Berlis Ribeiro dos Santos Menossi
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1990), graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (TUIUTI -1994), especialização em Anatomocinesiologia do Aparelho do Movimento (TUIUTI), especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional (COFFITO), mestrado em Educação Física, área da Ciência do Desporto ( FEF - UNICAMP - 2005), doutorado em Educação Física área da Atividade Física Adaptada (FEF- UNICAMP - 2016), 7 anos de aprimoramento em Medicina da Reabilitação (Universidade de Liège - Bélgica), aperfeiçoamento em Fisioterapia Oncológica 770h Hosp Erasto Gaertner. Foi professora da Graduação e da pós - graduação da Universidade Tuiuti do Paraná, pós-graduação da Faculdade Evangélica do Paraná e da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Elaborou o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da Estágio de Sá de Ourinhos São Paulo, atuou como professora e coordenadora de curso. Também autora do Projeto Pedagógico da UENP atualmente é professora de Fisioterapia e da Residência em Reabilitação Física, Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos ? CEP, Representante de Extensão do Centro de Ciências da Saúde - UENP - Campus Jacarezinho. Professora Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Saúde - GEPAFS, desde 2007 no CNPq. É Sócia Fundadora Especialista da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica - ABRAFITO. Teve três Projetos de Extensão com apoio da SETI e UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS: Fisioterapia Pacto com a Vida -2011; Saúde da Criança Conscientização de Todos 2014-2015 e Saúde da Criança 2016, foi Bolsista da CAPES para Capacitação Docente 2016. Tem experiência na área de Anatomia, Cinesiologia e Biomecânica, Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica, Desportiva e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes linhas: Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva, Atividade Física e Saúde. Autora do livro AVALIAÇÃO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, 02/2021.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação Física
2014 - 2016
Universidade Estadual de Campinas
Título: CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E CAPACIDADES MOTORAS: UM ESTUDO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS E EUTRÓFICOS BRASILEIROS
, Ano de obtenção: 2016. Prof. Dr. Edison Duarte. Palavras-chave: Obesidade; Índice de massa corporal; Capacidades motoras; Força muscular; Aptidão Física.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares.
Mestrado em Educação Física
2004 - 2005
Universidade Estadual de Campinas
Título: Protocolo de Avaliação da força muscular em ombros de sedentários e atletas utilizando dinamômetro isocinético
, Ano de Obtenção: 2005.Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil.
Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional
1994 - 2005
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Título: Resolução COFFITO nº 260 de 11/02/2004 registro nº222
Especialização em Anatomocinesiologia do Aparelho do Movimento
1994 - 1995
Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Comportamento da Ventilação Voluntária Máxima do Paciente com CA de 1/3 superior do Esôfago
Aperfeiçoamento em Medicina da Reabilitação
1995 - 2002
Université de Liège
Título: Avaliação Isocinética da Força Muscular de Ombro em Atletas de Natação, Voleibol e Sedentários. Ano de finalização: 2002
Aperfeiçoamento em Fisioterapia em Oncologia
1993 - 1993
Hospital Erasto Gaertner
Título: Alterações Espirometricas em 1/3 superior em pacientes com Câncer de Esofago. Ano de finalização: 1993
Orientador: Woldir Wosiacki Filho
Formação complementar
2019 - 2019
Aprofundamento a pesquisa com seres humanos a partir da Resolução 510/16. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
1999 - 1999
Avaliação Isocinética CYBEX. (Carga horária: 21h). , Instrucom, INSTRUCOM, Brasil.
1997 - 1997
isocinetismo nas disfunções do aparelho locomotor. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Fisioterapia, ABRAFISIO, Brasil.
1997 - 1997
A Avaliação da Função Muscular. (Carga horária: 8h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
1997 - 1997
Aplicações Clínicas do Isocinetismo. (Carga horária: 8h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
1994 - 1994
Estágio Prático em Reabilitação Cardíaca. (Carga horária: 187h). , Clínica Paranaense de Cardiologia, CLINICOR, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Educação Física. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
1990 - 1990
Flexibilidade e Dança. (Carga horária: 40h). , Simpósio de Educação Física e Desporto do Sul do Paraná, SPORT, Brasil.
1990 - 1990
Voleibol. (Carga horária: 20h). , Governo do Estado de São Paulo, GDESP, Brasil.
1990 - 1990
Treinamento Desportivo. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
1989 - 1989
Massagens nos Esportes e Terapêutica. (Carga horária: 6h). , Serviço Social do Comércio, SSC, Brasil.
1989 - 1989
Massagens nos esportes e terapêutica. (Carga horária: 6h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
1989 - 1989
Programa de Assistência ao Comércio. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/RJ, SENAC/RJ, Brasil.
1985 - 1985
II Encontro Palmeirense sobre Educação. (Carga horária: 30h). , Prefeitura Municipal de Palmeira, PM/Palmeira, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
MENOSSI, B. R. S. . II ENCONTRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UENP. 2019. (Outro).
MENOSSI, B. R. S. . III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA ? NOVAS PERSPECTIVAS. 2018. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . XX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2017. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . I ENCONTRO DE EGRESSOS DE FISIOTERAPIA DA UENP. 2017. (Outro).
MENOSSI, B. R. S. . II Congresso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2016. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . IV SULBRAFITO - Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica. 2013. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . XI Congresso de Educação Física e I Congresso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2013. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . XII Congresso Paranaense de Ortopedia e XX Encontro Heinz Rücker e 10º Jornada Paranaense de Fisioterapia Traumato Ortopédica. 2012. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . X Congresso de Educação Física e Fisioterapia. 2012. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. 2011. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . VIII Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. 2010. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . IV Seminário de Iniciação Científica de Enfermagem. 2010. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . VII Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. 2009. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . II Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. 2004. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . VII Congresso Paulista de Fisioterapia. 2000. (Congresso).
MENOSSI, B. R. S. . I Simpósio Brasileiro de Fisioterapia. 2000. (Outro).
MENOSSI, B. R. S. . VIII ExpoFisio Brasil. 2000. (Exposição).
MENOSSI, B. R. S. . 1ª Prova Rústica Aniversário de Ponta Grossa. 1990. (Outro).
Participação em eventos
25° Econtro de Atividades Científicas. 2022. (Outra).
40° SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. 2022. (Seminário).
IV ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2022. (Outra).
VIII Encontro de Integração da UENP. 2022. (Outra).
39º SEURS - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. 2021. (Seminário).
39º SEURS - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL.PREVENÇÃO E COMBATE À OBESIDADE INFANTIL ATRAVÉS DE PROJETOS DE EXTENSÃO NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. 2021. (Seminário).
II ENCONTRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UENP.. 2019. (Encontro).
V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP. 2019. (Encontro).
I ENCONTRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS DA UENP. 2018. (Encontro).
IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP. 2018. (Encontro).
III Encontro de Integração UENP. 2017. (Encontro).
XX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. A Relação entre a coordenação motora, atividade física e força muscular de MMII em obesos e eutróficos e entre gêneros de 6 à 13 anos da micro-região do norte do Paraná. 2017. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. Análise do Tipo de pé, nível de atividade física e coordenação motora de crianças e adolescentes eutróficas e obesas de escolas públicas da micro região do norte do Paraná.. 2017. (Congresso).
I Seminário de Extensão e Cultura da UENP.A OBESIDADE INFANTIL ESTA CRESCENDO EM SUA REGIÃO?. 2015. (Seminário).
I Seminário de Extensão e Cultura da UENP.OBESIDADE INFANTIL UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. 2015. (Seminário).
I Seminário de Extensão e Cultura da UENP.IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI PÓS AÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO. 2015. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercicio,. Diferença Entre os Métodos de Classificação de Obesidade e sua Prevalência Entre Gêneros de Crianças de 06 a 14 Anos.. 2014. (Congresso).
V Congresso de Ciência do Desporto e IV Seminário Internacional de Ciência do Desporto. Hábitos Alimentares e Práticas de Atividade Física entre Universitárias da Área da Saúde da UENP. 2014. (Congresso).
V Congresso de Ciência do Desporto e IV Seminário Internacional de Ciência do Desporto. Análise do Índice de Deficiência Muscular e Reequilíbrio Articular de Joelho. 2014. (Congresso).
V Congresso de Ciência do Desporto e IV Seminário Internacional de Ciência do Desporto. Correlação da Propriocepção e do SEBT com Relação Agonista/Antagonista do Tornozelo. 2014. (Congresso).
V CONGRESSO DE CIÊNCIA DO DESPORTO E IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO DESPORTO. DIFERENÇA ENTRE MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO DE OBESIDADE PARA INICIO DE ATIVIDADE FÍSICA.. 2014. (Congresso).
V CONGRESSO DE CIÊNCIA DO DESPORTO E IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO DESPORTO.. COMPARAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL ENTRE GÊNEROS DE CRIANÇAS COM SOBREPESO E OBESAS.. 2014. (Congresso).
CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ.. Comparação do equilíbrio dinâmico entre os tipos de pé de sedentárias segundo o Star Excursion Balance Test (SEBT).. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP. O REEQUILÍBRIO ARTICULAR DE JOELHO EM LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DE INDIVÍDUOS ATIVOS PRATICANTES DE FUTEBOL. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP. Comparação entre tipo de pisada com plantigrafia estática e dinâmica. 2013. (Congresso).
I Congresso de Fisioterapia da UENP. Análise da correlação entre Propriocepção e Relação Agonista/Antagonista do tornozelo de sedentárias.. 2013. (Congresso).
I Congresso de Fisioterapia da UENP e XI Congresso de Educação Física da UENP. Correlação da flexibilidade e propriocepção do joelho de atletas de atletismo de alto rendimento. 2013. (Congresso).
I Congresso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Sessão de Ortopedia, Traumatologia e Desportiva. 2013. (Congresso).
I Congresso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Processo de Profissionalização e Autonomia da Fisioterapia. 2013. (Congresso).
IV SULBRAFITO - Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Alta baseada no Índice de Deficiência Muscular da Força Isocinética no PRÉ e PÓS tratamento de LCA em indivíduos ativos.. 2013. (Congresso).
IV SULBRAFITO - Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Membros Inferiores - Avaliação isocinética como critério de alta nas lesões de LCA.. 2013. (Congresso).
IV SULBRAFITO - Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica. 2013. (Congresso).
IV SULBRAFITO- Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Comparação do equilíbrio dinâmico entre os tipos de pé de sedentárias. 2013.. 2013. (Congresso).
XXIV Congress of the International Society of Biomechanics. CONCENTRIC ISOKINETIC PEAK TORQUE DIFFERENCE BETWEEN DOMINANT AND NON-DOMINANT KNEE EXTENSORS AND FLEXORS IN AMATEUR. 2013. (Congresso).
XXVIII Congresso Internacional de Educação Física - FIEP. Comparação de Pico de Torque Isocinético de Quadríceps em Membro Dominante e Não Dominante Com e Sem a Aplicação de Bandagem Funcional.. 2013. (Congresso).
35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Comparação da relação Isquiotibiais/Quadríceps em pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior. 2012. (Simpósio).
Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP. ANÁLISE DO PICO DE TORQUE DOS EXTENSORES DE JOELHO DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL EM UM DINAMÔMETRO ISOCINÉTICO. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP. PERFIL DE ESCOLARES DO 5º AO 9º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE JACAREZINHO - PR. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP. ANÁLISE DO TIPO DE PÉ DE DANÇARINAS DE JAZZ DO 18º PASSO DE ARTE EM INDAIATUBA ? SP. 2012. (Congresso).
Congresso Internacional de Educação Física ? FIEP. AVALIAÇÃO DO HOP TEST EM BAILARINAS DE BALLET CONTEMPORÂNEO E JAZZ. 2012. (Congresso).
I Encontro sobre Saúde da Criança do Norte Pioneiro Paranaense: o cuidado que queremos para o início da vida.A Saúde da Criança: uma questão de Prevenção. 2012. (Encontro).
Seminário - 20 anos do Laboratório de Fisiologia do Exercício - FISEX - FEF - UNICAMP.A Pós-Graduação junto ao FISEX-FEF-UNICAMP e o Desenvolvimento na Docência e Pesquisa. 2012. (Seminário).
X Congresso de Educação Física e Fisioterapia. Comparação do nível de atividade física nos acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia do 1º ano da UENP. 2012. (Congresso).
X Congresso de Educação Física e Fisioterapia. Comparação do tipo de pé de bailarinas de Jazz e universitárias da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2012. (Congresso).
X Congresso de Educação Física e Fisioterapia. COMPARAÇÃO DA RELAÇÃO CONCÊNTRICA COM EXCÊNTRICA DOS MÚSCULOS AGONISTA/ANTAGONISTAS DO JOELHO EM INDIVÍDUOS ATIVOS. 2012. (Congresso).
X Congresso de Educação Física e Fisioterapia. Comparação do pico de torque concêntrico e excêntrico do Quadríceps e Isquiotibiais dominantes de indivíduos fisicamente ativos. 2012. (Congresso).
X Congresso de Educação Física e Fisioterapia. COMPARAÇÃO ENTRE PICO DE TORQUE DE ADUTORES E ABDUTORES DE QUADRIL PÓS- TREINAMENTO DE ESTABILIZAÇÃO DO CORE. 2012. (Congresso).
XII Congresso Paranaense de Ortopedia e XX Encontro Heinz Rücker e 10º Jornada Paranaense de Fisioterapia Traumato Ortopédica. Avaliação Isocinética do Joelho. 2012. (Congresso).
XII Congresso Paranaense de Ortopedia e XX Encontro Heinz Rücker e 10º Jornada Paranaense de Fisioterapia Traumato Ortopédica. Correlação entre pico de torque isocinético da musculatura adutora e abdutora de quadril do membro dominante e não dominante e nível de estabilização segmentar de estudantes universitários da UENP ? CCS. 2012. (Congresso).
XII Congresso Paranaense de Ortopedia e XX Encontro Heinz Rücker e 10º Jornada Paranaense de Fisioterapia Traumato Ortopédica. Efeitos à curto prazo de um programa de estabilização lombo-pélvica para melhora da funcionalidade e nível de dor em indivíduos com lombalgia. 2012. (Congresso).
XII Congresso Paranaense de Ortopedia e XX Encontro Heinz Rücker e 10º Jornada Paranaense de Fisioterapia Traumato Ortopédica. Correlação entre o pico de torque concêntrico do músculo quadríceps do membro inferior dominante e o peso corpóreo em indivíduos ativos. 2012. (Congresso).
34° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.PROGRAMA DE INCENTIVO A ATIVIDADE FÍSICA E ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL PARA ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE JACAREZINHO ? PR. 2011. (Simpósio).
34° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, BRASIL. 2011. (Simpósio).
34° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.COMPARAÇÃO ISOCINÉTICA DA RELAÇÃO QUADRÍCEPS/ISQUIOSTIBIAIS ENTRE MEMBRO DOMINANTE E NÃO DOMINANTE EM ATLETAS DE FUTEBOL. 2011. (Simpósio).
34° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.VARIABILIDADE DE FADIGA EM DIFERENTES PERÍODOS DE TREINAMENTO DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE BASQUETEBOL DE 2009. 2011. (Simpósio).
III Congresso SULBRAFITO e II Jornada Gaúcha de Fisioterapia Traumato-Ortopédica.Isocinético no reequilíbrio articular do ombro.. 2011. (Oficina).
FIEP. PROPOSTA DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA PROPRIOCEPÇÃO EM ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL. 2010. (Congresso).
FIEP. EFEITOS DO TREINAMENTO DO CORE SOBRE O DESEMPENHO NO TESTE DE 40 SEGUNDOS EM ATLETAS JOVENS DE FUTSAL. 2010. (Congresso).
FIEP. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O TEMPO DE TRABALHO E DOR DE CADA SEGUIMENTO CORPORAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JACAREZINHO DURANTE O ANO DE 2008. 2010. (Congresso).
FIEP. PROTOCOLO DE REEQUILÍBRIO ARTICULAR DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTEBOL. 2010. (Congresso).
FIEP. MOBILIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO PARA MELHORA DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO E FLEXIBILIDADE EM INDIVÍDUOS ASSINTOMÁTICOS. 2010. (Congresso).
I ENCONTRO DOS PROJETOS DE AÇÕES DE APOIO A SAÚDE DA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS DA UENP..FISIOTERAPIA PACTO COM A VIDA - UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS. 2010. (Encontro).
VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO. ESTUDO DE CASO DE EVOLUÇÃO CLÍNICA À CURTO PRAZO E CONDROMALÁCEA PATELAR. 2010. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO. PERFIL POSTURAL, ALTURA E PESO DOS ATLETAS DE BASQUETEBOL, FUTEBOL E VOLEIBOL DAS ESCOLINHAS DE JACAREZINHO - PARANÁ. 2010. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO. 2010. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO. LUXAÇÃO ANTERIOR DE OMBRO DIREITO - ESTUDO DE CASO. 2010. (Congresso).
VIII CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO. TRATAMENTO PARA ROTAÇÃO INTERNA BILATERAL DE COXO-FEMURAL EM ATLETAS DE BASE DE FUTEBOL - ESTUDO DE CASO. 2010. (Congresso).
XIII ENCONTRO AAARL DE MEDICINA ESPORTIVA. CORRELAÇÃO E PERFIL DA CONSCIÊNCIA POSTURAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DE 1º ANO A 8ª SÉRIE. 2010. (Congresso).
32º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.EFEITOS DO TREINAMENTO DO CORE SOBRE A RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA EM ATLETAS JOVENS DE FUTSAL. 2009. (Simpósio).
FIEP. ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS CORRENTES DIADINÂMICAS ISOLADA E ASSOCIADA À IONTOFORESE, APLICADAS NA LOMBALGIA DE ESTUDANTES DO SEXO FEMININO. 2009. (Congresso).
FIEP. PROGRAMA DE PROPRIOCEPÇÃO DE JOELHO E TORNOZELO. 2009. (Congresso).
FIEP. RELAÇÃO ENTRE ESTABILIDADE FUNCIONAL LOMBO-PÉLVICA E FORÇA DE MEMBROS EM ATLETAS JOVENS DE FUTEBOL E FUTSAL MASCULINO. 2009. (Congresso).
FIEP. APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA PREVENTIVA ESCOLAR. 2009. (Congresso).
FIEP. Relação entre estabilidade funcional lombo-pélvica e força de membros em atletas jovens de futebol e futsal masculino. 2009. (Congresso).
I Congresso Catarinense de Fisioterapia Traumato-Ortopédica. ESTABILIZAÇÃO FUNCIONAL LOMBO-PÉLVICA - EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO DO CORE: UTILIZAÇÃO PRÁTICA. 2009. (Congresso).
SULBRAFITO. Estabilizaçao funcional lombo-pélvica - Exercícios de estabilização do core: utilização prática. 2009. (Congresso).
31º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE.RELAÇÃO ENTRE FORÇA MUSCULAR DINÂMICA DE MEMBROS E ESTABILIDADE PÉLVICA EM ATLETAS DE FUTEBOL E FUTSAL MASCULINO. 2008. (Simpósio).
FIEP. ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA PREVENTIVA PARA ATLETAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS. 2008. (Congresso).
FIEP. RELAÇÃO DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES EM JOVENS ATLETAS DE FUTSAL MASCULINO COMO BASE PARA UM PROGRAMA PREVENTIVO DE FISIOTERAPIA DESPORTIVA. 2008. (Congresso).
FIEP. AS LESÕES DE MAIOR INCIDÊNCIA NO FUTEBOL, FUTSAL, BASQUETEBOL, VOLEIBOL E SUAS CORRELAÇÕES BIOMECÂNICAS ENCONTRADAS NOS ATLETAS DE ESCOLINHAS MUNICIPAIS DE ESPORTES DE JACAREZINHO - PARANÁ. 2008. (Congresso).
FIEP. ESTUDO DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE ANTROPOMETRIA POTÊNCIA E ÍNDICE DE LESÕES EM ATLETAS DE FUTSAL, CONSIDERANDO ASPECTOS DE MATURAÇÃO E CRESCIMENTO. 2008. (Congresso).
FIEP. Pista de propriocepção para prevenção e tratamento de lesões esportivas. 2008. (Congresso).
