Neide Aparecida Cacciolari

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Português e Inglês e suas respectivas literaturas, pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (2005). Especialização em Literatura e Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Cornélio Procópio (2007) e em Alfabetização e Linguagem pela Faculdade São Braz (2017) . Trabalhou no Serviço Social do Comércio - SESC de Cornélio Procópio desde o ano de 1979, exercendo a função de Assistente de Atividades - Biblioteca, desenvolvendo Projetos culturais, Palestras e cursos na àrea da Educação, Concurso/Festival Poético, Feira de Livros, etc. até o ano de 2007. Professora de Literatura e Técnicas de Redação no Ensino Fundamental II do Colégio Chácara da Emília e Orientadora de Biblioteca, com a função de atendimento geral e aulas de Incentivo à leitura (leitura, contação de histórias, projetos de leituras, datas comemorativas) na Escola do Pica Pau Amarelo. Atualmente exerce a função de Professora de Língua Portuguesa - Técnicas de Redação, Gramática e Literatura - no Colégio Novo Milenium e Tutora de Sala - Pedagogia- em UNOPAR EAD de Cornélio Procópio.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Alfabetização e Linguagem

2017 - 2017

Instituto de Educação São Braz
Título: Importância da Contação de História como Contribuição para a Leitura Literária

Especialização em Literatura e Estudos da Linguagem

2007 - 2007

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: Importância da Contação de Histórias como Contribuição para a Leitura Literária no Século XXI: Cibercultura, Literatura, Escola e Novas Tecnologias - Uma ponte necessária;
Orientador: Profª. Me. Alice Atsuko Matsuda

Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Hab. Port. e Inglês

2002 - 2005

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio
Título: A Ruptura do Maniqueísmo no como "Como um Colar" de Marina Colasanti
Orientador: Profª. Me. Silvana Rodrigues Quintilhano Ferreira

Ensino Médio (2º grau)

1973 - 1975

Colégio Estadual Castro Alves

Ensino Fundamental (1º grau)

1969 - 1972

Colégio Estadual "Castro Alves"

Formação complementar

2017 - 2017

III Semana da Inclusão. (Carga horária: 40h). , Instituto de Educação São Braz, IESB, Brasil.

2017 - 2017

Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH. (Carga horária: 120h). , Instituto de Educação São Braz, IESB, Brasil.

2016 - 2016

Formação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 10h). , Kroton Educacional de Belo Horizonte, KROTON, Brasil.

2016 - 2016

Um por todos e todos por um - Capacitação Docente. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Formação de Agente Multiplicadores para Coleta Seletiva. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Educação - Cornélio Procópio, SEMED, Brasil.

2009 - 2009

Lingua Portuguesa. (Carga horária: 8h). , Editora Positibo - Sistemas de Ensino, PR, Brasil.

2008 - 2008

A Arte de Contar Histórias. (Carga horária: 12h). , Casa do Contador de Histórias, PR, Brasil.

2007 - 2007

Contação de Histórias. (Carga horária: 6h). , Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.

2007 - 2007

Oratória - como falar em público. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em As Artimanhas da Língua Portuguesa e da L.Inglesa. (Carga horária: 32h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Nas Trilhas da Leitura. (Carga horária: 32h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

2004 - 2004

Oficina Lá vem história outra vez. (Carga horária: 32h). , Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.

2003 - 2003

"De Palavra a Palavra: Múltiplos Olhares". (Carga horária: 40h). , Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

+DOM O Futuro da Educação está em suas mãos. 2016. (Encontro).

Formação Continuada "Leitura Literária para Reencantamento da Vida". 2016. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • Neide A. ; MATSUDA, A. A. . A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O FUTURO DA LEITURA LITERÁRIA NO SEC XXI: CIBERCULTURA, LITERATURA, ESCOLAS E NOVAS TECNOLOGIAS - UMA PONTE NECESSÁRIA. DIÁLOGO E INTERAÇÃO , v. 2, p. 1-10, 2009.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Chácara da Emília. , Rua Angelino Biagini, 55, Jd Bandeirantes, 86300-000 - Cornelio Procopio, PR - Brasil, Telefone: (43) 35241030

Experiência profissional

2007 - Atual

Colégio Chácara da Emília

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de Literatura e Técnicas de Redação - Ensino Fundamental II do Colégio Chácara da Emília e Professora de Biblioteca, atendimento geral e desenvovimento de Projetos de Incentivo à leitura, hora do conto, datas comemorativas para alunos de 1ª a 4ª séries/anos - Escola do Pica Pau amarelo.

1979 - 2007

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Atividades - Biblioteca, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projetos atividades culturais, Cursos, Palestras, Oficinas Literárias, Feira de Livro, Concurso/Festival Poético, Projetos Intergeracionais, etc.

2013 - Atual

Colegio Novo Milenium

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

2013 - 2018

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor de sala, Carga horária: 16