Amanda Ferreira Aboud de Andrade
Doutora em Ciências da Informação (Sistemas, tecnologias e Gestão da Informação) pela Universidade Fernando Pessoa no Porto. Mestrado em Administração na Universidade de Brasília (2008-2010), na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (2003-2007). Atuando principalmente nas seguintes áreas: Planejamento estratégico, Gestão de Pessoas, Educação a distância e Projetos. Líder do Grupo de Estudos em Planejamento e Gestão de Pessoas/UFMA (GEP²). Professora da Universidade Federal do Maranhão (curso de Administração).
Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Ciência da Informação
2018 - 2022
Universidade Fernando Pessoa - Porto
Título: Planejamento Estratégico, Gestão do Conhecimento e Inteligência de Negócios: proposição de um modelo de aplicação à sucessão de empresas juniores
Orientador: Miguel R. Trigo
Coorientador: Reconhecido no Brasil pela UnB.
Mestrado em Administração
2008 - 2010
Universidade de Brasília, UnB
Título: Análise do curso de administração a distância - projeto piloto da UAB: um enfoque sobre a gestão, Ano de Obtenção: 2010
José Pereira Matias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: educação a distância; evasão; universidade aberta do brasil.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Especialização em MBA em Gerencia de projetos
2012 - 2015
Fundação Getúlio Vargas
Título: GERENCIAMENTO DE PESSOAS EM PROJETOS: formação e condução de equipe em um curso de educação a distancia
Orientador: José Tenório Barreto Jr.
Graduação em Administração
2003 - 2007
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Responsabilidade social corporativa: uma proposta para uma instituição educacional
Orientador: Joao Augusto Ramos e Silva
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em I WEBNÁRIO SOBRE ESTÁGIO DA UFMA: PENSANDO O ESTÁGIO EM TEMPOS DE PANDEMIA. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em WEBINÁRIO - I WEBNÁRIO SOBRE ESTÁGIO DA UFMA: PENSANDO O ESTÁGIO EM TEMPOS. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
WEBINÁRIO - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
TREINAMENTO - DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS POR MEIO DE FERRAMEN. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
WEBINÁRIO - AVALIAÇÃO FORMATIVA E SOMATIVA NO MODELO REMOTO: QUAIS FERRAMEN. (Carga horária: 2020h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2019 - 2019
Metodologia de solução de problemas via A3. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância. (Carga horária: 40h). , Artesanato Educacional, AE, Brasil.
2012 - 2012
Balanced Scorecard. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso: tutoria a distancia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Formação de tutores. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2008 - 2008
métodos e técnicas de pesquisa. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
Andrade, Amanda ferreira Aboud de ; TEIXEIRA, T. . XIII Semana de Administração da UFMA. 2019. (Outro).
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; ARAUJO, A. ; TEIXEIRA, T. ; MELO, I. . XI Semana de Administração da UFMA: Trilhas e Competências: Desenvolvendo pessoas e organizações?. 2017. (Outro).
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; ARAUJO, A. . X Semana de Adminsitração - UFMA: qualidade e produtividade: gerando desenvolvimento para alcançar resultados. 2016. (Outro).
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; MONDEGO, V. . Ejas management. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
Doutoramento em Ciências da Informação Especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação (SiTEGI). 2020. (Seminário).
ENCONTRO MARANHENSE DE ADMINISTRAÇÃO. 2020. (Encontro).
I Forum de lideranças. 2017. (Outra).
x congresso brasileiro de ensino superior a distancia. gestão do curso de administração pública a distancia da uema: enfoque nas funções da administração. 2013. (Congresso).
Congresso Internacional ABED de Educação a distância - 18º CIAED. Gestão de equipes de tutoria virtual e presencial. 2012. (Congresso).
IX Congresso brasileiro de ensino superior a distancia. Relações entre tutores no curso de administração pública da UEMA: formação de uma grande equipe. 2012. (Congresso).
VIII congresso brasileiro de ensino superior a distancia. Sistema de tutoria x desempenho dos alunos: analise do primeiro ano do curso de administração pública no maranhão. 2011. (Congresso).
VII Congresso brasileiro de educação superior e distancia. Análise do curso de administração a distância - projeto piloto da UAB: um enfoque sobre a gestão. 2010. (Congresso).
VI Congresso de Ensino Superior a Distância - ESUD. 2009. (Congresso).
2º ciclo de seminários internacionais: Educação no século XXI: modelos de sucesso. 2008. (Seminário).
Forum de desenvolvimento sustentável de sao luis. 2007. (Outra).
XXXI Enanpad.APLICAÇÃO DO QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE UMA SORVETERIA. 2007. (Encontro).
1º Forum Sesi de Responsabilidade Empresarial. 2006. (Outra).
Participação em bancas
PINHO, J. R. O.; ARAUJO, M. N.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; QUEIROZ, R. C. S.; SILVA, F. N.. ANÁLISE DE INDICADORES DO PREVINE BRASIL. 2024. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
ROSA, R. G.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; COSTA JUNIOR, S. D. C. E.. Integração policial: premissas para o aprimoramento institucional e democrático da gestão das polícias do maranhão. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cidadania, direitos humanos e gestão da segurança pública) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; Barbetta, Alfredo; COSTA JUNIOR, V. R.. Qualidade de vida no trabalho: uma experiência na Cefor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estraégica de Recursos Humanos) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; Barbetta, Alfredo; COSTA JUNIOR, V. R.. Qualidade de vida no trabalho: uma experiência na Cefor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estraégica de Recursos Humanos) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; Barbetta, Alfredo; COSTA JUNIOR, V. R.. Qualidade de vida no trabalho: uma experiência na Cefor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estraégica de Recursos Humanos) - Faculdade do Maranhão.
