Joelson de Sousa Morais

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2022). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2015). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2016) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA/2012). É pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) que faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), e do Grupo Vozes da Educação (FFP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CPNQ). Foi Professor das seguintes universidades: UEMA, UESPI, UFPI, FACEMA e UNINASSAU. Associado do GT 8 - Formação de Professores da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Seus estudos e pesquisas tematizam: a Formação de Professores(as); Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Subjetividade Docente; Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência; Epistemologia da Complexidade; Professores(as) Iniciantes; Currículo; Memória, Histórias de vida; Pesquisaformação e Pesquisas Narrativas e (Auto)Biográficas. É Professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/ Campus Codó-MA, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação (PPGE)/UFMA, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA - Campus Imperatriz-MA (Mestrado Profissional em Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPEEB)/UFMA-Campus Codó. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1893-1316. E-mail: joelson.morais@ufma.br

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2019 - 2022

Universidade Estadual de Campinas
Título: Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
, Ano de obtenção: 2022. Profa. Dra. Inês Ferreira de Souza Bragança. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A prática pedagógica no cotidiano de professoras iniciantes: tramas e desafios do aprender a ensinar
, Ano de Obtenção: 2015.Profa. Dra. Marisa Narcizo Sampaio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Professoras Iniciantes.; Mobilização de Saberes Docentes.; Estudos do Cotidiano.; Práticas Pedagógicas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Especialização em Psicologia da Educação

2014 - 2016

Universidade Estadual do Maranhão
Título: A constituição das identidades de professoras iniciantes: uma desafiante e provocativa aventura em construção
Orientador: Profa. Dra. Georgyanna Andréa Silva Morais

Graduação em Pedagogia

2009 - 2012

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão
Título: As configurações do discurso pedagógico na prática docente: sentidos e significados no processo ensino-aprendizagem
Orientador: Mariangela Santana Guimarães Santos

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Formação Continuada de Professores: uma ênfase cultural Paulo Freire. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2019 - 2019

Didática do Ensino da Música. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Difusão Cultural em Reflexões sobre a Prática Profissional. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Formação: Ética e Pesquisa com Seres Humanos. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Extensão para Brinquedista. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, FACEMA, Brasil.

2008 - 2008

Inteligência Emocional e Motivação Pessoal. (Carga horária: 60h). , DETECT - Consultoria e Treinamento Empresarial, DETECT, Brasil.

2002 - 2003

Operação e Digitação em Microcomputador. (Carga horária: 100h). , Infor Company, IC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Organização de eventos

MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . Palestra de Encerramento do CICLOPE: Contribuições da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica na pesquisa em educação. 2021. (Congresso).

MORAIS, J. S. ; PASSEGGI, M. C. ; BRAGANCA, I. F. S. ; PRADO, G. V. T. . Webinário Experiência vivida, experiência narrada: potencialidades da pesquisa-formação. 2020. (Congresso).

MORAIS, J. S. . IX Fala Outra Escola: co-lecionar práticas humanizadoras com e para a liberdade. 2019. (Congresso).

MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . Mostra Café com professores/as: socializando experiências de estágio no encontro Universidade/Escola. 2019. (Exposição).

MORAIS, J. S. . Projeto "Dia das Mães". 2017. (Exposição).

MORAIS, J. S. . Projeto Brincando e Aprendendo: a magia do circo e da gincana. 2017. (Exposição).

MORAIS, J. S. . Coordenação na sessão de Comunicação Oral no I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil. 2017. (Congresso).

MORAIS, J. S. . Projeto Educativo "Dias das Crianças: adote uma criança, alegria em ensinar educação". 2016. (Exposição).

MORAIS, J. S. . Seminário de Integração e Socialização de trabalhos acadêmicos do CEPEJAI. 2014. (Congresso).

MORAIS, J. S. . II Jornada Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2012. (Congresso).

MORAIS, J. S. . X EMEPe-Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Congresso).

MORAIS, J. S. . I Jornada Científica da FACEMA: Saúde das pessoas, do negócio, da educação, da sociedade e da informação. 2011. (Congresso).

MORAIS, J. S. . I Encontro de Pedagogia da FACEMA: Ensinar e aprender na escola contemporânea. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

Conversações latino-americanas sobre formação docente em abordagens narrativas e (auto)biográficas. 2024. (Encontro).

IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas. Itinerários de pesquisaformação com professores(as) iniciantes na abordagem narrativa autobiográfica. 2024. (Congresso).

IX Encontro de Educadores do PPGE-UFMA.Princípios teórico-metodológicos da pesquisaformação com professores(as) iniciantes na abordagem narrativa (auto)biográfica. 2024. (Encontro).

X CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Experiências instituintes de formação docente: diálogos latino-americanos. 2024. (Congresso).

X Encontro de Pesquisa em Educação do PPGED-UFPI.Experiências instituintes de pesquisaformação docente pelas escritas narrativas de si. 2024. (Encontro).

XXII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Itinerários narrativos de pesquisaformação nos cotidianos da docência. 2024. (Congresso).

II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem-II CONAAP. Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental. 2023. (Congresso).

III Colóquio do do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED). Políticas públicas para educação superior: desafios da atualidade. 2023. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Filosofia. 2023. (Seminário).

XVII Encontro Humanístico da UFMA.Form(a)ção docente e as intersecções das narrativas com as memórias, as linguagens e os espaços. 2023. (Encontro).

XIII Seminário Nacional de Formação de Professores (ANFOPE).Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia. 2022. (Seminário).

XI Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias: Docentes, na resistência e na criação.Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia. 2022. (Seminário).

XXI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Didática entre conhecimentos, experiências e processos formativos no curso de Pedagogia. 2022. (Encontro).

CICLOPE-Ciclo de Estudos: pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em tempos de coronavírus / 2ª Etapa-2021. 2021. (Encontro).

Conversas sobre princípios freireanos na escola pública. 2021. (Encontro).

Documentação narrativa, relato de experiência e transformação da escola: ação docente e(m) pedagogia. 2021. (Seminário).

El relato audiovisual (auto)biográfico, la competencia mediática e la formación docente. 2021. (Seminário).

I Encontro Regional Sudeste da BIOGRAPH.Experiências instituintes de tessitura narrativa no grupo interinstitucional de pesquisaformação polifonia. 2021. (Encontro).

I Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa: experiências, formação docente e políticas na educação. 2021. (Seminário).

IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). A experiência da escrita narrativa nos movimentos de uma pesquisaformação com professores/as iniciantes. 2021. (Congresso).

Palestra de encerramento do CICLOPE: ?Contribuições da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica na pesquisa em educação.Contribuições da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica na pesquisa em educação. 2021. (Encontro).

Seminário Online: Curriculos, diagramas de vida. 2021. (Seminário).

Seminário Online: Entre descrição da experiência vivida e a refiguração biográfica. 2021. (Seminário).

V Etapa do Curso de Extensão sobre Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos. 2021. (Oficina).

V Seminário de Pedagogia: diálogos sobre educação em tempos de pandemia (FCARP). 2021. (Seminário).

V Simpósio Nacional de Pesquisas e Estudos em Filosofia e Educação. 2021. (Simpósio).

3º Encontro FÓRUM EJA RMC: Cidades do esperançar, da solidariedade em nome da vida à defesa dos direitos da EJA. 2020. (Encontro).

A escola tem futuro?. 2020. (Seminário).

Ciclo de Estudos: pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em tempos de coronavírus (CICLOPE).Memória, tempo e narrativa no pensamento filosófico de Paul Ricoeur. 2020. (Encontro).

Curso de Extensão sobre Pesquisa Educação e a escrita acadêmica: foco nos artigos científicos.Sensibilidade e aprendizagem nas narrativas de formação em partilha. 2020. (Oficina).

Infância, alfabetização e cotidiano escolar: um diálogo necessário. 2020. (Encontro).

Roda de conversa: De professora alfabetizadora para professoras/es alfabetizadoras/es. 2020. (Encontro).

Seminário Avançado: a pesquisa (auto)biográfica e a produção de dados em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).

V Simpósio Arquivos e Educação e IV Seminário Internacional Memórias, Narrativas e Arquivos. 2020. (Simpósio).

Webinário Teorias e Práxis (Auto)Biográficas. 2020. (Seminário).

Webinário Vidas em pandemia: contextos políticos, sociais e educacionais. 2020. (Encontro).

Webinário Vidas em pandemia: memórias, migrações e biografias. 2020. (Encontro).

Webinário Vidas em pandemia: narrativas outras num mundo possível. 2020. (Encontro).

Webnário Rotinas na Educação Infantil. 2020. (Encontro).

XX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Os processos de formação tecidos nos diários narrativos de estudantes de Pedagogia. 2020. (Congresso).

A pesquisa na Universidade e o Plano Nacional de Educação. 2019. (Seminário).

Aula Inaugural da Pós-Graduação: Dias melhores virão? Educação Pública, Democracia brasileira e os desafios atuais da Pós-Graduação. 2019. (Seminário).

Café com professores/as: socializando experiências de estágio no encontro Universidade/Escola. 2019. (Exposição).

Conferência: Eurocentrismo e racismo na formação docente. 2019. (Encontro).

Diálogos sobre pesquisa narrativa (auto)biográfica: contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada (GEPEC). 2019. (Encontro).

Diálogos sobre pesquisa narrativa (auto)biográfica - Encontro 2: contribuições de Franco Ferrarotti. 2019. (Seminário).

Diálogos sobre pesquisa narrativa (auto)biográfica - Encontro 3: Contribuições de Walter Benjamin. 2019. (Encontro).

Diálogos sobre pesquisa narrativa (auto)biográfica - Encontro 4: Contribuições de Mikhail Bakhtin. 2019. (Encontro).

Diálogos sobre pesquisa narrativa (auto)biográfica - Encontro 7: Diálogos possíveis entre Ivor Goodson e Paul Ricoeur. 2019. (Encontro).

Dias melhores virão? Educação Pública, Democracia brasileira e os desafios atuais da Pós-Graduação. 2019. (Encontro).

Do caos ao cais e vice-versa: intersecções entre Filosofia, Ciência e Arte. 2019. (Encontro).

III Seminário: Golpe, Ditadura e Educação. 2019. (Seminário).

III Seminário Internacional Memórias, Narrativas e Arquivos: potencialidades para a formação docente e discente. 2019. (Seminário).

II Seminário LOED - Qualidade da Escola Pública: perspectivas e desafios. 2019. (Seminário).

IV Jornadas Político-Pedagógicas Paulo Freire. 2019. (Seminário).

Juventude, escola e violência: a Unicamp debate o massacre em Suzano. 2019. (Seminário).

Liberalismo e educação. 2019. (Seminário).

Mesa Redonda: Trabalho e Direitos Humanos. 2019. (Encontro).

Oficina de Artigos Científicos. 2019. (Oficina).

VIII Seminário de reflexão sobre práticas educativas EMEF Edson Luis Lima Soutor. 2019. (Seminário).

VII Seminário Vozes da Educação.A narrativa como experiência ressignificada no tempo. 2019. (Seminário).

X Colóquio Nacional da AFIRSE. As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos. 2019. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Educação (EDUCERE) e V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE).Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente. 2019. (Encontro).

Elaboração e Execução do Projeto: "Ludicidade e Aprendizagem no Ensino Fundamental! na Escola Municial São José..Ludicidade e Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2018. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa em Educação e Formação Humana-EDUFOH.Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares. 2018. (Encontro).

II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero ro no Cotidiano Escolar no Continente.A prática cotidiana de professoras iniciantes: entre a regulação e a transgressão (re)criadora. 2018. (Encontro).

XI Encontro Maranhense de História da Educação.Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras. 2018. (Encontro).

XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Os impactos das políticas educacionais: uma análise da educação integral e da didática na formação e profissionalidade de professoras iniciantes. 2018. (Encontro).

Atividades Voluntárias no "Lar da Divina Providência".Atividades Voluntárias no "Lar da Divina Providência". 2017. (Encontro).

I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (EnHEMB-).As histórias formativas de professoras iniciantes e suas implicações no processo de profissionalização. 2017. (Encontro).

II SEREJA-Seminário Regional de Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Seminário).

Oficina dos Professores: Encontros e Desencontros de Gerações no contexto educacional. 2017. (Oficina).

V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI. 2017. (Seminário).

XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE.A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido. 2017. (Seminário).

Dia do Pedagogo "A prática do pedagogo no cenário político atual: desafios e possibilidades"."A prática do pedagogo no cenário político atual: desafios e possibilidades". 2016. (Encontro).

III Seminário Nacional de Administração Educacional.Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC. 2016. (Seminário).

IV Seminário de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Regulares de Licenciaturas do DMTE/CCE/UFPI.IV Seminário de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Regulares de Licenciaturas do DMTE/CCE/UFPI. 2016. (Seminário).

Oficina dos Professores: "Ética Profissional no Ensino e na Pesquisa" na VI Jornada Científica FACEMA. 2016. (Oficina).

VIII Encontro de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. 2016. (Encontro).

XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente. 2016. (Encontro).

I Mostra de Talentos do CESC/UEMA.Música. 2015. (Seminário).

I Seminário de Psicologia da Educação da UEMA.A construção dos saberes mediadas pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira. 2015. (Seminário).

Seminário de Integração e Socialização de trabalhos acadêmicos do CEPEJAI.Seminário de Integração e Socialização de trabalhos acadêmicos do CEPEJAI. 2014. (Seminário).

VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes. 2014. (Congresso).

XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. 2014. (Encontro).

DEUS EM QUESTÃO: a historicidade do texto bíblico. 2013. (Outra).

I Seminário Interculturalidade e Educação: Perspectivas Teóricas e Interventivas. 2013. (Seminário).

I Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências da Educação. 2013. (Seminário).

Simpósio Internacional sobre Pierre Bourdieu e a Educação. 2013. (Simpósio).

VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Currículo: (re)construindo os sentidos de educação e ensino". A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas. 2013. (Congresso).

VII Colóquio da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em Educação-AFIRSE.A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de Professores Iniciantes. 2013. (Simpósio).

XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas. 2013. (Simpósio).

I Fórum Pedagógico de Pedagogia da FACEMA. 2012. (Encontro).

II Jornada Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2012. (Congresso).

IV Fórum Internacional de Pedagogia. O discurso da prática e a prática do discurso docente: viésses que se interrelacionam. 2012. (Congresso).

XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A construção da subjetividade docente na formação inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar. 2012. (Encontro).

A dinâmica do Agronegócio para desenvolvimento da região dos Cocais. 2011. (Outra).

Formação Profissional: a moeda mais valorizada do Mercado. 2011. (Outra).

I Jornada Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2011. (Congresso).

I Jornada de Responsabilidade Social da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. 2011. (Congresso).

IX Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).

X EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e I SIRSSE-Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. 2011. (Congresso).

X Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).

XI Seminário Temático de Pedagogia da UEMA: saberes docentes e práticas pedagógicas: entre a tradição e a modernidade. 2011. (Seminário).

X Seminário Temático do Curso de Pedagogia da UEMA: Interdisciplinaridade, diversidade e inclusão social na educação contemporânea. 2011. (Seminário).

9º EMEPe- Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2010. (Encontro).

I Amostra Cultural Infanto-Juvenil no I Encontro de Pedagogia da FACEMA.I Amostra Cultural Infanto-Juvenil. 2010. (Encontro).

I Encontro de Pedagogia da FACEMA: ensinar e aprender na escola contemporânea.Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. 2010. (Encontro).

IX Seminário Temático da UEMA: Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente. 2010. (Seminário).

V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. 2010. (Congresso).

VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí. 2010. (Encontro).

