Fernando Campos Scaff

Advogado. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (1995), doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (1999) e livre-docente em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2007). É, a partir de concurso realizado no ano de 2011, Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, vinculado ao Departamento de Direito Civil, ministrando aulas de Direito Civil e de Direito Agrário nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

1995 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: A especialidade do estabelecimento agrário
Orientador: Dr. Fábio Maria De-Mattia
, Ano de obtenção: 1999. Palavras-chave: Direito Civil.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Direito

1990 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Aspectos fundamentais da empresa agrária, Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Dr. Fábio Maria De-Mattia
Palavras-chave: Direito Agrário; Direito Civil.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Direito

1985 - 1989

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1982 - 1984

Colégio Santa Cruz

Ensino Fundamental (1º grau)

1978 - 1981

Colégio Santa Cruz

Formação complementar

1989 - 1989

Processo de Execução: Polêmicas e Questões. , Associação dos Advogados de São Paulo, AASP, Brasil.

1989 - 1989

Direito Constitucional Tributário. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1989 - 1989

Os Provimentos Judiciais. , Associação dos Advogados de São Paulo, AASP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Agrário.

Organização de eventos

SCAFF, Fernando Campos . Comissão da Semana de Recepção aos Calouros da Facudade de Direito da USP (Largo São Francisco). 2015. (Outro).

SCAFF, Fernando Campos ; LEMOS, P. F. I. . O Direito Ambiental no Campo Profissional. 2010. (Outro).

SCAFF, Fernando Campos ; LEMOS, P. F. I. . II CONGRESSO DE DIREITO AMBIENTAL. 2010. (Congresso).

SCAFF, Fernando Campos ; SAES, S. M. . IV ENCONTRO DE ESTUDOS AGRÁRIOS ? GEA/USP. 2010. (Outro).

LOPEZ, Teresa Ancona ; SCAFF, Fernando Campos ; LEMOS, P. F. I. . Aspectos da Tutela do Meio Ambiente na Contemporaneidade. 2009. (Congresso).

SCAFF, Fernando Campos ; SAES, S. M. . Investimentos de Estrangeiros em Terras Brasileiras. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Congresso em homenagem a Antonio Junqueira de Azevedo. Abertura e encerramento. 2024. (Congresso).

José Carlos Moreira Alves.Direito Civil. 2024. (Seminário).

Contratos agrários: passado, presente e futuro.Os contratos agrários como instrumentos de operações econômicas. 2023. (Encontro).

XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AERONÁUTICO. Controvérsias atienentes ao dano moral. 2023. (Congresso).

O futuro do judiciário e o judiciário do futuro.Judiciário e meios alternativos. 2022. (Seminário).

Reflexões sobre os Registros Públicos na Lei nº 14.382/2022.Da imutabilidade à mutabilidade do nome. 2022. (Encontro).

A lei geral de proteção de dados pessoais.A LGPD e o Direito à Saúde. 2021. (Seminário).

Ciclo de palestras sobre as principais alterações na Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro promovidas pela Lei 13655/18 e seus reflexos no Direito Público orm.Lei 13.655/18: segurança jurídica, responsabilização do agente público e consequencialismo nos atos/decisões administrativas. 2021. (Outra).

Cursos jurídicos: entre a tradição e os novos desafios.Painel 2: Desafios e perspectivas para o Judiciário. 2021. (Encontro).

Segunda edição do fórum acadêmico Direito e Saúde.Implantação da Lei Geral de Proteção de Dados e seu impacto no direito sanitário. 2021. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e Cidadania. Direito Agrário: Origens, Evolução e Novas Perspectivas. 2021. (Congresso).

3º Congresso Nacional de Direito Agrário. Contratos na cadeia produtiva do agronegócio. 2019. (Congresso).

I Fórum Acadêmico Direito e Saúde.Responsabilidade civil médica: erro médico. 2019. (Simpósio).

X Seminário do STJ.Os contratos e o STJ. 2019. (Seminário).

2º Congresso Nacional de Direito Agrário. A empresa agrária e mercado. 2018. (Congresso).

Empresa Agrária Familiar e do Agronegócio.Empresa agrária familiar e do agronegócio. 2018. (Encontro).

Colóquio de Transportes: Desafios e Perspectivas do Mercosul.Acidentes e Desastres no Direito dos Transportes. 2016. (Simpósio).

X Simpósio de Direito Civil: Interpretação dos Princípios Contratuais na Atualidade.Interpretação Contratual e Dissolução de Conflitos. 2015. (Simpósio).

A nova lei ambiental e os desafios na implantação do CAR.A irretroatividade da lei e as áreas consolidadas de exploração. 2014. (Encontro).

Congresso Internacional de Direito do Agronegócio. A tutela do consumidor nos contratos rurais e o Agronegócio e sua rede de infraestrutura. 2014. (Congresso).

IX Jornada Luso-Brasileira de Direito do Ambiente.Desafios contemporâneos para implementação da economia verde. 2012. (Encontro).

5º Encontro de Estudos Agrários GEA/USP.A Busca da Formalização e Tipificação do Contratos entre Produtores e Frigoríficos. 2011. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Direito Comercial. Os Títulos e os Contratos do Agronegócio. 2011. (Congresso).

Grupo de trabalho para redigir proposta de reforma da Política Florestal de Goiás.Aspectos Gerais do Direito Ambiental relacionados à Proposta de Códigolo Florestal do Estado de Goiás. 2010. (Encontro).

II CONGRESSO DE DIREITO AMBIENTAL. ABERTURA. 2010. (Congresso).

I Seminário Brasileiro sobre Direito à Vida e à Saúde e seus Impactos Orcarmentários e Judicial.Regimes Jurídicos Vigentes para o Sistema de Saúde Suplementar. 2010. (Seminário).

IV ENCONTRO DE ESTUDOS AGRÁRIOS ? GEA/USP.Os Contratos Agroindustriais - necessidade de tipificação. 2010. (Encontro).

Semana Jurídica.O Direito Agrário e a Pós-Modernidade. 2010. (Simpósio).

Seminário Estado e política Agrícola.Política Agrícola e Crédito Rural. 2010. (Seminário).

Workshop Biocombustíveis e Sustentabilidade.O Desafio dos Biocombustíveis : a sustentabilidade. 2010. (Oficina).

Ciclo de Debates SRB 90 Anos.Contratos Agrários e Recuperação Judicial. 2009. (Encontro).

I Congresso de Interesses Difusos USP e OAB SP. Direito Ambiental: Informação e Sustentabilidade. 2009. (Congresso).

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO AGRÁRIO. CONTRIBUIÇÕES ATUAIS E TENDÊNCIAS DO DIREITO AGRÁRIO PARA A SUSTENTABILIDADE. 2009. (Congresso).

I Encontro de Estudos de Direito Agrário FD-FEA/USP.Debatedor dos temas gerais discutidos no encontro. 2009. (Encontro).

II SEMINÁRIO ESTADUAL DE DIREITO AGRÁRIO.Contribuições Atuais e Tendências do Direito Agrário para a Sustentabilidade. 2009. (Seminário).

I Seminário Interno do Progrma de Mestrado em Direito Agrário.O contexto do Direito Agrário contemporaneamente, considerada a questão da sustentabilidade do agronegócio, e Critérios para a Desapropriação Agrária. 2009. (Seminário).

Semana do XI 2009.O Consumo Sustentável: os valores sociais, econômicos e ambientais. 2009. (Outra).

I Seminário Estadual de Direito Agrário.A Empresa Agrária e sua Função Social. 2008. (Seminário).

NOVAS PERSPECTIVAS DO DIREITO AGRÁRIO.OS CONTRATOS AGRÁRIOS NOS DIAS ATUAIS. 2008. (Simpósio).

I Semana de Direito Agrário FDUSP.A Empresa no Moderno Direito Agrário. 2006. (Simpósio).

I JORNADA DE PROFISSÕES DO COLÉGIO IAVNI.A profissão de advogado. 2005. (Outra).

IX SEMINÁRIO NACIONAL DE DIREITO AGRÁRIO.A empresa e o estabelecimento agrário. 2000. (Seminário).

SEMINÁRIO SOBRE INSTRUMENTOS JURÍDICOS, ECONÔMICOS E FINANCEIROS PARA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE. 1995. (Seminário).

SEMINÁRIO MERCOSUL: DESAFIOS A VENCER.Métodos de solução de litígios no direito de autor. 1993. (Seminário).

CONGRESSO MUNDIAL DE DERECHO AGRÁRIO - LAS GRANDES TENDENCIAS DEL DERECHO AGRARIO MODERNO. Visitante distinguido. 1992. (Congresso).

II CONGRESSO MUNDIAL DE DIREITO AGRÁRIO - LAS GRANDES TENDENCIAS DEL DERECHO AGRARIO MODERNO. O mercado internacional de bananas e a situação do Brasil. 1992. (Congresso).

ENCONTRO MUNDIAL DE DIREITO AGRÁRIO. 1991. (Encontro).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AGRÁRIO. 1990. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL UNIVERSITÁRIO DE DIREITO PENAL E CIÊNCIAS AFINS. 1987. (Congresso).

I CICLO DE CONFERÊNCIAS E DEBATES SOBRE A LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA. 1987. (Outra).

TEMAS DA ADVOCACIA CÍVEL. 1987. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Joana Cristina Brasil Barbosa Ferreira

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.; PUSCHEL, F. P.. Elementos da responsabilidade civil do terceiro no contrato. 2025. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Isabela Canesin Dourado Figueiredo Costa

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; DALLARI, A. B.; SOUZA, F. S.. Excludentes da responsabilidade civil do médico. 2025. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Relvas dos Santos

SCAFF, Fernando Campos; MORAES, B. B. Q.; PUGLIESI, A. V.; SIMOES, M. E.. CONTRATO DE FACTORING: ESTRUTURA E QUALIFICAÇÃO NO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fabrício Luis Giacomini

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; MACIEL, R. M.; SAMPAIO, R. L. V.. Franquia. Obrigações do Franqueador. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Rodrigo dos Santos Igrejas Filgueiras

SCAFF, Fernando Campos; PROENCA, J. M. M.; SAMPAIO, R. L. V.; MACIEL, R. M.. O DEVER DE INFORMAÇÃO NOS SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL D&O: CONSEQUÊNCIAS DE SUA QUEBRA. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Lúcio Rodrigues de Souza

SCAFF, Fernando Campos; TOMASEVICIUS FILHO, E.; SAMPAIO, R. L. V.; DALLARI, A. B.. Responsabilidade Civil e Especialização Médica. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo da Costa Marques

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; NANNI, G. E.; PUSCHEL, F. P.. Causa do negócio jurídico: um estudo sobre seus conceitos e funções. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Henriques Drygalla Moreira

SCAFF, Fernando Campos; CALCAS, M. Q. P.; TRENTINI, F.; BUENO, F. G.. Os efeitos da recuperação judicial nas relações contratuais do empresário agrário. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paola de Castro Ribeiro Macedo

DUARTE, N.;SCAFF, Fernando Campos; YOSHIDA, C. Y. M.; AMADEO, R. C. M. R.. O Regime Jurídico do Condomínio de Lotes. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leandro Rangel Lima

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; SAMPAIO, R. L. V.; SIMOES, M. E.. Direitos de preferência no ordenamento jurídico brasileiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manoela Arruda Moreira

