Maria Alice Weber Ferreira

Psicóloga e Psicanalista. Mestra em Psicologia pela Universidade de Santa Catarina (2014), graduada pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Durante a graduação foi auxiliar de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS, no grupo de pesquisa Fundamentos e Intervenções em Psicanálise, e monitora de disciplinas de Psicanálise. Trabalhou como Orientadora de TCC do do Curso de Especialização na Atenção Básica, UNASUS, UFSC. Trabalha na Flor de Lis - Clínica de Psicanálise. Os temas de seu interesse em que pesquisa são: psicanálise, feminilidade, mulher, maternidade, narcisismo e cultura.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia

2012 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Mulheres, corpos, maternidades: singularizações e ideais sociais,Ano de Obtenção: 2014
Mériti de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: corpo; maternidade; ideais sociais; Psicanálise.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.

Graduação em Psicologia

2003 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Os Efeitos Psíquicos Diante do Adoecimento Real
Orientador: Nara Lima

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2002

Escola Cenecista Prof. Durbam Ferraz Ferreira

Ensino Fundamental (1º grau)

1996 - 1997

School North Lauderdale

Ensino Fundamental (1º grau)

1993 - 1995

Bedford Central School District

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1992

Escola Cenecista de 1º e 2º g. Santo Antônio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 -

Fund. da teoria e prática psicanalítica em Freud. (Carga horária: 60h). , Sigmund Freud Associação Psicanalítica, SIG, Brasil.

2010 - 2010

Fund. da teoria e prática psicanalítica em Freud. (Carga horária: 60h). , Sigmund Freud Associação Psicanalítica, SIG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Clinica Psicanalítica Contempânea. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em As Depressões. (Carga horária: 15h). , Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Contribuição Clínica e Teórica de Sàndor Ferenczi. (Carga horária: 15h). , Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2008 - 2008

VI Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 15h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2001 - 2002

Extensão Informática - Módulo I. (Carga horária: 400h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, M. A. W. ; RIBAS, R. F. ; MACEDO, M. M. K. . Curso de Extensão em Clinica Psicanalítica Contemporânea - Espaço de Cuidado e Criação. 2009. (Outro).

FERREIRA, M. A. W. ; Druck, C ; GIARETTA, D ; RIBAS, R. F. ; MACEDO, M. M. K. . As Depressões. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Psicologia na PUCRS - "Psicologia Forense: aplicações no mundo real". 2009. (Outra).

Diálogos aos Sábados SIG - O Leitor. 2009. (Outra).

Curso de Extensão: O Fazer do Analista na Atualidade: Contribuição Clínica e Teórica de Sandor Ferenczi à Teoria do Trauma. 2008. (Outra).

O Mal Estar na Cultura e a Cultura da Felicidade. 2008. (Outra).

VI Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar.Configurações Traumática na Espera pela Vida em Candidatos a Transplante de Pulmão. 2008. (Outra).

VI Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar - SBPH. 2008. (Outra).

XIV Jornada Anual "O Mal-estar na Cultura e a Cultura da Felicidade". 2008. (Outra).

Aula Inaugural "Da Acadêmia a Praxis". 2006. (Outra).

Ciclo de Palestras FAPSI - PUCRS: "O Confronto entre Psicoterapeias e a Teoria da Prática Psicanalítica e a Clínica Atual da Adolescência no Conduz.... 2006. (Seminário).

Colóquio - 150 do Nascimento de Sigmund Freud: um homem além de seu tempo. 2006. (Outra).

Suicídio: uma exigência à reflexão. 2006. (Outra).

XIII Jornada Acadêmica da Faculdade de Psicologia "A Psicologia em Várias Dimensões". 2006. (Outra).