VIII Seminário Temático da UEMA: discutindo a identidade docente na formação de professores. 2010. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

5º Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí. 2009. (Encontro).

Seminário Interdisciplinar da UEMA: Pesquisa Qualitativa: Diferentes perspectivas de estudos de práticas sócio-educativas. 2009. (Seminário).

VII Seminário Temático da UEMA: Múltiplos Olhares na Formação de Professores. 2009. (Seminário).

I Encontro de Vivências Compartilhadas do Instituto de Ensino Superior Múltiplo. 2008. (Encontro).

I Encontro Municipal de Pedagogia. 2008. (Encontro).

I Seminário de Estratégias de Marketing e Liderança Empresarial. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Jânio Oliveira Lima

NASCIMENTO, F. S. C.;MORAIS, J. S.; PORTO, I. M. R.. Formação continuada do professor para a educação especial na perspectiva inclusiva. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Jhonatan Wendell Tavares Ferreira

OLIVEIRA, K. A.; AMORIM, E. S.; AGUIAR, J. V. S.;DE SOUSA MORAIS, JOELSON. Corpos (In)Dóceis: Diversidade Sexual e de Gênero em uma Escola Cívico-Militar no Maranhão. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Camila Petrucci Dos Santos Rosa

BRAGANCA, I. F. S.; KOYAMA, A. C.; KOHAN, W. O.; PRADO, G. V. T.; CUNHA, N. R. C.;MORAIS, JOELSON DE SOUSA. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fabiano Pereira dos Santos

NAKAYAMA, B. C. M. S.; FURLIN, M.;MORAIS, J. S.; CARRIL, L. F. B.; BRITO, S. A. S.. A Metatese: possíveis trajetos de ressignificação de marcas biográficas. 2025. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Alba Patricia Passos de Sousa

BRAGANCA, I. F. S.; VARANI, A.; PRADO, G. V. T.; ARAUJO, M. S.; SILVA, M. S. P.; KOYAMA, A. C.;MORAIS, J. S.. Tecendo memórias e histórias: Associativismo pedagógico e as práticas educativas da União Artística Operária Florianense (1920-1957). 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Itamar Zuqueto Serra Neto

BRAGANCA, I. F. S.;MORAIS, J. S.; PRADO, G. V. T.; ABRAHAO, M. H. M. B.; SERODIO, L. A.; ROSA, M. I. F. P. S.; ALVARENGA, J. G. M. P.. Histórias de vida e formação de estudantes da licenciatura em Língua Portuguesa do campus da UFPA em Altamira: formação para a docência na Educação Básica, projetos em disputa. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: RAUL FERREIRA DE MIRANDA MENDES

LIMA, M. D. F.; ALCOFORADO, J. L. M.;MORAIS, J. S.; MARQUES, E. S. A.; CARVALHEDO, J. L. P.. Necessidades formativas de professores iniciantes, identidade e desenvolvimento profissional nos anos finais do Ensino Fundamental. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Fabiano Pereira dos Santos

NAKAYAMA, B. C. M. S.;DE SOUSA MORAIS, JOELSON; FURLIN, M.; CARRIL, L. F. B.; BRITO, S. A. S.. Da fragmentação à escrita de corpo aberto. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Itamar Zuqueto Serra Neto

BRAGANCA, I. F. S.; ABRAHAO, M. H. M. B.; SERODIO, L. A.; ROSA, M. I. F. P. S.;MORAIS, J. S.. Histórias de vida e formação de estudantes da licenciatura em Língua Portuguesa do campus da UFPA em Altamira: formação para a docência na educação básica, projetos em disputa. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carina Di Leo Nogueira Costa

PORTELA, E. L.; MORAES, L. C. S.;MORAIS, J. S.. Formação e prática docente: uma análise do programa EJATEC no município de São Luís. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ANDRÉ FERREIRA BEZERRA

DUBLANTE, C. A. S.; BRITO, A. E.;DE SOUSA MORAIS, JOELSON. Coordenação pedagógica: contribuições à formação docente em escolas da rede estadual no municipio de Picos-PI. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Práticas Educativas) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: HELOISA HELENA DA SILVA FERREIRA

NUNES, I. M. L.;DE SOUSA MORAIS, JOELSON; TEIXEIRA, M. L. A.; MOTTA, D. G.. As contribuições das fundadoras do Jardim de Infância Tia Nazinha para a Educação Infantil de Caxias-MA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Renata Siqueira de Guimarães

BRANDT, A. G.;DE SOUSA MORAIS, JOELSON; SOUZA, M. D.. Narrativas de professores sobre as práticas pedagógicas com estudantes migrantes da rede estadual do município de Itajaí/SC. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Instituto Federal Catarinense.

Aluno: Juliana de Azevedo Santos

ALVARENGA, J. G. M. P.;MORAIS, J. S.. Caminhando, cantando e sonhando: barreiras e desafios enfrentados pelos alunos de escola pública rumo à universidade. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Escolar) - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos.

Aluno: Jayro Werberson Pilar Araujo

MORAIS, J. S.; SILVA, L. R.; MARTINS, M. C.. O papel da UFMA na formação continuada de professores em Codó / MA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MARIA DO CARMO GOMES BRITO COSTA

MORAIS, J. S.; KISTEMACHER, D.; CRUZ, M. C. A.. Educação Ambiental e prática pedagógica: relatos de uma experiência no Ensino Fundamental em Coroatá/MA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: GLEICIANY DA CRUZ SILVA

MORAIS, J. S.; KISTEMACHER, D.; ARRUDA, A. A.. Políticas educacionais e docência: desafios na escola pública. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Gleicilene dos Santos França

MORAIS, J. S.; KISTEMACHER, D.; ARRUDA, A. A.. Pandemia da Covid 19: Desafios de Ensino em Língua Portuguesa na Escola Cristo Rei na zona rural do Município de Codó/MA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kelly Lorrany de Sousa LIma

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, M. E. S.; SANTOS, E.. A Utilização Dos Jogos Educativos Digitais Como Ferramenta Pedagógica. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosangela Maria Silva dos Santos

MORAIS, J. S.; SERRA, L. H.; OLIVEIRA, K. A.. A leitura de obras literárias no cárcere: um relato de experiencia profissional de um projeto de leitura interativa para a remição de pena. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Layla Monique Carneiro dos Santos

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; OLIVEIRA, M. E. S.. Eu ensino, tu ensinas, nós aprendemos: os desafios da alfabetização pós?pandemia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Angelita Araújo da Silva

MORAIS, J. S.; SERRA, L. H.; SILVEIRA, T. S.. Vivenciando os desafios e as possibilidades no ensino e aprendizagem da leitura nos anos iniciais. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Gorete de Oliveira

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; VILANOVA, L. F.. Desafios para a implementação da avaliação formativa no processo de ensino aprendizagem: uma análise a partir da vivência como docente em contexto de pandemia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda de Sousa Veiga

MORAIS, J. S.; SILVA JUNIOR, D. R.; SILVA, S. F. C.. Técnicas de coleta de sangue e o uso correto dos tubos de coletas sanguínea especiais. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência p/ Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Kanúbia Santana Ribeiro

MORAIS, J. S.; SILVA JUNIOR, D. R.; SILVA, S. F. C.. Degradação do solo e exploração hídrica. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência p/ Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí.

Aluno: Marcos Magalhães Santos

SILVA JUNIOR, D. R.; NASCIMENTO, F. S. C.;MORAIS, J. S.. Contribuições do PNAIC na formação e prática pedagógica de professores alfabetizadores. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe.

Aluno: Wadames Richelly de Jesus Santos

SILVA JUNIOR, D. R.;MORAIS, J. S.; LOPES SOBRINHO, O. P.. A inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem: desafios e possibilidades. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe.

Aluno: Francisco Henrique de Sousa

SILVA JUNIOR, D. R.; NASCIMENTO, F. S. C.;MORAIS, J. S.. O processo de ensino-aprendizagem em língua inglesa através da ferramenta tecnológica duolingo. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe.

Aluno: Adilson Matheus Borges Machado

MORAIS, J. S.; FELICIO, J. C. B.; ALMEIDA, E. S.. Utilização do Google Clasroom na era do ensino remoto emergencial: alunos de graduação em um município do interior do estado do Maranhão. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe.

Aluno: Juliano Antunes da Silva

SILVA, A. L.;MORAIS, J. S.; SANTOS, L. B.. Uso da Tecnologias Assistivas para pessoas com Deficiência Intelectual e sua aplicabilidade no contexto escolar. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe.

Aluno: André Avila Bianchini

MORAIS, J. S.; BRANDT, A. G.; MAGALHAES, N. R. S.. Portal da transparência e serviço de acesso a informação: uma análise das ferramentas de transparência no município de Braço do Norte. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliana da Silva da Costa

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; BRANDT, A. G.. Políticas públicas municipais aplicadas em Itajaí: envelhecer com qualidade de vida. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wagner Douglas Franzosi

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; BRANDT, A. G.. Gestão tributária como alternativa para melhorar a situação financeira dos pequenos municípios. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcia Bergamaschi

MORAIS, J. S.; BRANDT, A. G.; MAGALHAES, N. R. S.. Mecanismos de gestão pública: um estudo do cumprimento da aplicabilidade da lei de responsabilidade fiscal no município de Irati-SC nos exercícios de 2015 a 2018. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Magali Salete Dalmaz

MORAIS, J. S.; BRANDT, A. G.; MAGALHAES, N. R. S.. Estudo das principais diferenças entre a lei geral de licitações e contratos (Lei 8.666/93) e o regime diferenciado de contratações (Lei 12.462/11) e a aplicação das mesmas nos municípios da região da Amnoroest. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda De Col Zytkuewisz

MORAIS, J. S.; BRANDT, A. G.; NASCIMENTO, F. S. C.. Lei de incentivo e fomento à cultura de Balneário Camboriú: principais características como política pública cultural. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elizandro Pertile

MORAIS, J. S.; BRANDT, A. G.; NASCIMENTO, F. S. C.. Eu busco ou você me dá? As incertezas da política pública para as pessoas com deficiência. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Municipal) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: GILLIARD RIBEIRO DOS SANTOS

SILVA, A. L.;MORAIS, J. S.; SANTOS, L. B.. A percepção do corpo acadêmico quanto à implantação do ensino remoto emergencial em uma instituição de ensino superior (IES) de Balsas-MA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe.

Aluno: Maria Margareth Lima de Sousa

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. As metodologias de ensino voltadas para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos da EJAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Isadora Melo Carvalho Silva

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Os princípios freireanos e sua interferência na concepção de professor acerca do educando na EJAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Rejaelma Nascimento Oliveira

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. A relação professor/aluno na modalidade EJAI, 1º seguimento e suas implicações no processo ensino/aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Augusta de Oliveira

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. O perfil do aluno da educação de jovens, adultos e idosos(EJAI): análise da realidade brasileira. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Cíntia de Jesus Santana Lima

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Análise da formação de professores alfabetizadores na modalidade de ensino EJAI - Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Luzia Regina Lopes Oliveira

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Perfil do professor da modalidade de ensino EJAI-Educação de jovens, adultos e idosos da rede municipal de Caxias-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Lucivania da Silva Nunes

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Perfil do aluno da EJAI, ensino fundamental na escola U.I.M. Paulo Marinho em Caxias-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Antonieta Gomes de Oliveira Fernandes

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. A importância da leitura na formação do jovem, adulto e idoso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Auridéia de Jesus Pereira Costa da Cunha

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. Evasão escolar na educação de jovens, adultos e idosos em uma escola da rede estadual no município de Caxias-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Aridinê de Assunção Torres Santos

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, J. S.. O ensino de teatro na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Djavan Costa da Silva

MORAIS, J. S.; LIMA, J. S.; GOMES, C. S.. O papel do professor mediador no processo de ensino e aprendizagem com alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Kevilene Oliveira da Cruz

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, M. L.. A avaliação do ensino e aprendizagem na EJAI: novas perspectivas para se avaliar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Celescina Maria Freitas de Araújo

MORAIS, J. S.; SILVA, A. M. C.; SILVA, M. L.. Principais fatores que favorecem a evasão escolar dos alunos da educação de Jovens, Adultos Idosos-EJAI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Luciane Darlli Gonçalves de Sousa

MORAIS, J. S.; CARDOSO, J. C.; SILVA, A. M. C.. O uso do lúdico como metodologia diversificada para uma aprendizagem significativa na EJA no Educandário Paulo Freire em Timon-MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: RITA DE CASSIA JACÓ MOTA

ARRUDA, A. A.; KISTEMACHER, D.;MORAIS, J. S.. A importância da formação docente voltada para o entendimento do espectro autista: um olhar para dimensão do educador no CMEI José Gilberto Alves de Carvalho. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JULIANA MOREIRA NOGUEIRA

MORAIS, J. S.; ARRUDA, A. A.; VERDE, A. P. S. R.. A importância da relação escola-família: entre Pontos e Contrapontos no CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Analia da Silva Vieira

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, D. A.; OLIVEIRA, K. A.. Joana e Sofia resistem às normas de gênero: a literatura infantil como um currículo para fabulação, criação de possíveis e sujeitos outros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernanda Vanessa Alves Viana

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; SILVA, J. C. A.. Educação e desigualdade: perspectivas e desafios na Unidade Escolar Comunitária Codó Novo em Codó, Maranhão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andressa Cardoso Lima

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, D. A.; COSTA, C. D. M.. A garrafinha de refrigerante, o relógio de papel e a forca: invencionices, criações e imaginações infantis para aprender brincando em um currículo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joane Beatriz Santos Meneses

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, D. A.; VILANOVA, L. F.. "Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro": rememorar vivências racistas e criar possíveis para existir hoje como professora mulher-preta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luana da Costa Rodrigues

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; SILVA, J. C. A.. Educação e desigualdade social em tempos de pandemia: reflexões em uma escola pública de Codó/Maranhão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tainara Cristina Monteiro Caitano

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, D. A.; OLIVEIRA, K. A.. Sobre não seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fabiana dos Santos da Paz

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, D. A.; COSTA, C. D. M.. Como se faz uma princesa? normas de gênero e resistências nas narrativas de dois filmes-currículos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: DENISE DA SILVA SANTOS

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; VILANOVA, L. F.. O Lúdico na Educação Infantil: reflexões sobre as práticas pedagógicas no CMEI Irmã Flávia Maria de São Luís em Codó. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Barbara Jordania de Souza Costa

MORAIS, J. S.; ARRUDA, A. A.; VERDE, A. P. S. R.. Formação continuada em educação inclusiva e educação especial na escola João Temístocles - Codó - MA: Um olha significativo nos desafios docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vaniele Fontes Sales

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; VILANOVA, L. F.. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: perspectivas docentes do CMEI Léa Archer de Castro Figueiredo Archer em Codó. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Luana Lima da Silva

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, K. A.; ARRUDA, A. A.; COSTA, A. L.. Diário de uma Professora: um olhar sobre TEA no CEI Diva Corvelo em Timbiras/MA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Patrícia da Silva Santos

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; ARRUDA, A. A.. Desafios de se aprender a ler e a escrever: reflexões docentes na Unidade Integrada Municipal Renê Bayma de Codó, Maranhão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria de Lourdes Silva Macedo

MORAIS, J. S.; ARRUDA, A. A.; VILANOVA, L. F.. Os Desafios da Convivência em Família com a Surdez: relatos de uma experiência pessoal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: SEMILLA RODRIGUES SOARES PEREIRA BARBOSA

MORAIS, J. S.; OLIVEIRA, K. A.; COSTA, C. D. M.. Relação família e escola durante o ensino remoto no CMEI Vera Lúcia Simão Salem em Codó-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MAYANE PEREIRA DA SILVA

