Layana Alvez Saldanha

Possui ensino médio técnico no Instituto Federal Farroupilha, com ênfase em Manutenção e Suporte em Informática. Graduanda em Terapia Ocupacional, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Terapia Ocupacional

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Curso técnico/profissionalizante

2013 - 2015

Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Ensino Fundamental (1º grau)

2010 - 2012

Colegio Antonio Lemos de Araujo

Formação complementar

2019 - 2019

Práticas éticas e legais no enfrentamento da morte. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2019 - 2019

Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa. (Carga horária: 10h). , Escola Friocruz de Governo, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa. (Carga horária: 16h). , Escola Friocruz de Governo, FIOCRUZ, Brasil.

2019 - 2019

Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS. (Carga horária: 20h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2019 - 2019

Envelhecimento da População Idosa. (Carga horária: 8h). , Escola Friocruz de Governo, FIOCRUZ, Brasil.

2018 - 2018

Neuropsicologia da Memória. (Carga horária: 20h). , Fabrício Dutra - Neurociências Clínicas, ., Brasil.

2018 - 2018

Reabilitação com Realidade Virtual - Gameterapia. (Carga horária: 16h). , Santa Maria, SENAT, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Psicopatologia Forense. (Carga horária: 9h). , Renova Cursos e Eventos Ltda, RENOVA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Manutenção e Suporte em Informática.

Organização de eventos

SALDANHA, L. A. . Neuropsicologia da Memória. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Aspectos Clínicos e Interações Medicamentosas na Doença de Alzheimer. 2018. (Outra).

I Fórum Gaúcho sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Terapia Ocupacional. 2018. (Outra).

I Fórum Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental. 2018. (Outra).

1º Ciclo de Palestras em Neurociências Clínicas de Santa Maria. 2017. (Outra).

Aspectos Hormonais na Disforia de Gênero. 2017. (Outra).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da FMRP-USP. 2017. (Simpósio).

V SIMPÓSIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. 2017. (Simpósio).

XI SIMPÓSIO DE TERAPIA OCUPACIONAL FMRP - USP. 2017. (Simpósio).

1º Seminário da Casa Maria: Esclarecimentos e prevenção sobre o câncer de mama. 2016. (Seminário).

1º Feira de Ciências. Energia. 2014. (Feira).

Produções bibliográficas

  • SALDANHA, L. A. ; FERRER, A. L. . EXPERIÊNCIA DA TERAPIA OCUPACIONAL À VISITA EM INSTITUIÇÃO TOTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    As incorporações no ensino superior/principais tendências de variação nos momentos atuais, Descrição: Este estudo vislumbra discutir sobre os novos cenários e determinantes da educação Superior no Brasil. Os grandes grupos educacionais de Ensino Superior regem o modelo atual mercadológico, que incorporam pequenos grupos, criando no cenário atual da Educação Superior uma hegemonia no mercado educacional. Salientamos que os processos de autorização de uma Faculdade são onerosos, burocráticos e requerem tempo para sua implantação. Ao incorporarem outra IES não esbarram nas normativas mediante na portaria N. 40 do Ministério da Educação - MEC, que institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior. Outro viés a ser discutido é o fato das empresas educacionais que passam por uma crise financeira no mercado do ensino superior, em face às dívidas acumuladas, da legislação rigorosa do MEC e de recursos humanos ainda leigos sobre as questões da Gestão Universitária. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa social de cunho exploratório, tendo em vista que visa explorar a questão dos cenários e dos condicionantes da educação Superior no Brasil e, intenciona-se em produzir teorias que possam corroborar para a construção de novas teorias e ferramentas para os diversos autores, Instituições de Ensino Superior que, por ventura, se interessem na temática apresentada, bem como contribuir para o Ministério da Educação para análise situacional da Educação Superior no Brasil no que concerne o mercado empresarial. A estratégia metodológica consiste em um estudo de caso nas Empresas Educacionais Estácio Participações e o Grupo Anhanguera.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Layana Alvez Saldanha - Coordenador / Francisco Nilton Gomes de Oliveira - Integrante / Nathália Fagundes Rozzini - Integrante / Márcia Maria Mont' Alverne de Barros - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2018

CENTER - Profissionais especializados

Vínculo: Acadêmica voluntária, Enquadramento Funcional: Observadora, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2018 - 07/2018

    Estágios , CENTER - Profissionais especializados, .,Estágio realizado, Prática de observação extracurricular dos atendimentos de Terapia Ocupacional.

2018 - 2018

Escola Especial Dr. José Antunes

Vínculo: Acadêmica voluntária, Enquadramento Funcional: Observadora, Carga horária: 8

Atividades

  • 07/2018 - 07/2018

    Estágios , Escola Especial Dr. José Antunes - APAE, .,Estágio realizado, Prática de observação extracurricular dos atendimentos de Terapia Ocupacional.

2018 - 2018

Centro de Atenção Psicossocial I - Centro de Convivência

Vínculo: Acadêmica voluntária, Enquadramento Funcional: Observadora, Carga horária: 15

Atividades

  • 07/2018 - 07/2018

    Estágios , Centro de Atenção Psicossocial I - Centro de Convivência, .,Estágio realizado, Prática de observação não curricular dos atendimentos de Terapia Ocupacional.

2018 - 2018

Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas

Vínculo: Acadêmica voluntária, Enquadramento Funcional: Observadora, Carga horária: 15

Atividades

  • 07/2018 - 07/2018

    Estágios , Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras drogas, .,Estágio realizado, Prática de observação não curricular dos atendimentos de Terapia Ocupacional..

2018 - 2018

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cacequi

Vínculo: Acadêmica voluntária, Enquadramento Funcional: Observadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2018 - 03/2018

    Estágios , Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cacequi, .,Estágio realizado, Prática de observação não curricular dos atendimentos de Terapia Ocupacional.