MARINO, F. P. C.;SCAFF, Fernando Campos; PEREIRA, F. Q.; REISDORFER, R. C. S.. Remédios contra o inadimplemento do contrato preliminar. 2024. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Baiardo de Brito Pereira Junior

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; PUSCHEL, F. P.; MACIEL, R. M.. O princípio do non bis in idem e as limitações à indenização civil em razão de sanções penais ou administrativas. 2023. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Ana Luiza Gomes Ferreira Pegoraro

SCAFF, Fernando Campos; RODRIGUES JUNIOR, O. L.; JABUR, G. H.; SIMOES, M. E.. A liberdade de disposição no casamento sob a perspectiva do dever de fidelidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Daniela Guarita Jambor

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; GRASSI NETO, R.; SAMPAIO, R. L. V.. A informação como dever vinculado ao princípio da precaução: a questão dos OGMs. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Flávio Santos de Melo Oliveira

SCAFF, Fernando Campos; MORAES, B. B. Q.; PUSCHEL, F. P.; SAMPAIO, R. L. V.. As cláusulas gerais da boa-fé objetiva no Código Civil: delimitação semântica pela doutrina civilista brasileira. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Leonardo Anthero Auriema

SCAFF, Fernando Campos; França, E. V. de A. e N.; COSTA, J. H. M.; LEONARDO, R. X.. O exercício inadmissível de poder negocial. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: FELIPE ESMANHOTO MATEO

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; RIZZATO NUNES, L. A.; CRUZ, G. F.. O PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA, COMO FUNDAMENTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL PÓS-CONTRATUAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: Pressupostos, natureza jurídica e efeitos. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Nina Chaim Meloni

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; PUSCHEL, F. P.; SAMPAIO, R. L. V.. A teoria do risco integral aplicada à responsabilidade civil por danos ambientais no ordenamento jurídico brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Bárbara Gomes Navas de Franca

SCAFF, Fernando Campos; PROENCA, J. M. M.; SAMPAIO, R. L. V.; PUSCHEL, F. P.. A tutela civil do concorrente: a responsabilidade civil e suas consequências. 2018 - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Morelli

SCAFF, Fernando Campos; RODRIGUES JUNIOR, O. L.; PUSCHEL, F. P.; CRUZ, G. F.. A relação de consumo e o contrato de Cloud Computing. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yuri Fisberg

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GUERRA, A. D. M.; MARTINS, F. F. M.. Dano social: considerações propositivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luisa Mendes de Carvalho Passos

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; PUSCHEL, F. P.; SAMPAIO, R. L. V.. Responsabilidade pelos vícios e defeitos da construção. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lígia Maria Hurga Mussi

SCAFF, Fernando Campos; NERO, J. A. S.; SAMPAIO, R. L. V.; CRUZ, G. F.. A responsabilidade civil de terceiro que interfere danosamente na relação obrigacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabio de Souza Ramacciotti

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; SAMPAIO, R. L. V.; CAMILO JUNIOR, R. P.. Da reparação em forma específica na responsabilidade contratual e extracontratual. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco de Godoy Bueno

SCAFF, Fernando Campos; PROENCA, J. M. M.; PUSCHEL, F. P.. Contratos agrários agroindustriais: análise à luz da teoria dos contratos atípicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Denny Militello

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; MATHIAS, M. L. C.; Donnini, R. J. F.. A partilha de quotas sociais na dissolução do vínculo marital e o uso ilícito da pessoa jurídica para fraudar a meação. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mayara Luiza Pereira

Poveda Velasco;SCAFF, Fernando Campos; TRENTINI, F.. Perspectiva histórica da agricultura familiar no Brasil: abrangência conceitual e alterações legislativas. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Dal Pizzol

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; NANNI, G. E.. As funções punitivas e preventivas da responsabilidade civil. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciana Mayumi Sakamoto

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; PUSCHEL, F. P.. O modelo de pós-pagamento nos contratos de plano de saúde e a viabilização do direito de extensão do benefício pós-emprego. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Soares Gerbasi

SCAFF, Fernando Campos; PROENCA, J. M. M.; PUSCHEL, F. P.. Contratos de parceria rural: qualificação, regime jurídico e questões polêmicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Castro Costa Viegas

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GRAMSTRUP, E. F.. Dos limites do direito civil constitucional: uma análise a partir da cláusula geral da boa-fé. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Miralles de Araújo

SCAFF, Fernando Campos; PROENCA, J. M. M.; PUSCHEL, F. P.. Contratos built to suit. Qualificação e regime jurídico. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hugo Tubone Yamashita

SCAFF, Fernando Campos; CALCAS, M. Q. P.; PUSCHEL, F. P.. A alteração das circunstâncias fáticas nos contratos interimpresariais. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubens Granja

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; AGUIRRE, J. R. B.. A culpa como critério para a quantificação do dano. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: BRUNO MANGINI DE PAULA MACHADO

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Donnini, R. J. F.. O condomínio edilício e o condômino com reiterado comportamento antissocial. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Edson Strasburg Jr

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; TRENTINI, F.. . Da importância das indicações geográficas no atual contexto da empresa agrária. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Baldotto da Rocha

SCAFF, Fernando Campos; TRENTINI, F.; GRASSI NETO, R.. A sustentabilidade nos contratos agrários: os contratos de comercialização de etanol. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Henrique de Oliveira Biolcati

SCAFF, Fernando Campos; NERO, J. A. S.; GRASSI NETO, R.. Requisitos para a realização de pesquisas clínicas com menores incapazes e a responsabilidade civil no caso de danos. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Henrique de Oliveira

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; AGUIRRE, J. R. B.. A Responsabilidade Civil dos Pais pelos Atos Ilícitos Praticados pelos seus Filhos Capazes. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samuel Mezzalira

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; LOTUFO, R.. Conexão contratual no Direito Civil brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos de Almeida Cardoso

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; GRASSI NETO, R.. Responsabilidade civil dos agentes agrários. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Motta Barbosa de Oliveira

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; GRASSI NETO, R.. A pretensão ressarcitória dos empresários agrários pelos danos causados pelo Estado. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Heidy de Ávila Cabreira

Gozzo, Débora; Carmignani, M. C.;SCAFF, Fernando Campos. Eutanásia: Direito de Morrer Dignamente. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro Universitário FIEO.

Aluno: Patrícia Waldmann Padin

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Donnini, R. J. F.. Aspectos Fundamentais do Usucapião Coletivo. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Claudia Goffi Flaquer Scartezzini

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Donnini, R. J. F.. Risco do Desenvolvimento e a Legítima Expectativa do Consumidor. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Frederico Garcia Pinheiro

TARREGA, M. C. V. B.; NEVES, C. B.;SCAFF, Fernando Campos. Empresa Agrária: Análise Jurídica do Principal Instituto de Direito Contemporâneo no Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Agrário) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Maria Serina Areias de Carvalho

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Donnini, R. J. F.. Propriedade Fiduciária: bens móveis e imóveis. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tabir dal Poggetto Oliveira Sueyoshi

DE-MATTIA, Fábio Maria;SCAFF, Fernando Campos; GRASSI NETO, R.. Da natureza e do objeto do direito agroalimentar. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivan Jacopetti do Lago

Poveda Velasco;SCAFF, Fernando Campos; Barbuy, H. M. S.. História da Publicidade Imobiliária no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alessandra de Azevedo Domingues

MALUF, C. A. D.; LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. O erro na compra e venda telemática: análise da experiência brasileira. 2007. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Speck de Souza

RODRIGUES JUNIOR, O. L.;SCAFF, Fernando Campos; MORATO, A. C.; ROCHA, M. V.; VIDEIRA, S. C. F. A. P.; NANNI, G. E.. O inexistente dever de renegociar no Direito Civil brasileiro. 2025. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Barbara Gomes Navas da Franca

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; PROENCA, J. M. M.; LIMA, C. R. P.; LEITE, C. F. L.; SAMPAIO, R. L. V.. Reparação do dano e restituição da vantagem ilícita decorrentes de corrupção em acordos premiais e de não persecução. 2024. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Tiago Cação Vinhas

PROENCA, J. M. M.;SCAFF, Fernando Campos; PELA, J. K.; YAZBEK, O.; NAJJARIAN, I. P. N.; RAMUNN, P. A. L.. Dos bons costumes no Direito Comercial. 2024. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fabio de Souza Ramacciotti

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; MORSELLO, M. F.; PUSCHEL, F. P.; SAMPAIO, R. L. V.; MACIEL, R. M.. Do Princípio da Precaução - um necessário reposicionamento. 2024. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JOÃO GUILHERME PEREIRA CHAVES

TOMASEVICIUS FILHO, E.;SCAFF, Fernando Campos; CAMARGO, S.; DALLARI, A. B.; NOGUEIRA, L. S.; PLAIA, T. C.. CONSENTIMENTO NO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS NA ÁREA DA SAÚDE. 2023. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Roberta Maria Rangel

RODRIGUES JUNIOR, O. L.; CHINELLATO, S. J. A.;SCAFF, Fernando Campos; ROCHA, M. V.; LEONARDO, R. X.; MARX NETO, E. A.. Exceptio non adimpleti contractus no Direito brasileiro: ensaio de uma interpretação restritiva. 2023. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Thalles Ricardo Alciati Valim

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; YOSHIDA, C. Y. M.; SILVA, S. T.; CARNAUBA, D. A.; BUNAZAR, M. B.. Identificação e reparação dos danos a partir do binômio dano-evento e dano prejuízo. 2023. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Rafael Jabur Carneiro

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; NANNI, G. E.; BDINE JUNIOR, H. C.; CARMO, L. U.. Responsabilidade civil preventiva: análise sobre a viabilidade de um novo parâmetro indenizatório. 2023. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Carolina Castro Costa Viegas

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; TOMASEVICIUS FILHO, E.; BALDUS, C.; ROSENVALD, N.; PUSCHEL, F. P.. Dos limites do dever de informar e do dever de informar-se: análise a partir do impacto da assimetria da informação no direito contratual. 2022. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fábio Calheiros do Nascimento

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; TOMASEVICIUS FILHO, E.; NANNI, G. E.; PUSCHEL, F. P.; GUERRA, A. D. M.. O direito à identidade como direito da personalidade. 2022. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fernando Henrique de Oliveira Biolcati

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; RODRIGUES JUNIOR, O. L.; LEONARDO, R. X.; BDINE JUNIOR, H. C.; MARTINS, F. F. M.. Internet, ?fake news? e responsabilidade civil. 2021. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Francisco de Godoy Bueno

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; CALCAS, M. Q. P.; TRENTINI, F.; BARBOSA FILHO, M. F.; MARTINS, F. F. M.. Negócios indiretos no agronegócio: estratégias de design contratual das empresas agrárias. 2021. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Manuella Santos de Castro

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; TOMASEVICIUS FILHO, E.; GARCIA, M.; LIMA, C. R. P.; MIRANDA, G. D.. Registro de imóveis na era digital: impacto das novas tecnologias no sistema registral brasileiro. 2021. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Adriano Andrade de Souza

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; MONACO, G. F. C.; AKAOUI, F. R. V.; NUNES JUNIOR, V. S.; FREITAS, V. P.. Proteção estatal suficiente do meio ambiente por meio da responsabilidade civil. 2020. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Pedro Vinicius Giordano Eroles