OLIVEIRA, K. A.; OLIVEIRA, D. A.;MORAIS, J. S.. Educação de pessoas Jovens e Adultas: uma reflexão sobre a modalidade de ensino como uma realidade possível. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Taciane dos Santos Lima de Lima

ARRUDA, A. A.; CARVALHO, G. B.;MORAIS, J. S.. A música como metodologia de ensino na educação básica do município de Codó ? MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciana Lima de Medeiros

MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; BARBOSA, E. S.. A participação da família na escola: um estudo bibliográfico. 2021 - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

Aluno: Márcia Suelly de Souza Medereiros Lago

MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; BARBOSA, E. S.. A adaptação escolar das crianças nas creches e o papel da participação da família nesse processo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

Aluno: Akiria Jhennifer Almeida Sousa

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; PAULA, A. O.. Identidade profissional do pedagogo egresso do curso de Pedagogia do CESC/UEMA e o desenvolvimento profissional em contextos escolares e não-escolares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: KELCIMARA SILVA DOS SANTOS

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; COSTA, MARIA LOURDENE PAULA. Ressignificação da identidade cultural: tradição, modernidade e o comprometimento social e educacional do estudante com o festejo junino caxiense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Jarlene da Silva Oliveira

COSTA, C. D. M.;MORAIS, J. S.; SERRA, L. H.. A presença da leitura literária na escola Lalá Ramos da cidade de Codó, Maranhão.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Natali Nartene Melo

MORAIS, J. S.; SERRA, L. H.; OLIVEIRA, M. E. S.. A Música no processo de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa na cidade de Codó-MA: reflexões e prática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dayana Pricila Bispo dos Santos

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. A Educação de Jovens e Adultos: história, sujeito e práticas pedagógicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Francisca Silva Santos Borba

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. As dificuldades enfrentadas pela família no processo de ensino e aprendizagem da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Frazia Regina Sousa Ibiapina

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. O desenvolvimento da psicomotricidade no processo ensino e aprendizagem com alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Gildenir Alves de Sousa

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. A participação da família no atual processo de alfabetização da criança na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: PATRÍCIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. A dança como prática pedagógica no desenvolvimento psicomotor da criança na educação infantil. 2018 - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Andreia Rosa de Aguiar

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. As práticas gestoras para um ensino de qualidade na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Mara Andreia Alves Cunha

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. Pedagogia como instrumento de mediação na empresa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Thayná Cristina Frazão da Luz

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. A influência do gestor escolar na qualidade do ensino ofertado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Yule Raissa Costa da Silva

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. A história local como prática interdisciplinar no ensino de história. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Andrelina Craveiro da Silva

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. O desenho na construção da aprendizagem infantil através do ensino de Arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Fabiana Morais Duarte

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. A música e sua influência no desenvolvimento intelectual, psicomotor e sócio-afetivo da criança na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Joilton Rodrigues

MORAIS, J. S.; RIBEIRO, C. S. S.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. O estágio supervisionado como espaço de construção das práticas educativas no curso de Pedagogia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Raiane da Conceição Mota

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. O trabalho do coordenador pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: suas funçõess no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Solange Rodrigues dos santos

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; FIGUEIREDO, G. S. B. M.. A formação do pedagogo e os diferentes campos de atuação: desafios na contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Carla Daniele de Sousa Vilanova

MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas do professor da Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Felipe Souza Chaves

MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. Avaliação da aprendizagem nos anos inicias do Ensino Fundamental: dilemas e contradições. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Sirlene de Oliveira Silva

MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. Avaliação: a repercussão da prova no desenvolvimento do ensino aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Sara de Lima Moura

MORAIS, J. S.; PEREIRA, F. E. S.; GONCALVES, F. T. D.. O papel do educador no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: ANA CAROLINE PEREIRA DA SILVA

MORAIS, J. S.; RODRIGUES, D. B.; TRANQUEIRA, A. A.. Alfabetização matemática: o papel da leitura e da escrita para a aprendizagem matemática no 2º ano do ensino fundamental na Escola Municipal José Auto de Abreu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marcos Pinheiro do Nascimento

MORAIS, J. S.; RODRIGUES, D. B.; TRANQUEIRA, A. A.. Como as crianças compreendem a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Aline Nayra Lima dos Santos

MORAIS, J. S.; RODRIGUES, D. B.; TRANQUEIRA, A. A.. O processo de constituição do ser professora na educação infantil no período de entrada na carreira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: LUCILENE MARIA COIMBRA MATIAS

MORAIS, J. S.; AGUIAR, C. F. N.; CASTRO, E. R.. A relação professor-aluno: um olhar sobre a competência interpessoal do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Fabriciana Oliveira Marques

MORAIS, J. S.; AGUIAR, C. F. N.; SANTOS, M. S. G.. A prática da leitura literária no processo de formação do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria de Fátima da Conceição

MORAIS, J. S.; MORAIS, G. A. S.; SOUSA, E. S.. Prática pedagógica alfabetizadora: contribuições do processo formativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Edeane Silva Rocha

MORAIS, J. S.; MORAIS, G. A. S.; SOUSA, E. S.. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições para a formação do professor alfabetizador no âmbito da avaliação da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Nazaré Elisa Vieira da Silva Lima

MORAIS, J. S.; MORAIS, G. A. S.; SOUSA, E. S.. Prática pedagógica alfabetizadora na perspectiva do letramento: uma análise das práticas desenvolvidas nas escolas municipais de Caxias-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Lucélia de Oliveira Mendes

MORAIS, J. S.; SILVA, M. A. A.; COSTA, V. M.. A inclusão do aluno com Síndrome de Down no ensino regular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Raiane Araújo de Abreu

MORAIS, J. S.. O novo acordo ortográfico: trajetória e procedimentos pedagógicos para o ensino em aulas de Língua Portuguesa na escola U. I. Gov. Ribamar Fiquene. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ana Paula Oliveira Sousa

MORAIS, J. S.; REIS, F. M. M.; MOURA, S. B.. O uso do celular como recurso pedagógico no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Franklane Silva Cantanhêde

MORAIS, J. S.; REIS, F. M. M.; MOURA, S. B.. As novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Karoline Barbosa dos Santos

MORAIS, J. S.; REIS, F. M. M.; MOURA, S. B.. Reflexão e análise dos desafios enfrentados pelos Jovens e Adultos no processo da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Fabiana Cristina da Silva Piu

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; BEZERRA, M. H. R.. A família no processo ensino aprendizagem de crianças nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Jessica Endyo de Andrade Sousa

MORAIS, J. S.. Formação Continuada de Professores da EJA: uma experiência na SEMEDUC/CAXIAS-MA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Antonia Eva dos Santos Veloso

MORAIS, J. S.; BEZERRA, W. M. S.; MAGALHAES, V. C. F.. O lúdico no ensino de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Fernanda Cruz Barbosa

MORAIS, J. S.; MAGALHAES, V. C. F.; MUNIZ, D. S.. A prática da leitura na formação crítica do/a aluno/a: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola U. I. Benedito Leite no Povoado Creoli do Joviniano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Fátima de Cássia Mourão da Costa

MORAIS, J. S.; BEZERRA, W. M. S.; MUNIZ, D. S.. Leitura de mídia promovendo o ensino de Língua Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Iara Keylla de Jesus Galvão

MORAIS, J. S.; SANTOS, M. S. G.; SOUSA, E. S.. Pedagogia Hospitalar: a atuação do pedagogo no hospital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Jorlane Maria da Silva Cruz

MORAIS, J. S.; SILVA, H. R.; SOUSA, E. S.. Um olhar para alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Prof. Arlindo Fernandes Oliveira de Caxias-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: MARRONY DA SILVA ALVES

MORAIS, J. S.. O tema da morte na obra As máscaras do destino de Florbela Espanca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.; RODRIGUES, S. F. N.; BEZERRA, L. M.. Banca Examinadora de Concurso Público p/ Professor do Magistério Superior/UEMA-Campus Balsas. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.; RODRIGUES, S. F. N.; AROUCHA, G. M.. Banca Examinadora de Concurso Público p/ Professor do Magistério Superior/UEMA-Campus Barra do Corda. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.; RIOS, M. F. S.; REIS, C. R. N.. Banca Examinadora de Concurso Público p/ Professor do Magistério Superior/UEMA-Campus Pinheiro. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.; NASCIMENTO, F. S. C.; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA. Banca Examinadora de Seletivo p/ Professor Substituto do curso de Pedagogia da UEMA/Caxias_Área: Educação: Ensino e Aprendizagem.. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.; COSTA, C. D. M.; OLIVEIRA, D. A.. Banca Examinadora de Seletivo p/ Professor Substituto do curso de Pedagogia da UFMA/Codó_Área: Ensino e Aprendizagem. 2024. Universidade Federal do Maranhão.

MORAIS, J. S.; ARRUDA, A. A.; VILANOVA, L. F.. Banca Examinadora de Seletivo p/ Professor Substituto do curso de Pedagogia da UFMA/Codó. 2022. Universidade Federal do Maranhão.

MORAIS, J. S.. Comissão julgadora de trabalhos científicos da VI Mostra de Ciências Biológicas de Caxias no I Seminário de Educação Ambiental na APA INHAMUM. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Codó-CESCD/UEMA - Disciplina: Língua Portuguesa (Leitura e Produção Textual).. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.. Banca Examinadora do processo Seletivo para professor substituto da UEMA (Campus Codó), na disciplina "Língua Portuguesa (Leitura e Produção Textual)".. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto no Curso de Administração - Disciplina: Finanças e Orçamento Público/Microeconomia. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto para o Curso de Administração - Disciplina: Matemática (Estatística/Cálculo).. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

MORAIS, J. S.. Banca Examinadora no Processo Seletivo para Professor Substituto no Curso de Administração - Matéria/Disciplina: Língua Portuguesa (Leitura e Produção Textual). 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

Orientou

Ana Paula Rodrigues da Silva

Estação ferroviária como patrimônio cultural e espaço educativo: a Rffsa na cidade de Coroatá-MA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Eliane Lima Oliveira

O processo de formação de coordenadores pedagógicos da rede municipal de Alto Alegre do Pindaré; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação e Práticas Educativas) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Leide Daiana da Silva Rodrigues

Os desafios da formação docente voltados para a educação especial e inclusiva; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Maria das Graças Silva Viana

A música infantil na turma de 2º ano na escola municipal Filomena Catarina Moreira, no municipio de Codó-MA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

SEBASTIANA FRANCISCA REIS MARTINS

A leitura na formação acadêmica de estudantes do curso de Pedagogia da UFMA-Codó: algumas implicações das narrativas (auto)biográficas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Silmara Oliveira dos Anjos Sousa

A importância da família no processo de ensino-aprendizagem infantil: Segundo a concepção interacionista; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

MAYCON ANDERSON ALMEIDA DA SILVA

Desafios e possibilidades do ensino remoto por professores da escola Centro de Ensino Dr; José Neiva em tempos de COVID-19; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Evaldo Augusto Sousa Monteiro

Implementação de tecnologias digitais em escola pública municipal da cidade de Pedreiras-MA: desafios e perspectivas das metodologias ativas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Rayanne Marques Santana Rocha

Potencialidades da inclusão digital e das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

WALTERCIANE BARBOSA CRUZ

O uso de whatsapp na divulgação de conhecimento científico: um relato de experiência narrativa (auto)biográfica; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Maria Antonia de Sousa Silva

Inclusão digital na escola; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão- Campus Pe; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Jordson Brito da Silva

A Formação de Leitores no Curso de Pedagogia da UFMA de Codó-MA: Reflexões narrativas sobre Professores Leitores no Ensino Superior; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Gardênia Silva de Araújo

A ludicidade no Estagio Supervisionado: narrativas da aprendizagem na formação inicial em pedagogia; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Juliana Nascimento Assunção Azevedo

Um relato autobiográfico: como ser mãe e auxiliar de professora da educação especial e inclusiva; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Amélia Mayana Serra Da Silva

Formação continuada de professores que trabalham na comunidade escolar na perspectiva do atendimento à criança com necessidades especiais; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Elzenir Vieira de Sousa

Educação do Campo: memórias de lutas, vivências e experiências na Comunidade Rural Boqueirão dos Vieiras no Município de Codó - MA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Francisco Nunes Abreu

Educação do Campo: contexto de vivências significativas na Escola Municipal Santa Cruz em Coroatá-MA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Joseana dos Santos Mendes Freitas

As metodologias com o ensino de música no processo de ensino e aprendizagem; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Leliane Silva Viana

Fatores e motivações que causam a evasão na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI): no espaço da escola municipal America I Amexo I Creche Uniâo: narrativas docentes; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Sayure Muniz de Assis

Memórias de crianças na educação infantil: um relato (auto)biográfico das interações e dos processos de aprender pelo brincar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Brena de Fatima Dutra Soares

Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita do 5º ano em escolas públicas: uma revisão integrativa de literatura; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Joelson Brito da Silva

Relações de gênero na escola: uma investigação da prática docente; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Ariane Vanessa Rodrigues da Silva

Educação das virtudes: a relação dos valores com a aprendizagem na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Maria Suzane da Silva Torres

A importância da música na construção do ensino e da aprendizagem da criança na Educação Infantil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Roseane de Sousa da Conceição

Memórias de experiências escolares em relação a timidez: um relato (auto)biográfico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Antonia de Jesus da Silva Salazar

Narrativas discentes sobre educação emocional e sua relevância para a formação docente no curso de Pedagogia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Kelita Lais de Almeida Santos

A música no processo de alfabetização da criança na educação infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Marcos Fabrício Rodrigues da Costa

O ensino superior no Brasil: evolução histórica de 1990 aos anos 2000 e sua relação social; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Alisson Laerte Ribeiro Costa

A diversidade cultural na sala de aula: desafios, obstáculos e possibilidades da prática docente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Fernanda Nascimento de Sousa

A educação no século XXI: emancipação ou reprodução?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Joanna D'arc Medeiros dos Santos

Reflexos da prática avaliativa do educador na aprendizagem dos alunos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Samara dos Reis Santos Sousa

A mulher educadora: trajetória de sua formação pessoal e profissional no cenário brasileiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Andressa Layane dos Santos Sousa

Desafios da prática pedagógica na docência do ensino superior; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Francilete da Cruz Machado

O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Jeemima Viana dos Santos Cruz

Gestão escolar democrática na sociedade contemporânea: contradições e desafios'; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

RHUANA RAFISA COSTA DE ARAUJO PEREIRA

A prática pedagógica dos professores iniciantes: identidade e saberes da docência na educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Ivonete Pereira de Almeida

A formação continuada de professores alfabetizadores no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em Caxias-MA na perspectiva do PNAIC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Lilia Rayane Sousa Lira

As práticas pedagógicas dos professores da educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo das metodologias utilizadas no processo ensino e aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Jocilene Mendes

As atribuições do pedagogo no ambiente hospitalar: especificidades e desafios; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Iramar de Sousa Viana

As contribuições do poeta Gonçalves Dias para a formação do romantismo brasileiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Taiana Jara Pereira da Silva

Reflexões sobre a utilização da mídia no ensino de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Jamaika Francisca Dias Sena

As práticas curriculares na EJA numa análise crítica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Mayane de Sousa Ferreira

As práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental na perspectiva da alfabetização matemática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Francisca Coutinho Cambraia

A prática pedagógica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de Geografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

VINICIUS DA SILVA CARVALHO

As contribuições das tecnologias na prática pedagógica de professores de Ciências no ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Biologia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Ângela Maria Oliveira Magalhães

A (des)motivação do docente em sala de aula na escola contemporânea; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Ariana Cássia de Sousa Rodrigues

A música na educação infantil: contribuições e potencialidades no desenvolvimento da aprendizagem da criança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Maria de Fátima Ribeiro dos Santos

A inclusão escolar de alunos com autismo: desafios em sala de aula na percepção do professor; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Nailton Crus Nascimento

O currículo na educação de Jovens e Adultos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Jessica Endyo de Andrade Sousa

As implicações do curso de formação continuada de professores da EJA no seu desenvolvimento profissional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Sara da Silva Santos

A contribuição da literatura no desenvolvimento da linguagem oral da criança; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Larissa Morais dos Santos

As práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental na perspectiva da escola inclusiva: desafios e possibilidades; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Antonia Maria da Costa dos Santos

Motivações pessoais e sociais na evasão escolar na EJA em Caxias-MA, atualmente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Patrícia Silva de Medeiros

O internetês e sua influência no desenvolvimento da escrita na educação escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

JOSEFA RAMOS PINTO

As várias facetas do feminino em "A asa esquerda do Anjo" de Lya Luft; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Joelson de Sousa Morais;

Produções bibliográficas

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . (Re)invenções entre currículos, narrativas e diferenças na formação de professores(as). ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 27, p. e025014-18, 2025.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA ; ARANGO, GABRIEL JAIME MURILLO . Apresentação do Dossiê: (Re)invenções narrativas e (auto)biográficas em pesquisa e formação de professores(as) na América Latina. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 27, p. e025017-7, 2025.