Andrade, Amanda ferreira Aboud de; MARTINS, A. R.; ARAUJO, A.. CONFLITOS ENTRE DIFERENTES GERAÇÕES NA GESTÃO DE EMPRESA FAMILIAR: um estudo de caso realizado na Terra Zoo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
Andrade, Amanda ferreira Aboud de; BESERRA, J. M. C.; FRANCA, R. M.. MÉTODO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA EM SELETIVOS: case Infortask",. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
Andrade, Amanda ferreira Aboud de; BESERRA, J. M. C.; FRANCA, R. M.. CLIMA ORGANIZACIONAL: índice de satisfação dos funcionários de uma empresa do comércio varejista de confecções localizada em São Luis do Maranhão",. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; HELUY, M. M.; TEIXEIRA, T.. COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: comparativo entre as exigências das empresas maranhenses e as competências comportamentais apresentadas por alunos de Administração da UFMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MELO, I.; HELUY, M. M.. QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVICOS PÚBLICOS: percepções dos estudantes de Administração da UFMA em relação à linha de transporte coletivo Campus/Integração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MELO, I.; HELUY, M. M.. GESTÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE: um estudo de caso da Gerência de Relacionamento com o Cliente da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; MELO, I.. Logística integrada: Um estudo de casos no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios do Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRANCA, R. M.. CONSULTORIA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE GESTÃO DE ATIVIDADES EM UMA INSTITUIÇÃO MARANHENSE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRANCA, R. M.. GESTÃO DE ATIVIDADES COM USO DA TECNOLOGIA: análise dos impactos na rotina de trabalho em uma empresa maranhense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRANCA, R. M.; PONTES, W. L.. SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMA SOBRE A QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS EM SÃO LUÍS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; MELO, I.. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL DA QUALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO CONFORME A VISÃO DO PROGRAMA 5S NAS SALAS DAI E DAFE DA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PROAES) DA UFMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARTINS, A. R.; MELO, I.. SATISFAÇÃO DE NEGÓCIO DOS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES: uma perspectiva sobre o planejamento estratégico organizacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ARAUJO, A.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; TEIXEIRA, T.. DIVERSIDADE NO MERCADO DE TRABALHO: um estudo sobre políticas de gestão da diversidade racial e de gênero nas organizações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; FERREIRA, G. D. A. C.; CARREIRA, R. A. B.. AVALIAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo de caso na Justiça Federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ARAUJO, A.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; HELUY, V. M.. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo de caso do Ministério Público Federal ? Procuradoria da República no Maranhão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; FERREIRA, G. D. A. C.; CARREIRA, R. A. B.. MULHERES NO AMBIENTE PROFISSIONAL: pesquisa através do Método Delphi aplicado com Administradoras na cidade de São Luís. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRANCA, R. M.. "ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA OS MICRO EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS: UM ESTUDO DE CASO NA LOJA TODA CHIC EM SÃO LUÍS.". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRANCA, R. M.. ANÁLISE DO APOIO OFERECIDO PARA INCUBAÇÃO DE EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO DA INCUBEM.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRANCA, R. M.. GESTÃO DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO NO SETOR DE MATRÍCULA E VESTIBULAR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; BESERRA, J. M. C.; DUGAICH, R. L. C.. A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO NA LOJA LIMA VARIEDADES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; BESERRA, J. M. C.; DUGAICH, R. L. C.. estrategias de comunicação: estudo de caso yes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; BESERRA, J. M. C.; DUGAICH, R. L. C.. GESTÃO ESTRATÉGICA DA MARCA: um estudo de caso voltado ao desenvolvimento e promoção da marca FERRONORTe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; BESERRA, J. M. C.; DUGAICH, R. L. C.. O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE MARKETING E ESTRATÉGIA PARA PROSPECÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: um estudo de caso da loja Kaluca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
HELUY, V. M.; MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. a influencia do programa de aprendizagem do senac na capacitaçao profissional e inserção de jovens mais capacitados e motivados no mercado de trabalho em sao luis-ma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.; HELUY, V. M.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. recursos humanos: processo de seleção e lotação de pessoal no setor de recursos humanos da hemonar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.; HELUY, V. M.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. a influencia de um sistema erp na gestao de uma instituição de ensino privada em sao luis-ma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
HELUY, V. M.; MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. rotatividade de pessoal (turnover): um estudo de caso sobre a rotatividade de funcoinarios da central de atendimento de uma instituição de ensino superior privada de sao luis-ma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
HELUY, V. M.; MARTINS, A. R.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. mapeamento de processos organizacionais: um estudo de caso da secretaria de uma instituição de ensino privado de sao luis-ma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
HELUY, V. M.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; LEMOS, A. M. L. P.. organização, sistemas e metodos: o uso do regimento interno enquanto forma de controle interno administrativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, A. R.; HELUY, V. M.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. clima organizacional: estudo de caso no 6º batalhao da policia militar do maranhao. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
BESERRA, J. M. C.; CUTRIM, S. S.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. analise do diferencial competitivo da galeteria frigopraia localizada na chacara brasil em sao luis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
CUTRIM, S. S.; BESERRA, J. M. C.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. sustentabilidade ambiental portuaria: uma analise sobre a gestao portuaria do porto do itaqui sao liuis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
