Annaline Curado Piccolo

Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro). Mestra em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com o projeto CASA-NÔMADE (afetivações urbanas). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UDESC. Artista visual por formação, fotógrafa-viajante por paixão-profissão, educadora em eterno aprendizado. Compõe nos caminhos e encontros entre a rua e o mato o substrato de seu fazer poético-político-pedagógico. Participou de exposições coletivas, de laboratórios /residências, além de tantas outras convivências. Pesquisadora-correspondente do Grupo Xingó (SP), do LABORARTE/UNICAMP. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP.Tem experiência na área de Artes e interesse em: metodologias artísticas, afetivações ambientais, desenho, caderno de bordo, fotografia. portifolio online: www.annalinecurado.wordpress.com

Informações coletadas do Lattes em 24/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Educação

2021 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: MAR- Metodologias Artísticas Relacionais
Marcia Maria Strazzacappa Hernandez. Coorientador: André Luiz Gonçalves de Oliveira. Palavras-chave: Artes; metodologias; aprendizagem.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Artes Visuais

2014 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: CASA NÔMADE afetivações urbanas
, Ano de Obtenção: 2016.Nara Beatriz Milioli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cartografias; espaços; rede; vizinhança.

Graduação em Artes Visuais

2008 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Ponto Cego
Orientador: Raquel Stolf

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2007

Liceo Artistico Maffeo Olivieri

Formação complementar

2023 - 2023

Histórias na cidade. (Carga horária: 6h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

2023 - 2023

CES- Estágio de doutoramento. (Carga horária: 120h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

2022 - 2022

Cidade como aprendizagem. (Carga horária: 8h). , apē ? estudos em mobilidade, APÈ, Brasil.

2022 - 2022

exercícios de desaprendizagem: imaginar é uma práxis (Mônica Hoff). (Carga horária: 4h). , Oficina cultural contemplada pelo edital Aldir Blanc SC/2021, MÔNICA HOFF, Brasil.

2022 - 2022

A Confiança No Risco De Brincar No Mundo. (Carga horária: 2h). , CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO, CPF-SESC, Brasil.

2022 - 2022

Residência de Pesquisa Doutoral. (Carga horária: 20h). , Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.

2022 - 2022

Escrevivencias, Memorias, Historias, Fabulacoes. (Carga horária: 3h). , CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO, CPF-SESC, Brasil.

2021 - 2021

O CORPO É A PONTA DO LÁPIS. (Carga horária: 2h). , Arte na Escola, ARTE NA ESCOLA, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO ÌTÀN. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2019 - 2019

Audiovisual e Branquitude ? Como compreender as guerras culturais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2018 - 2018

Do outro lado de cá: Filosofia Africana em Terra de Cabôco. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2018 - 2018

Práticas Culturais Populares nos Processos Educativos,. (Carga horária: 30h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2018 - 2018

Arte Afro-Brasileira: novos lugares, novas falas. (Carga horária: 16h). , Museu da Abolição, MUA, Brasil.

2017 - 2017

Contato Improvisação. (Carga horária: 3h). , Coletivo Lugar Comum, LUGAR COMUM, Brasil.

2017 - 2017

I Curso Popular de Permacultura. (Carga horária: 80h). , Mandala Laboratório de Permacultura, MANDALA, Brasil.

2015 - 2015

Escrita Criativa e Formas Expositivas. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2015 - 2015

Praticar Artes Visuais Colaborativas. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2015 - 2015

Escrita Criativa. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2015 - 2015

Video exquisito: influÊncias da escrita surrealista. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2013 - 2013

Programa Redes de Formação. (Carga horária: 39h). , Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.

2013 - 2013

PROJETO CORRESPONDÊNCIAS. (Carga horária: 30h). , Coletivo GARAPA, GARAPA, Brasil.

2012 - 2012

workshop de curadoria com Juan Molina. (Carga horária: 10h). , Pensamento e Reflexão sobre Fotografia, RBPF, Brasil.

2012 - 2012

Processos de Criação em Artes Visuais. (Carga horária: 10h). , FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC, FCBADESC, Brasil.

2012 - 2012

Arte, Vervo e Artista. (Carga horária: 10h). , FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC, FCBADESC, Brasil.

2010 - 2010

Workshop de Edição Fotográfica com Eder Chiodetto. (Carga horária: 16h). , Festival de Fotografia Floripa na Foto, FNF, Brasil.

2009 - 2009

Workshop de Fotojornalismo com Evandro Teixeira. (Carga horária: 9h). , Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, FESTFOTOPOA, Brasil.

2008 - 2008

A fotografia na publicidade. (Carga horária: 2h). , Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.

2008 - 2008

Fotografia Tridimensional. (Carga horária: 3h). , Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.

2006 - 2006

Laboratório de História da Arte. (Carga horária: 10h). , Liceo Artistico Maffeo Olivieri, LAMO, Itália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: artes visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Poeticas Visuais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: escrita criativa.

