaproveitamento de resíduos de vidro plano em uma massa cerâmica usada na fabricação de telhas. 2017. (Congresso).
I Encontro do PROFMAT do Piauí.REFLEXÕES SOBRE O PROFMAT DO PIAUÍ. 2017. (Encontro).
IV SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA DO IFPI CAMPUS CORRENTE.A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA. 2017. (Simpósio).
IV SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA DO IFPI DO CAMPUS TERESINA CENTRAL.AS POTENCIALIDADES DA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. 2017. (Simpósio).
SEMANA DA MATEMÁTICA DA UESPI.As potencialidades do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) nas Escolas do Ensino Básico. 2016. (Outra).
XI CONNEPI. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DO TIJOLO ECOLÓGICO PRODUZIDO POR UMA COOPERATIVA EM TERESINA ? PI. 2016. (Congresso).
XII SEMAFIS.AS POTENCIALIDADES DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Outra).
XII Semana de Matemática e Física.IMPLEMENTANDO UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM SUA ESCOLA. 2016. (Outra).
57 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE VERMICULITA DA JAZIDA DE QUEIMADA NOVA-PI. 2014. (Congresso).
58º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA. ESTUDO E AVALIAÇÃO DO USO DE ESCÓRIA GRANULADA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS.. 2014. (Congresso).
58º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA. ESTUDO DA POTENCIALIDADE DE UMA ARGILA ILÍTICA DE QUEIMA VERMELHA PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO. 2014. (Congresso).
III COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORDESTE.As Potencialidades de um Laboratório de Matemática no Ensino Básico. 2014. (Outra).
III COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORDESTE.O Uso de Materiais Concretos no Ensino de Conceitos Matemáticos: Sinuca Elíptica como Recurso Didático na Aprendizagem da Propriedade Reflexiva da Elípse. 2014. (Outra).
IX Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. O USO DA CALCULADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2014. (Congresso).
V Encontro Estadual do CREAJr-PI.Estudos da incorporação de resíduos na produção de cerâmica estrutural. 2014. (Encontro).
VI Encontro de Produtividade Científica do Instituto Federal do Piauí - ENCIPRO.ESTUDO DA POTENCIALIDADE UMA MASSA CERÂMICA DE TELHAS PRENSADAS COM ADIÇÃO DE CHAMOTE. 2014. (Encontro).
X Semana de Matemática e Física.MODELAGEM MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: APLICAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA. 2014. (Outra).
X Semana de Matemática e Física.Atividade extraclasse: uma aplicação com um teodolito eletrônico. 2014. (Outra).
57 CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA. CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE UMA ARGILA PIAUIENSE DE QUEIMA BRANCA NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO.. 2013. (Congresso).
III MOSTRA DE ATIVIDADES DO PIBID URUÇUÍ. MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. 2013. (Exposição).
I MOSTRA PIBID. A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Exposição).
I Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.AS POTENCIALIDADES DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS COM CURSO DE LICENCIATURA E ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPI CAMPUS TERSINA CENTRAL. 2013. (Simpósio).
VIII CONNEPI. ATIVIDADE EXTRACLASSE: CÁLCULO DO RAIO DA TERRA. 2013. (Congresso).
3º ENCONTRO ESTADUAL DO CREAjr-PI - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.CRIAÇÃO DE NOVOS TIPOS DE MATERIAIS. 2012. (Encontro).
3º SIPEMAT. 2012. (Simpósio).
56º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA. COMPARAÇÃO DE QUEIMAS DE UMA MASSA CERÂMICA DE REVESTIMENTO EM FORNO DE LABORATÓRIO E FORNO INDUSTRIAL. 2012. (Congresso).
II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS TERESINA. 2012. (Outra).
IV ENCIPRO.AS ARGILAS DO SETOR CERÂMICO PIAUIENSE. 2012. (Encontro).
VII CONNEPI. O USO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NA JUSTIFICATIVA DO DESABAMENTO DA PONTE TACOMA NARROWS. 2012. (Congresso).
6º ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2011. (Encontro).
IX SEMINÁRIO NACIONAL DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2011. (Seminário).
V Encontro Mineiro de Equações Diferenciais.Diferenciais na Ponte Tacoma Narrows. 2011. (Encontro).
VI CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE C.a.R NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. 2011. (Congresso).
VI CONNEPI. 2011. (Congresso).
VII Semana de Matemática e Física do IFPI.AS VALIOSAS CONTRIBUIÇÕES PITAGÓRIGAS PARA O CONHECIMENTO HUMANO. 2011. (Encontro).
V BIENAL DE MATEMÁTICA. 2010. (Congresso).
V Congresso de Pesquisa e Inovação da rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/author/submission/24. 2010. (Congresso).
COLÓQUIO DE MATEMÁTICA. 2007. (Congresso).
I Congresso do Norte Nordeste de Engenharia de Mareriais. I Congresso do Norte Nordeste de Engenharia de Mareriais. 2007. (Congresso).
II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. O Processo Produtivo e a Qualidade da Cerâmica Estrutural. 2007. (Congresso).
III BIENAL DE MATEMÁTICA. 2006. (Congresso).
Participação em bancas
CARVALHO, R. M.;SOARES, R. A. L.; ANDRADE, J. S.. DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES AO ENSINAR PARA OS ALUNOS COM TDAH: O USO DOS JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
OLIVEIRA NETO, G. L.; COSTA, R. C.; CARVALHO, R. M.;SOARES, R. A. L.; BEZERRA, K. S.; TURIBUS, S. N.. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
NASCIMENTO, I. F.;SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; BATISTA, R. M.. COMBINAÇÃO SIMPLES E PROBABILIDADES DE EVENTOS SUCESSIVOS E INDEPENDENTES: UMA APLICAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL VIA SENSEMAKING NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; OLIVEIRA, Y. L.. ESTUDO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS E MICROESTRUTURAIS DA FORMULAÇÃO DA MASSA ARGILOSA COM ADIÇÃO DO METACALCÁRIO PARA BLOCO ESTRUTURAL. 2024. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SILVA, A. N.;ARRUDA, ROBERTO. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS A PARTIR DE QUESTÕES DO ENEM:ORIENTAÇÕES FRENTE ÀS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2023. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, M. C.;SOARES, R. A. L.; TEIXEIRA, C. B.; COSTA, R. C.. CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA CREUSA DIAS PESSOA. 2023. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
NASCIMENTO, I. F.;Lima Soares, R.A.; CARVALHO, R. M.; ROCHA, N. C. S.. ANÁLISES PSICOMÉTRICAS DO EXAME CLASSIFICATÓRIO DO IFPI. 2023. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, J. O.;SOARES, R. A. L.; AMARAL, V. S.; SILVA, A. N.. O Número de Ouro e a Sequência de Fibonacci: Potencialidades Didático-Pedagógicas na Educação Básica. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, L. R. O.; JESUS, I. P.;SOARES, R. A. L.. Abordagem do pensamento estatístico no livro didático de Matemática da rede estadual do Maranhão sobre medidas de tendência central. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; CASTRO, R. J. S.. EFEITO DA ADIÇÃO DE METACALCÁRIO E TALCO COMO FUNDENTES EM FORMULAÇÃO DE MASSA PARA REVESTIMENTO CERÂMICO. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
GOMES, E. R.;SOARES, R. A. L.; MATO, J. M. E.. "DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PASTAS DE ARGILA COM ADIÇÃO DE PÓ DE VIDRO E DEXTRINA PARA APLICAÇÃO EM MANUFATURA ADITIVA DE IMPRESSÃO 3D. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; OLIVEIRA NETO, G. L.; MELO, I. D. L.. O PROCESSO DE IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; SARMENTO, A. K. C.. JOGO DIGITAL DIDÁTICO: O APLICATIVO MATKEY COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; OLIVEIRA NETO, G. L.; CASTRO, R. J. S.. ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE ETNOMATEMÁTICA. 2021. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; TEIXEIRA, C. B.. O ENSINO DE INTEGRAL COM RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2021. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
ESTEVES, E. M.;SOARES, R. A. L.; ARAUJO, N. A.. AS POTENCIALIDADES DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2021. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; NASCIMENTO, I. F.; SILVA, A. N.. AS POTENCIALIDADES DA MÚSICA COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; CASTRO, R. J. S.. ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DA QUALIDADE DO TIJOLO ECOLÓGICO PRODUZIDO NA REGIÃO DE TERESINA-PI. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
GOMES, E. R.;SOARES, R. A. L.; MATO, J. M. E.. INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DA EXTRAÇÃO DE SULFATO DE ALUMÍNIO EM MASSA CERÂMICA PARA TELHAS. 2021. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; ANDRADE, A. C.. INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE CHAMOTE NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS E MICROESTRUTURAIS DO ADOQUIM. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; MOURA, E. M.; BRITO, A. S.. Educação Financeira: uma introdução no processo de formação de educandos do 6º ano. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; TEIXEIRA, C. B.. O ensino de análise combinatória mediado pelo lúdico: uma prática com jogos numa escola de educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SANTOS, H. C.;SOARES, R. A. L.; ANDRADE, A. C.. CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E FÍSICA DE CONCRETO LEVE COM PÉROLAS DE EPS MODIFICADO COM LÁTEX ESTIRENO-BUTADIENO E ESTIRENO-BUTADIENO CARBOXILADO. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; MATO, J. M. E.. ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO BABAÇU EM FORMULAÇÕES DE TIJOLO SOLO-CIMENTO. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; MATO, J. M. E.. ESTUDO DE FORMULAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO A PARTIR DE MATÉRIAS-PRIMAS ENCONTRADAS NO ESTADO DO PIAUÍ COM ADIÇÃO DE PÓ DE VIDRO. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; MATO, J. M. E.. ESTUDO DO TIJOLO SOLO CIMENTO EM FORMULAÇÕES COM A ADIÇÃO DA CAL. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; ANDRADE, A. C.. ESTUDO DA ADIÇÃO DE FELDSPATO EM MASSA CERÂMICA DE TELHAS PRENSADAS PARA PRODRUÇÃO DE ADOQUIM. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SANTOS, H. C.;SOARES, R. A. L.; ANDRADE, A. C.. ESTUDO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO CIMENTO NO CONCRETO VERDE. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; ESTEVES, E. M.; SILVA, A. N.. OS IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO IFMA ? CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
MOURA, E. M.;SOARES, R. A. L.; SILVA, A. N.. O uso do Excel no ensino da Matemática Financeira: uma proposta de ensino para os alunos do 3º ano do curso técnico em informática de Colônia do Gurguéia ? PI.. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; SANTOS, R. M. R. M. C.. ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS DO PIAUÍ PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO SEMI-POROSO. 2019. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SILVA, A. N.; CARVALHO, P. P.;SOARES, R. A. L.. GRANDEZAS PROPORCIONAIS E REGRA DE TRÊS COMPOSTA: UMA EQUIVAl~ENCIA ENTRE O ESQUEMA DAS FLECHAS E O TEOREMA FUNDAMENTAL DA PROPORCIONALIDADE. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Estadual do Piauí.
ESTEVES, E. M.;SOARES, R. A. L.; SOUSA, A. N. L.. CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DO JOGO EUCLÍDEA: Uma Experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Pública Centro de Ensino Maria do Socorro Coelho Cabral do Município de Balsas/Ma. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; ARAUJO, E. S.. O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO MEDIADO PELA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; SOARES JUNIOR, P. A.. GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE ATUARAM NA OBMEP. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SANTOS, H. C.;SOARES, R. A. L.; ANDRADE, A. C.. DOSAGEM EXPERIMENTAL DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM A ADIÇÃO DE PEROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO. 2018. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; SOUSA, M. C.. ESTUDO DA APLICAÇÃO DO JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; CASTRO, R. J. S.; REIS SOBRINHO, J. F.. POTENCIALIDADES DA PRODUÇÃO DE ADOQUIM COM MASSA UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE TELHA PRENSADA. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; CASTRO, R. J. S.; REIS SOBRINHO, J. F.. DESENVOLVIMENTO DE TIJOLO-ECOLÓGICO COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEU. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; ARAUJO, N. A.. As tecnologias digitais como estratégia para o ensino e aprendizagem de matemática na escola Marcelino Machado do município Fortaleza dos Nogueiras/MA. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; ARAUJO, N. A.. A interdisciplinaridade como ferramenta de ensino e aprendizagem de Matemática, Química e Física na educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; ARAUJO, N. A.. CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGROPECUÁRIA. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; ARAUJO, N. A.. O processo de desenvolvimento da consciência financeira de estudantes da educação básica: um estudo da aprendizagem mediada pela atividade orientadora de ensino. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES JUNIOR, P. A.; SILVA, A. N.;SOARES, R. A. L.. Resolução de situações-problema da OBMEP por alunos do 3o ano do Ensino Médio da cidade de União-PI: uma investigação acerca da Análise Combinatória. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Estadual do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; CASTRO, R. J. S.. ESTUDO DO USO DA CINZA DE CAVACO DE BAMBU (Bmbusa Vulgaris) NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA ESTRUTURAL VERMELHA. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; CASTRO, R. J. S.. USO DO PAPEL KRAFT COMO FIBRA EM PEÇAS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; CASTRO, R. J. S.. INDÚSTRIA CERÂMICA VERMELHA NA REGIÃO DOS COCAIS PIAUIENSE: UM ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIAPRIMA, DO PROCESSO PRODUTIVO E DO PRODUTO ACABADO. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
MATO, J. M. E.; FURTINI, M. B.;SOARES, R. A. L.. Utilização de resíduos da construção e demolição na fabricação de tijolos de solo-cimento. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Piauí.