CUTRIM, S. S.; BESERRA, J. M. C.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. relação porto cidade: modelo institucional de relacionamento entre instituições publicas e privadas no complexo do itaqui. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, G. D. A. C.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; HELUY, V. M.. gestao eficiente da qualidade como estrategia competitiva no mercado de laticinios: estudo de caso da empresa laticinios sao jose. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
HELUY, V. M.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; LEMOS, A. M. L. P.. Mapeamento de processos como ferramenta de melhoria da eficiencia do trabalho no setor público: um estudo de caso da administração interna do IPAM Sao Luis-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
BESERRA, J. M. C.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARTINS, A. R.. o perfil do consumidor idoso da cidade de sao luis: uma analise quanto aos habitos de compra de produtos alimenticios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
BESERRA, J. M. C.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARTINS, A. R.. analise do diferencial competitivo da academia performance feminina no anjo da guarda sao luis-ma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MIRANDA, A. L.; PONTES, W. L.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. inovação e modelagem de negócios: perspectivas na formulação estrategica de uma microempresa - caso RPC rede de proteão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARTINS, A. R.; HELUY, V. M.. A gestão por competência como vantagem para o sucesso das organizações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARTINS, A. R.; HELUY, V. M.. Finanças pessoais: um estudo acerca dos universitários de Sao Luis-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARTINS, A. R.; HELUY, V. M.. segurança e saúde ocupacional: gerenciamento de riscos operacionais da zona primaria um estudo de caso do porto do itaqui. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARTINS, A. R.; BESERRA, J. M. C.. a análise de implantação do balanced scorecard em uma assessoria empresarial: um estudo de caso do grupo Ultra Business. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; SILVA, J. R. T.; CORREA, L. A. S.. política de benefícios e a satisfação dos colaboradores: o caso da empresa maranhense de administração portuaria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; RODRIGUES, J. C. B.; SILVA, J. A. R. E.. Gestão da educação a distancia: noções sobre planejamento, organização, direção e controle do curso de adminsitração pública a distancia da uema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; RODRIGUES, J. C. B.; RIBEIRO, I. I.. planejamento estratégico: um estudo de caso na bacelar e barros advogados associados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
MATOS, H. T.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; PONTES, W. L.. plano de negocio como um fator de sucesso para as micro e pequenas empresas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MATOS, H. T.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; PONTES, W. L.. modelo de treinamento e desenvolvimento de pessoas: estudo de caso do viva cidadao. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MATOS, H. T.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; PONTES, W. L.. remuneração variavel: estudo de caso na sabor laticinios do nordeste. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MATOS, H. T.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; PONTES, W. L.. estudo sobre o empreendedorismo no municipio de sao jose de ribamar - ma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
MATOS, H. T.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; PONTES, W. L.. analise dos impactos dos sites de redes sociais no comportamento de consumo dos academicos do curso de administração da ufma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MARREIROS, F. X. F.; CORREA, L. A. S.. Os impactos do programa excelencia na melhoria do atendimento ao cliente: um estudo de caso da cemar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MENDES, Graça; SANTOS JUNIOR, Celso. remuneração estratégica como diferencial motivacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MACEDO, José Henrique Pereira; MORAIS, Káty. Impactos e benefícios dos sistemas integrados de gestão ERP e análise da viabilidade de implantação por Cloud Computing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ALMEIDA, Ivonize; MACIEL, Júlio Cesar. Elaboração de descrição e análise de cargos: estudo de caso no supermercado Maciel do Turu. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
SANTOS, Fabio Abreu;ANDRADE-ABOUD, A. F.; PINHEIRO, Sylvio. Gestão Estratégica da marca Psiu: uma análise das estratégias desenvolvidas no mercado de refrigerantes em sao luis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRAZÃO, I. M.; LERAY, Mauro. Marketing Viral no processo de gestão de marcas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRAZÃO, I. M.; PAIVA, Raissa. Evolução das teorias motivacionais dentro das organizações: um estudo de caso sobre sua aplicabilidade e resultados na CAEMA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; COSTA JUNIOR, V. R.; DEL BIANCO, Catterina. Excelencia como diferencial competitivo: esudo de caso nas lojas Talentus Jeans. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; DEL BIANCO, Catterina; SOUZA, Crhis Anderson. Empreendedorismo: uma avaliação do crescimento da alta confeitaria em Sao Luis-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; FRAZÃO, I. M.; SOUZA, Crhis Anderson. Remuneração estratégica como fator motivacional: estudo de caso desenvolvido na empresa Strato Bijuterias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; OLIVEIRA, Milena; PINHEIRO, Luiz Antonio. Sistema de franchising como alternativa para o sucesso dos empreendedores ludovicenses: um estudo de caso no setor de cosmético e perfumaria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ALMEIDA, Ivonize; CUNHA, Airton. Responsabilidade social empresarial na visão dos micros e pequenos empresários do setor inddustrial de sao luis-MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; GOMES, V. A. R.. Portfolio: fazenda açai; fazenda caju-coco; construfácil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE, F. R. M.;ANDRADE-ABOUD, A. F.; GOMES, V. A. R.. portfolio: rmc santana; engenho santana; estudo de caso Banco do brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; CHOAIRY, A. C. C.. portfolio: correios; eldorado; inovação de processos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; CHOAIRY, A. C. C.. portfolio: Caxias; APL Pescado; Loja Kadoshe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; CHOAIRY, A. C. C.. portfolio: DRS bom jardim; APL Mel; Inovação de processos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; CHOAIRY, A. C. C.. portfolio: eletrolar; agroor; educação ambiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; CHOAIRY, A. C. C.. portfolio: vale; leite alto turi; supermercados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; CHOAIRY, A. C. C.. portfolio: bradeco; eeldorado; tecnologia e inovação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; ANDRADE, F. R. M.; CHOAIRY, A. C. C.. portfolio: rio pindaré; APL coco babaçu; Inovação MPE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; REBOUCAS, P. Z. C. C.; FRAZÃO, I. M.. orçamento empresarial: um estudo de caso na empresa são luís shopping center. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; MELO, I.. GT - Gestão Ambiental e sustentabilidade. 2017. Universidade Federal do Maranhão.