Comissão julgadora das bancas

Regina Melim Cunha

STOLF, M. R.;VIEIRA, R. M. C. ou MELIM, Regina; TUTIDA, N. M.. Ponto Cego. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Leandro Belinaso Guimarães

TUTIDA, Nara.; STOLF, Raquel.;GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Casa-Nômade: afetivações urbanas. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

TUTIDA, Nara Milioli;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; GUIMARAES, L. B.. Casa-Nômade (afetivações urbanas). 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; TUTIDA, Nara Milioli; CUNHA, R. M.. Ponto Cego. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi orientado por

Lucilene Lisboa de Liz

Arte e Natureza ? o contexto das artes visuais nas representações da relação do ser humano com a natureza; 2012; Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucilene Lisboa de Liz;

Lucilene Lisboa de Liz

Arte e Natureza ? o contexto das artes visuais nas representações da relação do ser humano com a natureza; 2011; Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Lucilene Lisboa de Liz;

Angélica D'Ávila Tasquetto

Estágio Curricular; 2013; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Angélica D'Avila Tasquetto;

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    OCA: Outreidade, Colaboração, Artes, Descrição: O grupo de pesquisa OCA: Outreidade, Colaboração, Artes? agrega pesquisadores atuantes em diferentes frentes de ações e linguagens artísticas específicas, mas que possuem, como eixo comum, abordagens dialógicas do fazer da arte em contato e contaminac#807;a#771;o com agentes de fora deste campo, através de ações diretas no cotidiano e atravessadas por outras epistemes... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Annaline Curado Piccolo - Integrante / Marcelo Simon Wasem - Coordenador / Mariana Novaes - Integrante / Carlos Eduardo Felix da Costa - Integrante / Jorge Mascarenhas Menna Barreto - Integrante / Mauro José Sá Rego Costa - Integrante / Alemar Silva Araújo Rena - Integrante / Clarissa Santos Silva - Integrante / Pedro Sollero - Integrante / Tássio Ferreira - Integrante / Maria Ivone dos Santos - Integrante / Hélio Fervenza - Integrante / Douglas Ladik - Integrante / Eduarda Gonçalves - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Observatório-Móvel, Descrição: O presente projeto, titulado Observatório-móvel, tem por objetivo analisar as práticas de uso do espaço público no contexto urbano, elaborando ações críticas que promovam um diálogo entre a comunidade e a paisagem. Este diálogo será construído a partir de diversas ações desenvolvidas em parceria com cada comunidade. A partir da experiência de deslocamento pela cidade pode-se perceber que os espaços são abertos a diferentes formas de uso e ocupação, sendo sua condição determinada por diversos fatores: biológicos, geográficos, culturais, econômicos, sociais, políticos, afetivos... A potência destes espaços, no entanto, encontra-se ameaçada pela constante privatização das cidades, que caracteriza-se pela infinita setorização dos espaços através de muros (reais e simbólicos), bem como de outras práticas de controle. A importância da existência de espaços de uso comum para o estabelecimento de relações políticas e solidárias é uma necessidade, visto que apenas na esfera do comum poderemos negociar soluções para os problemas que as cidades atualmente enfrentam. A crise de água que afeta algumas regiões do Brasil, por exemplo, ao mesmo tempo em que denuncia um aumento no período de estiagem, também comprova a má relação estabelecida pelos habitantes com a paisagem, uma vez que sobram os rios poluídos, as zonas de desmatamento e o acúmulo de lixo, sem que nenhum dos agentes que contribuem para o agravo desta situação assumam de fato a responsabilidade de repensar suas práticas. Acreditamos que é no espaço público que as ideias para repensar a cidade serão formuladas. Chamamos de espaço público todo espaço aberto ao imprevisto das diferenças, tais como bosques, parques, praças, jardins, herbários, praias, cachoeiras, lagos e lagoas, redes sociais, meios de comunicação, entre outros. Nosso objetivo é valorizar e potencializar estes espaços através da observação e interação com seu ambiente, bem como através da produção de dispositivos estéticos que ativem a importância do uso e cuidado do bem comum e denunciem eventuais tentativas de controle e submissão do espaço ao interesse privado. Estes dispositivos estéticos funcionarão como um elemento para atrair a comunidade e instaurar um processo de reflexão das pessoas com a paisagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Annaline Curado Piccolo - Integrante / Vinicius Domingues - Integrante / Nara Beatriz Milioli Tutida - Coordenador / Tatiana dos Santos Baltar - Integrante / Daniel Acosta - Integrante / Bruna Maresch - Integrante / Gabriel Pundek Scapinelli - Integrante / Rodrigo Brum - Integrante / João Reginatto - Integrante / Letícia Cobra Lima - Integrante / Anne Solimar Félix - Integrante / Elis Rigoni - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Arte Natureza, Descrição: O presente projeto objetiva refletir sobre a utilização de imagens na temática da relação homem e natureza. Para tanto, faz-se necessário realizar um levantamento teórico de como as representações visuais da relação homem e natureza se constituem historicamente. Esta pesquisa teórica se apresenta como uma importante base para pensarmos a construção de narrativas visuais no contexto da educação voltada para essa temática na atualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Annaline Curado Piccolo - Integrante / Lucilene Lisboa de Liz - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2011

    Arte e natureza - o contexto das artes visuais nas representações da relação do ser humano com a natureza., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Annaline Curado Piccolo - Integrante / Luciana Alvarenga - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Bolsa.