FIEP. ANÁLISE ANATOMOCINESIOLÓGICA E BIOMECÂNICA DOS EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. AS LESÕES DE MAIOR INCIDÊNCIA NO FUTEBOL, FUTSAL, BASQUETEBOL, VOLEIBOL E SUAS CORRELAÇÕES BIOMECÂNICAS ENCONTRADAS NOS ATLETAS DE ESCOLINHAS MUNICIPAIS DE JACAREZINHO - PARANÁ. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. FISIOTERAPIA DESPORTIVA APLICADA EM PACIENTE PARAPLÉGICO COM LESÃO MEDULAR - UM ESTUDO DE CASO. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. A CORRELAÇÃO ENTRE DADOS ANTROPOMÉTRICOS, TESTES DE POTÊNCIA E ÍNDICE DE LESÕES DE MEMBROS INFERIORES EM ATLETAS DE FUTSAL DE 14 A 16 ANOS. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. TRATAMENTO DE EPICONDILITE LATERAL NO LUTADOR DE JIU JITSU NAS FASES PRÉ E PÓS-COMPETIÇÃO - UM ESTUDO DE CASO. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA PREVENTIVA PARA ATLETAS DE ESCOLINHAS MUNICIPAIS DE ESPORTE DE JACAREZINHO. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. RELAÇÃO DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES EM ATLETAS DE FUTSAL MASCULINO COM IDADE ENTRE 13 E 17 ANOS DA ESCOLINHA MUNICIPAL DE JACAREZINHO. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. ALTERAÇÕES POSTURAIS E LESÕES RELACIONADAS COM AS MODALIDADES ESPORTIVAS. 2007. (Congresso).
SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumáto-Ortopédica. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e fisioterapia do Norte Pioneiro. Lesões esportivas na reparação física. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Fisioterapia preventiva no ambiente escolar. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. A intervenção da massagem visceral nos pacientes com constipação intestinal e sua relação com a mobilidade lombar mensurada pelo T.F.P. e Teste de Schoeber. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Exercício físico como tratamento fisioterápico em atendimento do CAPS e CISNORPI para melhora de sua saúde. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Jovens atletas: alterações posturais e lesões. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Lombalgia e acupuntura: tratamento local e distal. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Fisioterapia preventiva nas alterações do envelhecimento. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Lesões Esportivas na Preparação Física. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Biomecânica de esporte vs. lesão. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Aplicação de um programa de fisioterapia preventiva para atletas de escolas municipais. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Eletrodiagnóstico ryodoraku em portadores de diabetes mellitus tipo 2. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Sugestão de um programa de fisioterapia preventiva na geriatria. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Alongamento e mobilização passiva versus pompage melhora da dor e amplitude articular do ombro doloroso em pacientes hemiplégicos na fase espástica do acidente vascular encefálico. 2007. (Congresso).
V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Patologias musculoarticulares: tratamento com acupuntura pela técnica dos meridianos tendinomusculares - Estudo de Caso. 2007. (Congresso).
V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO. LESÕES ESPORTIVAS NA PREPARAÇÃO FÍSICA. 2007. (Congresso).
FIEP. TRATAMENTO ISOCINÉTICO EM INSTABILIDADE MULTIDIRECIONAL DE OMBRO. 2006. (Congresso).
FIEP. Congresso Internacional de Educação Física. 2006. (Congresso).
IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Desvios Posturais e Lesões mais frequentes em futsal, basquete e vôlei. 2006. (Congresso).
IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. O Educador Físico na Prevenção de incapacidades decorrentes da Hanseníase. 2006. (Congresso).
IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Análise da dor nos principais movimentos do tronco em indivíduos com dor lombar crônica. 2006. (Congresso).
IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Avaliação da Instabilidade Funcional em atletas de basquetebol com histórico de entorse de tornozelo por inversão com reicidivas. 2006. (Congresso).
IV Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. Correlação de resultados nos testes de 9 minutos e de 50 metros em crianças de 9 a 11 anos de escolas públicas e particulares. 2006. (Congresso).
FIEP. AVALIAÇÃO DA FORÇA ISOCINÉTICA EM OMBROS DE JOVENS SEDENTÁRIOS E ATLETAS DE NATAÇÃO E VOLEIBOL. 2005. (Congresso).
FIEP. AVALIAÇÃO DA FORÇA ISOCINÉTICA EM OMBROS DE JOVENS SEDENTÁRIOS E ATLETAS DE NATAÇÃO E VOLEIBOL. 2005. (Congresso).
FIEP. ANÁLISE BIOMECÂNICA, CINESIOLÓGICA E ISOCINÉTICA DO OMBRO DE ATLETAS DE VOLEIBOL E SEDENTÁRIOS. 2005. (Congresso).
FIEP 2005. Congresso Internacional de Educação Física. 2005. (Congresso).
FIEP. TREINAMENTO MUSCULAR RESPIRATÓRIO EM ATLETAS DE NATAÇÃO E SUA COMPROVAÇÃO ESPIROMÉTRICA APÓS 3 MESES DE TREINO FISIOTERÁPICO ATRAVÉS DE INCENTIVADORES RESPIRATÓRIOS. 2004. (Congresso).
Ii Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. II Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. 2004. (Congresso).
II Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. LESÃO DE MAIOR INCIDÊNCIA NO VOLEIBOL. 2004. (Congresso).
II Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro -.II Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. 2004. (Oficina).
Seminário nacional sobre o Aprender.Seminário nacional sobre o Aprender. 2004. (Seminário).
Seminário Nacional sobre o Aprender. 2004. (Seminário).
16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. 2003. (Congresso).
16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. Análise Biomecânica, Cinesiológica e Isocinética do Ombro de Atletas de Voleibol e Sedentários. 2003. (Congresso).
I Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. TESTE DE MOBILIDADE EM ATLETAS DE BASQUETEBOL COM SUGESTÕES DE FISIOTERAPIA PREVENTIVA. 2003. (Congresso).
I Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. COMPARAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA E PERIMETRIA EM ATLETAS DE BASQUETEBOL. 2003. (Congresso).
I Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. O MÉRITO DA PREVENÇÃO DO PERFIL POSTURAL DE ATLETAS DE BASQUETEBOL MASCULINO E FEMININO. 2003. (Congresso).
I Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR, FLEXIBILIDADE E TESTES ESPECIAIS EM ATLETAS DE BASQUETEBOL. 2003. (Congresso).
I Congresso Brasileiro do Século XX. I Congresso Brasileiro do Século XXI. 2001. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Medicina do Futebol. II Congresso Brasileiro de Medicina do Futebol. 2001. (Congresso).
Mesa Redonda sobre a atuação da Fisioterapia Preventiva e do Esporte na Natação do Clube Curitibano.Mesa Redonda. 2001. (Outra).
Simpoósio Brasileiro sobre o Diagnóstico Cinesiológico Funcional.I Simpoósio Brasileiro sobre o Diagnóstico Cinesiológico Funcional. 2001. (Simpósio).
Simpósio Brasileiro de Diagnóstico Funcional.Simpósio Brasileiro de Diagnóstico Funcional. 2001. (Simpósio).
VIII Congresso Paulista de Fisioterapia. VIII Congresso Paulista de Fisioterapia. 2001. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. XV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2001. (Congresso).
5ª Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatologia.5ª Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 2000. (Outra).
CAFIT - Centro Acadêmico de Fisioterapia - UNOPAR.AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA EM OMBRO E PISTA DE PROPRIOCEPÇÃO EM JOELHO E TORNOZELO. 2000. (Outra).
Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatologia.Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatologia. 2000. (Outra).
Paulista de Fisioterapia. I Simpósio Brasileiro de Fisioterapia. VII Congresso Paulista de Fisioterapia. I Simpósio Brasileiro de Fisioterapia. 2000. (Congresso).
V Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. Avaliação Isocinética de força em rotação interna/externa de ombro em atletas. 2000. (Congresso).
II Simpósio de Reabilitação - Avaliação Isocinética CYBEX.II Simpósio de Reabilitação. 1999. (Simpósio).
II Simpósio Reabilitação - Avaliação Isocinética CYBEX.II Simpósio Reabilitação - Avaliação Isocinética CYBEX. 1999. (Simpósio).
XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1999. (Congresso).
1ª Jornada de Reabilitação de Ombro e Cotovelo de Araucária.1ª Jornada de Reabilitação de Ombro e Cotovelo de Araucária. 1998. (Outra).
I Congresso Paulista Acadêmico de Fisioterapia. I Congresso Paulista Acadêmico de Fisioterapia. 1998. (Congresso).
I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UTP.I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UTP. 1998. (Encontro).
III Congresso Brasileiro de Fisioterapia. III Congresso Brasileiro Acadêmico de Fisioterapia. 1998. (Congresso).
II Infor - Fisio - 98.II Infor - Fisio - 98. 1998. (Outra).
II Seminário de Pesquisa da UTP.II Seminário de Pesquisa da UTP. 1998. (Seminário).
II Seminário de Pesquisa IEncontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UTP.II Seminário de Pesquisa. 1998. (Seminário).
VI Expo - Fisio - Brasil 98.VI Expo - Fisio - Brasil 98. 1998. (Outra).
V Jornada de Fisioterapia Ortopédica e Traumatologica.V Jornada de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 1998. (Outra).
Ciclo de Conferências - A avaliação da função muscular.Ciclo de Conferências. 1997. (Outra).
Ciclo de Conferências - Aplicações Clínicas do Isocinetismo: implicações para o médico e fisioterapeuta.Ciclo de Conferências. 1997. (Outra).
Ciclo de Conferências - Atualidades da reeducação em joelhos.Ciclo de Conferências. 1997. (Outra).
III Simpósio Inter`l de Fisioterapia da FMUSP - Fisioterapia no Esporte: Novas Perspectivas.III Simpósio Inter`l de Fisioterapia da FMUSP. 1997. (Simpósio).
Jornada.Jornada - Atualização em Medicina Esportiva. 1997. (Outra).
VI Congresso Paulista de Fisioterapia. VI Congresso Paulista de Fisioterapia. 1997. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. XIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1997. (Congresso).
1º Passeio Náutico SKOL.1º Passeio Náutico SKOL. 1996. (Outra).
Conferência - A Contração Muscular Excêntrica no Processo Fisiológico e Patológico.Conferência. 1996. (Outra).
Conferência - Fenomenologia, Empirismo, Estruturalismo e Funcionalismo.Conferência. 1996. (Outra).
Conferência - Stress e Cardiologia.Conferência. 1996. (Outra).
Conferência "O que é Doutorado".Conferência. 1995. (Outra).
Conferência - Avaliação da função muscular e conceito isocinético.Conferência. 1995. (Outra).
Conferência - Estatística.Conferência. 1995. (Outra).
I Encontro de Fisioterapia do Mercosul.I Encontro de Fisioterapia do Mercosul. 1995. (Encontro).
II Congresso Gaúcho de Fisioterapia. II Congresso Gaúcho de Fisioterapia. 1995. (Congresso).
Seminário - Importância da avaliação isocinética das patologias do ligamento cruzado anterior e muscular.Seminário. 1995. (Seminário).
XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. XII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1995. (Congresso).
IV Congresso Paulista de Fisioterapia. IV Congresso Paulista de Fisioterapia. 1993. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. XI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1993. (Congresso).
Apresentação de Estudo de Caso.Apresentação de Estudo de Caso. 1992. (Outra).
Círculo de Palestras.Círculo de Palestras. 1992. (Outra).
Torneio Aberto de Voleibol.Torneio Aberto de Voleibol. 1992. (Outra).
34º Jogos Regionais da 7ª R.E.34º Jogos Regionais da 7ª R.E. 1990. (Outra).
JUPEEF´S.JUPEEF´S. 1990. (Outra).
Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná.Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná. 1990. (Simpósio).
VIII JAPAL.VIII JAPAL. 1990. (Outra).
X Jogos Inter Períodos de Educação Física - JIPEF.X Jogos Inter Períodos de Educação Física - JIPEF. 1990. (Outra).
1º ETEC.1º ETEC. 1989. (Outra).
IX JIPEF´s.IX JIPEF´s. 1989. (Outra).
Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná.Simpósio de Educação Física e Desportos do Sul do Paraná. 1989. (Simpósio).
XVII OLIMBLIND.XVII OLIMBLIND. 1989. (Outra).
XXXIV Jogos Estudantis da Primavera.XXXIV Jogos Estudantis da Primavera. 1989. (Outra).
I Seminário Curricular do Curso de Educação Física.I Seminário Curricular do Curso de Educação Física. 1988. (Seminário).
XXXIII Jogos Estudantis da Primavera.XXX III Jogos Estudantis da Primavera. 1988. (Outra).
Seleção Paranaense de Voleibol.Seleção Paranaense de Voleibol. 1987. (Outra).
Pão de Açúcar Esporte Clube.Pão de Açúcar Esporte Clube. 1986. (Outra).
II Encontro Palmeirense sobre Educação.II Encontro Palmeirense sobre educação. 1985. (Encontro).
II Simpósio Paranaense de Ecologia.II Simpósio Paranaense de Ecologia. 1985. (Simpósio).
XIV Jogos Escolares Brasileiros.XIV Jogos Escolares Brasileiros. 1985. (Outra).
Participação em bancas
MENOSSI, B. R. S.. Ação da terapia ultrassonica pulsada em celulas osteoblasticas. 2016.
MENOSSI, B. R. S.. Efeitos da irradiação ultrassônica contínua com fibroblastos L929. 2016 - Universidade Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Efeitos da irradiação ultrassônica contínua com fibroblastos L929. 2016 - Universidade Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; FREITAS, J. P.; CAMARGO, C. C.. A INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL NO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; FREITAS, J. P.; CAMARGO, C. C.. CARACTERIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR (IDM) DE INDIVÍDUOS JOVENS ADULTOS HOMENS SAUDÁVEIS COM E SEM LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM ESTUDO TRANSVERSAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; FREITAS, J. P.; CAMARGO, C. C.. A INFLUÊNCIA DA CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA NAS VARIÁVEIS SANGUÍNEAS E A CORRELAÇÃO COM A CINTURA HIPERTRIGLICERIDÊMICA EM CRIANÇAS COM EXCESSO DE PESO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; LIRANI, L. S.; MICHELLETTI, J. K.. RASTREAMENTO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS SEGUNDO QUATRO MÉTODOS: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE 5 ANOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; MICHELLETTI, J. K.; BERNARDELLI, R. S.. ANÁLISE DO VOLUME DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO APÓS A RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZANDO ANTERIOR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; BERNARDELLI, R. S.; LIRANI, L. S.. OBESIDADE INFANTIL E A COMPARAÇÃO DOS DIFERENTES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL: ESTUDO LONGITUDINAL DE 5 ANOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; SOUZA, S. L. R.; BERNARDELLI, R. S.. DADOS NORMATIVOS PARA AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA DE JOELHO EM 615 INDIVÍDUOS ATIVOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; DEL ANTONIO, T. T.; GONÇALVES, E.. CORRELAÇÃO ENTRE A DINAMOMETRIA ISOCINÉTICA E OUTRAS VARIÁVEIS ANALISADAS SEGUNDO RECIDIVAS DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM ESTUDO DE 5 A 7 ANOS DO PÓS-OPERATÓRIO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; DEL ANTONIO, T. T.; GONÇALVES, E.. INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CRÔNICO DE FLEXIBILIDADE SOBRE AS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
ELIAS, R. G. M.;MENOSSI, B. R. S.; ANDRAUS, R. A. C.. A INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO CRÔNICO SOBRE A FORÇA E POTÊNCIA DE FLEXORES E EXTENSORES DE JOELHO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Coordenação motora em crianças e adolescentes obesos e eutróficos, avaliação e intervenção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Força muscular analisando salto vertical, impulsão vertical e salto horizontal em crianças adolescentes obesos: um estudo transversal. 2016.
MENOSSI, B. R. S.. Coordenação motora em crianças e adolescentes obesos: análise dos quocientes motores. 2016 - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Análise de diferentes critérios de classificação no Índice de Massa Corporal de crianças e adolescentes de escolas públicas da micro-região do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Análise da plantigrafia, nível de atividade física e coordenação motora de crianças e adolescentes eutróficos e obesas de escolas públicas da micro região do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Comparação de exames sanguíneos em escolares obesas da microregião do norte pioneiro do Paraná- PR pré e pós intervenção e associação com a cintura hipertrigliceridêmica. 2015.
