Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, graduado em Letras pela mesma instituição. Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, antiga Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde leciona componentes curriculares sobre Literatura Brasileira e Portuguesa e Ensino da literatura. Centra-se em discussões relacionadas à linguagem literária e representação de grupos não-hegemônicos, educação literária e currículo multiculturalista com enfoque em temas sobre diversidade sexual e de gênero.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2013 - 2016

Universidade Federal da Paraíba
Título: Um percurso pelas configurações do corpo de personagens Travestis em narrativas brasileiras do século XX: 1960-1980
Liane Schneider.

Mestrado em Literatura e Interculturalidade

2010 - 2012

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Configurações do desejo homoerótico na contística brasileira do século XX,Ano de Obtenção: 2012
Antonio de Pádua Dias da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras

2006 - 2009

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Reflexões sobre as narrativas brasileiras de temática homoerótica produzidas da década de 1980 até 2009
Orientador: Antonio de Pádua Dias da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Tutoria e Mediação no Ambiente virtual. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2012 - 2012

Seminário Regional de Tutoria. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2012 - 2012

LIBRAS I. (Carga horária: 30h). , Associação de Surdos de Campina Grande, ASCG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2009 - 2009

II Encontro de Aperfeiçoamento da Prática Docente. (Carga horária: 30h). , Faculdade Adventista de Educação do Nordeste, FAENE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em O Conto de Machado de Assis. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura de temática homoerótica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Literatura Infanto-juvenil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERNANDES, C. E. A. ; PINTO, K. R. A. ; RAMOS, D. A. A. . Machado de Assis: o bruxo da linguagem. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Colóquio Internacional Michel Foucault. 2015. (Congresso).

Encontro Machado de Assis: O bruxo da linguagem..Estratégias narrativas para dizer o homoerotismo em um conto de Machado de Assis. 2009. (Encontro).

II Encontro de Aperfeiçoamento da Prática Docente. 2009. (Encontro).

I Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura.Um perfil da representações de gênero na dramaturgia de Qorpo-Santo. 2009. (Simpósio).

IV Seminário Internacional Mulher e Literatura. O estereótipo nas configurações da personagem homoerótica feminina em contos de expressão gay. 2009. (Congresso).

V Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades. Um perfil da representações de gênero na dramaturgia de Qorpo-Santo. 2009. (Congresso).

I Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso:. O homoerotismo na literatura de ficção e a construção de identidade.. 2008. (Congresso).

IV Coloquio de Representações de Gênero e de Sexualiaddes. Homoerotismo e Amizade na literatura de expressão gay. 2008. (Congresso).

XIV Semana de Letras: Linguagens e Estudos culturais. Representações da pederastia na literatura de expressão gay. 2008. (Congresso).

III Colóquio Nacional de Representações de Gênero e Sexualidades. 2007. (Outra).

I Seminario Nacional de Gênero - UFPB. 2007. (Seminário).

I SINALGE. 2007. (Simpósio).

V Selimel.Neologismo: Criação e produtividade lexical. 2007. (Seminário).

XIII Semana Letras do Departamento de Letras e Artes da UEPB. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Augusta da Silva Fernandes

SILVA, A. P. D.FERNANDES, C. E. A.; NASCIMENTO, R. N. A.. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização: uma porposta de intervenção pedagógica. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José Emerson de Barros Barbosa

CORTEZ, M. F. S.;FERNANDES, C. E. A.; CAVALCANTI, M. C. C.. O letramento literário no 9 ano do ensino fundamental: A olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro como estratégia para as práticas de leitura e produção de Crônicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Ana Luisa Barbosa de Melo

SILVA, A. P. D.FERNANDES, C. E. A.; DOMINGOS, J. J.. João W. Nery e sua trajetória em busca de si> o embate das identidades de um autor-personagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Eliane Maria do Nascimento

FERNANDES, C. E. A.; Silva, D. D. M.; Gomes, J. S. B. As histórias em quadrinhos em sala de aula: uma análise dos processamentos textuais em atividades de leitura e interpretação. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Alecsandra Barros Ramalho