MELO NETO, J. B.; OLIVEIRA, G. L.;SOARES, R. A. L.. O Uso de Material Concreto para o Ensino da Propriedade Reexiva das Cônicas. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, E. C.; BARRETO, H. M.; FERREIRA, J. H. L.;SOARES, R. A. L.. ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DA HIDROXIAPATITA DOPADA COM ESTRÔNCIO ASSOCIADA COM CLOREXIDINA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; VIANA, V. G. F.; REGO, J. F.. INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO EFLORESCÊNCIA EM TELHA CERÂMICA DO SETOR CERÂMICO TERESINA-PIAUÍ E TIMOM-MA. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
BRANDIM, A. S.SOARES, R. A. L.; PAIVA, A. E. M.. NITRETAÇÃO DA ZIRCÔNIA ESTABILIZADA COM ÍTRIO PARA UTILIZAÇÃO EM FERRAMENTAS NAS INDÚSTRIAS CERÂMICAS. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
MELO NETO, J. B.; SANTOS, M. G.;SOARES, R. A. L.. Matemática Financeira e os Sistemas de Financiamentos no cotidiano. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; VIANA, V. G. F.; LIRA, M. A. T.. REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM FORMULAÇÕES DE MASSA CERÂMICA VERMELHA. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; CASTRO, R. J. S.. ESTUDO DA REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE TELHA CERÂMICA (CHAMOTE) EM FORMULAÇÃO DE MASSA PARA BLOCOS CERÂMICOS. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; CASTRO, R. J. S.. INFLUÊNCIA DO TEOR DE FIBRA DE PAPEL KRAFT PROVENIENTE DA RECICLAGEM DE SACO DE CIMENTO NA FORMULAÇÃO DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; REIS SOBRINHO, J. F.; CASTRO, R. J. S.. OTIMIZAÇÃO DE MASSA CERÂMICA UTILIZANDO DELINEAMENTO ESTATÍSTICO PARA PRODUÇÃO DE BLOCO CERÂMICO. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; CASTRO, R. J. S.. ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE SERRAGEM DE GRANITO EM FORMULAÇÔES DE CERÂMICA VERMELHA. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; SANTOS, R. M. R. M. C.. ANÁLISE QUANTITATIVA DE FASES EM MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICAS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE COM PROGRAMAÇÃO EM MATLAB ADEQUADA AO MÉTODO DE ANÁLISE RACIONAL UFSC. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
LAGE, M. C. S. M.; BARBOSA, H. S.; FARIAS FILHO, B. B.;SOARES, R. A. L.. ESTUDO QUÍMICO-MINERALÓGICO DE CACHIMBOS CERÂMICOS PRÉ-HISTÓRICOS DOS SÍTIOS DUNAS I E DUNAS II - LITORAL PIAUÍ. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Piauí.
BRANDIM, A. S.; SANTOS, R. M. R. M. C.;SOARES, R. A. L.; MATO, J. M. E.. CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ARGILA VERMICULITA NATURAL E MODIFICADA NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS DE LAVAGEM NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO BIODIESEL. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
LOPES, J. O.; MELO NETO, J. B.;SOARES, R. A. L.. Interpolação polinomial com uso de softwares, uma atividade para laboratório de matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.
BRANDIM, A. S.SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; SANTOS JÚNIOR, J. R.. ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS E FORMULAÇÕES DE MASSAS CERÂMICAS PARA FABRICAÇÃO DE TELHAS.. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
LEITE, J. C. S.; SOUSA, P. A. A.;SOARES, R. A. L.. A aplicação do número de ouro como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; MATO, J. M. E.. ESTUDO E AVALIAÇÃO DO USO DE ESCÓRIA GRANULADA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
CAVALCANTE, L. S.; MATO, J. M. E.; SANTOS, V. B.; LONGO, E.;SOARES, R. A. L.; MORAES, B. C.. Investigação estrutural, morfológica, óptica, propriedades colorimétricas e supercapacitoras dos cristais deNiWO4 e CoWO4 preparados pelo método de coprecipitação e precursores poliméricos. 2021. Tese (Doutorado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Piauí.
MATO, J. M. E.;SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; REIS SOBRINHO, J. F.; GOMES, E. R.. DESENVOLVIMENTO DE ADOQUIM CERÂMICO COM RESÍDUOS DE GESSO E GRANITO. 2020. Tese (Doutorado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, R. L. P.; MATO, J. M. E.; SANTOS, V. B.;SOARES, R. A. L.. BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS COM RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CERÂMICA: CARACTERIZAÇÃO DE COMPONENTES E SUA INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO FÍSICO E MECÂNICO. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do Piauí.
MATO, J. M. E.;SOARES, R. A. L.; SANTOS, R. L. P.; REIS SOBRINHO, J. F.. DESENVOLVIMENTO DE ADOQUIM CERÂMICO A PARTIR DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DE GESSO DE REVESTIMENTO E DE MÁRMORES E GRANITOS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; PONTES, N. V.; ALMEIDA, K. S de. ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA ADIÇÃO DE PÓ DAS ROCHAS MUSCOVITA MONZOGRANITO, ZOISITA ANFIBOLITO E CALCÁRIO PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; ALMEIDA, K. S de. ANÁLISE DO DESEMPENHO MECÂNICO DO TIJOLO DE SOLO-CIMENTO EM ELEVADAS TEMPERATURAS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; SANTOS, H. C.. ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DO MASSARÁ LAVADO EM SUBSTITUIÇÃO À AREIA GROSSA NA CONFECÇÃO DE CONCRETO NA REGIÃO DE TERESINA-PI. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; CASTRO, R. J. S.. ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DA QUALIDADE E CUSTO DE PRODUÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO PRODUZIDO NA REGIÃO DE TERESINA-PI. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
GOMES, E. R.;SOARES, R. A. L.; VIANA, V. G. F.. ESTUDO DA APLICAÇÃO DA PALIGORSQUITA NA ELABORAÇÃO DE FILTROS ADSORTIVOS DE COMPOSTOS OLEOSOS. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.;BRANDIM, A. S.. ESTUDO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS E MICROESTRUTURAIS DA FORMULAÇÃO DA MASSA CERÂMICA COM ADIÇÃO DO METACALCÁRIO PARA BLOCO ESTRUTURAL. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; SANTOS, H. C.. ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE PÉROLAS DE POLIESTIRENO EM FORMULAÇÕES DE TIJOLO ECOLÓGICO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; CASTRO, R. J. S.. ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS DO PIAUÍ PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO DE QUEIMA BRANCA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
GOMES, E. R.;SOARES, R. A. L.; LEITE, R. C.. PURIFICADOR DE AR ECOEFICIENTE COM USO DA ARGILA PALIGORQUITA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
GOMES, E. R.;SOARES, R. A. L.; PAZ, G. M.. INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DA EXTRAÇÃO DO SULFATO DE ALUMÍNIO EM CERÂMICA VERMELHA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
MATO, J. M. E.;SOARES, R. A. L.; SANTOS, F. E. P.; SANTOS, V. B.. AVALIAÇÃO DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND POR CINZAS DA FOLHA DE BAMBU EM TIJOLOS SOLO-CIMENTO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Piauí.
GOMES, E. R.; DUAILIBI FILHO, J.;SOARES, R. A. L.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PASTAS DE ARGILA PARA APLICAÇÃO EM MANUFATURA ADITIVA DE IMPRESSÃO 3D LDM. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; REIS SOBRINHO, J. F.. INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE CHAMOTE NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS E MICROESTRUTURAIS DO ADOQUIM. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; REIS SOBRINHO, J. F.. EFEITO DA ADIÇÃO DE METACALCÁRIO COMO FUNDENTE EM FORMULAÇÃO DE MASSA PARA REVESTIMENTO CERÂMICO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; GOMES, E. R.; REIS SOBRINHO, J. F.. PREPARAÇÃO DE PLACAS CERÂMICAS À BASE DE ARGILA PALYGORSKITA E NANOCRISTAIS DE -WO3 PARA PURIFICAÇÃO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO E ESGOTO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SANTOS, H. C.;SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.. COMPORTAMENTO RESIDUAL DO CONCRETO LEVE ESTRUTURAL COM PÉROLAS DE EPS APÓS EXPOSIÇÃO A ALTAS TEMPERATURAS E RESFRIAMENTO RÁPIDO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
GOMES, E. R.;BRANDIM, A. S.SOARES, R. A. L.. CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DA EXTRAÇÃO DA OPALA EM PEDRO II, PIAUÍ, VISANDO A SUA UTILIZAÇÃO E A REDUÇÃO DO PASSIVO AMBIENTAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
GOMES, E. R.;SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.. ESTUDOS DAS ARGILAS NATURAIS COMO MATERIAL ALTERNATIVO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; GOMES, E. R.. ESTUDO DA ADIÇÃO DE FELDSPATO EM MASSA CERÂMICA DE TELHAS PRENSADAS PARA PRODUÇÃO DE ADOQUIM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; GOMES, E. R.. ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS DO PIAUÍ PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO SEMI-POROSO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; CASTRO, R. J. S.; GOMES, E. R.. A INFLUÊNCIA DO PROCESSO PRODUTIVO E DA TECNOLOGIA EMPREGADA NA QUALIDADE DO TIJOLO CERÂMICO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SANTOS, H. C.;SOARES, R. A. L.; ANDRADE, A. C.. CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E MICROESTRUTURAL DE CONCRETO LEVE COM EPS MODIFICADO COM LÁTEX SB E XSB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; CASTRO, R. J. S.. USO DE CINZA DE CAVACO DE BAMBU (BAMBUSA VUGARIS) NA INDÚSTRIA DE CERÂMICA ESTRUTURAL VERMELHA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; CASTRO, R. J. S.. USO DO PAPEL KRAFT COMO FIBRA EM PEÇAS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; VIANA, V. G. F.; CASTRO, R. J. S.. DESENVOLVIMENTO DE TIJOLO-ECOLÓGICO COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEU. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; VIANA, V. G. F.; CASTRO, R. J. S.. ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO BABAÇU EM FORMULAÇÕES DE TIJOLO SOLO-CIMENTO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; CARVALHO, L. F. M.; CASTRO, R. J. S.. ESTUDO DO TIJOLO SOLO-CIMENTO EM FORMULAÇÕES COM A ADIÇÃO DA CAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; CARVALHO, L. F. M.; CASTRO, R. J. S.. AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DE LODOS DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM FORMULAÇÕES DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; CASTRO, R. J. S.. POTENCIALIDADES DE PRODUÇÃO DE ADOQUIM COM MASSA UTILIZADAS NA FABRICAÇÃO DE TELHA PRENSADA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; GOMES, E. R.. ESTUDO DE FORMULAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE PORCELANATO A PARTIR DE MATÉRIAS-PRIMAS DO PIAUÍ COM ADIÇÃO DE PÓ DE VIDRO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SANTOS, H. C.;SOARES, R. A. L.; NUNES, J. M. B.. COMPORTAMENTO RESIDUAL DO CONCRETO LEVE ESTRUTURAL COM PEROLAS DE EPS E FIBRA DE AÇO APÓS EXPOSIÇÃO A ELEVADAS TEMPERATURAS E RESFRIAMENTO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; REIS SOBRINHO, J. F.; CAVALCANTE, L. S.. INDÚSTRIA CERÂMICA VERMELHA NA REGIÃO DOS COCAIS PIAUIENSES: UM ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA, DO PROCESSO PRODUTIVO E PRODUTO ACABADO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SANTOS, H. C.;SOARES, R. A. L.; ANDRADE, A. C.. DOSAGEM EXPERIMENTAL DE CONCRETO AUTOADENSÁVEL COM A ADIÇÃO DE PEROLAS DE POLIESTIRENO EXPANDIDO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
BRANDIM, A. S.SOARES, R. A. L.; LIMA, F. C. A.. ESTUDO DO MELHORAMENTO SUPERFICIAL POR MEIO DE PLASMA DAS MATRIZES DE ZIRCÔNIA UTILIZADAS NAS INDÚSTRIAS CERÂMICAS PARA AUMENTAR A RESISTÊNCIA AO DESGASTE POR ABRASÃO A BAIXA TENSÃO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; VIANA, V. G. F.; REGO, J. F.. INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO EFLORESCÊNCIA EM TELHA CERÂMICA DO SETOR CERÂMICO TERESINA-PIAUÍ E TIMOM-MA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; VIANA, V. G. F.; LIRA, M. A. T.. REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM FORMULAÇÕES DE MASSA CERÂMICA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; CASTRO, R. J. S.. ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE SERRAGEM DE GRANITO EM FORMULAÇÔES DE CERÂMICA VERMELHA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; CASTRO, R. J. S.. INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE FIBRAS DE CELULOSE ORIUNDAS DA RECICLAGEM DE SACO DE CIMENTO EM FORMULAÇÕES DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; CASTRO, R. J. S.. REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS CERÂMICOS (CHAMOTE) NA FORMULAÇÃO DE MASSA PARA BLOCOS CERÂMICOS NA REGIÃO DE TERESINA-PI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; REIS SOBRINHO, J. F.; CASTRO, R. J. S.. OTIMIZAÇÃO DE MASSA CERÂMICA PROVENIENTE DA REGIÃO DE TERESINA-PI PARA FABRICAÇÃO DE CERÂMICA VERMELHA ESTRUTURAL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; SANTOS, R. M. R. M. C.. ANÁLISE QUANTITATIVA DE FASES EM MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICAS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE COM PROGRAMAÇÃO EM MATLAB ADEQUADA AO MÉTODO DE ANÁLISE RACIONAL UFSC. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
BRANDIM, A. S.SOARES, R. A. L.; SANTOS, H. C.; SANTOS JÚNIOR, J. R.. ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS E FORMULAÇÕES DE MASSAS CERÂMICAS PARA FABRICAÇÃO DE TELHAS.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
BRANDIM, A. S.SOARES, R. A. L.; MATO, J. M. E.. Caracterização e produção de um bloco cerâmico baritado para aplicação estrutural ou revestimento. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
BRANDIM, A. S.SOARES, R. A. L.; SANTOS, R. M. R. M. C.. CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ARGILA VERMICULITA PURA E MODIFICADA NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS DE LAVAGEM NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Materiais) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.BRANDIM, A. S.; MATO, J. M. E.. ESTUDO E AVALIAÇÃO DO USO DE ESCÓRIA GRANULADA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SOUSA, B. O.; SANTOS, R. C. R.. O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
NASCIMENTO, I. F.; COSTA, C. M. L.;SOARES, R. A. L.. APLICAÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; BARBOSA, F. R.; COSTA, C. M. L.. A INFLUÊNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
ESTEVES, E. M.;SOARES, R. A. L.; COSTA, C. M. L.. CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; ESTEVES, E. M.; Ferreira, A. E. F.. O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA MOTIVADORA PARA O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; LIMA, R. R.; Ferreira, A. E. F.. PROBABILIDADE NA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA POSSIBILITADORA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; CARVALHO, V. A.; CARVALHO, V. Z. F. S.. A INFLUÊNCIA DA FAIXA DE MOBIUS NO ENSINO BASICO E NO COTIDIANO DA SOCIEDADE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; CARVALHO, V. Z. F. S.; CARVALHO, V. A.. O ESTUDO DA POTENCIALIDADE DO GEOPLANO COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