MENOSSI, B. R. S.. Influência do Índice de Massa Corporal dos pais, aleitamento materno e nível de atividade física entre crianças e adolescentes obesas e eutróficas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Relação entre o percentual de gordura, coordenação motora, aptidão física e força muscular de membros inferiores em escolares obesos e eutróficos de 6 a 14 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Comportamento de risco para a saúde de estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Uma proposta de intervenção online. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Hábitos Alimentares e Práticas de Atividade Física entre estudantes da área da saúde da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Comparação do pico de torque isocinético de quadríceps com aplicação de bandagem funcional original e bandagem placebo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Incidência de lesões Crânio Sacral em pacientes com Cefaléia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Avaliação Quantitativa da Lordose Lombar através de métodos não-invasivos de análise. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. A aplicação da galvanopuntura no tratamento de rugas e linhas de expressão para rejuvenecimento facialcomo uma opção da fisioterapia dermato-funcional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Cury Pansanato e Maria R. de OliveiraBueno.Comparaçao entre treinamento de força de quadríceps e o fortalecimento da musculatura respiratória na reabilitação pulmonar de pacientes com bronquite crônica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Efeitos da posição prona na oxiganação de pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Os benefícios da atividade aeróbica e anaeróbica para o idoso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Aplicaçao do protocolo de avaliação de instabilidade e dor lombar em pacientes sem lombalgia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Prevenção de entorses em praticantes de ballet clássico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Análise postural e perfil de comportamento de flexibilidade e força muscular em atiradores do tiro de guerra 05/007 em exercícios de treinamento físico militar no período de 90 dias.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Atendimentos realizados na clínica de fisioterapia da FAEFIJA de Jacarezinho.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Fisioterapia desportiva aplicada em pacientes paraplégicos com lesão medular por acidente de arma de fogo - -um estudo de caso.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Fortalecimento muscular e treinamento reabilitativo da epicondilite lateral do cotovelo - um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Programa sistemático de reabilitação cardíaca no treinamento da cardiologia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; BUCK, G.; FILLUS, E.. Reabilitação Isocinética em Luxação de Ombro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; ARAUJO, C. G. A.; AGUIAR, A. S.; PROENCA, M. G. L.. Banca Examinadora de Teste Seletivo (CRES). 2023. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; ARAUJO, C. G. A.; AGUIAR, A. S.; PROENCA, M. G. L.. Banca Examinadora de Teste Seletivo (CRES). 2022. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; GUARNIER, F. A.; BONOMO, C.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para contratação de Docente CRES. 2021. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; CAMILOTTI, B. M.; REQUIÃO, L. F.. TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2019. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; BRUNNQUELL, C. R.; GIMENES, L.. TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE COLABORADOR. 2017. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2016. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MARTINI, F. A. N.;MENOSSI, B. R. S.; JASSI, F. J.. TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MARTINI, F. A. N.;MENOSSI, B. R. S.; JASSI, F. J.. TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MARTINI, F. A. N.;MENOSSI, B. R. S.; JASSI, F. J.. TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MARTINI, F. A. N.;MENOSSI, B. R. S.; JASSI, F. J.. TESTE SELETIVO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2013. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; BORTOLAN, H. P.. Teste Seletivo Unificado para professor colaborador da UENP. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; PIRES, P. F.. Teste Seletivo Unificado para professor colaborador da UENP. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; BASTOS, F. N.. Teste Seletivo Unificado para professor colaborador da UENP. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; SUTER, T. M. C.. Teste Seletivo Unificado para professor colaborador da UENP. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Teste Seletivo Unificado para professor colaborador da UENP. 2010. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Paraná. 2010. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Paraná. 2010.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Paraná. 2010.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Paraná. 2010.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Docentes. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Processo de teste seletivo para professor colaborador do curso de fisioterapia. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Párana.. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Párana.. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Párana.. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Concurso Público para provimento do cargo de docente do Ensino Superior não titular da carreira do magistério público do Ensino Superior do Estado do Párana.. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; Flávia Guarnier. Professor de Fisioterapia. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Examinador(a) da Banca FS57/Fisioterapia/Fisioterapia Cardiorrespiratória/Prática Especializada. 2021. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. II CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - ?DA ESPECIALIDADE AO ATENDIMENTO INTEGRAL BASEADO EM EVIDENCIA?. 2016. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Temas Livres do X Congresso de Educação Física e Fisioterapia da UENP. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. VIII Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro. 2010. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Aplicaçao do protocolo de avaliação de instabilidade e dor lombar em pacientes sem lombalgia. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Fisioterapia: Ortopedica, traumatológica e Desportiva. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Alongamento e mobilização passiva versus pompage melhora da dor e amplitude articular do ombro doloroso em pacientes hemiplégicos na fase espástica do acidente vascular encefálico. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Exercício físico como tratamento fisioterápico no atendimento do Capes e Cisnorpi para melhora de sua saúde. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Fisioterapia preventiva nas alterações do envelhecimento. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Fisoterapia preventiva no ambiente escolar. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Patologias musculoarticulares: tratamento com acupuntura pela técnica dos meridianos tendinomusculares - estudo de casoso clínicos. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Sugestão de um programa de fisioterapia preventiva na geriatria. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; ARANDA, R. A.; MERELIS, S. S. L.. Eletrodiagnóstico ryodoraku em portadores de diabetes mellitus tipo 2. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; PELLEREJO, A. U.; CAMARGO, L. C. A.. A intervernção da massagem visceral nos pacientes com constipação intestinal e sua relação com a mobilidade lombar mensurada pelo T.F.P. e Teste de Schoeber. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; SILVA, CO;OLIVEIRA, L. C.; PANSANATO, ACC;OLIVEIRA, R. G.. Biomecânica de esporte vs. lesão. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; Roberta Rodrigues; MAXIMIANO, MA;MOREIRA, I. E.; GOTTSCHALL, M. H. S.. Aplicação de um programa de fisioterapia preventiva para atletas de escolas municipais. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; CAMILOTTI, B. M.; MERELIS, S. S. L.; JUNIOR, A. S.. Lombalgia e acupuntura: tratamento local e distal. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; PANSANATO, A. C. C.; BUENO, MRO; SILVEIRA, NP; MARRONE, N. M.. Jovens atletas: alterações posturais e lesões. 2007. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Análise da dor nos principais movimentos do trnco em indíviduos com dor lombar crônica. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Avaliação da instabilidade funcional em atletas de basquetebol com histórico de entorse por inversão com recidivas. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Correlação de resultados nos testes de 9 minutos e de 50 metros em crianças de 9 a 11 anos de escolas públicas e particulares. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Desvios posturais e lesões mais frequentes em futsal, basquete e volei. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. O educador físico na prevenção deincapacidades decorrentes da hanseniase. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
ALMEIDA, J. J.;MENOSSI, B. R. S.. O Educador Físico na prevenção de incapacidades decorrentes da hanseníase. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.MELO FILHO, J.; CONTIERO, W.. Desvios posturais e lesões mais frequentes em futsal, basquete e vôlei. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; PELLEREJO, A. U.; SANTOS, C.; GASPAROTTO, GS; MORAIS, S. R. L.. Correlação de resultados nos testes de 9 minutos e de 50 metros em crianças de 9 a 11 anos de escolas públicas e particulares. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; OLIVEIRA. EHS;VALLIM, J.; SOUZA, LRR; SOUZA, M. M.. Avaliação da instabilidade funcional em atletas de basquetebol com histórico de entorse de tornozelo por inversão com recidivas. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.; TANES, C. S.; FREITAS, G. F. P; SANTOS, J. P. M. Análise da dor nos principais movimentos do tronco em indivíduos com dor lombar crônica. 2006. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
MENOSSI, B. R. S.. Educação e saúde no III Milênio. 2004. Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Orientou
Avaliação e Comparação entre sexo da resistência da musculatura estabilizadora lombo-pélvica em jovens; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise da Nusculatura Estabilizadora lombo-pélvica em jovens com e sem dor lombar; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatologica e Desporti) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
comparação do tratamento de terapia manual e eletrotermoterapia em pacientes com tendinite de ombro; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Osteopatia Estrutural) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Efeitos do treinamento de estabiulização segmentar em jovens atletas de futsal; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Osteopatia Estrutural) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Relação entre estabilidade do centro lombo-pélvico e força dinâmica de membros em atletas jovens de futebol e futsal masculino; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Adaptação de diagonais do Método Kabat na hidroterapia em atletas de natação e voleibol com tendinite do supra-espinhoso; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Anatomocinesiologia do Aparelho do Movimento) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise biomecânica, orientação angular e postural em exercícios de alongamento; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A BUSCA POR INFORMAÇÕES SOBRE OBESIDADE INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 ATRAVÉS DE MÍDIAS SOCIAIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
COMPARAÇÃO DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS APÓS A RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM ESTUDO CASO-CONTROLE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
EFEITOS DA PANDEMIA NO PESO CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR (IDM) ENTRE INDIVÍDUOS JOVENS ADULTOS HOMENS SAUDÁVEIS COM LESÃO E SEM DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM ESTUDO CASO CONTROLE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A INFLUÊNCIA DA CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA NAS VARIÁVEIS SANGUÍNEAS EM CRIANÇAS OBESAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A INFLUENCIA DO ESTADO NUTRICIONAL NO CRESCIMENTO PRÉ E PÓS PANDEMIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: ESTUDO LONGITUDINAL DE 6 ANOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
RASTREAMENTO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS SEGUNDO QUATRO MÉTODOS: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE 5 ANOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
ANÁLISE DO VOLUME DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO APÓS A RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZANDO ANTERIOR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
OBESIDADE INFANTIL E A COMPARAÇÃO DOS DIFERENTES CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL: ESTUDO LONGITUDINAL DE 5 ANOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
DADOS NORMATIVOS PARA AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA DE JOELHO EM 615 INDIVÍDUOS ATIVOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CRÔNICO DE FLEXIBILIDADE SOBRE AS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
CORRELAÇÃO ENTRE A DINAMOMETRIA ISOCINÉTICA E OUTRAS VARIÁVEIS ANALISADAS SEGUNDO RECIDIVAS DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM ESTUDO DE 5 A 7 ANOS DO PÓS-OPERATÓRIO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO CRÔNICO SOBRE A FORÇA E POTÊNCIA DE FLEXORES E EXTENSORES DE JOELHO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Coordenação motora em crianças e adolescentes obesos: análise dos quocientes motores; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Coordenação motora em crianças e adolescentes obesos e eutróficos, avaliação e intervenção; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Força muscular analisando salto vertical, impulsão vertical e salto horizontal em crianças adolescentes obesos: um estudo transversal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Influência do IMC dos Pais, Aleitamento Materno e Nível de Atividade Fisica entre crianças e adolescentes obesos e eutróficos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise da Plantigrafia e sua Correlação com o nível de Atividade Física em Crianças e Adolescentes Eutróficas e Obesas; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
ANÁLISE DE DIFERENTES MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO DE OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA MICRO REGIÃO DO NORTE DO PARANÁ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Comparação de exames sanguíneos em escolares obesas da microregião do norte pioneiro do Paraná- PR pré e pós intervenção e associação com a cintura hipertrigliceridêmica; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Relação entre o percentual de gordura, coordenação motora, aptidão física e força muscular de membros inferiores em escolares obesos e eutróficos de 6 a 14 anos; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Efeito agudo de dois tipos de alongamento em relação a força muscular em mulheres jovens; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A Relação enter a Coordenação Motora, Atividade Física e Força Muscular de Membros Inferiores em Obesos e Eutróficos e entre Gêneros de Crianças e Adolescentes de 6 a 13 anos da Micro-região do Norte do Paraná; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Sem Fronteiras; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Relação entre Força Muscular e Flexibilidade de Crianças e Adolescentes Obesos e Eutróficos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Universidade Sem Fronteiras; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise da Influência de Fatores Predisponentes à Obesidade em Escolares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise do pico de torque concêntrico de isquiotibiais e quadríceps antes e após aplicação de um protocolo pliométrico em jogadoras de basquetebol; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
CORRELAÇÃO DO PICO DE TORQUE, RELAÇÃO AGONISTA/ANTAGONISTA, FLEXIBILIDADE E PROPRIOCEPÇÃO DOS MÚSCULOS ROTADORES DE OMBRO DE ATLETAS COM HISTÓRICO DE LESÃO NESTA ARTICULAÇÃO; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Correlação entre flexibilidade dos membros inferiores, pico de torque isocinético, relação agonista/antagonista e propriocepção de tornozelo com o tipo do pé; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
CORRELAÇÃO DO PICO DE TORQUE DOS MÚSCULOS DO TORNOZELO E FLEXIBILIDADE DOS MEMBROS INFERIORES SOBRE O TIPO DO PÉ DE ATLETAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
ANÁLISE DOS TIPOS DE PÉ E ALTERAÇÕES POSTURAIS EM BAILARINAS E JOVENS SEDENTÁRIAS COM IDADE ENTRE 12 E 18 ANOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Comparação do pico isocinético de quadríceps com a aplicação de bandagem funcional original e bandagem placebo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
COMPARAÇÃO DO PICO DE TORQUE ISOCINÉTICO EM ATLETAS DE FUTEBOL SUB 17 E ADULTOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Correlação entre flexibilidade, salto horizontal, salto vertical, perimetria e índice de massa corporal de atletas de futebol e futsal da categoria juvenil do município de Jacarezinho-PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Sugestão de Protocolo na Reabilitação Fisioterapica em Pré e Pós Operatório de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Identificação do Comportamento da Estabilização Lombo-Pélvica em diferentes Populações; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Estabilização do CORE como um Programa de Fisioterapia Preventiva em Acadêmicos do 1º ao 3º ano do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Gottschal; treino de propiocepção: intervenção preventiva de lesões de joelho em atletas de futebol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A Mobilização de Sistema Nervoso no Ganho de Amplitude de Movimento (ADM) e Flexibilidade de Indivíduos Assintomáticos; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Fortalecimento muscular e treinamento proprioceptivo no auxílio da diminuição de instabilidade articular no tornozelo de praticantes de balé clássico; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Estabilização do core como intervenção na prevenção de lesões e melhora de desempenho em jovens atletas de futsal; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Daniel; Comparação do tratamento de cinesioterapia e eletrotermoterapia em pacientes com tendinite de ombro; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Atendimentos realizados na clínica de fisioterapia da faculdade estadual de educação física e fisioterapia de jacarezinho: uma restropectiva histórica e levantamento de casos; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Fortalecimento muscular e treinamento proprioceptivo na reabilitação da epicondilite lateral do cotovelo ? um estudo de caso; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise postural e perfil de comportamento de flexibilidade e força muscular em atiradores do tiro de guerra 05/007, em exercícios de treinamento físico militar, no período de 90 dias; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Fisioterapia desportiva aplicada em paciente paraplégico com lesão por acidente de arma de fogo ? um estudo de caso; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Contribuições Fundamentais da sAvaliações Isocinéticas de Ombro com Levantamento Literário; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise das alterações e desequilíbrios encontrados na avaliação de ombro em atletas; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Análise comparativa do padrão de marcha do 2º e 15º P; O; de pacientes submetidos à ligamentoplastia de L; C; A; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Comparação literária e prática dos métodos de avaliação de força isocinética e dinamometria mecânica do ombro; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Orientação postural com exercícios de alongamento, em atletas de voleibol; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Carneiro; Implantação de um protocolo de exercícios cinesioterápicos para prevenção e controle da hiperlordose lombar e hipercifose toráxica postural em ginastas com idade de 8 a 12 anos; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Adaptação de diagonais do método Kobat na hidroterapia em atletas de natação e voleibol com tendinite do supra-espinhoso; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Prevenção dos distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho (DORT), com o reequilíbrio muscular do ombro, em atletas de voleibol e natação masculino; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Programa de Orientação em Fisioterapia Desportiva Preventiva, visando diminuir a incidência de entorse de tornozelo em inversão nos atletas de basquetebol; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Verificar a Eficácia de um Programa de Treinamento Fisioterápico que leve ao aumento da Endurance respiratória e a Diminuição da Relação Tempo Inspiratório sobre Tempo Total em Atletas de Natação; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Mídias Digitais Na Prevenção E Combate À Obesidade Infantil; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
PARÂMETROS ISOCINÉTICOS UTILIZADOS DURANTE A ALTA EM PACIENTES APÓS A REABILITAÇÃO DE RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Efeitos da pandemia no peso corporal de crianças e adolescentes no norte pioneiro do Paraná; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA E TESTES FUNCIONAIS COMO CRITÉRIOS DE ALTA EM PACIENTES SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
COMPARAÇÃO ENTRE PROTOCOLO ACELERADO E PROTOCOLO TRADICIONAL APÓS RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
CARACTERIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS, DIFERENÇAS BILATERAIS, RELAÇÃO AGONISTA/ANTAGONISTA E ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR EM PACIENTES PRÉ, PÓS- OPERATÓRIO E APÓS 5 A 7 ANOS DE LESÃO DO LCA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
CARACTERIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS, DIFERENÇAS BILATERAIS, RELAÇÃO AGONISTA/ANTAGONISTA E ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR PRÉ, PÓS-OPERATÓRIO E APÓS 5 A 7 ANOS DE LESÃO DE LCA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CRÔNICO DE FLEXIBILIDADE SOBRE AS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO PLANTAR E DOS TIPOS DE PISADA EM ESCOLARES OBESOS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
FORÇA MUSCULAR, CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL, PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO ALIMENTAR: UM ESTUDO TRANSVERSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2017; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
FORÇA MUSCULAR, CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL, PERCENTUAL DE GORDURA E CONSUMO ALIMENTAR: UM ESTUDO TRANSVERSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Influência do pico de torque dos músculos do tornozelo e flexibilidade dos membros inferiores sobre o tipo do pé de sedentários; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
ANÁLISE ISOCINÉTICA E FUNCIONAL NO PRÉ E PÓS APLICAÇÃO DE ESTABILIZAÇÃO DO CORE; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Influência da Aplicação de um Programa de Fisioterapia Preventiva, com Treinamento de Estabilização do Core, na Estabilidade Lombo-pélvica, na Propriocepção, nas Capacidades Físicas e Incidências de Lesões em Sedentários e Jovens Atletas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
ESTABILIZAÇÃO DO CORE COMO UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA DESPORTIVA PARA PREVENÇÃO E MELHORA DE PERFORMANCE EM ATLETAS DE FUTSAL; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
tratamento Isocinético em Luxações de Ombro; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Pista de Propriocepção pata Tratamento e Prevenção em Clube Desportivo ou Clínica Fisioterápica; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Fisioterapia Preventiva em Desvios Posturais de Maior Incidência em Atletas de Voleibol do Clube Curitibano; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Atuação da Fisioterapia Preventiva nas Lesões de Maior Incidência no Basquetebol; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Pista de propriocepção de joelho e tornozelo como parte do tratamento e prevenção em Clube Desportivo e Clínica Fisioterapêutica; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19; 2021; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Mídias Digitais na Prevenção e Combate a Obesidade Infantil; 2021; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
A Influência do Estado Nutricional no Crescimento de Crianças e Adolescentes do Norte Pioneiro do Paraná; 2021; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
OBESIDADE? TO FORA!; 2020; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia e Fisioterapia Desportiva; 2020; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Conscientização é o melhor remédio para vida saudável; 2018; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
OBESIDADE INFANTIL E SAÚDE; 2017; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Saúde da Criança: Conscientização de Todos; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Saúde da Criança: Conscientização de Todos; 2014; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Projeto de Extensão de Fisioterapia Preventiva Escolar; 2009; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Projeto de Extensão em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva; 2009; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Àreas de Ortopedia e Traumatologia; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi;
Produções bibliográficas
-
CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; TOME, F. K. ; CLAUDIO, A.C.J. ; MENOSSI, B. R. S. . A PERMANÊNCIA DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL EM ESCOLARES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ APÓS TRANSIÇÃO NUTRICIONAL: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE 5 ANOS. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-323 , v. 7, p. 7094-70955, 2021.
-
BOZELLI, I. ; FONSECA, L.G. ; CAMARGO, C. C. ; MACHADO, A.F. ; MENOSSI, B. R. S. . Online physiotherapy service: a literature review. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 37512-37524, 2021.
-
DOS SANTOS, G. S. H. ; CLAUDIO, A. C. J. ; MENOSSI, B. R. S. . Perfil das variáveis isocinéticas da articulação do joelho em mulheres ativas. BRAZILIAN JOURNAL OF DEVOLUPMENT , v. v.7, p. 69504-69521, 2021.
-
TOME, F. K. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . CHARACTERIZATION OF BODY COMPOSITION IN NORTH OF PARANÁ: LONGITUDINAL STUDY. THE FIEP BULLETIN , v. 90, p. 047 / 224-227, 2020.
-
CAMARGO, C. C. ; IKEZAKI, F. I. ; TOME, F. K. ; BERNARDELLI, R. S. ; MENOSSI, B. R. S. . VARIÁVEIS PLANTARES EM ESCOLARES ENTRE 6 E 10 ANOS COM EXCESSO DE PESO. THE FIEP BULLETIN , v. 90, p. 051 / 242-247, 2020.
-
SOUZA, R. M. ; GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; Tiburcio M. A. ; BERNADELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . INFLUÊNCIA DO % GORDURA NA FORÇA, POTENCIA E VO2 MÁXIMO. THE FIEP BULLETIN , v. 90, p. 242 a 258, 2020.
-
DOS SANTOS, G. S. H. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO NO COMBATE A OBESIDADE INFANTIL ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS EM FACE DE PANDEMIA POR COVID-19: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 69886-69900, 2020.
-
OLIVEIRA, L. C. ; SANTOS, F. C. ; JÚNIOR, J. F. C. ; SANTOS, G. K. ; SILVA, P. R. ; SILVA, J. M. ; BRUNNQUELL, C. R. ; MENOSSI, BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS ; MARTINI, F. A. N. ; LIRANI, L. S. ; OLIVEIRA, D. A. A. P . Correlation between bone mineral density, isokinetic peak, torque and postural balance in postmenopausal women. MANUAL THERAPY , v. 15, p. 543, 2017.
-
OLIVEIRA, R. G. ; OLIVEIRA, R. F. ; REMONTE, A. K. ; GARCIA, S. C. ; BRUNNQUELL, C. R. ; MENOSSI, BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS ; FERREIRA, C. ; MARTINI, F. N. ; LIRANI, L. S. ; OLIVEIRA, L. C. . Accuracy of motor tests related to musculoskeletal fitness as predictors of low back pain in adolescents: a pilot study. MANUAL THERAPY , v. 15, p. 542, 2017.
-
SILVA, A. F. S. ; OLIVEIRA, R. F. ; SILVA, J. K. M. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . Correlation between ankle muscle strenght and the disturbs in foot posture. MANUAL THERAPY , v. 12, p. 101, 2016.
-
MICHELETTI, JÉSSICA KIRSCH ; DE SOUZA, SÉRGIO LUIZ RODRIGUES ; SILVA, ANA FLÁVIA SPADACCINI ; BERNARDELLI JUNIOR, RINALDO ; MENOSSI, BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS . COMPARAÇÃO DO PICO DE TORQUE ISOCINÉTICO CONCÊNTRICO EM INDIVÍDUOS ATIVOS COM E SEM A APLICAÇÃO DE BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL. Revista Terapia Manual , v. 13, p. 270, 2015.
-
MELO FILHO, J. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DA MUSCULATURA ESTABILIZADORA LOMBO-PÉLVICA EM JOVENS COM E SEM DOR LOMBAR. Fisioterapia em Movimento (PUCPR. Impresso) , v. 26, p. 587, 2013.
-
MELLO, M. V. O. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. ; VIEIRA, F. S. F. . Comportamentos de risco para a saúde de estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Brasil) - uma proposta de intervenção online.. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 159-164, 2013.
-
GOMES, P. V. S. ; SOUZA, S. L. ; MICHELLETTI, J. K. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação de Pico de Torque Isocinético de Quadríceps em Membro Dominante e Não Dominante Com e Sem a Aplicação de Bandagem Funcional. The FIEP Bulletin , v. 83, p. 574, 2013.