CORTEZ, M. F. S.;FERNANDES, C. E. A.; LARRE, J. M. R. G. M.. A performance da voz poética feminina na mesa de glosa e o ensino de literatura.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Jeane Patricia da Silva Ferreira

FERNANDES, C. E. A.; FREITAS, S. R. F.; PAES, I. O.. Literatura Afro-brasileira: uma caminho para Educação Etnorracial na Escola Virgilia Garcia Bessa. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Edjane Timóteo da Silva

FERNANDES, C. E. A.; CORTEZ, M. F. S.; LIMA, R. B.. Letramento literário, EJA e poetas na escola: fruição e conhecimento que ultrapassam os limites da sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Ginete Cavalcante Nunes

CARVALHO, N. P.;FERNANDES, C. E. A.; CORTEZ, M. F. S.. O leitor de poesia no 9 ano do Ensino Fundamental: formação e transição. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Micaela Sá da Silveira

SILVA, A. P. D.FERNANDES, C. E. A.; DINIZ, R. P.; NOBREGA, E. M. M.; BISPO, A. P.. Espirais do desejo: as relações afetivas materializadas na literatura brasileira. 2020. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Dorinaldo Santos Nascimento

CAMARGO, F. F.;FERNANDES, C. E. A.; CAMARGO, F. P.; PEREIRA, K. M. A.; SOARES, L. F.. CONFIGURAÇÕES DO CORPO-PROSTITUTO: GASPARINO DAMATA, MARCO LACERDA E MARCELINO FREIRE. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Emerson Silvestre Lima da Silva

POSTAL, R.;FERNANDES, C. E. A.; PIMENTEL, R.. Corpo-trans: imagens de personagens transgêneras na literatura contemporânea brasileira. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Raíssa Vale Miranda Cavalcante

LUCIO, A. M.;FERNANDES, C. E. A.; SOUTO, R. A.. IDENTIDADE DE GÊNERO MASCULINA NO ROMANCE O MOLEQUE RICARDO, DE JOSÉ LINS DO REGO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Fabrício Batista de Sousa

SILVA, A. P. D.FERNANDES, C. E. A.; DOMINGOS, J. J.. A POTENCIALIDADE CONTRASSEXUAL DO CORPO NA NARRATIVA TRANSMÍDIA AZUL É A COR MAIS QUENTE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José Emerson de Barros Barbosa

FERNANDES, C. E. A.; LIMA, G. H.; CORTEZ, M. F. S.. O letramento literário no 9 ano do ensino fundamental: a olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro como estratégia para as práticas de leitura e produção de crônicas. 2018.

Aluno: Niedja Barbosa Pereira

LIMA, A. V. A.;FERNANDES, C. E. A.; LIMA, R. B.. Análise sobre as práticas do ensino de Língua Portuguesa escrita para alunos surdos: uma abordagem colaborativa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Johne Paulino Barreto

SILVA, M. M.;FERNANDES, C. E. A.; NARO, K.. Literatura e Homoerotismo: leitura e recepção no ensino fundamental II.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José Emerson de Barros Barbosa

FERNANDES, C. E. A.; CAVALCANTI, M. C. C.. O Letramento literário nas diretrizes oficiais de língua portuguesa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Rafaela Espindola Siqueira

SILVA, M. S.;FERNANDES, C. E. A.; LEITE, G. A.. A construção do Ethos em composições da banda Los Hermanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Maria Eliziane Tavares de Melo

SILVA, M. R.;FERNANDES, C. E. A.; CARVALHO, N. P.. A poética do protesto em canções de Legião Urbana nas décadas de 1980 a 1990. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Mychelly Ellen Oliveira da Silva

FERNANDES, C. E. A.; SILVA, M. R.; BAIAO FILHO, L. G.. Luís Jardim e o regionalismo nordestino:a mulher no conto Maria Perigosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Débora Fernanda Cordeiro de Araujo

SILVA, M. R.;FERNANDES, C. E. A.; SANTOS, E.. A representação da mulher na peça A megera Domada de William Shakespeare. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Jéssica Virgínia Ouro Preto Barbosa

