Tiago Bomfim Claudino
Administrador; Especialista em Gestão Pública; Mestre em Administração e Controladoria. Professor de Administração do Instituto Federal do Piauí - IFPI / Campus Picos
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração e Controladoria
2013 - 2015
Universidade Federal do Ceará
Título: Inovação em Micro e Pequena Empresa: O caso do Programa ALI em Picos,Ano de Obtenção: 2015
Sandra Maria dos Santos.Palavras-chave: Inovação; MPE; Dimensões da inovação; Radar da Inovação; Programa ALI.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
Especialização em GESTÃO PÚBLICA
2007 - 2008
Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO SEMI-ÁRIDO PIAUIENSE
Orientador: LEYLA ABRANTES MARQUES REBELO
Formação complementar
2013 - 2013
Ingês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Inglês para mestrado. (Carga horária: 50h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI, SENAC/PI, Brasil.
2010 - 2010
Empretec. (Carga horária: 60h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.
2009 - 2009
Empreendedorismo e Inovação. (Carga horária: 15h). , Conselho Regional de Administração do Piauí, CRA-PI, Brasil.
2008 - 2008
Operador de Microcomputador. (Carga horária: 120h). , Tiger Informática, TIGER, Brasil.
2007 - 2007
Formação Profissional para o Profort. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Informática Básica. (Carga horária: 60h). , Picos Informática, PI, Brasil.
2003 - 2003
Soluções para o Varejo. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo e inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégias Competitivas.
Organização de eventos
CLAUDINO, T. B. . II Encontro de Negócios do IFPI. 2012. (Outro).
CLAUDINO, T. B. . II Gerenciando Ideias - Feira Empreendedora do IFPI. 2011. (Concurso).
CLAUDINO, T. B. . I Encontro de Negócios do IFPI. 2011. (Outro).
CLAUDINO, T. B. . I Papo Empreendedor do IFPI. 2011. (Outro).
CLAUDINO, T. B. . I Ciclo de palestras - projeto Despertar para o Mercado de Trabalho. 2010. (Outro).
CLAUDINO, T. B. . II Ciclo de palestras - projeto Despertar para o Mercado de Trabalho. 2010. (Outro).
CLAUDINO, T. B. . Gestor Game. 2010. (Outro).
CLAUDINO, T. B. . I Gerenciando Ideias - Feira Empreendedora do IFPI. 2009. (Concurso).
CLAUDINO, T. B. . II Seminário de Administração da Região de Picos - Semad. 2008. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências. 2012. (Encontro).
Fórum Internacional de Administração - FIA. 2009. (Outra).
I Encontro Regional do Comercio Lojista de Picos. 2009. (Encontro).
I Semana da Administração. 2004. (Outra).
II Seminário Picoense da Cidadania. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
CLAUDINO, T. B.. Uma avaliação dos fatores ergonomicos no ambiente público municipal: um estudo realizado na vigilancia sanitária do município de Oeiras-PI. 2016.
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM. A ética como fator influenciador no processo de gestão de um centro estadual de ensino. 2016.
CLAUDINO, T. B.. Utilização do endomarketing como recurso estratégico para melhoria da produtividade no setor público. 2016.
CLAUDINO, T. B.. Motivação na gestão pública municipal: considerações teóricas sobre a aplicabilidade das teorias motivacionis como ferramenta para aumentar a qualidade do serviço público. 2016.