-
MELLO, M. V. O. ; SILVA, A. F. S. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. . Comportamento de estudantes universitários com relação à Percepção Corporal. The FIEP Bulletin , v. 83, p. 585, 2013.
-
SILVA, A. F. S. ; CANIZELA NETO, P. ; VIEIRA, F. S. F. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . Programa de incentivo à atividade física e hábitos de vida para alunos do 1º ao 9º ano das Escolas Municipais e Estaduais e Jacarezinho. The FIEP Bulletin , v. 83, p. 444, 2013.
-
VALLIM, J. ; MELO FILHO, J. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . Mobilização do sistema nervoso para melhora da amplitude de movimento e flexibilidade em indíviduos assintomáticos. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 10-14, 2010.
-
MENOSSI, B. R. S. ; MELO FILHO, J. . Análise e Comparação das Correntes Diadinâmicas Isolada e Associadas à Iontoforese, Aplicadas na Lombalgia de Estudantes do Sexo Feminino.. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 183, 2009.
-
MENOSSI, B. R. S. ; VALLIM, J. . Relação entre estabilidade funcional lombo-pélvica e força de membros em atletas jovens de futebol e futsal masculino. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 189, 2009.
-
MENOSSI, B. R. S. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; FERREIRA, G. N. . Proprioception Track for Prevention and Treatment of Sporttive Lesions. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 364/96-368, 2008.
-
OLIVEIRA, L. C. ; OLIVEIRA, R. G. ; MENOSSI, B. R. S. . AS LESÕES DE MAIOR INCIDÊNCIA NO FUTEBOL, FUTSAL, BASQUETEBOL, VOLEIBOL E SUAS CORRELAÇÕES BIOMECÂNICAS ENCONTRADAS NOS ATLETAS DE ESCOLINHAS MUNICIPAIS DE ESPORTES DE JACAREZINHO /PR.. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 259/70-262, 2008.
-
VALLIM, J. ; MOREIRA, I. E. ; MENOSSI, B. R. S. . A PROGRAM ELABORATION OF A PREVENTIVE PHYSIOTERAPY FOR MUNICIPAL SCHOOLS ATHETES. THE FIEP BULLETIN , v. 78, p. 360-363, 2008.
-
MENOSSI, B. R. S. ; BERNARDELLI JUNIOR, RINALDO . Kinesiologycal anatomy analysis and biomechanics of streching exercises.. The FIEP Bulletin , v. 77, p. 536-540, 2007.
-
MENOSSI, B. R. S. ; HEIMOSKI, João Luiz Yutaka ; BERNARDELLI JUNIOR, RINALDO ; MIKAHIL . Isokinetic produre on shoulder multirectional instability.. THE FIEP BULLETIN , v. 76, p. 400-404, 2006.
-
MENOSSI, B. R. S. ; VICENZI, F. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; CHACON-MIKAHIL, M. P. T. . Heading: biomechanic analysis, cinesiologic and isocinetic of the shoulder of sedentary and athletes of volleyball. The FIEP Bulletin , Foz do Iguaçu, v. 75, p. 47/11-51, 2005.
-
MENOSSI, B. R. S. ; BERNADELLI JUNIOR, R. ; CHACON-MIKAHIL, M. P. T. . THE EVALUATION OF THE ISOKINETIC STRENGTH ON SHOULDERS OF SEDENTARY YOUNGESTERS, SWIMMING AND VOLLEYBALL ATHLETES. THE FIEP BULLETIN , v. 75, p. 42-46, 2005.
-
MENOSSI, B. R. S. ; LENZI, A. P. . Adaptação do Método Kabat na Hidroterapia como Tratamento na Tendinite de Ombro. Dynamis - Revista Técnico-Científica, v. I, p. 10-12, 2003.
-
MENOSSI, B. R. S. ; FERREIRA, G. N. . Pista de Propriocepção para Tratamento e Prevenção em Clube Desportivo ou Clínica Fisioterápica. Lucerna Revista Científico Cultural, Jacarezinho -PR, v. 1, n.1, p. 112-122, 2002.
-
MENOSSI, B. R. S. ; CAMARGO, C. C. ; SILVA, D. F. . AVALIAÇÃO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA: GONIOMETRIA, FORÇA MUSCULAR E TESTES ESPECIAIS.. 1. ed. Curitiba - PR: Sapiens Livros de Saúde, 2021. 316p .
-
SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; VAZ, B. C. S. ; GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; CLAUDIO, A. C. J. ; TIBURCIO, A. M. ; MENOSSI, B. R. S. . FORÇA MUSCULAR E PERCENTUAL DE GORDURA: UM ESTUDO TRANSVERSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS E EUTRÓFICOS. PRÁTICAS PREVENTIVAS E PRÁTICAS CURATIVAS NA MEDICINA. 3ed.PONTA GROSSA: ATENA EDITORA, 2021, v. , p. 45-.
-
CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; VAZ, B. C. S. ; GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; CLAUDIO, A. C. J. ; TIBURCIO, A. M. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DE PRESSÃO PLANTAR EM ESCOLARES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. PRÁTICAS PREVENTIVAS E PRÁTICAS CURATIVAS NA MEDICINA. 4ed.PONTA GROSSA: EDITORA ATENA, 2021, v. , p. 17-.
-
VAZ, B. C. S. ; PAULINO, P. C. ; PARREIRAS, S. O. ; MODESTO, E. L. ; MENOSSI, B. R. S. ; ARANTES, R. D. V. ; OLIVEIRA, D. S. ; SILVA, F. L. I. . AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE WENCESLAU BRAZ. CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS 9. 9ed.Ponta Grossa, PR: ATENA EDITORA, 2020, v. , p. 1-6.
-
MENOSSI, B. R. S. . MENOSSI, B. R. S.; BERNARDELLI JUNIOR, R.; VICENZI, F. Análise biomecânica, cinesiológica e isocinética do ombro de atletas de voleibol, nadadores e sedentários. 17° capítulo.. In: Rinaldo Bernardelli Junior, Sonia Leite Regina Merége. (Org.). Atividade Física, Saúde e Educação ? Perspectivas. Andirá: Gráfica e Editora Godoy Ltda, 2008, v. 1, p. 179-196.
-
MENOSSI, B. R. S. . MENOSSI, B. R. S.; BERNARDELLI JUNIOR, R.; HEIMOSKI, J. L. Y. Avaliação e tratamento isocinético em instabilidade multidirecional de ombro. 18° capítulo.. In: Rinaldo Bernardelli Junior, Sonia Leite Regina Merége. (Org.). Atividade Física, Saúde e Educação ? Perspectivas. Andirá: Gráfica e Editora Godoy Ltda, 2008, v. 1, p. 197-211.
-
MENOSSI, B. R. S. . MENOSSI, B. R. S.; BERNARDELLI JUNIOR, R. Sugestão de protocolo prático para Reequilíbrio de ombro. 19° capítulo.. In: Rinaldo Bernardelli Junior, Sonia Leite Regina Merége. (Org.). Atividade Física, Saúde e Educação ? Perspectivas. Andirá: Gráfica e Editora Godoy Ltda, 2008, v. 1, p. 212-237.
-
MENOSSI, B. R. S. . CRIADA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA. CIRCULANDO AQUI, CAMBARÁ REGIÃO DO NORTE PR, p. TERCEIRA PÁGINA, 10 out. 2013.
-
MENOSSI, B. R. S. . SAÚDE DA CRIANÇA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS. CIRCULANDO AQUI, CAMBARÁ REGIÃO DO NORTE DO PR, p. PRIMEIRA PÁGINA, 10 out. 2013.
-
MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia é destaque em Congresso. Tribuna do Vale, Jacarezinho - Norte do Paraná, p. 09, 06 set. 2007.
-
MENOSSI, B. R. S. . Atleta de Voleibol. Revista Esporte Ação, São Paulo, 05 maio 1986.
-
MENOSSI, B. R. S. . Prevenção das lesões de Ombro na atividade física (musculação). Informativo da Academia AM3.
-
MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia para prevenir e curar.. Revista Clube Curitibano, Curitiba.
-
MENOSSI, B. R. S. . Dicas de Saúde. Ai, meu ombro !. AM3 Mania, Curitiba.
-
TOME, F. K. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . CHARACTERIZATION OF BODY COMPOSITION IN NORTH OF PARANÁ: LONGITUDINAL STUDY.. In: XVII CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e XVII CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP 'Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino', 2020, Foz do Iguaçu - PR. 35º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2020, 2020. v. 90. p. 224-227.
-
SOUZA, R. M. ; GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; Tiburcio M. A. ; BERNADELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . INFLUÊNCIA DO % GORDURA NA FORÇA, POTENCIA E VO2 MÁXIMO.. In: XVII CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e XVII CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP 'Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino', 2020, Foz do Iguaçu - PR. 35º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2020, 2020. v. 90. p. 242-258.
-
CAMARGO, C. C. ; IKEZAKI, F. I. ; TOME, F. K. ; BERNARDELLI, R. S. ; MENOSSI, B. R. S. . VARIÁVEIS PLANTARES EM ESCOLARES ENTRE 6 E 10 ANOS COM EXCESSO DE PESO. In: XVII CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e XVII CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP 'Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino', 2020, Foz do Iguaçu - PR. 35o CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA- FIEP 2020, 2020. v. 90. p. 242-247.
-
OLIVEIRA. EHS ; SOUZA, LRR ; DANIEL, AF ; VALLIM, J. ; BUENO, MRO ; PANSANATO, ACC ; GOTTSCHALL, M. H. S. ; MOREIRA, I. E. ; MENOSSI, B. R. S. . A correlação entre dados antropométricos, testes de potência e índice de lesões de membros inferiores em atletas de futsal de 14 a 16 anos.. In: Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico, 2007. Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico.
-
MENOSSI, B. R. S. . Análise Biomecânica, Cinesiológica e Isocinética do Ombro de Atletas de Voleibol e Sedentários. In: 20º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2005, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Científico Latino Americano, 2005, Foz do Iguaçu. Análise Biomecânica, Cinesiológica e Isocinética do Ombro de Atletas de Voleibol e Sedentários, 2005.
-
MENOSSI, B. R. S. . Avaliação da Força Isocinética em Ombros de Jovens Sedentários e Atletas de natação e Voleibol. In: 20º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2005, Congresso de Fisioterapia do Mercosul e III Congresso Científico Latino Americano, 2005, Foz do Iguaçu. Avaliação da Força Isocinética em Ombros de Jovens Sedentários e Atletas de Natação e Voleibol, 2005.
-
MENOSSI, B. R. S. ; VICENZI, F. . Análise Biomecânica, Cinesiológica e Isocinética de Ombro em Atletas de Volei e Sedentários. In: 16o Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. 16 Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003.
-
MENOSSI, B. R. S. ; WOSIACKI FILHO, Woldir . Alterações Espirométricas em Neoplasias Esofágicas. In: IV Congresso Paulista de Fisioterapia, 1993, São Paulo. Fisioterapia: Integrar é preciso, 1993. p. 57-57.
-
BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; YAMASHITA, G. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . Projeto de extensão universitária no combate e prevenção a obesidade infantil. In: 40° SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2022, Chapecó - SC. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ? 40º SEURS, 2022.
-
SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; CHERETTI, V. L. ; OLIVEIRA, A. F. S. S. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS EM PACIENTES SUBMETIDOS A RECONSTRUÇÃO DO LCA. In: VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020. VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020.
-
CUENCA, M. E. L. ; CAMARGO, C. C. ; TOME, F. K. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; MENOSSI, B. R. S. . EFEITOS DA PANDEMIA NO PESO CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. In: VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020. VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020.
-
CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; CHERETTI, V. L. ; OLIVEIRA, A. F. S. S. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR DE PACIENTES SUBMETIDOS A RECONSTRUÇÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. In: VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020. VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020.
-
CLAUDIO, A. C. J. ; AMBROZIO, M. E. C. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. ; SILVA, L. Z. R. . PARÂMETROS ISOCINÉTICOS UTILIZADOS DURANTE A ALTA EM PACIENTES APÓS A REABILITAÇÃO DE RECONSTRUÇÃO DO LCA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020. VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020.
-
DOS SANTOS, G. S. H. ; CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; MENOSSI, B. R. S. . OBESIDADE? TÔ FORA!. In: VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020. VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020.
-
YAMASHITA, G. ; CLAUDIO, A. C. J. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; MENOSSI, BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS . PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL DURANTE E APÓS A PANDEMIA. In: VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020. VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2020.
-
CAMARGO, C. C. ; TOME, F. K. ; SOUZA, R. M. ; AMARAL, O. H. B. ; SILVA, D. F. ; MENOSSI, B. R. S. . CONSTRUÇÃO DE MANUAL DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICO COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLÓGICA E DESPORTIVA. In: V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019, Cornélio Procópio - PR. V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019.
-
TOME, F. K. ; CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; MENOSSI, B. R. S. . OBESIDADE? TÔ FORA!. In: V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019, Cornélio Procópio - PR. V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019.
-
AMARAL, O. H. B. ; SOUZA, R. M. ; Tiburcio M. A. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CRÔNICO DE FLEXIBILIDADE SOBRE AS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.. In: V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019, Cornélio Procópio - PR. V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019.
-
SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; CHERETTI, V. L. ; AMARAL, O. H. B. ; TOME, F. K. ; MENOSSI, B. R. S. . CARACTERIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS, DIFERENÇAS BILATERAIS, RELAÇÃO AGONISTA/ANTAGONISTA E ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR EM PACIENTES PRÉ, PÓS-OPERATÓRIO E APÓS 5 A 7 ANOS DE LESÃO DE LCA. In: V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019, Cornélio Procópio - PR. V ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2019.
-
AMARAL, O. H. B. ; GOMES, G. C. ; SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . A INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO CRÔNICO SOBRE A FORÇA E FLEXIBILIDADE. In: IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2018, Bandeirantes - PR. IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2018.
-
VAZ, B. C. S. ; GOMES, G. C. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DE PRESSÃO PLANTAR EM ESCOLARES COM EXCESSO DE PESO. In: IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2018, Bandeirantes - PR. IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2018.
-
GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; VAZ, B. C. S. ; SOUZA, R. M. ; MENOSSI, B. R. S. . OBESIDADE INFANTIL E SAÚDE. In: IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2018, Bandeirantes - PR. IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2018.
-
GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; POMBAL, L.K.A. ; VAZ, B. C. S. ; MENOSSI, B. R. S. . OBESIDADE INFANTIL E SAÚDE. In: III Encontro de Integração UENP, 2017, Jacarezinho - PR. III Encontro de Integração UENP, 2017.
-
VAZ, B. C. S. ; PIMENTA, J. F. ; GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; MENOSSI, B. R. S. . FORÇA MUSCULAR E PERCENTUAL DE GORDURA: UM ESTUDO TRANSVERSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: III Encontro de Integração UENP, 2017, Jacarezinho - PR. III Encontro de Integração UENP, 2017.
-
VAZ, B. C. S. ; PIRES, V. C. ; MENOSSI, B. R. S. ; PAULINO, P. C. ; PARREIRAS, S. O. ; LAMBERT, E. M. . AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE WENCESLAU BRAZ. In: III ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2017, Jacarezinho. III ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, 2017.
-
MENOSSI, B. R. S. . A Dinamometria isocinética como método seguro para a alta em pacientes com lesão de LCA. In: 36º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2013, São Paulo. CELAFISCS, 2013.
-
MENOSSI, B. R. S. . Correlação do tipo de pé com o pico de torque isocinético de plantiflexão/dorsiflexão em atletas de basquetebol feminino. In: 36º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2013, São Paulo. CELAFISCS, 2013.
-
CLAUDIO, A. C. J. ; CAMARGO, C. C. ; OLIVEIRA, P. T. ; GOMES, G. C. ; SOUZA, R. M. ; AMARAL, O. H. B. ; MENOSSI, B. R. S. . A RELAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E DA FLEXIBILIDADE NA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE JOVENS MILITARES. In: 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS, 2020. 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - 2020, 2020.
-
CAMARGO, C. C. ; CLAUDIO, A. C. J. ; OLIVEIRA, P. T. ; ALVES, A. P. G. ; ROQUE J. S. ; GOMES, G. C. ; MENOSSI, B. R. S. . COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ANÁLISE DE QUATRO CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO BASEADOS NO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL. In: 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS, 2020. 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - 2020, 2020.
-
OLIVEIRA, P. T. ; CAMARGO, C. C. ; CLAUDIO, A. C. J. ; GOMES, G. C. ; SPRICIDO, P. A. ; MENOSSI, B. R. S. . FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES EM ESCOLARES OBESOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL. In: 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS, 2020. 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - 2020, 2020.
-
GOMES, G. C. ; CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; AMARAL, O. H. B. ; MENOSSI, B. R. S. ; ANDRAUS, R. A. C. . EFEITOS DO ALONGAMENTO ATIVO O EQUILÍBRIO MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES: UM ESTUDO PILOTO. In: 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS, 2020. 23° ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS - 2020, 2020.
-
CAMARGO, C. C. ; GOMES, G. C. ; SOUZA, R. M. ; AMARAL, O. H. B. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO IMC E DA FLEXIBILIDADE NA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE JOVENS MILITARES. In: III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018, Jacarezinho - PR. III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018.
-
SOUZA, R. M. ; GOMES, G. C. ; CAMARGO, C. C. ; AMARAL, O. H. B. ; ELIAS, R. G. M. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO IMC E PERCENTUAL DE GORDURA NA FORÇA E POTÊNCIA MUSCULAR DE JOELHO E SUAS CORRELAÇÕES COM A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA. In: III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018, Jacarezinho - PR. III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018.
-
GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; TUTIA, H. M. ; MENOSSI, B. R. S. . A INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO CRÔNICO SOBRE A FORÇA E POTÊNCIA MUSCULAR DE QUADRÍCEPS E ISQUIOTIBIAIS EM INDIVÍDUOS JOVENS ATIVOS. In: III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018, Jacarezinho - PR. III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018.
-
AMARAL, O. H. B. ; GOMES, G. C. ; MEYER, B. T. G. ; SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE SANGUÍNEA E ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES OBESOS. In: III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018, Jacarezinho - PR. III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL NO NORTE DO PARANÁ - INTERDISCIPLINARIEDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, 2018.
-
MENOSSI, B. R. S. ; RODRIGUES, L. ; ELIAS, R. G. M. ; PARREIRAS, S. O. ; GOMES, G. C. ; DUARTE, E. . ANÁLISE DO TIPO DE PÉ, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EUTRÓFICAS E OBESAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA MICRO REGIÃO DO NORTE DO PARANÁ.. In: XX Congresso Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2017, Curitiba. XX Congresso SUl Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2017.
-
GOMES, G. C. ; BERNARDELLI, R. S. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . INFLUENCIA DE UM TREINAMENTO DE ESTABILIZAÇÃO DO CORE NA RESISTÊNCIA E PROPRIOCEPÇÃO EM JOVENS ATLETAS. In: I Congresso Internacional e II Congresso Brasileiro da ABRAFITO, 2017, Brasilia. I Congresso Internacional e II Congresso Brasileiro da ABRAFITO, 2017. v. 9. p. 214-214.
-
GOMES, G. C. ; VAZ, B. C. S. ; PAULA, V. C. G. ; ELLIAS, R. G. M. ; PARREIRAS, S. O. ; MENOSSI, B. R. S. . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: I Congresso Internacional e II Congresso Brasileiro da ABRAFITO, 2017, Brasilia. I Congresso Internacional e II Congresso Brasileiro da ABRAFITO, 2017. v. 9. p. 221-221.
-
MENOSSI, B. R. S. ; GOMES, P. V. S. ; FERREIRA, C. ; VIEIRA, F. ; GOMES, G. C. ; DUARTE, E. . A RELAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO MOTORA, ATIVIDADE FÍSICA E FORÇA MUSCULAR DE MMII EM OBESOS E EUTRÓFICOS E ENTRE GÊNEROS DE 6 À 13 ANOS DA MICRO-REGIÃO DO NORTE DO PARANÁ. In: SULBRA 2017 - XX Congresso Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2017, Curitiba - PR. SULBRA 2017 - XX Congresso Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2017.