LIMA, A. V. A.;FERNANDES, C. E. A.; SILVA, M. S.. .Memes e discurso: uma análise crítica sobre a desconstrução da imagem de Dilma Rousseff no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Samara Albuquerque dos Santos

FERNANDES, C. E. A.; NOGUEIRA, G. N.; RIBEIRO, G. C. N.. Apontamentos sobre a aprendizagem da lectoescrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José Emerson Barros Barbosa

FERNANDES, C. E. A.; LIMA, G. H.; CORTEZ, M. F. S.. A literatura no ensino: abordagens, concepções e perspectivas de letramento literário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Joelma Soares de Lima

LIMA, A. V. A.;FERNANDES, C. E. A.; GUEDES, N. R.. A relação entre a linguagem publicitária e os papéis sociais de gênero. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Mikaelle da Costa Silva

CORTEZ, M. F. S.;FERNANDES, C. E. A.; CARVALHO, N. P.. A pecadora queimada e os anjos harmoniosos: as relações entre Clarice Lispector e o teatro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Lucineide Aparecida Pereira

CORTEZ, M. F. S.;FERNANDES, C. E. A.; CARVALHO, N. P.. Gregório de Matos: um poeta com pensamentos além da estética barroca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Luciana da Silva Bernardo Moraes

CORTEZ, M. F. S.;FERNANDES, C. E. A.; FREITAS, S. R. F.. Vidas secas e Infância: Diálogos entre meninos nordestinos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Marineide José dos Santos

CORTEZ, M. F. S.;FERNANDES, C. E. A.; CARVALHO, N. P.. A supremacia da glória nos romances Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Kamila Diniz Correia de Araújo

FERNANDES, C. E. A.. Álvaro de Campos em "Soneto já antigo": por uma leitura homoerótica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Mariano Neto

MARIANO NETO, J.. Um Percurso pelas Configurações do Corpo de Personagens Travestis em narrativas brasileiras do século XX: (1960-1980). 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Hermano de França Rodrigues

RODRIGUES, H. F.; SCHNEIDER, L.. Um percurso pelas configurações do corpo da personagem travesti em romances brasileiros: (1960-1980). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Marcelo Medeiros da Silva

SCHNEIDER, L.; DEPLAGNE, L. E. F. C.;MEDEIROS, Marcelo; SEFFNER, F.; MARIANO NETO, J.. Um percurso pelas configurações do corpo de personagens travestis em narrativas brasileiras do século XX: 1960-1980. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Liane Schneider

Schneider, Liane; RODRIGUES, Hermano; MARIANO NETO, José. Um percurso pelas configurações do corpo da personagem travesti em romances brasileiros. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Luciana Eleonora de Freitas Calado Deplagne

DEPLAGNE, LUCIANA ELEONORA DE FREITAS CALADO. Um percurso pelas configurações do corpo de personagens travestis em narrativas brasileiras do século XX. 2016. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo Soares da Silva

SILVA, R. S.. Reflexões sobre as narrativas brasileiras de temática homoerótica produzidas da década de 1980 até 2009.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Juliene Silva de Barros

"Pai contra mãe" e "Father against mother", de Machado de Assis: uma análise comparativa da tradução; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Larissa Paula Lemos Lima

O AMOR ROMÂNTICO COMO MANISFESTO DA CULTURA PATRIARCAL NA OBRA ?DORES DO AMOR ROMÂNTICO? DE FERNANDA YOUNG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Viviane Cristina de Oliveira

Acomodação ou contestação dos valores patriarcais? Um estudo sobre A I$ca, de Júlia Lopes de Almeida; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Angela Cipriano Araujo

VOZES DE PERMANÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM CINQUENTA TONS DE CINZA: PERSONAGEM E LEITORAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Fernando Alexandre Rezende do Amaral

As configurações homoeróticas do Japão: Samurais, Mishima e análise do livro Confissões de uma Máscara; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Karine Silva Mendes Caldas

Memória e escrita de si em crônicas de Humberto de Campos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Jadiel Djone Alves da Silva

ABORDANDO PAPÉIS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL EM UM 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Marília Azevedo Santos

A memória e o corpo da mulher negra em "Metamorfose", de Geni Guimarães e "Um só gole", de Miriam Alves; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Fabiana da Conceição Vital

