Leonardo Alves da Costa
Tenho mais de 10 anos de experiência de desenvolvimento de sistemas em Java e em outras tecnologias. Tenho me dedicado a arquitetura de sistemas (tanto lógica quanto física) nos últimos 5 anos com o foco em melhoria de desempenho, redução de custo de desenvolvimento de manutenção, assim como a integração de sistemas legados com e sem um Barramento de Serviços (ESB).
Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Biomédica
2013 - 2015
Universidade de Brasília, UnB
Título: Identificação Automática de Caracteres em Antibiogramas com o uso de Momentos Invariantes,Ano de Obtenção: 2015
Marcelino Monteiro de Andrade.Palavras-chave: Antibiograma; Momentos Invariantes; Processamento Digital de Imagens.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica. Setores de atividade: Fabricação de máquinas e equipamentos.
Especialização em Desenv. de Soluções Baseadas em Software Livre
2005 - 2006
Centro Universitario Do Planalto Central Apparecido Dos Santos
Título: Módulo de Avaliação no Ensino a Distância
Orientador: José Roberto Barrozo Costa
Graduação em Programação de Computadores
2002 - 2004
União Educacional de Brasília
Título: Gerenciamento Online de Clínica
Orientador: Paulo Roberto Lobão
Formação complementar
2017 - 2017
Extensão universitária em Metodologias Ativas e Avaliação para as Aprendizagens na Educação Superior. (Carga horária: 90h). , Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, UNICEPLAC, Brasil.
2006 - 2006
Treinamento de Frameworks Módulo II - Hibernate. (Carga horária: 20h). , Politec S.A., POLITEC, Brasil.
2005 - 2005
Delphi 8 .NET essentials. (Carga horária: 24h). , Blue Star Technology, BLUESTAR, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de Staffware Avançado. (Carga horária: 20h). , Politec S.A., POLITEC, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento de Sistemas de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 17h). , Politec S.A., POLITEC, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento de Análise de Ponto por Função. (Carga horária: 20h). , Politec S.A., POLITEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Outros / Área: Microeletrônica.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Identificação Automática de Caracteres em Antibiogramas com o uso de Momentos Invariantes. 2014. (Congresso).
Participação em bancas
COSTA, L. A.. Sispat: Sistema de Gerenciamento Patrimonial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.Oliveira, H. L.. Gerenciamento de Redes Utilizando a Ferramenta Nagios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.LEHRER, C.. Sistema Gerenciador de Turmas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.. Transmissão e Geração de Canais Analógicos e Digitais de TV. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Telecomunicações) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.. Dimensão Eventos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.. Organização vinculada à inclusão digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
LOPES, R. P. LCOSTA, L. A.SIQUEIRA, M. C.. Controle de Grade Horária Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
LOPES, R. P. LSIQUEIRA, M. C.COSTA, L. A.. Sistema de Gerenciamento Imobiliário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
ROCHA, G. S.COSTA, L. A.SIQUEIRA, M. C.. SADMF. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.. Sistema Informatizado de Rastreamento de Prontuários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.. Estudo das Técnicas e Metodologias de Elicitação de Requisitos com Ênfase em JAD. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
SILVA, E. M.SIQUEIRA, M. C.VIOTT, T. G.COSTA, L. A.. Estudo de Caso com Governancia de TI-Aplicação de Processo do COBIT e Gerência da ITIL no setor de TI da Faciplac. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA, L. A.. Gerenciamento e Monitoramento de Redes com Protocolo SNMP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
SILVA, E. M.VIOTT, T. G.COSTA, L. A.SEVERIANO, V. L.. Sistema de Mineração de Textos para Suporte à Decisão: Usando o WEKA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
SILVA, E. M.MENDONCA, F. L. L.SIQUEIRA, M. C.COSTA, L. A.VIOTT, T. G.. Propostas para alta Disponibilidade e Performace de Sistema:Replicação e Clusterização de Banco de Dados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
COSTA JR., E. A. C.LAMOUNIER, E. C. R.COSTA, L. A.SILVA, R. P. N.PAIVA, W. V.. Algoritimo RSA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
Orientou
Business Intelligence e análise de dados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Internet Educacional: estudo de implementação de uma rede autônoma; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Ferramentas de Gestão de Projetos baseado em metodologia ágil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema de Apoio a Elaboração de Atividades; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Business Intelligence; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema THMoP: TH Móveis Planejados; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema Gerenciador de Turmas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema de Registro e controle de Estoque; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Organização Vinculada à Inclusão Digital; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Controle de Transações de Cheques e de Cartões da Empresa Fênix Autopeças; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema de Monitoramento de Transporte Público Coletivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema de Controle Financeiro Pessoal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema WEB para Controle de Horas das Atividades Complementares Extracurriculares; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema de Gerenciamento de Pedido; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema Gerencial Automatizado de Rotinas de Secretaria da Escola Aderaldo Negreiro Ibiapina - CE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema Integrado de Apoio à Decisão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Melhorias do Processo de Medição de Software Utilizando APF e CMMI - SE/SW; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Análise Estrutural das Redes Sociais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Sistema de Apoio a Oçamento de Software; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Gerenciamento e Monitoramento de Redes com Protocolo SNMP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Gerenciamento Eletrônico de Documentos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Segurança em Redes Wi-Fi; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos; Orientador: Leonardo Alves da Costa;
Produções bibliográficas
-
Costa, Leonardo Alves da ; Andrade, Marcelino Monteiro de ; Costa Júnior, Edson Alves da ; Costa, Luan Felipe Rodrigues . Identificação automática de caracteres em antibiogramas com o uso de Momentos Invariantes. ENGENHARIA BIOMÉDICA: UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA. 1ed.Piracanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2020, v. 1, p. 135-144.