CLAUDINO, T. B.. Manifestações da Economia Criativa na Cidade de Picos-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Implantação do programa qualidade de vida no trabalho no Banco do Brasil S.A., na agência São Benedito, em Picos(PI). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Projeto AABB Comunidade de Paulistana(PI): instrumento de inclusão social. 2012 - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. A problemática do lixo: um estudo de viabilidade de coleta seletiva do lixo em Jaicós-PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. A utilização da fôrma de metalon na construção de degrau de concreto compactado a rolo na gestão de custos: o caso da pequena central hidrelétrica de Nova Aurora. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Fatores para o crescimento no setor supermercadista: estudo de caso na rede de supermercado progresso na cidade de Bom Jesus-PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Motivação no trabalho: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Assistência Social de Currais-PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Os conflitos interpessoais dos funcionários da empresa Bazar São Francisco.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Gestão de Pessoas no Banco do Brasil: um estudo de caso na agência Bom Jesus.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. As contribuições da Gestão Socioambiental para a empresa: o caso da Cacique Pneus de Bom Jesus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Parque Nacional Serra da Capivara: contribuições para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico no setor hoteleiro em São Raimundo Nonato-PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. A importância do gerenciador financeiro Banco do Brasil na agência São Benedito - Picos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. O nível de responsabilidade ambiental dos funcionários do Banco do Brasil da agência Paulistana-PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
TORRES, E. F.; CARVALHO, T. A. A.;CLAUDINO, T. B.. A influência da propaganda no comportamento do consumidor: um estudo de uma empresa varejista de Picos-PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; TORRES, E. F.; NOBREGA, C. V.. Recrutamento e seleção como uma ferramenta de gestão de pessoas no contexto organizacional do Armazém Paraíba na macrorregião de Picos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; TORRES, E. F.; ARAUJO, J. B.. da Silva.O endomarketing voltado para os funcionários utilizado pela empresa Alencauto como estratégia de vantagem competitiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; TORRES, E. F.; BRITO, M. A. L.. Análise da concorrência do setor supermercadista de Picos-PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
FIGUEIREDO, D. L.; TORRES, E. F.;CLAUDINO, T. B.. Gestão Estratégica de Pessoas para motivação: um estudo de caso na Piauí Textil S.A.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. Motivação no Banco do Brasil - Agência Oeiras-PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. As relações informais no Banco do Brasil: um estudo de caso na agência Picos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. O cultivo da mamona no Semi-Árido piauiense: motivos da descontinuidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. A contribuição da gestão ambiental e da sustentabilidade para empresa: um estudo de caso da Casa Apis - Picos-PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. Fatores motivacionais para o trabalho dos servidores técnicos-administrativos do campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos-PI. 2010 - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. Projeto piloto do curso de administração da UAPI na cidade de Picos: uma trajetória de conquistas e desafios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. Motivação no trabalho dos professores da escola estadual professor Mariano da Silva Neto em Francisco Santos-PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. Gestor escolar: em busca da realização profissional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; LINHARES, M. V. D.; LUZ. I H A. Estudo da motivação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof. Barros Araújo - Picos-PI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Gestão do campus Senador Helvídio Nunes de Barros ? UFPI ? Picos-PI, com base no Programa da Qualidade no Serviço Público ? PQSP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. A importância do contador no planejamento tributário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Processo seletivo para professor substituto. 2017. Instituto Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Processo seletivo para professor substituto. 2015. Instituto Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.; SOUSA, M. M. R.; SOUSA, G. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2012. Instituto Federal do Piauí.
CLAUDINO, T. B.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2009. Instituto Federal do Piauí.
Orientou
A CULTURA ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE SUCESSÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O GRUPO BARROSO EM PICOS ? PI; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
A CULTURA ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE SUCESSÃO EM UMA EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O GRUPO BARROSO EM PICOS ? PI; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
APLICAÇÃO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS VAREJISTAS DO RAMO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DE PICOS ? PI; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
O EMPREENDEDORISMO NO RAMO DE CONFECÇÕES NA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE PICOS ? PIAUÍ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
O EMPREENDEDORISMO NO RAMO DE CONFECÇÕES NA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE PICOS ? PIAUÍ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE EDUCAÇÃO PRIVADA NA CIDADE DE PICOS-PI; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE EDUCAÇÃO PRIVADA NA CIDADE DE PICOS-PI; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Implantação do programa qualidade de vida no trabalho no Banco do Brasil S; A; , na agência São Benedito, em Picos(PI); ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Projeto AABB Comunidade de Paulistana(PI): instrumento de inclusão social; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