HELUY, V. M.; ARAUJO, A.;ANDRADE-ABOUD, A. F.. Cimissão examinadora do processo seletivo simplificado para professor substituto. 2016. Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE-ABOUD, A. F.; RODRIGUES, J. C. B.. Transferências facultativas e portador de diploma de curso superior de graduação para o curso de Administração da UEMA. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
Proposta de Implantação da Diretoria de Odontologia na PMMA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comando do Estado Maior) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Proposta de Implantação da Diretoria de Odontologia na PMMA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comando do Estado Maior) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Proposta de Implantação da Diretoria de Odontologia na PMMA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comando do Estado Maior) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Proposta de Implantação da Diretoria de Odontologia na PMMA; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Comando do Estado Maior) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DE GESTÃO DE PERFORMANCE: um estudo de caso no Porto do Itaqui; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Portuária) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
RELAÇÃO ENTRE O PORTO DE ITAQUI E A CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Portuária) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
ANALISE DOS INDICADORES OPERACIONAIS PORTO DO ITAQUI; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Portuária) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
IMPACTOS DA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS NO CENÁRIO BRASILEIRO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Logística Portuária) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PLANEJAMENTO ANUAL DE MOVIMENTAÇÃO DE OFICIAIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PESSOAL NA PMMA; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGESP) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO SELETIVO DE SOLDADOS DA PMMA; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CEGESP) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A Utilização das Metas de Produtividade da Gratificação por Produtividade Judiciária ? GPJ no Apoio às Decisões das Unidades Judiciárias do Termo de São Luís, da Comarca da Grande Ilha de São Luís; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Uma atuação em REDE no âmbito dos Juizados Especiais Criminais para o apoio às organizações sociais: desafios e possibilidades; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Eficiência da comunicação por carta-convite para audiência: estudo no 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís/MA; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Gratificação por Produtividade Judiciária ? GPJ; Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão - TJMA; Gestão Púbica; Planejamento Estratégico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE TREINAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO NA VISÃO DOS SERVIDORES DAS COMARCAS DE BACABAL E CODÓ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Uma Análise sobre os Aspectos Motivacionais e os Efeitos da Gratificação por Produtividade Judiciária no âmbito das Câmaras Criminais Isoladas do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Gestão por Processos: Estudo sobre Rotinas e Procedimentos para melhoria dos serviços na Comarca de São João Batista/MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Gratificação por Produtividade Judiciária ? GPJ; Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão - TJMA; Gestão Púbica; Planejamento Estratégico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A Utilização das Metas de Produtividade da Gratificação por Produtividade Judiciária ? GPJ no Apoio às Decisões das Unidades Judiciárias do Termo de São Luís, da Comarca da Grande Ilha de São Luís; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DADAS PELA CASA ABRIGO MANTIDA PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO ? TJMA ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR EM SÃO LUÍS ? MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE TREINAMENTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO NA VISÃO DOS SERVIDORES DAS COMARCAS DE BACABAL E CODÓ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Gratificação por Produtividade Judiciária ? GPJ; Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão - TJMA; Gestão Púbica; Planejamento Estratégico; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A Utilização das Metas de Produtividade da Gratificação por Produtividade Judiciária ? GPJ no Apoio às Decisões das Unidades Judiciárias do Termo de São Luís, da Comarca da Grande Ilha de São Luís; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Gestão por Processos: Estudo sobre Rotinas e Procedimentos para melhoria dos serviços na Comarca de São João Batista/MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Governo Eletrônico:desafios e oportunidades à gestão municipal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estraégica de Recursos Humanos) - Faculdade do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO VANTAGEM COMPETITIVA EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
BUSINESS INTELLIGENCE (BI) COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO ESTRATÉGICA NAS EMPRESAS: um estudo em empresas de grande porte com atuação em São Luís; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
OS IMPACTOS DA GESTÃO DE PROJETOS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
SUSTENTABILIDADE E MODA: as práticas de consumo consciente no mercado de brechós em São Luís/MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PROCESSO SELETIVO ALINHADO AOS VALORES INSTITUCIONAIS: Um estudo de caso na Estratégica Empresa Júnior nos anos de 2021 e 2022; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO NA CAPACIDADE DINÂMICA DAS STARTUPS EM OPERAÇÃO SITUADAS EM SÃO LUÍS - MA: um estudo baseado em Design Science; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso sobre políticas internas de D&I para promover a integração de minorias no corpo docente da Universidade Federal do Maranhão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
DIGITALIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE: análise da relação em MPMEs do Maranhão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO E IMPACTO POSITIVO: Um Estudo de Caso sobre o Projeto Comunidade 3; 0; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A CRISE NO MOMENTO PANDÊMICO EM PEQUENOS NEGOCIOS FAMILIARES NO ANO DE 2020 A 2022 EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: Uma análise no bairro Coroadinho; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A LOGÍSTICA HUMANITÁRIA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO DA DIVERSIDADE: uma análise das práticas de diversidade e inclusão (D&I) no Maranhão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma análise das vivencias da escola Dom Orioni no período pandêmico; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO POR MEIO DO MODELO DE KIRKPATRICK: um estudo de caso numa franquia de educação profissionalizante em São Luís/MA; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO ESTRATÉGICA NO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ATUAÇÃO DO PROGRAMA INOVA MARANHÃO NOS ANOS DE 2019 E 2021 NO ESTADO MARANHÃO; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
EMPREENDEDORISMO NEGRO: uma análise dos projetos do Iblack para promover o desenvolvimento de empreendedores negros e seus negócios no Maranhão; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