  • DO NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; CARVALHO FILHA, FRANCIDALMA SOARES SOUSA . Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 39, p. e13259-23, 2024.

  • PEREIRA, FRANCISCA EUDEILANE DA SILVA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 16, p. e15950-18, 2024.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Reflexões das políticas educacionais nas narrativas de formação inicial docente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE) , v. 19, p. 95-110, 2024.

  • MORAIS, J. S. ; PASSEGGI, M. C. ; SOUZA, E. C. . APRESENTAÇÃO DOSSIÊ - CRIAÇÕES DE MUNDOS OUTROS POSSÍVEIS: PESQUISAS NARRATIVO-BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO. Linguagens, Educação e Sociedade , v. 28, p. 1-7, 2024.

  • MORAIS, J. S. ; PEREIRA, F. E. S. . As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docente. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO) , v. 19, p. 1-18, 2024.

  • SILVA, ELAÍNE CONCEIÇÃO DA ; COSTA, CRISTIANE DIAS MARTINS DA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Gamificação e o papel do livro didático no ensino da leitura e escrita. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 11, p. 106-121, 2024.

  • SOARES, FRANCISCO MARCOS PEREIRA ; BRITO, ANTONIA EDNA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA . CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA PROFISSIONAL DOCENTE DE ALFABETIZADORESPROFESSIONAL IDENTITY CONSTITUTION OF LITERACY TEACHERSCONSTITUCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL DE LOS PROFESORES DE ALFABETIZACIÓN. MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO , v. 33, p. 337-363, 2024.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Autobiografia, narrativa e pesquisaformação. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS , v. 29, p. 1-15, 2024.

  • DE SOUSA MORAIS, JOELSON . O poder das narrativas na construção de políticas de formação docente. InterSaberes Revista Científica , v. 19, p. 1-23, 2024.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Pedagogia narrativa, saberes didáticos e tessituras curriculares na formação inicial docente. PARADIGMA (MARACAY) , v. 45, p. e2024026-19, 2024.

  • DE SOUSA MORAIS, JOELSON . Narrar e dar a ver em um mesmo movimento pelo virtual na formação docente. Revista Dimensões Docentes , v. 1, p. 99-116, 2024.

  • MORAIS, J. S. ; PRADO, G. V. T. ; REIS, G. R. F. S. . Dossiê: pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 32, p. 1-9, 2024.

  • FERREIRA, J. W. T. ; OLIVEIRA, K. A. ; MORAIS, J. S. . Tambores e saberes no terreiro de tambor de mina do Maranhão: narrativas de educação afro-brasileira. FRAGMENTOS DE CULTURA , v. 34, p. 244-251, 2024.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Aprendizagens Narrativas na Tessitura de Outros Currículos Possíveis com Professoras/es Iniciantes. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 21, p. e59682-21, 2023.

  • NASCIMENTO, FRANC LANE SOUSA CARVALHO DO ; SILVA, LEYSIANE GOMES DE OLIVEIRA ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE ; SILVA JÚNIOR, DILMAR RODRIGUES DA ; LOPES, LAURILENE CARDOSO DA SILVA . Continuous training of basic education teachers: the need for a critical-emancipatory reflection to resonate. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 23, p. 124-143, 2023.

  • NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; CARVALHO FILHA, FRANCIDALMA SOARES SOUSA . Coordenador pedagógico no processo de acompanhar, aprender e se (trans)formar junto ao aluno com deficiência. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO , v. 25, p. e023018-24, 2023.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . As múltiplas facetas do currículo escolar permeado pela reflexividade narrativa na formação de professores(as). Horizontes , v. 41, p. e023023-24, 2023.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 23, p. 1135-1149, 2023.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; OLIVEIRA, KELLY ALMEIDA DE ; COSTA, CRISTIANE DIAS MARTINS DA . FOTOGRAFIAS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA: TECENDO NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. Linguagens, Educação e Sociedade , v. 27, p. 1-26, 2023.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO ; SILVA JÚNIOR, DILMAR RODRIGUES DA . Narrações da constituição da professoralidade na docência universitária. Revista do NUPEM , v. 15, p. 94-113, 2023.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Narrativas de histórias de vida, conhecimento de si e (auto)formação no curso de Pedagogia. REVISTA CRÍTICA HISTÓRICA , v. 14, p. 62-83, 2023.

  • MORAIS, J. S. . A potência da pesquisa narrativa com registro no cotidiano de professores(as) iniciantes: reaprendendo a ouvir-olhar-sentir-narrar. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 67, p. 1-23, 2023.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Memorial de formação docente como dispositivo metodológico de aprendizagem narrativa no ensino superior. REVISTA FAED - UNEMAT , v. 39, p. e392322-18, 2023.

  • MORAIS, J. S. . Professores/as iniciantes na pandemia: tecendo narrativas e memórias do ser, saber e fazer professoral. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM) , v. 35, p. 49-65, 2022.

  • MORAIS, J. S. ; LIMA, M. D. F. . Sensibilidade e aprendizagem nas narrativas de formação em partilha. PESQUISEDUCA , v. 14, p. 487-509, 2022.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . A Aposta freireana de uma reflexividade narrativa para a formação de professores/as. Formação em Movimento , v. 4, p. 111-132, 2022.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Histórias de vida e políticas de sentido no currículo e na formação docente. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. 103, p. 551-554, 2022.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . As escolhas formativas em narrativas (auto)biográficas de estudantes de história. Revista Argentina de Investigación Narrativa (RAIN) , v. 2, p. 96-114, 2022.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA . Narrativas de professores/as iniciantes na constituição de si e suas possibilidades emancipatórias em uma pesquisaformação. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO , v. 15, p. 227-253, 2022.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; NASCIMENTO, F. S. C. ; SILVA JUNIOR, D. R. . TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA. CRÍTICA EDUCATIVA , v. 8, p. 1-19, 2022.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; SILVA JUNIOR, D. R. . Processos de singularização nos modos de ser e fazer-se professor/a para uma escola de outros tempos. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 54-65, 2022.

  • DO NASCIMENTO, MARIA NORANEIDE RODRIGUES ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; COSTA, RITA DE CÁSSIA MARQUES ; RODRIGUES, MARIA GLEICE ; DE ARAÚJO, JOANA D?ARC SOCORRO ALEXANDRINO . Reflexos da avaliação da aprendizagem no Estágio Supervisionado na formação inicial docente / Reflectionsoflearningassessment in supervisedinternship in initialteaching training. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 39724-39738, 2021.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Aprendizagem narrativa e currículo: olhares plurais. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 1/2021, p. e18594-6, 2021.

  • MORAIS, J. S. . Das incertezas na pandemia aos desafios do tempo presente. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 27, p. 1-5, 2021.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA . Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. EDUCAR EM REVISTA , v. 37, p. 1-20, 2021.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . CONVERGÊNCIAS E TENSÕES ENTRE CURRÍCULO, NARRATIVA PESSOAL E FUTURO SOCIAL. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE) , v. 51, p. 1-5, 2021.

  • SILVA JÚNIOR, DILMAR RODRIGUES DA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, FRANC-LANE . Práticas de letramento desenvolvidas no processo de alfabetização: possibilidades na construção da linguagem oral e escrita nos contextos sociais. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 10, p. 1-14, 2021.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA . The art of narration in self-inventions in the context of a research formation. Educação e Cultura Contemporânea , v. 18, p. 182-201, 2021.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. ; PRADO, G. V. T. . Conhecimentos, experiências e afetos em narrativas (auto)biográficas compartilhadas em uma pesquisaformação. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 15, p. 1-21, 2021.

  • LIMA, MARIA DIVINA FERREIRA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; SILVA JÚNIOR, DILMAR RODRIGUES DA . Narrativas da prática pedagógica alfabetizadora de professoras no cotidiano escolar rural: implicações reflexivas. CONHECIMENTO & DIVERSIDADE , v. 13, p. 116-136, 2021.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; MARTINS, HELEN ARANTES ; BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA . O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire. Teias (Rio de Janeiro) , v. 22, p. 159-171, 2021.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . Encontro consigo e com o outro: tecendo subjetividades em narrativas de uma pesquisaformação na pandemia. CADERNO DE LETRAS (UFPEL) , v. 40, p. 221-236, 2021.

  • BRAGANCA, I. F. S. ; MORAIS, J. S. . Experiências narrativas de professoras iniciantes: movimentos de socialização no cotidiano escolar. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 28, p. 297-320, 2021.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. . Formar professores na perspectiva da narratividade: potencialidades e contribuições para o desenvolvimento profissional docente. INTERMEIO (UFMS) , v. 27, p. 12-35, 2021.

  • NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA . Políticas públicas para a formação de professores: reflexos no desenvolvimento profissional na Educação Básica. REVISTA COMUNICAÇÕES , v. 28, p. 201-227, 2021.

  • CARVALHO FILHA, FRANCIDALMA SOARES SOUSA ; NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO ; SILVA, MARCUS VINICIUS DA ROCHA SANTOS DA ; SANTOS, JANDERSON CASTRO DOS ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA ; BRANDT, ANDRESSA GRAZIELE . Narrativas de enfermeiros sobre condições laborais, formações e atuação do poder público no contexto pandêmico. REVISTA RECIEN - REVISTA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM , v. 11, p. 586-597, 2021.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; FERREIRA LIMA, MARIA DIVINA . Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996) , v. 24, p. 331-351, 2021.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA . AS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS INICIANTES NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA. REVISTA FAEEBA , v. 29, p. 190-202, 2020.

  • MORAIS, J. S. . As implicações da Educação a Distância na formação docente: outros modos de aprender e ensinar. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 21, p. 322-340, 2020.

  • NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO ; MAGALHÃES, NADJA REGINA SOUSA ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; MARTINS, ELIZANGELA FERNANDES ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA ; AZEVEDO, CLEIA MARIA LIMA ; COSTA, MARIA LOURDENE PAULA . Formação, identidade e desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia: análise em contextos escolares e não-escolares. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 13486-13500, 2020.

  • MORAIS, J. S. ; LIMA, M. D. F. . A escrita narrativa no processo de (auto)formação do pesquisador educacional. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE , v. 7, p. 290-309, 2020.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Evocações narrativas de gestores escolares acerca das políticas de saberes e fazeres da gestão. Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 25, p. 221, 2020.

  • BRAGANCA, I. F. S. ; MORAIS, J. S. ; ALVARENGA, J. G. M. P. ; OLIVEIRA, L. R. . Acompanhamento em 'pesquisaformão'. Experienências de orientação coletiva e escrita narrativa (auto) biográfica. Márgenes , v. 1, p. 326-343, 2020.

  • LIMA, M. D. F. ; MORAIS, J. S. . A temporalidade da experiência na docência à luz da pesquisa narrativa: contributos do ciclo de vida profissional de professores. Revista Linguagens, Educação e Sociedade , v. 25, p. 118-140, 2020.

  • DE SOUSA MORAIS, JOELSON ; SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, FRANC-LANE ; DIVINA FERREIRA LIMA, MARIA . AS ESCRITAS DE SI E OS EFEITOS MOBILIZADORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. Colloquium Humanarum , v. 17, p. 232-247, 2020.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . A formação docente no estágio supervisionado: narrativas de egressos do curso de Pedagogia. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE , v. 10, p. 139-152, 2020.

  • BRANDT, A. G. ; SILVA, F. L. G. R. ; FERNANDES, S. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Percepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 23, p. 175-201, 2019.

  • MORAIS, J. S. . SER PROFESSOR/A INICIANTE DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS. Teias (Rio de Janeiro) , v. 20, p. 305-314, 2019.

  • MORAIS, J. S. . A aprendizagem da docência de professores iniciantes em um cenário de incertezas. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 14, p. 230-234, 2019.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; BRANDT, A. G. ; LOHN, L. G. . O sentido de uma Educação em Tempo Integral sob a ótica do Programa Mais Educação. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 24226-24242, 2019.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO . OS SABERES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA) , v. 13, p. 1-23, 2018.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Formação e o desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. Olhar de Profesor , v. 20, p. 23-37, 2017.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHO DO . DA NECESSIDADE DE UMA DEMOCRACIA COGNITIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul) , v. 10, p. 464-476, 2016.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Professoras Iniciantes e práticas pedagógicas: tecendo identidades profissionais no cotidiano escolar. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 35, p. 42-63, 2016.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . A prática pedagógica diante das políticas públicas de educação em tempo integral: tecendo olhares. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012 , v. 19, p. 63-76, 2016.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . CURRÍCULO ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL: O CAVALO DE TRÓIA DA EDUCAÇÃO. NUANCES , v. 26, p. 258-263, 2016.

  • MORAIS, J. S. . A noção de saberes docentes, saberes-fazeres e sua mobilização: fragmentos do cotidiano escolar. REVISTA DE EDUCAÇÃO DOM ALBERTO , v. 1, p. 71-85, 2015.

  • MORAIS, J. S. . Os contextos formativos e a tessitura de saberes no cotidiano de professoras iniciantes. TEMAS EM EDUCACAO , v. 24, p. 91-101, 2015.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A construção da identidade profissional de pedagogos docentes: entre a formação inicial e a prática pedagógica. REVISTA DE EDUCAÇÃO DOM ALBERTO , v. 1, p. 1-21, 2013.

  • MORAIS, J. S. . A prática pedagógica do professor iniciante: tramas e desafios do aprender a ensinar na escola pública fundamental. Revista Ciência e Saberes: Série Científica , v. 3, p. 65-72, 2013.

  • MORAIS, J. S. . Rupturas e continuidades da docência: reflexões acerca do fazer pedagógico na escola fundamental. Revista Ciência e Saberes: Série Científica , v. 2, p. 161-171, 2012.

  • MORAIS, J. S. ; BRITO, A. E. (Org.) ; SOARES, F. M. P. (Org.) . Escritas autobiográficas sobre ensino, pesquisa e formação de professores(as). 1. ed. Curitiba (PR): Editora Bagai, 2024. v. 500. 321p .