A subversão feminina e a liberdade sexual na poesia erótica de Graça Nascimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Joice Fernanda da Silva Freitas

Análise dos resquícios de preconceito na história da literatura brasileira: o caso do romance Bom-crioulo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Samara Albuquerque dos Santos

Apontamentos sobre a aprendizagem da lectoescrita; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

José Emerson de Barros Barbosa

A literatura no ensino médio: abordagens, concepções e perspectivas de letramento literário; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Ana Raquel Feitosa da Silva

Panorama da literatura brasileira que tematiza a diversidade sexual no tempo presente (1990-2020); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Leandro Henrique da Silva Souza

Panorama da literatura brasileira que tematiza a diversidade sexual no tempo presente (1990-2020); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Marília Azevedo Santos

Relações de gênero na literatura afro-brasileira de autoria feminina; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Leandro Henrique da Silva Souza

Orientação de monitoria em Literatura Brasileira I; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Felipe Augusto Duarte de Araújo

Monitoria da disciplina Literatura Brasileira I; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Rafaela Espindola Siqueira

Monitoria da disciplina Literatura Brasileira II; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Fabiana da Conceição Vital

Monitoria da disciplina Literatura Portuguesa II; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Marília Azevedo Santos

Monitoria da disciplina Literatura Brasileira II; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Cybelle Kylza Viana de Lima

Monitoria da disciplina Literatura Portuguesa I; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liane Schneider

Um percurso pelas configurações do corpo da personagem travesti na narrativa brasileira do século XX; 2016; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Liane Schneider;

Antônio de Pádua Dias da Silva

Configurações do desejo homoerótico na contística brasileira do século XX; 2012; Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio de Pádua Dias da Silva;

Antônio de Pádua Dias da Silva

Reflexões sobre as narrativas brasileiras de temática homoerótica produzidas da década de 1980 até 2009; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Antônio de Pádua Dias da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, C. E. A. . Violências contra personagens travestis na literatura brasileira do século XX. REVISTA CRIOULA (USP) , v. 1, p. 134-147, 2019.

  • FERNANDES, C. E. A. . Personagens travestis de Cassandra Rios: subversão e resistência. Litterata , v. 8, p. 83-101, 2018.

  • FERNANDES, C. E. A. ; SILVA, M. R. . O corpo como instância de convencionalização de personagens travestis na narrativa brasileira. REVISTA ÁRTEMIS , v. 24, p. 52-64, 2017.

  • FERNANDES, C. E. A. ; SCHNEIDER, L. . Personagens travestis, exílio e subalternidade na literatura brasileira. Palimpsesto , v. 22, p. 156-171, 2016.

  • FERNANDES, C. E. A. ; SILVA, A. P. D. . Modos de narrar a narrativa homoerótica na história literária brasileira. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 21, p. 5-29, 2014.

  • SILVA, A. P. D. ; FERNANDES, C. E. A. . Modos de narrar a narrativa homoerótica na história literária brasileira. CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 05-25, 2014.

  • SCHNEIDER, L. ; FERNANDES, C. E. A. . Papéis de gênero, homoerotismo e violência em um conto brasileiro do século XX. Sociopoética (Online) , v. 1, p. 138-176-176, 2013.

  • SILVA, A. P. D. ; FERNANDES, C. E. A. . Crítica literária ou cultural? Caminhos críticos da literatura de temática gay. CRÍTICA CULTURAL , v. 6, p. 129-141, 2011.

  • FERNANDES, C. E. A. . A dor e a opressão no imaginário feminino de Dôra Limeira. Interdisciplinar , v. 11, p. 255-270, 2010.

  • FERNANDES, C. E. A. . Interpretando o espaço na literatura de temática homoerótica: desejos escondidos e sexualidades transgressoras. A MARgem - Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes , v. 3, p. 45-55, 2009.

  • SILVA, A. P. D. ; FERNANDES, C. E. A. . Ressignificando o espaço físico em narrativas de temática homoerótica. Sociopoética (Online) , v. 1, p. 1-18, 2009.