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; NANNI, G. E.. BOA-FÉ OBJETIVA CONTRATUAL A PARTIR DOS PLANOS DA EXISTÊNCIA, VALIDADE E EFICÁCIA. 2020. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Hugo Tubone Yamashita

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; CALCAS, M. Q. P.; BARBOSA FILHO, M. F.; PUSCHEL, F. P.; BDINE JUNIOR, H. C.. A ANÁLISE DOS ARRANJOS HÍBRIDOS DE CONTRATAÇÃO: A EXPRESSÃO DO FENÔMENO COOPERATIVO ENTRE O MERCADO E A HIERARQUIA. 2020. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SCAFF, Fernando Campos; MALUF, C. A. D.; RODRIGUES JUNIOR, O. L.; LEONARDO, R. X.; SAMPAIO, R. L. V.; CARNAUBA, D. A.. A teoria da confiança no Direito Civil Brasileiro: conceito, autonomia, limites e aplicação no âmbito contratual. 2020. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Marcel Edvar Simões

SCAFF, Fernando Campos; França, E. V. de A. e N.; NERO, J. A. S.; COSTA, J. H. M.; NERY, R. M. A.; MELLO, M. B.. O SETOR PATRIMONIAL DA ESFERA JURÍDICA: REGIMES JURÍDICOS DA DESTINAÇÃO, DA SEPARAÇÃO E DA AUTONOMIA. 2020. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Wanderley José Federighi

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.; NERY JUNIOR, N.; Donnini, R. J. F.; MATHIAS, M. L. C.. As restrições aos direitos do pródigo no direito civil brasileiro. 2019. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana Barreto Serra

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; MONACO, G. F. C.; BECHARA, E.; MAIA FILHO, R.; NUNES JUNIOR, V. S.. Riscos de desastres: influências do dever de prevenção na responsabilização. 2018. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Murilo Rezende dos Santos

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MARINO, F. P. C.; BARBOSA FILHO, M. F.; NANNI, G. E.; BDINE JUNIOR, H. C.. Responsabiidade civil dos grupos: responsabilidade civil por dano de autoria autônoma e responsabilidade civil por dano de autoria coletiva. 2018. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manuela Prado Leitão

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; MONACO, G. F. C.; SALDIVA, P. H. N.; AYALA, P. A.. Desastres ambientais, resiliência e o direito. 2017. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Martins de Carvalho

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; MONACO, G. F. C.; YOSHIDA, C. Y. M.; SILVA, S. T.; ALMEIDA, P. S.. Gestão de risco de desastres e responsabilidade civil para o desenvolvimento sustentável. 2017. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Júlio César Franceschet

SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.; GODOY, C. L. B.; Donnini, R. J. F.; PUSCHEL, F. P.. Aproveitamento econômico dos direitos privados da personalidade. 2015. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Henrique Di Lallo Dias

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; PEREZ, M. A.; SUNDFELD, C. A. V.; CASES, J. M. T.. Contratos de comercialização de energia elétrica no ambiente livre de contratação no atual modelo institucional do setor elétrico brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Savioa Bergamasco Diniz

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; FUJITA, J. S.; MATHIAS, M. L. C.. O contrato de aliança. Inadimplemento. 2015. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samuel Luiz Araújo

GUIMARAES, A. M. C.; HUSEK, C. R.; SILVEIRA, V. O.;SCAFF, Fernando Campos; GRASSI NETO, R.. A Santa Sé como um Estado e proprietária de imóveis no Brasil: a excepcionalidade dentro da generalidade. 2015. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cinara Palhares

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MARINO, F. P. C.; BARBOSA FILHO, M. F.; PAULANI, L. M.. Distribuição de riscos nos contratos de crédito ao consumidor. 2014. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivan Jacopetti do Lago

Poveda Velasco;SCAFF, Fernando Campos; Carmignani, M. C.; TRENTINI, F.; POUSADA, E. L. R.. O tratamento jurídico da venda de imóveis com divergência de área na evolução do direito brasileiro: venda ad corpus e ad mensuram. 2014. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wilson Ricardo Ligiera

AZEVEDO, A. V.; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; OLIVEIRA, E. B.; CASES, J. M. T.. O companheiro na qualidade de herdeiro necessário e seu direito à legítima. 2013. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Serina Areias de Carvalho

MALUF, C. A. D.; LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; NERY JUNIOR, N.; Donnini, R. J. F.. Águas subterrâneas. 2013. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Giuliana Bonanno Schunck

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; RODRIGUES JUNIOR, O. L.; NANNI, G. E.; FERNANDES, W.. Contratos de longo prazo e dever de cooperação. 2013. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gilberto Bergstein

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; Oliveira, R. A.; SILVA, R. B. T.; AGUIRRE, J. R. B.. Os limites do dever de informação na relação médico-paciente e sua prova. 2012. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Gaetano Nicola Liquidato

Tomasetti Jr., A.; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; FRADERA, V. M. J.; CORTIANO JUNIOR, E.. O contrato de penhor. 2012. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anna Luiza Duarte

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; Tomasetti Jr., A.; ROSAS, R. F.; GORGA, E. C. R.. Aspectos fundamentais do negócio associativo. 2012. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Wagner Marquesi

VIANA, R. G. C.; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Donnini, R. J. F.; FERREIRA, J. S. A. B. N.. Reforma agrária e desapropriação de imóveis produtivos não funcionais. 2012. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wladimir Alcibíades Marinho Falcão Cunha

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; LEMOS, P. F. I.; GRASSI NETO, R.; Donnini, R. J. F.. Danos extrapatrimoniais e função punitiva. 2012. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme Ferreira da Cruz

SCAFF, Fernando Campos; VIANA, R. G. C.; LOPEZ, Teresa Ancona; MARQUES, C. L.; RIZZATO NUNES, L. A.. Os reflexos condicionantes da parte geral da Lei 8.078/90 na formatação do direito material positivo das relações de consumo. 2011. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberta Marques Benazzi Villaverde

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; NERY, R. M. A.; VILLAS BOAS, R. V.. Personalidade jurídica do anencéfalo. 2011. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias

VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; MORAES, M. C. B.; Donnini, R. J. F.. Critérios para Avaliação da Ilicitude na Publicidade. 2010. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Ricardo Brandão Aguirre

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; NERY, R. M. A.; CAHALI, F. J.. A Responsabilidade por Informações, Conselhos ou Recomendações nas Relações entre Particulares. 2010. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cíntia Rosa Pereira de Lima

VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos; Tomasetti Jr., A.; SILVA FILHO, A. M.; MARCACINI, A. T. R.. Validade e obrigatoriedade dos contratos de adesão eletrônicos (shrink-wrap e click-wrap) e dos termos e condições de uso (browse-wrap): um estudo comparado entre Brasil e Canadá. 2009. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CHRISTIANE LELES RESENDE

SCAFF, Fernando Campos. Pacta sunt servanda? Quebra dos contratos de soja verde. 2008. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Malina Losso

DE-MATTIA, Fábio Maria; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; FACHIN, L. E.; Benitez, G. M. B.. Os Direitos Autorais no Mercado da Música. 2008. Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Trentini

DE-MATTIA, Fábio Maria; LOPEZ, Teresa Ancona; CARRETERO GARCIA, A.; ALBUQUERQUE, M. P.;SCAFF, Fernando Campos. Denominação de origem: elemento fundamental às atuais empresas rurais. 2006. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eder Augusto Contadin

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. Funções da culpa na estrutura da responsabilidade civil dada pelo Código Civil Brasileiro: contribuição para um lineamento metodológico. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fabio de Souza Ramacciotti

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; MORSELLO, M. F.. PREVENÇÃO E PRECAUÇÃO: UM SÓ OU DOIS PRINCÍPIOS, DELIMITAÇÃO E RESPONSABILIDADE CIVIL. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Vanessa Carolina Fernandes Ferrari

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Reflexos jurídicos da inteligência artificial na responsabilidade civil ambiental. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Leonardo Anthero Auriema

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; PELA, J. K.. A Fundamentação jusprivatística do mercado de capitais: estrutura, infraestruturas e funções. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Thalles Ricardo Alciati Vallim

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Identificação e reparação de danos a partir do binômio dano-evento e dano-prejuízo. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: JOÃO GUILHERME PEREIRA CHAVES

TOMASEVICIUS FILHO, E.;SCAFF, Fernando Campos; DALLARI, A. B.. Consentimento no tratamento de dados na área da saúde. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fábio Calheiros do Nascimento

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. O DIREITO À IDENTIDADE COMO DIREITO DA PERSONALIDADE. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Manuella Santos de Castro

SCAFF, Fernando Campos; MALUF, C. A. D.; TOMASEVICIUS FILHO, E.. Registro de imóveis na era digital. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Carolina Castro Costa Viegas

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Dos limites do dever de informar e do dever de informar-se: análise a partir do impacto da assimetria da informação no direito contratual. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Henrique de Oliveira Biolcati

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; RODRIGUES JUNIOR, O. L.. Internet, "fake news" e responsabilidade civil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Francisco de Godoy Bueno

SCAFF, Fernando Campos; TRENTINI, F.; MENDES, R. O. B.. Negócios indiretos no agronegócio: estratégias de design contratual das empresas agrárias. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona. O negócio jurídico e a pessoa com deficiência. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Savio Rodrigo Antunes dos Santos Rosa

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; TOMASEVICIUS FILHO, E.. Blockchain e registro imobiliário: uma investigação das virtudes e limitações da tecnologia ao progresso do Drieito Registral Imobiliário. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Thays de Mello Giaimo

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; TOMASEVICIUS FILHO, E.. Biossegurança como limitação do exercício do direito de propriedade agrícola. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Ricardo Dal Pizzol

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Exceção de Contrato Não Cumprido: Causa, Sinalagma e Boa-Fé Objetiva. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Pedro Vinicius Giordano Eroles

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Boa-fé objetiva contratual e planos do negócio jurídico. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Hugo Tubone Yamashita

SCAFF, Fernando Campos; NERO, J. A. S.; MORSELLO, M. F.. Contratos empresariais. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Rubens Granja

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Adimplemento substancial: em busca da compatibilização entre a boa-fé e o princípio da segurança jurídica. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; RODRIGUES JUNIOR, O. L.. A teoria da confiança no Direito Civil Brasileiro - conceito, autonomia, limites e aplicação no âmbito contratual. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Wanderley José Federighi

MALUF, C. A. D.; VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos. Das restrições aos direitos do pródigo no Direito Brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Murilo Rezende dos Santos

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MARINO, F. P. C.. Causalidade alternativa e a imputação civil dos danos causados pelo membro indeterminado de um grupo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manuela Prado Leitão

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; MONACO, G. F. C.. Desastres ambientais, resiliência e o direito. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tom Alexandre Brandão

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; RODRIGUES JUNIOR, O. L.. O direito de rir e de fazer rir: reflexões sobre o humor e o direito. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivan Jacopetti do Lago

Poveda Velasco;SCAFF, Fernando Campos; Carmignani, M. C.. Venda ad corpus e ad mensuram na história do direito brasileiro: as origens do artigo 500 do Código Civil de 2002. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Henrique Di Lallo Dias