Prêmios

2016

Artista representante da região Centro Oeste na Casa B residência, Museu Bispo do Rosário.

2015

2lugar no Concurso de Fotografia da UDESC, UDESC.

2014

Bolsa Conexão Brasil Intercâmbios, MINC.

2013

Artista destaque pela Bolsa Iberê Camargo 2013, Fundação Iberê Camargo.

2012

Bolsa de Intercâmbio e Difusão Cultural, MINC.

2011

Menção Honrosa no Concurso de Fotografia PROEX/UDESC 2011, categoria Colorida. Florianópolis, SC. Junho/2011, PROEX/UDESC.

2011

Terceiro lugar no Concurso de Fotografia PROEX/UDESC 2011, categoria Colorida. Florianópolis, SC. Junho/2011, PROEX/UDESC.

2011

Segundo Lugar no Concurso Universitário Canon Fotografe Melhor 2011, Revista Fotografe Melhor.

2010

Menção Honrosa no Concurso de Fotografia PROEX/UDESC 2010, categoria Colorida. Florianópolis, SC. Maio/2010., PROEX/UDESC.

2010

Menção Honrosa no Concurso de Fotografia PROEX/UDESC 2010, categoria Preto e Branco. Florianópolis, SC. Maio/2010., PROEX/UDESC.

2009

Primeiro lugar no Concurso de Fotografia de PROEX/UDESC 2009, categoria colorido. Florianópolis, SC. novembro/2009, PROEX/UDESC.

2009

Primeiro lugar no Concurso de Fotografia da PROEX/UDESC 2009, categoria Preto e Branco. Florianópolis, SC. novembro/2009, PROEX/UDESC.

2007

Menção Honrosa no Concurso Nacional de fotografia ?Cosi vedo l?Italia? realizado em Ivrea- Itália junho/2007, AFS- Intercultura IVREA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Artes. , Rodovia BR-367 Km 10, Zona Rural, 45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil, Telefone: (73) 32888400

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Sul da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2020

    Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Publicação, Exibição e Distribuição, Estágio Supervisionado em Som, Imagem e Movimento I, Estágio Supervisionado em Som, Imagem e Moviento III

  • 06/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Formação em Artes.,Linhas de pesquisa

  • 11/2019 - 11/2020

    Direção e administração, Centro de Formação em Artes.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio do Bacharelado em Som, Imagem e Movimento.

  • 06/2019 - 06/2020

    Ensino, Interdisciplinar em Artes e Suas Tecnologias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Luz e Espaço, Som, Imagem e movimento nas Artes Contemporâneas, Estágio Supervisionado II, Ateliê em Modos de Inscrição da Produção em Artes, Técnicas de Animação, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado em Som, Imagem e Movimento

  • 11/2019 - 11/2019

    Extensão universitária , Centro de Formação em Artes.,Atividade de extensão realizada, CURSO de EXTENSÃO ITÁN- Contando Histórias de Orixás com cinema de animação.

2017 - 2018

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Substituta do Curso de Artes Visuais, CAC-UFPE Disciplinas ministradas (turmas): Metodologia do Ensino das Artes I; Metodologia do Ensino das Artes II; Fundamentos da Arte-Educação; Estágio I; Laboratório de Desenho; Arte Ambiental; Arte Relacional; Arte e Antropologia; Tridimensionalidade; História das Artes (para o curso de Música); Expressão Plástica Infantil;

Atividades

  • 01/2018 - 12/2018

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Antropologia, Tridimensionalidade, História das Artes (para o curso de Música), Expressão Plástica Infantil

  • 03/2017 - 12/2017

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino das Artes I, Metodologia do Ensino das Artes II, Fundamentos da Arte-Educação, Estágio I, Laboratório de Desenho, Arte Ambiental, Arte Relacional

2012 - 2019

FOTOGRAFIA AUTORAL

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Microempresaria individual, Carga horária: 10

Outras informações:
Microempresária individual da área de Fotografia e Artes Gráficas

2013 - 2013

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Mediador Cultural, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro da equipe do Educativo da 9 Bienal Do Mercosul, Porto Alegre-RS

2013 - 2013

Instituto Artêmio Paludo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: arte educadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Educadora Popular no Curso de Contraturno Escolar vinculado à Escola Municipal Mâncio Costa, Florinaópolis-SC

2011 - 2011

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista

2011 - 2011

Fundação HASSIS

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: arte-educadora no Projeto Plásticas, Carga horária: 20

Outras informações:
Arte-Educadora em projeto de Arte nas Escolas, contraturno escolar vinculado ao Instituto Projovem. Florianópolis-SC.

2008 - 2008

Portal Educação e Sites Associados

Vínculo: Estágio em Design, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2008

TERRAS MS Soluções em Tecnologia

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Fotorepórter, Carga horária: 20

2008 - 2008

AFS INTERCULTURA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária

2021 - 2023

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Facilitadora em disciplinas regulares e Projetos Integradores de cursos de graduação a distância da UNIVESP, atuando principalmente em Pedagogia e outras Licenciaturas.