  • NASCIMENTO, F. S. C. (Org.) ; MORAIS, J. S. (Org.) ; BRAGANCA, I. F. S. (Org.) . Formação, desenvolvimento profissional docente e as complexidades do tempo presente. 1. ed. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2024. v. 500. 327p .

  • NAKAYAMA, B. C. M. S. (Org.) ; BRITO, S. S. (Org.) ; MORAIS, J. S. (Org.) ; VIEIRA, J. (Org.) . DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO. 1. ed. Curitiba (PR): CRV, 2023. v. 500. 181p .

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; COSTA, C. D. M. (Org.) ; VILANOVA, L. F. (Org.) . Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos. 1. ed. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2022. v. 200. 189p .

  • NAKAYAMA, B. C. M. S. (Org.) ; BRITO, S. S. (Org.) ; MORAIS, JOELSON DE SOUSA (Org.) ; VIEIRA, J. (Org.) . DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO. 1. ed. Curitiba (PR): CRV, 2022. v. 500. 182p .

  • MORAIS, J. S. ; COSTA, C. D. M. (Org.) ; VILANOVA, L. F. (Org.) . Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos. 1. ed. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2022. v. 200. 189p .

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. (Org.) ; MAGALHAES, N. R. S. (Org.) ; BRANDT, A. G. (Org.) . Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional. 1. ed. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021. v. 100. 318p .

  • MORAIS, J. S. ; PEREIRA, F. E. S. (Org.) . Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior. 1. ed. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021. v. 100. 275p .

  • MORAIS, J. S. ; PRADO, G. V. T. (Org.) ; ARAUJO, F. A. M. (Org.) . Escritas de si e desenvolvimento profissional docente: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores. 1. ed. Parnaíba (PI): Acadêmica Editorial, 2021. v. 150. 326p .

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. (Org.) ; MAGALHAES, N. R. S. (Org.) ; BRANDT, A. G. (Org.) . Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional. 1. ed. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021. v. 200. 364p .

  • MORAIS, J. S. ; PEREIRA, F. E. S. (Org.) . Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior. 1. ed. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021. v. 200. 275p .

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; BRANDT, A. G. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito. 1. ed. Fortaleza-CE: Imprece Editora, 2019. v. 500. 307p .

  • MORAIS, J. S. ; BARBOSA, E. S. ; SANTOS, M. S. G. . Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas. 1. ed. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2019. v. 100. 245p .

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . Pesquisaformação com professores/as iniciantes: tecendo aprendizagens e (trans) formações pela composição narrativa. In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Joelson de Sousa Morais; Inês Ferreira de Souza Bragança. (Org.). Formação, desenvolvimento profissional docente e as complexidades do tempo presente. 1ed.Campinas (SP): Mercado de Letras, 2024, v. 1, p. 191-213.

  • MORAIS, J. S. . Porque escolher a narrativa (auto) biográfica na vida, pesquisa e formação? Algumas provocações. In: Joelson de Sousa Morais; Antonia Edna Brito; Francisco Marcos Pereira Soares. (Org.). Escritas autobiográficas sobre ensino, pesquisa e formação de professores(as). 1ed.Curitiba (PR): Editora Bagai, 2024, v. 1, p. 11-24.

  • FERREIRA, J. W. T. ; OLIVEIRA, K. A. ; MORAIS, J. S. ; FARIAS, S. R. A. . ?Isso não é ?negócio?, são dreads!?: narrativas autobiográficas do racismo institucional em escola militar/ militarizada ? um estudo de caso. In: Joelson de Sousa Morais; Antonia Edna Brito; Francisco Marcos Pereira Soares. (Org.). Escritas autobiográficas sobre ensino, pesquisa e formação de professores(as). 1ed.Curitiba (PR): Editora Bagai, 2024, v. 1, p. 207-220.

  • MORAIS, J. S. . Pesquisaformação com professores(as) iniciantes na tessitura da aprendizagem narrativa. In: Maria da Conceição Passeggi; Ecleide Cunico Furlanetto; Filomena Maria de Arruda Monteiro. (Org.). Vidas escritas: interrogações sobre narrativas docentes. 2ed.Curitiba (PR): CRV, 2024, v. 2, p. 39-54.

  • MORAIS, J. S. . Poéticas da existência em narrativas outras de vida, experiência e pesquisaformação. In: Inês Ferreira de Souza Bragança; Thaís da Costa Motta; Itamar Zuqueto Serra Neto. (Org.). Caminhos de pesquisaformação: abordagens narrativas e (auto)biográficas. 1ed.São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 29-47.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; NAKAYAMA, B. C. M. S. . Narrar (auto)biograficamente: de um exercício do sensível às transformações intensivas. In: Bárbara Cristina Nakayama; Sol da Silva Brito; Joelson de Sousa Morais; Juliana Vieira. (Org.). DIÁLOGOS ENTRECRUZADOS, MODOS DE NARRAR E PESQUISA-VIDA-FORMAÇÃO. 1ed.Curitiba (PR): CRV, 2022, v. 1, p. 55-74.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Escritas de si e reflexividade em narrativas (auto)biográficas como metodologias de ensino na formação de professores. In: Joelson de Sousa Morais; Cristiane Dias Martins da Costa; Lucinete Fernandes Vilanova. (Org.). Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos. 1ed.São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 21-44.

  • MORAIS, J. S. . O diário como dispositivo metodológico numa pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica. In: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Hilda Maria Martins Bandeira; Patrícia Sandalo Pereira; Wellington de Oliveira. (Org.). PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. 1ed.Lorena (SP): Editora Casa, 2022, v. 1, p. 185-204.

  • PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. . As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos. In: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Hilda Maria Martins Bandeira; Patrícia Sandalo Pereira; Wellington de Oliveira. (Org.). PESQUISA E FORMAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. 1ed.Lorena (SP): Editora Casa, 2022, v. 1, p. 70-83.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . O lugar das políticas na formação e no desenvolvimento profissional docente. In: Joelson de Sousa Morais; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Nadja Regina Sousa Maglhães; Andressa Graziele Brandt. (Org.). Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional. 1ed.São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 23-45.

  • NUNES, E. C. S. ; PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. . A formação de professores e a desprofissionalização em um contexto de transformações. In: Joelson de Sousa Morais; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Nadja Regina Sousa Maglhães; Andressa Graziele Brandt. (Org.). Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional. 1ed.São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 99-118.

  • MORAIS, J. S. . Da formação docente aos descaminhos da profissionalização no cenário político-econômico atual no Brasil. In: Joelson de Sousa Morais; Francisca Eudeilane da Silva Pereira. (Org.). Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior. 1ed.São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 19-41.

  • MORAIS, J. S. ; PEREIRA, F. E. S. . As narrativas de formação no Ensino Superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos. In: Joelson de Sousa Morais; Francisca Eudeilane da Silva Pereira. (Org.). Entre pesquisas, experiências e formação na docência do Ensino Superior. 1ed.São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 43-54.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . A REINVENÇÃO DE SI PELAS ESCRITAS NARRATIVAS DE PESQUISAFORMAÇÃO TECENDO SUBJETIVIDADES DO SER PROFESSOR PESQUISADOR-NARRADOR. In: Cristiane Moura; Carla Andréa Silva. (Org.). EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE: diálogos sobre ser professor. 1ed.Parnaíba (PI): Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 165-181.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; CARVALHO FILHA, F. S. S. . Educação como direitos humanos no contexto da pandemia da covid-19: pesquisa (auto)biográfica com professores(as) da educação básica. In: Roger Goulart Mello. (Org.). COVID-19: efeitos e estratégias no embate ao Coronavírus: volume 1. 1ed.Rio de Janeiro (RJ): e-Publicar, 2021, v. 1, p. 210-226.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; Prado, Guilherme do Val Toledo ; Araujo, Francisco Antonio Machado . PRODUZINDO (RE)EXISTÊNCIAS EM TEMPOS IMPENSÁVEIS: ESBOÇO DE UMA APRESENTAÇÃO. In: Joelson de Sousa Morais; Guilherme do Val Toledo Prado; Francisco Antonio Machado Araújo. (Org.). ESCRITAS DE SI E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores. 1ed.Parnaíba (PI): Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 15-28.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANÇA, INÊS FERREIRA DE SOUZA ; Prado, Guilherme do Val Toledo . INDÍCIOS DE REFLEXIVIDADE (AUTO) BIOGRÁFICA EM EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS DE PESQUISAFORMAÇÃO COM PROFESSORES/AS PESQUISADORES/AS. In: Joelson de Sousa Morais; Guilherme do Val Toledo Prado; Francisco Antonio Machado Araújo. (Org.). ESCRITAS DE SI E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ensaios (auto)biográficos de professores/narradores. 1ed.Parnaíba (PI): Even3 Publicações, 2021, v. 1, p. 197-222.

  • MONTEIRO, E. A. S. ; MORAIS, J. S. . Implementação de tecnologias digitais em escola pública municipal da cidade de Pedreiras-MA: desafios e perspectivas das metodologias ativas. In: Aldenor Batista da Silva Júnior; Antonio José Araújo Lima; Eder Ahmad Charaf Eddine. (Org.). Educação, tecnologias e sociedade. 1ed.Belo Horizonte (MG): Educação Transversão Edições, 2021, v. 1, p. 175-205.

  • ROCHA, R. M. S. ; MORAIS, J. S. . Potencialidades da inclusão digital e das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. In: Aldenor Batista da Silva Júnior; Antonio José Araújo Lima; Eder Ahmad Charaf Eddine. (Org.). Educação, tecnologias e sociedade. 1ed.Belo Horizonte (MG): Educação Transversão Edições, 2021, v. 1, p. 271-298.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; LIMA, M. D. F. ; MORAIS, J. S. . Considerações sobre o brincar para o desenvolvimento da criança da educação infantil. In: Cristiana Barcelos da Silva; Roger Goulart Mello. (Org.). Educação em foco: contribuições para o desenvolvimento da criança na educação infantil: volume 2. 2ed.Rio de Janeiro (RJ): e-Publicar, 2021, v. 1, p. 22-29.

  • CARVALHO FILHA, F. S. S. ; SANTOS, L. C. ; MACEDO, A. C. P. D. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. ; SILVA JUNIOR, D. R. ; RABELO, M. T. S. . A integração entre escola, família e saúde para a inclusão socioeducacional do sujeito com TEA. In: Francidalma Sousa Soares Carvalho Filha. (Org.). Transtorno do Espectro Autista: uma parte de mim, não o todo: o acompanhamento psicossoocioeducacional e em saúde. 1ed.São Luís (MA): EDUEMA, 2021, v. 1, p. 118-141.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; BRITO, A. E. ; MORAIS, J. S. . O caráter emancipatório da alfabetização de jovens, adultos e idosos em Paulo Freire: tecendo alguns fios. In: Francisco Antonio Machado Araújo; Maria Dalva Fontenele Cerqueira. (Org.). Temas contemporâneos em educação: pesquisa, formação docente e práticas educativas. 1ed.Parnaíba (PI): Acadêmica Editorial, 2021, v. 1, p. 183-197.

  • MORAIS, J. S. . A prática reflexiva na formação inicial de professores à luz de narrativas (auto)biográficas: lições de uma experiência na pandemia. In: Andressa Graziele Brandt; Nadja Regina Sousa Magalhães; Filomena Lucia Grossler Rodrigues da Silva. (Org.). Didática e formação de professores: desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática. 1ed.Curitiba (PR): Editora Bagai, 2021, v. 2, p. 91-104.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, M. N. R. ; PEREIRA, F. E. S. . A avaliação da aprendizagem no contexto do Ensino Superior: implicações na prática docente. In: Maria Vilani Cosme de Carvalho; Eliana de Sousa Alencar Marques; Francisco Antonio Machado Araújo. (Org.). Educação e Formação Humana: práticas de enfrentamento em tempos de crise. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2020, v. 1, p. 163-178.

  • MORAIS, J. S. ; PEREIRA, F. E. S. . O Estágio Supervisionado na Educação Infantil: uma reflexão das narrativas produzidas pelas alunas. In: Maria de Nazareth Fernandes Martins; Maria Patrícia Freitas de Lemos; Francisco Antonio Machado Araújo. (Org.). Processos educativos na Educação Infantil. 1ed.Parnaíba (PI): Acadêmica Editorial, 2020, v. 1, p. 196-210.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. ; BRANDT, A. G. . A articulação entre formação de pedagogos, desenvolvimento profissional docente e o TDAH: desafios e possibilidades. In: Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento; Alexandra Garcia; Graça Regina Franco da Silva Reis; Naiara Mirando Rust; Victor Giraldi.. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com formação docente. 1ed.Rio de Janeiro (RJ): DP et Alii, 2020, v. 2, p. 51-52.

  • MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . Os processos de formação tecidos nos diários narrativos de estudantes de Pedagogia. In: Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento; Alexandra Garcia; Graça Regina Franco da Silva Reis; Naiara Mirando Rust; Victor Giraldi.. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com formação docente. 1ed.Rio de Janeiro (RJ): DP et Alii, 2020, v. 2, p. 63-73.

  • SILVA JUNIOR, D. R. ; MORAIS, J. S. ; SILVA, A. M. C. . Tensões e reflexões sobre o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores. In: Raimundo Dutra de Araújo; Neuton Alves de Araújo.. (Org.). Estágio Supervisionado: configurações e análises na formação de professores. 1ed.Parnaíba (PI): Acadêmica Editorial, 2020, v. 5, p. 269-283.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; SILVA JUNIOR, D. R. . Uma pedagogia narrativa na docência universitária: experiências, desafios e possibilidades em vista de uma epistemologia da formação. In: Eliana de Sousa Alencar Marques; Josiane Sousa Costa de Oliveira; Luiz Jesus Santos Bonfim.. (Org.). Práticas educativas em diferentes contextos de aprendizagem e desenvolvimento. 1ed.Parnaíba (PI): Acadêmica Editorial, 2020, v. 4, p. 140-154.

  • MORAIS, J. S. . Dos meus itinerários formativos ao memorial de formação: viagens ao passado. In: Inês Ferreira de Souza Bragança; Rodrigo Luiz de Jesus Santana. (Org.). Memoriais, pesquisaformação e modos outros de escrita acadêmica. 1ed.São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 131-153.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . Implicações das narrativas de professoras iniciantes no cortidiano do aprender a ensinar. In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Andressa Graziele Brandt; Nadja Regina Sousa Magalhães; Joelson de Sousa Morais. (Org.). Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito. 1ed.Fortaleza-CE: Imprece Editora, 2019, v. 1, p. 101-117.

  • MORAIS, J. S. . Narrativas e experiências formadoras: o conhecimento de si no curso de Pedagogia. In: Joelson de Sousa Morais; Estélio Silva Barbosa; Mariangela Santana Guimarães Santos. (Org.). Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas. 1ed.São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2019, v. 1, p. 25-43.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Os impactos das novas políticas curriculares na didática e profissionalidade de professoras iniciantes. In: Kelly Cristina Campones. (Org.). Ensino e aprendizagem como unidade dialética. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 332-343.

  • NASCIMENTO, M. N. R. ; MORAIS, J. S. ; RODRIGUES, M. G. . A avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente. In: Kelly Cristina Campones. (Org.). Ensino e aprendizagem como unidade dialética 2. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 53-65.

  • MORAIS, J. S. . O estágio supervisionado como iniciação ao desenvolvimento profissional de Pedagogos egressos do curso de Pedagogia. In: Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento. (Org.). Formação, Desenvolvimento Profissional e profissionalização em contextos de mudanças. 1ed.São Luís-MA: EDUEMA, 2019, v. 1, p. 78-96.