NASCIMENTO, J. G. C.;SOARES, R. A. L.; COSTA, J. L.. O PEQUENO TEOREMA DE FERMAT: APLICAÇÕES PARA O ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; FONSECA, R. A.; ALVES, A. C.. APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: ÁGUA E CIDADANIA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA; VIANA, M. V. O.. Atividades lúdicas no ensino de matemática: o jogo e a brincadeira como mediadores do ensino. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. MODELAGEM MATEMÁTICA COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS DE PRIMEIRA ORDEM E APLICAÇÕES AO ESTUDO DE EPIDEMIA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS DE ENSINO REVELADAS POR UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ATIVIDADE PROFISSIONAL. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIDIC) AO ENSINO DE MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÃO CONTEMPORÂNEA (2014-2016). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. DIGESTÃO DE RUMINANTES: UMA APLICAÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE 1ª ORDEM. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. ANÁLISE DE QUESTÕES DA 1ª FASE DA OBMEP 2016 NÍVEL 1 NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO IFPI tERESINA CENTRAL. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. O USO DE JOGOS SKIP-BO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA E APRENDIZAGEM ADQUIRIDA NA PRÁTICA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REPERCUSSÕES. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA; COSTA, R. C.; VIANA, M. V. O.. Modelagem matemática: representando o movimento da turbina movida a ar pelo teorema de Stokes. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; MACEDO, F. C. S.. Principais Elementos de um Bom Texto em História da Ciência. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; SOUSA, V. Z. F.; CARVALHO, V. A.. OS JOGOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; PONCIANO, D. S.; SOUSA, F. N.. Estudo do Comportamento Dinâmico do Modelo de Lorenz. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.. O ENSINO DE GEOMETRIA COM MATERIAIS CONCRETOS: Uma abordagem lúdica para o desenvolvimento do pensamento geométrico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; DUARTE, J. R. R.; Ferreira, A. E. F.. Biomatemática: Aplicação do modelo matemático de Lambert-Beer no cálculo de exames clínicos de bioquímica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; Ferreira, A. E. F.; TEIXEIRA, F. C.. PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DO MODELO PARABÓLICO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; BARBOSA, F. R.; Ferreira, A. E. F.. O Jogo de Damas na Aprendizagem Matemática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; PONCIANO, D. S.; DUARTE, J. R. R.. APLICAÇÕES DA ÁLBEBRA LINEAR NA TEORIA QUÂNTICA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; NASCIMENTO, J. G. C.; Ferreira, A. E. F.. contribuição da matemática para a educação financeira nos anos finais do ensino fundamental.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; NASCIMENTO, J. G. C.; Ferreira, A. E. F.. APLICAÇÃO DO JOGO DA ?TRILHA ALGÉBRICA HUMANA? COMO FERRAMENTA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: Uma experiência com discentes do 8º ano do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; ESTEVES, E. M.; NASCIMENTO, I. F.. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS A PARTIR DE UMA PRÁTICA DA APLICAÇÃO DA LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOUSA, F. F. L.; HOLANDA, F.; PEREIRA, E. C.;SOARES, R. A. L.. Metodologias Ativas como Estratégias Didáticas no Ensino de Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; BARBOSA, F. R.; MONTEIRO, S. N.. A PONTENCIALIDADE DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; OLIVEIRA NETO, G. L.; REIS, F. C. A.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
BARBOSA, L. A. B. A.;SOARES, R. A. L.; Ferreira, A. E. F.. AS CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFPI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; LIMA, R. R.; BARBOSA, L. A. B. A.. O DOMINÓ PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; Ferreira, A. E. F.; COSTA, J. L.. UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM DA EQUAÇÃO DO 1° GRAU. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; Ferreira, A. E. F.; FONSECA, R. A.. Análise metodológica do uso de símbolos históricos como ferramenta motivadora para o ensino de geometria plana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. ALAVANCA DE ARQUIMEDES: UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE PROPORÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. A UTILIZAÇÃO DO LABMAT-IFPI NO ENSINO DE MATEMÁTICA: Um estudo de caso dos alunos do 1º ano do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; PONCIANO, D. S.; NASCIMENTO, J. G. C.. O BRAILLE E O ENSINO DA MATEMÁTICA: uma aplicação na Trigonometria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; LIMA, R. R.; FONSECA, R. A.. O JOGO DE DAMA: COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NO 6 º ANO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
PONCIANO, D. S.; MACIEL, E. M.;SOARES, R. A. L.. O LÚDICO NO ENSINO DA MATAMÁTICA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR LUIZ MIGUEL BUDARUICHE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
PONCIANO, D. S.; MACIEL, E. M.;SOARES, R. A. L.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS EM MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; MACEDO, F. C. S.. O lúdico e o jogo no ensino da matemática: as representações de professores no contexto de uma escola pública de Timon. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; MACEDO, F. C. S.. DIFICULDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE AS CAUSAS E PROPONDO CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE TERESINA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; SILVA JUNIOR, R. M.. Um estudo das dificuldades de aprendizagem de matemática nas operações de multiplicação e divisão: descobertas e articulações de professores da educação básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; COSTA, J. L.. A ludicidade como prática metodológica para o ensino de matemática numa escola municipal de Teresina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; COSTA, J. L.. A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
HOLANDA, F.;SOARES, R. A. L.; PONCIANO, D. S.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 9ª SÉRIE DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA LOPES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; LIMA, R. R.; FONSECA, R. A.. O USO DO JOGO ASMD NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; LIMA, R. R.; FONSECA, R. A.. O JOGO ASMD COMO FACILITADOR NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.; PONCIANO, D. S.. A CONSTRUÇÃO DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; TEIXEIRA, F. C.; PONCIANO, D. S.. PAINEL DE LUZES: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS BINÁRIOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; HOLANDA, F.; SILVA, H. C.. OS JOGOS NA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; HOLANDA, F.; SILVA, H. C.. A HISTÓRIA DA MATEMATICA: UMA ALTERNATIVA METODOLOGICA PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMATICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; HOLANDA, F.; SILVA, H. C.. A HISTÓRIA DA MATEMATICA: UMA ALTERNATIVA METODOLOGICA PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMATICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
BARROS, F. R.;SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA. UTILIZAÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTCA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
BARROS, F. R.;SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; HOLANDA, F.; PONCIANO, D. S.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DO PAUÍ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SOUSA, V. Z. F.; NASCIMENTO, J. G. C.. AS CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPI CAMPUS TERESINA CENTRAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; BARBOSA, F. R.; HOLANDA, F.. AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE GEOMETRIA: ABORDAGEM DA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SOUSA, V. Z. F.; NASCIMENTO, J. G. C.. MODELAGEM MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
ALMEIDA, A. F.; MACIEL, E. M.; LIMA, A. V.;SOARES, R. A. L.. SIMPLIFICANDO O ENSINO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Á LUZ DOS MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE FÍSICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em física) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; COSTA, R. C.; HOLANDA, F.. UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA ESPIRAL PITAGÓRICA NO COLÉGIO LICEU PIAUIENSE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
Ferreira, A. E. F.; NEVES, R. M. S.;SOARES, R. A. L.. A GEOMETRIA ESPACIAL NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO: Relatos de alunos e professores da Unidade Escolar João Clímaco D?Almeida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
Ferreira, A. E. F.; NEVES, R. M. S.;SOARES, R. A. L.. A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA HISTÓRICA NA SALA DE AULA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
LIMA, T. V. V.; MACEDO, S. D.;SOARES, R. A. L.. A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
Ferreira, A. E. F.; COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.. O USO DA CALCULADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE TERESINA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; Ferreira, A. E. F.. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS POR DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA SUL DE TERESINA/PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
Ferreira, A. E. F.;SOARES, R. A. L.. O USO DE RECURSOS METODOLÓGICOS PRESENTES NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA QUE POSSIBILITAM O ENSINO-APRENDIZAGEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. A Noção de Função no 1º Ano do Ensino Médio da U.E. Benjamin Constant: Possibilidades do Uso de Jogos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; ALMEIDA, J. A.. O PARADOXO DO DUPLO CONE ASCENDENTE: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA TRIGONOMETRIA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
VAZ, C. R. de O.;SOARES, R. A. L.; LIMA, A. V.. O USO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MOVIMENTO RETÍLINEO UNIFORME. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em física) - Instituto Federal do Piauí.
ROCHA, E. P. C.;SOARES, R. A. L.; PONCIANO, D. S.. A avaliação da EaD na Licenciatura de Matemática para o ensino médio: verificando critérios de contextualização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal do Piauí.
ROCHA, E. P. C.;SOARES, R. A. L.; PONCIANO, D. S.. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO: VERIFICANDOCRITÉRIOS DECONTEXTUALIZAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ALUNOS DO 8º ANO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL MANOEL PORTELA EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES - PIAUÍ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. A FALTA DE SINAIS MATEMÁTICOS ESPECÍFICOS EM LIBRAS: UMA BARREIRA NA APRENDIZAGEM SURDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALDE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. O USO DA CALCULADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. A INCLUSÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DO ENSINO DA GEOMETRIA COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ALUNOS DO 8º ANO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL MANOEL PORTELA EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES - PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SOBREIRA; Antônio Evangelista Ferreira Filho. A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DE XADREZ NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOBREIRA, R. N. M.; Ferreira, A. E. F.;SOARES, R. A. L.. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR ANÍSIO LIMA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOBREIRA, R. N. M.;SOARES, R. A. L.; Antônio Evangelista Ferreira Filho. A ABORDAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS NA ESCOLA MUNICIPAL CASA MEIO NORTE: POSSIBILIDADES E AVANÇOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; Antônio Evangelista Ferreira Filho; SOBREIRA, R. N. M.. O ENSINO DA MATEMÁTICA COMO INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.; SOBREIRA, R. N. M.; Antônio Evangelista Ferreira Filho. A INTERDISCIPLINARIDADE DA FÍSICA COM A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA MODELAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOBREIRA, R. N. M.;SOARES, R. A. L.; Antônio Evangelista Ferreira Filho. ANÁLISE DA INFORMÁTICA COMO UMA REALIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOBREIRA, R. N. M.;SOARES, R. A. L.; Antônio Evangelista Ferreira Filho. AS APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOSÉ DE FREITAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
Antônio Evangelista Ferreira Filho;SOARES, R. A. L.; SOBREIRA, R. N. M.. A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E NA SUA AVALIAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
Antônio Evangelista Ferreira Filho;SOARES, R. A. L.; SOBREIRA. A ESTRUTURA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ATRAVÉS DE SEQUENCIAS E MODELOS POLIGONAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. A INTERDISCIPLINARIDADE DA FÍSICA COM A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA MODELAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. O ENSINO DA MATEMÁTICA COMO INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí.
SOARES, R. A. L.. AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - centro federal de educação tecnológica do piauí.
SOARES, R. A. L.. INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DE GRÁFICOS E FUNÇÕES NO AMBIENTE DO SOFTWARE WINPLOT NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - centro federal de educação tecnológica do piauí.
SOARES, R. A. L.. O RESGATE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - centro federal de educação tecnológica do piauí.
COSTA, R. C.;SOARES, R. A. L.. Concurso Público para Provimento de Cargos de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2017. Instituto Federal do Piauí.