A problemática do lixo: um estudo de viabilidade de coleta seletiva do lixo em Jaicós-PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
A utilização da fôrma de metalon na construção de degrau de concreto compactado a rolo na gestão de custos: o caso da pequena central hidrelétrica de Nova Aurora; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Fatores para o crescimento no setor supermercadista: estudo de caso na rede de supermercado progresso na cidade de Bom Jesus-PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Motivação no trabalho: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Assistência Social de Currais-PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Os conflitos interpessoais dos funcionários da empresa Bazar São Francisco; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Gestão de Pessoas no Banco do Brasil: um estudo de caso na agência Bom Jesus; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
As contribuições da Gestão Socioambiental para a empresa: o caso da Cacique Pneus de Bom Jesus; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Parque Nacional Serra da Capivara: contribuições para o empreendedorismo e desenvolvimento econômico no setor hoteleiro em São Raimundo Nonato-PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
A importância do gerenciador financeiro Banco do Brasil na agência São Benedito - Picos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
O nível de responsabilidade ambiental dos funcionários do Banco do Brasil da agência Paulistana-PI; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Motivação no Banco do Brasil ? Agência Oeiras-PI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Gestão do campus Senador Helvídio Nunes de Barros ? UFPI ? Picos-PI, com base no Programa da Qualidade no Serviço Público ? PQSP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
As relações informais no Banco do Brasil: um estudo de caso na agência Picos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
O cultivo da mamona no Semi-Árido piauiense: motivos da descontinuidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
A contribuição da gestão ambiental e da sustentabilidade para empresa: um estudo de caso da Casa Apis - Picos-PI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Fatores motivacionais para o trabalho dos servidores técnicos-administrativos do campus Senador Helvídio Nunes de Barros - Picos-PI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Projeto piloto do curso de administração da UAPI na cidade de Picos: uma trajetória de conquistas e desafios; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Motivação no trabalho dos professores da escola estadual professor Mariano da Silva Neto em Francisco Santos-PI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Gestor escolar: em busca da realização profissional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Estudo da motivação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Piauí - Campus Prof; Barros Araújo - Picos-PI; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
A importância do contador no planejamento tributário; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Empreendedorismo Jovem: análise do perfil e background de influência nos empreendimentos picoenses; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Instituto Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS: CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA DE FINANÇAS PESSOAIS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Instituto Federal do Piauí; Orientador: Tiago Bomfim Claudino;
Produções bibliográficas
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM ; SANTOS, SANDRA MARIA DOS ; CABRAL, AUGUSTO CÉZAR DE AQUINO ; PESSOA, MARIA NAIULA MONTEIRO . Fostering and limiting factors of innovation in Micro and Small Enterprises. RAI : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO , v. 14, p. 130-139, 2017.
-
RODRIGUES, M. A. ; NUNES JUNIOR, F. H. ; DINIZ, F. O. ; CLAUDINO, T. B. ; SOUSA, A. H. R. . MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MARIANO DA SILVA NETO, EM FRANCISCO SANTOS-PI. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA , v. 8, p. 2124, 2012.
-
CLAUDINO, T. B. ; MAIA, V. O. . Operador de Caixa. 1. ed. Curitiba: Editora LT, 2015. v. 1. 104p .
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM ; SILVA, C. E. ; LIMA, L. M. ; AQUINO, J. P. S. . EMPREENDEDORISMO JOVEM: ANÁLISE DO PERFIL E BACKGROUND DE INFLUÊNCIA NOS EMPREENDIMENTOS PICOENSES. TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO. 1ed.BELO HORIZONTE: POISSON, 2019, v. 20, p. 1-241.
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM ; SILVA, C. E. ; AQUINO, J. P. S. ; LIMA, L. M. . Empreendedorismo Jovem: análise do perfil e background de influência nos empreendimentos picoenses. In: CASI - Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, 2018, Rio de Janeiro. Anais do CASI 2018, 2018.
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM . APLICAÇÃO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS VAREJISTAS DO RAMO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DE PICOS ? PI. In: SEMINARIO DE PESQUISA E EXETENSÃO, 2017, ANGICAL. Anais do Seminário de Pesquisa e Extensão, 2017.
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM . CULTURA ORGANIZACIONAL E PROCESSO DE SUCESSÃO EM EMPRESA FAMILIAR: ESTUDO DE CASO SOBRE O GRUPO BARROSO EM PICOS - PI. In: SEMINARIO DE PESQUISA E EXETENSÃO, 2017, ANGICAL. Anais do Seminário de Pesquisa e Extensão, 2017.
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM . A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DE SUCESSO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE URUÇUÍ. In: SEMINARIO DE PESQUISA E EXETENSÃO, 2017, ANGICAL. Anais do Seminário de Pesquisa e Extensão, 2017.
-
CLAUDINO, T. B. . INOVAÇÃO NA MICRO E PEQUENA EMPRESA: CATALISADORES E BARREIRAS. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO - FEA/USP, 2016, SÃO PAULO. ANAIS DO SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO - FEA/USP, 2016.
-
CLAUDINO, T. B. . Barreiras à inovação na MPE Picoense. In: X Semana de Iniciação Científica - Faculdade R.Sá, 2016, Picos-PI. Anais X Semana de Iniciação Científica - Faculdade R.Sá, 2016.