MALUF, C. A. D.; VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos. Contratos de comercialização de energia elétrica no ambiente livre de contrataçãono atual modelo institucional do setor elétrico brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Júlio César Franceschet

SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.; LEMOS, P. F. I.. Aproveitamento econômico dos direitos da personalidade. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Maurício Sampaio Castro

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. O compromisso de compra e venda e o direito real de aquisição. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cinara Palhares

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MARINO, F. P. C.. Distribuição dos riscos nos contratos bancários. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Savoia Bergamasco Diniz

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. Contrato de aliança - inadimplemento. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anna Luiza Duarte Maiello

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; Tomasetti Jr., A.. Aspectos Fundamentais do Negócio Jurídico Associativo. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Henrique de Oliveira Biolcati

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; NERO, J. A. S.. Requisitos para a realização de pesquisas clínicas com menores incapazes e a responsabilidade civil no caso de danos.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Baldotto da Rocha

SCAFF, Fernando Campos; TRENTINI, F.; PROENCA, J. M. M.. A Sustentabilidade nos Contratos Agrários: os contratos de comercialização de etanol.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Wladimir Alcebíades Marinho Falcão Cunha

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; LEMOS, P. F. I.. Danos Morais e função punitiva: relações possíveis com a pena privada e com os punitive damages. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Gaetano Nicola Liquidato

Tomasetti Jr., A.; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos. Contribuição para o estudo do penhor. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ione Maria Domingues de Castro

BOITEUX, E. A. P. C.; DALLARI, D. A.;SCAFF, Fernando Campos. Direito à saúde no âmbito do SUS: um direito ao mínimo social garantido pelo judiciário. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Laura de Toledo Ponzoni

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. A problemática do dano moral no direito de família. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernando Mil Homens Moreira

YARSHELL, F. L.;SCAFF, Fernando Campos; LASPRO, O. N. S.. O duplo papel do instituto "infitiando crescit in duplum! no direito brasileiro atual: instrumento de combate ao abuso do direito de defesa e colmatador de uma lacuna anti-isonômica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rubens Granja

LEMOS, P. F. I.; LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. A culpa como critério para a quantificação do dano. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Edson Strasburg Júnior

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; LEMOS, P. F. I.. Da importância das indicações geográficas no atual contexto da empresa agrária. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Christiano Cassettari

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. Efeitos jurídicos da parentabilidade socioafetiva: análise da viabilidade de uma teoria geral sobre as suas conseqüências. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Serina Areias de Carvalho

MALUF, C. A. D.; VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos. Responsabilidade socioambiental: resíduos sólidos e águas subterrâneas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Henrique de Oliveira

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. A responsabilidade civil solidária dos pais pelos atos ilícitos praticados pelos seus filhos capazes que vivam sob sua dependência econômica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberta Marques Benazzi

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Da Personalidade Jurídica do Anencéfalo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Roberto Wagner Marquesi

VIANA, R. G. C.; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos. Desapropriação de Imóveis Produtivos não funcionais: uma possibilidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Samuel Mezzalira

SCAFF, Fernando Campos; MARINO, F. P. C.; PROENCA, J. M. M.. Conexão Contratual no Direito Civil Brasileiro. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Antonio Carlos de Almeida Cardoso

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; MORAES, B. B. Q.. Responsabilidade Civil dos Agentes Agrários. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Motta Barbosa de Oliveira

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; MALUF, C. A. D.. A Responsabilidade Civil do Estado pela Prática de Atos lícitos: Aspectos na Atividade Agrária Brasileira. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme Ferreira da Cruz

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; VIANA, R. G. C.. Os reflexos condicionantes da parte geral da Lei 8.078/90 na formatação do direito material positivo das relações de consumo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucia Ancona Lopez de Magalhães Dias

VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. Critério para Avaliação da Ilicitude na Publicidade. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Claudia Goffi Flaquer Scartezzini

MALUF, C. A. D.; LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. O uso de medicamentos e o risco do desenvolvimento. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patrícia Waldmann Padin

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; MORATO, A. C.. Usucapião coletivo: teoria e prática. Questões controversas.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fábio Henrique Di Lallo Dias

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; MORATO, A. C.. Usucapião da Propriedade Imaterial. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Oliveira Maggi

Azevedo, A. J. de; CHINELLATO, S. J. A.;SCAFF, Fernando Campos. O Cartel e seus Efeitos no âmbito da Responsabilidade Civil. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cinara Pallares

Azevedo, A. J. de;SCAFF, Fernando Campos; NERO, J. A. S.. A Tutela do Consumidor Excessivamente Endividado como Forma de Preservação dos Direitos Individuais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruno Oliveira Maggi

Azevedo, A. J. de; CHINELLATO, S. J. A.;SCAFF, Fernando Campos. O Cartel e seus Efeitos no Âmbito da Responsabilidade Civil. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cíntia Rosa Pereira de Lima

VIANA, R. G. C.; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos. Validade e Obrigatoriedade dos Denominados "Contratos-Pacotes". 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvano José Gomes Flumignan

Azevedo, A. J. de; NERO, J. A. S.;SCAFF, Fernando Campos. Dano-Evento e Dano Prejuízo: A Aplicação da Distinção para o Dano Não Patrimonial (moral). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Serina Areias de Carvalho

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Simão, J. F.. PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rafael Jabur Carneiro

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Simão, J. F.. SOCIEDADE ENTRE CÔNJUGES DO NOVO CÓDIGO CIVIL (ART. 977). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Felipe Legrazie Ezabella

ELIAS, R. J.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. O AGENTE FIFA À LUZ DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcela Alcazas Bassan

VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. As funções da indenização por dano moral e a prevenção de danos futuros. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tabir dal Poggetto Oliveira Sueyoshi

DE-MATTIA, Fábio Maria; LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. Da natureza e do objeto do direito agroalimentar. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Carlos Amorim de Vilhena Nunes

MALUF, C. A. D.; VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos. Novos Vínculos jurídicos ns relações de família. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: WALTER JUN UEMURA

Azevedo, A. J. de;SCAFF, Fernando Campos; NERO, J. A. S.. A Violação Positiva do Contrato. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivan Jacopetti do Lago

Poveda Velasco; Azevedo, Luiz Carlos de;SCAFF, Fernando Campos. A publicidade imobiliária na história do direito brasileiro. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme Alfredo de Moraes Nostre

Ferreira, Ivette Senise; GRECO FILHO, V.;SCAFF, Fernando Campos. A tutela penal do mar e dos recursos hídricos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Trentini

DE-MATTIA, Fábio Maria; LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. Denominações de origem: um novo paradigma para as empresas rurais nas atuais políticas agrícolas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Pedro Massafera de Oliveira

MARCHI, E. C. S. V.;SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.. Aquisição de terrras por estrangeiros. Uma análise histórica das restrições impostas pelo ordenamento brasileiro às pessoas jurídicas estrangeiras. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Danilo Cardoso Ramacciotti

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; MACIEL, R. M.. PROPOSTA DE CONTRATO: CARÁTER VINCULANTE E REVOGAÇÃO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: RAFAELLA GUERRA MOREIRA

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.. Dos deveres laterais de conduta do transportador aéreo brasileiro durante a pandemia do COVID-19. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fernanda Stange Driussi Pugsley

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. Mancomunhão ou condomínio: a cotitularidade do patrimônio comum entre a dissolução do casamento e da união estável e a partilha de bens.. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: FABIO ZELLI MARTINS

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DO REEQUILÍBRIO ECONÔMICO AOS CONTRATOS PRIVADOS DE LONGO PRAZO CELEBRADO ENTRE PRODUTORES AGROPECUÁRIOS POR FORÇA DO REGULAMENTO (UE) 2023/1115 DO PARLAMENTO EUROPEU. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabrício Luis Giacomini

SCAFF, Fernando Campos; CALCAS, M. Q. P.; SAMPAIO, R. L. V.. O CONTRATO DE FRANQUIA. OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS DO FRANQUEADOR PERANTE O FRANQUEADO.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: GUILHERME CAVALHEIRO PEGORARO

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; SIMOES, M. E.. O cenário da multipropriedade imobiliária no Brasil. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Thiago Lúcio Rodrigues de Souza

SCAFF, Fernando Campos; TOMASEVICIUS FILHO, E.; DALLARI, A. B.. Responsabilidade Civil e Especialização Médica. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Ana Paula Ribeiro Ferreira da Costa

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; LAGO, I. J.. Efeitos Substantivos da Publicidade Imobiliária Registral e o Impacto da Lei Geral de Proteção de Dados. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Stella Capassi Scarton

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. A proteção de dados pessoais e o dilema do consentimento. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Rodrigo da Costa Marques

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; MACIEL, R. M.. CAUSA DO NEGÓCIO JURÍDICO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Leandro Rangel Lima

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; SAMPAIO, R. L. V.. DIREITOS DE PREFERÊNCIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Isabela Canesin Dourado Figueiredo Costa

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; DALLARI, A. B.. Excludentes da responsabilidade civil do médico. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Vinícius Bueno Oliveira Moreira

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. A Cláusula de Hardship e o Paradigma da Imutabilidade Contratual. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Paola de Castro Ribeiro Macedo

DUARTE, N.;SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.. O regime jurídico do condomínio de lotes. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Felipe Henriques Drygalla Moreira

SCAFF, Fernando Campos; CALCAS, M. Q. P.; TRENTINI, F.. OS EFEITOS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL NAS RELAÇÕES CONTRATUAIS DA EMPRESA AGRÁRIA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Rodrigo dos Santos Igrejas Filgueiras

SCAFF, Fernando Campos; PROENCA, J. M. M.; SAMPAIO, R. L. V.. O DEVER DE INFORMAÇÃO NOS SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL D&O: CONSEQUÊNCIAS DE SUA QUEBRA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Henrique Dada Paiva

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. TARMAC DELAY NO TRANSPORTE AÉREO DE PESSOAS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Joana Cristina Brasil Barbosa Ferreira

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; RODRIGUES JUNIOR, O. L.. Responsabilidade civil do terceiro interferente no programa contratual. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Baiardo de Brito Pereira Junior

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Limites à indenização civil em razão de sanções penais e administrativas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Ana Luiza Gomes Pereira

SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.; LEMOS, P. F. I.. A liberdade de disposição no matrimônio: a perspectiva do dever de fidelidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Daniela Guarita Jambor

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; SAMPAIO, R. L. V.. A informação como dever do princípio da precaução. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Flávio Santos de Melo Oliveira

SCAFF, Fernando Campos; MORAES, B. B. Q.; MORSELLO, M. F.. Vagueza socialmente típica das cláusulas gerais da boa-fé no Código Brasileiro de 2002: efeitos sobre a segurança jurídica frente ao papel da doutrina civilista nacional. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Gabriel Burjaili de Oliveira

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; TOMASEVICIUS FILHO, E.. Titularidade de bens ambientais: deveres, obrigações e responsabilidades. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Nina Chaim Meloni

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; NUSDEO, A. M. O.. A teoria do risco integral aplicada à responsabilidade civil por danos ambientais no ordenamento jurídico brasileiro. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Bruno Cezar Toledo de Conti

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. As garantias baseadas na propriedade fiduciária no direito brasileiro. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Flavia Ribeiro Borges Manzano

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. Dissolução da família: novos paradigmas. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Monica Rodrigues Dias de Carvalho