  • SILVA, A. P. D. ; FERNANDES, C. E. A. . Apontamentos sobre o espaço físico e o desejo gay em narrativas de temática homoerótica. Graphos (João Pessoa) , v. 9, p. 147-164, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERNANDES, C. E. A. . Literatura infanto-juvenil e abordagem intercultural. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, C. E. A. ; SILVA, M. M. . LITERATURA, ENSINO E DIVERSIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO DE VALORIZAÇÃO DA DIFERENÇA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, C. E. A. . Crítica Literária Feminitsa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, C. E. A. . Literatura e diversidade sexual. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, C. E. A. . História da literatura brasileira de temática gay. 2009. (Relatório de pesquisa).

FERNANDES, C. E. A. . A homoafetividade na literatura e a construção de identidade. 2008. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Panorama da literatura brasileira que tematiza a diversidade sexual no tempo presente (1990-2020), Descrição: Fazer um panorama da literatura brasileira que tem como tema principal a diversidade sexual, da década de 1990 até 2020 é o principal objetivo desta pesquisa. Esta atividade exigE uma perspectiva histórico-crítica, uma vez que se busca catalogar as obras encontradas e se refletir, através de uma comparação com o contexto histórico das décadas do recorte temporal da pesquisa, sobre possíveis razões para o aumento ou diminuição da quantidade de obras encontradas de acordo com contexto histórico e sociocultural, bem como escolher, dentro do corpus catalogado obras representativas para analisar e discutir do ponto de vista crítico. Os pesquisadores se utilizarão de diferentes estratégias para catalogar as obras: primeiramente, consultar compêndios de história da literatura brasileira no intuito de verificar se havia referência às obras de temática homoerótica; paralelamente pesquisar-se-á em sites de editoras e livrarias, sites de relacionamento e blogs, comentários, lançamentos e menções a obras literárias que abordem a temática da diversidade sexual. Conforme as obras forem sendo encontradas, serão elaborados quadros divididos por época pesquisada (década de 1990, 2000 até 2010, e 2010 até 2020) em que serão registrados os títulos pesquisados e a partir destes serão formuladas comparações quanto-qualitativas dos dados com os acontecimentos sócio-históricos. Ao estabelecer um paralelo entre a quantidade de literatura que tematiza a diversidade sexual produzida e a história do homoerotismo no Brasil, poderemos estabelecer considerações histórico-críticas sobre as configurações de minorias sexuais na literatura e cultura brasileiras nestes 30 anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - Coordenador / Leandro Henrique Da Silva Souza - Integrante / Ana Raquel Feitosa da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Um percurso pelas configurações do corpo de personagens travestis em narrativas brasileiras do século XX: 1960-1980, Descrição: Este projeto teve por objetivo estabelecer um percurso de resgate, análise e crítica sobre protagonistas travestis em obras literárias brasileiras do século XX, delimitadas por um corpus de narrativas longas (romances e novela), publicadas no contexto entre as décadas de 1960 e 1980, a saber, Uma mulher diferente, de Cassandra Rios, de 1965; ?O milagre?, de Roberto Feire, de 1978; O Travesti, de 1980, de Adelaide Carraro; e O fantasma travesti, de Sylvia Orthof, de 1988. Buscamos construir, ao longo da pesquisa, uma perspectiva diacrônica e crítica sobre o corpus selecionado, entrelaçando discussões que abarcaram a configuração do corpo como aspecto relevante à criação da personagem travesti e as transformações históricas e culturais que envolveram as concepções sobre essa minoria no Brasil e os enfrentamentos dessa frente à tentativa constante de normatização do gênero e da sexualidade. À medida que um cenário de alterações quanto às ideias de corpo, alteridade e gênero passa a ser esboçado no grupo social, a literatura, como discurso que é parte irredutível das culturas e sociedades, também é metamorfoseada e impregnada por essas construções subjetivas. As protagonistas das obras analisadas nessa pesquisa, como seres de papel que materializam linguisticamente o