Orientou
REINCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS EM UMA INDÚSTRIA CERÂMICA DO PIAUÍ NA FORMULAÇÃO DE MASSAS PARA PRODUÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL; Início: 2017; Tese (Doutorado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do Piauí; (Coorientador);
ESTUDO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS E MICROESTRUTURAIS DA FORMULAÇÃO DA MASSA ARGILOSA COM ADIÇÃO DO METACALCÁRIO PARA BLOCO ESTRUTURAL; 2024; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Coorientador: Roberto Arruda Lima Soares;
COMBINAÇÃO SIMPLES E PROBABILIDADES DE EVENTOS SUCESSIVOS E INDEPENDENTES: UMA APLICAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL VIA SENSEMAKING NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2024; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Roberto Arruda Lima Soares;
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DO AMBIENTE ESCOLAR: UMA APLICAÇÃO ATRAVÉS DA CONFECÇÃO DA MAQUETE DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA-PI; 2023; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O Número de Ouro e a Sequência de Fibonacci: Potencialidades Didático-Pedagógicas na Educação Básica; 2022; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE POLIESTIRENO EXPANDIDO EM FORMULAÇÕES DE TIJOLO ECOLÓGICO; 2022; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O USO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM; 2022; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE ETNOMATEMÁTICA; 2021; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
JOGO DIGITAL DIDÁTICO: O APLICATIVO MATKEY COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA; 2021; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O PROCESSO DE IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2021; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DA QUALIDADE DO TIJOLO ECOLÓGICO PRODUZIDO NA REGIÃO DE TERESINA-PI; 2021; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
AS POTENCIALIDADES DA MÚSICA COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2021; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Educação Financeira: uma introdução no processo de formação de educandos do 6º ano; 2020; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS COM VISTA A IMPERMEABILIZAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ÁGUA; 2019; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Coorientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS DO PIAUÍ PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO SEMI-POROSO; 2018; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DA ADIÇÃO DE FELDSPATO EM MASSA CERÂMICA DE TELHAS PRENSADAS PARA PRODUÇÃO DE ADOQUIM; 2018; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
As tecnologias digitais como estratégia para o ensino e aprendizagem de matemática na escola Marcelino Machado do município Fortaleza dos Nogueiras/MA; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
EFEITO DA ADIÇÃO DE METACALCÁRIO E TALCO COMO FUNDENTES EM FORMULAÇÃO DE MASSA PARA REVESTIMENTO CERÂMICO; 2018; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
OS IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO IFMA ? CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE CHAMOTE NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS E MICROESTRUTURAIS DO ADOQUIM; 2018; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
DESENVOLVIMENTO DE TIJOLO-ECOLÓGICO COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEU; 2017; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA FIBRA DE COCO BABAÇU EM FORMULAÇÕES DE TIJOLO SOLO-CIMENTO; 2017; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DA APLICAÇÃO DO JOGO DE XADREZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM MATERIAIS DIDÁTICOS: MODELANDO SITUAÇÕES NO CURSO DE AGROPECUÁRIA; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DE FORMULAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO A PARTIR DE MATÉRIAS-PRIMAS ENCONTRADAS NO ESTADO DO PIAUÍ COM ADIÇÃO DE PÓ DE VIDRO; 2017; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO EFLORESCÊNCIA EM TELHA CERÂMICA DO SETOR CERÂMICO TERESINA-PI E TIMON-MA; 2016; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM FORMULAÇÕES DE MASSA CERÂMICA VERMELHA; 2016; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Potencialidades de produção de adoquim com massa utilizada na fabricação de telha prensada; 2016; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DO TIJOLO SOLO CIMENTO COM ADIÇÃO DA CAL; 2016; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DA REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE TELHA CERÂMICA (CHAMOTE) EM FORMULAÇÃO DE MASSA PARA BLOCOS CERÂMICOS; 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE FIBRAS DE CELULOSE ORIUNDAS DA RECICLAGEM DE SACOS DE CIMENTO EM FORMULAÇÕES DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS; 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
OTIMIZAÇÃO DE MASSA CERÂMICA UTILIZANDO DELINEAMENTO ESTATÍSTICO PARA PRODUÇÃO DE BLOCO CERÂMICO; 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE SERRAGEM DE GRANITO EM FORMULAÇÔES DE CERÂMICA VERMELHA; 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ANÁLISE QUANTITATIVA DE FASES EM MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICAS: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE COM PROGRAMAÇÃO EM MATLAB ADEQUADA AO MÉTODO DE ANÁLISE RACIONAL UFSC; 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DO USO DE CINZA DE CAVACO DE BAMBU (Bambusa Vulgaris) MA PRODUÇÃO DE CERÂMICA ESTRUTURAL VERMELHA; 2015; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
USO DO PAPEL KRAFT COMO FIBRA EM PEÇAS DE CONCRETO PARA PAVIMENTAÇÃO; 2015; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
MARCILIO GONÇALVES DE FARIAS PEREIRA; INDÚSTRIA CERÂMICA VERMELHA NA REGIÃO DOS COCAIS PIAUIENSE: UM ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA, DO PROCESSO PRODUTIVO E DO PRODUTO ACABADO; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
QUANTIFICAÇÃO DE FASES MINERALÓGICAS DE MATERIAS-PRIMAS DA CERÂMICA; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS E FORMULAÇÕES DE MASSAS CERÂMICAS PARA FABRICAÇÃO DE TELHAS; ; 2014; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO E AVALIAÇÃO DO USO DE ESCÓRIA GRANULADA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS; 2013; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Instituto Federal do Piauí, ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
DESENVOLVIMENTO DE ADOQUIM CERÂMICO A PARTIR DE RESÍDUOS DAS INDÚSTRIAS DE GESSO DE REVESTIMENTO E DE MÁRMORES E GRANITOS; 2018; Tese (Doutorado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A INFLUÊNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA MOTIVADORA PARA O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
PROBABILIDADE NA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA POSSIBILITADORA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A INFLUÊNCIA DA FAIXA DE MOBIUS NO ENSINO BASICO E NO COTIDIANO DA SOCIEDADE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O ESTUDO DA POTENCIALIDADE DO GEOPLANO COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: ÁGUA E CIDADANIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A IMPORTÂNCIA DAS FÓRMULAS MATEMÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
AS PONTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DE DOMINÓ NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A utilização De JOGOS NO ENSINO-aprendizagem dos conceitos MATEMÁTICos No ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
TEORIA E PRÁTICA: UMA ABORDAGEM COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DE ACRÍLICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREAS E VOLUMES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O ESTUDO DAS ESPIRAIS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A BALANÇA DE PRATOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE EQUAÇÃO E INEQUAÇÃO DO 1º GRAU; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Modelagem matemática: representando o movimento da turbina movida a ar pelo teorema de Stokes; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
OS JOGOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Estudo do Comportamento Dinâmico do Modelo de Lorenz; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Principais Elementos de um Bom Texto em História da Ciência; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Biomatem´atica: Aplicação do modelo matemático de Lambert-Beer no cálculo de exames clínicos de bioquímica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DO MODELO PARABÓLICO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
APLICAÇÕES DA ÁLBEBRA LINEAR NA TEORIA QUÂNTICA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
AULA PRÁTICA: DISTÂNCIA ENTRE PONTOS INACESSÍVEIS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O Jogo de Damas na Aprendizagem Matemática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
contribuição da matemática para a educação financeira nos anos finais do ensino fundamental; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
APLICAÇÃO DO JOGO DA ?TRILHA ALGÉBRICA HUMANA? COMO FERRAMENTA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: Uma experiência com discentes do 8º ano do ensino fundamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS A PARTIR DE UMA PRÁTICA DA APLICAÇÃO DA LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A PONTENCIALIDADE DO USO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O DOMINÓ PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM DA EQUAÇÃO DO 1° GRAU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Análise metodológica do uso de símbolos históricos como ferramenta motivadora para o ensino de geometria plana; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO EM MADEIRA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O BRAILLE E O ENSINO DA MATEMÁTICA: uma aplicação na Trigonometria; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A HISTÓRIA DA MATEMATICA: UMA ALTERNATIVA METODOLOGICA PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMATICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O USO DO JOGO ASMD NA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O JOGO ASMD COMO FACILITADOR NO ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O JOGO DE DAMA: COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NO 6 º A; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A relevância da utilização do teodolito no ensino de trigonometria; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
OS JOGOS NA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
As potencialidades da espiral de Fermat no ensino da Matemática contemporânea; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
PAINEL DE LUZES: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS BINÁRIOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE GEOMETRIA: ABORDAGEM DA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NO ENSINO MÉDIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
MODELAGEM MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
AS CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPI CAMPUS TERESINA CENTRAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA ESPIRAL PITAGÓRICA NO COLÉGIO LICEU PIAUIENSE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS POR DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA SUL DE TERESINA/PI; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O PARADOXO DO DUPLO CONE ASCENDENTE: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA TRIGONOMETRIA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A Noção de Função no 1º Ano do Ensino Médio da U; E; Benjamin Constant: Possibilidades do Uso de Jogos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO IFPI E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM (LEM-IFPI); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ORIGAMIS DOS POLIEDROS REGULARES: O ENSINO DE CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS À COMUNIDADE SURDA; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
GEOMETRIA ANALÍTICA NUMA PERSPECTIVA TECNOLÓGICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID/IFPI - SUBPROJETO MATEMÁTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A importância do Software livre MIL - Matemática Interativa Linux - como ferramenta de auxilio ao professor de Matemática: Ênfase no aprendizado dos conteúdos de frações, percentagens e números decimais para os educandos de 6° ano e 7° ano; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALDE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A INCLUSÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DO ENSINO DA GEOMETRIA COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O USO DA CALCULADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A FALTA DE SINAIS MATEMÁTICOS ESPECÍFICOS EM LIBRAS: UMA BARREIRA NA APRENDIZAGEM SURDA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O ENSINO DE MATEMÁTICA: uma análise das causas de desmotivação dos alunos pelas aulas da disciplina de matemática nos 6º anos de uma escola pública em Timon ? MA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ELABORAÇÃO, CONFECÇÃO E APLICACÃO DE OBJETOS CONCRETOS, COM USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA DAS CÔNICAS E DA CURVA CICLÓIDE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A Noção de Função no 1º Ano do Ensino Médio da U; E; Benjamin Constant: Possibilidades do Uso de Jogos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DE XADREZ NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM MATEMÁTICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E NA SUA AVALIAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
AS POTÊNCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - centro federal de educação tecnológica do piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O RESGATE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - centro federal de educação tecnológica do piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTUDO DE GRÁFICOS E FUNÇÕES NO AMBIENTE DO SOFTWARE WINPLOT NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em matemática) - centro federal de educação tecnológica do piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ELABORAÇÃO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL EM MATLAB PARA ANÁLISE DA ESTABILIDADE DINÂMICA E CONTROLE DE AERONAVES RÁDIO CONTROLADAS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal do Piauí, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ELABORAÇÃO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL EM MATLAB PARA ANÁLISE DA ESTABILIDADE DINÂMICA E CONTROLE DE AERONAVES RÁDIO CONTROLADAS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal do Piauí, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ORGANIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA PROMOÇÃO DE SUA POTENCIALIDADE NO ENSINO E PESQUISA EM MATEMÁTICA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ORGANIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA PROMOÇÃO DE SUA POTENCIALIDADE NO ENSINO E PESQUISA EM MATEMÁTICA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ORGANIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA PROMOÇÃO DE SUA POTENCIALIDADE NO ENSINO E PESQUISA EM MATEMÁTICA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MATEMÁTICA COM USO E APLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NO LABORATÓRIO DE ENSINO E MODELAGEM MATEMÁTICA DO CAMPUS TERESINA CENTRAL: Unidade Mestra de Matemática, Drone e Impressora 3D; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MATEMÁTICA COM USO E APLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NO LABORATÓRIO DE ENSINO E MODELAGEM MATEMÁTICA DO CAMPUS TERESINA CENTRAL: Unidade Mestra de Matemática, Drone e Impressora 3D; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
PROJETO DE UMA TURBINA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDROCINÉTICA APLICADA AO RIO PARNAÍBA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
PROJETO DE UMA TURBINA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDROCINÉTICA APLICADA AO RIO PARNAÍBA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA APLICAÇÕES EM CERÂMICAS TRADICIONAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
: ESTUDO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA APLICAÇÕES EM CERÂMICAS TRADICIONAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA APLICAÇÕES EM CERÂMICAS TRADICIONAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ESTUDO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA APLICAÇÕES EM CERÂMICAS TRADICIONAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
APLICAÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CAMPUS TERESINA CENTRAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Caracterização do resíduo gerado na produção, transporte e manuseio da pedra de castelo, conhecida comercialmente como morisca; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Um estudo sobre a ascendência de cones em determinados tipos de rampas: Modelagem Matemática e construção do materual "Duplo Cone Ascendente"; 2014; Iniciação Científica - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
O Estudo do Teorema de Pitágoras Através de Montagens de ?Quebra - Cabeças Pitagóricos?; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ELABORAÇÃO, CONFECÇÃO E APLICACÃO DE OBJETOS CONCRETOS COM USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DAS CÔNICAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ELABORAÇÃO, CONFECÇÃO E APLICACÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA E GEOMETRIA ESPACIAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
ELABORAÇÃO, CONFECÇÃO E APLICACÃO DE OBJETOS CONCRETOS COM USO DA SIMETRIA E REFLEXÃO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em matemática) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Roberto Arruda Lima Soares;
Produções bibliográficas
-
SILVA, E. M. S. ; SOUSA, R. N. ; SOUSA, A. F. ; OLIVEIRA, G. C. ; Lima Soares, R.A. . MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DEENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA APLICAÇÃOATRAVÉS DA CONFECÇÃO DA MAQUETE DE UMA ESCOLADA REDE MUNICIPAL DE TERESINA-PI. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 96 e 97, 2024.
-
AVELINO, FLÁVIO PESSOA ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA ; PEÑA-GARCIA, RAMÓN RAUDEL ; LOBO, ANDERSON O. . The Effect of the Addition of Eggshell Residues in Mass Formulation for Ceramic Coating. Minerals , v. 13, p. 1123, 2023.
-
AVELINO, FLÁVIO PESSOA ; DE ARAUJO, WENDEL MELO PRUDÊNCIO ; LIMA SOARES, ROBERTO ARRUDA ; PEÑA-GARCIA, RAMON ; LOBO, ANDERSON O. . Porcelain Ceramic Tile Manufactured with the Addition of Hydroxyapatite in Ceramic Formulations. Minerals , v. 13, p. 1120, 2023.
-
SOUSA, R. M. L. ; SILVA, P. F. ; OLIVEIRA, F. C. ; LOPES, P. D. ; ROGGENSINGER, J. M. ; SOUSA, L. M. ; CHAVES, F. A. O. ; FALCAO, M. S. ; PAZ, G. M. ; SOARES, R. A. L. . Analysis of the resistance of the interlocked floor (paver) of concrete with the addition of the mass. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 01, p. 100-112, 2022.
-
OLIVEIRA, F. C. ; SOUSA, R. M. L. ; SILVA, P. F. ; LOPES, P. D. ; LEITE, R. C. ; SALGADO, M. F. ; PAZ, G. M. ; SOARES, R. A. L. . Caracterização de Materiais: A Termodinâmica e suas aplicações no estudo da análise térmica de argilas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-14, 2021.
-
SILVA, P. F. ; OLIVEIRA, F. C. ; SOUSA, R. M. L. ; LOPES, P. D. ; SOARES, R. A. L. . ESTUDO DA TERMODINÂMICA EM ARGILAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 44474-44476, 2021.