  • MORAIS, J. S. . A aprendizagem da docência em um cenário de mudanças. In: Neuton Alves de Araújo; Cristiane de Sousa Moura Teixeira; Francisco Antonio Machado Araújo. (Org.). Educação e formação humana: dos debates ao sentir e agir como possibilidade de compreensão e superação da realidade brasileira. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2019, v. 1, p. 231-244.

  • MORAIS, J. S. . A constituição das identidades de professoras iniciantes: tecendo uma desafiante e provocativa aventura. In: Maria Divina Ferreira Lima. (Org.). Práticas docentes no ensino superior: jardim de saberes profissionais dos professores. 1ed.Curitiba-PR: CRV, 2019, v. 1, p. 207-226.

  • MORAIS, J. S. . Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares. In: Neuton Alves de Araújo; Maria de Nazareth Fernandes Martins. (Org.). Pesquisa em educação e formação humana: políticas públicas, currículo e financiamento da educação. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2019, v. 1, p. 70-76.

  • MORAIS, J. S. . A Epistemologia da Complexidade na compreensão das narrativas de professoras iniciantes. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral; Keyla Cristina da Silva Machado; Waldirene Pereira Araújo. (Org.). Práticas investigativas em educação:correlações entre formação e ensino. 1ed.São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2019, v. 1, p. 257-277.

  • SERRA, D. C. ; SILVA, T. J. A. ; MORAIS, J. S. . Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos: uma constribuição da UEMA para a formação de professores. In: Deuzimar Costa Serra; Heloísa Cardoso Varão Santos; Terezinha de Jesus Amaral da Silva. (Org.). Saberes, memórias e experiências em EJAI. 1ed.São Luís-MA: EDUEMA, 2018, v. 1, p. 13-32.

  • CARNEIRO, T. N. ; MORAIS, J. S. . A aprendizagem da língua espanhola pelos Jovens, Adultos e Idosos no Projeto "Puertas Abiertas para el Mundo Hispano". In: Deuzimar Costa Serra; Heloísa Cardoso Varão Santos; Terezinha de Jesus Amaral da Silva. (Org.). Saberes, memórias e experiências em EJAI. 1ed.São Luís-MA: EDUEMA, 2018, v. 1, p. 33-56.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Os currículos praticados e (re)criados no cotidiano de professoras iniciantes. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Grandes temas da educação nacional 2. 1ed.Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 196-207.

  • MORAIS, J. S. . As conversas como instrumento de investigação no cotidiano de professoras iniciantes. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral; Maria Lemos da Costa; Rosimeyre Vieira da Silva. (Org.). A formação docente e a prática educativa: mediações pelos saberes da pesquisa. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 301-322.

  • MORAIS, J. S. . A tessitura de Saberes de Professoras Iniciantes à luz da pesquisa e do PNAIC. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral; Eliana Freire do Nascimento; Mariangela Santana Guimarães Santos. (Org.). As práticas na docência: ensino, pesquisa e construção de saberes. 01ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2017, v. 01, p. 271-287.

  • OLIVEIRA, V. B. ; LIMA, V. A. ; LANDO, G. A. ; CRUZ, R. S. ; MARTINS, T. L. C. ; MORAIS, J. S. . Adolescente em conflito com a lei: da prática do ato infracional ao processo socioeducativo e a atuação do Assistente Social. In: Elaine Ferreira do Nascimento; Liana Maria Ibiapina do Monte; Ana Patrícia Rodrigues Lopes Ferreira; Karoline Almeida Rocha.. (Org.). Serviço Social: saberes e práticas profissionais. 1ed.Caxias-MA: Itacaiúanas, 2017, v. 1, p. 345-362.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . As práticas formativas à luz da Didática: repercussões no desenvolvimento profissional. In: Carmen Lúcia de Oliveira Cabral; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Cleidinalva Maria Barbosa Oliveira. (Org.). A professoralidade e as práticas da docência: identidade, saberes e desenvolvimento profissional. 1ed.Teresina-PI: EDUFPI, 2016, v. 1, p. 7-227.

  • MORAIS, J. S. . A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes. In: Hilda Maria Martins Bandeira; Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina; Jomária Mata de Lima Alloufa. (Org.). Pesquisa em educação: unidade na diversidade. 1ed.Fortaleza: Imprece, 2015, v. 1, p. 532-539.

  • MORAIS, J. S. . Narrativas (auto)biográficas e imagens de si no constituir-se professor/a. Ibá-Guaçu Revista Científica, Caxias(MA), p. 311 - 323, 28 jul. 2023.

  • MORAIS, J. S. . Filosofia da Diferença e pesquisaformação narrativa (auto)biográfica: diálogos possíveis. Revista Coletiva, Recife (PE), p. 1 - 6, 29 jun. 2021.

  • ARAUJO, M. S. ; HENRIQUES, E. M. O. ; MATEIRO, T. ; MORAIS, J. S. . Experiências instituintes de formação docente: diálogos latino-americanos. In: X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA), 2024, Salvador (BA). Anais do X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador (BA): EDUFBA, 2024. v. 10. p. 1-64.

  • MORAIS, J. S. ; SOUSA, A. P. P. ; BRAGANCA, I. F. S. ; QUINTANILHA, C. M. ; SOUZA, M. J. ; MONTEIRO, F. M. A. . Itinerários narrativos de pesquisaformação nos cotidianos da docência. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024, João Pessoa (PB). Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. João Pessoa (PB): Realize, 2024. v. 22. p. 1-37.

  • MIRANDA, S. M. B. S. ; MIRANDA, A. L. A. ; SILVA JUNIOR, D. R. ; MARTINS, HELEN ARANTES ; SANTOS, M. ; MORAIS, J. S. . As intersecções do estágio supervisionado com o contexto multisseriado e o meio virtual mediatizados pelas narrativas da formação docente. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024, João Pessoa (PB). Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. João Pessoa (PB): Realize, 2024. v. 22. p. 1-37.

  • MORAIS, J. S. . Experiência na pandemia com narrativas (auto)biográficas. In: XXI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2023, Uberlândia (MG). A didática e as práticas de ensino nos cursos de licenciatura: entre tensionamentos e perspectivas. Uberlândia (MG): FACED/UFU, 2022. v. 6. p. 41-50.

  • PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. . Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental. In: II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem (CONAAP), 2023, Salvador (BA). Olhar sensível as aprendizagens. Salvador (BA): Editora da UFBA, 2023. v. 2. p. 1-2.

  • SOUSA, A. L. S. ; FERREIRA, M. S. ; MORAIS, J. S. . História do ensino socioemocional: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA. In: XII Encontro Maranhense de História da Educação, 2019, São Luís-MA. Intelectuais na História da Educação:trajetórias, espaços e contextos. São Luís-MA: EDUFMA, 2019. v. 1. p. 1-10.

  • MORAIS, J. S. ; SOUSA, A. L. S. . Uma tessitura histórica do ser professora em início de carreira: rememorar um passado, fazendo-se no presente. In: XII Encontro Maranhense de História da Educação, 2019, São Luís-MA. Intelectuais na História da Educação: trajetórias, espaços e contextos. São Luís-MA: EDUFMA, 2019. v. 1. p. 1-10.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . A narrativa como experiência ressignificada no tempo. In: VII Seminário Vozes da Educação, 2019, São Gonçalo-RJ. Resistências políticas e poéticas na vida e na educação: Regina Leite Garcia, presente!. São Gonçalo-RJ: UERJ, Faculdade de Formação de Professores., 2019. v. 1. p. 378-389.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência. In: VII Seminário Vozes da Educação, 2019, São Gonçalo-RJ. Resistências políticas e poéticas na vida e na educação: Regina Leite Garcia, presente!. São Gonçalo-RJ: UERJ, Faculdade de Formação de Professores., 2019. v. 1. p. 391-403.

  • SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea. In: XI Encontro Maranhense de História da Educação, 2018, São Luís-MA. História da Escola: métodos, disciplinas e currículos. São Luís-MA: EDUFMA, 2018. v. 01. p. 1-11.

  • MORAIS, J. S. ; SOUSA, A. L. S. . Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras. In: XI Encontro Maranhense de História da Educação, 2018, São Luís-MA. História da Escola: métodos, disciplinas e currículos. São Luís-MA: EDUFMA. v. 1. p. 1-11.

  • MORAIS, J. S. . Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes. In: XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2018, Salvador-BA. Anais do XIX ENDIPE. Salvador-BA: EDUFBA, 2018. v. 1. p. 1-14.

  • NASCIMENTO, M. N. R. ; MORAIS, J. S. . Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente. In: XIX ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2018, Salvador-BA. Anais do XIX ENDIPE. Salvador-BA: EDUFBA, 2018. v. 1. p. 3-14.

  • MORAIS, J. S. . As histórias formativas de professoras iniciantes e suas implicações no processo de profissionalização. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 411-425.

  • IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Implementação de políticas educacionais no ensino superior a partir da LDB nº9.394/96. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 303-318.

  • LIMEIRA, A. K. S. ; SOUSA, A. L. S. ; PRUDENCIO, F. S. ; PEREIRA, R. C. ; MORAIS, J. S. . A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 473-486.

  • IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da burguesia contra o analfabetismo. In: I Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil (I EnHEMB), 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação. Timon-MA: EDIFMA, 2017. v. 1. p. 563-580.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido. In: XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2017, Curitiba-PR. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba-PR: Champagnat, 2017. v. 01. p. 916-928.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. In: XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2017, Curitiba-PR. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba-PR: Champagnat, 2017. v. 01. p. 4037-4053.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação. In: XIII EDUCERE-Encontro Nacional de Educação e IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2017, Curitiba-PR. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba-PR: Champagnat, 2017. v. 01. p. 6019-6032.

  • SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA. In: X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, 2017, São Luís-MA. História do Ensino Secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas. São Luís-MA: EDUFMA, 2017. v. 10. p. 1-12.

  • MORAIS, J. S. . As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes. In: VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro-RJ. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: modos de viver, narrar e guardar. Rio de Janeiro-RJ: BIOgraph, 2014. v. 6.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação. In: VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro-RJ. Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: modos de viver, narrar e guardar. Rio de Janeiro-RJ: BIOgraph, 2014. v. 6.

  • MORAIS, J. S. . Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22. p. 1-13.

  • SERRA, D. C. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22. p. 1-15.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife-PE. Cadernos ANPAE. Recife-PE: Editora da UFPE, 2013. v. 17.

  • MORAIS, J. S. . A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: 'Currículo (re)construindo os sentidos de educação e ensino', 2013, João Pessoa-PB. VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: "Currículo (re)construindo os sentidos de educação e ensino". João Pessoa-PB: Editora da UFPB, 2013. v. VI. p. 2512-2525.

  • MORAIS, J. S. . O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia, 2012, Parnaíba. Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2012. v. 01.

  • MORAIS, J. S. . A Contrução da Subjetividade Docente na Formação Inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar. In: XVI ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas-SP. Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2012. v. 2. p. 5770-5780.

  • MORAIS, J. S. . A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. In: X Encontro Nacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de Representação Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 2011, Curitiba-PR. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba-PR: Champagnat, 2011. v. 10.

  • MORAIS, J. S. . Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2010, Teresina. O pensamento pedagógico na contempaneidade. Teresina: Editora da UFPI, 2010. v. 01.

  • MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 05. p. 33-264.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . A prática avaliativa na sala de aula: reflexos na (de)formação do aluno. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 05. p. 33-264.

  • PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, M. N. R. . Reflexos do SAEB na constituição da subjetividade docente e as narrativas curriculares. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024, João Pessoa (PB). Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. João Pessoa (PB): Realize, 2024. v. 22. p. 1-5.

  • MORAIS, J. S. ; ASSIS, S. M. ; SILVA, J. B. . Narrativas e memórias do aprender pelo brincar refletidas na formação inicial docente. In: IV Colóquio de Pesquisas, Aprendizagens e Práticas em Educação, 2024, Teresina (PI). Anais do IV Colóquio de Pesquisas, Aprendizagens e Práticas em Educação ? Educação e futuro: aprendizagens e políticas. Parnaíba (PI): Acadêmica Editorial, 2024. v. 4. p. 76-79.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANCA, I. F. S. . Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia. In: XI Seminário Internacional As redes educativas as tecnologias: docentes, na resistência e na criação, 2022, Rio de Janeiro (RJ). XI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.... Rio de Janeiro (RJ): Editora da UERJ, 2022. v. XI. p. 1561-1565.

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia. In: XIII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), 2022, Rio de Janeiro (RJ). Formação de Professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrática. Rio de Janeiro (RJ): Anais do Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, 2022. v. 1. p. 1-5.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; BRAGANCA, I. F. S. . Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente. In: XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2020, Curitiba-PR. Formação de Professores: diálogos. Curitiba-PR: Champagnat, 2020. v. 1. p. 1-4.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . A formação docente na educação integral e(m) tempo integral: um caminho possível de emancipação?. In: XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2020, Curitiba-PR. Formação de Professores: diálogos. Curitiba-PR: Champagnat, 2019. v. 1. p. 1-4.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . As políticas educativas e suas reverberações na formação e profissionalidade de professores da Educação Básica. In: XIV EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2020, Curitiba-PR. Formação de Professores: diálogos. Curitiba-PR: Champagnat, 2019. v. 1. p. 1-4.

  • SOUSA, A. L. S. ; COELHO, L. C. ; MORAIS, J. S. . O papel social da Universidade no progresso da sociedade. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz-MA. Anais do VIII FIPED-Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2016. v. 1. p. 1-5.

  • OLIVEIRA, E. L. ; MORAIS, J. S. . Narrar a história de vida no memorial de formação docente: um encontro consigo e com o outro. In: IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE), 2024, Imperatriz-MA. Caderno de Programação e Resumos do IV Colóquio do Programa de Pós Graduação em Educação e Práticas Educativas na democracia e formação docente: rumos e experiências em educação. São Luís-MA: EDUFMA, 2024. v. 4. p. 154-154.

  • MORAIS, J. S. . Itinerários de pesquisaformação com professores(as) iniciantes na abordagem narrativa autobiográfica. In: IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE), 2024, Imperatriz-MA. Caderno de Programação e Resumos do IV Colóquio do Programa de Pós Graduação em Educação e Práticas Educativas na democracia e formação docente: rumos e experiências em educação. São Luís-MA: EDUFMA, 2024. v. 4. p. 153-153.

  • MORAIS, J. S. . Políticas públicas educacionais em narrativas de estudantes de pedagogia: reflexões a partir de manchetes jornalísticas. In: III Colóquio do PPGFOPRED: Políticas Públicas para a Educação Superior, 2023, Imperatriz (MA). Caderno de programação e resumos do III Colóquio do PPGFOPRED: políticas públicas para a educação superior. São Luís (MA): EDUFMA, 2023. v. 3. p. 1-120.

  • IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 47-47.

  • MACHADO, F. C. ; CONCEICAO, O. L. ; MEDEIROS, J. D. ; SOUSA, S. R. ; MOURA, T. M. ; MORAIS, J. S. . Os desafios encontrados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 48-48.

  • MORAIS, J. S. . As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 62-62.

  • SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . Histórico da Formação de Professores sob a análise da trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educaional Nacional. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 67-67.

  • PRUDENCIO, F. S. ; LIMEIRA, A. K. S. ; PEREIRA, R. C. ; SOUSA, A. L. S. ; MORAIS, J. S. . A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 68-68.

  • IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo. In: I EnHEMB-Encontro de História da Educação do Meio-Norte do Brasil, 2017, Timon-MA. Educação Comparada na História da Educação: Caderno de Resumos. São Paulo-SP: Garcia Edizione, 2017. v. 1. p. 80-80.