-
CLAUDINO, T. B. ; PARENTE, P. H. N. ; COELHO, A. C. D. . Teorias da decisão no contexto contábil. In: Jornadas Hispanolusas de Gestão Científica, 2015, Ourense - Espanha. Anais, 2015.
-
CLAUDINO, T. B. . As Tecnologias de Informação Móvel e Sem Fio - TIMS e seus Impactos para as Organizações: uma proposta para pesquisas. In: VIII SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE R .SÁ, 2014, Picos. Anais da VII Semana Científica da Faculdade R. Sá, 2014.
-
CLAUDINO, T. B. . Ela Pode Ter Defeito, Mas é Minha Amiga: Os Impactos da Tecnologia de Informação Móvel e Sem Fio (TIMS) na Rotina de Profissionais de Vendas. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014.
-
PARENTE, P. H. N. ; COELHO, A. C. D. ; CLAUDINO, T. B. . Teorias da decisão no contexto da Ciência Contábil. In: AdCont, 2014, Rio de Janeiro. Anais, 2014.
-
OLIVEIRA, E. M. ; RODRIGUES, M. A. ; MELO, M. E. S. ; CLAUDINO, T. B. . Visão dos moradores de Uruçuí-Piauí acerca do gerenciamento de resíduos sólidos. In: VIII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador-BA. Anais do VIII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013.
-
RODRIGUES, M. A. ; CLAUDINO, T. B. ; LEONIDAS, D. A. ; MELO, M. E. S. . Cooperativismo e Sustentabilidade: um Estudo de Caso na Casa Apis. In: VIII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador-BA. Anais do VIII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013.
-
CLAUDINO, T. B. ; LEONIDAS, D. A. . A Contribuição da Gestão Ambiental e da Sustentabilidade para a Empresa: um Estudo de Caso da Casa Apis, Picos-PI. In: VIII Encontro de Administradores do Piauí, 2012, Teresina-PI. Anais do VIII ENAPI, 2012.
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM . Empreendedorismo jovem: análise do perfil e background de influência nos empreendimentos picoenses. In: Integra IFPI 2018, 2018, Teresina. Anais do Integra IFPI 2018, 2018.
-
SOUSA, M. M. R. ; CLAUDINO, T. B. ; SANTOS, P. C. C. ; MAIA, V. O. ; RODRIGUES, M. A. ; MELO, M. E. S. . Custos Logísticos como Diferencial Competitivo. In: II Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências do IFPI/Campus Picos - EITEC, 2013, Picos-PI. Anais do II EITEC, 2013.
-
CLAUDINO, T. B. . Facebook: Panorama da América Latina. In: II Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências do IFPI/Campus Picos - EITEC, 2013, Picos-PI. Anais do II EITEC, 2013.
-
CLAUDINO, T. B. ; SILVA, M. L. O. ; RODRIGUES, M. A. ; MAIA, V. O. . Estudo da Evasão Escolar no Projeto Piloto de EaD em Picos-PI. In: I Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências do IFPI/Campus Picos - EITEC, 2012, Picos-PI. Anais do I EITEC, 2012.
-
RODRIGUES, M. A. ; CLAUDINO, T. B. ; NUNES JUNIOR, F. H. . Motivação na Prática Pedagógica docente: Um estudo de caso na Escola Estadual Professor Mariano da Silva Neto, em Francisco Santos-PI. In: I Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências do IFPI/Campus Picos - EITEC, 2012, Picos-PI. Anais do I EITEC, 2012.
-
CLAUDINO, T. B. ; SILVA, C. E. ; SILVA, I. L. ; SILVA, M. A. M. E. . O EMPREENDEDORISMO NO SETOR DE CONFECÇÕES DA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE PICOS - PI. In: Congresso Internacional de Inovação Tecnológica CONIT, 2019, Teresina. Anais do I Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia CONIT, 2019.
-
CLAUDINO, T. B. ; SILVA, C. E. ; LUZ, P. L. P. . ESTRATÉGIAS DE SELL-OUT EM EMPRESAS DE ALIMENTOS: O CASO DA NESTLÉ BRASIL. In: Congresso Internacional de Inovação Tecnológica CONIT, 2019, Teresina. Anais do I Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia CONIT, 2019.
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM . Determinantes para o empreendedorismo jovem. In: Congresso Administrar 2018, 2018, Fortaleza. Anais do Administrar 2018, 2018.