-
ADRIANO, A. A. ; ALVES, A. P. G. ; SANTOS, G. K. ; PAULA, V. C. G. ; MENOSSI, B. R. S. . APTIDÃO FÍSICA, PERFIL E COMPARAÇÃO DE TRÊS MÉTODOS: ESTUDO TRANSVERSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS. In: II CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - ?DA ESPECIALIDADE AO ATENDIMENTO INTEGRAL BASEADO EM EVIDENCIA', 2016, Jacarezinho - PR. II CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - ?DA ESPECIALIDADE AO ATENDIMENTO INTEGRAL BASEADO EM EVIDENCIA", 2016.
-
MEYER, B. T. G. ; SILVA, A. F. S. ; SILVA, V. E. ; CANIZELA NETO, P. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação entre tipo de pisada com plantigrafia estática e dinâmica. In: Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2013, Foz do Iguaçu. FIEP Bulletin, 2013.
-
GOMES, P. V. S. ; CINTRA, L. M. ; MICHELLETTI, J. K. ; BERNARDELLI ; MENOSSI, B. R. S. . O REEQUILÍBRIO ARTICULAR DE JOELHO EM LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DE INDIVÍDUOS ATIVOS PRATICANTES DE FUTEBOL. In: Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2013, Foz do Iguaçu. FIEP Bulletin, 2013.
-
MENOSSI, B. R. S. . Comparação do Pico de Torque Isocinético de Quadríceps em membro dominante e não dominante com e sem aplicação de Bandagem Funcional. In: 28º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2013, Foz do Iguaçú. The FIEP Bulletin, 2013.
-
SCHEEREN, E. M. ; BERNARDELLI, R. S. ; MENOSSI, B. R. S. ; KRUEGER, E. ; BICHINHO, G. L. . Concentric Isokinetic Peak Torque difference between dominant and non-dominant knee extensors and flexors in amateur soccer players. In: XXIV Congress of the International Society of Biomechanics, 2013, Natal. XXIV Congress of the International Society of Biomechanics, 2013.
-
MEYER, B. T. G. ; SILVA, V. E. ; SILVA, A. F. S. ; MENOSSI, B. R. S. . CORRELAÇÃO ENTRE RELAÇÃO AGONISTA/ANTAGONISTA DE JOELHO E PROPRIOCEPÇÃO EM JOGADORAS DE BASQUETEBOL. In: IV SULBRAFITO - Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, 2013, Curitiba - PR. IV SULBRAFITO - Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, 2013.
-
SILVA, A. F. S. ; SILVA, V. E. ; CANIZELA NETO, P. ; CINTRA, L. M. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Análise da correlação entre Propriocepção e Relação Agonista/Antagonista do tornozelo de sedentárias. In: XI Congresso de Educação Física e I Congresso de Fisioterapia da UENP, 2013, Jacarezinho. Funcionalidade e Transdisciplinaridade, 2013.
-
GOMES, P. V. S. ; SILVA, A. F. S. ; MEYER, B. T. G. ; SILVA, V. E. ; CANIZELA NETO, P. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação do equilíbrio dinâmico entre os tipos de pés de sedentárias segundo o Star Excursion Balance Test. In: I Congresso de Fisioterapia e XI Congresso de Educação Física da UENP, 2013, Jacarezinho. Funcionalidade e Transdisciplinaridade, 2013.
-
MENOSSI, B. R. S. . Alta baseada no Índice de Deficiência Muscular da Força Isocinética no PRÉ e PÓS tratamento de LCA em indivíduos ativos.. In: IV Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, 2013, Curitiba - PR. IV SULBRAFITO - Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, 2013.
-
MENOSSI, B. R. S. . Análise das Variáveis Isocinéticas e Flexibilidade dos Músculos Rotadores Internos e Externos do Ombro em Atletas. In: I Congresso de Fisioterapia e XI Congresso de Educação Física da UENP, 2013, Jacarezinho. Funcionalidade e Transdisciplinaridade, 2013.
-
SILVA, A. F. S. ; CANIZELA NETO, P. ; BERNARDELLI ; PENTEADO, A. F. C. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DO PICO DE TORQUE DOS EXTENSORES DE JOELHO DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL EM UM DINAMÔMETRO ISOCINÉTICO. In: Fédération Internationale D'Éducation Physique - FIEP, 2012, Foz do Iguaçú. FIEP BULLETIN, 2012.
-
SILVA, A. F. S. ; CANIZELA NETO, P. ; ADRIANO, M. H. P. ; MICHELLETTI, J. K. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DO TIPO DE PÉ DE DANÇARINAS DE JAZZ DO 18º PASSO DE ARTE EM INDAIATUBA ? SP. In: Fédération Internationale D'Éducation Physique - FIEP, 2012. FIEP BULLETIN, 2012.
-
SILVA, A. F. S. ; CANIZELA NETO, P. ; ADRIANO, M. H. P. ; MELLO, M. V. O. ; MENOSSI, B. R. S. . AVALIAÇÃO DO HOP TEST EM BAILARINAS DE BALLET CONTEMPORÂNEO E JAZZ. In: Fédération Internationale D'Éducation Physique - FIEP, 2012, Foz do Iguaçú. FIEP BULLETIN, 2012.
-
SILVA, A. F. S. ; CANIZELA NETO, P. ; ADRIANO, M. H. P. ; SOUZA, S. L. ; MENOSSI, B. R. S. . PERFIL DE ESCOLARES DO 5º AO 9º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE JACAREZINHO - PR. In: Fédération Internationale D'Éducation Physique - FIEP, 2012, Foz do Iguaçú. FIEP BULLETIN, 2012.
-
CINTRA, L. M. ; MICHELLETTI, J. K. ; SOUZA, S. L. R. ; MELLO, M. V. O. ; FLAUZINO, A. M. ; CANIZELA NETO, P. ; SILVA, A. F. S. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação da relação Isquiotibiais/Quadríceps em pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior. In: 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Paulo. Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2012.
-
BERNARDELLI ; Alexandre Penteado ; MELO FILHO, J. ; MENOSSI, B. R. S. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. . Comportamento de risco entre universitários da universidade estadual do norte do Paraná, Brasil - Suicidio. In: FIEP, 2011, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu: FIEP, 2011. v. 81. p. 137-137.
-
MICHELASSI, L. M. F. ; MACHADO, A. F. ; BUZALAF, MN ; SILVA, CO ; MENOSSI, B. R. S. . Análise da relação entre maturação biológica, mivel de aptidão física e dor lombar em jovens estudantes. In: FIEP, 2011, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu: FIEP, 2011. v. 81. p. 142-142.
-
MECHELASSI, L. M. F. ; MELO FILHO, J. ; SILVEIRA, NP ; BUZALAF, MN ; MENOSSI, B. R. S. . Análise comportamental dos hábitos de saúde de escolares de 1° ao 9° ano do município de Jacarezinho-PR. In: FIEP, 2011, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu: FIEP, 2011. v. 81. p. 143-143.
-
MICHELASSI, L. M. F. ; SILVA, CO ; BUZALAF, MN ; TOKARSKI, AG ; MENOSSI, B. R. S. . Estabilização do Core como um programa de fisioterapia preventiva em acadêmicos do 1° ao 3° ano do curso de fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná. In: FIEP, 2011, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu: FIEP, 2011. v. 81. p. 143-143.
-
MICHELASSI, L. M. F. ; MELO FILHO, J ; SILVEIRA, NP ; TOKARSKI, AG ; MENOSSI, B. R. S. . Correlação de testes funcionais de membros inferiores em atletas de ballet clássico, jazz e ballet contemporânio. In: FIEP, 2011, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin. Foz do Iguaçu: FIEP, 2011. v. 81. p. 144-144.
-
BERNARDELLI ; ALMEIDA, C. M. ; MACHADO, A. F. ; MARCON, A. L. ; MENOSSI, B. R. S. . Análise da relação entre o tempo de trabalho e dor de cada segmento corporal dos professores do ensino fundamental 1 de Jacarezinho durante o ano de 2008. In: FIEP, 2010, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2010.
-
VALLIM, J. ; MENOSSI, B. R. S. . Efeito do treinamento do core sobre o desempenho no teste de 40 segundos em atletas jovens de futsal. In: FIEP, 2010, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2010.
-
VALLIM, J. ; MENOSSI, B. R. S. ; SILVEIRA, NP ; GOTTSCHALL, M. H. S. . Proposta de protocolo de avaliação funcional da propriocepção em atletas de futebol profissional. In: FIEP, 2010, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2010.
-
BERNARDELLI ; TOKARSKI, AG ; SILVA, CO ; BUZALAF, MN ; MENOSSI, B. R. S. . Protocolo de reequilibrio articular de tornozelo em atletas de futebol. In: FIEP, 2010, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2010.
-
MENOSSI, B. R. S. . Correlação e Perfil da Consciência Postural e Nível de Atividade Física em Escolares de 1º ano a 8ª série. In: XII Encontro AAARL de Medicina Esportiva, 2010, Ribeirão Preto. XII Encontro AAARL de Medicina Esportiva - USP, 2010.
-
MELO FILHO, J. ; Bruna Cassemiro ; OLIVERA, IF ; SILVA, CO ; MENOSSI, B. R. S. . Aplicação de um programa de fisioterapia preventiva escolar.. In: FIEP, 2009. FIEP Bulletin.
-
VALLIM, J. ; GOTTSCHALL, M. H. S. ; BERNARDELLI ; Alexandre Penteado ; MENOSSI, B. R. S. . Programa de propriocepção de joelho e tornozelo.. In: FIEP, 2009. FIEP Bulletin.
-
MENOSSI, B. R. S. . Efeitos do treinamento do core sobre a resistência muscular local em atletas jovens de futsal. In: FIEP, 2009, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2009.
-
MENOSSI, B. R. S. . Relação entre estabilidade funcional lombo-pélvica e força de menbros em atletas jovens de futebol e futsal masculino. In: FIEP, 2009, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2009.
-
MENOSSI, B. R. S. ; MELO FILHO, J. ; VALLIM, J. ; SOUZA, LRR ; GOTTSCHALL, M. H. S. ; Alexandre Penteado ; Bruna Cassemiro ; Roberta Rodrigues ; OLIVEIRA, L. C. . Relação entre vo2 max. E estabilidade pélvica em atletas jovens de futsal masculino.. In: 31 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2008. Revista Brasileira de Ciência e Movimento.
-
MOREIRA, I. E. ; VALLIM, J. ; SILVEIRA, NP ; SILVA, CO ; TOKARSKI, AG ; BUZALAF, MN ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . Relação entre força muscular dinâmica de membros e estabilidade pélvica em atletas de futebol e futsal masculino.. In: 31 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte., 2008. Revista Brasileira de Ciência e Movimento.
-
MELO FILHO, J. ; VALLIM, J. ; DIDONE, K. S. ; MENOSSI, B. R. S. . Relação das alteraçoes posturais e lesões em jovens atletas de futsal masculino como base para um programa preventivo de fisioterapia desportiva.. In: FIEP, 2008. FIEP BULLETIN.
-
MOREIRA, I. E. ; DANIEL, AF ; SOUZA, LRR ; MENOSSI, B. R. S. . Estudo das relações existentes entre antropometria, potência e índice de lesões em atletas de futsal. considerando aspectos de maturação e crescimento.. In: FIEP, 2008. FIEP BULLETIN.
-
SILVA, CO ; MELO FILHO, J. ; BUZALAF, MN ; MENOSSI, B. R. S. . Análise de tratamento de lesão de Ligamento Cruzado Posterior ? Estudo de caso.. In: VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro, 2008. VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro.
-
Bruna Cassemiro ; OLIVERA, IF ; MENOSSI, B. R. S. . Dados importantes para a aplicação de um programa de fisioterapia preventiva escolar.. In: VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro, 2008. VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro.
-
Bruna Cassemiro ; TOKARSKI, AG ; MENOSSI, B. R. S. . Estudo de caso de evolução clínica à curto prazo de pós operatório de reconstrução de ligamento cruzado anterior.. In: VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro, 2008. VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro.
-
VALLIM, J. ; BERNARDELLI ; Alexandre Penteado ; MENOSSI, B. R. S. . Incidência de lesões em atletas profissionais de futebol de Jacarezinho.. In: VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro, 2008. VI Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro.
-
OLIVEIRA, R. G. ; OLIVEIRA, L. C. ; VALLIM, J. ; MENOSSI, B. R. S. . Correlação entre nível de maturação biológica, potência de membros inferiores, e lesões encontradas em alunos praticantes de futebol e futsal em Escolinhas Municipais na cidade de Jacarezinho ? PR.. In: IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2008. IV Congresso Brasileiro de Comportamento Motor.
-
MENOSSI, B. R. S. . As lesões de maior incidência no futebol, futsal, basquete, volei e suas correlações bimecânicas encontradas nos atletas das escolinhas municipais de esportes de Jacarezinho - PR. In: FIEP, 2008, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2008.
-
MENOSSI, B. R. S. . Elaboração de um Programa de Fisioterapia Preventiva para atletas de Escolas Municipais. In: 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2008, Foz do Iguaçú. The FIEP Bulletin, 2008.
-
MOREIRA, I. E. ; Roberta Rodrigues ; MAXIMIANO, MA ; GOTTSCHALL, M. H. S. ; MENOSSI, B. R. S. . Aplicação de um programa de fisioterapia preventiva para atletas de escolas municipais.. In: V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro, 2007. V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro.
-
OLIVEIRA, L. C. ; SILVA, CO ; PANSANATO, ACC ; OLIVEIRA, R. G. ; MENOSSI, B. R. S. . Biomecânica do esporte x lesão. In: V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro, 2007. V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro.
-
BUENO, MRO ; MARRONE, N. M. ; SILVEIRA, NP ; PANSANATO, ACC ; MENOSSI, B. R. S. . Jovens atletas: alterações posturais e lesões.. In: V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro, 2007. V Congresso de Educação Física e Fisioterapia do Norte Pioneiro.
-
MELO FILHO, J. ; VALLIM, J. ; DIDONE, K. S. ; PANSANATO, ACC ; BUENO, MRO ; SOUZA, LRR ; DANIEL, AF ; MOREIRA, I. E. ; GOTTSCHALL, M. H. S. ; MENOSSI, B. R. S. . Relações das alterações posturais e lesões em atletas de futsal masculino com idade entre 13 e 17 anos da escolinha municipal de jacarezinho.. In: Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico, 2007. Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico.
-
OLIVEIRA, L. C. ; MOREIRA, I. E. ; DANIEL, AF ; SOUZA, LRR ; OLIVEIRA, R. G. ; GOTTSCHALL, M. H. S. ; OLIVEIRA. EHS ; MENOSSI, B. R. S. ; PANSANATO, ACC . As lesões de maior incidência no futebol, futsal, voleibol e suas correlações biomecânicas encontradas nos atletas de escolinhas municipais de esportes de Jacarezinho-PR. In: Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico, 2007. Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico.
-
MYAZATO, DE ; BUENO, MRO ; GASPAROTTO, GS ; MENOSSI, B. R. S. . Tratamento da epicondilite lateral no lutador de jiu jitsu nas fases pré e pós-competição ? um estudo de caso.. In: Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico, 2007. Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico.
-
CASSANHO, AA ; MELO FILHO, J. ; BOESE, G ; VALLIM, J. ; GASPAROTTO, GS ; MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia desportiva aplicada em paciente paraplégico com lesão medular por arma de fogo ? um estudo de caso.. In: Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico, 2007. Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico.
-
MELO FILHO, J. ; VALLIM, J. ; BUENO, MRO ; OLIVEIRA, L. C. ; OLIVEIRA. EHS ; DANIEL, AF ; SOUZA, LRR ; GOTTSCHALL, M. H. S. ; MOREIRA, I. E. ; MENOSSI, B. R. S. . Proposta de um programa de fisioterapia preventiva para atletas de escolas municipais de esporte de jacarezinho.. In: Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico, 2007. Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico.
-
OLIVEIRA, L. C. ; OLIVEIRA. EHS ; PANSANATO, ACC ; MOREIRA, I. E. ; MELO FILHO, J. ; VALLIM, J. ; BUENO, MRO ; MARRONE, N. M. ; SILVEIRA, NP ; MENOSSI, B. R. S. . Alterações posturais e lesões relacionadas com as modalidades esportivas.. In: Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico, 2007. Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédico.
-
MENOSSI, B. R. S. . Epidemiologia das lesões em atletas. In: III Congresso Científico Latino-Americano da FIEP, 2005, Foz do Iguaçú. FIEP Bulletin. Foz do Iguaçú: FIEP, 2005. v. 75. p. 05-226.
-
MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia Desportiva: Acupuntura Cinética como Recurso Emergencial nas Lesões em Atletas. In: III Congresso Científico Latino-Americano da FIEP, 2005, Foz do Iguaçú. FIEP Bulletin. Foz do Iguaçú: FIEP, 2005. v. 75. p. 05-226.
-
MENOSSI, B. R. S. . A Fisioterapia atuando na prevenção de lesões na dança. In: III Congresso Científico Latino-Americano da FIEP, 2005, Foz do Iguaçú. FIEP Bulletin. Foz do Iguaçú: FIEP, 2005. v. 75. p. 05-226.
-
MENOSSI, B. R. S. . Treinamento Muscular Respiratório em atletas de natação e sua comprovação Espirométrica após 3 meses de Treino Fisioterápico através de incentivadores respiratórios. In: 19º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, 2004, Foz do Iguaçú. The FIEP Bulletin, 2004.
-
MENOSSI, B. R. S. ; WOSIACKI FILHO, Woldir . Alterações Espiométricas em Neoplasias Esofagicas. In: XI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, 1993, São Paulo. Fisioterapia: Integrar é preciso, 1993. p. 57-57.