  • COSTA, M. F. R. ; CUNHA, M. A. A. ; MORAIS, J. S. . Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar. In: VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, 2017, Caxias-MA. Anais do VII Jornada Científica Facema: Saúde, ambiente e políticas públicas. Caxias-MA: Revista Ciência e Saberes-FACEMA, 2017. v. 7. p. 65-65.

  • MACHADO, F. C. ; MORAIS, J. S. . O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade. In: VII Jornada Científica FACEMA e V Seminário Internacional FACEMA, 2017, Caxias-MA. Anais do VII Jornada Científica Facema: Saúde, ambiente e políticas públicas. Caxias-MA: Revista Ciência e Saberes-FACEMA, 2017. v. 7. p. 84-84.

  • SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA. In: X EMHE-Encontro Maranhense de História da Educação, 2017, São Luís-MA. História do Ensino Secundário no Brasil: fazeres pedagógicos e perspectivas. São Luís-MA: EDUFMA, 2017. v. 10. p. 1-1.

  • MORAIS, J. S. . As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada. In: III Seminário Nacional de Administração Educacional, 2016, Teresina-PI. Seminário Nacional de Administração Educacional: "A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação". Teresina-PI: EDUFPI, 2016. v. 3. p. 106-106.

  • MORAIS, J. S. . Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC. In: III Seminário Nacional de Administração Educacional, 2016, Teresina-PI. III Seminário de Administração Educacional: "A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação". Teresina-PI: EDUFPI, 2016. v. 3. p. 110-110.

  • MORAIS, J. S. . As implicações do currículo na (auto)formação e didática de professoras iniciantes. In: XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá-MT. Didática e Prática de Ensino no contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2016. v. 18. p. 35-36.

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente. In: XVIII ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá-MT. Didática e Práticas de Ensino no contexto contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2016. v. 18. p. 286-287.

  • MORAIS, J. S. . Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22.

  • SERRA, D. C. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização. In: XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal-RN. XXII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Natal-RN: EDUFRN, 2014. v. 22.

  • MORAIS, J. S. . A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de professores iniciantes. In: VII Colóquio Nacional da AFIRSE: seção brasileira: Educação, investigação e diversidade, 2013, Mossoró-RN. VII Colóquio Nacional da AFIRSE: seção brasileira: Educação, investigação e diversidade: resumos dos trabalhos. Mossoró-RN: UERN, 2013. v. 1. p. 1-70.

  • MORAIS, J. S. . O discurso da prática e a prática do discurso docente: viésses que se interrelacionam. In: IV FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, 2012, Parnaíba-PI. FIPED-Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande-PB: Realize, 2012. v. 01.

  • MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. In: V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 01. p. 33-264.

  • MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza-CE. Avaliar e intervir: novos rumos da avaliação educacional. Fortaleza-CE: Imprece, 2010. v. 01. p. 33-264.

  • MORAIS, J. S. . Narrativas e histórias formativas da aprendizagem profissional da docência: com a voz as professoras. PESQUISA EM FOCO (UEMA) , 2024.

  • MORAIS, J. S. ; ARAUJO, M. S. ; BAMPI, M. L. F. ; MATEIRO, T. . Experiências instituintes de formação docente: diálogos latino-americanos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Experiências instituintes de pesquisaformação docente pelas escritas narrativas de si. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. . Avaliações externas, currículo e processos de subjetivação docente. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GURGEL, I. C. ; MORAIS, J. S. . Tecer os fios da docência no início de carreira pelas escritas narrativas de pesquisaformação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE SOUSA MORAIS, JOELSON ; NASCIMENTO, F. S. C. ; SILVA, SHIRLANE MARIA BATISTA . Narrativas de professores e práticas docentes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DE SOUSA MORAIS, JOELSON ; OLIVEIRA, E. L. . Narrar a história de vida no memorial de formação docente: um encontro consigo e com o outro. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE SOUSA MORAIS, JOELSON . Itinerários de pesquisaformação com professores(as) iniciantes na abordagem narrativa autobiográfica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE SOUSA MORAIS, JOELSON . Princípios teórico-metodológicos da pesquisaformação com professores(as) iniciantes na abordagem narrativa (auto)biográfica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, F. E. S. ; DE SOUSA MORAIS, JOELSON ; NASCIMENTO, M. N. R. . Reflexos do SAEB na constituição da subjetividade docente e as narrativas curriculares. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; ASSIS, S. M. ; SILVA, J. B. . Narrativas e memórias do aprender pelo brincar refletidas na formação inicial docente. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Impactos e consequências da apropriação cultural no âmbito escolar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; RODRIGUES, S. F. N. . Modos de fazer pesquisa inovadora a partir da (re) desconstrução metodológica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Políticas públicas para educação superior: desafios da atualidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Políticas públicas educacionais em narrativas de estudantes de pedagogia: reflexões a partir de manchetes jornalísticas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. . Narrativas docentes sobre práticas avaliativas de matemática no ensino fundamental. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, S. F. N. ; MORAIS, J. S. ; BEZERRA, L. M. . Form(a)ção docente e as intersecções das narrativas com as memórias, as linguagens e os espaços. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANCA, I. F. S. . Movimentos de formação docente: narrativas de professoras iniciantes na pandemia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRAGANCA, I. F. S. . Narrativas de professoras iniciantes construindo uma educação outra possível na pandemia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; BRANDT, A. G. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . A Didática entre conhecimentos, experiências e processos formativos no curso de Pedagogia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . O desenvolvimento profissional docente no Ensino Superior em um contexto de incertezas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Professoras iniciantes: potencialidades e desafios. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . A experiência da escrita narrativa nos movimentos de uma pesquisaformação com professores/as iniciantes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. . Sobre espaços/tempos outros de composição narrativa no meio virtual: possibilidades formativas na pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. ; MOTTA, T. C. . Experiências instituintes de tessitura narrativa no grupo interinstitucional de pesquisaformação polifonia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, J. S. . Os diferentes modos de aprender e ensinar no cenário atual. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . A escrita narrativa e suas dimensões formativas no encontro consigo e com o outro em período de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Formar professores/as no contexto da Educação & Diversidade: desafios e possibilidades. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Possibilidades didático-metodológicas de aprender e ensinar em período de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Memória, tempo e narrativa no pensamento filosófico de Paul Ricoeur. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . A articulação entre formação de pedagogos, desenvolvimento profissional docente e o TDAH: desafios e possibilidades. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Epistemologia da prática e os saberes docentes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Infâncias: espaços crianceiros. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . As tipologias narrativas na pesquisaformação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . A escrita como companheira: a pesquisa narrativa como experiência para a professora que escreve sobre o seu cotidiano na escola. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . A cultura da aula e a aula da cultura escolar: perspectiva inter, multi e transdisciplinar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; BRAGANCA, I. F. S. . Marcas da temporalidade narrativa nas experiências do vivivo em processos de inserção profissional docente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. . A formação docente na educação integral e(m) tempo integral: um caminho possível de emancipação?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. F. ; MORAIS, J. S. ; CARVALHEDO, J. L. P. . Dispositivos metodológicos na pesquisa narrativa em educação: entre o diário, a roda de conversa, a entrevista narrativa e o memorial de formação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, F. E. S. ; MORAIS, J. S. . As narrativas de formação no ensino superior como propostas avaliativas mediadas pelos diários escritos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . A narrativa como experiência ressignificada no tempo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; BRAGANCA, I. F. S. . As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A aprendizagem do ser professor(a) iniciante em um cenário de mudanças. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Ciclo de vida e desenvolvimento profissional de professores/as iniciantes. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . O processo de tornar-se professor/a e a aprendizagem da profissão na sociedade contemporânea. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. ; SOUSA, A. L. S. . Histórias e Memórias de Estudantes de Pedagogia e suas potencialidades (auto)formadoras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. ; MORAIS, J. S. . A profissão docente no ensino superior: do passado aos desafios da prática pedagógica contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Formação Docente: perspectivas em debate. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . Os impactos das políticas educacionais: uma análise da educação integral e da didática na formação e profissionalidade de professoras iniciantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, M. N. R. ; MORAIS, J. S. ; COSTA, R. C. M. ; RODRIGUES, M. G. . Avaliação no estágio supervisionado, docência superior e ensino de Ciências no Ensino Fundamental: implicações interdisciplinares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Os memoriais de formação como recurso metodológico avaliativo no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Os/as professores/as iniciantes e a aprendizagem da docência no contexto das políticas curriculares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; MEDEIROS, T. C. . A Memória Narrativa como dispositivo de (auto)aprendizagem e formação docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; RIBEIRO, R. R. M. . A prática cotidiana de professoras iniciantes: entre a regulação e a transgressão (re)criadora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, V. F. ; MORAIS, J. S. . A atuação das mulheres docentes na educação primária brasileira no século XIX. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, T. C. ; VIEIRA, R. F. ; SOUZA, D. S. ; MORAIS, J. S. . Avaliação da Aprendizagem: concepções de alunas negras de pedagogia sobre o ato avaliativo no ensino regular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. F. M. ; COSTA, J. F. ; SANTOS, A. L. M. S. ; MORAIS, J. S. . Os principais desafios curriculares na formação do Pedagogo na atualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. A. ; RIBEIRO, J. S. ; SOUSA FILHA, M. M. ; MORAIS, J. S. . A formação de professores iniciantes no contexto de gênero e sexualidade: desafios curriculares na contemporaneidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Estágio Curricular da teoria à prática: ação-reflexão da formação e do trabalho docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Os impactos das novas políticas curriculares na didática de professoras iniciantes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, M. N. R. ; MORAIS, J. S. . Avaliação da teoria-prática em estágio supervisionado na formação inicial docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAIS, J. S. . Estágio Supervisionado como contexto formativo do Pedagogo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Análise histórica, artística e cultural da dança do Bumba Meu Boi no Maranhão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . O cotidiano da prática pedagógica de professores hoje: entre o saber, o fazer e o compreender. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. ; SOUSA, A. L. S. ; FERNANDES, G. S. . A prática docente frente aos recursos tecnológicos na FACEMA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . As histórias formativas de professoras iniciantes na escolha da profissão e suas implicações no cotidiano profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Entusiasmo pela educação: o combate enganoso da Burguesia contra o analfabetismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • IBIAPINA, F. R. S. ; CHAVES, L. S. ; CUNHA, M. A. A. ; COSTA, M. F. R. ; SILVA, N. F. A. ; MORAIS, J. S. . Implementação de Políticas Educacionais no Ensino Superior a partir da LDB nº9.394/96. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRUDENCIO, F. S. ; LIMEIRA, A. K. S. ; PEREIRA, R. C. ; SOUSA, A. L. S. ; MORAIS, J. S. . A indisciplina escolar entre ontem e hoje: repercussões e impactos na prática educativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . O currículo escolar integrado à avaliação: possibilidades para o aprender e ensinar com qualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. . A criação curricular no cotidiano de professoras iniciantes: outras facetas do vivido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . Formação e desenvolvimento profissional na percepção do professor do Brasil e de Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGALHAES, N. R. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Política Pública da Jornada Ampliada a partir do Programa Mais Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A prática de Pedagogos bem sucedidos: saberes e fazeres necessários à inserção no mercado de trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Ser Pedagogo hoje: demandas e necessidades da profissão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Roda de Mestres Refletindo a Formação Docente em Nível Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, M. F. R. ; CUNHA, M. A. A. ; MORAIS, J. S. . Dificuldades e desafios da prática docente diante da violência escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, F. C. ; MORAIS, J. S. . O professor do século XXI: desafios e competências para ensinar na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Políticas e práticas tecidas no cotidiano de professoras iniciantes: contributos da pesquisa e do PNAIC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . As políticas curriculares narradas por gestores escolares no processo de formação continuada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Uma manifestação cultural popular religiosa: careta encanto da terra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . Experiências formativas no Brasil e em Portugal: educação integral, aprender a ensinar e profissionalização docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . As implicações do currículo na (auto)formação e Didática de professores iniciantes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A construção dos saberes mediada pelas relações interpsicológicas de professoras em início de carreira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A importância da Pesquisa e Extensão na Formação de Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . As narrativas (auto)biográficas do cotidiano mediando a autoformação na pesquisa com professores iniciantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGALHAES, N. R. S. ; MORAIS, J. S. . As narrativas do cotidiano de professores como construções epistemológicas na pesquisa em educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Tessituras e desdobramentos no/do cotidiano de professores iniciantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SERRA, D. C. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. . Formação de professores e práticas pedagógicas: tessituras e perspectivas com foco na profissionalização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, F. S. C. ; MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A Formação do Pedagogo e a Gestão Democrática na interface com as Políticas Públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A mobilização dos saberes e saberes-fazeres no cotidiano da prática de Professores Iniciantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A pesquisa no cotidiano de Professores Iniciantes: algumas implicações das Narrativas (Auto)biográficas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Elaboração de Monografia na Graduação: procedimentos e questões no processo de construção do conhecimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . O discurso da prática e a prática do discurso docente: viéses que se interrelacionam. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A construção da subjetividade docente na formação inicial: edificando pontes para o exercício de uma prática pedagógica de qualidade na educação escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Apresentação de TCC: estratégias e proposições com foco na qualidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . O ofício do Pedagogo na escola de Ensino Médio: trajetórias desveladas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A pesquisa educacional na prática docente do ensino fundamental e na formação inicial: analisando discursos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAIS, J. S. . Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A prática avaliativa em sala de aula: reflexos na (de) formação do aluno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; MAGALHAES, N. R. S. . A avaliação da aprendizagem escolar como processo otimizador da prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Legislação Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . A Percepção dos Profissionais da Educação sobre a Lei nº 9.394/96: Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. . Novas abordagens, velhas práticas: desafios aos educadores atuais, na construção de uma visão pluralista para a profissionalização docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAIS, J. S. ; COSTA, C. D. M. ; VILANOVA, L. F. . Por outras lógicas formativas da docência e das vidas humanas em cenários complexos: tecendo uma apresentação. São Carlos (SP), 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MORAIS, JOELSON DE SOUSA . TECENDO OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO HUMANA: um prefácio (in)conclusivo. São Carlos (SP), 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MORAIS, J. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. ; MAGALHAES, N. R. S. ; BRANDT, A. G. . Tessituras de reflexões provocativas de outros tempos para não ficar no esquecimento. São Carlos (SP), 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MORAIS, J. S. ; PEREIRA, F. E. S. . Apresentação. São Carlos (SP), 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MORAIS, J. S. . Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas. São Carlos-SP, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

MORAIS, J. S. . Moderador(a) de Sessão de Comunicação Oral do evento III Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas: Políticas Públicas Para Educação Superior. 2023.

MORAIS, J. S. . Membro da Comissão Científica do evento III Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas: Políticas Públicas Para Educação Superior. 2023.

MORAIS, J. S. . Parecerista ad hoc para o periódico Horizontes (USF). 2023.

MORAIS, J. S. . Coordenação do Eixo Temático: 'Formação docente e saberes profisisonais' no IX Fala Outra Escola. 2019.

MORAIS, J. S. . X Seminário de Iniciação Científica e VII Encontro Integrativo do PIBID da UFRN (Comissão Científica). 2013.

MORAIS, J. S. . Aplicação da Prova de Mestrado e Doutorado em Educação da UFRN - 2014.1 (Fiscal). 2013.

MORAIS, J. S. . Comissão Científica do X CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. 2024.

MORAIS, J. S. . Comissão Científica do XI Seminário Fala Outra Escola - Professora, Presente! Resistindo a abismos, reafirmando coletivos. 2023.