-
COSTA, L. A. ; M. M. Andrade ; COSTA JR., E. A. C. ; COSTA, L. F. R. . Identificação Automática de Caracteres em Antibiogramas com o uso de Momentos Invariantes. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014, Uberlândia. XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014. v. XXIV. p. http://cbeb.org.
Prêmios
2019
Paraninfo do curso de Sistemas de Informação, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos.
2017
Patrono e professor homenageado dos cursos de Sistemas de Informação e Redes de Computadores no primeiro semestre de 2017, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.
2016
Patrono do curso de Sistemas de Informação do segundo semestre de 2016, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.
2008
Paraninfo do curso de Sistemas de Informação, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Cast Informática. , SEPN 504 - Bloco A, Nº 100, 2º Andar, Asa Norte, 70730521 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 34297344, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2013
Serviço Federal de Processamento de DadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - Atual
Centro Universitario Do Planalto Central Apparecido Dos SantosVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Atividades
-
08/2019
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem de Software Orientado a Objetos, Estrutura de Dados, Projeto Integrado de Sistemas de Informação para Dispositivos Móveis, Sistemas de Informação Distribuídos e Engenharia Web, Engenharia de Software
-
01/2016
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica
-
01/2019 - 07/2019
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem de Software Orientada a Objetos, Estrutura de Dados, Computação Gráfica, Sistemas de Informação Distribuídos e Engenharia Web, Engenharia de Software
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Software II, Estrutura de Dados, Computação Gráfica, Pesquisa e Ordenação, Engenharia de Software
-
01/2018 - 07/2018
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, Pesquisa de Ordenação, Computação Gráfica, Multimídia
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Pesquisa e Ordenação, Estrutura de Dados, Computação Gráfica, Multimídia
-
01/2017 - 07/2017
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica, Estrutura de Dados, Inteligência Artificial, Interação Humano-Computador, Multimídia
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, Linguagem de Programação III, Interação Humano-Computador, Computação Gráfica, Inteligência Artificial
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação III
-
01/2016 - 07/2016
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica, Estrutura de Dados, Inteligência Artificial, Interação Humano-Computador, Sistemas Operacionais
-
01/2016 - 07/2016
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais
-
01/2016 - 07/2016
Ensino, Sistemas de Telecomunicações, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais
-
01/2016 - 07/2016
Ensino, Sistemas Para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Operacionais
-
01/2015 - 12/2015
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica, Engenharia de Software I, Engenharia de Software II, Inteligência Artificial, Linguagens Formais e Autômatos
-
06/2012 - 12/2014
Ensino, Sistemas para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica, Multimídia
-
01/2009 - 12/2014
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica
-
06/2008 - 12/2014
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Multimídia
-
01/2010 - 06/2013
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesqusia e Ordenação
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Inteligência Artificial
-
01/2009 - 12/2009
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Programação
-
01/2006 - 12/2007
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Simulação
2003 - 2007
Politec S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44
2001 - 2002
CTIS Tecnologia - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 44
2013 - Atual
Cast informaticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Sistemas, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenacao de Métricas e Arquitetura.,Cargo ou função, Conselho de Componentes e Reuso.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Alves da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?