-
BOZELLI, I. ; SANTO, L. V. E. ; CLARO, R. M. ; CUENCA, M. E. L. ; SILVA, L. Z. R. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . MÍDIAS DIGITAIS NA PREVENÇÃO E COMBATE A OBESIDADE INFANTIL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. Z. R. ; FONSECA, L. G. ; CLAUDIO, A. C. J. ; BOZELLI, I. ; PIRES, M. E. S. O. ; SOUZA, R. M. ; MICHELLETTI, J. K. ; MENOSSI, B. R. S. . AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA E TESTES FUNCIONAIS COMO CRITÉRIOS DE ALTA EM PACIENTES SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, P. T. ; TEMISTOCLES, B. P. ; CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; FREITAS, J. P. ; MENOSSI, B. R. S. . A INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL NO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; YAMASHITA, G. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . Projeto de extensão universitária no combate e prevenção a obesidade infantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIRES, M. E. S. O. ; SILVA, L. Z. R. ; FONSECA, L. G. ; OLIVEIRA, P. T. ; BOZELLI, I. ; CLAUDIO, A.C.J. ; CUENCA, M. E. L. ; CAMARGO, C. C. ; MICHELLETTI, J. K. ; ARAUJO, H. B. ; TEMISTOCLES, B. P. ; FREITAS, J. P. ; SANTOS, D. C. ; MENOSSI, B. R. S. . ATIVIDADE DE ATENDIMENTO ESPORTIVO NO PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA FISIOTERAPIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. Z. R. ; CLAUDIO, A.C.J. ; FONSECA, L. G. ; BOZELLI, I. ; SOUZA, R. M. ; ARAUJO, H. B. ; CAMARGO, C. C. ; CUENCA, M. E. L. ; MICHELLETTI, J. K. ; OLIVEIRA, P. T. ; PIRES, M. E. S. O. ; FREITAS, J. P. ; SANTOS, D. C. ; MENOSSI, B. R. S. . TESTES FUNCIONAIS COMO CRITÉRIO DE ALTA E RETORNO AO ESPORTE APÓS A RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONSECA, L. G. ; CLAUDIO, A.C.J. ; AMARAL, O. H. B. ; CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; Tiburcio M. A. ; SILVA, L. Z. R. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; ARAUJO, H. B. ; OLIVEIRA, P. T. ; PIRES, M. E. S. O. ; MICHELLETTI, J. K. ; SANTOS, D. C. ; FREITAS, J. P. ; MENOSSI, B. R. S. . EFEITOS DO TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE NA ESTABILIDADE ARTICULAR DO JOELHO EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; CAMARGO, C. C. ; OLIVEIRA, P. T. ; CLAUDIO, A. C. J. ; FONSECA, L. G. ; SILVA, L. Z. R. ; PIRES, M. E. S. O. ; ARAUJO, H. B. ; MICHELLETTI, J. K. ; FREITAS, J. P. ; SANTOS, D. C. ; MENOSSI, B. R. S. . MÍDIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA PARA OBESIDADE INFANTIL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, H. B. ; CLAUDIO, A. C. J. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; CAMARGO, C. C. ; SILVA, L. Z. R. ; FONSECA, L. G. ; OLIVEIRA, P. T. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; PIRES, M. E. S. O. ; TEMISTOCLES, B. P. ; MICHELLETTI, J. K. ; FREITAS, J. P. ; SANTOS, D. C. ; MENOSSI, B. R. S. . A IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR (IDM) ENTRE MULHERES ATIVAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, G. A. ; OLIVEIRA, P. T. ; CLAUDIO, A. C. J. ; SILVA, L. Z. R. ; FONSECA, L. G. ; CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; PIRES, M. E. S. O. ; CUENCA, M. E. L. ; ARAUJO, H. B. ; MICHELLETTI, J. K. ; FREITAS, J. P. ; SANTOS, D. C. ; MENOSSI, B. R. S. . PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA FISIOTERAPIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUENCA, M. E. L. ; SILVA, L. Z. R. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; CLAUDIO, A. C. J. ; CAMARGO, C. C. ; FONSECA, L.G. ; BOZELLI, I. ; ARAUJO, H. B. ; PIRES, M. E. S. O. ; MICHELLETTI, J. K. ; SANTOS, D. C. ; FREITAS, J. P. ; MENOSSI, B. R. S. . RELAÇÃO AGONISTA E ANTAGONISTA DE JOELHO NAS VARIÁVEIS DE POTÊNCIA E TRABALHO TOTAL EM 522 HOMENS ATIVOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEMISTOCLES, B. P. ; OLIVEIRA, P. T. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; CAMARGO, C. C. ; CLAUDIO, A. C. J. ; SILVA, L. Z. R. ; FONSECA, L. G. ; ARAUJO, H. B. ; PIRES, M. E. S. O. ; MICHELLETTI, J. K. ; FREITAS, J. P. ; SANTOS, D. C. ; MENOSSI, B. R. S. . VARIÁVEIS BIOMÉTRICAS CLASSIFICAM ZONA DE RISCO À SAÚDE E ZONA SAUDÁVEL EM CRIANÇAS COM OBESIDADE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CLAUDIO, A. C. J. ; OLIVEIRA, G. A. ; AMARAL, O. H. B. ; CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; TIBURCIO, A. M. ; ARAUJO, H. B. ; SILVA, L. Z. R. ; FONSECA, L. G. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; SANTOS, D. C. ; MENOSSI, B. R. S. . o INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE NA FORÇA EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TATESUJI, A. L. S. ; CLARO, R. M. ; SILVA JUNIOR, A. J. ; FONSECA, L. G. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; SANTOS, D. C. ; MICHELLETTI, J. K. ; FREITAS, J. P. ; MENOSSI, B. R. S. . DOZE HORAS DE ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM UMA CORRIDA DE REVEZAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FONSECA, L.G. ; BOZELLI, I. ; SILVA, L. Z. R. ; PIRES, M. E. S. O. ; CLAUDIO, A. C. J. ; SANTO, L. V. E. ; MICHELLETTI, J. K. ; SANTOS, D. C. ; FREITAS, J. P. ; MENOSSI, B. R. S. . PROTOCOLO ACELERADO VERSUS CONSERVADOR APÓS RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE REVISÃO SISTEMÁTICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACHADO, V. N. ; ALMEIDA, M. M. B. ; SILVA, L. Z. R. ; PIRES, M. E. S. O. ; BOZELLI, I. ; MENOSSI, B. R. S. . MONITORIA DA DISCIPLINA DE CINESIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; MENOSSI, B. R. S. ; CUENCA, M. E. L. ; YAMASHITA, G. ; DOS SANTOS, G. S. H. . PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL DO ALCANCE E PERFIL DOS SEGUIDORES DA PÁGINA SAÚDE DA CRIANÇA EM DUAS MÍDIAS DIGITAIS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEDRO, L. S. ; CLAUDIO, A. C. J. ; CUENCA, M. E. L. ; SOUZA, R. M. ; TIBÚRCIO, A. M. ; MENOSSI, B. R. S. . PROGRESSÃO DE CARGA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E REABILITAÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUENCA, M. E. L. ; CLAUDIO, A. C. J. ; YAMASHITA, G. ; CAMARGO, C. C. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; MENOSSI, B. R. S. . REABILITAÇÃO ATRAVÉS DA DANÇA: PROJETO DE EXTENSÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUENCA, M. E. L. ; CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; TOME, F. K. ; ZANON, M. H. P. ; MENOSSI, B. R. S. . EFEITOS DA PANDEMIA NO PESO CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOME, F. K. ; YAMASHITA, G. ; CUENCA, M. E. L. ; CLAUDIO, A.C.J. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . PREVALÊNCIA DO EXCESSO DE PESO EM 7.903 CRIANÇAS DE ACORDO COM O SEXO: ESTUDO LONGITUDINAL DE 5 ANOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
YAMASHITA, G. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL DURANTE E APÓS A PANDEMIA: PROJETO DE EXTENSÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENOSSI, B. R. S. . PREVENÇÃO E COMBATE À OBESIDADE INFANTIL ATRAVÉS DE PROJETOS DE EXTENSÃO NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAMARGO, C. C. ; TOME, F. K. ; LIRANI, L. S. ; MENOSSI, B. R. S. . RASTREAMENTO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ESCOLARES NO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE 5 ANOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, P. T. ; CAMARGO, C. C. ; CLAUDIO, A. C. J. ; PEDRO, L. S. ; BENK, C. T. ; MENOSSI, B. R. S. . CARACTERIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL POR MEIO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA CIDADE DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ: UM ESTUDO TRANSVERSAL COM 1418 ESCOLARES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TOME, F. K. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . CHARACTERIZATION OF BODY COMPOSITION IN NORTH OF PARANÁ: LONGITUDINAL STUDY.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, R. M. ; GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; Tiburcio M. A. ; BERNADELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . INFLUÊNCIA DO % GORDURA NA FORÇA, POTENCIA E VO2 MÁXIMO.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAMARGO, C. C. ; TOME, F. K. ; IKEZAKI, F. I. ; BERNARDELLI ; MENOSSI, B. R. S. . VARIÁVEIS PLANTARES EM ESCOLARES ENTRE 6 E 10 ANOS COM EXCESSO DE PESO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
YAMASHITA, G. ; CLAUDIO, A. C. J. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; CUENCA, M. E. L. ; MENOSSI, B. R. S. . PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL DURANTE E APÓS A PANDEMIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; CHERETTI, V. L. ; OLIVEIRA, A. F. S. S. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS EM PACIENTES SUBMETIDOS A RECONSTRUÇÃO DO LCA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUENCA, M. E. L. ; CAMARGO, C. C. ; TOME, F. K. ; DOS SANTOS, G. S. H. ; MENOSSI, B. R. S. . EFEITOS DA PANDEMIA NO PESO CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CLAUDIO, A. C. J. ; AMBROZIO, M. E. C. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. ; SILVA, L. Z. R. . PARÂMETROS ISOCINÉTICOS UTILIZADOS DURANTE A ALTA EM PACIENTES APÓS A REABILITAÇÃO DE RECONSTRUÇÃO DO LCA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOS SANTOS, G. S. H. ; CAMARGO, C. C. ; BOZELLI, I. ; MENOSSI, B. R. S. . OBESIDADE? TÔ FORA!. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; CHERETTI, V. L. ; OLIVEIRA, A. F. S. S. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR DE PACIENTES SUBMETIDOS A RECONSTRUÇÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CLAUDIO, A. C. J. ; CAMARGO, C. C. ; OLIVEIRA, P. T. ; GOMES, G. C. ; SOUZA, R. M. ; AMARAL, O. H. B. ; MENOSSI, B. R. S. . A RELAÇÃO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E DA FLEXIBILIDADE NA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE JOVENS MILITARES. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARGO, C. C. ; CLAUDIO, A. C. J. ; OLIVEIRA, P. T. ; ALVES, A. P. G. ; ROQUE J. S. ; GOMES, G. C. ; MENOSSI, B. R. S. . COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ANÁLISE DE QUATRO CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO BASEADOS NO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, P. T. ; CAMARGO, C. C. ; CLAUDIO, A. C. J. ; GOMES, G. C. ; SPRICIDO, P. A. ; MENOSSI, B. R. S. . FORÇA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES EM ESCOLARES OBESOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARGO, C. C. ; TOME, F. K. ; SOUZA, R. M. ; AMARAL, O. H. B. ; SILVA, D. F. ; MENOSSI, B. R. S. . CONSTRUÇÃO DE MANUAL DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICO COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLÓGICA E DESPORTIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOME, F. K. ; CAMARGO, C. C. ; SOUZA, R. M. ; MENOSSI, B. R. S. . OBESIDADE? TÔ FORA!. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AMARAL, O. H. B. ; SOUZA, R. M. ; Tiburcio M. A. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CRÔNICO DE FLEXIBILIDADE SOBRE AS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; CHERETTI, V. L. ; AMARAL, O. H. B. ; MENOSSI, B. R. S. . CARACTERIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS, DIFERENÇAS BILATERAIS, RELAÇÃO AGONISTA/ANTAGONISTA E ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR EM PACIENTES PRÉ, PÓS-OPERATÓRIO E APÓS 5 A 7 ANOS DE LESÃO DE LCA.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AMARAL, O. H. B. ; GOMES, G. C. ; MEYER, B. T. G. ; SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE SANGUÍNEA E ANTROPOMÉTRICA DE ESCOLARES OBESOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; VAZ, B. C. S. ; SOUZA, R. M. ; MENOSSI, B. R. S. . OBESIDADE INFANTIL E SAÚDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VAZ, B. C. S. ; GOMES, G. C. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DE PRESSÃO PLANTAR EM ESCOLARES COM EXCESSO DE PESO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AMARAL, O. H. B. ; GOMES, G. C. ; SOUZA, R. M. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . A INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO CRÔNICO SOBRE A FORÇA E FLEXIBILIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAMARGO, C. C. ; GOMES, G. C. ; SOUZA, R. M. ; AMARAL, O. H. B. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO IMC E DA FLEXIBILIDADE NA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DE JOVENS MILITARES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, R. M. ; GOMES, G. C. ; CAMARGO, C. C. ; AMARAL, O. H. B. ; ELIAS, R. G. M. ; MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO IMC E PERCENTUAL DE GORDURA NA FORÇA E POTÊNCIA MUSCULAR DE JOELHO E SUAS CORRELAÇÕES COM A APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, G. C. ; AMARAL, O. H. B. ; SOUZA, R. M. ; ELIAS, R. G. M. ; TUTIA, H. M. ; MENOSSI, B. R. S. . A INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO CRÔNICO SOBRE A FORÇA E POTÊNCIA MUSCULAR DE QUADRÍCEPS E ISQUIOTIBIAIS EM INDIVÍDUOS JOVENS ATIVOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. ; RODRIGUES, L. ; ELIAS, R. G. M. ; PARREIRAS S. O. ; GOMES, G. C. ; DUARTE, E. . ANÁLISE DO TIPO DE PÉ, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EUTRÓFICAS E OBESAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA MICRO REGIÃO DO NORTE DO PARANÁ... 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, G. C. ; BERNARDELLI JUNIOR, RINALDO ; MENOSSI, B. R. S. . INFLUENCIA DE UM TREINAMENTO DE ESTABILIZAÇÃO DO CORE NA RESISTÊNCIA E PROPRIOCEPÇÃO EM JOVENS ATLETAS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, G. C. ; VAZ, B. C. S. ; PAULA, V. C. G. ; ELIAS, R. G. M. ; PARREIRAS S. O. ; MENOSSI, B. R. S. . EFEITOS DE UM PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. ; GOMES, P. V. S. ; FERREIRA, C. ; VIEIRA, F. ; GOMES, G. C. ; DUARTE, E. . A RELAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO MOTORA, ATIVIDADE FÍSICA E FORÇA MUSCULAR DE MMII EM OBESOS E EUTRÓFICOS E ENTRE GÊNEROS DE 6 À 13 ANOS DA MICRO-REGIÃO DO NORTE DO PARANÁ.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS . FORÇA MUSCULAR E PERCENTUAL DE GORDURA: UM ESTUDO TRANSVERSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENOSSI, BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS . OBESIDADE INFANTIL E SAÚDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENOSSI, B. R. S. . AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE WENCESLAU BRAZ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENOSSI, BERLIS RIBEIRO DOS SANTOS . APTIDÃO FÍSICA, PERFIL E COMPARAÇÃO DE TRÊS MÉTODOS: ESTUDO TRANSVERSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEYER, B. T. G. ; ALVES, A. P. G. ; FERREIRA, S. I. ; CINTRA, L. M. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Análise do Índice de Deficiência Muscular e Reequilíbrio Articular de Joelho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, V. C. G. ; ALVES, A. P. G. ; GOMES, P. V. S. ; MENOSSI, B. R. S. ; VIEIRA, F. S. F. ; GIORDANI, A. T. ; OLIVEIRA, L. R. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. . Hábitos Alimentares e Práticas de Atividade Física entre Universitárias da Área da Saúde da UENP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. F. S. ; MEYER, B. T. G. ; SILVA, V. E. ; CINTRA, L. M. ; GOMES, P. V. S. ; VIEIRA, F. S. F. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . Correlação da Propriocepção e do SEBT com Relação Agonista/Antagonista do Tornozelo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, P. V. S. ; SILVA, A. F. S. ; SERRA, A. C. S. ; CAMPOS NETO, E. L. ; SANTOS, C. F. ; MENOSSI, B. R. S. ; DUARTE, E. . Comparação do Índice de Massa Corporal Entre Gêneros de Crianças com Sobrepeso e Obesas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. F. S. ; RAMOS, A. ; SERRA, A. C. S. ; MENOSSI, B. R. S. ; DUARTE, E. ; CAMPOS NETO, E. L. ; GORLA, J. I. ; VIVIANI, S. . Diferença Entre os Métodos de Classificação de Obesidade e sua Prevalência Entre Gêneros de Crianças de 06 a 14 Anos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Comparação entre tipo de pisada com plantigrafia estática e dinâmica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . O REEQUILÍBRIO ARTICULAR DE JOELHO EM LESÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR DE INDIVÍDUOS ATIVOS PRATICANTES DE FUTEBOL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDELLI, R. S. ; MENOSSI, B. R. S. . CONCENTRIC ISOKINETIC PEAK TORQUE DIFFERENCE BETWEEN DOMINANT AND NON-DOMINANT KNEE EXTENSORS AND FLEXORS IN AMATEUR SOCCER PLAYERS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, P. V. S. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação de Pico de Torque Isocinético de Quadríceps em Membro Dominante e Não Dominante Com e Sem a Aplicação de Bandagem Funcional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Avaliação Isocinética como critério de alta em lesões de LCA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MEYER, B. T. G. ; SILVA, V. E. ; MENOSSI, B. R. S. . Correlação entre agonista/antagonista de joelho e propriocepção em jogadoras de basquetebol. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Análise das Variáveis Isocinéticas e Flexibilidade dos Músculos Rotadores Internos e Externos do Ombro em Atletas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . ALTA BASEADA NO ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR DA FORÇA ISOCINÉTICA NO PRÉ E PÓS TRATAMENTO DE LCA EM INDIVÍDUOS ATIVOS .. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Comparação do equilíbrio dinâmico entre os tipos de pé de sedentárias segundo o Star Excursion Balance Test (SEBT). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Comparação do equilíbrio dinâmico entre os tipos de pé de sedentárias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Correlação da flexibilidade e propriocepção do joelho de atletas de atletismo de alto rendimento.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Análise da correlação entre Propriocepção e Relação Agonista/Antagonista do tornozelo de sedentárias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. F. S. ; SILVA, V. E. ; CANIZELA NETO, P. ; CINTRA, L. M. ; SOUZA, S. L. R. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação do tipo de pé de bailarinas de Jazz e universitárias da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, V. C. G. ; MEYER, B. T. G. ; MICHELLETTI, J. K. ; SOUZA, S. L. R. ; VIEIRA, F. S. F. ; MEREGE, S. R. L. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação do nível de atividade física nos acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia do 1º ano da UENP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDELLI ; MICHELLETTI, J. K. ; SOUZA, S. L. R. ; MEYER, B. T. G. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Comparação do pico de torque concêntrico e excêntrico do Quadríceps e Isquiotibiais dominantes de indivíduos fisicamente ativos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDELLI ; MELLO, M. V. O. ; SILVA, V. E. ; MICHELLETTI, J. K. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Correlação entre o pico de torque concêntrico do músculo quadríceps do membro inferior dominante e o peso corpóreo em indivíduos ativos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO FILHO, J. ; SOUZA, S. L. R. ; MICHELLETTI, J. K. ; MELLO, M. V. O. ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Correlação entre pico de torque isocinético da musculatura adutora e abdutora de quadril do membro dominante e não dominante e nível de estabilização segmentar de estudantes universitários da UENP - CCS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO FILHO, J. ; EDUARDO, F. M. C. ; MARTINI, F. N. ; MENOSSI, B. R. S. ; MOSER, A. D. L. . Efeitos à curto prazo de um programa de estabilização lombo-pélvica para melhora da funcionalidade e nível de dor em indivíduos com lombalgia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, R. S. ; SOUZA, S. L. R. ; GOMES, P. V. S. ; MICHELLETTI, J. K. ; SILVA, A. F. S. ; MENOSSI, B. R. S. . COMPARAÇÃO ENTRE PICO DE TORQUE DE ADUTORES E ABDUTORES DE QUADRIL PÓS- TREINAMENTO DE ESTABILIZAÇÃO DO CORE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, P. V. S. ; MICHELLETTI, J. K. ; SOUZA, S. L. R. ; FARIA, R. S. ; VIEIRA, F. S. F. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; MENOSSI, B. R. S. . COMPARAÇÃO DA RELAÇÃO CONCÊNTRICA COM EXCÊNTRICA DOS MÚSCULOS AGONISTA/ANTAGONISTAS DO JOELHO EM INDIVÍDUOS ATIVOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . A Saúde da Criança: uma questão de Prevenção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENOSSI, B. R. S. . Avaliação Isocinética do Joelho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENOSSI, B. R. S. . A Pós-Graduação junto ao FISEX-FEF-UNICAMP e o Desenvolvimento na Docência e Pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENOSSI, B. R. S. . Comparação da relação Isquiotibiais/Quadríceps em pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DO PICO DE TORQUE DOS EXTENSORES DE JOELHO DE ATLETAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL EM UM DINAMÔMETRO ISOCINÉTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . AVALIAÇÃO DO HOP TEST EM BAILARINAS DE BALLET CONTEMPORÂNEO E JAZZ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . PERFIL DE ESCOLARES DO 5º AO 9º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE JACAREZINHO - PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. ; BERNARDELLI, R.S. ; Alexandre Penteado ; MACHADO, A. F. ; MELLO, M. V. O. . COMPARAÇÃO ISOCINÉTICA DA RELAÇÃO QUADRÍCEPS/ISQUIOSTIBIAIS ENTRE MEMBRO DOMINANTE E NÃO DOMINANTE EM ATLETAS DE FUTEBOL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENOSSI, B. R. S. ; PENTEADO, A. F. C. ; NORONHA, A. B. ; NUNES, J. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. . VARIABILIDADE DE FADIGA EM DIFERENTES PERÍODOS DE TREINAMENTO DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA DE BASQUETEBOL DE 2009. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVEIRA, NP ; VIEIRA, F. S. F. ; MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia Pacto com a Vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . ANÁLISE DO TIPO DE PÉ DE DANÇARINAS DE JAZZ DO 18º PASSO DE ARTE EM INDAIATUBA ? SP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Efeitos do treinamento do core sobre o desempenho no teste de 40 segundos em atletas jovens de futsal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Proposta de protocolo de avaliação funcional dapropriocepção em atletas de futebol profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Protocolo de reequilibrio articular de tornozelo em atletas de futebol. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Anãlise da relação entre o tempo de trabalho e dor de cada segmento corporal dos professores do ensino fundamental 1 de Jacarezinho durante o ano de 2008. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. ; MELO FILHO, J. . Mobilização do sistema nervoso para melhora da amplitude de movimento e flexibilidade em indíviduos assintomáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Relação entre estabilidade funcional lombo-pélvica e força de membros em atletas jovens de futebol e futsal masculino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Programa de propriocepção de joelho e tornozelo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Aplicação de um programa de fisioterapia escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Análise e comparação das correntes dinânicas isoladas e associada a iontoforese, aplicadas na lombalgia de estudantes do sexo feminino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Efeitos do treinamento do core sobre a resistência muscular local em atletas jovens de futsal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MENOSSI, B. R. S. . Estudo das relações existantes entre antropometria, potência e índice de lesões em atletas de futsal. Considerando aspectos de maturação e crescimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Relação das alterações posturais e lesões em jovens atletas de futsal masculino com base para um programa preventivo de fisioterapia desportiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . As lesões de maior incidência no futebol, futsal, basquete, volei e suas correlações bimecânicas encontradas nos atletas das escolinhas municipais de esportes de Jacarezinho - PR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Pista de propriocepção para prevençao e tratamento de lesões desportiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Elaboração de um programa de fisioterapia preventiva para atletas de escolas municipais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico em gestantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Treinamento muscular respiratório em atletas de natação e sua comprovação espirométrica após 3 meses de treino fisioterápico através de incentivadores respiratórios. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Lesão de maior incidência no voleibol. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. ; VICENZI, F. ; FELISBINO, M. C. . Análise Biomecânica, Cinesiológica e Isocinética do Ombro de Atletas de Voleibol e Sedentários. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. ; VICENZI, F. ; FELISBINO, M. C. . Biomecânica dos Movimentos do Ombro no Voleibol e sua Relação com Lesões em Atletas Iniciantes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Pista de Propriocepção de joelho e tornozelo, como parte do tratamento e prevenção em clube desportivo e clínica fisioterapêutica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia Desportiva em desvios posturais de maior incidência nos atletas de voleibol no clube curitibano. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENOSSI, B. R. S. . A utilização da dança adaptada como proposta cinesioterápica ao portador de hemiplegia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MENOSSI, B. R. S. . Revista Brasileira de Fisioterapia. 2005.