corpo, o qual sofre os conflitos sociais plasmados na ficção, nos permite interpretar a condição sociocultural e a subjetivação dessas protagonistas. O aporte teórico se sustentou principalmente em três perspectivas: (a) pela concepção de travesti e travestilidade, com base em etnografias sobre experiência de travestis brasileiras, a partir de Benedetti (2005), Kulick (2008), Oliveira (1994), Silva, (2007) e Pelúcio (2009); pela noção de corpo como instância de subversão e dominação, a partir dos estudos de Foucault (2014, 2013), Preciado (2015) e Butler (2010, 2013); (c) pelos estudos literários, envolvendo a personagem como elemento narrativo relevante e as questões de gênero e de sexualidade, a partir de Candido (2007), Barcellos (2006), Xavier (2007). Ao fim da pesquisa, confirmamos a tese de que há uma maneira particular de construção literária dos sujeitos ficcionais travestis em textos literários brasileiros do século XX, de diferentes períodos e gêneros narrativos, tanto no âmbito temático quanto linguístico de sua composição, indicando a capacidade dessas protagonistas romperem ou reforçarem estruturas de poder.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Relações de Gênero na literatura afro-brasileira de autoria feminina, Descrição: A produção literária afro-brasileira de autoria feminina vem ocupando os espaços de discussão acadêmica no âmbito dos estudos literários já há algum tempo devido à peculiaridade dos recorrentes temas de matriz africana presentes em poemas, contos e romances de escritoras brasileiras negras que recorrem à literatura como espaço ficcional para discussões políticas voltadas para temas que tensionam as relações de raça, classe e gênero sob um ponto de vista feminino e feminista. O projeto tem por objetivo o estudo da produção literária das escritoras Conceição Evaristo, Miriam Alves, Geni Guimarães e Mãe Beata de Iemanjá, analisando o discurso literário em verso e prosa na tentativa de observar como, sob o ponto de vista feminino e feminista, as relações de raça, classe e gênero estão representadas estética e ideologicamente na literatura. Através da análise das obras dessas autoras, propomos a investigação das características estéticas e ideológicas da Literatura Afro-brasileira de autoria feminina, estabelecendo as convergências e discrepâncias entre o discurso feminino e feminista na produção literária das referidas escritoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - Coordenador / Sávio Roberto Fonseca de Freitas - Integrante / Marília Azevedo dos Santos - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Estudos de gênero na literatura e cultura: campos de tensão e produção, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Liane Schneider em 25/10/2016., Descrição: O projeto de pesquisa que dá base ao grupo de pesquisa, centrando leituras em produções textuais nas áreas da literatura e da cultura, especialmente no que se refere aos estudos de gênero e teorias feministas, visa, com os debates a serem desenvolvidos, colaborar com a produção da área dos estudos da Mulher. AS vertentes a serem tratadas são muitas - maternidade e identidade, sexualidades não-normativas, poesia de autoria feminina e itinerância, personagens femininas em textos de autores, todas essas linhas de trabalho convergindo para um estudo que pretende aprofundar as perspectivas dos estudos de gênero. Como membros participantes temos duas pesquisadoras professoras, diversos mestrandos e doutorandos, uma doutoranda inclusive que já faz parte do quadro de professores da UFPB. Portanto, as repercussões devem se dar nos vários níveis de ensino - na pós-graduação, de forma mais direta, e na graduação, através dos trabalhos de monitoria que bolsistas REUNI irão estabelecer com os grupos das disciplinas afins, e na produção acadêmica de todos participantes. Pretendemos participar de eventos locais, regionais e nacionais e produzir textos coletivos com os resultados que obteremos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - Integrante / Liane Schneider - Coordenador / Luciana Calado - Integrante / Maria do Rosário Silva Leite - Integrante / MARIA ELIZABETH PEREGRINO SOUTO MAIOR MENDER - Integrante / Danielle Luna - Integrante / Monaliza Rios Silva - Integrante / Eliza de Souza Silva Araújo - Integrante / Morgana de Medeiros Farias - Integrante.