-
OLIVEIRA, FRANCISCA ; SOUSA, REBEKA ; SILVA, PAULYSENDRA ; LOPES, PHILLYPE ; MOREIRA, GILVAN ; LEITE, RODOLPHO ; ARRUDA, ROBERTO . Analysis of the benefits of the addition of granite residues in the production of ecological brick. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 8, p. 149-158, 2021.
-
SILVA, PAULYSENDRA FELIPE ; OLIVEIRA, FRANCISCA DAS CHAGAS ; SOUSA, REBEKA MANUELA LOBO ; LOPES, PHILLYPE DOWGLAS ; CONCEIÇÃO, ITALO GUTIERRY CARNEIRO DA ; PAZ, GILVAN MOREIRA DA ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Availability of raw materials in the state of Piauí for the production of ceramic coating. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 110-119, 2021.
-
ALMEIDA, KELSON SILVA DE ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA ; MATOS, JOSÉ MILTON ELIAS DE ; ALMEIDA, CAMILA DE SOUSA MOURA . Diagnóstico ambiental do setor de cerâmica vermelha na região de Oeiras (PI). RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente , v. 14, p. e8001, 2021.
-
SOUSA, REBEKA MANUELA LOBO ; OLIVEIRA, FRANCISCA DAS CHAGAS ; SILVA, PAULYSENDRA FELIPE ; LOPES, PHILLYPE DOWGLAS ; MELO, SÁVIO TORRES ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . REUSE STUDY OF WASTE IN ECOLOGICAL BRICK. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 185-195, 2021.
-
OLIVEIRA, FRANCISCA DAS CHAGAS ; SILVA, PAULYSENDRA FELIPE ; SOUSA, REBEKA MANUELA LOBO ; LOPES, PHILLYPE DOWGLAS ; CHAVES, FRANCISCO ARLON DE OLIVEIRA ; SOUSA, MARCELO HENRIQUE DIAS ; PAZ, GILVAN MOREIRA DA ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Making the ecological brick using powder residues of Ceramic Tiles. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 192-207, 2021.
-
LOPES, P. D. ; OLIVEIRA, F. C. ; SILVA, P. F. ; SOUSA, R. M. L. ; PAZ, G. M. ; SOARES, R. A. L. . Analysis of the benefits of adding disposable materials applied in the production of ceramic bricks: Bibliographic Review. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 299-308, 2021.
-
OLIVEIRA, F. C. ; SILVA, P. F. ; LOPES, P. D. ; SOUSA, R. M. L. ; PAZ, G. M. ; SOARES, R. A. L. . Analysis of the optimization of the construction process of ecological brick compared to ceramic brick: A literature review Abstract. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH , v. 9, p. 156-173, 2021.
-
SILVA, PAULYSENDRA FELIPE ; SOUSA, REBEKA MANUELA LOBO ; OLIVEIRA, FRANCISCA DAS CHAGAS ; SOUSA, HEITOR FERNANDES ; LOPES, PHILLYPE DOWGLAS ; CHAVES, FRANCISCO ARLON DE OLIVEIRA ; SOUSA, LINARDY DE MOURA ; PAZ, GILVAN MOREIRA DA ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Utilização de copos plásticos descartáveis na composição do traço para a produção de tijolo ecológico. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e525101422302-18, 2021.
-
SILVA, PAULYSENDRA FELIPE ; SOUSA, REBEKA MANUELA LOBO ; OLIVEIRA, FRANCISCA DAS CHAGAS ; MELO, SÁVIO TORRES ; SOUSA, HEITOR FERNANDES ; LOPES, PHILLYPE DOWGLAS ; CHAVES, FRANCISCO ARLON DE OLIVEIRA ; PAZ, GILVAN MOREIRA DA ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Estudo da viabilidade de utilização de garrafa PET triturada na produção de tijolos ecológicos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e455101422273-15, 2021.
-
SOUSA, REBEKA MANUELA LOBO ; SILVA, PAULYSENDRA FELIPE ; OLIVEIRA, FRANCISCA DAS CHAGAS ; SOUSA, HEITOR FERNANDES ; LOPES, PHILLYPE DOWGLAS ; CHAVES, FRANCISCO ARLON DE OLIVEIRA ; FALCÃO, MILTON DE SOUSA ; PAZ, GILVAN MOREIRA DA ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Estudo da qualidade do agregado miúdo utilizado na construção civil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e420101422295-11, 2021.
-
SANTOS, PABLO JUAN LOPES E SILVA ; SILVA, JOÃO PAULO DOS SANTOS ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA ; GOMES, ÉRICO RODRIGUES . Efeito da adição de talco dolomítico de jazidas do Piauí como fundente em formulações de massa com argila caulinítica. CERÂMICA INDUSTRIAL (IMPRESSO) , v. 26, p. 1-16, 2021.
-
ALMEIDA, K. S de ; SOARES, R. A. L. ; MATO, J. M. E. . Efeito de resíduos de gesso e de granito em produtos da indústria de cerâmica vermelha: revisão bibliográfica. Materia-Rio de Janeiro , v. 25, p. 1, 2020.
-
SILVA, J. P. S. ; SANTOS, P. J. L. E. S. ; SOARES, R. A. L. . INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE QUEIMA NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS E MICROESTRUTURAIS DO PISO INTERTRAVADO CERÂMICO. REVISTA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA , v. 12, p. 247-258, 2020.
-
ALMEIDA, K. S de ; SOARES, R. A. L. ; MATO, J. M. E. . Characterization of clay deposit in the central region of Piauí for use in the ceramic industry. Materia-Rio de Janeiro , v. 25, p. 1-13, 2020.
-
SILVA, JOÃO PAULO DOS SANTOS ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Efeito da adição de chamote nas propriedades tecnológicas do adoquim. CERÂMICA INDUSTRIAL (IMPRESSO) , v. 25, p. 1-8, 2020.
-
ALMEIDA, KELSON SILVA DE ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA ; MATOS, JOSÉ MILTON ELIAS DE ; ALMEIDA, CAMILA DE SOUSA MOURA ; ALMEIDA, JOELMA SILVA DE . Incorporação de resíduo de gesso em formulação para adoquim cerâmico. CERÂMICA INDUSTRIAL (IMPRESSO) , v. 25, p. 1-11, 2020.
-
FERREIRA, DIEGO SILVA ; GOMES, RENAN MAYCON MENDES ; ARAÚJO, WENDEL MELO PRUDÊNCIO ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Estudo da Potencialidade da Produção de Adoquim com Massa Cerâmica Utilizada em Telhas Prensadas. CERÂMICA INDUSTRIAL (IMPRESSO) , v. 24, p. 40-46, 2019.
-
TEIXEIRA, ANA S. DO N. M. ; SOARES, ROBERTO A. LIMA ; TEIXEIRA, PAULO R. S. . Estudo e Avaliação do Uso e Escória Granulada de Fundição na Produção de Cerâmicas Estruturais. CERÂMICA INDUSTRIAL (IMPRESSO) , v. 23, p. 36-40, 2018.
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. ; C. A. PASKOCIMAS ; NASCIMENTO, R. M. . Comparação do Desempenho da Adição de Carbonatos Calcítico e Dolomítico em Massa Cerâmica de Revestimento Queimada em Forno Industrial. Cerâmica Industrial (Impresso) , v. 20, p. 16-24, 2017.
-
OLIVEIRA, Y. L. ; LINHARES, Z. ; ANCELMO, L. ; SOARES, R. A. L. . Estudo da Reutilização de Resíduos de Telha Cerâmica (Chamote) em Formulação de Massa para Blocos Cerâmicos. Cerâmica Industrial (Impresso) , v. 21, p. 45-50, 2016.
-
ALMEIDA, K. S de ; SOARES, R. A. L. ; MOURA, C. S. . Análise dos Impactos Ambientais Gerados pela Indústria de Cerâmica Vermelha no Piauí. Cerâmica Industrial (Impresso) , v. 19, p. 33-34, 2015.
-
CASTRO, R. J. S. ; SOARES, R. A. L. ; NASCIMENTO, R. M. ; BISON, E. C. . Estudo do efeito do feldspato e resíduo de caulim na produção de revestimento cerâmico. Cerâmica Industrial (Impresso) , v. 20, p. 30-36, 2015.
-
RÊGO, VILSON RIBAMAR ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . Avaliação Do Processo Produtivo E Das Propriedades Tecnológicas De Blocos Cerâmicos Produzidos Na Região Da Grande Teresina. Cerâmica Industrial (Impresso) , v. 20, p. 42-45, 2015.
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. . Comparison of Firing of the a Mass for Ceramic Tiles in Laboratory and Industrial Furnace. Materials Science Forum , v. 805, p. 547-552, 2014.
-
SOARES, R. A. L. ; NASCIMENTO, R. M. ; C. A. PASKOCIMAS ; CASTRO, R. J. S. . Efeito da Adição de Calcita Oriunda de Jazida de Argila em Massa de Cerâmica de Revestimento. Cerâmica Industrial (Impresso) , v. 19, p. 27-32, 2014.
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. . CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE UMA ARGILA PIAUIENSE DE QUEIMA BRANCA NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO.. Cerâmica Industrial (Impresso) , v. 19, p. 40-42, 2014.
-
TEIXEIRA, A. S. N. M. ; TEIXEIRA, P. R. S. ; SOARES, R. A. L. ; BEZERRA, R. D. S. . Uso da Escória Granulada de Fundição em Massa Argilosa para Produção de Cerâmicas Estruturais: Uma Prospecção Tecnológica. Revista GEINTEC: gestao, inovacao e tecnologias , v. 4, p. 1244-1251, 2014.
-
SOARES, R. A. L. ; NASCIMENTO, R. M. ; C. A. PASKOCIMAS ; CASTRO, R. J. S. . Avaliação da adição de dolomita em massa de cerâmica de revestimento de queima vermelha. Cerâmica (São Paulo. Impresso) , v. 60, p. 516-523, 2014.
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. ; NASCIMENTO, R. M. . Estudo da potencialidade da aplicação de uma argila contaminada com calcário na produção de placas cerâmicas. Cerâmica (São Paulo. Impresso) , v. 58, p. 475-480, 2012.
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. ; NASCIMENTO, R. M. . Produção de revestimento cerâmico semi-poroso com adição de chamote de telhas. Matéria (UFRJ) , v. 17, p. 1166-1175, 2012.
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. ; NASCIMENTO, R. M. . Influência do teor de calcário no comportamento físico, mecânico e microestrutural de cerâmicas estruturais. Cerâmica Industrial , v. 15, p. 38/150201-42, 2010.
-
ALMEIDA, K. S de ; ALMEIDA, C. S. M. ; MATO, J. M. E. ; SOARES, R. A. L. . TÓPICOS EM CERÂMICA VERMELHA I: Abordagem sobre o aproveitamento de resíduos e impacto ambiental. 1. ed. Porto Alegre - RS: Simplíssimo, 2020. v. 1. 55p .
-
AVELINO, F. P. ; ARAUJO, W. M. P. ; SOARES, R. A. L. . REVESTIMENTO CERÂMICO: formulações com matérias-primas do Piauí. 1. ed. TERESINA: IFPI, 2019. v. 1. 83p .
-
TEIXEIRA, A. S. N. M. ; TEIXEIRA, P. R. S. ; SOARES, R. A. L. . Uso de escória de fundição na produção de cerâmica estrutural. 1. ed. saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.
-
ANCELMO, L. ; SOARES, R. A. L. . Influência da incorporação de fibras de celulose oriundas da reciclagem de sacos de cimento em formulações de cerâmicas estruturais. 1. ed. Bagé - RS: PLUSCOM EDITORA, 2016. 113p .
-
SILVA, P. F. F. ; SOARES, R. A. L. . Análise quantitativa de fases em matérias-primas cerâmicas: desenvolvimento e validação de software com programação em MatLab adequada ao método de análise racional UFSC. 1. ed. Bagé - RS: PLUSCOM EDITORA, 2016. 126p .
-
OLIVEIRA, Y. L. ; SOARES, R. A. L. . Estudo da reutilização de resíduos de telha cerâmica (chamote) em formulação de massa para blocos cerâmicos. 1. ed. Bagé - RS: PLUSCOM EDITORA, 2016. 113p .
-
LINHARES, Z. J ; SOARES, R. A. L. . Otimização de massa cerâmica utilizando delineamento estatístico para produção de bloco cerâmico. 1. ed. Bagé - RS: PLUSCOM EDITORA, 2016. 106p .
-
ALMEIDA, K. S de ; MOURA, C. S. ; SOARES, R. A. L. . Análise da incorporação de resíduo de serragem de granito em formulações de cerâmica vermelha. 1. ed. Rio Grande - RS: Pluscom Editora, 2015. v. 1. 128p .
-
AVELINO, F. P. ; VIANA, M. M. ; ARAUJO, R. S. G. ; ARAUJO, T. S. ; MELO, J. M. P. ; GOMES, H. M. A. ; SOARES, R. A. L. . Estudo de formulações para produção de revestimento cerâmico semi-grês a partir de matérias-primas encontradas no estado do Piauí com adição de pó de vidro. Engenharia no Século XXI. 1ed.BELO HORIZONTE: POISSON, 2019, v. 6, p. 48-55.
-
ARAUJO, R. S. G. ; FERREIRA, D. S. ; MELO, J. M. P. ; AVELINO, F. P. ; ARAUJO, T. S. ; SOARES, R. A. L. ; GOMES, H. M. A. ; VIANA, M. M. . Formulação de massa cerâmica de argila com adição de fundente feldspato para fabricação de adoquim. Engenharia no Século XXI. 1ed.BELO HORIZONTE: POISSON, 2019, v. 6, p. 27-33.
-
ALMEIDA, K. S de ; ALMEIDA, C. S. M. ; MATO, J. M. E. ; SOARES, R. A. L. . DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO SETOR DE CERÂMICA VERMELHA NA REGIÃO DE OEIRAS -PI. In: CONGRESSO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE ENGENHARIA E DE AGRONOMIA, 2021. CONGRESSO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE ENGENHARIA E DE AGRONOMIA, 2021.