-
CLAUDINO, T. B. . EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE EDUCAÇÃO PRIVADA NA CIDADE DE PICOS-PI. In: I JORNADA CIENTÍFICA DO IFPI / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI,, 2017, OEIRAS. I JORNADA CIENTÍFICA DO IFPI ? OEIRAS / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI, 2017.
-
CLAUDINO, T. B. . SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NAS TOMADAS DE DECISÕES NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE URUÇUÍ ? PI. In: I JORNADA CIENTÍFICA IFPI / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI, 2017, OEIRAS. ANAIS I JORNADA CIENTÍFICA IFPI / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI, 2017.
-
CLAUDINO, T. B. . O EMPREENDEDORISMO NO RAMO DE CONFECÇÕES NA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE PICOS ? PIAUÍ. In: I JORNADA CIENTÍFICA DO IFPI / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI,, 2017. ANAIS I JORNADA CIENTÍFICA IFPI / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI.
-
CLAUDINO, T. B. . LEÃO SOLIDÁRIO: IMPOSTO DE RENDA REVERTIDO EM FILANTROPIA. In: I JORNADA CIENTÍFICA DO IFPI / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI,, 2017, OEIRAS. ANAIS I JORNADA CIENTÍFICA IFPI / I ENCONTRO DAS PÓS-GRADUAÇÕES DO IFPI, 2017.
-
CLAUDINO, T. B. . Mentoria da Competição de Ideias de Marketing. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . Empreendedorismo Criativo Coletivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . Empreendedorismo Criativo Coletivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . Atitudes em equipe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SETOR DE EDUCAÇÃO PRIVADA NA CIDADE DE PICOS-PI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CLAUDINO, T. B. . O EMPREENDEDORISMO NO RAMO DE CONFECÇÕES NA FEIRA LIVRE DA CIDADE DE PICOS ? PIAUÍ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CLAUDINO, TIAGO BOMFIM . LEÃO SOLIDÁRIO: IMPOSTO DE RENDA REVERTIDO EM FILANTROPIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CLAUDINO, T. B. . Empreendedorismo Criativo Coletivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . Atitudes em equipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . As Tecnologias de Informação Móvel e Sem Fio e seus Impactos na Sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . Inovidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . Inovação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. ; SILVA, M. L. O. ; RODRIGUES, M. A. . Estudo da evasão escolar no projeto piloto de EaD em Picos-PI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CLAUDINO, T. B. ; RODRIGUES, M. A. ; NUNES JUNIOR, F. H. . Motivação na prática pedagógica docente: um estudo de caso na Escola Estadual Mariano da Silva Neto, em Francisco Santos-PI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CLAUDINO, T. B. ; LEONIDAS, D. A. . A contribuição da gestão ambiental e da sustentabilidade para a empresa: um estudo de caso na Casa Apis, Picos-PI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CLAUDINO, T. B. . Marketing como Estratégia Competitiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . Aonde você quer chegar: a arte da estratégia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . O novo perfil do Administrador frente à Responsabilidade Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CLAUDINO, T. B. . O novo perfil do Administrador Público frente à Responsabilidade Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CLAUDINO, T. B. ; LINHARES, M. V. D. . Consultoria - Auto Peças o Neto. 2011.
CLAUDINO, T. B. . A profissionalização do serviço público e o profissional da Administração. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CLAUDINO, T. B. . Empreendedorismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CLAUDINO, T. B. . Empreendedorismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CLAUDINO, T. B. . Marketing e Vendas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CLAUDINO, T. B. . Secretariado Executivo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CLAUDINO, T. B. . Secretariado Executivo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CLAUDINO, T. B. . Aperfeiçoamento em Marketing e Vendas. 2009. .
CLAUDINO, T. B. . Aperfeiçoamento em Marketing e Vendas. 2009. .
CLAUDINO, T. B. . Auxiliar Administrativo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
CRIAÇÃO, INSTALAÇÃO E GESTÃO DA INCUBADORA DO NAVE ? NÚCLEO AVANÇADO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, COM IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIA DE ACELERAÇÃO PARA NEGÓCIOS INOVADORES, Descrição: O IFPI ? Instituto Federal do Piauí, por meio da resolução Nº 19 de 08 de abril de 2014, instituiu as normas para a criação, o reconhecimento e funcionamento das incubadoras, no âmbito da referida instituição. Diante desta normativa, somada ao contexto atual de disrupção aplicada ao mercado e aos negócios, esta proposta corresponde a um programa de inovação que envolve, como principais aspectos, a criação e instalação da incubadora do NAVE ? Núcleo Avançado de Educação Empreendedora, com implementação de metodologia de Aceleração para negócios inovadores, no IFPI ? Campus Picos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Bomfim Claudino - Coordenador / Marcus Vinícius Dantas Linhares - Integrante.