XII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fernando Aguiar Brito de Sousa

SOUZA, M.AGUIAR, F.; HASIMOTO, F.. Mulheres, corpos, maternidades: singularizações e ideais sociais. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

MÔNICA MEDEIROS KOTHER MACEDO

SOUZA, M.;MACEDO, M. M. K.. As singularizações da mulher-mãe sobre seu corpo diante dos ideais sociais contemporâneos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Chalfin Coutinho

SOUZA, M.;LAGO, M. C. S.; Macedo, M.;COUTINHO, M. C.. As singularizações da mulher-mãe sobre seu corpo diante dos ideais sociais contemporâneos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mériti de Souza

HASHIMOTO, F.SOUZA, M.. Mulheres, corpos, maternidades: singularizações e ideais sociais. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mara Coelho de Souza Lago

LAGO, M. C. de S.. As singularizações da mulher-mãe sobre seu corpo diante dos ideais sociais contemporâneos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação de Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mériti de Souza

Mulheres, corpos, maternidades: singularizações e ideais sociais; 2014; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mériti de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, M. A. W. . Os Efeitos Psíquicos Diante do Adoecimento Real. Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul , v. 9, p. 186-193, 2010.

  • CLEMENS, J. ; SOUZA, M. ; FERREIRA, M. A. W. . Diferencia sexual, psicoanálisis y teorias feministas: algunas lecturas críticas. Alternativas en Psicología , 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    As singularizações da mulher-mãe sobre o seu corpo diante do ideais sociais contemporâneo., Descrição: Históricamente o feminino, a maternidade e a sexualidade continham sentidos específicos associados a prescrições sociais e culturais, e esses sentidos e prescrições foram mudando ao longo do tempo. Atualmente vivemos em uma época marcada pelo exibicionismo, em que a questão da estética corporal é algo valorizado, visado e bastante difundido nos meio midiáticos, tais como televisão, revistas, jornais e internet. Atualmente, há uma busca incessante pelo corpo perfeito, que consiste em ser magro, esbelto, malhado, sem marcas, como estrias e celulites. Esta pesquisa busca investigar como mulheres singularizam as transformações do corpo decorrentes da gestação tendo em conta os ideais estéticos estabelecidos no mundo contemporâneo. Para isto serão realizadas duas entrevistas, com a possibilidade de extender a uma terceira entrevista se julgar necessária, com três mulheres que já passaram pela gestação e aproximadamente quatro meses após o parto. O referencial teórico e metodológico utilizado para fundamentar esta pesquisa é a Psicanálise, o método que utilizarei pode ser definido como uma pesquisa psicanalítica extramuros. Rosa (2004) conceitua a psicanálise extra-muros como uma abordagem amparada e fundada pela ética e por concepções da psicanálise sobre ? problemáticas que envolvem uma prática psicanalítica que aborda o sujeito enredado nos fenômenos sociais e políticos, e não estritamente ligado à situação do tratamento psicanalítico? (p. 331). A pesquisa em psicanálise ocorre desde seus primórdios, inicialmente realizada por seu fundador, Sigmund Freud, que a denominava psicanálise aplicada. Em vários momentos de sua extensa obra, Freud utiliza seu conhecimento teórico psicanalítico para pensar a sociedade, como também faz uso de fenômenos coletivos para pensar e articular o que é do singular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Alice Weber Ferreira - Integrante / Mériti de Souza - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Vazio e predicação do masculino e do feminino: reverberações no conhecer e no subjetivar., Descrição: O par disjuntivo masculino/feminino, com a valorização do primeiro e desvalorização do segundo, engendra conhecimentos e subjetividades calcados na mesmidade, na hierarquia, no falogocentrismo (Derrida, 1971, 2001, 2004, Butler, 2003, 2005). Nesta pesquisa problematizam-se as relações entre a predicação do masculino como substância e do feminino como vazio e as reverberações nas modalidades de conhecer e de subjetivar hegemônicas na cena contemporânea. Utiliza-se a perspectiva transdisciplinar, pois, o real é complexo e exige referenciais epistêmicos e ontológicos não restritos a uma única disciplina do conhecimento (Morin, 2005a, 2005b). A pesquisa é qualitativa teórica calcada na revisão de autores representantes da metafísica da presença - Hegel, Descartes, Leibniz-, e de seus críticos - Heiddeger, Derrida, Butler. De forma específica, procurar-se-á descrever e analisar as predicações de vazio e de substância nas obras desses autores; as relações dessas predicações com o denominado masculino e feminino; a reverberação dessas atribuições no conhecimento e na subjetivação. Na análise será utilizada a desconstrução proposta por Derrida (1971, 2001, 1998, 2006) como estratégia de produção de conhecimento calcada nos movimentos da reversão e do deslocamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Alice Weber Ferreira - Coordenador / Mériti de Souza - Integrante / Juçara Clemens - Integrante.