-
ALMEIDA, C. S. M. ; MATO, J. M. E. ; ALMEIDA, K. S de ; SOARES, R. A. L. . INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE GESSO EM FORMULAÇÃO PARA ADOQUIM CERÂMICO. In: CONGRESSO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE ENGENHARIA E DE AGRONOMIA, 2021. CONGRESSO TÉCNICO-CIENTÍFICO DE ENGENHARIA E DE AGRONOMIA, 2021.
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. . COMPARAÇÃO DE QUEIMAS DE UMA MASSA CERÂMICA DE REVESTIMENTO EM FORNO DE LABORATÓRIO E EM FORNO INDUSTRIAL. In: 56º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 2012, CURITIBA - PR. 56º CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 2012.
-
SOARES, R. A. L. . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO IFPI. In: II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2012, FLORIANÓPOLIS - SC. II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2012.
-
OLIVEIRA, Y. L. ; SILVA, R. A. O. ; SOARES, R. A. L. ; BRANDIM, A. S. . CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE BLOCOS CERÂMICOS UTILIZADOS EM ALVENARIA NA GRANDE REGIÃO DE TERESINA-PI. In: 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville- SC. 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012. v. 20. p. 2308-2315.
-
SOARES, R. A. L. . AS ARGILAS DO SETOR CERÂMICO PIAUIENSE. In: IV Encontro de Produtividade em Pesquisa IV Encontro de Iniciação Científica, 2012, Teresina - PI. IV ENCIPRO, 2012.
-
BARBOSA, F. R. ; SOARES, R. A. L. ; LIMA, F. C. B. ; ARAUJO, F. S. . A INVESTIGAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL - RN. CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. NATAL: Editora do IFRN, 2011.
-
VIEIRA, L. C. ; SOARES, R. A. L. ; BARBOSA ; FRANÇA, O. S. B. . A MATEMÁTICA COMO RECURSO EXPLICATIVO DO DOGMA DA TRINDADE. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL - RN. VI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica. NATAL: Editora do IFRN, 2011.
-
VIEIRA, L. C. ; BARBOSA, F. R. ; SOARES, R. A. L. . MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES ADOTADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL - RN. VI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica. NATAL: Editora do IRFN, 2011. v. VI.
-
BARBOSA ; COSTA, R. C. ; SOARES, R. A. L. ; LIMA, F. C. B. ; ARAUJO, F. S. . A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE C.A.R. NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CURSO DE DESENHO GEOMÉTRICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL - RN. VI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica. NATAL: Editora do IFRN, 2011.
-
SOARES, R. A. L. . CARACTERIZAÇÃO DE UMA ARGILA CONTAMINADA COM CALCÁRIO: ESTUDO DA POTENCIABILIDADE DE APLICAÇÃO EM MASSA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO. In: V CONNEPI, 2010, MACEIÓ. CONNEPI, 2010. v. V.
-
SOARES, R. A. L. ; NASCIMENTO, R. M. . O Processo Produtivo e a Qualidade da Cerâmica Estrutural. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007, João Pessoa. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2007.
-
OLIVEIRA, Y. L. ; SILVA, R. A. O. ; SOARES, R. A. L. ; BRANDIM, A. S. ; SANTOS, M. R. M. C. . Caracterização de uma argila do tipo vermiculita natural e pilarizada para estudos de adsorção em metais pesados. In: 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012, Joinville- SC. 20º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2012. v. 20. p. 1628-1628.
-
SOARES, R. A. L. . We certify that Roberto Arruda Lima Soares, presented the paper ANALISE DA RESISTÊNCIA DO PAVIMENTO INTERTRAVADO (PAVER) DE CONCRETO COM ADIÇÃO DO MASSARÁ. during the 2nd (ICAIC) International Conference for Academia and Industry Co-operation & 2nd (IMMSEM) International Meeting in Materials Science and Engineering of Maranhão, held on November 8th to 12th, in São Luís, MA-Brazil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. P. S. ; CARRIAS, J. O. ; SOARES, R. A. L. . PRODUÇÃO DE PISO INTERTRAVADO CERÂMICO PARA UTILIZAÇÃO EM PASSEIOS E TRÁFEGOS DE VEÍCULOS LEVES E PESADOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . AULAS LÚDICAS COM SOFTWARE EDUCATIVO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, J. W. A. ; BEZERRA, C. G. N. ; SOUSA, M. S. ; COSTA, F. V. S. ; SOARES, R. A. L. . IMPRESSÃO 3D: A TECNOLOGIA CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, M. S. ; CUNHA, V. M. C. ; BEZERRA, C. G. N. ; OLIVEIRA, M. T. G. ; SOARES, R. A. L. . A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, M. S. ; CUNHA, V. M. C. ; MORAIS, T. G. ; ARAUJO, J. W. A. ; SOARES, R. A. L. . O USO DO XADREZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, M. A. ; SOARES, R. A. L. . Modelagem no ensino da Matemática: Software Tracker. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OSORIO, F. M. S. ; SOARES, R. A. L. . A UTILIZAÇÃO DA TORRE DE HANÓI COMO INSTRUMENTO DE OTIMIZAÇÃO DO ENSINO DAS POTÊNCIAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. A. S. ; SOUZA, N. F. S. ; CUNHA, L. C. ; FERREIRA FILHO, J. G. ; SOARES, R. A. L. . LEI DO RESFRIAMENTO DE NEWTON:TEORIA E PRÁTICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . INVESTIGAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: A MATEMÁTICA EXPERIMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CORREIA, V. H. L. ; ABREU, R. P. ; SOARES, R. A. L. . METODOLOGIA PARA O PROJETO DE UM ROTOR EÓLICO PARA INSTALAÇÃO EM TURBINA DE BAIXA DEMANDA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; SIVA, T. A. . As contribuições do xadrez no ensino de matemática: uma aplicação dinâmica com peças humanas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, T. S. ; MELO, J. M. P. ; ARAUJO, R. S. G. ; SOARES, R. A. L. . ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE CAULIM COLETADO EM JAZIDA NO MUNICÍPIO DE PAULISTANA PI PARA POSTERIOR ADIÇÃO EM COMPOSIÇÃO DE CERÂMICA PARA REVESTIMENTO SEMI-POROSO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, R. S. G. ; ARAUJO, T. S. ; MELO, J. M. P. ; SOARES, R. A. L. . ESTUDO DE FORMULAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO SEMI-GRÊS A PARTIR DE MATÉRIAS-PRIMAS ENCONTRADAS NO ESTADO DO PIAUÍ COM ADIÇÃO DE PÓ DE VIDRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, R. S. G. ; ARAUJO, T. S. ; MELO, J. M. P. ; SOARES, R. A. L. . FORMULAÇÃO DE MASSA CERÂMICA DE ARGILA COM ADIÇÃO DE FUNDENTE FELDSPATO PARA FABRICAÇÃO DE ADOQUIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, I. B. ; SOBRAL, C. H. R. ; CUNHA, L. C. ; LIMA, P. A. L. ; SOARES, R. A. L. . AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOBRAL, C. H. R. ; LIMA, I. B. ; RODRIGUES, M. L. M. ; BARROS, T. O. ; SOARES, R. A. L. . OFICINAS COMO MODELO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA APLICAÇÃO COM O CICLO TRIGONOMÉTRICO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; LIMA, I. B. ; VIEIRA, J. S. M. . AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VIEIRA, J. S. M. ; LIMA, P. A. L. ; RODRIGUES, M. L. M. ; OLIVEIRA, G. M. ; SOARES, R. A. L. . CALCULANDO A ALTURA DO PRÉDIO USANDO O TEODOLITO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. A. S. ; RIBEIRO, M. L. C. S. ; SOUZA, N. F. S. ; MORAIS, T. G. ; SOARES, R. A. L. . O USO DO CORPO HUMANO COMO UNIDADE DE MEDIDA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDES, F. M. S. ; OSORIO, F. M. S. ; SOARES, R. A. L. . AS POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DA LOUSA INTERATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ASSUNCAO FILHO, L. C. ; SOARES, R. A. L. . A APLICABILIDADE DO DRONE E DA IMPRESSORA 3D NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, L. R. P. S. T. ; SOARES, R. A. L. . Avaliação do reaproveitamento de resíduos de vidro plano em uma massa cerâmica usada na fabricação de telhas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE MODELAGEM EM SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS EM PAPEL A4. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . UM PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . AULA PRÁTICA DE GEOMETRIA ESPACIAL: EXPERIMENTOS COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS DE ACRÍLICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, D. S. ; SOARES, R. A. L. . ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DE UMA MASSA CERÂMICA DE TELHAS PRENSADAS PARA FABRICAÇÃO DE PAVIMENTO ADOQUIM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, R. M. M. ; SOARES, R. A. L. . CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, R. M. M. ; SOARES, R. A. L. . ANÁLISE DE DIFERENTES FORMULAÇÕES PARA A FABRICAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, D. S. ; SOARES, R. A. L. . ESTUDO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DOS AGREGADOS DE DEMOLIÇÃO NA PRÓPRIA OBRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIOS, N. A. B. ; SOARES, R. A. L. . ESTUDO DA SECAGEM DA MASSA CERÂMICA VERMELHA INCORPORADA COM CINZA DE CAVACO DE BAMBU. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; SOARES, R. A. L. ; LIMA, Y. C. C. . AVALIAÇÃO DO TIJOLO ECOLÓGICO PRODUZIDO EM TERESINA - PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, D. T. M. ; RIOS, N. A. B ; FORTES, N. A. B. ; SOARES, R. A. L. . A OBSERVAÇÃO DAS NORMAS DE FABRICAÇÃO PARA PAVIMENTOS EM PEÇAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . AS POTENCIALIDADES DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAVES, J. A. C. ; SOARES, R. A. L. . Â Trena eletrônica multifuncional modelo tes015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, J. A. C. ; SOARES, R. A. L. . Termômetro infravermelho digital modelo TI ? 550. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, J. A. C. ; SOARES, R. A. L. . Calculadora financeira HP 12C. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES, J. A. C. ; SOARES, R. A. L. . Calculadora gráfica HP 50G. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDAO, A. K. C. ; COSTA, B. V. ; SOARES, R. A. L. . O jogo contig 60 na aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VIEIRA, T. A. S. ; DUARTE, P. ; SOARES, R. A. L. . Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no Utilização do Dominó como ferramenta no. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PASSOS, P. R. S. ; OLIMPIO, M. J. B. ; SOARES, R. A. L. . A importância da utilização de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIMPIO, M. J. B. ; CARVALHO, D. F. ; SOARES, R. A. L. . Plano cartesiano - um ensaio de uma educação matemática múltipla através de um material concreto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. C. F. ; SOARES, R. A. L. . Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pedagógico (ferramenta para uma Multiplano pe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDAO, A. ; COSTA, B. ; SOARES, R. A. L. . O JOGO CONTING 60 NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BATISTA, M. S. ; CASTRO, N. H. C. ; PEREIRA, I. L. ; SOARES, R. A. L. . AJUSTE LINEAR COM O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS COM O FOCO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, R. R. ; CHAVES, J. A. C. ; SOARES, R. A. L. . O USO DA TRENA ELETRÔNICA COMO MATERIAL DIDÁTICO DURANTE UM EXPERIMENTO PRÁTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES, R. A. L. . As potencialidades do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) nas Escolas do Ensino Básico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FRANCA, O. S. B. ; SOARES, R. A. L. . A IMPORTÂNCIA DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DO TIJOLO ECOLÓGICO PRODUZIDO POR UMA COOPERATIVA EM TERESINA ? PI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. A. M. ; MONTEIRO, D. O. ; SOBRAL, I. B. S. ; SANTOS, J. C. ; SOARES, ROBERTO ARRUDA LIMA . ESTUDO GRANULOMÉTRICO DE MASSAS CERÂMICAS DE TIJOLOS PRODUZIDOS NO PIAUÍ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, I. L. ; BATISTA, M. S. ; DANTAS, A. K. L. ; CASTRO, N. H. C. ; SOARES, R. A. L. . APROXIMAÇÕES DE FUNÇÕES UTILIZANDO CÁLCULO NUMÉRICO: EXPERIMENTO SOBRE QUEDA DE TEMPERATURA DE UMA CHAPA DE AÇO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REGO, V. R. ; SOARES, R. A. L. . AVALIAÇÃO DA INCORPARAÇÃO DA ESCÓRIA DE ACIARIA EM MASSA CERÂMICA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DE TELHAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. F. F. ; SOARES, R. A. L. ; BARBOSA, F. R. ; MOURA, J. K. L. S. . QUANTIFICAÇÃO DE FASES MINERALÓGICAS DE MATÉRIAS-PRIMAS DA CERÂMICA PELO MÉTODO UFSC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REGO, V. R. ; SOARES, R. A. L. . AVALIAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO E DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE BLOCOS CERÂMICOS PRODUZIDOS NA REGIÃO DA GRANDE TERESINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINHARES, Z. J ; SOARES, R. A. L. ; OLIVEIRA, Y. L. ; ANCELMO, L. ; CUNHA, R. V. ; ALMEIDA, K. S de . ESTUDO DAS MATÉRIAS-PRIMAS UMA MASSA PADRÃO UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS DA REGIÃO DE TERESINA ? PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, C. E. A. ; SOARES, R. A. L. ; BRANDIM, A. S. ; MARQUES, J. R. ; PEREIRA, M. G. F. ; LESSA, A. F. . ÓXIDO DE ZIRCÔNIA MESOPOROSOS PARA REMOÇÃO/FOTODEGRADAÇÃO DE CORANTE TÊXTIL REATIVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, E. M. ; MOURA, J. K. L. ; SOUSA, R. B. ; SOUSA, L. M. R. ; SOARES, R. A. L. ; BRANDIM, A. S. . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E MICROESTRUTURAL DE ARGILAS UTILIZADAS NA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA NO ESTADO DO PIAUÍ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, M. G. F. ; SOARES, R. A. L. ; RESENDE, M. R. ; SOUSA, L. M. R. ; CARVALHO, P. A. . ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE BLOCOS CERÂMICOS PRODUZIDOS EM ESPERANTINA, REGIÃO DOS COCAIS, NO ESTADO DO PIAUÍ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, K. S de ; MOURA, C. S. ; SOARES, R. A. L. . A UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA EM OEIRAS - PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, L. M. R. ; MOURA, J. K. L. ; PEREIRA, C. E. A. ; MARQUES, J. R. ; FREITAS, T. M. N. ; SOARES, R. A. L. ; OLIVEIRA, Y. L. . A INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE EFLORESCÊNCIA POR MEIO DE CARACTERIZAÇÃO TERMOGRAVIMÉTRICA E DIFRATOMETRIA DE RAIOS X. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RESENDE, M. R. ; CARVALHO, L. F. ; SOARES, R. A. L. ; PEREIRA, M. G. F. ; FREITAS, T. M. N. ; SOUSA, L. M. R. . TRATAMENTO QUÍMICO DOS SACOS DE CIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO COMO REFORÇO EM MATERIAIS COMPÓSITOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, K. S de ; MOURA, C. S. ; SOARES, R. A. L. ; ANCELMO, L. . USO DE REJEITOS DE CORTES DE GRANITO NA INDÚSTRIA VERMELHA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, C. E. A. ; SOARES, R. A. L. ; BRANDIM, A. S. ; LINHARES, Z. J ; ANCELMO, L. ; OLIVEIRA, Y. L. ; SOUSA, L. M. R. . INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS MISTOS DE ETAS E MARMORARIAS EM CERÂMICAS VERMELHA ORIUNDAS DO ESTADO DO PIAUÍ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANCELMO, L. ; SOARES, R. A. L. ; LINHARES, Z. J ; ALMEIDA, K. S de ; OLIVEIRA, Y. L. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO TEOR DE FIBRAS DE PAPEL KRAFT PROVENIENTES DA RECICLAGEM DE SACOS DE CIMENTO NA FORMULAÇÃO DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS NO PIAUÍ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, M. G. F. ; SOARES, R. A. L. ; RESENDE, M. R. ; FREITAS, T. M. N. . ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE MATERIAIS CERÂMICOS NOS LIVROS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, T. M. N. ; SOUSA, L. M. R. ; RESENDE, M. R. ; PEREIRA, M. G. F. ; SOARES, R. A. L. . ASPECTOS RELEVANTES DA METROLOGIA DO PROCESSAMENTO DE TELHAS E TIJOLOS FABRICADOS NA GRANDE TERESINA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRANDIM, A. S. ; SOARES, R. A. L. . A PÓS-GRADUAÇÃO NO IFPI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, R. C. ; SOARES, R. A. L. . A Unidade Mestra de Matemática e sua interface Tecnológica: Expandindo formas de se ensinar Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . Propostas para implementação de Laboratório de Matemática em escolas do Ensino Básico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . A PESQUISA EM CERÂMICA TRADICIONAL NO PAIUÍ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. A. L. . Possibilidades no uso do Lúdico para o Ensino de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. ; Ferreira, A. E. F. ; PONCIANO, D. S. ; COSTA, R. C. . CÁLCULO DO RAIO DA TERRA UTILIZANDO UM TEODOLITO ELETRÔNICO: UMA ATIVIDADE EXTRA CLASSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: uma fonte de conhecimento prático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, R. C. ; SOARES, R. A. L. . O movimento lógico-histórico nos 10 anos de SEMAFIS: implicações no presente e projeções para o futuro do ensino de matemática, ciências e suas tecnologias.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. . ESTUDO DA POTENCIALIDADE DE UMA ARGILA ILÍTICA DE QUEIMA VERMELHA PARA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, A. S. N. ; SOARES, R. A. L. . ESTUDO E AVALIAÇÃO DO USO DE ESCÓRIA GRANULADA DE FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS ESTRUTURAIS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, R. J. S. ; SOARES, R. A. L. . EFEITO DA ADIÇÃO DE RESÍDUO DE CAULIM EM UMA FORMULAÇÃO DE ARGILAS PREDOMINANTEMENTE ILÍTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, K. S de ; OLIVEIRA, Y. L. ; LINHARES, Z. J ; ANSELMO, L. ; SOARES, R. A. L. . Panorama da Indústria de Cerâmica Vermelha no Piauí. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, K. S de ; SOARES, R. A. L. . Cerâmica vermelha: normas, ensaios e verificações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, K. S de ; SOARES, R. A. L. . Análise dos impactos ambientais gerados pela lndústria de Cerâmica Vermelha no Piauí. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, F. R. ; Ferreira, A. E. F. ; SOARES, R. A. L. . O Uso de Materiais Concretos no Ensino de Conceitos Matemáticos: Sinuca Elíptica como Recurso Didático na Aprendizagem da Propriedade Reflexiva da Elípse. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . Estudos da incorporação de resíduos na produção de cerâmica estrutural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, B. S. ; SOARES, R. A. L. . O USO DA CALCULADORA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . ESTUDO DA POTENCIALIDADE UMA MASSA CERÂMICA DE TELHAS PRENSADAS COM ADIÇÃO DE CHAMOTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. ; RODRIGUES, R. . MODELAGEM MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: APLICAÇÕES NA ESCOLA BÁSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. ; BRAGA, O. da S. . Atividade extraclasse: uma aplicação com um teodolito eletrônico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . As Potencialidades de um Laboratório de Matemática no Ensino Básico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. . CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE UMA ARGILA PIAUIENSE DE QUEIMA BRANCA NA PRODUÇÃO DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; TEIXEIRA, A. S. N. M. ; CASTRO, R. J. S. . AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE UMA MASSA CERÂMICA ESTRUTURAL COM ADIÇÃO DE RESÍDUO DE TELHA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; TEIXEIRA, A. S. N. ; SILVA, R. A. O. ; BRANDIM, A. S. ; TEIXEIRA, P. R. S. . Caracterização Físico-Química de Vermiculita da Jazida de Queimada Nova - PI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, R. J. S. ; SOARES, R. A. L. ; BISON, E. C. . EFEITO DO FELDSPATO E RESÍDUO DE CAULIM NA PRODUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; ALMEIDA, J. A. . AS POTENCIALIDADES DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA E ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPI CAMPUS TERESINA CENTRAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOARES, R. A. L. . MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. A. L. . A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. A. L. . ATIVIDADE EXTRACLASSE: CÁLCULO DO RAIO DA TERRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, K. F. ; SOARES, R. A. L. ; ALENCAR, J. S. . A AVALIAÇÃO DA EAD NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, R. N. A. ; SOARES, R. A. L. . SOROBAN: UMA FERRAMENTA PARA DEFICIÊNTES VISUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, H. A. ; SILVA, M. A. S. ; SOARES, R. A. L. . OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM DOMINÓ PARA ENSINAR OS NÚMEROS RACIONAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, P. H. L. F. ; LIMA, V. M. ; SOARES, R. A. L. . O USO DO XADREZ PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: TABULEIRO TRIDIMENSIONAL PARA XADREZ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, F. R. A. ; SOARES, R. A. L. . A IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS CONCRETOS E DO PLANO TRIDIMENSIONAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, E. S. ; VERAS, M. T. V. ; SOARES, R. A. L. . TORRE de HANÓI: JOGO LÚDICO para o DESENVOLVIMENTO de HABILIDADES MENTAIS e RACIOCÍNIO LÓGICO INDUTIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, E. S. ; SOARES, R. A. L. . A importância do Software livre MIL - Matemática Interativa Linux - como ferramenta de auxilio ao professor de Matemática: Ênfase no aprendizado dos conteúdos de frações, percentagens e números decimais para os educandos de 6° ano e 7° ano.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEITE, R. S. ; SILVA, E. S. ; SOARES, R. A. L. . O uso do Pantógrafo como ferramenta para o ensino da geometria do 9º ano: Semelhança, Proporção, ampliação e Redução de figuras planas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MADEIRA, W. B. B. ; ARAUJO, R. R. O. ; SILVA, C. M. ; SOARES, R. A. L. . CAIXA SIMÉTRICA e suas APLICAÇÕES no ENSINO de SIMETRIA no ENSINO BÁSICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GONCALVES, A. S. ; SOARES, R. A. L. . A ARTE VISUAL no ENSINO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA JUNIOR, T. R. ; SOARES, R. A. L. ; Ferreira, A. E. F. . CICLO TRIGONOMÉTRICO: SUA UTILIZAÇÃO EM MODELO CONCRETO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALENCAR, S. G. ; SOARES, R. A. L. . A INCLUSÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DO ENSINO DA GEOMETRIA COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . ATIVIDADE EXTRACLASSE: CÁLCULO DO RAIO DA TERRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, Y. L. ; SILVA, R. A. O. ; SOARES, R. A. L. ; BRANDIM, A. S. . CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE BLOCOS CERÂMICOS UTILIZADOS EM ALVENARIA NA GRANDE REGIÃO DE TERESINA-PI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, Y. L. ; SILVA, R. A. O. ; SOARES, R. A. L. ; BRANDIM, A. S. . CARACTERIZAÇÃO DE UMA ARGILA DO TIPO VERMICULITA NATURAL E PILARIZADA PARA ESTUDOS DE ADSORÇÃO EM METAIS PESADOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS TERESINA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . COMPARAÇÃO DE QUEIMAS DE UMA MASSA CERÂMICA DE REVESTIMENTO EM FORNO DE LABORATÓRIO E FORNO INDUSTRIAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. . AS ARGILAS DO SETOR CERÂMICO PIAUIENSE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, R. A. L. . Criação de Novos Tipos de Materiais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA ; SOARES, R. A. L. . Diferenciais na Ponte Tacoma Narrows. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, R. A. L. . AS VALIOSAS CONTRIBUIÇÕES PITAGÓRIGAS PARA O CONHECIMENTO HUMANO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, F. R. ; COSTA, R. C. ; SOARES, R. A. L. ; VIEIRA, L. C. ; SANTOS, T. R. L. . A INVESTIGAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, F. R. ; COSTA, R. C. ; SOARES, R. A. L. ; LIMA, F. C. B. ; ARAUJO, F. S. . A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE C.a.R NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, L. C. ; SOARES, R. A. L. ; COSTA, R. C. ; BARBOSA, F. R. ; FRANÇA, O. S. B. . A MATEMÁTICA COMO RECURSO EXPLICATIVO DO DOGMA DA TRINDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRANCA, O. S. B. ; SOARES, R. A. L. . CANTOR E A TEORIA DOS CONJUNTOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOARES, R. A. L. . CARACTERIZAÇÃO DE UMA ARGILA CONTAMINADA COM CALCÁRIO: ESTUDO DA POTENCIABILIDADE DE APLICAÇÃO EM MASSA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; NASCIMENTO, R. M. ; CASTRO, R. J. S. . INFLUÊNCIA DO CALCÁRIO NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DO PRODUTO CERÂMICO ESTRUTURAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASTRO, R. J. S. ; SOARES, R. A. L. ; NASCIMENTO, R. M. . Formulação e caracterização de matérias-primas para revestimento cerâmico monioporoso com adição de chamote de telha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, R. A. L. ; CASTRO, R. J. S. ; NASCIMENTO, R. M. . PROCESSO PRODUTIVO E A QUALIDADE DA CERÂMICA ESTRUTURAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, M. S. ; CUNHA, V. M. C. ; SOARES, R. A. L. . RESOLUÇÃO DO CUBO MÁGICO 3X3X3. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SOARES, R. A. L. ; MOURA, C. A. ; FREITAS, P. M. V. . IMPLEMENTANDO UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM SUA ESCOLA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SOARES, R. A. L. . GESTÃO DE PROJETOS. 2012. .
-
SOARES, R. A. L. . AS VALIOSAS CONTRIBUIÇÕES PITAGÓRIGAS PARA O CONHECIMENTO HUMANO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2020
Elaboração de código computacional em Matlab para análise da estabilidade dinâmica e controle de aeronaves rádio controladas., Descrição: O objetivo geral da pesquisa é a criação de um programa que analisa a estabilidade dinâmica de aeronaves rádio controladas. Tendo em vista a produção no período previsto de 3 meses, o código foi elaborado no Matlab. Além disso, optou-se pela escolha desta plataforma, por sua linguagem simples e por possuir várias funções, como o método dos lugares geométricos, disponíveis em seu acervo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador / André Diniz Silva Brito - Integrante / Luiz Felipe Rodrigues Silva - Integrante.
-
2019 - 2020
ORGANIZAÇÃO E MANIPULAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA PROMOÇÃO DE SUA POTENCIALIDADE NO ENSINO E PESQUISA EM MATEMÁTICA, Descrição: Os materiais e equipamentos alocados no Laboratório de Ensino e Modelagem Matemática do IFPI Campus Teresina Central têm como finalidade promover uma melhoria no desenvolvimento do ensino e da pesquisa voltados para educação e modelagem matemática, assim como promover uma formação adequada e mais qualificada aos discentes do curso de licenciatura em matemática, ou seja, uma formação conectada com o mundo real e que atenda os anseios da sociedade. O presente projeto de pesquisa pretende potencializar os materiais concretos e equipamentos alocados no laboratório de matemática do Campus Teresina Central, com a sua organização e treinamento de utilização desse acervo pelos discentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador / MATHEUS SOARES DE SOUSA - Integrante / MAGNUN ALVES DE SOUSA - Integrante / JOHNNY WOSTINSON ALVES ARAÚJO - Integrante.