-
2017 - 2018
Empreendedorismo Jovem: perfil e background de influência nos empreendimentos picoenses, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no IFPI - Campus Picos sobre Empreendedorismo Jovem na cidade de Picos - PI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tiago Bomfim Claudino - Coordenador / CLEYDIEL EDMAR DA SILVA - Integrante / LAYRES DE MOURA LIMA - Integrante / JOÃO PAULO DE SOUSA AQUINO - Integrante.
-
2015 - 2017
Educação Financeira e Finanças Pessoais na Juventude, Descrição: - Projeto de pesquisa desenvolvido no IFPI - Campus Picos sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais de Jovens Picoenses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tiago Bomfim Claudino - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Piauí, Campus de Picos. , Av. Pedro Marques de Medeiros, SN, Pantanal, 64600000 - Picos, PI - Brasil, Telefone: (89) 34227767, Fax: (89) 34227767
Experiência profissional
2014 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial Esp. Gestão Pública Municipa, Carga horária: 20
2009 - Atual
Instituto Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Eixo Gestão e Negócios - IFPI - Campus Picos
2012 - 2014
Instituto Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial - ETEC, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor presencial do curso de Serviços Públicos da Rede ETEC Brasil, no IFPI - Campus Picos.
2012 - 2013
Instituto Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do Pronatec, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego, realizado no IFPI - Campus Picos, aos sábados e domingos.
2010 - 2012
Instituto Federal do PiauíVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Eixo Gestão e Negócios, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2019
Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração de Vendas, Administração Financeira, Atendimento, Negociação e Vendas, Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Empreendedorismo, Gestão de Marketing ; Empreendedorismo, Tópicos de Atuação Profissional
-
07/2018 - 02/2019
Ensino, MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Plano de Marketing
-
04/2018 - 07/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Empreendedorismo, Tópicos de Atuação Profissional
-
10/2017 - 03/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Planejamento Estratégico, Gestão da Inovação
-
10/2017 - 02/2018
Ensino, MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Negociação
-
06/2017 - 10/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Tópicos de Atuação Profissional, Organização Empresarial, Gestão de Marketing, Gestão da Inovação e Empreendedorismo
-
05/2016 - 05/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração de Marketing, Administração Financeira, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Marketing, Tópicos de Atuação Profissional
-
08/2015 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo
-
02/2015 - 06/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração Geral, Comunicação Empresarial, Gestão de Marketing
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Administração, Organização, Sistemas e Métodos
-
02/2012 - 08/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo
2012 - 2014
Rede E-tec BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor - Curso Técnico em Serviços Públicos, Carga horária: 20
Outras informações:
- Tutor / Bolsista da Rede ETEC Brasil, junto ao Instituto Federal do Piauí - Curso Técnico em Serviços Públicos - Atividades realizadas nos finais de semana
2006 - 2009
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40
2014 - Atual
Universidade Aberta do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial Esp. Gestão Pública Municipa, Carga horária: 20
2011 - 2012
Universidade Aberta do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II - Orientador TCC, Carga horária: 20
2011 - 2011
Universidade Aberta do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista - Disciplina Marketing, Carga horária: 20
2010 - 2010
Universidade Aberta do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II - Orientador TCC, Carga horária: 20
2009 - 2010
Universidade Aberta do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial e a Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor do curso Piloto de Administração
2008 - 2009
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2005 - 2006
Caixa Econômica FederalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Bancário (efetivo), Carga horária: 30
2005 - 2005
Auto Peças o Neto (Maria de Lourdes B. Claudino)Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vendedor/Balconista, Carga horária: 44
2001 - 2004
Auto Peças o Neto (Maria de Lourdes B. Claudino)Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vendedor/Balconista, Carga horária: 44
2004 - 2005
CACTUS - Locação de Mão de ObraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Bancário Temporário, Carga horária: 30
Outras informações:
Bancário Temporário prestando serviços para Caixa Econômica Federal
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tiago Bomfim Claudino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?