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. Relações de vizinhança: as limitações ao direito de propriedade e os modos de solução de conflitos. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: FELIPE ESMANHOTO MATEO

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; MORSELLO, M. F.. A cláusula geral da boa-fé objetiva como fundamento da responsabilidade civil pós-contratual no ordenamento jurídico brasileiro. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fábio Callheiros do Nascimento

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. O pagamento indevido. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Isabel Aguiar de Cunto Schützer Del Nero

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. Responsabilidade civil pela publicidade ilícita no âmbito das relações de consumo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lígia Maria Hurga Mussi

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; NERO, J. A. S.. A responsabilidade civil de terceiro que interfere danosamente na relação obrigacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luisa Mendes de Carvalho Passos

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; NERO, J. A. S.. Responsabilidade pelos vícios e defeitos da construção. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Morelli

SCAFF, Fernando Campos; MORAES, B. B. Q.; CRUZ, G. F.. Consumidor intermediário: contrato de bens informáticos e o plano de incidência do Código de Defesa do Consumidor. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bárbara Gomes Navas

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; PROENCA, J. M. M.. Tutela civil do concorrente: estudo de direito privado sobre a concorrência ilícita, a responsabilidade civil e o enriquecimento sem causa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabio de Souza Ramacciotti

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; PUOLI, J. C. B.. Do ressarcimento em forma específica na responsabilidade contratual e extracontratual. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yuri Fisberg

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Dano social. Considerações propositivas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisco de Godoy Bueno

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; PROENCA, J. M. M.. Contratos de fomento florestal: regime jurídico dos contratos agroindustriais no setor de florestas plantadas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniel Dias Rodrigues

Carmignani, M. C.; Poveda Velasco;SCAFF, Fernando Campos. História do direito de superfície. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mayara Luiza Pereira

Poveda Velasco;SCAFF, Fernando Campos; TRENTINI, F.. Agricultura familiar no Brasil: alterações legislativas e abrangência conceitual. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gilson Ferreira

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; MONACO, G. F. C.. A tessitura conceitual da boa-fé na relação possessória: a insuficiência do critério adotado pelo código civil e a função socioambiental da posse - contribuições teóricas para uma efetiva tutela jurídica da posse ambientalmente funcionalizada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luís Fernando Pereira Franchini

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; MONACO, G. F. C.. Responsabilidade por obsolecência planejada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Claudia Bedotti

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. Ilícitos lucrativos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciano Gonçalves Pes Leme

GODOY, C. L. B.;SCAFF, Fernando Campos; NERO, J. A. S.. O princípio da confiança na teoria geral do negócio jurídico: uma perspectiva à luz do direito brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Serra Pereira

VIANA, R. G. C.; MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos. O estado de necessidade no direito civil brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Barbara Hanae Kobayashi

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.; MORSELLO, M. F.. A autoridade parental nas novas formas familiares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mario Thiago Moreira

Hirata, Alessandro;SCAFF, Fernando Campos; PELA, J. K.. A subsidiariedade da norma de enriquecimento sem causa no código civil de 2002: releitura e novos limites. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciana Mayumi Sakamoto

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; MORSELLO, M. F.. O modelo de pós-pagamento nos contratos de plano de saúde e a viabilização do direito de extensão do benefício pós-emprego. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Castro Costa

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Dos limites do direito civil-constitucional: análise da cláusula geral da boa-fé objetiva. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Dal Pizzol

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. As funções punitiva e preventiva da responsabilidade civil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Ribeiro Jeremias

SCAFF, Fernando Campos; MALUF, C. A. D.; Poveda Velasco. Sistemas de transmissão imobiliária e a compreensão de sua causalidade no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Osny da Silva Filho

MARINO, F. P. C.;SCAFF, Fernando Campos; MENDES, R. O. B.. Direito dos contratos e doutrina contratual. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Soares Gerbasi

SCAFF, Fernando Campos; MATOS, E. O.; GRASSI NETO, R.. Contratos de parceria rural: qualificação, regime jurídico e questões polêmicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: André Felipe Kunigonis Alves

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos; RODRIGUES JUNIOR, O. L.. Natureza jurídica do direito subjetivo atribuído ao licenciado pelo contrato de licenciamento de programa de computador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Mucio Amado Mendes

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; NUSDEO, A. M. O.. Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos na cadeia de resíduos eletroeletrônicos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yuri Pimenta Caon

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona; LEMOS, P. F. I.. Direito das obrigações comerciais: reforma ou adaptação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Miralles de Araújo

SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; PROENCA, J. M. M.. Contratos built to suit. Qualificação e regime jurídico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Hugo Tubone Yamashita

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.; PROENCA, J. M. M.. A alteração das circunstâncias fáticas nos contratos interempresariais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Angelo De Lima Possar

Tomasetti Jr., A.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.. Suppressio e surrectio na dogmática das terras devolutas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alex Trevisan Braz

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. Dano moral contratual. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paula Camila Okiishi de Oliveira Cocuzza

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.. A responsabilidade civil na manipulação genética. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Henrique Garcia Hermosilla

MALUF, C. A. D.;SCAFF, Fernando Campos; Simão, J. F.. O casamento na nova ordem civil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Civil) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Giullia Pinterich Biazon

SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.. A aplicação do princípio da concentração matricular na fraude à execução: uma análise dos julgados do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a partir da edição do §2º , art. 54 da Lei nº 13.097/2015. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maicon Renato Geminiano Silva

SCAFF, Fernando Campos; SIMOES, M. E.. Entraves jurídicos que diminuem a atratividade ou obstam a arrematação de imóveis levados a leilão por débitos condominiais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: João Pedro Arbex de Oliveira

SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.. A responsabilidade por culpa in vigilando e in eligendo dos notários e registradores. A perspectiva administrativa disciplinar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Flávio Maziero Serpa

SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.. Responsabilidade civil no transporte de pessoas por meio de aplicativos: a responsabilidade objetiva da empresa fornecedora do aplicativo por danos causados pelo motorista a seus passageiros ou terceiros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Hugo Canhete Lopes

SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.. O regime da multipropriedade em imóveis rurais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Danilo Cardoso Ramacciotti

SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.. As fattispecie negociais com função preliminar no contexto da formação progressiva dos contratos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: CARLOS TALAVEIRA VALENTINI TRISTÃO

SCAFF, Fernando Campos; SAMPAIO, R. L. V.. Direitos autorais e novas tecnologias: um estudo sobre o sistema de gestão coletiva na transmissão via streaming. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Flávia Regina de Campos Kasai

SCAFF, Fernando Campos; RODRIGUES JUNIOR, O. L.. A revisão e a resolução dos contratos em decorrência da alteração superveniente das circunstâncias: uma análise comparada Brasil-Alemanha. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Karoline Santos de Oliveira

RODRIGUES JUNIOR, O. L.;SCAFF, Fernando Campos. Estatuto da pessoa com deficiência: nova teoria das incapacidades no âmbito doutrinário e jurisprudencial. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Claudia Hori

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.. Restrição à aquisição de propriedades rurais por estrangeiros. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Wilson Min Young Jung

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.. Considerações acerca da garantia fiduciária no âmbito da recuperação judicial. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Fernando Augusto Saleta Pacheco

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. Auditoria ambiental de conformidade como mecanismo para efetivação do princípio da prevenção e mitigação da responsabilidade administrativa ambiental. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: André Ferreira de Castilho

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. A nulidade de contratos relativos a produtos eletrônicos sem a previsão de sistemas de logística reversa de seus respectivos resíduos - uma breve comparação com o ordenamento jurídico francês. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: Júlia Malheiros Garcia

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. Responsabilidade civil extracontratual por mudanças climáticas: dano direto ao clima e danos reflexos. 2018 - Faculdade de Direito da USP.

Aluno: André Hodas Della Togna

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.. Restrição à aquisição de imóveis rurais por pessoa jurídica brasileira com maioria de capital social detido por estrangeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renato Aleixo Lellis Oilveira

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.. A função social do contrato em contratos agrários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karina Oliveira de Miranda

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. Obsolecência programada e suas implicações jurídicas ambientais na gestão e gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Beatriz Romano Andraus

SCAFF, Fernando Campos; LEMOS, P. F. I.. Nos caminhos da sustentabilidade - O atendimento à função econômica, social e ecológica do imóvel agrário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Klaus Werner Fels

SCAFF, Fernando Campos; MORSELLO, M. F.. Novos desafios para o Direito: o uso da biotecnologia e a preservação da saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ALBA MORAIS TEIXEIRA DE ARAÚJO

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos. Responsabilidade civil pela perda de uma chance: aplicabilidade e reparação no contexto dos "novos danos". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ANA CLÁUDIA PEDÃO

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos. A responsabilidade précontratual no Direito Civil brasileiro: consequencias jurídicas da ruptura das tratativas na fase pré-contratual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CAMILA FERREIRA DE SOUSA LISBOA

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos. A responsabilidade civil dos provedores de internet por conteúdos gerados por terceiros - considerações críticas à luz do marco civil da Internet. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: DANIELE RECCHI

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos. Responsabilidade civil do médico obstetra na falta de consenso do paciente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: JOÃO PEDRO DE PAULA CÔRTES

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos. Responsabilidade civil do transportador aéreo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Henrique Cazerta de Godoy Bueno

NERO, J. A. S.;SCAFF, Fernando Campos. As biografias não autorizadas à luz dos artigos 20 e 21 do Código Civil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renan Cândido dos Santos Cavalcanti de Almeida Campos

NERO, J. A. S.;SCAFF, Fernando Campos. Aplicação do índice nacional do custo da construção em compromissos de compra e venda de imóveis - sinalagma, boa-fé e dever de informar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Bonatto Fairbanks

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. Análise de casos de derramamento de petróleo no Brasil e na EU: formas de responsabilização ambiental e a relevância do instituto civil de reparação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Antonio Silveira Mantelli

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. Direito dos desastres e políticas públicas: proteção jurídica de comunidades vulneráveis em termos socioambientais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Leonardo Fernandes Rebello

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. Aspectos jurídico-ambientais de remediação e gerenciamento da área contaminada de Jurubatuba-SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Costa Neto

LEMOS, P. F. I.;SCAFF, Fernando Campos. A alocação eficiente de riscos na relação contratual: a perspectiva das cláusulas de limitação e de exoneração do dever de indenizar nos contratos de tecnologia de informação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Enrique Fontenele Pereira

SCAFF, Fernando Campos. União Estável: Evolução Histórica do Instituto e os Requisitos para sua Configuração no Direito Brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Danilo Allegrini

SCAFF, Fernando Campos. Da Natureza Jurídica das Árvores em Pé. Silvicultura: Investigações Acerca dos Aspectos de Atividade e Empresa Agrária, Plantio em Terras de Terceiros e Propriedade das Florestas Plantadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Arthur Jorge do Vale

SCAFF, Fernando Campos. Os Novos Encargos da Fiança ? A Responsabilidade do Fiador pela Prorrogação do Contrato de Locação e outros Gravames. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alex Trevisan Braz

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. A Fumaça do Bom Direito - Um Estudo sobre a Responsabilidade Civil das Indústrias Tabagistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Livia Marques Siqueira

VIANA, R. G. C.;SCAFF, Fernando Campos. Efeitos jurídicos do reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo: aspectos doutrinários, legislativos e jurisprudenciais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robertho Sebastião Peternelli Neto

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. Dano Moral no Transporte Aéreo Nacional de Passageiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marco Kawamura Demange

SCAFF, Fernando Campos; LOPEZ, Teresa Ancona. Responsabilidade civil em implantes na área da saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo Martinati

DE-MATTIA, Fábio Maria;SCAFF, Fernando Campos. Dano moral e sua indenização - a utilização de critérios punitivos na determinação do quantum indenizatório. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vânia Medeiros de Oliveira

DE-MATTIA, Fábio Maria;SCAFF, Fernando Campos. Domínio público e direito de tradução. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Genaro

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. A mutabilidade do regime de bens no Novo Código Civil e sua aplicação aos casamentos celebrados na vigência do Código Civil de 1916. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Diogo Naves Mendonça

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. Indenização por eqüidade: desproporção entre a culpa e o dano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Katerine Yuka Tsuchitori

LOPEZ, Teresa Ancona;SCAFF, Fernando Campos. O dever de informar do fornecedor na publicidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo.