MARKETING EM NUTRIÇÃO: uma análise sobre a utilização das estratégias de marketing para desenvolvimento da atuação profissional do nutricionista aluno da Escola Se Destaque Nutri; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
AVANÇOS E DESAFIOS DO TELETRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo de caso na Controladoria-Geral da União (CGU); ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: Contribuições para o desenvolvimento da educação empreendedora dos acadêmicos de administração; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
TERCEIRO SETOR: contribuições de duas organizações sem fins lucrativos para a cidade de Vargem Grande ? MA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO: um estudo sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável no TRE-MA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
EMPRESAS JUNIORES COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: um estudo da Estratégica Empresa Júnior de Administração como ferramenta de integração teoria-prática; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PERFIL SOCIOECONÔMICO DO EMPREENDEDOR LUDOVICENSE E OPORTUNIDADES MERCADO: um levantamento nos bairros do João Paulo, Centro-histórico e Anjo da Guarda; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
CANVAS ESTRATÉGICO PARA MICROEMPRESAS: estudo de caso da FSI Soluções em Tecnologias; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
UM ESTUDO SOBRE A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS RESULTADOS E A MATURIDADE DAS EMPRESAS JUNIORES DA UFMA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PERFIL SOCIOECONÔMICO DO EMPREENDEDOR LUDOVICENSE E OPORTUNIDADES MERCADO: um levantamento nos bairros do João Paulo, Centro-histórico e Anjo da Guarda; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
ANÁLISE DO PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A importância do Planejamento Estratégico, em meio à crise sanitária do Covid-19 como ferramenta de gestão e adaptação: o caso do Frigorífico Alcântara; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19 NO ANO DE 2020: Uma análise a partir de múltiplos casos do comitê Itaqui-Bacanga; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO NA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: proposta de aplicação do modelo de Kirkpatrick em um estudo de caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
CULTURA ORGANIZACIONAL E PROCESSO SELETIVO: estudo de caso das startups ?Te Orienta, Estudante!? e ?ImaginaKIDS?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR: percepção dos alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
IMPLANTAÇÃO E CONTROLE DOS MECANISMOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES: Um estudo de caso no Grupo Magnólia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
BALANCED SCORECARD APLICADO: uso do planejamento estratégico em uma microempresa varejista; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO DO DESIGN COMO VANTAGEM COMPETITIVA EM AMBIENTE DE INOVAÇÃO: estudo de caso Creative Pack; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: uma análise sobre o mercado do bairro do Anjo da Guarda na cidade de São Luís; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO CONTEXTO DE INOVAÇÃO: um estudo de caso nas startups maranhenses; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: Mapeando as Competências Individuais Segundo Estudo de Caso"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Método de Gestão por Competência em Seletivos: Case Infortask; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: sugestões para aplicação em micro e pequenas empresas, uma análise no bairro Anjo da Guarda; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Clima Organizacional: índice de satisfação dos funcionários de uma empresa do comércio varejista de confecções localizada em São Luís do MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
O PLANEJAMENTO COMO FATOR CRUCIAL NO PROCESSO SUCESSÓRIO: Identificando a relação entre os principais elos na sucessão familiar, conflitos gerados e a oportunidade de aprendizado, um estudo de caso; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Uma proposta de planejamento estratégico aplicando o balanced scorecard em uma empresa familiar: Um estudo de caso da Copese Recapagens; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Um estudo de multicasos com organizações públicas federais e estaduais em São Luís - MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: um estudo de caso no Núcleo de Recursos Humanos do Tribunal Regional Federal do Maranhão; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
EMPREENDEDORISMO: análise do perfil motivacional e de mercado de empreendedores em atuação no bairro do Anjo da Guarda; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
SATISFAÇÃO DE NEGÓCIO DOS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES: uma perspectiva sobre o planejamento estratégico organizacional"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DOS INSTRUTORES DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA DE SÃO LUÍS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: uma análise dos empreendedores com mais de uma década de atuação no bairro do João Paulo, São Luís ? MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
FINANÇAS PESSOAIS ENQUANTO FERRAMENTA PARA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA ? estudo de caso sobre a sua utilização dentre os colaboradores de instituições de microcrédito de desenvolvimento orientado em São Luís-MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: comparativo entre as exigências das empresas maranhenses e as competências comportamentais apresentadas por alunos de Administração da UFMA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Consumo colaborativo: como essa tendência influencia o planejamento estratégico de uma organização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COM FOCO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS: Resultados da Implementação da Lei Geral das MPE?S em ESTREITO/MA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: ANÁLISE DO USO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ESCOLA CRESCIMENTO; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA A INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA POUSO OBRAS SOCIAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL PARA UMA STARTUP: WHALESOFT Entretenimento ? o estudo de caso; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS INDICADORES EM UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: um estudo de caso do Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
AVALIAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: um estudo de caso na Justiça Federal; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS ATIVIDADES DE RECURSOS HUMANOS: um estudo de caso no setor de corpo técnico para desenvolvimento de recursos humanos da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão - São Luís; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: um estudo de caso na loja Lima Variedades; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
EMPREENDEDORISMO SOCIAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA: um estudo sobre uma associação de artesanato; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO E ROTATIVIDADE: estudo de caso na Justiça Federal do Maranhão; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: um estudo de caso sobre o processo de gestão da coleta de dados e apuração dos indicadores de atendimento comercial da Companhia Energética do Maranhão; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: a cerca da percepção dos servidores do DNIT; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
os atrativos para consumidores de postos de combustivel: um estudo de caso em sao luis-ma; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