  • 2008 - 2009

    As vicissitudes do traumático em candidatos a transplante de pulmão no Rio Grande do Sul., Descrição: O presente estudo tem por finalidade investigar os significados das vivências de pessoas que estão na lista de espera aguardando a realização de um transplante de pulmão. Busca-se compreender suas expectativas e recursos psíquicos quanto a esse momento de suas vidas, o qual se caracteriza pela situação de pré-transplante, isto é, passa pela aceitação da falência de seu próprio órgão e a possibilidade de receber um novo. Durante a espera pelo transplante, o sujeito encontra-se em uma batalha entre a vida e a morte, em constante expectativa de recebimento de um órgão vital. Objetiva-se, portanto, investigar o quão fundamental é para o paciente, nessa situação, nomear seus sentimentos, fantasias e anseios, uma vez que a experiência de ser candidato a receber um órgão antes pertencente a outro indivíduo não é tarefa que se encerra na cirurgia. Os procedimentos metodológicos utilizados serão de cunho qualitativo. Essa escolha está relacionada ao objetivo de investigar questões que dizem respeito à experiência subjetiva dos participantes em questão. Participarão desse estudo homens e mulheres, maiores de 18 anos, considerados candidatos a transplante de pulmão e que estejam na lista de espera para tal procedimento, elaborada pelo Grupo de Transplante Pulmonar do Complexo Hospitalar Santa casa de Misericórdia de Porto Alegre... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Alice Weber Ferreira - Integrante / Carolina Milner Druck - Integrante / Davisson Golçalves Giaretta - Integrante / Renata Freitas Ribas - Integrante / Mônica Medeiros Kother Macedo - Coordenador / Evelise Machado Pinto Waschburger - Integrante / Carolina Neumann de Barros Falcão Dockhorn - Integrante / Mariana Aguilar Baldo - Integrante / Fernanda Cesa Ferreira da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

XV Prêmio Estudante, Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Consultório Particular. , Av. Félix Kleis, nº23/A, Santa Mônica, 88035-330 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 84725220

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Flor de Lis - Clínica de Psicanálise

    Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Psicanalista

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista Demanda Social, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Participação no Grupo de Pesquisa Fundamentos e Intervenções em Psicanálise sob orientação da Prof. Dra. Mônica Medeiros Kother Macedo. Participação em Projetos de Pesquisa, confecção de banco de dados, relatório e auxilio em coleta de dados. Presença em palestras e grupo de estudo.

  • 2008 - 2010

    Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitora das disciplinas de Construção da Personalidade: Psicanálise e Psicologia Psicoterapia Psicanalítica I, sob coordenação da Prof. Dra. Mônica Medeiros Kother Macedo.

  • 2008 - 2008

    Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estagiária Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio de Psicopatologia na Clínica Escola da Faculdade de Psicologia (SAPP)

  • 2008 - 2009

    Sigmund Freud Associação Psicanalítica

    Vínculo: Estagiária Curricular, Enquadramento Funcional: Estágiaria de Clínica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atendimento psicológico, supervisão individual, participação em seminários teóricos e técnicos e atividades da instituição.

  • 2009 - 2010

    Centro de Ensino Médio Pastor Dohms

    Vínculo: Estagiária Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária Institucional, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Discussões teóricas, supervisão das atividades realizadas, trabalhos com grupos operativos, participação do processo seletivos de funcionários.

  • 2011 - 2013

    Movimento Porta Aberta

    Vínculo: Psicóloga voluntária, Enquadramento Funcional: Psicóloga voluntária, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Atendimento psicólogico para pessoas carentes.