Hironaka, G. M. F. N.;SCAFF, Fernando Campos; ROSAS, R. F.; Hirata, Alessandro; FACCHINI NETO, E.. Concurso para Professor Titular da Faculdade de Direito da USP. 2024. Faculdade de Direito da USP.

MINAHIM, M. A. A.;SCAFF, Fernando Campos; CASTRO JUNIOR, T. S.; MARCHI, E. C. S. V.; ALMEIDA, J. L. G.. Banca Examinadora do Concurso Público ao Magistério Superior. 2016. Universidade Federal da Bahia.

YARSHELL, F. L.;SCAFF, Fernando Campos; MENDES, R. O. B.. Processo seletivo para Professor Doutor do Departamento de Direito Processual - Edital 27/2016. 2017. Universidade de São Paulo.

LUCCA, N.; NUSDEO, F.; BERCOVICI, G.; YARSHELL, F. L.;SCAFF, Fernando Campos. Concurso para Professor Doutor junto ao Departamento de Direito Comercial - Edital FD 18/2013. 2013. Universidade de São Paulo.

Salomão Filho, Calixto; França, E. V. de A. e N.; Amaral Jr., Alberto do;SCAFF, Fernando Campos; Chirara, José Tadeu de. Banca Examinadora do Concurso para Professor Doutor do Deparamento de Direito Comercial Edital FD 42/2009. 2009. Universidade de São Paulo.

Poveda Velasco; CHINELLATO, S. J. A.;SCAFF, Fernando Campos; DUARTE, N.; NERO, J. A. S.. Banca Examinhadora do Concurso para Professor Doutor junto ao Departamento de Direito Privado e Processo Civil, Área de Direito Civil. 2009. Universidade de São Paulo.

Azevedo, A. J. de; Mancuso, R. C.; Hironaka, G. M. F. N.;SCAFF, Fernando Campos; Tomasetti Jr., A.. Banca examinadora do concurso para Professor Doutor junto ao Departamento de Direito Privado e de Processo Civil, Área de Direito Civil, Edital FDRP 07/2007. 2008. Universidade de São Paulo.

Azevedo, A. J. de; Mancuso, R. C.; Hironaka, G. M. F. N.;SCAFF, Fernando Campos; Tomasetti Jr., A.. Banca examinadora do concurso para Professor Doutor junto ao Departamento de Direito Privado e de Processo Civil, Área de Direito Privado, Edital FDRP 01/2007. 2008.

PENTEADO, M. R.; BERCOVICI, G.; Basso, M.; SILVEIRA, N.;SCAFF, Fernando Campos. CONCURSO PARA PROFESSOR DOUTOR. 2008. Universidade de São Paulo.

DUARTE, N.;SCAFF, Fernando Campos; NERY, R. M. A.; LIMA, C. R. P.; NANNI, G. E.. DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL. 2024. Universidade de São Paulo.

LIMA, C. R. P.;SCAFF, Fernando Campos; TRENTINI, F.; CASTRO JUNIOR, T. S.; RODRIGUES JUNIOR, O. L.. Edital 049/2019 - Área de Direito Notarial e Registral. 2020. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - USP.

FONSECA, M. H.;SCAFF, Fernando Campos; NUSDEO, A. M. O.; MANIGLIA, E.; BELAIDI, R.. Concurso de Livre-Docência junto ao Departamento de Direito Privado e Processo Civil - Área de Direito Agrário - Edital FDRP 44/2017. 2018. Universidade de São Paulo.

FIORATI, J. J.; OLIVEIRA, P. T.;SCAFF, Fernando Campos; CALDAS, W.; MADEIRA FILHO, W.. Concurso Público de Títulos e Provas para Obtenção do Título de Livre Docente do Departamento de Direito Público. 2007. Universidade Estadual Paulista.

MORSELLO, M. F.;SCAFF, Fernando Campos; GODOY, C. L. B.; NANNI, G. E.. DEPARTAMENTO DE DIREITO CIVIL PÓS DOUTORADO - RICARDO DAL PIZZOL. 2024. Universidade de São Paulo.

RODRIGUES JUNIOR, O. L.;SCAFF, Fernando Campos; MARINO, F. P. C.; TEPEDINO, G.. Defesa de pós-doutorado. 2020. Faculdade de Direito da USP.

Orientou

Ana Paula Ribeiro Ferreira da Costa

projeto; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; (Orientador);

Danilo Cardoso Ramacciotti

DISCIPLINA LEGAL E OS NOVOS MODELOS DE FORMAÇÃO DOS CONTRATOS; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; (Orientador);

GUILHERME CAVALHEIRO PEGORARO

O cenário da multipropriedade imobiliária no Brasil; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; (Orientador);

Leonardo Anthero Auriema

FUNDAMENTAÇÃO JUSPRIVATÍSTICA DO MERCADO DE CAPITAIS: ESTRUTURA, INFRAESTRUTURAS E FUNÇÕES; Início: 2021; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; (Orientador);

Isabela Canesin Dourado Figueiredo Costa

Excludentes da responsabilidade civil do médico; 2025; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Felipe Henriques Drygalla Moreira

OS EFEITOS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL NAS RELAÇÕES CONTRATUAIS DA EMPRESA AGRÁRIA; 2024; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Leandro Rangel Lima

DIREITOS DE PREFERÊNCIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO; 2024; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Leonardo Relvas dos Santos

CONTRATO DE FACTORING: ESTRUTURA E QUALIFICAÇÃO NO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO; 2024; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Rodrigo da Costa Marques

Causa do negócio jurídico: um estudo sobre seus conceitos e funções; 2024; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Rodrigo dos Santos Igrejas Filgueiras

DEVER DE INFORMAÇÃO NOS SEGUROS DE RESPONSABILIDADE CIVIL D&O e E&O: CONSEQUÊNCIAS DE SUA QUEBRA; 2024; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Ana Luiza Gomes Ferreira Pegoraro

A liberdade de disposição no casamento sob a perspectiva do dever de fidelidade; 2022; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Flávio Santos de Melo Oliveira

As cláusulas gerais da boa-fé objetiva no Código Civil: delimitação semântica pela doutrina civilista brasileira; 2021; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Daniela Guarita Jambor

A informação como dever vinculado ao princípio da precaução: a questão dos OGMs; 2021; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Fabrício Luis Giacomini

FRANQUIA; OBRIGAÇÕES DO FRANQUEADOR; 2021; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Thiago Lúcio Rodrigues de Souza

Responsabilidade Civil e Especialização Médica; 2021; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

FELIPE ESMANHOTO MATEO

O PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA, COMO FUNDAMENTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL PÓS-CONTRATUAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: Pressupostos, natureza jurídica e efeitos; 2020; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Nina Chaim Meloni

A teoria do risco integral aplicada à responsabilidade civil por danos ambientais no ordenamento jurídico brasileiro; 2020; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Bárbara Gomes Navas de Franca

A tutela civil do concorrente: a responsabilidade civil e suas consequências; 2018; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Lucas Morelli

A relação de consumo e o contrato de Cloud Computing; 2018; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Luisa Mendes de Carvalho Passos

Responsabilidade pelos vícios e defeitos da construção; 2018; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Lígia Maria Hurga Mussi

A responsabilidade civil de terceiro que interfere danosamente na relação obrigacional; 2018; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Fabio de Souza Ramacciotti

Da reparação em forma específica na responsabilidade contratual e extracontratual; 2018; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Francisco de Godoy Bueno

Contratos agrários agroindustriais: análise à luz da teoria dos contratos atípicos; 2017; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Luciana Mayumi Sakamoto

O modelo de pós-pagamento nos contratos de plano de saúde e a viabilização do direito de extensão do benefício pós-emprego; 2016; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Thiago Soares Gerbasi

Contratos de parceria rural: qualificação, regime jurídico e questões polêmicas; 2016; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Paula Miralles de Araújo

Contratos built to suit; Qualificação e regime jurídico; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Hugo Tubone Yamashita

A alteração das circunstâncias fáticas nos contratos interimpresariais; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Carlos Edson Strasburg Júnior

Da importância das indicações geográficas no atual contexto da empresa agrária; 2013; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Flávia Baldotto da Rocha

A sustentabilidade nos contratos agrários: os contratos de comercialização de etanol; 2012; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Fernando Henrique de Oliveira Biolcati

Requisitos para a realização de pesquisas clínicas com menores incapazes e a responsabilidade civil no caso de danos; 2012; Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Samuel Mezzalira

Conexão Contratual no Direito Civil Brasileiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Mariana Motta Barbosa de Oliveira

A pretensão ressarcitória dos empresários agrários pelos danos causados pelo Estado; 2011; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Antonio Carlos de Almeida Cardoso

Responsabilidade Civil dos Agentes Agrários; 2011; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Fernando Henrique de Oliveira Biolcati

Requisitos para a Realização de Pesquisas Clínicas com Menores Incapazes e a Responsabilidade Civil no caso de Danos; 2010; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Barbara Gomes Navas da Franca

Reparação do dano e restituição da vantagem ilícita decorrentes de corrupção em acordos premiais e de não persecução; 2024; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Fabio de S

Ramacciotti; Do Princípio da Precaução - um necessário reposicionamento; 2024; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Fernando Henrique de Oliveira Biolcati

Internet, ?fake news? e responsabilidade civil; 2021; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Francisco de Godoy Bueno

NEGÓCIOS INDIRETOS NO AGRONEGÓCIO: ESTRATÉGIAS DE DESIGN CONTRATUAL DAS EMPRESAS AGRÁRIAS; 2021; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Hugo Tubone Yamashita

provisórioA ANÁLISE DOS ARRANJOS HÍBRIDOS DE CONTRATAÇÃO: A EXPRESSÃO DO FENÔMENO COOPERATIVO ENTRE O MERCADO E A HIERARQUIA; 2020; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A teoria da confiança no Direito Civil Brasileiro: conceito, autonomia, limites e aplicação no âmbito contratual; 2020; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Manuella Santos de Castro

REGISTRO DE IMÓVEIS NA ERA DIGITAL: o impacto das novas tecnologias no sistema registral brasileiro e a publicidade registral em meio eletrônico; 2017; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Júlio César Franceschet

Aproveitamento econômico dos direitos privados da personalidade; 2015; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Anna Luiza Duarte

Aspectos fundamentais do negócio associativo; 2012; Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Wladimir Alcibíades Marinho Falcão Cunha