marketing sensorial e comportamento: estrategias de marketing na potencialização do consumo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
recrutamento e seleção: suas dificuldades e desafios, um estudo de caso no cidep recursos humanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
A gestão por competência como vantagem para o sucesso das organizações; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Finanças pessoais: um estudo acerca dos universitários de Sao Luis-MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
segurança e saúde ocupacional: gerenciamento de riscos operacionais da zona primaria um estudo de caso do porto do itaqui; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
a análise de implantação do balanced scorecard em uma assessoria empresarial: um estudo de caso do grupo Ultra Business; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
planejamento estratégico: um estudo de caso na bacelar e barros advogados associados; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Gestão da educação a distancia: noções sobre planejamento, organização, direção e controle do curso de adminsitração pública a distancia da uema; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Os impactos do programa excelencia na melhoria do atendimento ao cliente: um estudo de caso da cemar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
política de benefícios e a satisfação dos colaboradores: o caso da empresa maranhense de administração portuaria; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
um estudo sobre o empreendedorismo no municipio de sao jose de ribamar - ma; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
gestao de pessoas em orgaos públicos: um estudo de caso no ministerio da fazenda/receita federal em sao luis-ma; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
gestao empresarial familiar: um estudo de caso sobre uma vidraçaria de sao luis-ma; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
a utilização da tecnica dinamica de grupo no processo de seleção de pessoas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
como a motivação influencia no desempenho dos colaboradores da uma organização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Responsabilidade social empresarial na visão dos micro e pequenos empresários do setor industrial de são luís - ma; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Evolução das teorias motivacionais dentro das organizações: um estudo de caso sobre sua aplicabilidade e resultados na CAEMA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Faculdade do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Portfólio acadêmico: gestão ambiental na fazenda Açai/ análise do apl de caju-coco/ inovação na empresa Construfácil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Loja Kadoshe/ APL do Pescado/ Carona Solidária CEF: portfólio academico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Portfólio: Eletrolar; Agronor; Educação Ambiental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Portfólio: gestao socioambiental do Bradesco; APL Eldorado; Tecnologia e Inovação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Portfolio: Responsabilidade social no Rio Pindaré; APL de coco Babaçu; Inovação em MPE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Gestão Ambiental na RMC Santana/ exportação do engenho de Santana/ Estudo de caso para inovação no Banco do Brasil: Portfólio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Portfólio: intervanção nos Correios, no Frigorífiro e no Comércio; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Portfólio: DRS em Bom Jardim; APL do Mel; Inovação de processos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Vale; Alto turi; Supermercados: Portfolio de intervenção; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PROJETO DE CONSOLIDAÇÃO DA ESTRATÉGICA EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
PROJETO DE CONSOLIDAÇÃO DA ESTRATÉGICA EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Amanda Ferreira Aboud de Andrade;
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, Amanda Ferreira Aboud de ; AZEVEDO, F. G. R. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. . Sustentabilidade e moda: As práticas de consumo consciente no mercado de brechós em São Luís/MA. https://doi.org/10.56238/levv15n38-058 , v. 15, p. 899-932, 2024.
-
ARAUJO, A. ; ABOUD, Amanda Ferreira . Engajamento universitário: uma experiência de protagonismo interdisciplinar no curso de administração. Revista Gestão Universitária na América Latina , v. 16, p. 1, 2023.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; Trigo, Miguel . APLICAÇÃO DA DESIGN SCIENCE RESEARCH PARA CONSTRUÇÃO DE UM MÉTODO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA AS EMPRESAS JUNIORES. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 16, p. 11, 2023.
-
Andrade, Amanda ferreira Aboud de ; CUNHA, JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA ; SAMPAIO, LARISSA MARTINS . GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUCESSÃO EMPRESARIAL: COMBINAÇÃO DE MODELOS PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA EM UM ESTUDO DE CASO / KNOWLEDGE MANAGEMENT AND BUSINESS SUCCESSION: A COMBINATION OF MODELS FOR EFFECTIVE STRATEGIC MANAGEMENT IN A CASE STUDY. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 101102-101121, 2020.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Análise da evasão no curso de Administração a distância. 1. ed. Mauritius: Novas edições acadêmicas, 2017. v. 1. 145p .
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; ZAROS, L. G. ; REGO, M. C. F. ; OLIVEIRA, J. R. G. ; SOUZA, L. G. . CAPÍTULO 8 - CONCEPÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A PARTIR DA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DELPHI NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. In: Daniela da Costa Britto Pereira Lima; Maria Aparecida da Fonseca; Maria José Morales Gámez; Karen Brina Borges de Deus. (Org.). Técnica delphi em educação a distância: especificidades e globalidades da qualidade na modalidade. 1ed.goiania: cegraf UFG, 2024, v. 1, p. 109-121.
-
TEIXEIRA, T. ; ABOUD, Amanda Ferreira . PROJETO PILOTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: DESENHO, IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO A DISTÂNCIA. In: Luciana Santana; Isnaldo Isaac Barbosa.. (Org.). Pesquisa na modalidade a distância : experiências, metodologia e escrita. 1ed.Maceio: Edufal, 2023, v. 1, p. 20-30.
-
Andrade, Amanda ferreira Aboud de ; Trigo, Miguel . Canvas estratégico: Proposta de planejamento estratégico para pequenos negócios. Tópicos em Administração ¿ Volume 27. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 27, p. 123-136.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Fundamentos da educação a distância: a teoria por trás do sucesso. In: SERRA, Antonio Roberto Coelho ; SILVA, J. A. R. E.. (Org.). SERRA, Antonio Roberto Coelho(org) ; SILVA, J. A. R. E. (org). Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. 1ed.São Luís: EDUema, 2008, v. 1, p. 15-29.
-
FONSECA, M. ; SANTANTA, M. S. ; MELO, A. A. ; ABOUD, Amanda Ferreira . DESAFIOS DA LIDERANÇA NO SETOR PÚBLICO SOB A PERSPECTIVA DO HOME OFFICE NA PANDEMIA DE COVID-19: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR.. In: 33 Enangrad, 2022, Itajai. Anais do Evento: 33º ENANGRAD. itajai: univali, 2022. v. 1. p. 1-17.
-
ABOUD, Amanda Ferreira ; ARAUJO, A. . ENGAJAMENTO UNIVERSITÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. In: 33 Enangrad, 2022, Itajai. Anais do Evento: 33º ENANGRAD. itajai: univali, 2022. v. 1. p. 1-17.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; Trigo, Miguel . Aplicação da Design Science Research para Construção de um Método de Planejamento Estratégico Orientado para as Empresas Juniores. In: XLV Encontro da ANPAD - ENANPAD, 2021, Rio de janeiro. XLV Encontro da ANPAD, 2021.