MENOSSI, B. R. S. . Revista Brasileira de Fisioterapia. 2004.
MENOSSI, B. R. S. . Revista Brasileira de Fisioterapia. 2003.
MENOSSI, B. R. S. ; ZEGBI, A. A. ; VIEIRA, C. ; BERNARDELLI JUNIOR, R. ; COELHO, G. ; MARTINI, F. A. N. . Processo de Profissionalização e Autonomia da Fisioterapia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MENOSSI, B. R. S. . Dores lombares. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MENOSSI, B. R. S. ; THIELE, E. . Luxação Escápulo-Umeral. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MENOSSI, B. R. S. . Atuação da Fisioterapia Preventiva na Natação. 1997. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MENOSSI, B. R. S. ; FORLIN, E. . Atualização em Medicina Esportiva - Reabilitação de Lesões Musculares e Tendinosas em Atletas. 1997. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BOZELLI, I. ; YAMASHITA, G. ; MENOSSI, B. R. S. . Facebook: Saúde da Criança. 2020. (Rede social).
BOZELLI, I. ; CAMARGO, C. C. ; MENOSSI, B. R. S. . Instagram: @gepafs.uenp. 2020; Tema: Fisioterapia Desportiva. (Rede social).
BOZELLI, I. ; YAMASHITA, G. ; MENOSSI, B. R. S. . Instagram: @uenp.saudedacrianca. 2020; Tema: Obesidade Infantil. (Rede social).
MENOSSI, B. R. S. ; BOZELLI, I. ; YAMASHITA, G. . Obesidade é assunto de criança e de adulto!!. 2021. (Live no Facebook).
MENOSSI, B. R. S. . Treinamento de Força. 2004. .
MENOSSI, B. R. S. . Teste de Mobilidade em Atletas de Basquetebol com sugestões de Fisioterapia Preventiva. 2003. .
MENOSSI, B. R. S. . O mérito da prevenção do perfil postural de atletas de basquetebol masculino e feminino. 2003. .
MENOSSI, B. R. S. . Comparação do índice de massa corpórea e perimetria em atletas de basquetebol. 2003. .
MENOSSI, B. R. S. . Avaliação da força muscular, flexibilidade e testes especiais em atletas de basquetebol. 2003. .
MENOSSI, B. R. S. . Grupo A 04 - Lesões Funcionais no Esporte - Intervenções Fisioterapêuticas. 2001. .
CUENCA, M. E. L. ; MENOSSI, B. R. S. . Imitando Animais. 2020. Audiovisual.
MENOSSI, B. R. S. . O papel da Dinamometria Computadorizada na Avaliação Cinesiológica Funcional. 2001 (Conferencista) .
MENOSSI, B. R. S. . Avaliação Isocinética em Ombro e Pista de Propriocepção em Joelho e Tornozelo. 2000 (Palestra) .
MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia Preventiva na Musculação para Atletas, Técnicos e Sócios do Clube Curitibano. 2000 (Palestra) .
MENOSSI, B. R. S. . Avaliação Isocinética em Ombro e Pista de Propriocepção em Joelho e Tornozelo. 2000 (Palestra) .
MENOSSI, B. R. S. . Fisioterapia Preventiva Alongamento no Voleibol, Basquetebol e Futebol. 2000 (Palestra) .
MENOSSI, B. R. S. . Contribuição Fundamental da Variação Isocinética e Reabilitação de Ombro. 1999 (Palestra) .
MENOSSI, B. R. S. . Análise Insocinética em Ombro com abdução de 90º em rotação interna e externa. 1999 (Palestra) .
MENOSSI, B. R. S. . Prevenção da LER de ombro em atletas de natação. 1997 (Conferencista) .
MENOSSI, B. R. S. . Hidroterapia em Pós Operatório de hernia de Disco. 1992 (Palestrante) .
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
DADOS NORMATIVOS PARA AVALIAÇÃO ISOCINÉTICA, Descrição: Muitos estudos sobre valores normativos são encontrados na literatura, inviabilizando de certa forma o estabelecimento de dados padrões para a população como um todo, devido a números insuficientes de amostras, diferenças das características de um grupo amostral e outro, como diferença de idade, gênero, nível de atividade física, Índice de massa corporal, peso corporal, estabelecendo uma normatização dos dados, tornando mais específico e individualizado o laudo da avaliação isocinética. No presente estudo serão coletados dados de avaliações a partir do banco de dados pessoal da Profa. Dra. Berlis Ribeiro dos Santos Menossi com o objetivo de estabelecer dados normativos para a articulação do ombro, joelho e tornozelo relacionando variáveis isocinéticas em diferentes contrações, velocidades angulares e populações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Gabriel Sgotti Hanczaryk dos Santos - Integrante.
-
2020 - 2021
ESTRATÉGIAS SOBRE A OBESIDADE INFANTIL E DESNUTRIÇÃO COM ABORDAGEM PREVENTIVA: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE 6 ANOS, Descrição: Diversos estudos mostram que o Brasil convive com a transição nutricional caracterizada pela presença da diminuição da desnutrição e aumento da obesidade, sendo um dos maiores desafios para as políticas públicas. Sabe-se que a infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas e que distúrbios relativos ao peso que incidem nessa fase são responsáveis por graves consequências. A utilização do Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecida como estratégia de aplicação em grandes populações e é capaz de fornecer estimativas de alterações nutricionais de forma rápida e auxiliar na elaboração de programas de prevenção. No entanto, há vários critérios propostos para a avaliação da classificação do IMC sendo uma grande dificuldade na determinação de um referencial para o diagnóstico do estado nutricional e a diferença no IMC entre as populações. Sendo assim, este estudo será um estudo longitudinal com base nos dados do projeto Saúde da Criança: Conscientização de Todos - SECAPEE Nº 3163 e Projeto de Extensão OBESIDADE INFANTIL E SAÚDE - SECAPEE Nº 4126. Comitê de Ética da UNICAMP (CAAE: 09471313.0.0000.5404). Diante do exposto, o objetivo será analisar individualmente a classificação da composição corporal de crianças e adolescentes matriculadas no ano de 2015 a 2020 nas escolas municipais de Jacarezinho, Cambará e Andirá ? PR, apresentando estratégias preventivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Caroline Coletti de Camargo - Integrante.
-
2020 - 2021
PREVALÊNCIA CRESCENTE DA OBESIDADE INFANTIL JÁ É UMA REALIDADE? ESTUDO LONGITUDINAL DE 6 ANOS, Descrição: Inúmeros estudos demostram que o Brasil convive com a transição nutricional, que é caracterizada pela presença da diminuição da desnutrição e aumento da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, sendo um dos maiores desafios para as políticas públicas o que exige um modelo de atenção à saúde com uma abordagem centrada na promoção da saúde. Sabendo disso, a utilização do Índice de Massa Corporal (IMC) é capaz de fornecer estimativas de alterações nutricionais de forma mais rápida. No entanto, há vários critérios propostos para a avaliação da classificação do IMC sendo uma grande dificuldade na determinação de um referencial para o diagnóstico do estado nutricional e a diferença no IMC entre as populações mundiais. Diante do exposto, o objetivo será realizar uma análise longitudinal dos anos de 2015 a 2020 sobre a classificação da composição corporal de crianças e adolescentes das escolas municipais de Jacarezinho, Cambará e Andirá -PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Francine Kazue Tome - Integrante.
-
2020 - Atual
A INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL NO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ, Descrição: O estado nutricional infantil é um indicador de saúde que ajuda a monitorar o crescimento, permitindo detectar possíveis agravos à saúde e riscos nutricionais. O controle do crescimento possibilita o planejamento de estratégias de intervenções mais eficazes e eficientes. Tendo em vista que a avaliação do crescimento é a medida que melhor define a saúde e o estado nutricional de crianças, apresentando distúrbios na saúde ou nutricionais. A antropometria é utilizada principalmente devido ao baixo custo e à facilidade de aferição, sendo as medidas mais utilizadas massa corporal e estatura. A Organização Mundial da Saúde em reunião de especialistas, optou por lançar e reconstruir uma referência nacional de crescimento para crianças em fase escolar e adolescentes, a fim de avaliar o desenvolvimento e classificar a composição corporal. Esta pesquisa, portanto, tem o objetivo verificar a relação do estado nutricional no crescimento através do método de classificação da composição corporal com o peso, estatura, IMC por idade e gênero de crianças e adolescentes matriculados no ano de 2021 nas escolas municipais de Jacarezinho, Cambará e Andirá ? PR, servindo como base para ações de saúde pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Pâmela Teodoro de Oliveira - Integrante.
-
2020 - Atual
O USO DO DINAMÔMETRO ISOCINÉTICO E DE TESTES FUNCIONAIS COMO CRITÉRIOS DE ALTA EM PACIENTES SUBMETIDOS À RECONSTRUÇÃO DO LCA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, Descrição: O retorno às atividades e ao esporte constitui uma decisão crítica, pois os critérios utilizados para alta são fundamentais para prevenir recidivas e garantir o melhor desempenho do paciente. São vários os fatores que intervêm para a alta mais segura do paciente de pós reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). Ainda são escassos os artigos que apresentem métodos que possam controlar cientificamente estes fatores. O dinamômetro isocinético considerado padrão ouro para avaliação de força e os testes funcionais bastante citados por artigos como métodos utilizados para avaliação da função são capazes de identificar alguns déficits do paciente, estabelecendo melhor critério para a alta. Dessa forma, o objetivo desse projeto é buscar por meio de uma revisão sistematica o uso do dinamômetro isocinético e de testes funcionais como critérios de alta de pacientes pós reconstrução do LCA. Este estudo será uma revisão sistemática, sendo realizada com base nas necessidades evidenciadas pela prática clínica do Projeto longitudinal, denominado ?Caracterização das variáveis isocinéticas, diferenças bilaterais, relação agonista/antagonista e índice de deficiência muscular em pacientes pré, pós-operatório e após 5 a 7 anos de lesão de LCA (nº SECAPEE-5063, CAAE: 99927518.5.0000.8123), sendo esta revisão sistemática um subprojeto articulado com o projeto intitulado ?Avaliação do IDM e reequilibrio articular por meio das variáveis isocinéticas de pacientes submetidos a reconstrução do LCA: um estudo longitudinal? (nº SECAPEE-5342, CAAE-25160719.1.0000.8123) que se encontra em andamento. A revisão sistemática consistirá nas etapas de estratégia de busca, seleção dos estudos, extração de dados, avaliação do risco de viés, síntese dos resultados, avaliação da qualidade da evidência, redação e elaboração da submissão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Ana Carolina de Jacomo Claudio - Integrante.
-
2020 - Atual
AVALIAÇÃO DO IDM E REEQUILÍBRIO ARTICULAR POR MEIO DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS DE PACIENTES SUBMETIDOS A RECONSTRUÇÃO DO LCA: UM ESTUDO LONGITUDINAL, Descrição: A articulação do joelho humano é uma das importantes articulações de carga do corpo e o ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos ligamentos que proporcionam estabilidade. A lesão do LCA ocorre com a ruptura por um mecanismo de estresse, força ou alongamento, e já que sua cura é literalmente ausente o reparo cirúrgico ou a substituição são necessários. Para retorno seguro ao esporte são necessários critérios relacionados com a estabilidade clínica do joelho. Nesse sentido, o dinamômetro é um instrumento importante, visto que além da mensuração de variáveis permite que se avalie o reequilíbrio articular, que se torna importante para prevenção das lesões e como critério para alta. O objetivo do estudo será avaliar o reequilíbrio articular e as variáveis isocinéticas no pré e pós operatório após a reconstrução do LCA. Este será um estudo longitudinal, onde os participantes serão submetidos a um protocolo de tratamento para pós-operatório e serão avaliados no pré e no pós-operatório a partir do 4 mês, reavaliando-se a cada dois meses até o décimo mês. Serão feitas avaliações de peso corporal, estatura, goniometria, perimetria, flexibilidade, composição corporal, baropodometria e avaliação isocinética utilizando o dinamômetro isocinético Biodex. Além disso, serão aplicados os seguintes questionários: IPAQ-versão curta que avalia o seu nível de atividade física, o questionário KOOS, o qual, além da dor, também avalia funções da vida diária, funções durante a prática esportiva recreacional e a qualidade de vida e o SF-36, que avalia o estado de saúde física e mental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Rafaela Maria de Souza - Integrante / Ana Carolina de Jacomo Claudio - Integrante.
-
2020 - Atual
A PREVALÊNCIA DA OBESIDADE OU DESNUTRIÇÃO INFANTIL NO NORTE PIONEIRO: UM ESTUDO LONGITUDINAL, Descrição: Diversos estudos mostram que o Brasil convive com a transição nutricional que é caracterizada pela presença da diminuição da desnutrição e aumento da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, sendo um dos maiores desafios para as políticas públicas o que exige um modelo de atenção à saúde com uma abordagem centrada na promoção da saúde. Sabendo disso, a utilização do Índice de Massa Corporal (IMC) é capaz de fornecer estimativas de alterações nutricionais de forma mais rápida. No entanto, há vários critérios propostos para a avaliação da classificação do IMC sendo uma grande dificuldade na determinação de um referencial para o diagnóstico do estado nutricional e a diferença no IMC entre as populações mundiais. Diante do exposto, o objetivo será caracterizar a prevalência da obesidade infantil e desnutrição, classificados através da composição corporal de crianças e adolescentes matriculadas nas escolas municipais nos anos de 2015 a 2022.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Caroline Coletti de Camargo - Integrante / Gabriel Yamashita - Integrante / Pâmela Teodoro de Oliveira - Integrante.
-
2019 - 2021
CARACTERIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS, DIFERENÇAS BILATERAIS, RELAÇÃO AGONISTA/ANTAGONISTA E ÍNDICE DE DEFICIÊNCIA MUSCULAR EM PACIENTES PRÉ, PÓS OPERATÓRIO E APÓS 5 A 7 ANOS DE LESÃO DE LCA, Descrição: A autocura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) lesado é literalmente ausente e dada a gravidade da lesão ou instabilidade do joelho, o reparo cirúrgico ou a substituição são necessários para que o paciente retorne a uma vida ativa. Nesse sentido, o dinamômetro computadorizado é um instrumento importante, haja vista que, além da mensuração de variáveis como força, velocidade, potência e fadiga, adicionalmente, analisa dados importantes que poderão ser utilizados na prevenção das lesões. O objetivo desse projeto é analisar pacientes de pré, pós-operatório e após 5 a 7 anos de lesão do LCA caracterizando o perfil da amostra quanto variáveis isocinéticas, diferenças bilaterais, relação agonista/antagonista e índice de deficiência muscular elaborando sugestões de prevenção e recidivas desta lesão. Este estudo é do tipo quantiqualitativo descritivo aprovado pelo comitê de ética, CAAE:99927518.5.0000.8123, sendo um subprojeto articulado ao projeto ?Correlação entre a dinamometria isocinética e outras variáveis analisadas segundo recidivas de lesão do ligamento cruzado anterior: um estudo de 5 a 7 anos do pós-operatório?, nº SECAPEE 4939. A amostra será de pacientes que fizeram cirurgia de LCA no período de 2010 a 2012 e que receberam tratamento fisioterapêutico na clínica de fisioterapia e laboratório de avaliação física do CCS - Jacarezinho pelo GEPAFS. Na primeira etapa serão utilizados os dados das avaliações isocinéticas dos pacientes que foram tratados e avaliados nos anos de 2010 a 2012. A segunda etapa utilizará os dados das avaliações isocinéticas realizadas pelo projeto ?Correlação entre a dinamometria isocinética e outras variáveis analisadas segundo recidivas de lesão do ligamento cruzado anterior: um estudo de 5 a 7 anos do pós-operatório? dos mesmos pacientes avaliados a 7 anos atrás. Os dados a serem utilizados serão: pico de torque (N/m), potência (J), trabalho total (W), e a partir dessas variáveis será determinada a relação agonista/antagonista, diferença bilateral e o índice de déficit muscular, para ambos os membros, fazendo uma comparação entre o membro lesado e não lesado, e será feita a caracterização dessa amostra, elaborando um laudo específico para cada participante e com sugestões de prevenção e recidivas desta lesão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Rafaela Maria de Souza - Integrante / Caroline Coletti de Camargo - Integrante.
-
2019 - 2019
CORRELAÇÃO ENTRE A DINAMOMETRIA ISOCINÉTICA E OUTRAS VARIÁVEIS ANALISADAS SEGUNDO RECIDIVAS DE LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR: UM ESTUDO DE 5 A 7 ANOS DO PÓS-OPERATÓRIO, Descrição: O ligamento cruzado anterior (LCA) é um estabilizador importante da articulação do joelho. A lesão do LCA trás instabilidade desta articulação apresentando perda da força muscular, déficits funcionais, podendo chegarem longo prazo a degenerações e artroses importantes. A indicação da cirurgia de reconstrução do LCA rompido completamente é absoluta em casos de atletas, porém gera dúvidas quando ocorridas em pacientes não atletas. Outro problema bastante atual é como evitar a recidiva desta lesão, pois demanda de 6 meses a 1 ano de tratamento havendo inúmeros protocolos acelerados ou de maior duração, e ainda também parece ter influência o retorno do atleta ou do paciente ao esporte ou às suas atividades de vida diária. No sentido de elucidar algumas destas dúvidas, esse estudo aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Norte do Paraná CAAE: 99927518.5.0000.8123 pretende avaliar e verificar a correlação entre a dinamometria isocinética, habilidades motoras, tipo de pé, nível de atividade física, dados da história de dor e evolução do participante desde sua lesão e reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA), até os dias atuais com 5 a 7 anos do pós-operatório. As habilidades motoras serão avaliadas através de Dinamômetria Isocinética, plataforma de força, flexímetro e goniômetro, a avaliação do tipo dos pés e sua pressão através do Baropodômetro, o nível de atividade física será avaliado através do questionário IPAC versão curta, utilizando-se também o questionário Knee Injury Osteoarthrits Outcome Score (KOOS) para acompanhamento e avaliação da dor e controle das atividades e questionário SF-36 para analise da relação lesão e ansiedade do paciente. As análises estatísticas serão realizadas no SPSS versão 25, verificando-se a normalidade dos dados e testes conforme a necessidade. As correlações significativas entre as variáveis estudadas poderão sugerir cuidados mais relevantes para a prevenção de recidivas da lesão do LCA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Vitória Lini Cheretti - Integrante.