Danos extrapatrimoniais e função punitiva; 2012; Tese (Doutorado em Direito Civil) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Guilherme Ferreira da Cruz

Os Reflexos Condicionantes da Parte Geral da Lei nº 8078/90 na Formatação do Direito Material Positivo das Relações de Consumo; 2011; Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo, ; Orientador: Fernando Campos Scaff;

CARLOS TALAVEIRA VALENTINI TRISTÃO

Direitos autorais e novas tecnologiasÇ um estudo sobre o sistema de gestão coletiva na transmissão via streaming; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Danilo Cardoso Ramacciotti

As fattispecie negociaiscom função preliminar no contexto da formação progressiva dos contratos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Flávio Maziero Serpa

Responsabilidade civil no transporte de pessoas por meio de aplicativos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Hugo Canhete Lopes

O regime da multipropriedade em imóveis rurais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito Civil) - Faculdade de Direito da USP; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Pedro Enrique Fontenele Pereira

União estável: evolução histórica do instituto e os requisitos para sua configuração no Direito brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Danilo Allegrini

Da natureza jurídica das árvores em pé; Silvicultura: investigações acerca dos aspectos de atividade e empresa agrária, plantio em terras de terceiros e propriedade das florestas plantadas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Arthur Jorge do Vale

Os novos encargos da fiança - a responsabilidade do fiador pela prorrogação do contrato de locação e outros gravames; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Luis Augusto Tavares Peres

Os Efeitos da Reserva Legal sobre a Produtividade do Imóvel Rural; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Guilherme de Almeida

NATUREZA JURÍDICA DO CONTRATO DE PARCEIRA RURAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Marco Kawamura Demange

Responsabilidade Civil em implantes na área da saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade de São Paulo; Orientador: Fernando Campos Scaff;

Produções bibliográficas

  • SCAFF, Fernando Campos . A aquisição de terras por estrangeiros é questão não resolvida. REVISTA SÍNTESE DIREITO IMOBILIÁRIO , v. 42, p. 9-11, 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . O médico e o advogado: algumas reflexões. Revista Brasileira da Advocacia , v. zero, p. 111-126, 2016.

  • SCAFF, Fernando Campos . O arrendamento e a parceria frente aos limites à aquisição de terras por estrangeiros. Revista de Direito Civil Contemporâneo , v. 2, p. 297-312, 2015.

  • SCAFF, Fernando Campos ; DUARTE, A. L. . Considerações Acerca da Inclusão do Cônjuge Sobrevivente Como Herdeiro Necessário, em Concorrência com Descendentes e Ascendentes do Autor da Herança. Revista IOB de Direito da Família , v. 51, p. 145-154, 2009.

  • SCAFF, Fernando Campos . Aspectos Gerais da União Estável. Revista IOB de Direito da Família , v. 48, p. 83-90, 2008.

  • SCAFF, Fernando Campos . A função social dos imóveis agrários. Revista dos Tribunais (São Paulo) , v. 840, p. 107-113, 2005.

  • SCAFF, Fernando Campos . A responsabilidade do empresário pelo fato do produto e do serviço, do Código Civil ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Revista dos Tribunais (São Paulo) , v. 737, p. 23-33, 1997.

  • SCAFF, Fernando Campos . As novas figuras contratuais e a autonomia da vontade. Revista da Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo , v. 91, p. 141-159, 1996.

  • SCAFF, Fernando Campos . A nova configuração das relações de vizinhança. Ciência Jurídica , v. 69, p. 11-20, 1996.

  • SCAFF, Fernando Campos . A empresa e o direito agrário. Revista de Direito Civil Imobiliário, Agrário e Empresarial , v. 57, p. 58-63, 1991.

  • SCAFF, Fernando Campos ; KUMPEL, V. F. (Org.) ; LIMA, C. R. P. (Org.) . Impactos da LGPD e da Lei nº 14.711/2023 nos Serviços Notariais e Registrais. 1. ed. São Paulo: YK, 2024. v. 1. 314p .

  • SCAFF, Fernando Campos ; KUMPEL, V. F. (Org.) ; BORGARELLI, B. A. (Org.) . Regularização Fundiária Rural. 1. ed. São Paulo: YK Editora, 2022. v. 1. 297p .

  • SCAFF, Fernando Campos . Direito agrário : origens, evolução e biotecnologia. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012. v. 1. 152p .

  • SCAFF, Fernando Campos . Direito à Saúde no Âmbito Privado. 1. ed. São Palo: Saraiva, 2010. v. 1. 156p .

  • SCAFF, Fernando Campos ; TRENTINI, F. (Org.) ; SAES, S. M. (Org.) . Ensaios sobre os Biocombustíveis. 1. ed. São Paulo: AnnaBlume, 2010. v. 1. 195p .

  • SCAFF, Fernando Campos . Teoria geral do estabelecimento agrário. 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. 208p .

  • SCAFF, Fernando Campos . Aspectos fundamentais da empresa agrária. 1. ed. São Paulo: Malheiros, 1997. 130p .

  • SCAFF, Fernando Campos . Normas de Direito Público na LINDB para interpretação e integração no Direito Administrativo. In: Villen, Antonio Carlos; Guerra, Alexandre de Mello. (Org.). Direito Público contemporâneo: a nova LINDB e as novas leis de Licitações e Contratos Administrativos e de Improbidade Administrativa. 1ed.São Paulo: Escola Paulista da Magistratura, 2023, v. 1, p. 27-40.

  • SCAFF, Fernando Campos . As áreas consolidadas, a função social e a irretroatividade da lei no Código Florestal Brasileiro. In: Patrícia Iglecias; Fernanda Abreu Tanure; Jorge Gouveia; Caroline Jorge Santos. (Org.). A proteção ao meio ambiente no Brasil. 1ed.São Paulo: Almedina, 2023, v. 1, p. 345-358.

  • SCAFF, Fernando Campos . Reflexões sobre as formas de proteção aos direitos da personalidade. In: José Antonio Dias Toffoli; Renato Kim Barbosa; Silvano Andrade do Bonfim. (Org.). Direitos da personalidade: reflexos nos direitos público e privado. 1ed.São: Almedina, 2023, v. , p. 165-173.

  • SCAFF, Fernando Campos . O ato médico, os direitos do paciente e a LGPD. In: Fernando Aith; Analluza Bolivar Dallari. (Org.). LGPD na Saúde Digital. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2022, v. 1, p. 201-212.

  • SCAFF, Fernando Campos . A Natureza Jurídica do Acordo de Acionistas e do Acordo de Confidencialidade. In: Ana Frazão; Rodrigo R. Monteiro de Castro; Sérgio Campinho. (Org.). Direito Empresarial e suas Interfaces - Homenagem a Fábio Ulhoa Coelho. 1ed.São Paulo: Quartier Latin, 2022, v. II, p. 353-366.

  • SCAFF, Fernando Campos . Aspectos socioeconômicos e os compromissos da regularização fundiária rural. In: Fernando Campos Scaff; Vitor Frederico Kümpel; Bruno de Ávila Borgarelli. (Org.). Regularização Fundiária Rural. 1ed.São Paulo: YK Editora, 2022, v. , p. 13-25.

  • SCAFF, Fernando Campos . A responsabilização civil e a biotecnologia. In: José Fernando Simão; Tiago Pavinatto. (Org.). Liber Amicorum Teresa Ancona Lopez - Estudos sobre a responsabilidade civil. 1ed.São Paulo: Almedina, 2021, v. 1, p. 247-256.

  • SCAFF, Fernando Campos . OS ACORDOS DE ACIONISTAS E DE CONFIDENCIALIDADE E SEUS EFEITOS PERANTE TERCEIROS. Uma vida dedicada ao Direito - Estudos em Homenagem a Roberto Rosas. 1ed.Rio de Janeiro: GZ, 2020, v. 1, p. 231-240.

  • SCAFF, Fernando Campos . Apontamentos sobre o atendimento privado à saúde e a pandemia. In: Malfatti, Alexandre David; Garcia, Paulo Henrique Ribeiro;. Shimura, Sérgio Seij. (Org.). Direito do Consumidor: reflexões quanto aos impactos da pandemia de Covid-19. 1ed.São Paulo: Escola Paulista da Magistratura, 2020, v. 2, p. 465-479.

  • SCAFF, Fernando Campos . A vontade, a declaração da vontade, a confiança e o compromisso: algumas reflexões. In: Ana Lúcia Tinoco Cabral; Francisco de Godoy Bueno. (Org.). Direito e linguagem. A Constituição de 1988. 1ed.Londrina-PR: Thoth, 2019, v. 1, p. 37-48.

  • SCAFF, Fernando Campos . O direito à imagem: proteção e reparação. In: Atalá Correia; Fábio Jun Capucho. (Org.). Direitos da Personalidade: a contribuição de Silmara J. A. Chinellato. 1ed.Barueri: Manole, 2019, v. 1, p. 153-163.

  • SCAFF, Fernando Campos . A Iatrogenia e o Nexo Causal na Responsabilidade Civil. In: Teresa Ancona Lopez; Patrícia Faga Iglecias Lemos; Otavio Luiz Rodrigues Junior. (Org.). Sociedade de Risco e Direito Privado. 1ed.São Paulo: Atlas, 2013, v. , p. 186-192.

  • SCAFF, Fernando Campos . Aspectos da responsabilidade civil dos administradores de empresas públicas. In: Christiano Cassettari; Rui Geraldo Camargo Viana. (Org.). 10 anos de vigência do Código Civil brasileiro de 2002 : estudos em homenagem ao professor Carlos Alberto Dabus Maluf. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2013, v. 1, p. 426-436.

  • SCAFF, Fernando Campos ; LEMOS, P. F. I. . Da Culpa ao Risco na Responsabilidade Civil. In: Otavio Luiz Rodrigues Junior; Gladston Mamede; Maria Vital da Rocha. (Org.). Responsabilidade Civil Contemporânea : em homenagem a Silvio de Salvo Venosa. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 75-86.

  • SCAFF, Fernando Campos . Considerações sobre o Poder Familiar. In: Silmara Juny de Abreu Chinellato; José Fernando Simão; Jorge Shiguemitsu Fujita; Maria Cristina Zucchi. (Org.). Direito de Família no Novo Milênio. São Paulo-SP: Atlas, 2010, v. , p. 571-582.

  • SCAFF, Fernando Campos . A responsabilidade do empresário pelo fato do produto e do servico, do Código Civil ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor. In: Nelson Nery Junior; Rosa Maria de Andrade Nery. (Org.). Responsabilidade Civil, v. 3. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010, v. 3, p. 475-488.

  • SCAFF, Fernando Campos . Contratos de venda de safra futura: compromisso x revisão. Conjur - Consultor Jurídico, São Paulo, 20 abr. 2018.

  • SCAFF, Fernando Campos . É necessário modificar por lei cláusulas obrigatórias de contratos agrários. Conjur - Consultor Jurídico, São Paulo, 23 mar. 2018.

  • SCAFF, Fernando Campos . Os estrangeiros e o direito de superfície em propriedades rurais. Conjur - Consultor Jurídico, São Paulo, 26 jan. 2018.