-
MARTINS, C. A. F. ; Andrade, Amanda ferreira Aboud de . EMPRESAS JUNIORES COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DA ESTRATÉGICA EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. In: 31º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2020, São Paulo. ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. São PAULO: angrad, 2020. v. 31.
-
Andrade, Amanda ferreira Aboud de ; SERRA, K. C. D. ; LOURENCO, M. L. C. . PERFIL SOCIOECONÔMICO DO EMPREENDEDOR LUDOVICENSE E OPORTUNIDADES MERCADO: UM LEVANTAMENTO NOS BAIRROS DO JOÃO PAULO, CENTRO-HISTÓRICO E ANJO DA GUARDA. In: 31º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2020, São Paulo. 31º Enangrad. São PAULO: angrad, 2020. v. 31.
-
ANDRADE, Amanda Ferreira Aboud de ; SOUSA, L. A. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. . ANÁLISE DO PERFIL MOTIVACIONAL E DE MERCADO DE EMPREENDEDORES EM ATUAÇÃO DO BAIRRO DO ANJO DA GUARDA EM SÃO LUÍS-MA. In: 30º enangrad, 2019, goiania. 30º Enangrad anais, 2019. v. unico.
-
Andrade, Amanda ferreira Aboud de ; SILVA, A. C. F. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: SUGESTÕES PARA APLICAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, UMA ANÁLISE NO BAIRRO ANJO DA GUARDA. In: 30º Enangrad, 2019, goiania. 30º Enangrad anais, 2019. v. unico.
-
Andrade, Amanda ferreira Aboud de . CANVAS ESTRATéGICO: PROPOSTA DE PLANEJAMENTO ESTRATéGICO PARA PEQUENOS NEGóCIOS.. In: XV COngresso nacional de excelência em gestão, 2019, rio de janeiro. xv congresso nacional de excelência em gestão. rio de janeiro, 2019.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; SAMPAIO, L. ; CUNHA, J. V. O. . ?GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUCESSÃO EMPRESARIAL: COMBINAÇÃO DE MODELOS PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA EM UM ESTUDO DE CASO?.. In: 14º Congresso Brasileiro de Sistemas, 2018, Goiania. Congresso Brasileiro de Sistemas, 2018. v. 1. p. 1-15.
-
SALAZAR, L. S. ; SILVA, G. R. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. . : PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO. In: XI Semana da Administração UFMA, 2017, são luis. Anais das Semanas de Administração da Universidade Federal do Maranhão. são luis: ufma, 2017. v. 1.
-
SOUSA, E. L. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. . SATISFAÇÃO DE NEGÓCIO DOS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES: UMA PERSPECTIVA SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL. In: XI Semana de Administração UFMA, 2017, são luís. Anais das Semanas de Administração da Universidade Federal do Maranhão. são luis: ufma, 2017.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; SOUSA, E. L. . satisfação e perspectiva de negocio dos micro e pequenos empreendedores do bairro do joao paulo em sao luis/ma. In: XXVII Enangrad, 2016, campinas. Enangrad 2016. campinas: enangrad, 2016.
-
CUNHA, J. V. O. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. . A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS: UTILIZANDO FERRAMENTAS PARA APRIMORAR A GESTÃO, UM ESTUDO DE CASO NO JÚRIS CONCURSOS. In: X Semana de Adminsitração - UFMA, 2016, Sao Luis. Anais X sead. são luís: edufma, 2016.
-
SILVA, L. M. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. . gestão do curso de administração pública a distancia da uema: enfoque nas funções da administração. In: X congresso brasileiro de ensino superior a distnacia - esud, 2013, belem. esud 2013 - ead rompendo fronteiras, 2013. v. 1.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Relações entre tutores no curso de administração pública da UEMA: formação de uma grande equipe. In: IX Congresso Brasileiro de Ensino SUperior a Distancia - ESUD, 2012, Recife. ESUD 2012. Recife - PE: adaltech, 2012.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Gestão de equipes de tutoria virtual e presencial. In: 18º Congresso internacional Abed de educação a distanciaa, 2012, são luis. 18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Sao Paulo: ABED, 2012.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Sistema de tutoria x desempenho dos alunos: análise do primeiro ano do curso de Administração Pública no Maranhão. In: Congresso brasileiro de ensino superior a distancia, 2011, ouro preto. esud 2011. ouro preto: unirede, 2011.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Análise da Evasão na EaD: enfoque sobre a gestão do curso-piloto de administração da UAB. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distancia - ESUD, 2010, cuiabá. VII Esud, 2010.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Educação a distância e evasão: relação dentro do curso-piloto da UAB. In: IV Congresso de Ensino superior a distância - esud, 2009, são luís. VI ESUD: qualidade em EaD. São Luís: UEMA/ Univima, 2009.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; SERRA, A. R. C. . Educação a distância: um passo para o desenvolvimento sustentável. In: V Congresso brasileiro de ensino superior a distância, 2008, Gramado. ESUD e SENAED 2008, 2008.
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; CUNHA, J. V. O. ; SAMPAIO, L. . ?GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUCESSÃO EMPRESARIAL: COMBINAÇÃO DE MODELOS PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA EM UM ESTUDO DE CASO?.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUNHA, J. V. O. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. ; SAMPAIO, L. . CONEXÃO BRASIL X ESTADOS UNIDOS: O DIGAAÍ E OS PAPÉIS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DA GESTÃO SOCIAL E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O REFORÇO DA IDENTIDADE DO IMIGRANTE BRASILEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Relações entre tutores no curso de administração pública da UEMA: formação de uma grande equipe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Gestao de equipes de tutoria virtual e presencial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Sistema de tutoria x desempenho dos alunos: analise do primeiro ano do curso de administração pública no maranhão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Análise da Evasão na EaD: enfoque sobre a gestão do curso-piloto de administração da UAB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. . Educação a distância e evasão: relação dentro do curso-piloto d UAB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; OLIVEIRA, D.S. . APLICAÇÃO DO QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE UMA SORVETERIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; SALAZAR, L. S. . RESTRIÇÕES DE PUBLICIDADE NO ORDENAMENTO JURÍDICO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA 2016 (apresentação de poster).