-
2018 - 2019
INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO CRÔNICO DE FLEXIBILIDADE SOBRE AS VARIÁVEIS ISOCINÉTICAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO, Descrição: Muitos são os métodos de aplicação de alongamento e suas influências sobre as variáveis de força, potência e trabalho total do músculo, portanto não foram ainda completamente esclarecidas. Nos últimos anos muitos estudos foram realizados com o intuito de comprovar a eficácia de protocolos de alongamentos, utilizando alongamentos estáticos passivos agudos sobre indivíduos praticantes de musculação. No entanto, a influência de protocolos de alongamentos estáticos ativos realizados de forma crônica avaliando variáveis isocinéticas como força muscular, trabalho total e potência muscular não foram totalmente elucidados pela literatura. Este estudo trata-se de um ensaio clínico randomizado aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Norte do Paraná, CAAE: 89407418.6.0000.8123. O objetivo deste estudo é avaliar a influência de um protocolo de alongamentos estático ativo crônico sobre variáveis isocinéticas de pico de torque,trabalho total, potência muscular e flexibilidade em indivíduos adultos do gênero masculino com idades entre 20 e 40 anos praticantes de musculação no município de Jacarezinho ? PR, durante um período de 12 semanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / otavio henrique borges amaral - Integrante / Rafaela Maria de Souza - Integrante.
-
2018 - 2019
CONSTRUÇÃO DE MANUAL DE AVALIAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA FISIOTERAPIA, Descrição: Na literatura atual não há abordagens específicas consensuais sobre avaliações na área de fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva em relação às grandes articulações do corpo como coluna, ombro, cotovelo punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé apresentando métodos de avaliações com divergências entre os autores em relação aspectos metodológicos utilizados nesses procedimentos. Por esse motivo, para que a comunidade de acadêmicos e profissionais possam utilizar destas variáveis de uma forma mais prática, elucidando mais rapidamente os diagnósticos e embasando tratamentos seria necessário a uniformidade de um único material mais adequado e objetivo que trate das opções de avaliação de maneira simplificada e planejada. Portanto, vendo que manuais são meios comuns de difusão de informações, questionou-se a possibilidade de criação de um material didático elaborado especificamente para o ensino do conteúdo teórico prático sobre os métodos e técnicas de avaliação em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva realizados nas grandes articulações, dando suporte para aprimorar mais os conhecimentos dos acadêmicos de fisioterapia e dos profissionais, facilitando o ensino, aprendizagem e a prática fisioterápica. Sendo assim, o objetivo do projeto é criar um manual para auxiliar acadêmicos e profissionais da área da fisioterapia ortopédica, traumatologia e também na desportiva que servirá como base para as avaliações dos casos destas especialidades, auxiliando a identificar os déficits de função, diagnósticos fisioterapêuticos e clínicos desta área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Caroline Coletti de Camargo - Integrante / Douglas Fernandes da Silva - Integrante.
-
2017 - 2019
RELAÇÕES ENTRE OBESIDADE INFANTIL, ATIVIDADE FÍSICA, PARÂMETROS SANGUÍNEOS E ANTROPOMÉTRICOS., Descrição: O aumento da prevalência de obesidade entre crianças e adolescentes foi um dos principais temas de investigação da Saúde Pública na última década. Sob fundamentação nas observações de maior probabilidade do aparecimento de manifestações clínicas entre crianças e adolescentes com excesso de peso corporal, a obesidade é considerada um grave fator de risco para morbidade na vida adulta e caracterizada, atualmente, como um dos grandes problemas de Saúde Pública. Dada à importância da prevenção da obesidade e de suas consequências à saúde, o objetivo deste estudo será comparar exames bioquímicos sanguíneos e parâmetros antropométricos em escolares obesos pré e pós-intervenção; e investigar possíveis associações como, por exemplo, ao fenótipo cintura hipertrigliceridêmica (CTH), a fim de que esse problema possa ser melhor compreendido e ajudar a diagnosticar crianças e adolescentes que apresentem predisposição a desenvolver doenças advindas da obesidade infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / gustavo carneiro gomes - Integrante / Brenda Carla de Sene Vaz - Integrante.
-
2017 - 2018
A INFLUÊNCIA DO ALONGAMENTO ESTÁTICO CRÔNICO SOBRE AS HABILIDADES MOTORAS: FORÇA MUSCULAR, EQUILÍBRIO, FLEXIBILIDADE E APTIDÃO FÍSICA., Descrição: O estudo intervencional objetiva avaliar a influência dos protocolos de intervenção com exercícios de alongamentos estáticos crônicos sobre as habilidades motoras (força muscular, equilíbrio, flexibilidade e aptidão física), sendo avaliadas através da Dinamometria Isocinética, Plataforma de força, Baropodometria, Fleximetro, Banco de Wells e testes de aptidão física (Shutle Run Test e Teste de Cooper). Será aplicado no prazo de 90 dias em 50 indivíduos jovens matriculados no corrente ano do Tiro de Guerra de Jacarezinho, que já possuem avaliação e aval médico para prática de atividades físicas, e visa comprovar as hipóteses: O alongamento estático crônico afeta positivamente ou negativamente a força muscular, equilíbrio, flexibilidade e aptidão física? Existe diferença significativa entre os dois métodos de avaliação de equilíbrio: Baropodometria e Plataforma de Força?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / gustavo carneiro gomes - Integrante / otavio henrique borges amaral - Integrante.
-
2012 - 2012
Influência do pico de torque dos músculos do tornozelo e flexibilidade dos membros inferiores sobre o tipo do pé de atletas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rinaldo Bernardelli Junior em 14/02/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Integrante / Rinaldo Bernardelli Júnior - Coordenador / Pedro Canizela Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2012 - 2012
Análise do pico de torque concêntrico de isquiotibiais e quadríceps antes e após aplicação de um protocolo pliométrico em jogadoras de basquetebol, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rinaldo Bernardelli Junior em 14/02/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Integrante / Rinaldo Bernardelli Júnior - Coordenador / Verônica Erbst Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Norte do Paraná - Bolsa.
-
2012 - 2012
Influência do pico de torque dos músculos do tornozelo e flexibilidade dos membros inferiores sobre o tipo do pé de sedentários, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Ana Flávia Spadaccini Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2011 - 2012
Comportamento de risco para a saúde de estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Uma proposta de intervenção online, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rinaldo Bernardelli Junior em 15/02/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Integrante / Rinaldo Bernardelli Júnior - Coordenador / Marcus Vinícius de Oliveira Mello - Integrante.
-
2011 - 2012
COMPARAÇÃO ENTRE PICO DE TORQUE CONCÊNTRICO E EXCÊNTRICO E RELAÇÃO EXCÊNTRICA ENTRE AGONISTAS/ANTAGONISTAS DO JOELHO EM INDIVIDOS FISICAMENTE ATIVOS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rinaldo Bernardelli Junior em 18/02/2013., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Integrante / Rinaldo Bernardelli Júnior - Coordenador / Jéssica Kirsh Michelletti - Integrante.
-
2011 - 2012
Análise Eletromiográfica, Avaliação Postural e Funcional no Pré e Pós aplicação de Protocolo de Estabilização do CORE, Descrição: Atualmente há uma tendência crescente nas pesquisas sobre a importância e relevância da ação especializada e integrada do sistema muscular para manter a estabilidade mecânica das articulações durante os movimentos. E quando esta abordagem é direcionada para adultos jovens esta relevância pode ser maior no sentido preventivo de uma população cada vez mais sedentária. Esta pesquisa procura verificar e entender a influência da aplicação de um Programa de Fisioterapia Preventiva baseado na Estabilização do CORE em relação à estabilização lombo-pélvica e prevenção de lesões em adultos jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Sérgio Luiz de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2011
Periodização de Treinamento x Avaliação x Prevenção, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Alexandre Franco de Camargo Penteado - Integrante.
-
2010 - 2011
INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FISIOTERAPIA PREVENTIVA, COM TREINAMENTO DE ESTABILIZAÇÃO DO CORE EM JOVENS ATLETAS., Descrição: Atualmente há uma tendência crescente nas pesquisas sobre a importância e relevância da ação especializada e integrada do sistema muscular para manter a estabilidade mecânica das articulações durante os movimentos. E quando esta abordagem é direcionada para jovens, em crescimento, maturação e desenvolvimento, praticantes de modalidades esportivas, esta relevância pode ser ainda maior. O objetivo desta pesquisa consiste em verificar a influência da aplicação de um Programa de Fisioterapia Preventiva baseado na Estabilização do CORE em relação a estabilização lombo-pélvica, propriocepção, prevenção de lesões e melhora das capacidades físicas de jovens atletas de futebol do município de Jacarezinho. Esta será uma pesquisa de campo quali-quantitativa, realizada nas escolas desportivas municipais, conveniadas a UENP ? Centro de Ciências da Saúde (CCS), Curso de Fisioterapia, associada a outros projetos do mesmo Centro. A população avaliada será submetida a um Programa de Estabilização do CORE e reavaliada através da mesma bateria de testes que verifica a estabilidade lombo-pélvica, testes funcionais proprioceptivos, testes de capacidades físicas e questionário fisioterapêutico, analisando a incidência de lesões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador.
-
2009 - 2010
Estabilização do core como prevenção de lesões em atletas jovens do município de Jacarezinho, Descrição: Verificar a influência da aplicação de um programa de fisioterapia desportiva preventiva baseado na estabilização do CORE na prevenção de lesões e melhora de performance em atletass jovens de futebol, futsal, basquetebol e voleibol no município de Jacarezinho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Camila O. Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2009 - 2009
Treino de propriocepção: intervenção preventiva de lesão de joelho em atletas de futebol, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador.
-
2008 - Atual
Fisioterapia Preventiva Escolar, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador.
-
2007 - Atual
Fisioterapia Ortopédica, traumatologica e desportiva, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador.
-
2007 - Atual
Grupo de Estudos em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva, Descrição: Grupo de Estudos e Pesquisa na área de Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Berlis Ribeiro dos Santos Menossi - Coordenador / Rinaldo Bernardelli Júnior - Integrante / Juliano Vallim - Integrante / JARBAS MELO FILHO - Integrante / Alexandre Penteado - Integrante / Natália Paludo Silveira - Integrante / Camila O. Silva - Integrante / Aline G. Tokarski - Integrante / Marina N. Buzalaf - Integrante / Rafaela S. Bernardelli - Integrante / Guilherme Delsasso Lavorato - Integrante / Thales de Souza Soto - Integrante / Felipe Bernardelli Marques - Integrante / Caroline Mendes de Almeida - Integrante / André Luiz Marcon - Integrante / Ariane Flausino Machado - Integrante.
Prêmios
2020
2° Melhor trabalho da modalidade extensão, na área da saúde: PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL DURANTE E APÓS A PANDEMIA, VI ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DA UENP, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ.
2018
1º LUGAR NA CATEGORIA BANNER TRABALHO ORIGINAL - III CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ INTERDISCIPLINARIDADE NA REABILITAÇÃO CRÔNICA - NOVAS PERSPECTIVAS, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
2018
1º lugar na modalidade HOTSCIENCE - OBESIDADE INFANTIL E SAÚDE, IV Encontro de Integração UENP.
2017
1º LUGAR APRESENTAÇÃO ORAL - SULBRA - XX Congresso Sul Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia -, ABRAFITO.
2013
1º lugar na qualidade de Poster: Comparação do equilíbrio dinâmico entre os tipos de pés de sedentárias, IV SULBRAFITO - Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
2013
1º Lugar Temas Livres XI Congresso de Educação Fìsica e I Congresso de Fisioterapia da UENP, UENP.
2012
1º lugar da apresentação do poster: Comparação do pico de torque concêntrico e excêntrica do quadríceps e isquiotibiais dominantes de indivíduos fisicamente ativos, XII Congresso Paranaense de Ortopedia.
2012
2º LUGAR na Apresentação Oral do Tema Livre: EFEITOS À CURTO PRAZO DE UM PROGRAMA DE ESTABILIZAÇÃO LOMBO-PÉLVICA PARA MELHORA DA FUNCIONALIDADE E NÍVEL DE DOR EM INDIVÍDUOS COM LOMBALGIA,, SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA SBOT - SULBRAFITO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Norte do Paraná, Centro de Ciências da Saúde. , Alameda Padre Magno, 841., Nova Jacarezinho, 86400000 - Jacarezinho, PR - Brasil - Caixa-postal: 261, Telefone: (43) 35250498, Fax: (43) 35250498
Experiência profissional
1989 - 1989
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 5
Atividades
-
03/1989 - 06/1989
Extensão universitária , Divisão de Extensão Universitária, Divisão de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Projeto Brinque Comigo.
-
03/1989 - 06/1989
Extensão universitária , Divisão de Extensão Universitária, Divisão de Extensão Universitária.,Atividade de extensão realizada, Projeto Ritmica, Dança e Expressão.
2007 - Atual
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFISSIONAL CONVIDADO, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - Atual
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Grupo de Estudos e Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2024
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. da Residência em Reabilitação Física, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2024
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: REPRESENTANTE DE EXTENSÃO CCS, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2024
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Especial - Regulamentação, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2024
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Supervisora de PEF, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2024
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2023 - 2023
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor na Residência em Fisioterapi
Outras informações:
Professor na disciplina de Atuação em P.O. Ortopédicos e Manejo de Fraturas.
2022 - 2023
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor na Residência em Fisioterapi
Outras informações:
Professor na Disciplina de Reabilitação Avançada para Atletas.
2017 - 2023
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MEMBRO TITULAR DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2022
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor na Residência em Fisioterapi
Outras informações:
Professora da disciplina de Métodos e Instrumentos em Avaliação Física e Biopsicossocial na Residência em Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná
2018 - 2019
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2013
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Executivo do Curso de Fisiot, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2013
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do CONSUNI
2010 - 2013
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio
2012 - 2012
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Laboratório de Avaliação Física
2011 - 2011
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: Membro Suplente do Comitê de Ética, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Iniciação Científica
2010 - 2011
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Gerenciadora do SECAPEE - UENP - CCS, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Universidade Estadual do Norte do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
-
01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, UENP.,Linhas de pesquisa
-
01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
2006 - Atual
Faculdade Estadual de Educ. Física de Jacarezinho Cursos Ed Fisica e FisioVínculo: Contratada Concurso Público, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Fisioterapia, Carga horária: 40
2004 - 2005
Faculdade Estadual de Educ. Física de Jacarezinho Cursos Ed Fisica e FisioVínculo: Contrato de Regime Especial, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2003 - 2004
Faculdade Estadual de Educ. Física de Jacarezinho Cursos Ed Fisica e FisioVínculo: Assessora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 20
2002 - 2005
FACULDADE EVANGÉLICA MACKENZIE DO PARANÁVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor pós-graduação
Outras informações:
Professora horista
1994 - 2003
Universidade Tuiuti do ParanáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Pós Graduação
1994 - 2003
Universidade Tuiuti do ParanáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2004 - 12/2004
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana, Cinesiologia e Biomecânica, Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva
-
01/2003 - 12/2003
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana, Motricidade Humana, Fisioterapia Preventiva
-
08/2003 - 10/2003
Ensino, Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiv, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Desportiva
-
08/2003 - 10/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Tuiuti do Paraná.,Atividade de extensão realizada, Tratamento isocinético em luxações de ombro.
-
06/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, Universidade Tuiuti do Paraná.,Atividade de extensão realizada, Tratamento Cinesioterapêutico em tendinite de ombro.
-
02/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Centro de Avaliação e Reabilitação Isocinética, Universidade Tuiuti do Paraná.,Atividade de extensão realizada, Tratamento Cinesioterápico em Tendinite de Ombro.
-
02/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Centro de Avaliação e Reabilitação Isocinética, Universidade Tuiuti do Paraná.,Atividade de extensão realizada, Tratamento Isocinético em Luxação de Ombro.
-
08/1999 - 08/2003
Estágios , Clínica de Fisioterapia, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.,Estágio realizado, Supervisora de Estágio - àreas de Ortopedia e Traumatologia.
-
02/1998 - 08/2003
Ensino, Centro de Avaliação e Reabilitação Isocinética, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Ortopedia, Traumatologia e Desportiva: Clínica de Fisioterapia da UTP
-
02/1996 - 08/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
01/1998 - 12/2001
Ensino, Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiv, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Desportiva, Cinesiologia e Biomecânica
-
04/2001 - 04/2001
Extensão universitária , Universidade Tuiuti do Paraná.,Atividade de extensão realizada, Palestrante do tema "Fisioterapia preventiva e alongamento no voleibol, basquetebol e futebol de salão para atletas e técnicos de todas as categorias do Clube Curitibano ".
-
03/2001 - 03/2001
Extensão universitária , Universidade Tuiuti do Paraná.,Atividade de extensão realizada, Palestrante do tema "Fisioterapia preventiva na musculação para atletas, técnicos e sócios do Clube Curitibano".
-
01/1995 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Fisioterapia, Curso de Fisioterapia.,Atividade realizada, Coordenadora do Grupo de Estudos em Fisioterapia Desportiva.
-
01/1999
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos Terapêuticos Manuais
-
01/1999 - 12/1999
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos Terapêuticos Manuais
-
01/1995 - 12/1999
Estágios , Curso de Fisioterapia, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.,Estágio realizado, Supervisora de Estágio do Curso de Fisioterapia - Àreas de Ortopedia, Traumatologia e Desportiva.
-
04/1997 - 03/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
03/1997 - 02/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
01/1995
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisora de Estágio Área de Ortopedia/Traumatologia e Desportiva
-
06/1998 - 12/1998
Ensino, Fisioterapia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professora da Especialização em Fisioterapia Ortopédica Traumatológica e Desportiva
-
01/1995 - 12/1998
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cardiologia de Fisioterapia
-
01/1998 - 06/1998
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde.,Serviço realizado, Fisioterapeuta do Centro de Avaliação e Reabilitação Isocinética.
-
03/1997 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
06/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
03/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
03/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
03/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
03/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
01/1994 - 12/1995
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física
-
02/1992 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde.,Serviço realizado, Técnica de Voleibol Feminino das Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti.
-
05/1993 - 05/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Tensão da parede abdominal.
-
05/1993 - 05/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Tumor de vulva.
-
05/1993 - 05/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Leucemias.
-
04/1993 - 04/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Aspectos anatomicos da genitalia feminina. Cancer de ovário.
-
03/1993 - 03/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Lesões malignas e pré-malignas da pele.
-
03/1993 - 03/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Aspectos cirúrgicos em cancer de mama.
-
03/1993 - 03/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, CBC / CEC.
-
03/1993 - 03/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Aspectos anatomos fisiológicos do estomago, intestino delgado, intestino grosso, reto e anus.
-
03/1993 - 03/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Condutas fisioterápicas em pacientes mastectomisadas. Protocolo de mama.
-
03/1993 - 03/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Melanoma maligno.
-
03/1993 - 03/1993
Estágios , Hospital Erasto Gaertner.,Estágio realizado, Tireoide.
2005 - 2007
Faculdade Estácio de Sá de OurinhosVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso e Professora, Carga horária: 40
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Conjunto de aparelhos para propriocepção fisioterápica de ombro | 07/02/2003 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Berlis Ribeiro dos Santos Menossi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?