  • SCAFF, Fernando Campos . Estrangeiro nao pode ser impedido de fechar contrato de parceria no Brasil. Revista do Café, Rio de Janeiro, p. 18 - 20, 01 dez. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . O artigo 68 do atual Código Florestal brasileiro é constitucional e legal. Conjur - Consultor Jurídico, 06 out. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . Novas atividades agrárias exigem modelos contratuais alternativos. Conjur - Consultor Jurídico, 08 set. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . Novas atividades agrárias exigem modelos contratuais alternativos. Revista do Café, Rio de Janeiro, p. 24 - 25, 01 set. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . As características jurídicas dos contratos agrários típicos. Conjur - Consultor Jurídico, 11 ago. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . A livre concorrência no agronegócio - a regra e algumas exceções admissíveis. Conjur - Consultor Jurídico, 14 jul. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . A aquisição de terras por estrangeiros: uma questão não resolvida. Revista do Café, Rio de Janeiro, p. 38 - 39, 01 jul. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . A concentração dos mercados no agronegócio: a busca deliberada do erro. Conjur - Consultor Jurídico, 16 jun. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . Aquisição de terras por estrangeiros é questão não resolvida. Conjur - Consultor Jurídico, 19 maio 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . Propriedade, empresa e função social no Direito Agrário. Conjur - Consultor Jurídico, 21 abr. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . A especialidade dos institutos jurídicos do Direito Agrário. Conjur - Consultor Jurídico, 24 mar. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . Mudanças sociais e econômicas mostram a necessidade de um novo Estatuto da Terra. Conjur - Consultor Jurídico, 24 fev. 2017.

  • SCAFF, Fernando Campos . O Plano de Retenção, o Funcafé e os danos causados aos exportadores. REVISTA DO CAFÉ, Rio de Janeiro, p. 28 - 30, 01 set. 2005.

  • SCAFF, Fernando Campos . O MERCADO INTERNACIONAL DE BANANAS E A SITUAÇÃO DO BRASIL. In: II CONGRESO MUNDIAL DE DERECHO AGRARIO, 1994, LIBERIA. LAS GRANDES TENDENCIAS DEL DERECHO AGRARIO MODERNO. San Jose: Editorial Guayacán Centroamerica S.A., 1992. v. 2. p. 491-496.

  • SCAFF, Fernando Campos . A Economia e o Direito no estuto do Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCAFF, Fernando Campos . prefácio. São Paulo, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . prefácio. São Paulo, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . apresentação. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Prefácio. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Prefácio. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Prefácio. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Teoria geral das relações de consumo. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Prefácio. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Segurança alimentar: da produção agrária à proteção do consumidor. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Teoria geral do direito agrário contemporâneo. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . Ensaios sobre os Biocombustíveis. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . O Princípio da Igualdade e sua Projeção no Contrato de Doação. Porto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCAFF, Fernando Campos . A Perseverança e a Criação de Boas Tradições. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

SCAFF, Fernando Campos . Função social dos contratos agrários. 2006.

SCAFF, Fernando Campos . Pedido de Parecer sobre as Propostas de Alteração do Código Florestal. 2010.

SCAFF, Fernando Campos . Pedido de revalidação de diploma estrangeiro. 2010.

SCAFF, Fernando Campos . Função Social do Contrato e a Limitação da Autonomia da Vontade. 2009.

SCAFF, Fernando Campos . Direito sucessório no Direito Comparado. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCAFF, Fernando Campos . Teoria Geral dos Contratos: Conceitos e Perspectivas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCAFF, Fernando Campos . CONTRATOS NO DIREITO À SAÚDE E RESPONSABILIDADE CIVIL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCAFF, Fernando Campos . Regularização Fundiária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SCAFF, Fernando Campos . O Direito Agrário e o Direito Ambiental. 2009. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . Contratos sob a Ótica do Direito. 2008. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . Novas Perspectivas do Direito Agrário. 2008. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . A Empresa Agrária e sua Função Social. 2008. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . A empresa no moderno direito agrário. 2006. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . Administração de condomínio. 2005. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . A profissão de advogado. 2005. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . Teoria da empresa e do estabelecimento no Código Civil. 2003. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . A empresa e o estabelecimento agrário. 2001. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . A empresa e o estabelecimento agrário. 2000. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . Contratos civis. 2000. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . Contratos civis. 2000. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . Contratos civis. 2000. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . Leasing e o Código de Defesa do Consumidor. 2000. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . A empresa e o estabelecimento agrário. 2000. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . Métodos de solução de litígios no direito de autor. 1993. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . O mercado internacional de bananas e a situação do Brasil. 1992. (Palestra).

SCAFF, Fernando Campos . Teoria da imprevisão, escala móvel e momento de formação dos contratos. 1990. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . A desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária. 1990. (Aula).

SCAFF, Fernando Campos . Conceito de direito agrário. 1990. (Aula).

Prêmios

1992

visitante distinguido, Gobernación de la provincia de Guanacaste - Costa Rica.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Civil. , Largo São Francisco, 95, 01005-010 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 31114003, Fax: (11) 31114018, URL da Homepage:

Experiência profissional

1989 - 1989

INDÚSTRIAS REUNIDAS FRANCISCO MATARAZZO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário

Atividades

  • 01/1989

    Estágios , Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.,Estágio realizado, Departamento Jurídico Desenvolvendo Atividades Relacionadas a Assuntos Contencioso Cível.

1988 - 1988

Escritório de Advocacia Dr. Fábio de Oliveira Luchési

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário

Atividades

  • 01/1988

    Estágios , Escritório de Advocacia Dr. Fábio de Oliveira Luchési.,Estágio realizado, Departamento Jurídico Desenvolvendo Atividades Relacionadas a Assuntos Contencioso Cível.

2011 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

2007 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 24

2005 - 2007

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12

1996 - 1996

Universidade de São Paulo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: monitor

1995 - 1995

Universidade de São Paulo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: monitor

Atividades

  • 08/2025

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Privado II

  • 08/2025

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 08/2025

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Temas atuais de Direito de Família e Sucessão

  • 08/2025

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Notarial e Registral

  • 09/2019

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, Chefia do Departamento de Direito Civil.

  • 09/2019

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2015

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, vice-chefe do Departamento de Direito Civil.

  • 08/2011

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, Membro nato da Congregação.

  • 08/2011

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, Membro nato do Conselho do Departamento de Direito Civil.

  • 09/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Direito.,Linhas de pesquisa

  • 02/2025 - 07/2025

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Civil I

  • 02/2025 - 07/2025

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 02/2025 - 07/2025

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Direito Notarial e Registral

  • 03/2024 - 07/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito de Família e das Sucessões

  • 03/2024 - 07/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 03/2024 - 07/2024

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Prática Forense no Direito Privado

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Responsabilidade civil: Desafios e Perspectivas

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das Coisas

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões atuais de Direito Privado II

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes das Obrigações

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Direito Notarial e Registral

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões atuais de Direito Privado I

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Novas tendências das obrigações e dos contratos

  • 02/2022 - 12/2022

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário, Obrigações, Teoria Geral dos Contratos. Direito Agroambiental, Questões de Direito Privado I e II, Direito Notarial e Registral

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Temas atuais de Família e Sucessão

  • 04/2021 - 12/2021

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Privado I

  • 04/2021 - 12/2021

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 04/2021 - 12/2021

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões atuais de Direito Privado I

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Temas atuais de direitos reais

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das sucessões

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões atuais de Direito Privado II

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito de Família

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 02/2020 - 07/2020

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões atuais de Direito Privado I

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Reais

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Contemporâneos de Direito Civil Aplicado II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Código Civil e Código de Defesa do Consumidor: a sua Interface

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos contemporâneos de Direito Civil Aplicado I

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes das obrigações: contratos especiais, atos unilaterais, responsabilidade civil e outras fontes

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Novas tendências do Direito das Obrigações e dos Contratos

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos contemporâneos do Direito Civil Aplicado II

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral dos Contratos

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das Obrigações

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões Atuais de Direito Privado I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, responsabilidade civil - desafios e perspectivas

  • 03/2017 - 12/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito, Teoria Geral do Direito Privado I

  • 03/2017 - 12/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questões atuais de Direito Privado I

  • 03/2017 - 12/2017

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 09/2017 - 09/2017

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, vice-chefe do Departamento de Direito Civil.

  • 09/2015 - 09/2017

    Direção e administração, Faculdade de Direito.,Cargo ou função, vice-chefe do Departamento de Direito Civil.

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das Sucessões

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito de Família

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Novas tendências do Direito das Obrigações e dos Contratos

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direitos Reais

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Responsabilidade civil: desafios e perspectivas

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Novas tendências do Direito das Obrigações e dos Contratos

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes das Obrigações - Contratos Especiais

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes da obrigações: Teoria Geral dos Contratos e Fontes das Obrigações

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário e Política Agrícola

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral das Obrigações

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Privado II

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agroambiental

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Direito Privado I

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito das Sucessões

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Direito à Saúde no Direito Privado

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito de Família

  • 02/2012 - 07/2012

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITOS REAIS

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Política Ecológica no Direito Agrário

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FONTES DAS OBRIGAÇÕES: CONTRATOS ESPECIAIS, ATOS UNILATERAIS, RESPONSABILIDADE CIVIL E OUTRAS FONTES

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITO AGRÁRIO

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fonte das Obrigações: Teoria Geral dos Contratos

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Direito à Saúde no Direito Privado

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Política Ecológica no Direito Agrário

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário, Direito das Obrigações

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO II

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Direito Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O DIREITO À SAÚDE NO DIREITO PRIVADO

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITO AGRÁRIO, TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO I

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITO CIVIL APLICADO II, DIREITO DAS SUCESSÕES

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITO AGRÁRIO

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DIREITO AGRÁRIO, DIREITO DE FAMÍLIA

  • 01/2007 - 06/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Agrário, Teoria Geral das Obrigações

  • 01/2006 - 12/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2º/ 2006: Direito de Autor, 2º/ 2006: Direito Civil Aplicado II, 1º/ 2006: Direito Agrário

  • 01/2006

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Civil.,Serviço realizado, Correção das provas dissertativas do processo seletivo de ingresso no programa de pós-graduação para o ano de 2007.

  • 01/2002 - 06/2002

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cláusula Penal, Da Mora e da Inexecução dos Contratos

  • 01/2001 - 06/2001

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Lei de Introdução ao Código Civil, Das Pessoas

  • 01/1999 - 06/1999

    Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Empresa Agrária

  • 01/1996 - 06/1996

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes.

  • 01/1996 - 06/1996

    Estágios , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Civil.,Estágio realizado, Estagiário do Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino, desenvolvendo atividades didáticas junto à disciplina de Direito Civil, sob a supervisão do Prof. Titular Fábio Maria De-Mattia.

  • 01/1995

    Estágios , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Civil.,Estágio realizado, Estagiário do Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino, desenvolvendo atividades didáticas junto às disciplinas de Direito Civil e Direito Agrário, sob supervisão do Prof. Titular Fábio Maria De-Mattia.

  • 01/1991

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desapropriação por Interesse Social para Fins de Reforma Agrária, Legados

1992 - Atual

Campos Scaff - Advogados

Vínculo: sócio, Enquadramento Funcional: sócio

Atividades

  • 04/1992

    Direção e administração, Campos Scaff - Advogados.,Cargo ou função, sócio.