-
2017 - 2018
MELHORIA DA POTENCIALIDADE DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO CAMPUS TERESINA CENTRAL NA ÁREA DO ENSINO E DA PESQUISA, Descrição: O presente projeto a ser executado pretende melhorar as condições de infraestrutura e acervo do Laboratório de Ensino e Modelagem Matemática do Campus Teresina Central para promover melhores condições de suporte para o ensino e a pesquisa desenvolvidos neste espaço.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2017 - 2018
PROJETO DE UMA TURBINA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA HIDROCINÉTICA APLICADA AO RIO PARNAÍBA, Descrição: A geração de energia por turbinas hidrocinéticas é absolutamente renovável, e consiste na transformação da energia cinética contida na correnteza de rios e mares em rotação de um eixo que, por sua vez, aciona um gerador elétrico. Este trabalho consiste em projetar uma turbina hidrocinética para produzir energia elétrica com o máximo de eficiência possível, a partir do potencial energético que o rio Parnaíba é capaz de fornecer. Para isso, será inicialmente realizada uma pesquisa acerca das características do rio relacionadas ao estudo. Em seguida, será feita uma revisão bibliográfica aprofundada sobre mecânica dos fluidos para a realização do projeto conceitual, e também sobre dimensionamento de turbomáquinas e análises com fluidodinâmica computacional para desenvolver a modelagem e analisar o projeto detalhado. Desta forma, serão analisadas as possibilidades de emprego da energia gerada a partir do projeto final da turbina, e indicadas as que mais se adequam às necessidades do estado do Piauí. Além disso, este projeto se configura o início de uma pesquisa para a disseminação da implantação efetiva da produção de energia hidrocinética a nível estadual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador / RENATA PORTELA DE ABREU - Integrante / VICTOR HUGO LOBO CORREIA - Integrante.
-
2017 - 2018
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MATEMÁTICA COM USO E APLICAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NO LABORATÓRIO DE ENSINO E MODELAGEM MATEMÁTICA DO CAMPUS TERESINA CENTRAL: Unidade Mestra de Matemática, Drone e Impressora 3D, Descrição: Os materiais e equipamentos alocados no LABMAT do Campus Teresina Central tem como finalidade promover uma melhoria no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa voltados para educação e modelagem matemática, assim como promover uma formação adequada dos novos discentes voltada para o mundo real e que atenda os anseios da comunidade na realidade em que vivemos.O presente projeto de pesquisa pretende potencializar os equipamentos de última geração tecnológica como a Unidade Mestra de Matemática, o Drone e a Impressora 3D alocados no Laboratório de Ensino e Modelagem Matemática do Campus Teresina Central, através de treinamento, oficinas e desenvolvimentos de novas estratégias de ensino com a aplicação destes equipamentos tecnológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador / LINO CARDOSO ASSUNÇÃO FILHO - Integrante / FERNANDA MARY DE SOUZA FERNANDES - Integrante.
-
2016 - 2017
ESTUDO DA POTENCIALIDADE DA UNIDADE MESTRA DE MATEMÁTICA, Descrição: Desenvolver pesquisas de aplicação de da Unidade Mestra alocada no Laboratório de Ensino e Modelagem Matemática do Campus Teresina Central com alunos de iniciação científica, potencializando sua utilização no ensino de matemático nos cursos de Licenciatura em Matemática e Ensino Básico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador / Janielly Silva Mendes Vieira - Integrante / Thyago de Oliveira Barros - Integrante / Geovana Medeiros de Oliveira - Integrante / José Gabriel Rodrigues dos Santos - Integrante.
-
2015 - 2016
ESTUDO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA APLICAÇÕES EM CERÂMICAS TRADICIONAIS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2015 - 2016
APLICAÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CAMPUS TERESINA CENTRAL, Descrição: - Desenvolver pesquisas de aplicação de modelagem matemática com alunos de iniciação científica; - Municiar o Laboratório de Educação e Modelagem Matemática para melhor atender a comunidade do IFPI e a comunidade em geral; - Relacionar teoria e prática; - Proporcionar um ambiente favorável à formação de professores na área da matemática; - Promover uma maior interação entre alunos através da criação de grupos de estudo; - Estimular a curiosidade, observação, investigação, troca de experiência. - Estimular o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o ensino de matemática; - Renovar a formação pedagógica dos futuros professores de matemática formados no IFPI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2015 - 2016
APLICAÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CAMPUS TERESINA CENTRAL, Descrição: As dificuldades por que passam os professores no ato do ensino, e os alunos, em termos de aprendizagem no campo da Matemática, vêm inquietando muitos pesquisadores na área da didática da Matemática. Diante de tal inquietação, muitos pesquisadores buscam caminhos diversos que possam minimizar cada uma das dificuldades diagnosticadas ao longo do tempo. Nessa busca, teóricos, pesquisadores e professores procuram apresentar procedimentos e estabelecer recursos didáticos ? pedagógicos que possibilitem uma melhor compreensão em toda esfera do conhecimento matemático. A necessidade da renovação do ensino em si tornou-se uma necessidade cuja dimensão evolui tanto quanto o próprio ensino, em especial, isto pode ser percebido segundo uma análise nos últimos cinquenta anos sobre o Ensino da Matemática. Portanto, a busca por uma melhor qualidade de ensino tem evoluído diante algumas dificuldades enfrentadas por professores no ato do ensino diante as dificuldades dos alunos para aprenderem. Para vencer tais dificuldades, dentre outros procedimentos pedagógicos, enquanto recursos didáticos surgem à necessidade de se implantarem laboratórios de matemática em todos os níveis de ensino. A atual LDB prevê que a educação básica deve propiciar a formação básica do cidadão com o desenvolvimento de capacidades de aprender com domínio de leitura, da escrita e do cálculo, com a compreensão do ambiente natural, social, político, tecnológicos, das artes e valores da sociedade, não se esquecendo de estabelecer vínculos de família e de solidariedade humana. Propiciar, também, uma preparação para o mundo do trabalho pautado em valores éticos, autonomia intelectual e dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, buscando inter-relações entre as disciplinas e entre teoria e prática, durante o processo de formação. Desta forma se torna urgente o apoio financeiro para equipar e modernizar o LABMAT do Campus Teresina Central para promover uma melhoria no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa voltados para educação e modelagem matemática, assim como promover uma formação adequada dos novos discentes voltada para o mundo real e que atenda os anseios da comunidade na realidade em que vivemos. A modelagem matemática é uma ferramenta pedagógica de grande impacto na formação do cidadão nos dias atuais, pois promove uma melhor compreensão do mundo real através da matemática. Além de produzir habilidades de resolver problemas reais, criando ou adequando modelos que possam traduzir determinada situação ou fenômeno realístico e propor, de forma adequada, as soluções de tais problemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador / JOSÉ ARTEIRO CLAUDINO CHAVES - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal do Piauí - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
ESTUDO DA POTENCIALIDADE DO APROVEITAMENTO DO CHAMOTE DE TELHAS FINAMENTE MOÍDO NA PRODUÇÃO DE TELHAS PRENSADAS, Descrição: o presente projeto tem como objetivo estudar a potencialidade do aproveitamento do chamote de telhas em formulações de massa cerâmica de telhas prensadas, avaliando as possíveis melhorias das propriedades tecnológicas e estéticas destes materiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2011 - 2012
AVALIAÇÃO DE UMA ARGILA CARBONÁTICA PARA PRODUÇÃO DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO DE QUEIMA VERMELHA, Descrição: O presente trabalho pretende mostrar a viabilidade da aplicação de uma argila carbonática na produção de placas cerâmicas de revestimento de queima vermelha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2011 - 2012
AS ARGILAS DO SETOR CERÂMICO PIAUIENSE, Descrição: O presente trabalho pretende apresentar quais os principais tipos de argilas encontradas no Piauí, suas características e potencialidades para produção de cerâmica tradicional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2011 - Atual
Aplicações de modelagem matemática no ensino básico, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2011 - Atual
Desenvolvimento de materiais concretos e didáticos para aplicações no ensino de Matemática, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2011 - Atual
Desenvolvimento de materiais didáticos para aplicações no ensino da Física, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
-
2010 - 2015
Aplicações de modelagem matemática no ensino superior, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Arruda Lima Soares - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Piauí, Diretoria-Geral, Diretoria da Unidade Sede. , Praça da Liberdade 1597, centro, 64000-040 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (086) 32155212, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2018
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LABORATÓRIO DE ENSINO EM MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, Modelagem matemática
-
01/2018
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LABORATÓRIO DE ENSINO EM MATEMÁTICA
-
01/2018
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS NA ENGENHARIA, MATERIAIS CERÂMICOS
-
01/2018
Ensino, PROFMAT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Cálculo, Números e Funções Reais, TÓPICOS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
-
01/2016
Direção e administração, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROFMAT.
-
10/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Pro-reitoria de Pesquisa e extensão.,Linhas de pesquisa
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, Equações diferenciais ordinárias, GEOMETRIA PLANA, LABORATÓRIO DE ENSINO EM MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA, PROJETO INTEGRADOR IV, PROJETO INTEGRADOR 2
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS NA ENGENHARIA, MATERIAIS CERAMICOS
-
01/2017 - 12/2017
Ensino, PROFMAT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aritmética, Fundamentos de Cálculo, Números e Funções Reais
-
03/2016 - 12/2016
Ensino, MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A ENGENHARIA, MATERIAIS CERÂMICOS
-
01/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CÁLCULO NUMÉRICO, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS, GEOMETRIA ESPACIAL, GEOMETRIA PLANA, MODELAGEM MATEMÁTICA, PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
-
12/2014 - 12/2016
Direção e administração, Diretoria-Geral, DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO.,Cargo ou função, DIRETOR.
-
08/2016 - 11/2016
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
-
08/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA
-
08/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS
-
12/2013 - 12/2014
Direção e administração, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Coordenador de pesquisa e inovação.
-
07/2014 - 11/2014
Extensão universitária , Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Atividade de extensão realizada, COORDENAÇÃO DA X SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA.
-
05/2013 - 11/2014
Direção e administração, Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Cargo ou função, Coordenador da especialização em matemática aplicada a ciência e suas tecnologias.
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CÁLCULO NUMÉRICO, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS, CÁLCULO INTEGRAL DE UMA VARIÁVEL
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, TÓPICOS AVANÇADOS DE MATEMÁTICA APLICADA, MODELAGEM MATEMÁTICA
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA ESPACIAL
-
03/2014 - 06/2014
Ensino, MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A ENGENHARIA, CARACTERIZAÇÃO E PROCESSAMENTO DE MATERIAIS CERÂMICOS
-
09/2013 - 02/2014
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa no ensino de matemática
-
09/2013 - 02/2014
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem Matemática
-
09/2013 - 02/2014
Ensino, Licenciatura plena em física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações diferenciais parciais
-
06/2013 - 11/2013
Extensão universitária , Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Atividade de extensão realizada, COORDENAÇÃO DA IX SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA.
-
08/2013 - 10/2013
Ensino, MATEMÁTICA APLICADA A CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA
-
04/2013 - 09/2013
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CÁLCULO NUMÉRICO, GEOMETRIA ESPACIAL, ÁLGEBRA LINEAR
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, GEOMETRIA ESPACIAL, LABORATÓRIO
-
03/2013 - 06/2013
Ensino, MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADO A ENGENHARIA
-
01/2013 - 06/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MODELAGEM MATEMÁTICA
-
11/2012 - 03/2013
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de Várias Variáveis, Modelagem Matemática
-
11/2012 - 03/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações Diferenciais Parciais
-
10/2012 - 12/2012
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Matemática
-
08/2012 - 11/2012
Ensino, MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Ciências dos Materiais
-
07/2012 - 11/2012
Extensão universitária , Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Atividade de extensão realizada, COORDENAÇÃO DA XIII SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA.
-
08/2012 - 10/2012
Ensino, Especialização em Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Espacial
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EQUAÇÕES DIFERNCIAIS ORDINÁRIAS, FUNÇÕES E APLICAÇÕES, GEOMETRIA EUCLIDIANA
-
02/2012 - 06/2012
Ensino, MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A ENGENHARIA
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS, CÁLCULO DIFERENCIAL, FUNÇÕES PERIÓDICAS
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura plena em física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS, CÁLCULO DIFERNCIAL COM APLICAÇÕES
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL COM APLICAÇÕES
-
06/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central.,Atividade de extensão realizada, COORDENAÇÃO DA XII SEMANA DE MATEMÁTICA E FÍSICA.
-
02/2011 - 06/2011
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNÇÕES GRÁFICOS E APLICAÇÕES, CÁLCULO I, CÁLCULO INTEGRAL E APLICAÇÕES, EQUAÇÕES DIFERENCIAS ORDINÁRIAS
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura plena em física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações diferenciais parciais e aplicações
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de várias variáveis
-
07/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lógica Matemática e Teoria dos Números
-
07/2006 - 05/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria-Geral, Gerência de extensão e pesquisa.,Linhas de pesquisa
-
02/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sequencias e séries
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Gestão ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática aplicada
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura plena em física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de várias variáveis
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de função de uma variável
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Gestão ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de função de uma variável
-
02/2007 - 06/2007
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Funções de uma variável
-
02/2007 - 06/2007
Ensino, Gestão ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática aplicada
-
02/2007 - 06/2007
Ensino, Sistema de informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de uma variável
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino da matemática
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Gestão ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de uma variável
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sequencias e séries
-
02/2006 - 06/2006
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Funções de várias variáveis
-
02/2006 - 06/2006
Ensino, Gestão ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática aplicada
-
02/2006 - 06/2006
Ensino, Radiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de uma variável
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura plena em biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleos temáticos
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura plena em química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleos temáticos
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Gestão ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de uma variável
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas algébricas
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de uma variável
-
02/2005 - 08/2005
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, curvas planas e espaciais
-
02/2005 - 08/2005
Ensino, Licenciatura plena em matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho geométrico
-
02/2005 - 06/2005
Ensino, Gestão ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática aplicada
-
02/2005 - 06/2005
Ensino, Radiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de funções de uma variável
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura plena em física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Núcleos temáticos
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Geoprocessamento, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática aplicada
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberto Arruda Lima Soares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?