  • 2008 - 2009

    História da Literatura Brasileira de temática gay, Descrição: A proposta desse trabalho é fazer um levantamento das narrativas brasileiras que podem ser consideradas homoeróticas (aqui denomino de literatura brasileira de temática gay). O objetivo central é, adotando-se a postura histórico-crítica, catalogar e analisar/descrever a produção literária gay da década de 1980 até os dias atuais com o intuito de trazer à tona uma produção ainda desconhecida e rechaçada no âmbito cultural porque proveniente ou tematizadora de sujeitos (gays) que ainda não são respeitados social e culturalmente por causa de sua orientação sexual e respectiva condição de gênero, fato que interfere na não representação do gay na literatura. Parte-se do conceito de literatura gay (comparando-o ao conceito de literatura de autoria feminina ou literatura de mulher/es), avaliando-se a questão da autoria (Lee Edelman, 1998 e Jean-Yves Tapiè, 1998) e do projeto literário, problematizando a noção de homotextualidade (Denilson Lopes, 2001). Adota-se a terminologia literatura de temática gay contrapondo-se a literatura gay, uma vez que a produção literária infanto-juvenil é também discutida nesse projeto e, segundo cremos, torna-se questão complexa rotular essa literatura de ?gay? quando, na verdade, é apenas a temática do desejo gay (Eve Kosofsky Sedgwick, 1998) que figura como leitmotiv.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - Integrante / Antônio de Pádua Dias da Silva - Coordenador / Kyssia Rafaela Almeida Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2007 - 2008

    A homoafetividade na literatura e a construção de identidade, Descrição: Analisar a representação do homerotismo na literatura, observando a construção de uma possível identidade Gay, tendo como base os Estudos culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes - Integrante / Antônio de Pádua Dias da Silva - Coordenador / Kyssia Rafaela Almeida Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

The Best, Rede de ensino Adventista.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns. , Avenida Bom Pastor, Boa Vista, 55292278 - Garanhuns, PE - Brasil, Telefone: (087) 37645517

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Literaturas em Língua Portuguesa, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .,Cargo ou função, Membro de Colegiado de Curso Docente.

  • 01/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .,Cargo ou função, membro do Núcleo Estruturante Docente do Curso de Letras UAG-UFRPE.

  • 01/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Consulta para Coordenação de Curso.

  • 03/2019 - 12/2019

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira II, Literatura e Estudos de gênero

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e ensino

  • 01/2018 - 02/2019

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira II , Seminário de Monografia, Teoria Literária, Tópicos Especiais em Gênero e Diversidade Sexual na Educação

  • 01/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática e Avaliação da Aprendizagem, Literatura Brasileira II, Seminário de Monografia

  • 01/2017 - 12/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Unidade Acadêmica de Garanhuns, Unidade Acadêmica de Garanhuns.,Atividade realizada, Orientação de Monitoria da aluna Rafaela Espíndola Siqueira na disciplina de Literatura Brasileira II.

  • 12/2016 - 03/2017

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa I

  • 01/2014 - 12/2015

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira II, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II

  • 06/2013 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Coordenação Didática do curso de Letras da UAG-UFRPE.

  • 01/2014 - 01/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Consulta para coordenador do curso de Letras da UAG-UFRPE.

  • 01/2014

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira II, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II

  • 01/2013

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira II, Literatura e Estudos de Gênero, Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa II

2010 - 2011

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2010 - 02/2011

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura do Brasil Colonial, Estágio Supervisionado IV, Introdução à literatura portuguesa, Estágio supervisionado III, Literatura Brasileira da Modernidade I, Teoria e Crítica Literárias II

2012 - 2013

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Tutor Presencial, Enquadramento Funcional: Tutor do curso de Letras, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2012 - 02/2013

    Serviços técnicos especializados , Polo de Apoio Presencial Campina Grande, .,Serviço realizado, Orientação e atendimento aos graduandos em Letras EAD - UFPB.

  • 09/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , Polo de Apoio Presencial Campina Grande, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Leitura e Análise de Contos de Machado de Assis.

2012 - 2013

Secretaria de Estado de Educação da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/2012 - 02/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2009 - 2010

Teensite Colégio e Cursos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 9

Atividades

  • 07/2009 - 01/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura, Redação

2008 - 2010

Centro Educacional Adventista Campinense

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2008 - 01/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Gramática, Literatura Juvenil, Produção Textual