Outras produções
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; PAIVA, A. M. ; OLIVEIRA, A. L. ; PONTES, F. D. ; NASCIMENTO, R. F. . Modelo de gestão do Escritório de Advocacia Hermes e Cavalcante. 2015.
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; OLIVEIRA, D.S. ; ROCHA, N. M. ; LIMA, F. R. ; SOUZA, M. A. . PROJETO DE MELHORIA PARA O SISTEMA DE PRODUÇÃO DA GELATERIA FREDDISSIMO. 2005.
ANDRADE-ABOUD, A. F. . RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: uma proposta para instituição educacional. 2007.
SERRA, A. R. C. ; ANDRADE-ABOUD, A. F. ; OLIVEIRA, D.S. . Planejamento Estratégico do Núcleo de Educação a Distância - Nead/Uema.. 2007.
Andrade, Amanda ferreira Aboud de . Google Classroom e Google Meet realizado. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; SERRA, A. R. C. ; SILVA, J. A. R. E. . O curso piloto da universidade aberta do brasil: gestão, permanencia e evasão. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ANDRADE-ABOUD, A. F. . DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DAS ENTIDADES OBJETO DA AÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO GANESHA (PEG): PLANEJAMENTO, NEGÓCIO E PESSOAS. 2º CICLO. 2017. (Relatório de pesquisa).
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; CUNHA, J. V. O. ; SAMPAIO, L. ; LOUZEIROS, M. . Anais X semana da administração - UFMA. 2016. (Editoração/Anais).
ANDRADE-ABOUD, A. F. ; LOPES, F. F. . I MINICURSO SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NA REGIÃO: MAPEAMENTO, PLANEJAMENTO E PERSPECTIVAS., Descrição: Projeto de Pesquisa sobre o diagnóstico estratégico dos pequenos negócios na região: mapeamento, planejamento e perspectivas. Tem por objetivo Levantar a situação estratégica dos pequenos negócios da região, mapeando as atividades econômicas, sua situação empreendedora em termos de planejamento e perspectiva de negócio. Para tanto, o grupo de estudos em planejamento e gestão de pessoas (Gep²), utiliza questionário desenvolvido pelo grupo no primeiro ciclo, fazendo as devidas adaptações para realidade do novo público, para aplicar aos empreendedores locais e então selecionar o perfil desejado para segunda fase do estudo que culmina com a apresentação do planejamento estratégico do pequeno negócio e ações de melhoria para serem implementadas no negócio selecionado. Levantamento é feito por região, em ciclo de 12 meses, sendo um trabalho contínuo. Participam os membros do Gep², com financiamento próprio e apoio do departamento e curso vinculados. Espera-se gerar dados sobre os negócios de cada região pesquisa, bem como fomentar os pequenos negócios com instrumentos formais de gestão a fim de melhorar seu desempenho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Amanda Ferreira Aboud de Andrade - Coordenador / willame moreira junior - Integrante.
-
2014 - Atual
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DAS ENTIDADES OBJETO DA AÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO GANESHA (PEG): PLANEJAMENTO, NEGÓCIO E PESSOAS., Descrição: Diagnóstico de gestão das entidades participantes do projeto de extensão a fim de levantar a situação de gestão atual quanto a organização administrativa, administração de recursos humanos, planejamento, administração financeira. as entidades são prioritariamente MEI ou MPE, classificadas por área de atuação e também localização do empreendimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) . , Integrantes: Amanda Ferreira Aboud de Andrade - Coordenador.
Prêmios
2020
Melhores artigos, Enangrad.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Contábeis e Administração. , Avenida dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, 65080805 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32708000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora graduação em AdministraçãoDisciplinas: Planejamento estratégico e Gestão AmbientalCoordenadora do curso de Administração EaD (2016-2019)Coordenadora UAB/UFMA (desde nov 2019)Professora pós-graduação:programas CEGESP - gestão estratégica de pessoasprograma Estado Maior - gestão estratégica de organizações policiaisEspecialização em Logística Portuária - planejamento estratégico
Atividades
-
02/2020
Extensão universitária , Departamento de ciencias contabeis e administração.,Atividade de extensão realizada, projeto AMEI - curso de planejamento estratégico para pequenos negócios (duas ediçoes).
-
10/2015
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis.,Atividade de extensão realizada, Professor orientador da empresa júnior de Administração - Estratégica.
-
02/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Contábeis e Administração.,Linhas de pesquisa
-
04/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Contábeis e Administração.,Cargo ou função, Coordenadora Curso de Administração a distância.
-
12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos - 60h, Gestão Ambiental e Responsabilidade social - 90h, Gestão de projetos - 90h, Marketing - 90h, Planejamento estratégico - 90h, TCC monografia - 60h, Teoria da Administração II - 90h
-
07/2015 - 09/2015
Ensino, Curso de especialização em Gestão Pública/tj/UFMA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comportamento organizacional - 30h
2010 - 2012
Faculdade do MaranhãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
vínculo aos cursos de administrção e contabilidade, disciplinas: Marketing, Gestao de Pessoas, Planejamento estratégico, Empreendedorismo e Seminários.
2008 - 2013
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de tutores, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como coordenador de tutores do curso de administração a distancia - projeto piloto UAB e do curso de Administração Pública
2011 - 2012
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Professor contrato, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
Outras informações:
vínculo ao departamento de adminsitração, com as disciplinas: Introdução a Administração, Teoria Geral da Administração e Metodologia do trabalho e estudo em administração.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amanda Ferreira Aboud de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?