MORAIS, J. S. . Avaliador de trabalho no evento III Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas: Políticas Públicas Para Educação Superior. 2023.

MORAIS, J. S. . Avaliador de trabalhos no I Congresso Nacional Online de Educação Inclusiva (CONEI). 2021.

MORAIS, J. S. ; BERNARDES, R. K. . Coordenação de Roda de Conversa no I Encontro Regional Sudeste da BIOGRAPH. 2021.

MORAIS, JOELSON DE SOUSA . Parecerista de trabalhos científicos no III Seminário Mineiro de Educação Integral. 2020.

MORAIS, J. S. . Consultor ad-doc em avaliação de artigo científico submetido à Revista Espaço Pedagógico (UPF). 2020.

MORAIS, J. S. . Revisor do Livro: Educação, ensino e formação profissional: desafios e perspectivas (Pedro & João Editores, 2019). 2019.

MORAIS, J. S. . Avaliador de Trabalhos no I SLMC-Seminário de Libras. 2019.

MORAIS, J. S. . Membro do Comitê Técnico Científico do I Congresso Maranhense de Educação Especial e Inclusiva-CMEEI. 2019.

MORAIS, J. S. . Comissão Científica no II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar. 2018.

MORAIS, J. S. . Avaliador de Trabalhos no II Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no Cotidiano Escolar no Continente. 2018.

MORAIS, J. S. . Ludicidade e Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2018.

MORAIS, J. S. . Equipe Executora do Projeto 'Resgate da Cultura Popu e a reconstrução da identidade, tradição e valorização social do Festejo Junino Maranhense'. 2018.

MORAIS, J. S. . Membro do Comitê Técnico Científico no I Congresso Caxiense de Educação Especial e Inclusiva. 2018.

MORAIS, J. S. . Comissão Científica no VI Seminário Internacional da FACEMA. 2017.

MORAIS, J. S. . Narrativa (auto)biográfica como estratégia metodológica nas produções acadêmicas. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, J. S. . Contribuições das escritas narrativas na (re)criação de políticas curriculares na prática docente. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, JOELSON DE SOUSA ; CARVALHO FILHA, F. S. S. ; NASCIMENTO, F. S. C. . As narrativas da interculturalidade e suas contribuições para uma educação em Tempo Integral. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, J. S. . Minicurso: Metodologia da Pesquisa-Ação. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, J. S. ; SILVA, J. C. A. ; LIMA, A. S. . Terra de Pretos: Revista Multidisciplinar. 2020. (Editoração/Periódico).

MORAIS, J. S. . Oficina em Instrumentos Avaliativos para Professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. 2016. .

MORAIS, J. S. . A música como estratégia metodológica interdisciplinar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, J. S. . A Música como Instrumento da Ludicidade para a Criança. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, J. S. . A Pesquisa Qualitativa no pensamento de Alberto Melucci (Sociólogo e Psicoterapeuta Italiano). 2012 (Minicurso no IV Fórum Internacional de Pedagogia) .

MORAIS, J. S. . Currículo, Saberes e Práticas Educativas na Educação Básica. 2012 (Mesa-Redonda no IV FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia) .

MORAIS, J. S. . As avaliações externas e as possibilidades de intervenção pedagógica. 2010 (Minicurso no V Congresso Internacional em Avaliação Educacional) .

MORAIS, J. S. . Planejamento e Avaliação no Cotidiano da Prática. 2010 (Minicurso no VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI) .

MORAIS, J. S. . Práticas Sociais de Leitura e Escrita. 2010 (Minicurso no I Encontro de Pedagogia da FACEMA) .

MORAIS, J. S. . Fanzinando as Narrativas de Formação. 2009 (Minicurso no 5º Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI) .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos, Descrição: Pesquisas nacionais e internacionais apontam para a importância da formação centrada na escola, a valorização dos saberes docentes, memórias e narrativas. O Brasil e outros países da América Latina registram experiências instituintes de formação que são, muitas vezes, ?desperdiçadas?, invisibilizadas. O projeto em tela tem como objetivo inventariar, caracterizar e publicizar concepções e práticas instituintes de formação docente, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial e continuada, no Brasil e na América Latina. Tomamos como instituintes experiências de formação docente, envolvendo escolas e universidades, em que teorias, práticas, políticas e estéticas indicam modos outros de produzir conhecimentos. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa ancora-se na ?pesquisaformação? pelo compromisso de favorecer espaços-tempos de produção de conhecimentos e de formação, reverberando em ações nas instituições envolvidas. O projeto propõe a realização de uma pesquisa em rede, com pesquisadores nacionais, internacionais e colaboradores de diferentes regiões brasileiras, tematizando as seguintes questões de estudo: quais os delineamentos, princípios e características das experiências instituintes de formação inicial e continuada de professoras/es, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no Brasil e na América Latina? Como se dá o entrelaçamento entre práticas, memórias e políticas da formação docente nas experiências inventariadas? Como as experiências instituintes de formação docente podem potencializar concepções e práticas no Brasil e na América Latina? A pesquisa inclui as seguintes etapas de desenvolvimento: 1) revisão e estudo da literatura; 2) inventário e caracterização das experiências de formação docente; 3) desenvolvimento de práticas de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica nas instituições participantes da pesquisa e 4) partilha, socialização e publicização das experiência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joelson de Sousa Morais - Integrante / Inês Ferreira de Souza Bragança - Coordenador / Guilherme do Val Toledo Prado - Integrante / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Mairce da Silva Araújo - Integrante / Adriana Varani - Integrante / Anelice Astrid Ribetto - Integrante / Filomena Maria de Arruda Monteiro - Integrante / Daniel Hugo Suárez - Integrante / Marcelo Furlin - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2019 - 2022

    Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes, Descrição: Este projeto de tese é fruto de uma pesquisa de doutorado em educação em andamento e tem como objetivo compreender quais os contextos de formação trazem implicações na tessitura de saberes de professoras iniciantes. Trata-se de uma pesquisa-formação de Abordagem (Auto)Biográfica em educação e que primo como instrumentos de pesquisa: observações, conversas, diário de pesquisa e aparelho gravador de áudio que serão realizadas com 05 (cinco) professoras licenciadas em Pedagogia e que estão no início de carreira, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de Caxias-MA. As narrativas serão gravadas em um aparelho de áudio durante a investigação e depois transcritas; já as observações serão registradas em um diário de pesquisa. Adoto como perspectiva teórico-epistemológica na produção da investigação-formação, as discussões pautadas nos estudos do cotidiano, entrelaçadas com os saberes docentes e o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes, a partir dos contributos de Certeau (2012), Oliveira; Sgarbi (2008), Marcelo Garcia (1999; 2010), Huberman (2000) e Nóvoa (2009; 2010). No que se refere à análise e compreensão das narrativas docentes, estarei fazendo um entrelaçamento com as ideias de Deleuze; Guattari (1988; 1998) com a Epistemologia da Complexidade de Morin (2010; 2011), e a biografia educativa na perspectiva de Josso (2010), e Catani (et al, 2003) buscando fazer algumas relações com estes autores, tendo em vista que concebo os saberes docentes como múltiplos, intercambiáveis, complexos e se tecem nos vários contextos de vida e formação numa gama de multiplicidades. Parto do pressuposto de que os contextos de formação podem contribuir potencialmente para a tessitura de saberes válidos e legítimos para a democracia e emancipação social nos inúmeros enredamentos em que se entranham as professoras, como campos de possibilidades e constituindo tessituras identitárias pela pertinência da memória e experiência cotidianamente narradas através da mobilização dos múltiplos saberes e fazeres que se materializam no desenvolvimento profissional das professoras iniciantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Joelson de Sousa Morais - Coordenador / Inês Ferreira de Souza Bragança - Integrante.

  • 2013 - 2015

    A prática pedagógica do professor iniciante: tramas e desafios do aprender a ensinar no cotidiano da escola pública fundamental, Descrição: A investigação desenvolvida neste estudo, busca compreender como os professores iniciantes produzem conhecimentos na prática pedagógica cotidiana, através da mobilização dos saberes e saberes-fazeres. Abordamos como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológico os Estudos do Cotidiano, primando pelas Narrativas (Auto)Biográficos por considerarmos pertinentes para a desinvisibilização das práticas pedagógicas que venham consolidar-se como emancipatórias e produzirem sentidos e significados no processo ensino e aprendizagem na escola. A pesquisa está sendo realizada com professores iniciantes da rede pública de ensino da cidade de Caxias, interior do Maranhão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Joelson de Sousa Morais - Integrante / Marisa Narcizo Sampaio - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Prêmios

2023

Professor homenageado que deu origem ao nome da turma do curso de Pedagogia (UFMA)/Codó - Turma: 2019.2, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

2020

Professor homenageado pelo curso de Pedagogia turma 2019.2 UniFacema, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão-UniFacema.

2019

Professor homenageado pelo curso de Pedagogia turma 2019.1: Professor além de ensinar, deve despertar no aluno o desejo de aprender, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA).

2018

Professor homenageado no curso de Pedagogia turma 2018.2 Unifacema: Prof. Msc. Joelson de Sousa Morais, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA).

2018

Professor homenageado no curso de Pedagogia turma 2018.1 Unifacema: Turma Prof. Msc. Joelson de Sousa Morais, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA).

2018

Professor homenageado no curso de Pedagogia da UFPI turma 2018.1: Turma "Seremos aquilo que formos capazes de sonhar...", Universidade Federal do Piauí (UFPI).

2018

Professor homenageado no curso de Pedagogia da UFPI turma 2018.1: Turma "Educador por formação, aprendiz de profissão", Universidade Federal do Piauí (UFPI).

2017

Professor homenageado no curso de Pedagogia do Unifacema turma 2017.2, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como docente na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA no Departamento de Educação do Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC por um período de 2 anos.

Atividades

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 02/2016 - 07/2016

    Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 01/2016 - 01/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Médio

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional Brasileira

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional Brasileira

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Ciências - Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Educacional Brasileira

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Educação, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsista CAPES

Atividades

  • 02/2013 - 04/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

2012 - 2012

Centro de Educação Infantil TOTS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical, Carga horária: 20

2011 - 2011

Secretaria Municipal de Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor do Programa Mais-Educação (Caxias-MA), Carga horária: 20

2018 - 2018

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Vínculo: Comitê de Ética em Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP, Carga horária: 10

2016 - 2018

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Vínculo: Professor Assistente I, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

2012 - 2012

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor Disciplina Avaliação e Planejamento, Carga horária: 20

2010 - 2010

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Vínculo: Membro do CONSEP, Enquadramento Funcional: Representante Discente

Atividades

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I: A Práxis Docente, Escola e Currículo, Introdução à Ciência da Educação, Pesquisa em Educação: TCC II

  • 08/2016 - 06/2018

    Direção e administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA.,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante-NDE (Pedagogia).

  • 07/2016 - 06/2018

    Direção e administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pedagogia.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II: Processos de Ensino Aprendizagem, Escola e Currículo, Introdução à Ciência da Educação, Pesquisa em Educação: TCC II

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Diversidade, Escola e Currículo, Introdução à Ciência da Educação

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escola e Currículo, Legislação da Educação Brasileira, Psicologia do Desenvolvimento

2016 - 2018

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE do Centro de Ciências da Educação/CCE-UFPI nos cursos de licenciatura no Campus de Teresina-PI.

2016 - 2016

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Professor do PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor do PARFOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Formador selecionado pelo PARFOR/UFPI, para ministrar a disciplina Legislação e Organização da Educação Básica, no curso de Educação Física na cidade de Esperantina-PI.

Atividades

  • 02/2023 - 04/2023

    Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação (PARFOR-Piripiri)

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I - Planejamento e Gestão da Educação, Estágio Supervisionado III - Educação Infantil, Metodologia da Educação de Jovens e Adultos, Metodologias e Contextos da Ação Pedagógica

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II - Planejamento e Gestão da Educação

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Educação Infantil

  • 09/2016 - 01/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III - Educação Infantil

  • 09/2016 - 01/2017

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem

  • 09/2016 - 01/2017

    Ensino, Letras - Libras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação e Organização da Educação Básica

  • 04/2016 - 08/2016

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem

  • 04/2016 - 08/2016

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem

  • 04/2016 - 08/2016

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem

  • 04/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da História

  • 04/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II - Planejamento e Gestão da Educação

2021 - 2022

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto no Campus de Teresina

2018 - 2018

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Professor Orientador de TCC, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de TCC, Carga horária: 20

2017 - 2017

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como professor formador com a disciplina de Psicologia da Educação no curso de Licenciatura em Letras/Espanhol junto ao Núcleo de Educação à Distância-NEAD da Universidade Aberta do Brasil-UAB, da UESPI.

Atividades

  • 04/2022 - 08/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos Educativos II, Ciências Naturais: Conteúdo e Metodologia

  • 09/2021 - 01/2022

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática

  • 09/2021 - 01/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos Educativos II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação

2022 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuo como Professor do Magistério Superior na UFMA/Campus VII-Codó-MA, fruto da aprovação no concurso Público, edital 151/2021 - e publicado no DOU 06/01/2022 na área de: Educação/Educação de Adultos. Banca composta pelos/as professores/as: Prof. Dr. Dilmar Kistemacher (UFMA), Prof. Dr. Aziel Alves de Arruda (UFMA), Profa. Dra. Franciele Monique Scopetc dos Santos (UNIR) e Profa. Dra. Elizete Santos (UEMA).

2021 - 2022

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2025

    Extensão universitária , Campus Codó.,Atividade de extensão realizada, Coordenador de Extensão do Curso de Pedagogia.

  • 02/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Currículo e Avaliação na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História

  • 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Codó.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Pedagogia.

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Mestrado Profissional em Educação e Práticas Educativas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória, Experiência e Narrativa em Contextos Educativos

  • 01/2024 - 05/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (LIEPEx II)

  • 10/2022 - 03/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Codó.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Monitoria representando o Campus da UFMA de Codó.

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Filosofia da Educação I

  • 02/2023 - 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação II, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História

  • 01/2023 - 02/2023

    Ensino, Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes, Metodologia de Pesquisa em Educação, Didática II, Metodologia do Trabalho Científico

  • 04/2022 - 07/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Comparados em Educação, Filosofia da Educação II, Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Cidadania, Psicologia da Educação II

  • 09/2021 - 02/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes, História da Educação, Metodologia de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Cidadania, Política e Legislação da Educação Brasileira

  • 06/2021 - 09/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, História da Educação Brasileira e do Maranhão, Sociologia Educacional II

  • 02/2021 - 04/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes, História da Educação, Metodologia Científica, Sociologia Educacional II

2019 - 2019

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU (TERESINA-PI)

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2019 - 02/2019

    Ensino, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica

  • 01/2019 - 02/2019

    Ensino, Curso de Especialização em Gestão Educacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino

2019 - 2022

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando em Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 02/2019 - 02/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 02/2019 - 02/2022

    Extensão universitária , Faculdade de Educação.,Atividade de extensão realizada, GRUBAKH-Grupo de Estudos Bakhtinianos.

  • 03/2021 - 09/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 04/2020 - 10/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 02/2020 - 07/2020

    Estágios , Faculdade de Educação.,Estágio realizado, Estágio Docente na disciplina DIDÁTICA: Teoria Pedagógica.

  • 02/2020 - 06/2020

    Estágios , Faculdade de Educação.,Estágio realizado, Programa de Estágio Docência (PED) voluntário na turma EL204-Seminários Integrados de Atividades em Física e Química.

  • 08/2019 - 12/2019

    Estágios , Faculdade de Educação.,Estágio realizado, Programa de Estágio Docente (PED) em Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental.